boi 2

11
 (Esquema do Sistema Nervoso) Funcionamento: Medula espinhal A medula espinhal é o centro dos arcos reflexos. Encontra-se organizada em segmentos (regiões cervicais, lombares, sacral, caudal, raiz dorsal e ventral). É uma estrutura subordinada ao cérebro, porem pode agir independente dele. Cérebro O cérebro está relacionado com a maioria das funções do organismo como a recepção de informações visuais nos vertebrados, movimentos do corpo que requerem coordenação de grande número de partes do corpo. O cérebro encontra-se protegido pelas meninges: pia-máter, dura-máter e aracnóide. O encéfalo dos mamíferos é dividido em: telencéfalo (cérebro), diencéfalo (tálamo e hipotálamo), mesencéfalo (teto), metencéfalo (ponte e cerebelo) e mielencéfalo (bulbo). Bulbo ou medula oblonga O bulbo tem a função relacionada com a respiração e é considerado um centro vital. Também está relacionado com os reflexos cardiovasculares e transmissão de informações sensoriais e motoras. Cerebelo O cerebelo é responsável pelo controle motor. A organização básica do cerebelo é praticamente a mesma em todos os vertebrados, diferindo apenas no número de células e grau de enrugamento. Pesquisas recentes sugerem que a principal função do cerebelo seja a coordenação sensorial e não só o controle motor. Ponte A função da ponte é transmitir as informações da medula e do bulbo até o córtex cerebral. Faz conexão com centros hierarquicamente superiores. O córtex sensorial coordena os estímulos vindos de várias partes do sistema nervoso. O córtex motor é responsável pelas ações voluntárias e o córtex de associação está relacionado com o armazenamento da memória. Principais divisões do Sistema Nervoso Periférico O SNP pode ser divido em voluntário e autônomo.

Transcript of boi 2

Page 1: boi 2

5/10/2018 boi 2 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/boi-2 1/11

 

(Esquema do Sistema Nervoso)

Funcionamento:

Medula espinhal

A medula espinhal é o centro dos arcos reflexos. Encontra-se organizada emsegmentos (regiões cervicais, lombares, sacral, caudal, raiz dorsal e ventral). Éuma estrutura subordinada ao cérebro, porem pode agir independente dele.

Cérebro

O cérebro está relacionado com a maioria das funções do organismo como arecepção de informações visuais nos vertebrados, movimentos do corpo querequerem coordenação de grande número de partes do corpo. O cérebroencontra-se protegido pelas meninges: pia-máter, dura-máter e aracnóide.

O encéfalo dos mamíferos é dividido em: telencéfalo (cérebro), diencéfalo (tálamoe hipotálamo), mesencéfalo (teto), metencéfalo (ponte e cerebelo) e mielencéfalo(bulbo).

Bulbo ou medula oblonga

O bulbo tem a função relacionada com a respiração e é considerado um centrovital. Também está relacionado com os reflexos cardiovasculares e transmissãode informações sensoriais e motoras.

Cerebelo

O cerebelo é responsável pelo controle motor. A organização básica do cerebelo épraticamente a mesma em todos os vertebrados, diferindo apenas no número decélulas e grau de enrugamento. Pesquisas recentes sugerem que a principalfunção do cerebelo seja a coordenação sensorial e não só o controle motor.

Ponte

A função da ponte é transmitir as informações da medula e do bulbo até o córtexcerebral. Faz conexão com centros hierarquicamente superiores.

O córtex sensorial coordena os estímulos vindos de várias partes do sistemanervoso. O córtex motor é responsável pelas ações voluntárias e o córtex deassociação está relacionado com o armazenamento da memória.

Principais divisões do Sistema Nervoso Periférico

O SNP pode ser divido em voluntário e autônomo.

Page 2: boi 2

5/10/2018 boi 2 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/boi-2 2/11

 

Sistema Nervoso Voluntário

Está relacionado com os movimentos voluntários. Os neurônios levam ainformação do SNC aos músculos esqueléticos, inervando-os diretamente. Podehaver movimentos involuntários.

Sistema Nervoso Autônomo

Está relacionado com os movimentos involuntários dos músculos como não-estriado e estriado cardíaco, sistema endócrino e respiratório.

É divido em simpático e parassimpático. Eles têm função antagônica sobre ooutro. São controlados pelo SNC, principalmente pelo hipotálamo e atuam por meio da adrenalina e da acetilcolina. O mediador químico do SNA simpático é aacetilcolina e a adrenalina, enquanto do parassimpático é apenas a acetilconlina.

Arco reflexo

Os atos reflexos são reações involuntárias que envolvem impulsos nervosos,percorrendo um caminho chamado arco reflexo.

Um exemplo muito conhecido de arco reflexo é o reflexo patelar. O tendão do joelho é o órgão receptor do estímulo. Quando recebe o estímulo (ex. umapancada) os dendritos dos neurônios ficam excitados. O impulso é transmitido aosneurônios associativos por meio de sinapses, que por sua vez transmitem oimpulso aos neurônios motores.

Os neurônios associativos levam a informação ao encéfalo e os neurôniosmotores excitam os músculos da coxa, fazendo com que a perna se movimente.

Função: O sistema nervoso é responsável pela maioria das funções de controleem um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais. O neurônio éa unidade funcional deste sistema.

Problemas:Acidente Vascular Cerebral (AVC)

É um distúrbio grave do sistema nervoso. Pode ser causado tanto pela

obstrução de uma artéria, que leva à isquemia de uma área do cérebro, comopor uma ruptura arterial seguida de derrame. Os neurónios alimentados pelaartéria atingida ficam sem oxigenação e morrem, estabelecendo-se uma lesãoneurológica irreversível. A percentagem de óbitos entre as pessoas atingidaspor AVC é de 20 a 30% e, dos sobreviventes, muitos passam a apresentar problemas motores e de fala.Algum dos factores que favorecem o AVC são a hipertensão arterial, a elevada

Page 3: boi 2

5/10/2018 boi 2 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/boi-2 3/11

 

taxa de colesterol no sangue, a obesidade, o diabetes melito, o uso de pílulasanticoncepcionais e o hábito de fumar.

Ataques Epilépticos

Epilepsia não é uma doença mas sim um sintoma que pode ocorrer emdiferentes formas clínicas. As epilepsias aparecem, na maioria dos casos, antesdos 18 anos de idade e podem ter várias causas, tais como anomaliascongénitas, doenças degenerativas do sistema nervoso, infecções, lesõesdecorrentes de traumatismo craniano, tumores cerebrais, etc.

Cefaleias

As Cefaleias são dores de cabeça que se podem propagar pela face, atingindoos dentes e o pescoço. A sua origem está associada a diversos factores comotensão emocional, distúrbios visuais e hormonais, hipertensão arterial,

infecções, sinusites, etc.A enxaqueca é um tipo de doença que ataca periodicamente a pessoa e secaracteriza por uma dor latejante, que geralmente afecta metade da cabeça. Asenxaquecas são frequentemente acompanhadas de foto fobia (aversão a luz),distúrbios visuais, náuseas, vómitos, dificuldades em se concentrar, etc. Ascrises de enxaqueca podem ser desencadeadas por diversos factores, taiscomo tensão emocional, tensão pré-menstrual, fadiga, actividade físicaexcessiva, jejum, etc.

Doenças degenerativas do sistema nervoso

Existem vários factores que podem causar morte celular e degeneração. Essesfactores podem ser mutações genéticas, infecções virais, drogas psicotrópicas,intoxicação por metais, poluição, etc. As doenças nervosas degenerativas maisconhecidas são a esclerose múltipla, a doença de Parkinson, a doença deHuntington e a doença de Alzheimer.

Esclerose Múltipla

Manifesta-se por volta dos 25 a 30 anos de idade e é mais frequente nasmulheres. Os primeiros sintomas são alterações da sensibilidade e fraquezamuscular. Pode ocorrer perda da capacidade de andar, distúrbios emocionais,

incontinência urinária, quedas de pressão, sudorese intensa, etc. Quando onervo óptico é atingido, pode ocorrer diplopia (visão dupla ).

Doença de Parkinson

Manifesta-se geralmente a partir dos 60 anos de idade e é causada por alterações nos neurónios que constituem a "substância negra" e o corpoestriado, dois importantes centros motores do cérebro. A pessoa afectada passa

Page 4: boi 2

5/10/2018 boi 2 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/boi-2 4/11

 

a apresentar movimentos lentos, rigidez corporal, tremor incontrolável, além deacentuada redução na quantidade de dopamina, substância neurotransmissorafabricada pelos neurónios do corpo.

Doença de Huntington

Começa a manifestar-se por volta dos 40 anos de idade. A pessoa perdeprogressivamente a coordenação dos movimentos voluntários, a capacidadeintelectual e a memória. Esta doença é causada pela morte dos neurónios docorpo estriado. Pode ser hereditária, causada por uma mutação genética.

Doença de Alzheimer 

Esta doença manifesta-se por volta dos cinquenta anos e caracteriza-se por uma deterioração intelectual profunda, desorientando a pessoa que perde,progressivamente a memória, as capacidades de aprender e de falar.

Esta doença é considerada a primeira causa de demência senil. A expectativamédia de vida de quem sofre desta moléstia é entre cinco e dez anos, emboraactualmente muitos pacientes sobrevivam por 15 anos ou mais.

Através do Alzheiner, ocorrem alterações em diversos grupos de neurónios docortex-cerebral e é uma doença hereditária.Não existe uma prevenção possível para esta doença. Só um tratamentomédico-psicológico intensivo do paciente, que visa mantê-lo o maior tempopossível em seu tempo normal de vida. Com a ajuda da família e a organizaçãode uma assistência médico-social diversificada é possível retardar a evolução

da doença.Em 1993, a Food and Drug Administration autorizou a comercialização nosEstados Unidos, do primeiro remédio contra a doença - THA (tetrahidro-amino-acrime) ou tacrine.

Doenças infecciosas do sistema nervoso

Vírus, bactérias, protozoários e vermes podem parasitar o sistema nervoso,causando doenças de gravidade que depende do tipo de agente infeccioso, doseu estado físico e da idade da pessoa afectada.

Existem diversos tipos de vírus podem atingir as meninges (membranas queenvolvem o sistema nervoso central), causando as meningites virais. Se oencéfalo for afectado, fala-se de encefalites. Se a medula espinal for afectada,fala-se de poliomielite. Infecções bacterianas também podem causar meningites.

Page 5: boi 2

5/10/2018 boi 2 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/boi-2 5/11

 

O protozoário Plasmodium falciparum causa a malária cerebral, que sedesenvolve em cerca de 2 a 10% dos pacientes. Destes, cerca de 25% morremem consequência da infecção. O verme platelminto Taenia solium (a solitária doporco) pode, em certos casos, atingir o cérebro, causando cisticercose cerebral.A pessoa adquire a doença através da ingestão de alimentos contaminados com

ovos de tênia. Os sintomas são semelhantes aos das epilepsias.Problemas sistema linfático

Problemas: O sistema linfático, como em outras partes do corpo, é tambémsuscetível a uma variedade de doenças e distúrbios que são dadas abaixo:

Linfedema:Um dos mais prevalentes distúrbios linfáticos é a insuficiência linfática, oulinfedema, que ocorre devido a um acúmulo de fluido linfático no tecido intersticial.Isso resulta em inchaço nos braços, pernas e às vezes em outras partes do corpo.

A gravidade desta doença varia de complicações extremamente leves para umadesfigurante, infecção dolorosa e celulite profunda na pele.

Se não for tratada, a pele torna-se eventualmente de fibrose (espessamento dapele e tecidos subcutâneos), com perda da estrutura normal, funcionalidade emobilidade.

Os dois tipos de linfedema são:

Linfedema primário:

É uma condição hereditária que ocorre devido à dificuldade ou falta de vasoslinfáticos. Ela afeta de um a até quatro membros e até mesmo outras partes docorpo, inclusive órgãos internos.

Pode apresentar no nascimento, se desenvolver com o início da puberdade ouocorrer na idade adulta, sem causas aparentes.

Linfedema Secundário:A desordem é basicamente adquirida, que ocorre devido a algum trauma, infecçãoou cirurgia que interrompe os vasos linfáticos ou resulta na perda dos gânglioslinfáticos.

Filariose:A filariose é outro distúrbio do sistema linfático que ocorre a partir de uma infecçãoparasitária causando insuficiência linfática e, em alguns casos predispõeelefantíase (espessamento da pele e tecidos subjacentes, especialmente naspernas, órgão genital masculino e seios femininos).

Page 6: boi 2

5/10/2018 boi 2 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/boi-2 6/11

 

Linfoma:Linfoma é um termo médico utilizado para um grupo de cânceres que se originamno sistema linfático.

Os linfomas geralmente começam com a transformação maligna dos linfócitos

(células brancas do sangue) nos gânglios linfáticos ou um punhado de tecidolinfático em órgãos como o estômago ou intestinos.

Linfoma de Hodgkin e linfoma não-Hodgkin são duas grandes categorias deLinfoma, que se caracteriza pelo aumento dos gânglios linfáticos, geralmentepresente na região do pescoço.

Os sintomas do linfoma principalmente incluem fadiga crónica, a função imunebaixa, perda de peso, suores noturnos e dor após o consumo de álcool.

Linfadenopatia:

linfadenopatia é um distúrbio linfático em que os linfonodos tornam-se inchados ouaumentados, devido a uma infecção. Por exemplo, inchaço dos gânglios linfáticosno pescoço pode ocorrer como resultado de uma infecção na garganta.

Linfadenite:Também conhecido como adenite, linfadenite é a inflamação do nó de linfa devidoa uma infecção bacteriana do tecido no nó causando inchaço, vermelhidão esensibilidade da pele que cobre o nó de linfa.

Esplenomegalia:Esplenomegalia ou baço é outro distúrbio do sistema linfático, que se desenvolve

devido a uma infecção viral, como mononucleose.Amigdalite:De muitos outros distúrbios do sistema linfático, amigdalite é outra doençacausada por uma infecção das amígdalas, os tecidos linfóides presentes no fundoda boca, na parte superior da garganta.

Esses tecidos linfóides ajudam a filtrar as bactérias e, quando infectados, tornam-se inchado e inflamado, levando a uma dor de garganta, febre e dificuldade e dor ao engolir.

HIV / AIDS e doenças inflamatórias e doenças auto-imunes como a artritereumatóide, lúpus eritematoso sistêmico (LES), esclerodermia, granulomatose deWegener, etc, são diretamente afetadas pelo sistema linfático.

Assim, as insuficiências linfáticas dos órgãos internos e estilos de vida nãosaudáveis podem eventualmente levar a qualquer uma das referidas doenças dosistema linfático.

Page 7: boi 2

5/10/2018 boi 2 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/boi-2 7/11

 

 

(Esquema do Sistema Endócrino)

Funcionamento: O sistema endócrino consiste de glândulas que liberamhormônios vitais no sangue.Glândulas adrenais

As glândulas adrenais são críticas para as funções normais do corpo, como amanutenção do equilíbrio de fluidos, reação ao estresse, e reprodução. Existemduas glândulas adrenais, cada uma sobre um rimExistem mais de 30 hormôniosesteróides produzidos pelas glândulas adrenais. Esses hormônios servem pararegular uma vasta gama de processos em todo o corpo. A adrenalina (epinefrina)e a noradrenalina (norepinefrina) são responsáveis pelas mudanças no ritmocardíaco, pressão arterial e níveis de glicose adequados em situações deestresse.

Pâncreas

O pâncreas está localizado no fundo da cavidade abdominal, atrás do estômago.As células especializadas no pâncreas produzem dois hormônios, insulina eglucagon, necessários para manter os níveis de açúcar no sangue do corpoestáveis. A insulina ajuda as células do corpo a usarem glicose como energia, reduzindoa quantidade de açúcar na corrente sangüínea. Para equilibrar essa ação, o hormônioglucagon estimula o fígado a liberar a glicose armazenada nele para o sangue, elevandoos níveis de açúcar no sangue.

O pâncreas também atua na digestão. As células não-endócrinas no pâncreas produzem

Page 8: boi 2

5/10/2018 boi 2 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/boi-2 8/11

 

enzimas, que são secretadas diretamente no intestino delgado através de dutos. Essasenzimas ajudam a fragmentar proteínas, carboidratos (açúcares e amidos), e gorduras nointestino delgado. Essa dupla atividade do pâncreas significa que ele funciona tanto comoum órgão endócrino quanto exócrino.

Glândula hipófise (pituitária)

A glândula hipófise (pituitária) é um pequeno órgão localizado logo abaixo da base docérebro, entre os dois lóbulos frontais e logo acima de uma cavidade chamada seioesfenóide. As vezes é chamada de glândula master porque todas as glândulas endócrinasficam sob seu controle. O seu trabalho é receber mensagens sobre a necessidade de umhormônio particular e secretar o hormônio ou substâncias que provocam a produção eliberação desse hormônio específico.

O lóbulo anterior (frontal) da glândula hipófise (pituitária) secreta a somatotropina(conhecido também como hormônio do crescimento, hormônio somatotrófico ou GH), queafeta o crescimento geral do corpo; o hormônio tireotrópico (hormônio estimulador datireóide ou TSH), que age na glândula tireóide para estimular a produção de hormônios da

tireóide; o hormônio adrenocorticotrópico (ACTH), que estimula o córtex adrenal; ohormônio estimulador do folículo (FSH) e o hormônio luteinizante, que são necessáriospara a maturação e liberação do óvulo e espermatozóides; e a prolactina, um hormônioque age nas glândulas mamárias para promover a secreção de leite.

O lóbulo posterior da glândula pituitária secreta oxitocina, que estimula o tecido muscular macio a contrair (e é de importância fundamental durante o parto) e a vasopressina, umhormônio que regula a reabsorção de água pelos rins.

Glândulas sexuais

A principal responsável pela produção de hormônio para o sistema reprodutivo reside nos

testículos (glândulas sexuais masculinas) e ovários (glândulas sexuais femininas).

Os testículos são dois órgãos ovais no escroto (a bolsa de pele atrás do pênis). Ostestículos produzem espermatozóides e hormônios sexuais que governam ascaracterísticas sexuais masculinas secundárias, incluindo o crescimento de pêlo facial.

Os dois ovários estão localizados na pelve. Os ovários secretam os hormônios estrogênioe progesterona, que governam a ovulação (liberação mensal de um óvulo de um ovário) eas características sexuais femininas secundárias, como o desenvolvimento dos seios.

Glândulas tireóide e paratireóide

A glândula tireóide está localizada na frente do pescoço acima do esterno. Consiste dedois lóbulos principais em cada lado da traquéia que são conectados por uma estreitafaixa de tecido chamada de istmo. Os hormônios secretados pela tireóide influenciam ataxa de metabolismo (os processos químicos no corpo que tem a ver com produção deenergia).

As quatro glândulas paratireóides estão localizadas na parte de trás e lateral de cadalóbulo da tireóide. A sua secreção, o paratormônio também conhecido como PTH,controla os níveis de cálcio no sangue.

Page 9: boi 2

5/10/2018 boi 2 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/boi-2 9/11

 

 Função: atuar na coordenação e na regulação das funções corporais.

Problemas: 

Diabetes - Alteração dos níveis de açúcar (glicose) do sangue,decorrente da falta de produção ou da falta de ação (resistência) da insulina, umimportante hormônio produzido pelo pâncreas. Grandes estudos, publicados nasúltimas décadas, mostraram que controlar a glicose do sangue, mantendo seusníveis dentro do normal, ajuda a prevenir algumas complicações sérias dodiabetes, tais como problemas dos olhos, dos rins e dos nervos. Esses problemas,se não tratados adequadamente, podem acarretar cegueira, necessidade dediálise e amputações dos membros. Existem ainda algumas doenças que podemprovocar a queda da glicose sanguínea, ou hipoglicemia;

Doenças da Tireóide - Incluindo o hipertireoidismo (funcionamento excessivo da

tireóide, com níveis aumentados de hormônios tireoidianos no sangue e ascomplicações decorrentes desse excesso), o hipotireoidismo (mau funcionamentoda tireóide, levando à redução dos níveis sanguíneos dos hormônios tireoidianos esuas conseqüências), o bócio (crescimento exagerado da tireóide, produzindouma massa na região anterior do pescoço) e os nódulos tireoidianos.

Obesidade – Nos últimos anos a obesidade foi reconhecida como sendo umadoença, devido aos múltiplos problemas que pode acarretar à saúde das pessoas,além dos graves transtornos sociais e psicológicos que a acompanham. Aobesidade possui múltiplas causas, e apesar de sabermos que apenas umapequena proporção dos casos de obesidade é provocada por excesso oudeficiência de alguns hormônios, o tratamento dessa condição pertence aoendocrinologista, pelas seguintes razões:a) no começo do século XX, se acreditava que a obesidade era causada por maufuncionamento da tireóide, e portanto seu tratamento devia envolver a correçãodos níveis de hormônios tireoidianos, o que mais tarde se descobriu não ser verdade; eb) a obesidade freqüentemente se acompanha de outras doenças endócrinas, taiscomo a diabetes, os transtornos do colesterol e a síndrome dos ováriospolicísticos, que contribuem para diminuir sensivelmente a qualidade e a duraçãoda vida das pessoas obesas.

Transtornos do Colesterol (Dislipidemias) – Os altos níveis de gorduras nosangue, como o colesterol (principalmente o LDL-colesterol, ou “mau” colesterol),estão associados a doenças dos vasos sangüíneos (aterosclerose) e do coração(infarto do miocárdio), além de aumentarem o risco de derrames cerebrais eoutras doenças. Apesar de classicamente serem tratadas pelos cardiologistas, aselevações do colesterol também pertencem à área da Endocrinologia, visto quemuitas vezes podem estar associadas ao diabetes ou aos seus estágios iniciais,ao hipotireoidismo, à obesidade e aos maus hábitos de vida, condições nas quaiso endocrinologista tem melhor preparo para realizar as intervenções mais

Page 10: boi 2

5/10/2018 boi 2 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/boi-2 10/11

 

adequadas. Dietas especiais, exercício e medicações podem ser prescritos para otratamento dos transtornos do colesterol.

Síndrome dos Ovários Micropolicísticos (SOMP) - Hoje é sabido que airregularidade menstrual e as características decorrentes do excesso de

hormônios masculinos (como aumento de pêlos e acne), que acompanham aSOMP, são estreitamente associadas à obesidade e ao desenvolvimento dediabetes e de todas as suas complicações.

Transtornos do Crescimento e da Puberdade - A baixa estatura, em crianças eadolescentes, pode estar associada em alguns casos a problemas hormonaisespecíficos, como a deficiência de hormônio de crescimento ou o hipotireoidismo,mas também pode ser causada por várias outras doenças. O atraso ou o avançodo desenvolvimento sexual (puberdade) também pode estar associado aalterações de algumas glândulas endócrinas.

Acromegalia - Síndrome causada pelo aumento da secreção do hormônio decrescimento (GH e IGF-I) ,quando este aumento ocorre em idade adulta. Quandoocorre na adolescência chama-se gigantismo. Por ocorrer na fase adulta ocrescimento se dá nas partes moles e não no crescimento longitudinal, como nogigantismo. Geralmente o intervalo do início da doença e o seu diagnóstico é de12 anos.

Síndrome de Cushing - Desordem endócrina causada por níveis elvados decortisol no sangue. O cortisol é liberado pela glândula adrenal em resposta àliberação de ACTH na glândula pituitária no cérebro. Níveis altos de cortisoltambém podem ser induzidos pela administração de drogas. A doença de Cushing

é muito parecida com a síndrome de Cushing, já que todas as manifestaçõesfisiológicas são as mesmas. Ambas as doenças são caracterizadas por níveiselevados de cortisol no sangue, mas a causa do cortisol elevado difere entre asdoenças. A doença de Cushing se refere especificamente a um tumor na glândulapituitária que, por lançar grandes quantidades de ACTH, estimula uma secreçãoexcessiva de cortisol na glândula adrenal. A síndrome de Cushing também é umadoença relativamente comum em cães domésticos.

Feocromocitomas - Tumores, geralmente benignos, de células cromafins,formados por células produtoras de substâncias adrenégicas, como a Adrenalina.Costumam se localizar nas glândulas adrenais, ou suprarenais, mas podem ter outras localizações. Esse tipo de tumor raramente responde a quimioterapia ouradioterapia, necessitando de intervenção cirúrgica. Os feocromocitomas são dedifícil visualização, muitas vezes sendo necessária uma cintilografia com iodoradio ativo, quando não são localizados através de tomografia ou ressonânciamagnética.Podem ser "silenciosos", sendo um achado fortúito de uma autopsia, mas podemter os mais variados graus de sintomas, sendo os mais intensos os das chamadascrises adrenérgicas. Neste caso, o portador apresenta crises súbitas deaceleração do coração, com grandes elevações de pressão arterial, dor de cabeça

Page 11: boi 2

5/10/2018 boi 2 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/boi-2 11/11

 

e sudorese.O diagnóstico laboratorial é melhor evidenciado pelas dosagens das metanefrinasplasmáticas.É uma causa potencialmente curável de Hipertensão arterial, emboraextremamente rara.

Outras Doenças - Também são da competência do médico endocrinologista asdoenças de outras glândulas endócrinas, como por exemplo: as doenças dahipófise (hipopituitarismo, prolactinoma etc.), das supra-renais (insuficiênciaadrenal) e das paratireóides (hipoparatireoidismo e hiperparatireoidismo). Osendocrinologistas também são preparados para avaliar e tratar: menopausa;osteoporose; hipertensão; infertilidade, e tumores das glândulas, dentre outraspatologias.