BOLA PRETA 102 site - por · PDF filePergunte à Embraco Segredos 4 5 6 7 8 10 13 16 19...

20

Transcript of BOLA PRETA 102 site - por · PDF filePergunte à Embraco Segredos 4 5 6 7 8 10 13 16 19...

2

3

102

Març

o/2

010

ola Preta está entrando noseu segundo quarto deséculo de existência,mantendo-se fiel ao

princípio com que foi criada:orientar e valorizar os refrigeristas.

Os primeiros 25 anos se passaramrapidamente, na velocidade domundo de hoje, em que tudo pareceacelerado. Olhando para trás, vemosquanta coisa mudou, quantaevolução houve no mercado, natecnologia e no perfil dosprofissionais que se dedicam àrefrigeração.

Recebemos frequentemente cartas(ou melhor, e-mails, pois a forma deenvio de correspondências é maisuma das mudanças radicaisocorridas nos últimos anos) deleitores que acompanham a revistadesde o seu início.

Muitos deles informam ter a coleçãocompleta ou quase todos osexemplares, utilizando-os paraconsulta. Ao consultar sua coleção,esses leitores certamente percebemcomo Bola Preta mudou ao longodestes anos, procurando sempreacompanhar as transformações nomundo e, principalmente, aquelasque dizem respeito ao seu público:os refrigeristas.

Esses profissionais têm hoje – eprecisam realmente ter – um perfildiferente daqueles das décadas de 70e 80: são técnicos mais preparados,mais dispostos a aprimorar a suaformação e ampliar o seuconhecimento.

Modéstia à parte, podemos dizer quecontribuímos um pouco para isso. Eé o que pretendemos continuarfazendo, elevando cada vez mais onível dos nossos queridosrefrigeristas.

Um abraço

Fabio Humberg

Nesta Edição

Índice

Cartas

Gente do Frio

Profissional de Destaque

Refrescando a Cuca

Fique de Olho

Capa

Crescimento Profissional

Pergunte à Embraco

Segredos

4

5

6

7

8

10

13

16

19

Capa

Ao longo dos últimos 25 anos, as restrições aos CFCs,

a utilização da microeletrônica e a busca de maior

eficiência energética foram três dos fatos que tiveram

forte impacto na atuação dos refrigeristas. Bola Preta

vem acompanhando essas e outras mudanças,

procurando manter seu público informado e atualizado.

Fique de Olho

O Protocolo de Montreal é um exemplo de sucesso na

união mundial em favor de uma causa ambiental: o fim

do uso dos CFCs. Agora, estão em andamento a

eliminação gradual dos HCFCs e estudos para restringir

os HFCs, sempre em nome do futuro do planeta.

Crescimento Profissional

A evolução do nível de escolaridade dos profissionais

que atuam na área de refrigeração é muito veloz. Há 20

anos, a maioria dos refrigeristas não tinha completado o

Ensino Médio. Hoje, muitos têm diploma universitário

e, por isso, cresce a oferta de cursos de pós-graduação.

Pergunte à Embraco

Esta edição traz a explicação para mais dois temas que

despertam dúvidas entre os refrigeristas. O primeiro são

as informações contidas na etiqueta do compressor,

especialmente aquelas relacionadas à sua capacidade

frigorífica. O segundo tema é o dimensionamento

correto dos tubos capilares.

pág.10

pág. 8

pág.13

pág.16

Capa: SoluçõesComunicação e Marketing

Editorial

B

4

Cartas

Cartas recebidas 07E-mails recebidos 289Faxes recebidos 2Telefonemas recebidos 22

Os números do trimestre

Publicação trimestral da Embraco, dirigida aos profissionais da refrigeração, editada pela Editora CLA Cultural Ltda.

Rua Coronel Jaime Americano 30 – salas 12-13 – CEP 05351-060 – São Paulo – SP – Brasil. Tel: (11) 3766-9015.

E-mail: [email protected]. Diretor: Fabio Humberg. Reportagem: Alberto Uribe e Cristina Bragato.

Projeto Gráfico: Soluções Comunicação e Marketing. Diagramação: João Carlos Porto. Conselho Editorial:Alejandro Winocur, Caroline Souza, Cheryl T. Camargo, Gilmar Pirovano, Jackson Krüger, José Camargo, Michel

Moreira, Stela Cardoso e Valter Gamba. Tiragem: 52.000 exemplares (40.000 em português e 12.000 em espanhol).

Impressão: Prol.

Entre em contato:

Escreva para: Bola Preta – R. Cel. Jaime Americano 30 – sala 12 – 05351-060 – São Paulo (SP).

Ou envie um fax para (11) 3766-9015 ou e-mail para: [email protected]. Acesse: www.bolapreta.com.br

Para falar com a Redação: envie e-mail para [email protected]

Informações sobre anúncios: tel. (11) 3766-9015 ou e-mail: [email protected]

A grafia desta publicação está atualizada segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, que

entrou em vigor no Brasil em 1º de janeiro de 2009.

O papel utilizado

nesta revista é

proveniente de

reflorestamento.

Filiada à

Preocupaçãocom meio ambienteTrabalho na Frigelar, e quero agradecer emnome do grupo pela excelente matéria(edição 101) e confirmar que realmente asunidades condensadoras Embraco saembastante, e o que mais impressiona é onúmero de retorno para garantia,que não chega a 1,5% das vendas.Gostaria de agradecer também pela grandepreocupação e empenho para conservação denosso planeta, pois se todas as empresasseguissem seu exemplo poderíamos acelerarainda mais o fim das emissões de gasesnocivos ao meio ambiente.Umberto Guimarães – João Pessoa (PB)

Umberto, ficamos muito contentescom a sua carta, pelo testemunho quedá em relação à qualidade dosprodutos Embraco. Parabéns pela suapreocupação com o meio ambiente.Temos todos de trabalhar juntos paragarantir o futuro do nosso planeta.

Desejos para 2010Desejo que em 2010 tenhamos maisconhecimentos técnicos, que viemosrecebendo durante todos estes anos. Arevista segue nos ajudando a ter maisconhecimentos, a fortalecer a profissão, queestá em todos os ambientes de trabalho e épouco divulgada. Tudo que envolve o nossoplaneta exige refrigeração.Everaldo Rocha de Amorim – Barra (BA)

Everaldo, conte conosco para ajudar atornar realidade o seu desejo, que é

compartilhado por muitosprofissionais.

Desde meninoSou fã da revista desde o seu início.Trabalho com refrigeração desde os meus dezanos, quando assisti a uma palestra daEmbraco.Sebastião Pinto Gomes de Abreu –

Vila Velha (ES)

Meu pai colecionava Bola Preta e, aos 9anos, eu já gostava de ler, folhear eentender as explicações. Acredito que ela éresponsável em boa parte pela qualidadedos serviços que realizo hoje.Oseias Marcio Polastre – Curitiba (PR)

Estas duas cartas nos chamaram aatenção para mais um papel darevista: colaborar na formação dosrefrigeristas do futuro. Afinal, Oseiase Sebastião começaram a lê-laquando crianças, como acontece commuitos filhos de profissionais darefrigeração.

Para seguir recebendoGostaria de voltar a receber a revista, poishá muito tempo uso a publicação como fontede informação e atualização.Paulo Cesar de Campos Pinto – Rio

de Janeiro (RJ)

Bola Preta é de grande importância paratodos os refrigeristas. Não podemos ficar semela!Sidenei de Jesus Madruga – Piratini (RS)

É uma revista muito interessante. Seuconteúdo é bastante valioso. Gostaria decontinuar recebendo. Sou assinante desdequando foi lançada.Idevarni Pinheiro das Chagas – Belém (PA)

Todos os refrigeristas que mudaremde endereço podem nos comunicar viatelefone, site, e-mail e carta (veja osdados abaixo). É muito importantemanter seu cadastro atualizado paranão deixar de receber a revista.

Fonte de aprendizagemParabéns pela revista, muito boa einformativa. Fico alegre ao receber porqueseu conteúdo é ótimo.Ricardo Cesar Matheus – Pedregulho (SP)

Bola Preta é uma das ferramentas maisimportantes e mantém os refrigeristasatualizados. Parabéns pelas matérias epela didática utilizada.Gilson Cocato da Silva – São

Bernardo do Campo (SP)

Agradecemos a Ricardo, Gilson e atodos que nos escrevem dando a suaopinião sobre a revista, para quepossamos sempre conhecer asexpectativas e as necessidades denossos leitores.

5

102

Març

o/2

010

Para o futuro, é esperado

forte crescimento das

empresas, que têm

unidades no Paraná e no

Espírito Santo.

Gente do FrioGente do Frio

Em 1993, na cidade deMaringá (PR), José VictorGrilo e seu filho Rafaelfundaram a Refriel, paracomercializar peças pararefrigeração. Com os bonsresultados, logo houve anecessidade de criar mais duaslojas, nas cidades de Londrinae Cascavel.

Sempre atentos aomercado, em 2006 enxergarama possibilidade de ampliarseus negócios com aparticipação no comércioatacadista de peças. Com essavisão, em 2007 inauguraram aTemperfrio, em Maringá,voltada apenas a esse setor,atendendo clientes em boaparte do território nacional.Hoje, uma nova sede estásendo construída para amatriz em Maringá, paraoferecer uma melhor estruturade atendimento.

As duas empresas sedestacam pela excelência eagilidade no atendimento aocliente, aliadas a umatecnologia de ponta nossoftwares de gerenciamento. O

Grupo Refriel/Temperfrio:atuando no varejo e atacadoatuando no varejo e atacadoatuando no varejo e atacadoatuando no varejo e atacadoatuando no varejo e atacado

planejamento é uma daschaves do seucrescimento. “Quandoinvestimos neste novosegmento, já tínhamospronto não só o projetode criação, comotambém o de expansão.Seguindo-o,recentemente abrimosuma filial em Vila Velha(ES). A experiência adquiridana administração da Refrielnos facilitou essa ascensão,afinal já tínhamosconhecimentos na área derefrigeração”, conta RoneAparecido Grilo, sócio-administrador da empresa,filho de José Victor e irmãode Rafael. Ele revela: “Nossasvendas na Temperfrio sãorealizadas, quase que em suatotalidade, pelo televendas”.

Hoje, as empresas atendemtodas as regiões do Brasil,com maior ênfase no Sul eSudeste. Com 41 funcionáriosno grupo, distribuemaparelhos de ar condicionado,peças para refrigeração e paramáquinas de lavar. “Acreditoque já conquistamos aliderança de vendas na regiãointeriorana do Paraná,principalmente nasproximidades da matriz”,relata.

Para o futuro, as empresastêm planos ambiciosos.

“Nosso projeto decrescimento é muitoagressivo. Enxergamos a curtoprazo um crescimento médiode 25% ao ano, o que éperfeitamente possível devidoao vasto mercado que aTemperfrio ainda podeexplorar”, afirma.

Desde a fundação daprimeira loja a Refriel revendeprodutos Embraco, mas só apartir de 2002, já com trêslojas, passou a ser clientedireto da empresa. “Estamossempre preocupados ematender as necessidades dosclientes. Por isso, buscamosparceiros com tecnologia ecompetitividade, razão pelaqual temos uma ótima relaçãocom a empresa”, diz Rone.“Os produtos Embraco têmuma excelente qualidade, que,aliada a uma ótima relaçãocusto-beneficio, os torna ospreferidos dos refrigeristas”,completa.

Foto

s: D

ivulg

açã

o

Rone e a Temperfrio:planos ambiciosos

6

Foto

: Div

ulg

açã

oNome completo:Silvio Silva

Idade:43 anos

Local de Nascimento:Nova Esperança (PR)

Tempo de profissão:28 anos

Local de atuação:Sua empresa, Refrigeração

Minuano, está localizada na

cidade de Mandaguaçu (PR),

próximo a Maringá, atuando nas

regiões sul e centro-oeste do

estado.

Área de atuação:“Atuamos na área comercial e

industrial, com a montagem de

câmaras frigoríficas, fabricação

de geladeiras comerciais, balcões

para açougue”.

Cursos derefrigeração:

Além da vasta experiência no

ramo, passada há três gerações,

fez treinamentos oferecidos por

empresas e participou de diversas

palestras técnicas.

De que formatrabalha:

“90% dos nossos clientes

chegam até nós por indicação.

Também temos um site que nos

ajuda na divulgação e

apresentação dos produtos e

serviços. Como nossos produtos

e serviços são feitos sob medida,

após cada contato com o cliente

são estudadas suas necessidades e

feito um orçamento que possa

melhor atendê-lo. Toda a nossa

fabricação é feita com o que há

de melhor no mercado para o

ramo de refrigeração, além de

parcerias com grandes empresas

como a Temperfrio.”

Profissional de Destaque

O que considera maisimportante naprofissão:

Honestidade. “Esse é um

ramo pouco explorado e sua

escassez de mão de obra é alta,

por isso é muito comum

presenciarmos situações em que

existe divergência entre o

problema ocorrido e o

apresentado para o cliente”.

7

102

Març

o/2

010

Refrescando a Cuca

No final de 2009, aEmbraco lançou sua novalinha de compressoresdomésticos parareposição, com modelosmais modernos eeficientes. Veja se você jáestá por dentro desseassunto (para refrescar amemória, você podeconsultar a ediçãoanterior de Bola Preta,nº 101):

Teste seus conhecimentos

1. Maior .... energética:

uma das características

dos novos modelos.

2. Uma das famílias de

compressores Embraco

que deixou de ser

oferecida ao mercado.

3. Os novos modelos

não têm mais o T.R.O:

Tubo ............ de óleo.

4. Nova família de

compressores Embraco

apresentada ao mercado

em 2009.

5. Além de eficientes,

os compressores

avançados são

mais......... .

6. Outra das famílias de

compressores Embraco

que deixou de ser

oferecida ao mercado.

7. Modelo de

compressor Embraco

indicado para 1/4+ HP,

para R134a.

8. Modelo de

compressor Embraco

indicado para 1/5+ HP,

para blends. Respostas

1. Eficiência. 2. FF. 3. Resfriador. 4. EGAS. 5. Silenciosos. 6. EG. 7. EGAS

80HLR. 8. FFC 60BK.

8

Fique de Olho

Em 1984, entrou em vigoro Protocolo de Montreal, como qual diversos países – entreeles o Brasil – assumiram ocompromisso de eliminargradualmente o uso de CFCs.Ao longo dos anos seguintes,mais e mais países aderiram aesse compromisso, até que em2009, com o ingresso doTimor-Leste, pôde sercomemorado um fato quenunca tinha acontecido antesem qualquer acordointernacional: a participaçãouniversal, sem nenhumaexceção. Outra boa notícia éque desde janeiro deste ano osCFCs não são maisproduzidos no mundo.

O protocolo teve umimpacto muito grande nosetor de refrigeração, mastrouxe importantes benefíciospara o meio ambiente,evitando o agravamento da

Protocolo de Montrealcomemora 20 anoscomemora 20 anoscomemora 20 anoscomemora 20 anoscomemora 20 anosde bons resultadosde bons resultadosde bons resultadosde bons resultadosde bons resultados

Ação conjunta de todos

os países para eliminar

CFCs evitou danos

maiores ao clima e meio

ambiente. Novo alvo

agora são os HCFCs e

estão em discussão ações

para limitar os HFCs.

degradação da camada deozônio que recobre nossoplaneta.

Segundo a mensagemoficial divulgada pelaSecretaria-Geral da ONU(Organização das NaçõesUnidas), responsável peloProtocolo de Montreal, oacordo contribuiu para oretardamento dos impactosdas mudanças climáticas empelo menos 12 anos, por meioda eliminação gradual dosCFCs. “A cooperaçãointernacional no domínio dosCFCs é uma afirmaçãooportuna de que, se houveruma visão comum e uma açãoconjunta, podemos minimizaros riscos para o planeta econstruir um mundo maisseguro para as geraçõesfuturas”, afirmou o secretário-

geral da ONU, Ban Ki-moon.“O exemplo do Protocolo deMontreal transmite umamensagem firme de que nãosó a ação perante os grandesdesafios mundiais é possível,como os seus benefíciosfinanceiros e humanosexcedem invariavelmente oscustos”, garantiu.

HFCs na mira

As atenções dos paísesparticipantes estão agoravoltadas para a eliminaçãogradual do uso de HCFCs(hidroclorofluorcarbonos),que afetam a camada deozônio e possuem altopotencial de aquecimentoglobal. Já foram estabelecidosos prazos e as metas deredução da sua utilização, que

Foto

: U

N -

Paulo

Filg

uei

ras

Ban Ki-moon: minimizar riscos para o planeta

9

102

Març

o/2

010

A partir de 31 de março de2010, nenhum bebedouro,purificador ou filtro de águapara consumo humano podesair da fábrica sem o selo deconformidade do Inmetro –Instituto Nacional deMetrologia, Normalização eQualidade Industrial. Esseselo indica que o aparelhoatende aos requisitos mínimosde qualidade e segurançaestabelecidos em normas daABNT – AssociaçãoBrasileira de NormasTécnicas. Aparelhosestrangeiros que chegarem aoBrasil devem se submeter àsmesmas normas e utilizar oselo.

O comércio pode venderaté o ano que vem osaparelhos sem selo fabricadosantes da data deobrigatoriedade. A partir de31/03/2011, só produtos

Como entrarem contato

com a Embraco

Área Comercial

Cheryl T. Camargo (Engª de Vendas)

Estados: RJ-ES-MS-MT-RO-TO-GO-

DF-SC

Tel: (47) 3441-2681

[email protected]

Michel Moreira (Engº de Vendas)

Estados: MG-PR-RS-BA-SE-AL-PE-PB-

RN-CE-PI-MA-PA-AM-AP-RR-AC

Tel: (47) 3441-2039

[email protected]

Valter Gamba (Engº de Vendas)

Estados: SP

Tel: (47) 3441-2847

[email protected]

Assistência Técnica

Grupo Técnico de Aplicação

Tel: (47) 3441-2393

Solicitações de material técnico

Veja no site da Embraco, em

Informações Técnicas, os catálogos

e manuais de produtos. Para outros

materiais:

Caroline Souza (Analista Marketing)

Tel: (47) 3441-2470

[email protected]

Revenda

Simone Correa do Amaral

Tel: (47) 3441-2021

[email protected]

Garantia

Marcelo F. Souza

Tel: (47) 3441-2704

[email protected]

EECON – Embraco Electronic

Controls

www.eecon.com.br

Site: www.embraco.com.br

devem inclusive serantecipados por vários países.A experiência positiva emrelação aos CFCs revela que odesafio pode ser cumpridoadequadamente.

Agora, os especialistastécnicos do Protocolo deMontreal e da Convenção dasNações Unidas sobreMudanças Climáticas estãodiscutindo formas de atuar em

Bebedouro,só com certificaçãosó com certificaçãosó com certificaçãosó com certificaçãosó com certificação

certificados poderão servendidos no Brasil. “Com essamedida, ganha o consumidor,pela certeza de adquirirprodutos idôneos. E ganhamtambém os fabricantes, peloaumento da confiança ecredibilidade do consumidorem nosso mercado”, afirmaMoacyr J. Domingues,presidente da Abrafipa –Associação Brasileira dasEmpresas de Filtros,Purificadores, Bebedouros eEquipamentos paraTratamento de Água.

conjunto em relação aosHFCs (hidrofluorcarbonos).Essas substâncias têmimpacto forte no aquecimentoglobal e nas mudançasclimáticas. E os especialistasconsideram que o seu usomaciço pode comprometer osesforços para reduzir o efeitoestufa causado pelos gasesmais conhecidos: o dióxido decarbono e o metano.

Foto

: Div

ulg

ação

10

Na década de 80 do século20, quando Bola Preta

surgiu, boa parte dos leitoresatuais da revista mal tinhanascido ou era muito jovem.

O mundo daquela épocaera bem diferente do atual. Napolítica, o Brasil e váriosoutros países da AméricaLatina começavam a voltar àdemocracia, depois de anos deregimes militares. Naeconomia, a dívida externa e ainflação eram as preocupaçõesdominantes.

Iniciava-se a era dainformática, com oscomputadores pessoaisganhando espaço e onascimento da Internet. Aomesmo tempo, acendia-seuma luz de alerta em relação

25 anos de mudanças

ao clima, com a descoberta doburaco da camada de ozônio.

De lá para cá, astransformações se aceleraram:vieram a globalização, oaumento da força e daconsciência, do consumidor, apreocupação ambientalcrescente e um enorme econstante avanço tecnológico.

Todas essas mudanças serefletiram na vida e nocomportamento da população.E é claro que também tiveramforte impacto sobre o setor derefrigeração.

Ao longo dos últimos 25anos, mudaram osequipamentos, oscomponentes, as matérias-primas utilizadas, asexigências do consumidor e da

O ritmo rápido da evolução

da tecnologia e da

sociedade fez muita coisa

se alterar ao longo do

último quarto de século.

Lançada em 1984, a revista

Bola Preta acompanhou

de perto essas

transformações, trazendo

informação e orientação

para os seus leitores.

Capa

Foto

: m

arc

ello

- s

xc.h

u

Do número 1(abaixo), lançadoem julho de 1984,até hoje, a evoluçãofoi contínua

11

102

Març

o/2

010

legislação, só para dar algunsexemplos.

As restrições aos CFCs, autilização crescente derecursos da microeletrônica ea busca de maior eficiênciaenergética foram três fatosfundamentais quedesencadearam umaverdadeira revolução narefrigeração nos últimos anos.

Para recordar um pouco doque mudou, basta ler, nestaedição, a matéria em que écontada a história doProtocolo de Montreal (napágina 8).

Profissionaisdiferentes

Pode-se dizer que arefrigeração de 2010 éradicalmente diferentedaquela da década de 80.Da mesma forma, orefrigerista de hoje é umprofissional muitodiferente, tendo setransformado para seadaptar às novascondições do mercado, emque passaram a sernecessários maiorconhecimento técnico,formação educacionalmais completa e melhorrelacionamento com osclientes.

Buscaraperfeiçoamento einformação técnicatornou-se parte da vidadesses profissionais, o quefez aumentar o número decursos e levou fabricantesde equipamentos e

componentes a disponibilizarmaior volume de materialtécnico, em publicaçõesimpressas ou em seus sites.

A conscientizaçãoambiental dos refrigeristas foioutra das grandestransformações nestes anos. Aevolução nesse aspecto foiforte, levando os profissionaisa adotar práticasambientalmente corretas e,principalmente, a entendercomo o papel quedesempenham é importantepara o futuro do planeta.

Fluidos refrigerantesalternativos, recolhimento,reciclagem, descarte adequadode resíduos e outros termosforam incluídos não só novocabulário, mas também nocotidiano de trabalho dos

refrigeristas.Logicamente, Bola Preta

acompanhou toda essamovimentação, procurando semanter fiel ao seu objetivo,que foi exposto no Editorialpublicado no seu número 1:“ser uma revista de serviços,que vai colaborar de todas asformas com os refrigeristas,trazendo notícias em primeiramão e muitas informações.Também vai esclarecer suasdúvidas e ajudar você aentender melhor o grandemundo da refrigeração”.

Conteúdo amplo

Por isso, em suas mais de100 edições em português equase 60 em espanhol, arevista publicou dezenas dematérias técnicas, dicas sobreprocedimentos, equipamentose componentes, perfis deempresas e profissionais dosetor. Mostrou as novidades eprocurou apresentar osprincipais fatos e tendênciasque afetam a vida de todos e,mesmo que indiretamente, odia a dia do profissional darefrigeração.

Assim, temas comodireitos do consumidor,mudanças na economia, meioambiente e qualidadeestiveram – e continuarão aestar – presentes na revista(ver quadro na página 12).Prioritários também sempreforam assuntos como aevolução dos sistemas derefrigeração doméstica ecomercial, dos compressores,das unidades condensadoras,

Foto

: flaiv

olo

ka -

sxc

.hu

12

dos trocadores de calor, doscomponentes eletrônicos, dosfluidos refrigerantes e diversosoutros, que precisam serconhecidos por quem mexediariamente com osequipamentos vitais para osseus clientes, sejam eles donasde casa ou estabelecimentoscomerciais.

Apresentar dicas sobrecursos, livros e outras fontesde informações confiáveis ede aprimoramento foi sempreoutro dos objetivosfundamentais da revista.

Aguardada eguardada com carinho

No começo, eram apenas7.000 leitores, todos elescadastrados em palestras daEmbraco pelo Brasil(comandadas pelo saudosoSebastião Garcia, de quem osmais antigos se lembram comcarinho) ou em eventos deque a empresa participava. Onúmero foi crescendogradualmente, graças ao apoioe à divulgação feitos peloslojistas, pelas escolas e pelospróprios refrigeristas, atéchegar a cerca de 40 mil, emtodos os cantos do Brasil.

No início dos anos 90, ocrescente número deprofissionais dos paísesvizinhos – especialmenteArgentina, Uruguai e Paraguai– que pedia para receber arevista motivou o estudo parao lançamento de uma ediçãoem espanhol, com parte doconteúdo especialmente feitapara esse público. Surgiu

assim, em 1994, a Bola Preta

Latinoamérica, que hojechega a 12 mil leitores, em 31países.

Cerca de 90% dos leitoresda revista são mecânicos queconsertam equipamentos derefrigeração, sejam elesautônomos, funcionários ouproprietários de oficinas ouempregados do departamentode manutenção de grandesempresas e instituições. Háentre os leitores, também,balconistas e comerciantes depeças e componentes,profissionais das indústrias dosetor, instrutores, professorese alunos das escolas e cursosde refrigeração.

Para muitos de seus

Alguns temas fundamentaisAlguns temas fundamentaisAlguns temas fundamentaisAlguns temas fundamentaisAlguns temas fundamentaispara os quais Bola Preta chamou a atenção

• Mudanças na economia• Cidadania e eleições• Como se preparar para mudanças no mercado• Criação e administração de micro e pequenas

empresas• Uso de informática e da Internet• Efeito estufa e destruição da camada de ozônio• Meio ambiente• Sustentabilidade• Racionamento e economia de energia• Atendimento ao cliente• Direitos do consumidor• Qualidade em produtos e serviços• Ética nos negócios• Capacitação profissional

leitores, Bola Preta é a suaúnica fonte de informaçãoimpressa. E por isso éguardada com carinho emmuitas oficinas ou circula demão em mão, disseminandoinformações úteis ereforçando as melhorespráticas na refrigeração.

É com esse carinho que arevista quer continuar a servista hoje e no futuro. Umcarinho que é fruto de anos deum relacionamento que temcomo pontos centrais ofornecimento de informaçõesúteis, a divulgação dasmelhores práticas e avalorização da importância dorefrigerista e de sua corretapostura profissional.

O papel da revista também é o de mostrar tendências e fatosque podem afetar a vida e o trabalho dos refrigeristas.

13

102

Març

o/2

010

Crescimento Profissional

Vem crescendo cada vezmais o nível de escolaridade ede capacitação dos técnicosem refrigeração. Entre osleitores de Bola Preta, porexemplo, já existe um grandenúmero de profissionais quefizeram faculdade.

Isso é resultado daevolução da sociedade, quevaloriza mais a educação, e datecnologia, que exigeconhecimentos maisavançados e especializados.

Uma consequência diretadesse processo é o aumentoda oferta de cursos dereciclagem, de aprimoramentoe de especialização. Osprofissionais com formaçãomais ampla também têmganhado novas opções, com osurgimento de cursos de pós-graduação, oferecidos porimportantes faculdades.

Em São Paulo, porexemplo, a FEI – Faculdadede Engenharia Industrial criouum curso de pós-graduaçãoem Refrigeração e ArCondicionado, com duraçãode três semestres e 480 horas-aula. O público-alvo sãoengenheiros ou outrosprofissionais que já atuam outêm interesse em atuar naárea.

Outra instituição queenxergou as possibilidadesabertas pelo setor foi a

Estudos avançadosem refrigeraçãoem refrigeraçãoem refrigeraçãoem refrigeraçãoem refrigeração

Faculdade de TecnologiaSenai Cimatec, em Salvador,Bahia. Ela desenvolveu umcurso de especialização emRefrigeração em ArCondicionado, com cargahorária de 464 horas.

Já a Universidade Federalde Minas Gerais (UFMG), deBelo Horizonte, criou em2009 um curso deespecialização emCondicionamento deAmbientes e Refrigeração.Com carga horária de 360horas, utiliza as boasinstalações e os professores daárea de Engenharia Mecânicada universidade com oobjetivo de formarprofissionais qualificados econtribuir para odesenvolvimento de um polode refrigeração na região.

Também em Porto Alegre éoferecido um curso de pós-graduação em Climatização eRefrigeração, na UniversidadeFederal do Rio Grande do Sul

(UFRGS), em parceria com aAsbrav – Associação SulBrasileira de Refrigeração e ArCondicionado.

Certamente existem outroscursos de pós-graduação nopaís e novos serão criados nospróximos anos, para atender àcrescente demanda. Issoporque a tendência, no mundode hoje, é o aperfeiçoamentocontínuo. Ou seja, mesmoquem já tem uma boaformação precisa continuarsempre estudando.

Saiba maisFEI (SP)Tel.: (11) 3207-6800e-mail: [email protected]/refrigeracaoearcondicionado.htmFaculdades Senai (BA)Tel: (71) 3462-9500http://ead.fieb.org.br/portal_faculdades/especializacao-em-refrigeracao-e-ar-condicionado.htmlUFMGTel: (31) 3409-5145e-mail: [email protected]: (51) 3308-3255/3772e-mail: [email protected]/cliref

Foto

: m

ary

gober

- s

xc.h

u

14

Crescimento Profissional

De 26 a 28 de maio, realiza-se no Centro deConvenções Sulamérica, no Rio de Janeiro, a 5ªedição da feira ClimaRio 2010. É uma ótimaoportunidade para os refrigeristas cariocase das regiões próximas conhecerem asnovidades em equipamentos, componentes,tecnologias e serviços. A exposição reunirádezenas de empresas, cujas equipes comerciase técnicas estarão a postos para demonstrações,orientações e esclarecimento de dúvidas.

Ao mesmo tempo, acontece o FórumInternacional de Climatização, Refrigeração eEnergia Alternativa, com palestras e discussõesde alto nível.

Informações(21) 2502-2034 – [email protected]

Até 26 de março os interessados podem seinscrever no Curso Técnico de Refrigeração eClimatização oferecido pela Escola SenaiOscar Rodrigues Alves, de São Paulo. A escolaé uma das mais tradicionais e reconhecidas noensino de refrigeração no país.

Com duração de dois anos, o curso égratuito e se inicia no segundo semestre. Énecessário ter concluído o ensino médio (antigo2o grau).

Senai-SP:inscriçõesinscriçõesinscriçõesinscriçõesinscriçõesabertasabertasabertasabertasabertaspara cursopara cursopara cursopara cursopara curso

Mais informaçõesTel: (11) 2063-9388 – [email protected]

ClimaRio 2010em sua 5ª ediçãoem sua 5ª ediçãoem sua 5ª ediçãoem sua 5ª ediçãoem sua 5ª edição

Em março, a DuPont Refrigerantes iniciouum programa de palestras técnicas sobre osfluidos refrigerantes halogenados (os HCFCs eHFCs). A proposta é apresentar aosrefrigeristas os principais fundamentos técnicosrelacionados a esses produtos, além de explicaro processo de Retrofit e promover práticasambientalmente sustentáveis em refrigeração.

As palestras são gratuitas e têm vagaslimitadas. As duas primeiras já foramrealizadas, em Santos e Piracicaba, ambas noestado de São Paulo.

Palestrassobre fluidossobre fluidossobre fluidossobre fluidossobre fluidosrefrigerantesrefrigerantesrefrigerantesrefrigerantesrefrigerantes

InformaçõesTel. 0800 171715 – [email protected]

15

102

Març

o/2

010

Quem trabalha durante o dia e está em busca uma possibilidade de reciclagem ouaperfeiçoamento pode recorrer ao CTR – Centro Técnico de Refrigeração, em São Paulo.

O local oferece cursos rápidos de Refrigeração e Ar Condicionado, com duração de 4 ou 5semanas. As aulas são à noite ou aos sábados.

Cursos à noite e aos sábados à noite e aos sábados à noite e aos sábados à noite e aos sábados à noite e aos sábados

InformaçõesTel: (11) 3337-0808 – E-mail: [email protected] – www.ctrcursos.com.br

LEITURAS INDISPENSÁVEIS PARA

RECICLAR SEUS CONHECIMENTOS

Refrigeração e Condicionamento de Ar136 páginas – R$ 48,00Autoria: Depto. de Treinamento daMarinha dos EUA (U. S. Navy)Mostra os princípios de operação dosequipamentos de refrigeração econdicionamento do ar. Importantefonte de consulta e informação.

Introdução à Tecnologia daRefrigeração e da Climatização224 páginas – R$ 65,00Autor: Prof. Jesué Graciliano da SilvaUm guia básico, útil para iniciantes eprofissionais experientes.

Manual de Geladeiras residenciais,comerciais e industriais678 páginas – R$ 153,00Autores: Edwin P. Anderson &Roland E. PalmquistGuia para a instalação, operação emanutenção de refrigeradoresresidenciais e comerciais.

Compre jáTel: (11) 3766-9015

E-mail: [email protected]

Refrigeração comercial.Climatização industrialAutor: José de Castro Silva (prof. doSenai-BA)240 páginas – R$ 52,00Resumo do funcionamento edetalhes técnicos básicos dosequipamentos de refrigeraçãocomercial e climatização industrial.

Refrigeração Industrial - 2ª Edição384 páginas – R$ 120,00Autores: W. F. Stoecker e José MariaSáiz JabardoUma obra indispensável para quemquer conhecer mais profundamente arefrigeração industrial e seusprincípios.

Refrigeração - 3ª edição324 páginas – R$ 105,00Autor: Ennio Cruz da CostaConteúdo avançado e muitocompleto, incluindo a produção,distribuição, conservação eaplicações do frio.

NOVIDADE

Refrigeração e Climatização paraTécnicos e Engenheiros360 páginas – R$ 85,00Autores: José de Castro Silva / AnaCristina G. Castro SilvaFonte importante de consulta, trazinformações atualizadas sobre temascomo fluidos refrigerantes, cargatérmica, vácuo, solda e muito mais.

NOVIDADE

NOVIDADE

16

A etiqueta do compressortraz uma série de informaçõesúteis para o trabalho dosrefrigeristas. Entre elas, omodelo do compressor, o seucódigo, a sua tensão dealimentação e a sua data defabricação.

Um ponto muito importantea ser observado na etiqueta é omodelo do compressor, ou seja,o que as letras e númerosprocuram especificar. Por meiodos números, é possível estimara capacidade frigorífica emBtu/h.

Vamos utilizar comoexemplo o modelo decompressor FFU 100HAK,um modelo da LinhaRacional, com menorconsumo de energia. É fácilsaber a sua capacidadefrigorífica aproximada. Bastausar o número 100 – que fazparte da nomenclatura desse

Como identificar a capacidadede um compressor atravésde um compressor atravésde um compressor atravésde um compressor atravésde um compressor atravésda sua etiqueta?da sua etiqueta?da sua etiqueta?da sua etiqueta?da sua etiqueta?

A pergunta, enviada pelo

leitor Alex Juan Tavares,

de Ipueiras – Ceará, é

muito interessante e

permite explicar as

diversas informações que

podem ser obtidas na

etiqueta do compressor.

modelo do compressor – emultiplicá-lo por 10. Temosassim o valor de 1.000 Btu/h,que é um número bem próximoda capacidade real docompressor 60 Hz (985 Btu/h).

Outro exemplo é o domodelo EGAS 80HLR,pertencente à família decompressores Embracolançada recentemente para omercado de reposição. Apartir do número 80 (presenteem 80HLR), chega-sefacilmente à conclusão de quea capacidade é de cerca de800 Btu/h.

É importante destacar que

essa é uma regra prática paraconhecer valoresaproximados, que servemapenas como referência. Sóem testes feitos emlaboratório é possível chegaraos valores exatos. Para isso, énecessário utilizar atemperatura de evaporação(lado de baixa) de -23,3°C, atemperatura de condensação(lado de alta) de 54,4°C e afrequência de 60Hz (essa é achamada condição CheckPoint LBP, da ASHRAE).

Outra informaçãoimportante é que essa contasimples dá certo somente para

Pergunte à Embraco

A – Número sequencial rastreável

B – Código do compressor

C – Modelos do compressor

D – Corrente com rotor bloqueado – LRA

Frequência – Hz

Refrigerante – R134a

Número de fases – 1 PH

Voltagem nominal do compressor – VAC

(Indicação de voltagem:

115V fundo branco

220V fundo preto)

E – Logotipos que indicam a aprovação do

compressor

F – Código de barras

G – Papel: Branco

H – Data de fabricação

I – Unidade de fabricação

J – A faixa alaranjada é a identificação visual

usada somente nos compressores 220V.

17

102

Març

o/2

010

Para saber maisacesse: www.embraco.com.br/portugue/produtos/informativos_pdf/00003.pdf

os modelos de compressoresdas famílias EM, EG e FFU.Para as famílias FF e FFI, quesão mais antigas que asdemais, o aspecto destacadona etiqueta é o deslocamento.Por exemplo, o modelo FFI7,5HAK, tem deslocamentopróximo a 7,5 (para ser exato,6,76 cm3).

Nesses casos, para conheceros dados de capacidade derefrigeração é necessárioconsultar um catálogoEmbraco. Um mesmo

deslocamento volumétricopode resultar em capacidadesfrigoríficas distintas,dependendo do nível deeficiência do compressor, dofluido refrigerante etc.

No mercado, oscompressores são conhecidostambém através de umareferência comercial em HP.Essa referência é comum, masnão é nada precisa. Por isso,sempre recomendamos usarsomente a informação dacapacidade frigorífica dos

compressores em Btu/h,Kcal/h ou W.

Para completar a respostaao leitor, outras informaçõesimportantes que estãopresentes na etiqueta docompressor Embraco podemser identificadas a partir dafigura desta matéria, quecontém as explicaçõescorrespondentes a cada item.

Como aplicarcorretamente corretamente corretamente corretamente corretamente os capilaresos capilaresos capilaresos capilaresos capilaresem compressores Embraco?em compressores Embraco?em compressores Embraco?em compressores Embraco?em compressores Embraco?

A pergunta enviada pelo

leitor Victor Montañez, de

Maracaibo – Venezuela,

serve para explicar uma

dúvida que muitos

refrigeristas têm em

relação aos capilares,

especialmente sobre o seu

dimensionamento

correto.

Os sistemas de refrigeraçãosão produzidos de acordo comum projeto cuidadosamenteelaborado por seusfabricantes. Por isso, cadasistema tem uma configuraçãooriginal com característicasbem definidas e com autilização de componentesadequados ao projeto.

Quando existe anecessidade de manutençõesou troca de componentes, apostura mais recomendada éseguir as configuraçõesoriginais de cada sistema.Assim, por exemplo, no casode ser preciso instalar umnovo tubo capilar ou trocarum componente de um

sistema, o correto sempre éconsultar o fabricante(diretamente ou por meio deseus representantes e tambémde materiais técnicos) paraverificar se tal operação écorreta e qual a melhor formade realizá-la.

É importante recordar que,para cada sistema derefrigeração e seuscomponentes instalados,podemos ter configuraçõesdistintas. E essas diferençasfazem com que o fluxo defluido refrigerante seja maiorou menor.

O ajuste ideal desse fluxoservirá para alimentarcorretamente o sistema e o

18

compressor instalado nele.Com isso, os trocadores decalor (evaporador econdensador) serãodevidamente alimentados coma quantia e o fluxo correto defluido refrigerante. Esse fluxocorreto depende basicamenteda carga de gás inserida nosistema e do adequadodimensionamento docompressor e do tubo capilar.

Existem maneiras decalcular com exatidão ovolume do dispositivo deexpansão (tubo capilar),chegando-se a uma dimensãoteórica (comprimento Xdiâmetro). Mas se trata deuma operação complexa, queé possível substituir pelométodo adotado por inúmerosrefrigeristas, baseado na suaexperiência prática.

Esses profissionaisperceberam que não eranecessário recorrer a cálculoscomplicados ou a simulaçõesteóricas para se encontrar odimensionamento correto.Com o conhecimento práticoadquirido em anos de trabalhosério, no qual realizarammuitos testes reais deperformance, eles conseguemajustar o comprimento e odiâmetro do tubo capilar.

Essas análises práticas sãofeitas pelos refrigeristasrealizando testes com o usode tubos capilares maiores oumenores no sistema derefrigeração, buscando obter omelhor rendimento nos ciclos.

Conforme as experiênciasfeitas com esse tipo de

dimensionamento, foi possívelnotar que as modificações nodiâmetro do capilar têmimpacto muito maior naperformance do sistema doque alterações nocomprimento.

Para facilitar a vida dosrefrigeristas, a Embracodisponibiliza em seu siteTabelas de Aplicação de

Saiba mais• Para consultar a Tabela de Aplicação de Compressores das

famílias EM, F e EG, acesse:• www.embraco.com.br/portugue/produtos/informativos_pdf/

00003.pdf•Para informações sobre dimensionamento decapilares para compressores da Embraco Europa,podem ser utilizadas as recomendações contidas apartir da página 63 do manual Compressors

Handbook, acessível em:www.embraco.com.br/portugue/produtos/informativos_pdf/MP01EG.pdf

Compressores (ver link emSaiba Mais). Nelas estãoespecificadas as dimensões(diâmetro e comprimento) dotubo capilar, em polegadas eem centímetros, para cadatipo de sistema de refrigeraçãoe para cada modelo decompressor instalado, tantodos produzidos no Brasilquanto na Europa.

19

102

Març

o/2

010

Segredos

300 milhõesde compressores produzidosde compressores produzidosde compressores produzidosde compressores produzidosde compressores produzidos

Lançado compressor VCCpara refrigeração comercialpara refrigeração comercialpara refrigeração comercialpara refrigeração comercialpara refrigeração comercial

No final de fevereiro, aEmbraco comemorou umamarca histórica: 300 milhõesde compressores produzidos,em todas as suas unidades,desde que começou suasatividades. “Trata-se de umnúmero expressivo para umaempresa com 39 anos deatuação e é motivo de grandeorgulho para nós. Esta marcaé fruto da alta qualidade denossos produtos e serviços.

Vamos continuar investindoem soluções sustentáveis paramanter nossa liderança econtinuar crescendoglobalmente”, afirmou opresidente da Embraco, JoãoCarlos Brega.

A capacidade de produçãoda empresa cresceu muito aolongo dos anos,acompanhando a suaevolução. No início, podiafabricar um milhão de

compressores por ano – o quesignifica que levaria 300 anospara atingir a marcaconquistada agora.Investimentos em ampliações,em modernização e emfábricas em outros países(Itália, Eslováquia e China)multiplicaram a sua produção.Atualmente, a Embraco é lídermundial de mercado e podeproduzir mais de 30 milhões decompressores por ano.

No final de janeiro, a Embraco lançou nafeira AHR Expo, em Orlando, nos EstadosUnidos, seu primeiro compressor de velocidadevariável para o segmento da refrigeraçãocomercial.

O novo compressor, que tem o nome deVNEK, é mais eficiente do ponto de vistaenergético do que os modelos com tecnologiaconvencional (on-off). A diferença é de cerca de25%.

Muito flexível, tem alta capacidade derefrigeração quando necessário e reduz essacapacidade quando não é demandada.

Tem também alta resistência a variações devoltagem, o que é muito importante nosegmento comercial, e é compatível com os

fluidos R290 e R404A.“A capacidade de refrigeração ajusta-se a

cada necessidade e isto amplia as suaspossibilidades de aplicação. Além disso, ocontrole eletrônico de temperatura oferece umaresposta mais rápida ao sistema nos momentosque exigem o máximo de refrigeração”, afirmaAndré Holderbaum, responsável peloMarketing de Produtos para RefrigeraçãoComercial da Embraco.

Na mesma feira, foi apresentada outrasolução de velocidade variável, o compressorVEGT11H, já aplicado na refrigeraçãodoméstica. Esse modelo, compatível comR134a, recebeu um novo inversor que aumentasua capacidade de refrigeração.

20