Boletim Agenda Jovem

2

Click here to load reader

Transcript of Boletim Agenda Jovem

Page 1: Boletim Agenda Jovem

Agenda Jovem é lançado em PrudenteEncontro realizado na Faculdade de Tecnologia (Fatec) reuniu cerca de 100 jovens

Presidente Prudente (SP) - OProjeto Agenda Jovem, desenvol-vido pela Central de Voluntáriosem Ação, Juventude Latino-ame-ricana pela Democracia, oRotaract Club de Presidente Pru-dente Sul e pelo InstitutoTeotônio Vilela, com apoio daFundação Konrad Adenauer e doFundo das Nações Unidas pelaDemocracia foi lançado no dia15 de fevereiro, em Presidente

Prudente, na Faculdade deTecnologia (FATEC). Além dodeputado Mauro Bragato e do re-presentante do deputado LobbeNeto, o evento contou com a par-ticipação de 120 pessoas, entreprofessores, estudantes e volun-tários.

Durante o lançamento, es-tiveram presentes a orienta-dora do diálogo Mercosul –Konrad Adenauer Stiftung

(KAS) / Fundo das NaçõesUnidas pela Democracia(UNDEF), assessora técnica daAgência Espanhola de Coope-ração Internacional, Lívia Ma-ria da Costa Nogueira, e do re-presentante da KAS, HenningSuhr. Na ocasião, foi ministra-da palestra sobre a importân-cia dos jovens como protago-nistas na sociedade atual. Alémdisso, houve o lançamento do

portal do projetowww.agendajovem.org.br.

De acordo com o coorde-nador do projeto, JulianoBorges, 25, o Agenda Jovem éum canal de diálogo dos jovenscom o governo. “Queremosdebater com diferentes jovensprudentinos, entre 15 e 24anos, as possibilidades da suaparticipação em atividadespolíticas, sociais e comunitá-rias. A partir deste mês será re-alizado um mapeamento com1% dos 35.418 jovens de Pru-dente, segundo levantamentodo Instituto Brasileiro de Ge-ografia e Estatística (IBGE)em 2001”, explica.

Conforme Borges, a pes-quisa será dividida por setesregiões e seguira duas linhas– a primeira será uma pesqui-sa de campo que retratará operfil do público alvo, comosuas idéias, valores e anseios,já a segunda contará com a dis-tribuição de questionários paraserem aplicados em escolas,universidades e entidades quetrabalham com jovens.

(Fonte: Jornal Imparci-al)

Deputado Mauro Bragato participa do lançamento da AgendaJovem na Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Pres. Prudente

Agenda Jovem vai mapear o perfil e, ao mesmo tempo, levantar as demandas dos jovens prudentinos

n Diante desse prolon-gamento da experiência ju-venil na vida das pessoas, ecom base na lei 11.129, quedetermina ser papel da Se-cretaria Nacional de Juven-tude “articular todos os pro-gramas e projetos destina-dos, em âmbito federal, aosjovens na faixa etária entre15 e 29 anos, o ConselhoNacional de Juventude con-sidera as seguintes faixas:“a juventude (...) congregacidadãos e cidadãs entre os

15 e os 29 anos. (...) Nessecaso, podem ser considera-dos jovens os adolescentes-jovens (entre 15 e 17 anos),os jovens-jovens (entre 18e 24 anos) e os jovens-adul-tos (entre 25 e 29 anos)”.

n 59% dos jovens achamque o melhor jeito para re-solver os problemas do paísé a participação da popula-ção nas decisões importan-tes do governo. (InstitutoCidadania, 2003).

VOCÊ SABIA?

AGENDA JOVEMAGENDA JOVEMBoletim Informativo da Agenda Jovem Nº 1 Março/2008

Page 2: Boletim Agenda Jovem

Diante dos desafios vivi-dos atualmente pela juventu-de brasileira, a sociedade podereagir de pelo menos duas for-mas: de um lado, pode sentir-se responsável pelo que acon-tece aos jovens; no outro ex-tremo, pode responsabilizarinteiramente a juventude.

Quem atribui aos jovens aculpa pelas suas próprias ma-zelas defende que o problemaé que a juventude é acomoda-da e passiva. Pensa que aschances para melhorar de vidaestão aí para todos e só não asaproveita quem não quer.

Pensa diferente quem vê naatual condição juvenil uma si-tuação grave de violação dedireitos: a questão não está nafalta de interesse dos jovens.

No município de Presiden-te Prudente, os jovens são umaparcela importante da popula-ção e se encontram atualmen-te desprovida de uma agendaespecífica, as ações do poderexecutivo municipal não con-templam satisfatoriamente asquestões que envolvem a ju-ventude, tais como educação,saúde, moradia, prevençãocontra o uso de drogas, orien-tação sexual e principalmenteparticipação política.

Na cidade existem váriasentidades que desenvolvemações voltadas ao público jo-vem, tais como a pastoral dajuventude e agrupamentos deoutras religiões, grêmios estu-dantis, diretórios acadêmicos,clubes de serviços e grupos li-gados a partidos políticos. To-das elas reúnem jovens inte-ressados em participar das dis-cussões sobre temas relaciona-dos à sua realidade.

Dessa necessidade nasceua Agenda Jovem, projeto de-senvolvido pela Central deVoluntários em Ação, Juven-tude Latino-americana pelaDemocracia, o Rotaract Clubde Presidente Prudente Sul epelo Instituto Teotônio Vilela,com o apoio da FundaçãoKonrad Adenauer e do Fundodas Nações Unidas pela De-

mocracia, que compactuamcom a premissa de que a pri-meira tarefa a se fazer é apren-der a escutar os jovens, enten-der as condições em que vi-vem, as suas semelhanças, di-ferenças e perspectivas diantedos imensos desafios que a so-ciedade atual lhes impõe.

A Agenda Jovem terá oobjetivo de ouvir e debater

com diferentes jovensprudentinos, entre 15 e 24 anosde idade, as possibilidades dasua participação em atividadespolíticas, sociais e comunitá-rias, considerando a importân-cia da inclusão dos mesmospara a consolidação do proces-so de democratização da soci-edade brasileira. E levará aoconhecimento do governoMunicipal, Estadual e Federalas demandas provindas dessesjovens e, conseqüentemente,cobrar do poder público umaatenção especial.

“Vislumbra-se esse como oprimeiro passo a ser dado, umavez que em Presidente Pruden-te temos uma juventude dinâ-mica e ativa, protagonista deuma nova sociedade que tra-balha para garantir um futuromelhor para si e para as novasgerações”, disse o coordena-dor da Agenda Jovem, JulianoBorges.

O que falta são oportunidadespara que eles desenvolvam seupotencial. É a partir desseenfoque que devemos cons-truir as políticas públicas dejuventude.

O Estado tem o papel deconduzir um projeto de desen-volvimento nacional verdadei-ra-mente democrático. Cabeaos governos, portanto,implementar políticas públicasefetivas, capazes de oferecerperspectivas de futuro e pro-piciar a cidadania plena aosmilhões de jovens brasileiros.

Frente ao contexto de ex-clusão social que afeta grandeparte da população juvenil dopaís, as políticas públicas dejuventude devem ter caráterredistributivo, ou seja, devem

estar orientadas para diminuiras desigualdades entre os jo-vens e outros segmentos etáriose dos jovens entre si. Para isso,devem ser implementadas, si-multaneamente: políticas uni-versais que levem em conta asdemandas e singularidades ju-venis (como a educação públi-ca e a geração de empregos),políticas emergenciais (apre-sentando novas chances aosjovens em situação de maiorvulnerabilidade social) e polí-ticas específicas (que reconhe-çam e promovam o potenciale as particularidades da con-dição juvenil).

Em todos os casos, as polí-ticas de juventude devem serfruto de um pacto entre as ge-rações, que se comprometem a

interromper o ciclo gerador depobreza que historicamente oBrasil insistiu em reproduzir.

Neste amplo acordo quedeve ser firmado pelos brasi-leiros e brasileiras de todas asidades, o desafio é garantir aparticipação da sociedade ci-vil, em particular dos própri-os jovens, na solução das de-mandas juvenis. Mas semminimizar o papel do poderpúblico.

Durante muito tempo, os jo-vens permaneceram invisíveisaos olhos do país. O resultadodisso é que o Brasil acumulouuma dívida social enorme coma juventude. A conta é alta. Euma grande parcela deve serpaga pelo Estado, sob a formade políticas públicas.

Agenda Jovem 2008 vai mapearperfil dos jovens prudentinos

Políticas públicas de juventude.Por que esse assunto é importante?

www.agendajovem.org.br

Sylvia Cardoso (CVA), Lívia Nogueira (UNDEF), Juliano Borges(ITV e JULAD), Henning Suhr (KAS) e Rildo Venturim (RCT/Sul)