Boletim Agosto 2010

8
a frente é um boletim de circulação interna que visa informar quanto às frentes missionárias e aos projetos da Missão Zero. Diretor: Wolker Thom Edição: Rodrigo Robinson Conteúdo: Joana Bauer Wulff Diagramação: Mateus Pereira Revisão: Irmgard Blum edição agosto/2010 “Podemos contar quantas maçãs há em uma árvore, mas não podemos contar quantas árvores há em uma maçã!” matéria de capa boletim informativo Missão Zero Movimento Encontrão | Conselho da Missão Zero | Cx.P. 18120 | Cep 80530-970 | [email protected] www.me.org.br/missaozero | fone: (41) 3302-5100 | Banco do Brasil | Ag. 1518-0 CC. 5655-3 por Fabiane Peter professora e missionária em Crato-CE pág.7 Tenda da Missão Zero em Araripina e Ouricuri Testemunhos de Teresina-PI e São José do Rio Preto-SP Este é um provérbio muito interessante, que tem tudo a ver com nosso trabalho de ensinar, educar e evangelizar as crianças, preparando-as para a vida. Se pararmos para olhar uma macieira, podemos, com um pouco de paciência e atenção contar os seus frutos. E, com toda certeza, afirmar que ela tem tantas maçãs. Levando em conta que cada maçã está carregada de sementes, que por sua vez germinarão, brotarão e produzirão árvores, que por sua vez terão frutos, germinarão, brotarão e produzirão árvores e assim por diante, num ciclo que não termina, não podemos, portanto, contar quantas árvores brotarão de uma única maçã. Comparemos as nossas crianças com estas maçãs. Elas estão lá em nossa igreja, “penduradas na árvore”, às vezes somos tentados a pensar que não vale a pena tanto esforço, é perda de tempo, só por causa de “uma maçã”. Temos que aprender a olhar além dessa “maçã”. Vamos olhar dentro dela! Quantas sementes existem lá dentro! O nosso esforço com apenas uma “maçã” não é em vão, ela vai produzir frutos, dentro do tempo certo. É verdade que nem todas as maçãs que estão em nossa macieira, darão frutos, infelizmente algumas apodrecerão, mas nós não sabemos qual não dará certo, por isso não podemos negligenciar nenhuma delas. É nossa esperança e nosso dever cuidarmos das nossas “maçãs”, individualmente, não simplesmente a árvore toda, para que no devido tempo produzam os frutos esperados! “Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus. E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros.” 2 Tm 2.1-2 Paulo investiu tempo, esforço, dedicação, exemplo de vida, oração, ensino e cuidado na vida do jovem Timóteo a fim de que ele também estivesse apto a reproduzir este modelo na vida de outros. A Palavra nos garante que a criança ensinada no caminho do Senhor permanecerá nele para sempre! (Pv 22.6). pág. 2 http://www.sxc.hu/photo/659849 a_frente_jul_10.indd 3 04/08/2010 16:04:17

description

Boletim informativo da Missão Zero

Transcript of Boletim Agosto 2010

Page 1: Boletim Agosto 2010

a frente é um boletim de circulação interna que visa informar quanto às frentes missionárias e aos projetos da Missão Zero.Diretor: Wolker ThomEdição: Rodrigo RobinsonConteúdo: Joana Bauer WulffDiagramação: Mateus PereiraRevisão: Irmgard Blum

edição agosto/2010

“Podemos contar quantas maçãs há em uma árvore, mas não podemos contar quantas árvores há em uma maçã!”

matéria de capa

boletim informativo Missão Zero

Movimento Encontrão | Conselho da Missão Zero | Cx.P. 18120 | Cep 80530-970 | [email protected] www.me.org.br/missaozero | fone: (41) 3302-5100 | Banco do Brasil | Ag. 1518-0 CC. 5655-3

por Fabiane Peter professora e missionária em Crato-CE

pág.7Tenda da Missão Zero em Araripina e Ouricuri

Testemunhos de Teresina-PI e São José do Rio Preto-SP

Este é um provérbio muito interessante, que tem tudo a ver com nosso trabalho de ensinar, educar e evangelizar as crianças, preparando-as para a vida.

Se pararmos para olhar uma macieira, podemos, com um pouco de paciência e atenção contar os seus frutos. E, com toda certeza, afirmar que ela tem tantas maçãs. Levando em conta que cada maçã está carregada de sementes, que por sua vez germinarão, brotarão e produzirão árvores, que por sua vez terão frutos, germinarão, brotarão e produzirão árvores e assim por diante, num ciclo que não termina, não podemos, portanto, contar quantas árvores brotarão de uma única maçã.

Comparemos as nossas crianças com estas maçãs. Elas estão lá em nossa igreja, “penduradas na árvore”, às vezes somos tentados a pensar que não vale a pena tanto esforço, é perda de tempo, só por causa de “uma maçã”.

Temos que aprender a olhar além dessa “maçã”. Vamos olhar dentro dela! Quantas sementes existem lá dentro! O nosso esforço com apenas uma “maçã” não é em vão, ela vai produzir frutos, dentro do tempo certo. É verdade que nem todas as maçãs que estão em nossa macieira, darão frutos, infelizmente algumas apodrecerão, mas nós não sabemos qual não dará certo, por isso não podemos negligenciar nenhuma delas. É nossa esperança e nosso dever cuidarmos das nossas “maçãs”, individualmente, não simplesmente a árvore toda, para que no devido tempo produzam os frutos esperados!

“Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus. E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros.” 2 Tm 2.1-2

Paulo investiu tempo, esforço, dedicação, exemplo de vida, oração, ensino e cuidado na vida do jovem Timóteo a fim de que ele também estivesse apto a reproduzir este modelo na vida de outros.

A Palavra nos garante que a criança ensinada no caminho do Senhor permanecerá nele para sempre! (Pv 22.6).

pág. 2

http

://w

ww

.sxc

.hu/

phot

o/65

9849

a_frente_jul_10.indd 3 04/08/2010 16:04:17

Page 2: Boletim Agosto 2010

Nosso trabalho com crianças ainda é embrionário. Temos seis crianças que participam com certa regularidade de nossas celebrações dominicais. Algumas destas ainda participam da reunião da célula durante a semana. Percebemos que estas crianças têm sido tocadas por Deus e usadas por Ele.

Na última celebração de maio, Arthur (8) intercedeu em oração pela dona Norma, minha sogra. Ela se recupera de uma fratura no fêmur causada por um acidente de trânsito e enfrenta um período doloroso e desgastante de recuperação. Arthur pediu a Deus que desse àquela senhora ânimo naquele dia. Após o culto, fizemos contato com dona Norma. Para nosso espanto ela estava animada como nunca depois do acidente. Depois de vários dias enfrentando dores, tristeza e desânimo, dona Norma acordou bem e otimista. Isso foi intervenção de Deus, por causa da oração de todos, mas especialmente pela oração de uma criança. Essa foi uma experiência muito edificante para todos nós.

Nosso desafio ainda é a formação de liderança. As crianças são valiosíssimas no Reino e por isso oramos para que o Senhor nos abençoe com mais líderes. Atualmente temos três mulheres que se dedicam ao ministério infantil, que por

Maria da Luz Lopes Silva (a Da Luz) é uma pessoa muito envolvida com o ministério infantil aqui na comunidade de Teresina. Ela auxilia nas atividades que são realizadas com as crianças durante os cultos e também projetou um segundo trabalho, numa região próxima e com muitas carências: o loteamento Parque Eldorado. Da Luz alerta que “a realidade para muitas crianças é o sofrimento constante, já que são desprezadas pelas autoridades e muitas vezes até pelos próprios pais”.

É nesse contexto que temos o desafio de levar a Palavra de Deus, no ensino e na prática, com o projeto Novas Crianças. Como explica Da Luz, “o objetivo deste trabalho é sermos um instrumento de bênção para a vida destes pequenos, pois acreditamos no poder transformador de Jesus. E cremos que ensinando a Palavra e o caminho por onde elas devem andar, quando ficarem adultas não vão se desviar dele”.

Já foi compartilhado que se quer ampliar os modos de demonstrar o amor de Cristo naquele

testemunhos

Teresina - PI: “a realidade para muitas crianças é o sofrimento constante, já que são desprezadas pelas autoridades e muitas vezes até pelos próprios pais”

São José do Rio Preto - SP: “Arthur (8) pediu a Deus que desse àquela senhora ânimo naquele dia. Depois de vários dias enfrentando dores, tristeza e desânimo, dona Norma acordou bem e otimista.”

enquanto, realiza suas atividades somente durante a celebração. Sonho com muitas células de crianças para os próximos anos. Oramos ao Senhor da Seara para que levante mais trabalhadores para o ministério com adultos, jovens e especialmente crianças.

Em Cristo,

Missionário Tiago Seilert

2

lugar. E o que está nos planos em curto prazo é organizar uma oficina para educação, no sentido da higiene bucal. A situação de alguns preocupa. E queremos fazer mais, pois o amor que vem de Deus impulsiona para a ação que transforma.

Homenagem às mães

Superior: entrada da casa de dona Maria em dia de programação

Inferior: Meninos fazendo as tarefas

a_frente_jul_10.indd 4 04/08/2010 16:04:18

Page 3: Boletim Agosto 2010

“Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.” Sl 119.9

Já estamos há mais de 4 meses em Juazeiro do Norte. Como o tempo corre! Em breve estaremos fazendo as malas de novo para partir do calor do sertão para o frio da Noruega. Ao nos prepararmos para ir, nosso desejo é que as sementes plantadas aqui cresçam e gerem frutos. Nosso foco principal tem sido o trabalho com os jovens. Ser jovem em um contexto predominante de desestrutura familiar, condições financeiras menos favoráveis e poucas oportunidades e perspectivas é um desafio. Essas dificuldades acabam marcando também a espiritualidade, afinal somos seres integrais. No grupo de jovens procuramos desafiá-los a olharem para sua realidade e para a Palavra, encorajando-os a mudanças no seu cotidiano. Criamos também a oportunidade de conversarem com mais liberdade em grupos separados de meninos e meninas. Tem sido interessante ver esses conflitos sendo trabalhados de forma criativa no grupo de teatro que iniciamos. Acreditamos que a Igreja pode ser um agente de transformação na vida e no caráter dos jovens. Nesses dois meses que nos restam temos nos preocupado principalmente em estruturar uma liderança e desafiá-la a dedicar-se, perseverar e confiar. Que Deus nos dê sabedoria e discernimento nesta caminhada.

Maicon e Carol Steuernagel

Olá queridos leitores, quero saudá-los com a graça e paz de Cristo.

Nos meses de maio e junho estive visitando os parceiros do Projeto Ucrânia, onde pude explicar melhor o andamento de nosso processo rumo à missão. Atualmente estamos providenciando os documentos necessários ao visto de entrada naquele país. Também pude visitar outras igrejas e divulgar o projeto. Com alegria eu percebo que mais e mais pessoas e igrejas se juntam a nós neste sonho de levar o Evangelho vivo de Cristo a terras tão distantes. A Ucrânia é um ponto estratégico para a missão no Oriente Médio, devido a sua proximidade com a Turquia. Por isto o Centro de Treinamento é tão importante. Venho buscando contato com missionários na Turquia e percebo que há muitas promessas de auxílio mútuo. E numa destas conversas um missionário me aconselhou a trabalhar com crianças através do futebol. Pois através da mudança nas crianças os pais se aproximam e abre-se uma porta para ouvirem do Evangelho.

Nós estamos com o orçamento já em fase final para podermos seguir em frente, agradeço a cada parceiro que continua sonhando conosco! Esperamos apenas o OK de Deus para embarcar. Um grande abraço a todos, continuem orando.

André Mattos

painel internacional

direto da frentedicas de livros, filmes, encontros...

Neste blog você encontra sugestões de material, idéias práticas, músicas entre outras coisas que podem ajudar no Ministério com Crianças.

por Claudia Palm e Tatiane Kohlrausch

Acesse: www.ministeriocomcriancasme.blogspot.com

3

NoruegaUcrânia

a_frente_jul_10.indd 5 04/08/2010 16:04:19

Page 4: Boletim Agosto 2010

Birigui - SPRenato e Giane Renhemeier

Butiá - RSEder e Liane Bartz

Como a maioria de nossos membros ainda é bastante jovem, somente uma das crianças que freqüentam o culto infantil é filha de pais que participam na comunidade. As demais, freqüentam a igreja pela iniciativa de irmãos, que convidam e trazem crianças da família e vizinhança.

Na comunidade, contamos hoje com três orientadores e uma coordenadora para o culto infantil. Embora a freqüência média ainda seja pequena, de três a quatro crianças por culto, nos alegramos muito com a participação destes pequeninos, e com o esforço dos irmãos, que tem investindo em seu evangelismo e crescimento espiritual.

Neste ano de 2010, ainda não tivemos nenhum evento voltado para as crianças. Já em anos anteriores, realizamos eventos evangelísticos, com participação de cerca de trinta e oito crianças. Foi um encontro muito especial. Mas, o fato do nosso culto ser à noite, e de que estas crianças não tem seus pais na igreja, dificulta a continuidade da participação. Ainda assim, muito nos alegramos com aquelas que permanecem, pelo fato de gostarem tanto dos encontros, que insistem com seus pais para que as levem, ou ao menos que as permitam ir de carona para a “escolinha dominical”.

Ensinar e aprender caminham juntos quando falamos em ter um trabalho com crianças na igreja. O aprender também se aplica a quem quer desenvolver um ministério com elas. Avaliar constantemente e aprender com os erros e acertos é necessário. Compor uma equipe que se capacite com conhecimentos bíblicos e com ferramentas pedagógicas e metodológicas é muito importante. E principalmente precisamos aprender o porquê de trabalhar com crianças, e nos motivar a isto. Temos observado que um trabalho coerente, pedagógico e bíblico pode gerar bonitos e saudáveis frutos, que em breve estarão à frente das comunidades das quais já fazem parte.

Para nós, aqui em Butiá, o trabalho com as crianças até o ano de 2009 era realizado aos sábados à tarde no templo. Até tínhamos um bom número, mas notávamos que o nosso alcance estava se limitando. Então, pensou-se um novo projeto. O Senhor encaminhou todas as coisas e chegamos a um bairro perto do templo, com muitas crianças. Então depois de uns primeiros contatos, encontramos um clube de futebol amador que logo concordou em nos apoiar emprestando sua sede social, com a possibilidade de usar inclusive o campo. Nos alegramos e nos motivamos muito, começamos com este trabalho no início do mês de maio e no primeiro sábado tínhamos mais de cem crianças. O número nos sábados seguintes diminuiu e isto não nos desmotivou, pois vimos que não seria o ideal porque para isto teríamos que ter uma estrutura que ainda não temos.

Agora o que nos alegra é ver que as crianças estão retornando. As que participavam na igreja passaram a ir ao novo local. Este ministério nos mostrou que não precisamos ter medo de ir adiante. Vimos que ele está fazendo muito bem a toda comunidade. Pessoas que se achavam sem nenhum dom ou habilidade estão se envolvendo na equipe de apoio que tem sido importantíssima.

“Deixai vir a mim os pequeninos pois deles é o reino dos céus.”

4

Trabalho na sede do clube de futebolEvangelismo com crianças Culto infantil

Araripina - PERafael, Catis e Manuela Coelho

A realidade do trabalho com crianças no Sertão Nordestino é marcante e ao mesmo tempo cheio de contrastes, no que diz respeito às realidades sociais em que elas se encontram.

A Igreja de Araripina possui trabalho com crianças em quatro lugares: na comunidade do Centro; no Projeto Vida Plena (realizado na Vila Bringel, um dos lugares mais pobres e violentos de Araripina) e em dois sítios, IPA e Serra do Jardim (Vilinha). Enquanto que na comunidade do centro de Araripina temos crianças com material escolar, roupas boas e alimento na mesa, por outro lado há muita pobreza na Vila e nos Sítios.

Um exemplo disso foi o que comprovamos no final de maio. Nesta ocasião, a Comunidade Luterana do Bairro Primavera (Novo Hamburgo/RS) enviou uma doação de materiais para as crianças. Ao dividir o material, os professores do Vida Plena falaram que iriam distribuí-lo aos poucos, pois algumas crianças acabavam comendo o giz de cera por estar com fome. Para algumas, a única refeição diária é o cuscuz oferecido no projeto. Este tipo de relato nos impressiona e comove. O desafio social anda junto com o espiritual. O desejo de proporcionar alegria e esperança para estas crianças é imenso. Ver a cada culto o ânimo e a alegria que elas expressam ao louvar ao Senhor é maravilhoso, é lindo!

O envolvimento das professoras, neste contexto, faz a diferença na medida em que elas conseguem ir além do “passar a tarefa, contar a história”. Ele começa a ter significado quando o trabalho com as crianças é realizado por amor a elas e ao Senhor que as chama para “cuidar dos pequeninos”.

a_frente_jul_10.indd 6 04/08/2010 16:04:20

Page 5: Boletim Agosto 2010

Arroio dos Ratos - RSIvone Ostenberg

5

Criança é sinônimo de alegria!!! Aqui em Arroio dos Ratos não é diferente. Elas estiveram presentes na Tenda durante o projeto em Janeiro e algumas delas continuam na Comunidade. São sempre tempos de muita alegria os momentos que passamos com elas no cultinho, onde participam em média 12 crianças. Sua espontaneidade e vontade de aprender sobre Jesus são imensas. Tudo o que propomos, seja música, história bíblica, trabalhos manuais, é recebido com muito entusiasmo e eles querem mostrar para a Comunidade o que aprenderam.

E como aprendem rápido! O Pedrinho, de 3 anos, fecha seus olhos e aperta suas mãozinhas para orar. O Éderson, de 9 anos já está sendo discipulado, tamanho é seu interesse pelas coisas de Deus. Há os que desenham maravilhosamente bem. Há os que preferem louvar. A Mari, minha auxiliar, está aprendendo a trabalhar com as crianças. Queremos investir nos pequenos e por isso preparamos uma sala especial para eles. Precisamos ainda comprar mesinhas e cadeiras, além de material bíblico para que elas possam aprender e crescer num local adequado. É muito bom trabalhar com as crianças! Louvado seja Deus pelos pequeninos!!!

Igreja de Juazeiro do Norte Reunião com as crianças

Juan na construção Membros com seus pequenos

Membros reunidos

Apresentação das crianças no culto

Juazeiro do Norte - CEEnio e Regina

Observando as crianças de Juazeiro do Norte e Barbalha, constatamos que a criançada, quando chamado à frente para o culto dominical, esbanja sorrisos e interesse. Compartilhamos com os irmãos exemplos de pequenos servos, que nos tocam pelo amor que demonstram: Yasmim - 11 anos, com síndrome de down e dificuldades de fala, seu abraço na chegada contagia e a forma como louva com os braços erguidos e olhos fechados, falam alto... Karolayne - é dócil e diz "todos precisam de uma igreja, traz salvação, é coisa séria, exige responsabilidade, vou porque gosto e quero, não porque os pais me levam; sou feliz e sonho em ser missionária.” Juan, mora ao lado da igreja em construção, no Sítio Lagoa. O que dizer deste garotinho? Ele é sempre o primeiro que está pronto, traz a bíblia do pai e da mãe para levarem onde forem, sempre diz que construir templos é muito importante e com convicção responde seriamente que será pastor. Detalhe: ele tem 4 anos.

Pois é, Yasmim, Karolayne e Juan, crianças que nos animam, inspiram, encorajam, não sabemos como será o futuro deles, ao Senhor pertence. Certamente precisamos dedicar mais tempo, recursos e oração para com os nossos pequenos “em construção".

Ouricuri - PEMauro e Lívia Westphal

Com a mudança do templo para o centro da cidade, temos notado que o número de crianças no culto infantil tem diminuído. Na busca de aumentar o número de crianças no culto e também não abandonar o trabalho com as do Canacuí, bairro onde o templo estava localizado anteriormente, reativamos o culto infantil no local. Nossa esperança e motivo de oração é que essas crianças retornem, o que não tem acontecido até o momento.

As crianças da Barra de São Pedro, povoado onde funciona o ponto de pregação, tem vindo com muita alegria e em bom número. Nosso objetivo é alcançar mais crianças. Para isso começamos a dar aulas de violão. Temos sentido a disposição delas em aprender e principalmente porque estão trazendo seus amigos para as aulas e seus pais para o culto.

Estamos analisando e vendo as possibilidades de implantar aulas de outros instrumentos musicais, para tentar ganhar mais crianças para Cristo. Pedimos que orem por esse ministério.

a_frente_jul_10.indd 7 04/08/2010 16:04:21

Page 6: Boletim Agosto 2010

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”

6

Entre os dias 07 e 13 de junho a Tenda da Missão Zero foi montada para um pequeno projeto da igreja de Araripina/PE e Ouricuri/CE em parceria com os irmãos do Ministério Sal da Terra. O objetivo era fortalecer o trabalho em Barra de São Pedro-Ouricuri/PE e constituir um novo ponto de pregação em Nascente, maior distrito de Araripina/PE. Estas duas cidades ficam cerca de 60 km distantes uma da outra.

Ao evangelizarmos em um povoado algumas dificuldades são notáveis. Desconfianças, pré-conceitos e resistência em relação aos “crentes”, muitas vezes por experiências com legalismos e mau testemunho dos mesmos. Por outro lado, a presença da Tenda nestas localidades chama muito a atenção e desperta a curiosidade do povo. Na Barra de São Pedro o objetivo do evangelismo e do impacto com a Tenda era de reforçar o trabalho já existente na local (no início deste ano houve um projeto missionário).

Já em Nascente, o objetivo era abrir um novo campo de trabalho da Igreja Luterana de Araripina. Nascente é um povoado em constante desenvolvimento. Com a construção da Ferrovia, nos últimos quatro meses chegaram aproximadamente 1200 funcionários da empresa responsável pelo projeto, para residir e trabalhar em Nascente. Este grande movimento no povoado trouxe pontos positivos como o crescimento da cidade e do comércio, contrastando com os negativos, com muitas famílias sendo desestruturadas, casamentos abalados, aumento no consumo de álcool e drogas.

A Tenda chegou neste povoado com o slogan “A Tenda da Esperança”, justamente para levar esperança em meio às situações de desespero, desânimo, pessimismo e falta de perspectivas em que as pessoas se encontram quando não têm sua vida firmada em Cristo.

Varias foram as programações dentro e fora da Tenda. Pela manhã tínhamos um tempo de meditação e oração, cultos á noite, palestra sobre higiene bucal e distribuição de kits de escovação, que foram conseguidos com a prefeitura de Ouricuri/PE. Todas as tardes saíamos para realizar o evangelismo nas residências. Muitas pessoas vieram assistir aos teatros, ouvir as músicas e a pregação da Palavra. Louvamos a Deus por este início animador e por tudo o que fez entre nós. Esperamos que o trabalho amadureça e que vidas sejam transformadas neste lugar.

Joana Bauer WulffPelo compartilhar dos missionários Rafael e Mauro.

Oração pela Escola Dominical

Este versículo acima é sempre desafiador... E quando se trata do envolvimento de pessoas no ministério infantil ele se torna mais difícil ainda. Geralmente são poucos os que se dedicam com alegria em apascentar o rebanho mirim. E como ele é importante!!!

Temos visto coisas belas acontecerem através de irmãs que trazem uma “penca” de crianças da vizinhança e que, aos poucos, vão sendo transformadas pelo Senhor, causando impacto em suas famílias. Lembro de quando o pai de uma delas vivia caindo bêbado pelas ruas e, em um determinado culto, após ele ter sido levado pela polícia por causar desordem e estar armado com uma faca, seu filho mais velho abraçou-se ao primo e os dois juntos choraram de tristeza

Crato - CE (Seminário)Elvis e Maria Fernanda Clemente

e, ao irmos para a “salinha” (como eles chamam), todas as crianças dobraram seus joelhos e oraram por aquela situação. Hoje, depois de muita luta, o pai desta criança tem se mantido firme.

Outra situação aconteceu cerca de dois anos atrás: Um casal de membros (com suas três filhas) se afastou da igreja por pouco mais de um ano. O motivo aqui não mais importa, mas a menina mais velha (devia ter uns seis anos na época) sempre insistia e orava para que seus pais voltassem. Lembro de uma vez em que ela achou no celular dos pais o nosso telefone e pediu a eles que a deixassem ligar para nossa casa: “Tia Mafê, te amo. Tô com saudades da igreja”... Isso partiu meu coração. Durante um ano esta menina orava pela volta dos seus pais. Já faz quase um ano que eles estão de volta. Glória a Deus pelos pequeninos!!!

Tenda da Missão Zero no Nordeste

a_frente_jul_10.indd 8 04/08/2010 16:04:22

Page 7: Boletim Agosto 2010

A Palavra de Deus anunciada nestes quatro anos de trabalho, tem gerado pequenas transformações. São os primeiros frutos de muitos que virão, assim promovendo uma mudança de vida na história de muitas crianças. Mas quando olhamos a realidade local, verificamos a necessidade de novas ações, principalmente devido à falta de infra-estrutura no bairro Santa Luzia. As atividades acontecem no centro comunitário, que não oferece sala de aula e recursos adequados. Outra característica do local é o baixo nível escolar, as crianças têm dificuldade na leitura e na aprendizagem. Já no bairro Santa Rosa, a maioria das crianças participa na igreja. Isto é um fator importante para o crescimento espiritual da igreja, pois elas representarão a mesma num futuro bem próximo. Neste local, também há dificuldade de infra-estrutura, principalmente na programação do culto, visto que estamos em local provisório.

Na perspectiva para o futuro, tem-se estudado a implantação do Conexão, um projeto de evangelismo para crianças e adolescentes, que promove tanto o ensino da Palavra como também a aplicação prática. As atividades são promovidas através de oficinas, onde a crianças colocam a “mão na massa”. Os temas para este trabalhos poderão ser bem atuais, como: a família, ecologia, a prevenção às drogas, etc. Nesta dinâmica estimula-se uma nova geração de lideres, ou seja, aos poucos eles sentem-se estimulados a participar e ajudar em todo o processo.

José de Freitas - PIMaurício e Eliane Holz

7

Membros reunidos

Culto infantil - bairro Santa Rosa Oficina de higiene bucal

Juazeiro - BAMarli Witter

Creio que como em todas as outras comunidades da Missão no nordeste, aqui em Juazeiro (BA) também não é diferente, pois são as crianças que dão uma “carinha” mais nordestina, mais alegre às nossas igrejas. Verdade é que algumas vezes elas dão trabalho, pois na maioria das vezes não conhecem seus limites, mas quando elas não estão presentes sentimos muita falta delas. Temos em média 15 a 20 crianças na escolinha (culto infantil) e a maioria delas vem sozinha porque os pais não participam. Isto acaba sendo uma dificuldade para o aprendizado delas porque o único contato que têm com a Palavra é no momento do culto.

A missionária Arlete e a irmã Cicera, têm se esforçado muito para apresentar as histórias bíblicas de uma forma criativa para as crianças. Nossa maior dificuldade é desenvolver um trabalho mais direcionado por faixa etária, visto que não temos professores suficientes para dividir a turma, o que seria o ideal. As programações para elas são nas quartas-feiras e aos domingos e a participação tem sido equilibrada nos dois programas. Algumas têm conseguido trazer os pais em ocasiões especiais, como dia das mães, páscoa, e as portas estão se abrindo, pois são pessoas que nunca participaram de igreja evangélica.

Sei que dentro das possibilidades que temos, estamos contribuindo como igreja na formação dessas crianças. Algumas participam do reforço escolar e isto também é mais uma oportunidade de ensiná-las nos princípios da Palavra de Deus. Oramos ao Senhor da Seara que mande mais trabalhadores para sua Seara (com as crianças). Queremos caminhar junto com elas e muitas outras que ainda virão para que se tornem jovens e adultos tementes a Deus e tenham novas perspectivas de vida.

Atividade com as crianças

Tenda da Esperança

Petrolina - PESamuel e Karla Coswig

O que você acha que é uma aula de banca? É assim que as crianças de Petrolina chamam o reforço escolar. No mês de maio nós começamos o reforço com 06 crianças, atividade que tem dado muito certo. Na primeira semana de junho tivemos a “tenda da esperança” em nossa comunidade. Aproveitamo-la e fizemos uma oficina de higiene pessoal e bucal com as crianças do bairro, distribuindo escovas de dente para os menores. A oficina foi ministrada por alunas voluntárias da UNIVASF, ótima parceria. Esses trabalhos têm aberto portas para as crianças participarem do grupo de pré-adolescentes aos sábados e também do culto infantil aos domingos.

Ver a mudança integral das crianças é ver o agir de Jesus em suas vidas. O nosso espaço está ficando pequeno diante do desafio que temos visto. O culto infantil tem crescido gradativamente e na tenda vimos os pais das crianças participando. A participação das crianças tem sido maior do que a de adultos, ultrapassando 25 crianças muitas vezes. Elas são nossos pequenos missionários e tem feito a igreja crescer com sua alegria.

a_frente_jul_10.indd 9 04/08/2010 16:04:23

Page 8: Boletim Agosto 2010

Desde o início da Comunidade sempre tivemos trabalho com crianças. Quando a família Bakke estava no Brasil, a Eli E. Bakke, esposa do Pr. Vidar coordenava o trabalho com crianças na Comunidade. No período de 2001 a 2007 a Comunidade contava com um grupo de 20 crianças. Nem sempre estavam todos ali presentes. Alguns também chegaram depois. Com a implantação do Projeto Missionário de Aparecida do Taboado e a volta da família Bakke para a Noruega este número diminuiu consideravelmente. Mas, nem por isso o trabalho com crianças parou. Trabalhamos, atualmente, com três grupos na igreja:

Primeiro grupo. Três adolescentes que terminaram, em maio, uma série de estudos “Encontro com Jesus” e incursões do “Curso de Membros”. Estes fizeram a Profissão de Fé foram admitidos como membros na Comunidade. Este grupo é liderado pela Maiara. A proposta dela é de continuar se reunindo com eles para formação de um grupo de jovens, que atualmente está reduzido a quatro integrantes. As reuniões acontecem quinzenalmente.

Santa Fé do Sul - SPHilton Henn

Segundo grupo. São três pré-adolescentes liderados pela Josi. Estes vão concluir o curso no final do ano e então fazer a Profissão de Fé. Os encontros com a Josi também são quinzenais. As lições são sempre preparadas aqui em nossa casa. Cada participante ganha uma cópia da lição e do trabalho que será desenvolvido, por cada um, como tarefa durante os quinze dias. Cada participante arquiva o seu trabalho, corrigido, para uma revisão semestral.

Terceiro grupo. São as crianças. Este é o grupo da Escola Dominical, que é realizado durante a mensagem de cada culto. Este é um trabalho voluntário da Maiara e da Josi que se revezam a cada domingo. É um grupo pequeno. Normalmente são seis os participantes. Elas trabalham com material específico conforme a idade. Temos certeza que Deus tem abençoado este trabalho porque já está dando frutos.

Que Deus continue falando, também através das crianças.

compartilhar das frentes“apoio aos necessitados”

8

Reunião com adolescentes Escola dominical

Testemunho: Marco Juarez Robinson Circulou na rede de oração do Movimento Encontrão a notícia de uma enfermidade que tive nos últimos meses. Para um exame de rotina do figado o Dr Harri solicitou uma ecografia de abdomen total. Deste exame foi observado uma alteração no rim esquerdo. Tive que fazer uma cirurgia de retirada de rim. Agora já com um rim e um tumor retirados tenho o seguinte dignostico: CARCINOMA RENAL TIPO CÉLULAS CLARAS, GRAU III DE FURHMANN...

O que quero compartilhar é que estou bem, não precisei de nenhum tratamento pós cirurgia. Vejo a mão de Deus cuidando de mim desde o dignóstico “precoce” do tumor. O médico afirmou: “ Deus estava olhando por você”. É uma história longa, mas o que de fato quero fazer é GLORIFICAR O NOME DO SENHOR que me cuidou e curou. A Ele toda honra e toda gloria.

Obrigado por você ter orado pela manifestação do poder de Deus.

Deus te abençoe. Forte abraço.

Novidades da Missão Zero:- No dia 31/julho de 2010 aconteceu a reunião do

Conselho da Missão Zero. No próximo A Frente falaremos de algumas decisões.

- O projeto Teresina, que estava programado para Julho de 2010, foi transferido para Janeiro de 2011. Divulgaremos data e valor no próximo A Frente.

- Acontecerá de 16 a 25 de outubro, em Cape Town, África do Sul, o III Congresso de Lausanne, de evangelização mundial. Maria Fernanda Decker Clemente, Airton Palm e Whanderson Perobelli participarão deste evento. Oremos pela viagem e pelo congresso. Aproveitando esta viagem à África visitaremos Angola (Luanda) e Moçambique (Beira e outras regiões) para estabelecer contatos para parcerias missionárias.

- A comunidade de Três Lagoas, primeiro projeto da Missão Zero, completa 20 anos em 2010. Foram realizados vários cultos festivos. Um novo templo está sendo construído com capacidade para 250 pessoas. Louvamos a Deus por isto!

a_frente_jul_10.indd 10 04/08/2010 16:04:24