boletim bibliográfico nº6

5
Semana da Leitura Semana da Leitura Semana da Leitura Semana da Leitura Concelhia de Concelhia de Concelhia de Concelhia de felgueiras felgueiras felgueiras felgueiras Realiza-se, pela primeira vez, a semana concelhia da Leitura envolvendo os vários agrupamentos do Concelho de Fel- gueiras e a Biblioteca Municipal. Teremos a presença no auditório da Biblioteca Munici- pal do Coordenador do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral, poeta e professor universitário. Colabora no jornal "Público" e nas revistas "Ler" e "Colóquio Letras". Tem comissariado alguns eventos dedicados à literatura, nomeadamente , "100 Livros do Século", ou mais recentemente a comitiva de escritores portugueses no Salão do Livro de Genève. Em 1990 publicou "Acédia", a que se seguiram "A Escada de Jacob" (1993), "Às Cegas" (1997) e "Poesia Reunida 1990-2000". Boletim Informativo Boletim Informativo Boletim Informativo Boletim Informativo Bibliotecas Escolares Bibliotecas Escolares Bibliotecas Escolares Bibliotecas Escolares Cada livro que escrevo dá uma pequena biblio- teca” (José Eduardo Agua- lusa) FEVEREIRO/2011 FEVEREIRO/2011 FEVEREIRO/2011 FEVEREIRO/2011 BOLETIM BOLETIM BOLETIM BOLETIM N.º 6 .º 6 .º 6 .º 6 Próximas Atividades Hora do Conto Hora do Conto Hora do Conto Hora do Conto A Hora do Conto é uma das atividades realiza- das com a finalidade de despertar nas crianças o interesse maior para explorar o mundo mágico da leitura. Este período será em parceria com a Biblioteca Muni- cipal de Felgueiras. Além disso serão distribuídos contos em diferentes formatos pelas esco- las do 1º Ciclo e pelos Jardins do Agrupamento. Acompanhe as novidades da BE no nosso blogue: www.biblioidaes. blogspot.com NOVIDADES NOVIDADES NOVIDADES NOVIDADES CONCURSO NACIONAL DE LEITURA CONCURSO NACIONAL DE LEITURA CONCURSO NACIONAL DE LEITURA CONCURSO NACIONAL DE LEITURA Vencedores da 1º fase 3º Ciclo: - Micael André de Jesus Vieira, nº22, 7º C - Pedro Manuel Moreira Teixeira, nº22, 8º D - Ângela Maria Ferreira Silva, nº8, 9º B Ensino Secundário: - Paula Sofia Pereira, nº19, 10º A -Linda Inês Mendes da Silva, nº17, 11º A. Visita do escritor Visita do escritor Visita do escritor Visita do escritor Tiago Gonçalves Tiago Gonçalves Tiago Gonçalves Tiago Gonçalves Durante a semana da leitura teremos a visita do Tiago Gonçal- ves , um escritor da nova geração, com uma escrita sim- ples e apela- tiva. Falará do seu livro:” Não fomos nós dois” e “De uma só sor- te”. A nossa BE FEIRA DO LIVRO USADO FEIRA DO LIVRO USADO FEIRA DO LIVRO USADO FEIRA DO LIVRO USADO Dá uso aos teus objetos e livros usados entrega-os na biblioteca e apoia a feira do usado. Assim estás a contribuir para a compra de livros novos para a nos- sa Biblioteca.

description

Novidades literárias

Transcript of boletim bibliográfico nº6

Semana da Leitura Semana da Leitura Semana da Leitura Semana da Leitura Concelhia de Concelhia de Concelhia de Concelhia de felgueirasfelgueirasfelgueirasfelgueiras Realiza-se, pela primeira vez,

a semana concelhia da Leitura envolvendo os vários agrupamentos do Concelho de Fel-gueiras e a Biblioteca Municipal. Teremos a presença no auditório da Biblioteca Munici-pal do Coordenador do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral, poeta e professor universitário. Colabora no jornal "Público" e nas revistas "Ler" e "Colóquio Letras". Tem comissariado alguns eventos dedicados à literatura, nomeadamente , "100 Livros do Século", ou mais recentemente a comitiva de escritores portugueses no Salão do Livro de Genève. Em 1990 publicou "Acédia", a que se seguiram "A Escada de Jacob" (1993), "Às Cegas" (1997) e "Poesia Reunida 1990-2000".

Boletim Informativo Boletim Informativo Boletim Informativo Boletim Informativo

Bibliotecas EscolaresBibliotecas EscolaresBibliotecas EscolaresBibliotecas Escolares

Cada livro que escrevo

dá uma pequena biblio-

teca” (José Eduardo Agua-

lusa)

FEVEREIRO/2011FEVEREIRO/2011FEVEREIRO/2011FEVEREIRO/2011 BOLETIM BOLETIM BOLETIM BOLETIM NNNN.º 6.º 6.º 6.º 6

Próximas Atividades

Hora do ContoHora do ContoHora do ContoHora do Conto

A Hora do Conto é uma das atividades realiza-das com a finalidade de despertar nas crianças o interesse maior para explorar o mundo mágico da leitura. Este período será em parceria com a Biblioteca Muni-cipal de Felgueiras. Além disso serão distribuídos contos em diferentes formatos pelas esco-las do 1º Ciclo e pelos Jardins do Agrupamento.

Acompanhe as novidades da BE no nosso blogue: www.biblioidaes.blogspot.com

NOVIDADESNOVIDADESNOVIDADESNOVIDADES

CONCURSO NACIONAL DE LEITURACONCURSO NACIONAL DE LEITURACONCURSO NACIONAL DE LEITURACONCURSO NACIONAL DE LEITURA

Vencedores da 1º fase

3º Ciclo: - Micael André de Jesus Vieira, nº22, 7º C - Pedro Manuel Moreira Teixeira, nº22, 8º D - Ângela Maria Ferreira Silva, nº8, 9º B

Ensino Secundário: - Paula Sofia Pereira, nº19, 10º A -Linda Inês Mendes da Silva, nº17, 11º A.

Visita do escritor Visita do escritor Visita do escritor Visita do escritor Tiago GonçalvesTiago GonçalvesTiago GonçalvesTiago Gonçalves

Durante a semana da leitura teremos a visita do Tiago Gonçal-ves , um escritor da nova geração,

com uma escrita sim-ples e apela-tiva. Falará do seu livro:” Não

fomos nós dois” e “De uma só sor-te”.

A nossa BE

FEIRA DO LIVRO USADOFEIRA DO LIVRO USADOFEIRA DO LIVRO USADOFEIRA DO LIVRO USADO

Dá uso aos teus objetos e livros usados entrega-os na biblioteca e apoia a feira do usado. Assim estás a contribuir para a compra de livros novos para a nos-sa Biblioteca.

Referências BibliográficasReferências BibliográficasReferências BibliográficasReferências Bibliográficas————AquisiçõesAquisiçõesAquisiçõesAquisições

Página 2 BOLETIM INFORMATIVO

Um folheto de acompanhamento do filme A História dos Direitos Humanos, esta publicação proporciona uma introdução básica aos direitos humanos, a delinear o seu desenvolvimento no sistema de direitos humanos moderno. Isto apresenta ao leitor os instrumentos mais importantes dos direitos humanos e aconselha sobre as ações que qualquer pessoa pode tomar para aumentar a consciência dos direitos humanos na sua zona de influência.

O Greg Heffley sempre teve muita pressa em crescer. Mas, agora que vai ficando mais velho, começa a perceber que afinal crescer pode não ter assim tanta piada. Sem poder contar com o apio de Rowley, com quem se zangou no verão, Greg vai ter de enfrentar sozinho problemas como: borbulhas, as paixonetas, as aborrecidas reuniões familiares, os trabalhos de casa que agora tem de fazer com o superexigente pai, a falta de pontaria para a sanita (agora que a mãe obrigou toda a gente lá de casa a fazer xixi sentado!) ou o facto de ter de tomar banho com os colegas nos balneários da escola.

Aos olhos do mundo, Inês é a menina perfeita. Frequenta um dos melhores colégios nos arredores de Lisboa e relaciona-se com filhos de embaixadores e presidentes de grandes empresas. Por detrás das aparências, a realidade é outra, e bem distinta. Inês e os seus amigos são consumidores regulares de drogas, participam em arriscados jogos sexuais e utilizam desregradamente a internet, transformando as suas vidas numa espiral marcada pelo descontrolo físico e emocional.

Publicado pela primeira vez em 1945, O Triunfo dos Porcos transformou-se na clás-sica fábula política deste século. Acrescentando-lhe a sua marca pessoal de mordaci-dade e perspicácia, George Orwell relata a história de uma revolução entre os animais de uma quinta e o modo como o idealismo foi traído pelo poder, pela corrupção e pela mentira.

«Nesta história inquietante, Poppy Adams recupera o passado e os segredos de duas i r m ã s q u e r e g r e s s a m à c a s a q u e a s v i u c r e s c e r . Assomando à janela do primeiro andar da mansão degradada que em tempos fora a sua idílica casa de família, Ginny aguarda ansiosamente a chegada da irmã, que partiu há quarenta e sete anos e nunca mais voltou. Especialista em borboletas, Ginny leva uma vida de reclusão, com medo de se aventurar no mundo exterior.

A Dentinho faz uma grande descoberta: a alma do Bisavô era um truque eléctrico. Melhor: o Bisavô está nem por isso vivo, como eles, e convida a família para um jan-tar na divisão secreta da cave. Entretanto, Mil- Homens perde o gato Obama durante a festa de aniversário e acaba preso na própria armadilha. Na parede da arrecadação apareceu escrito: "És mesmo burro, meu! / E o teu ajudante é um cabeça de atum. / Tantos vampiros por aí / e vocês não vêem nenhum".

Página 3 BOLETIM INFORMATIVO

Referências BibliográficasReferências BibliográficasReferências BibliográficasReferências Bibliográficas————AquisiçõesAquisiçõesAquisiçõesAquisições

Poucos autores escrevem histórias comoventes e de inesgotável ternura como Cathe-rine Andersen.As suas personagens partilham com o leitor a esperança de encontrar o amor perfeito de uma vida inteira. No intuito de por a salvo a sua vida e a do seu bebé, das mãos de um padrasto violento Maggie Stanley, arrisca tudo numa fuga desesperada passando de um perigo para outro ainda maior. Desde a trágica morte da mulher e dos filhos, Rafe tornou-se num pobre vagabundo que lentamente afoga as suas mágoas no álcool. Assim que conhece Maggie, Rafe pressente que vão envolver-se em problemas .

Por que razão nuns momentos a economia cresce e noutros entra em crise?

Porque é que alguns países são ricos e outros são pobres?

O que determina a inflação?

Uma saga que irresistivelmente arrasta o leitor ao longo de cinco mundos, vividos e pensados através da obsessiva busca da felicidade que move os seus protagonistas. Concebida polifonicamente como a descrição dos vários modos de viver a amargura que medeia entre o abandono da terra e o retorno ao domínio do que é familiar, esta peregrinação possível em tempos de escassez de aventura é a definitiva lição de que o regresso se não limita a perfazer o círculo e constitui uma visão fascinante do Portu-gal que todos, de uma maneira ou de outra, conhecemos.

Barranco de Cegos" acaba por ser a biografia de uma personagem real, mas funda-mentalmente simbólica de um potentado ribatejano, cuja história Redol relata a partir de 1891, ano da revolta republicana no Porto. Aquilo que Redol mostra é, fundamen-talmente, a luta interior e exterior de Diogo Relvas - que simboliza tanto a ideologia conservadora de uma classe dominante como a ideologia reaccionária de uma classe decadente - contra a ideologia revolucionária das classes ascendentes.

Um conjunto de 10 histórias muito diferentes umas das outras.Histórias deste nosso tempo de famílias complicadas, de programas de televisão que nos prometem felici-dade para sempre, de avós trazidos para a grande cidade e que morrem de saudades das árvore do quintal, de heroínas familiares que de repente, se descobre não terem sido tão heróicas como isso, e de outro tipo de heróis para quem a escola se resume a meia dúzia de palavras complicadas .

Ele viu-a e pagou uma fortuna para ficar com ela. Pelo menos, era o que todos pensa-vam. Mas este casamento não é o que parece... Lady Christiana Fitzwaryn está apaixo-nada. Infelizmente, o seu futuro marido não é o homem dos seus sonhos mas sim um perfeito desconhecido, com quem o próprio rei Eduardo negociou o enlace. Sobre este homem, Christiana apenas sabe tratar-se de um mero mercador plebeu. Não esta-va, pois, preparada para o primeiro encontro: David de Abyndon revela ter um caris-ma extraordinário e nutre uma indiferença desconcertante em relação ao estatuto social dela.

BOLETIM INFORMATIVO Página 4

Referências BibliográficasReferências BibliográficasReferências BibliográficasReferências Bibliográficas————AquisiçõesAquisiçõesAquisiçõesAquisições

Anita, Rick e Jason partem em segredo à procura da Terra Que Morre. Em Kilmore Cove, entretanto, Julia tem de encontrar rapidamente um exemplar do caderno de Morice Moreau para comunicar com os seus amigos e ajudá-los. A Anita, o Rick e o Jason estão, efetivamente, metidos em sarilhos. Os Incendiários e o seu chefe, Mala-rius Voynich, queriam destruir a Terra Que Morre servindo-se da sua arma mais peri-gosa: o fogo.

Ana, Maria e André partem com os embaixadores Torres para uma semana de férias em Valência, Espanha, durante a final da Taça América, a bordo de um magnífico veleiro, o Mi Vida. Com eles encontra-se o jovem americano Richard Grant e o espa-nhol Javier, filho do skipper, Alonso. Pouco antes de assistirem à primeira regata, os Primos observam um saco preto a boiar na água e pedem a Alonso para o recolher. consegue antecipar-se.

Após a morte de seu pai, o Rei George V, e da escandalosa abdicação do Rei Eduardo VIII, Bertie, que toda a sua vida sofreu de um debilitante problema de fala, é coroado Rei George VI de Inglaterra. Com o país à beira de uma guerra e a necessitar desespe-radamente de um líder, a sua mulher, Elizabeth, futura Rainha-mãe, encaminha o marido para um excêntrico terapeuta da fala, Lionel Logue. Depois de um começo difícil, os dois homens iniciam uma terapia pouco ortodoxa e acabam por formar um vínculo inquebrável.

Após o casamento, Bella e Edward viajam até o Rio de Janeiro para a lua de mel, onde finalmente se entregam a suas paixões. Ela logo descobre que está grávida e, durante o parto que quase levou Bella à morte, Edward concede o desejo que ela tinha de se tornar imortal.Mas a chegada da filha, Renesmee, coloca em movimento uma perigosa cadeia de eventos que encurrala os Cullen, junto a seus aliados, contra os Volturi, o temível conselho de vampiros líderes, preparando o palco para uma batalha sangrenta.

MultimédiaMultimédiaMultimédiaMultimédia————dvddvddvddvd

Quando o fotógrafo profissional J.B. 'Jeff' Jeffries (James Stewart) se vê obrigado a permanecer numa cadeira de rodas com uma perna quebrada, nasce nele uma obses-são pela observação dos dramas privados dos seus vizinhos do outro lado do pátio. Quando suspeita que um vendedor possa ter assassinado a sua maçante esposa, Jef-fries pede ajuda a sua namorada e socialite (Grace Kelly), para investigar a cadeia de acontecimentos altamente suspeitos.

PEGUE NUM LIVRO QUALQUER, ABRA NUMA PÁGINA AO CALHAS E LEIA-A. DEPOIS LEVE-O CONSIGO DURANTE UNS DIAS. APRECIE A LEITURA!

BOLETIM INFORMATIVO Página 5

NovidadesNovidadesNovidadesNovidades————Biblioteca 1.º cicloBiblioteca 1.º cicloBiblioteca 1.º cicloBiblioteca 1.º ciclo

Phineas & Ferb 4 - Assustar é o Melhor Remédio!, Disney, Dom Quixote, 2011 Quando a Isabella, a amiga do Phineas e do Ferb, é atacada por uma terrível crise de soluços, os rapazes constroem uma casa assombrada super-assustadora para tentar que os soluços desapareçam. Será que a casa cheia de malvados lobisomens, insetos rastejantes e vampiros sedentos de sangue acabará com os soluços ou será que a Isa-bella só vai apanhar um grande susto?

João Pastel - O Monstro Futebolista, Michael Broad , Booksmile, 2011

Eu sou o João Pastel e estas são as minhas aventuras. É tudo verdade, mas aposto que não vais acreditar em mim. Afinal de contas, alguma vez jogaste futebol com um monstro de pés enormes muito peludo e com pés mesmo grandes? Alguma vez uma criatura marinha te estragou a sanduíche? (A mãe ficou furiosa.) Ou viste um espectro a sério no comboio-fantasma?

Princesa Poppy - Aventura na neve, Janey Louise Jones, Booksmile, 2010 A Poppy convidou as amigas para dormirem em sua casa e a festa está animada. Mas durante a noite forma-se uma tempestade de neve que parece não ter fim. Quando a venda da Tia Bem-Me-Quer fica sem alimentos e a Poppy, o pai e o senhor Pedroso desaparecem, ao mesmo tempo, toda a aldeia entra em pânico.

Orvalho de Prata e o Mistério das Joaninhas, Disney, Verbo, 2009 As fadas e os duendes vão fazer um piquenique. Depois do almoço Beck, uma fada-protetora-dos-animais, sugere que joguem ao jogo das «Pintas-Sarapintas». Quem contar mais pintas nas joaninhas, ganha. A Orvalho de Prata, uma fada-da-água, des-cobre uma joaninha branca na cabeça, o que segundo se diz traz azar.

SamSam - Uma Partida do Sonhomau, Sérge Bloch, Ed. Nacional, 2009

SamSam está superfeliz! Ele convidou o Ervilhinha para vir brincar com ele. Mas quando o seu amigo chega, SamSam constata que ele não parece o mesmo: o Ervilhi-nha está vestido como ele, voa e exibe-se à frente dos pais do SamSam! A SamMamã e o SamPapá ficam tão encantados que decidem trocá-lo pelo SamSam. Oh, não! Que pesadelo! Pobre SamSam

Vampiro Valentim - Vem aí o Cometa Negro, Álvaro Magalhães, Asa, 2011 A Dentinho faz uma grande descoberta: a alma do Bisavô era um truque eléctrico. Melhor: o Bisavô está nem por isso vivo, como eles, e convida a família para um jan-tar na divisão secreta da cave. Entretanto, Mil- Homens perde o gato Obama durante a festa de aniversário e acaba preso na própria armadilha. Na parede da arrecadação apareceu escrito: "És mesmo burro, meu! / E o teu ajudante é um cabeça de atum. / Tantos vampiros por aí / e vocês não vêem nenhum".

Os Heróis do Futebol - Manobra Tática, Gerard van Gemert, Ed. Nacional, 2011 Rafael e Rodrigo participam no campo de treino que visa escolher os melhores joga-dores juvenis para a Seleção Nacional que participará no Campeonato Europeu de Futebol, em Barcelona! Será lá que, na mesma altura, O Atlético’69 jogará a final da Liga dos Campeões. Para poderem assistir, os rapazes terão de mostrar o que valem no relvado. Será que vão conseguir?