Boletim CNM 2015 - Edição ATM

8
Boletim Informativo Clube Niteroiense de Montanhismo Ano XI - 2 ª Edição Especial ATM 2015 Niterói, Maio de 2015 C N M CNM Clube Niteroiense de Montanhismo

description

 

Transcript of Boletim CNM 2015 - Edição ATM

Page 1: Boletim CNM 2015 - Edição ATM

Boletim InformativoClube Niteroiense de Montanhismo

Ano XI - 2 ª Edição EspecialATM 2015

Niterói, Maio de 2015

CNMCNMClube Niteroiense de Montanhismo

Page 2: Boletim CNM 2015 - Edição ATM

2 Clube Niteroiense de Montanhismo – Boletim Informativo Edição Especial - ATM 2015

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Mais uma ATM...Por Leandro do Carmo

Há exatos 12 anos, mesmo com o clu-be ainda não fundado... Eramos apenas o embrião do que mais tarde iria ser o Clube Niteroiense de Montanhismo... Es-távamos na ATM 2003...

O tempo passa, na verdade voa! Era um formato diferente. Menos grandioso na quantidade de eventos, porém com o mesmo amor e dedicação que temos hoje.

Hoje, nos preparamos para oferecer um lugar aconchegante, onde você possa sentir o espírito desse encontro. Teremos exposição de fotos do nosso último con-curso fotográfico - Além das Quatro Pa-redes 2015, fotos de nossas atividades, material de divulgação, e muito mais...

Além disso tudo, organizaremos um encontro com os antigos alunos de nossos cursos básicos de escalada. Rever os ami-gos, relembrar das histórias engraçadas e quem sabe, dar aquele empurrãozinho que falta, para aqueles que estão para-dos, voltarem a escalar. Seria muito bom ter todos de volta!

Mas falando na ATM, esse ano teremos o grande evento Rio nas Montanhas: 450 anos de História. O evento busca exaltar o relacionamento dos cariocas e turistas para com suas montanhas, destacando o uso recreativo das encostas e cumes e a intensa conexão emocional que as mon-tanhas despertam na população carioca.

Para tal, a FEMERJ programou uma série de atividades, programadas para acontecer entre 01 e 03 de maio de 2015, no maior centro de escalada em área ur-bana no planeta, que é a Urca.

Bom, esperamos por todos vocês!!!!

Assim que a atual Diretoria assumiu a missão de presidir o CNM, traçamos duas metas a serem perseguidas nos próximos 2 anos: dobrar o número de associados e conseguir uma sede para o clube.

Com relação a primeira meta, pode-mos dizer que ela está bem direcionada, uma vez que começamos, no final do ano passado, com 55 associados e atualmente estamos com 70 sócios do CNM. Acredi-tamos que este crescimento seja fruto de algumas iniciativas desenvolvidas neste curto espaço de tempo, como: oferta de 2 cursos básico de escalada, atividades de manejo de trilha e reflorestamento e au-mento de oferta de atividades oficiais do clube. Porém, tudo isso aliado a uma boa divulgação através das mídias sociais e da internet. Além disso, com a cessão do es-paço dentro do PESET para o CNM, temos mais uma forma de divulgar quem somos e o que estamos fazendo, com isso, espe-ramos uma procura cada vez maior pelo clube.

Outra necessidade do CNM para cres-cer é a existência de uma sede. Percebe-mos que quando se tem um endereço em que se possa ser localizado, isso traz uma maior segurança para as pessoas que querem conhecer o clube. Além disso, é um espaço onde se pode promover reu-niões sociais, palestra técnicas, cursos, além de poder guardar o patrimônio do clube (materiais de escalada, livros, DVDs e um pouco da história do clube). Como assumimos muitas frentes de trabalho neste inicio de ano, esperamos que a par-tir do mês de maio o processo de escolha de um local para o CNM se desenrole, cul-minando com obtenção de uma sede para o clube o mais breve possível.

MENSAGEM

A nova diretoriaPor Vinícius Araújo

Page 3: Boletim CNM 2015 - Edição ATM

Clube Niteroiense de Montanhismo – Boletim Informativo Edição Especial - ATM 2015 3

HISTÓRIA

O CNM e um pouco do começo de seus 10 anos...Por Leandro do Carmo

Após ser questionado na lista de e--mails da FEMERJ, sobre a existência de um clube de montanhismo em Niterói, houve uma grande mobilização. Muita tro-ca de e-mail, conversas, ligações, até que por iniciativa do Gustavo Muniz e do Alan Marra, ambos de Niterói, eles resolveram se organizar e marcar a primeira reunião. Já estava escrito... Dentro de mais alguns dias nasceria o CNM – Clube Niteroiense de Montanhismo.

Três dias após a iluminada mensa-gem, uma lista de e-mails foi criada. Já dava para sentir a força. Num primeiro momento, foi chamada de CENIT, uma abreviatura de CENTRO EXCUSIONISTA NITEROIENSE. Houve inicialmente uma discussão sobre ser um clube excursio-nista, abrangendo mais atividades, ou um clube montanhismo. Prevaleceu o Mon-tanhismo, pois à época, achava-se que o termo excursionista já estaria em desuso, tanto que alguns dias depois, o nome da lista passou a ser aquela que conhecemos até hoje: CNM-Lista. O nome se concre-tizou mesmo antes da primeira grande reunião. Estava batizado, de maneira pro-visória, o segundo clube de montanhismo da cidade, nascia o Clube Niteroiense de Montanhismo.

Não bastava só vontade, era preciso colaboração e dedicação. A lista estava aberta, muitas pessoas foram entrando. Foi necessária muita conversa até que a primeira reunião oficial fosse marcada. Com a ajuda do Alex Figueiredo, então administrador do Parque Estadual da Ser-ra da Tiririca – PESET, conseguiu-se mar-car a reunião para o dia 26/03/2003, na sede AFEA, em Itacoatiara.

A partir daí, muita coisa aconteceu. O

Clube foi amadurecendo. A participação dos outros clubes foi fundamental, tanto nas atividades, com o “empréstimo dos guias”, quanto na organização administra-tiva. O clube precisava se estruturar. Em 30 de abril de 2003, eram 14 integrantes e a tendência era que esse número au-mentasse. Havia uma grande necessidade de alguém responsável pelas atividades, principal objetivo do clube, fazendo a fi-gura do Diretor Técnico atualmente.

O primeiro site do clube entrou no ar. A lista de e-mails do clube estava cheia de mensagens. Em meio a um turbillhão de acontecimentos, a assembléia de fun-dação foi marcada. Presidida pelo grande incentivador e então presidente da Fede-ração de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro, Bernardo Collares, ela foi re-alizada em 20 de Novembro de 2004, na sede da AFEA, em Itacoatiara. Ter os no-mes para compor a diretoria não foi uma tarefa difícil, pode-se dizer até que foi um processo natural. Pelo empenho, dedica-ção e comprometimento, a diretoria foi composta por:

Presidente - Gustavo MunizVice-Presidente - Alan MarraTesoureira - Nise CaldasDiretor Técnico - Jerônimo QuintesDiretor Social - Átila BarrosDiretor de Meio-Ambiente - Alex Fi-

gueiredoConselheiros - Fábio Madeira, Ana

Paula Guimarães e Juliana RennaSuplente - Glaucia Freire

Faltaria espaço para completar essa história... Mas você pode vê-la, na ínte-gra, em nosso Boletim Especial 10 Anos.

Um grande abraço!

Page 4: Boletim CNM 2015 - Edição ATM

4 Clube Niteroiense de Montanhismo – Boletim Informativo Edição Especial - ATM 2015

O CNM é um clube jovem (inclusive é o clube mais novo dentre aqueles filiados a FEMERJ) e existe desde novembro de 2004, tendo, portanto, um pouco mais de 10 anos de atividades ligadas, principal-mente, a caminhada, escalada e ciclismo.

Utilizando os registros de atividades existentes no site do CNM (www.nite-roiense.org.br), pudemos medir o que andamos fazendo desde a sua existência. Apesar de praticamente não termos os números de 2004 e 2005, em função de ainda não termos a ferramenta de ativi-dades no site, isso não atrapalha no nos-so levantamento que totalizou mais de 1.100 atividades neste período, ou seja, uma média de mais de 100 por ano! Isso demonstra que sempre estivemos ativos nas trilhas, escaladas e pedaladas.

Claro que por sermos um clube de montanhismo de Niterói, o local que mais estivemos praticando o nosso esporte foi a nossa cidade. Com destaque especial para a região de Itacoatiara, onde esti-vemos mais de 400 vezes de forma oficial pelo clube, explorando o Morro do Tucum (ou Costão), o Morro do Telégrafo, o Alto Mourão (ou Pedra do Elefante), Agulha Guarishi, Pracinha, Enseada do Bananal, entre outros.

Dentre as trilhas, escaladas e pedala-das praticadas em Niterói, não podemos esquecer que já estivemos pelo Cantagalo (Morro do Cantagalo), Fortaleza de San-ta Cruz (pedaladas), Icaraí (pedaladas e muro de escalada), Itaipu (Morro dos Co-libris e Morro das Andorinhas), Jurujuba (Morro do Morcego), Pendotiba (pedala-das), São Francisco (Morro do Santo Iná-cio e Parque da Cidade) e vários outros.

Fora de Niterói, o local por onde mais

passamos foi a cidade do Rio de Janeiro, pela sua proximidade e pela sua varieda-de de opções de atividades. Em especial, a região da Urca, que concentra o maior centro urbano de escalada do mundo, com escaladas em todos os níveis de di-ficuldade que se possa encontrar, além de ser o local onde todo ano é realizado a Abertura de Temporada de Montanhis-mo (ATM). Porém, sem deixar de visitar as diversas atrações existentes dentro do Parque Nacional da Tijuca (PNT).

Mas o CNM não se contenta com as coisas que estão a nossa volta. Dentro do estado do Rio de Janeiro, além de Niterói, visitamos mais outras 23 cidades. Além do Rio de Janeiro, mencionado acima, as cidades em que mais fomos foram Maricá e Teresópolis. Em Maricá, nossa vizinha de fronteira, fizemos mais atividades de caminhada e ciclismo, com idas a Pedra de Itaocaia, algumas das travessias que existem na região e alguns pedais que ti-nham a cidade como origem ou destino. Já em Teresópolis, situada na Serra dos Órgãos, concentramos mais em caminha-das e escaladas, onde passamos pelos principais picos da região (Dedo de Deus, Escalavrado, Agulha do Diabo, Pedra do Sino, Cabeça de Peixe, entre outros) ou fazendo a travessia mais tradicional do país que liga as cidades de Petrópolis e Teresópolis.

Porém, de tempos em tempos, visi-tamos outros estados do Brasil seja para fazer um acampamento, travessia, pedal, escalada ou para participar de algum en-contro de montanhistas. Ao longo desses anos estivemos em 7 diferentes estados, em quase todas regiões do país, com ex-ceção da região Norte. Apesar de termos ido mais frequentemente a Minas Gerais, nas regiões da Serra do Cipó, Ibitipoca ou Serra do Caparaó, no último ano tam-bém fomos conhecer a Pedra do Frade e a Freira, no Espirito Santo, na cidade de

ACONTECEU

Por onde o CNM passou...Por Vinícius Araújo

Page 5: Boletim CNM 2015 - Edição ATM

Clube Niteroiense de Montanhismo – Boletim Informativo Edição Especial - ATM 2015 5

Cachoeiro do Itapemirim e a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, na cidade de Alto Paraíso.

E não pense que ficamos somente res-tritos ao nosso país. Já tivemos alguns representantes do clube se arriscando em terras estrangeiras. Dentre os países que já fomos estão Argentina (Aconcágua e Patagônia), Bolívia (Huayna Potosi, Estra-da da Morte e Salar Uyuni), Chile (Deser-to do Atacama e Vulcões no sul do Chile), França (Chamonix) e Peru (Huaraz e Ma-chu Picchu).

Além das atividades esportivas, o CNM também tem o seu lado social. E ao longo desses mais de 10 anos, realizamos inú-meras reuniões sociais, com o objetivo de reunir o pessoal que já participa do clube para um momento mais descontraído e eventualmente marcar novas atividades, assim como receber as pessoas que estão querendo conhecer o clube. Pela falta de uma sede, essas reuniões acabam ocor-rendo, na maioria das vezes, uma vez ao mês, tendo ocorrido em vários lugares ao longo do tempo (casa do Alex Figueiredo, prédio do Leandro Collares, praia de Ica-raí ou pelos diversos bares e restaurantes da cidade). Porém, também temos nossos momentos festivos, com festas de fim de ano, festas juninas, blocos de carnaval, aniversários, entre outras comemorações que ocorreram nesses anos, sempre cheio de animação e alegria.

PEDRA DO FRADE E A FREIRA - ES

TRÊS PICOS - RJ

ATM PARNASO - RJ

BARRA DE GUARATIBA - RJ PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA TIRIRICA - RJ

Page 6: Boletim CNM 2015 - Edição ATM

6 Clube Niteroiense de Montanhismo – Boletim Informativo Edição Especial - ATM 2015

PROGRAMAÇÃO

Atividades programadas!

Para o ano de 2015, o CNM resolveu criar um calendário de atividades anual, com o intuito de garantir a ocorrência de certas atividades que são do interesse da grande maioria dos seus sócios. Com isso, as pessoas podem se programar com cer-ta antecedência e garantir sua presença em algo que gostaria de fazer junto com o clube ou que já vinha a algum tempo querendo fazer e não tinha a oportuni-dade de ir. Além disso, também estamos tentando conseguir com que os guias do clube abram suas atividades com alguma antecedência.

Além das atividades do clube, em 2015, já finalizamos uma turma do cur-so básico de escalada (CBE) que havia iniciado no final do ano passado, com 3 alunos, e uma turma que começou este ano e se encerra junto com a ATM, com 6 alunos. Porém, temos a intenção de ofe-recer mais uma turma de CBE para o final do ano, provavelmente, no final do mês de setembro.

Porém, ao longo do ano aparecerão as demais atividades que, por hábito, são programadas com poucos dias ou poucas semanas de ocorrer, muito em função da previsão do tempo ou da disponibilidade das pessoas envolvidas.

Mas assim que tiver chegando o final do ano, já estaremos montando a pro-gramação de 2016, com a repetição de algumas atividades e a inclusão de outras que não foram possíveis serem realizadas neste ano.

INVASÃO - ITACOATIARA - RJ

PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS - RJ

CAPACETE - TRÊS PICOS - RJ

TRAVESSIA PETRÔ X TERÊ - PARNASO - RJ

Page 7: Boletim CNM 2015 - Edição ATM

Clube Niteroiense de Montanhismo – Boletim Informativo Edição Especial - ATM 2015 7

BOLETINS INFORMATIVOS DO CNM

Page 8: Boletim CNM 2015 - Edição ATM

8 Clube Niteroiense de Montanhismo – Boletim Informativo Edição Especial - ATM 2015

REUNIÕES SOCIAIS

As reuniões sociais do CNM são realizadas sempre na primeira quinta-feira de cada mês ím-par e na primeira quarta-feira de cada mês par, às 19:30h, em local a ser definido e divulgado. Os encontros acontecem em clima de total des-contração e informalidade, quando os sócios e amigos do CNM aproveitam para colocar a con-versa em dia, trocando experiências, relatando excursões e vivências ou, simplesmente, desfru-tando a companhia de gente simpática e frater-na. Compareçam e sejam muito bem vindos!!!

EMISSÃO DE CARTEIRA SOCIALA emissão da carteira social ocorre trimes-

tralmente, nos meses de janeiro, abril, julho e outubro. Se você é sócio do clube há mais de 3 meses ou já participou de 2 atividades oficiais do clube + 2 reuniões sociais e está em dia com as suas obrigações, você está apto a solicitar a sua carteirinha. Ela é feita em PVC, com validade de 1 ano e permite ter os mesmos benefícios ofe-recidos pela FEMERJ. Caso queira solicitar a sua, entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected]

NÚCLEO DE MONTANHADesde março de 2015, o CNM tem um espaço

cedido pelo Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET) que fica dentro do parque próximo a en-trada da sub-sede de Itacoatiara. Para o clube, este espaço vem a ser um local onde podemos guardar determinadas coisas do clube, assim como servir de ponto de encontro para reuniões e eventos que se queira fazer. Essa é mais uma conquista do CNM!

EXPEDIENTE

CNM – CLUBE NITEROIENSE DE MONTANHISMOInício das Atividades em 26 de Março de 2003Fundado em 20 de Novembro de 2004

Website: www.niteroiense.org.brFacebook: www.facebook.com/clubeniteroienseYahoo Grupos: br.groups.yahoo.com/neo/groups/CNM-Listae-mail: [email protected]

Endereço do Núcleo de Montanha: Rua das Pa-poulas, nº 0, Itacoatiara, Niterói - RJ (PESET)

Contato: 98608-1731(Leandro do Carmo)

Presidente: Leandro do Carmo Vice: Vinícius Araújo Tesoureiro: Leonardo Carmo Secretário: Alexandre Rockert Diretoria Técnica: Ary Carlos Diretoria Social: Patrícia Gregory Diretoria Ambiental: Stephanie Maia

Conselho Fiscal Efetivos: Adriano de Souza Abe-laria Paz; Andréa Rezende Vivas; Alex Faria de Fi-gueiredo; Suplente: Denise Gonçalves do Carmo Representante do CNM no PESET Titular: Eny Hertz; Suplente: Leonardo Carmo

Informativo Especial: As matérias aqui publica-das não representam necessariamente a posição oficial do Clube Niteroiense de Montanhismo. Ressaltamos que o boletim é um espaço aberto a todos aqueles que queiram contribuir. Envie sua matéria para [email protected]. Parti-cipe!!!

Edição e Diagramação:- Vinícius Araújo- Leandro do Carmo

Revisão Ortográfica:- Vinícius Araújo

CORPO DE GUIAS

E - ESCALADA / T - TRILHAS / C - CICLISMO

Adriano Paz - C T

Alan Marra - C E T

Andrea Rezende - C T

Ary Carlos - E T

Alex Figueiredo - T

Diogo Grumser - T

Eny Hertz - E T

Leandro Collares - E T

Leandro do Carmo - E TLeandro Pestana - C E T

Leonardo Carmo – T

Luiz Alexandre – E

Mauro de Mello - E T

Neuza Ebecken – T

Vinicius Ribeiro – C CNMCNMClube Niteroiense de Montanhismo