Boletim RTPrecortes.rtp.pt/.../aa41934a-4d7b-4660-9b53-fe496e47a0ee.pdfDescrito como "um grande...

20
Boletim RTP 30 de Outubro 2016

Transcript of Boletim RTPrecortes.rtp.pt/.../aa41934a-4d7b-4660-9b53-fe496e47a0ee.pdfDescrito como "um grande...

Boletim RTP

30 de Outubro 2016

Revista de Imprensa

1. RTP proíbe negócios com Daniel Deusdado, Correio da Manhã, 30-10-2016 1

2. DiCaprio quer proteger o mundo do dilúvio, Diário de Notícias, 30-10-2016 2

3. Último adeus à voz da rádio, Correio da Manhã, 30-10-2016 3

4. O meu dia, Correio da Manhã - Domingo, 30-10-2016 4

5. Audiências de tv, Diário de Notícias, 30-10-2016 5

6. Top Canais, Correio da Manhã, 30-10-2016 6

7. Os mais vistos da TV, Público - P2, 30-10-2016 7

8. Top televisão 28.10.2016, Jornal de Notícias, 30-10-2016 8

9. Panóptico, Correio da Manhã, 30-10-2016 9

10. À Moda do Porto, Correio da Manhã, 30-10-2016 10

11. Zunzuns & Rumores, Correio da Manhã, 30-10-2016 11

12. Administração da RTP impede programas de produtoras de Daniel Deusdado | A Televisão, TelevisãoOnline, 30-10-2016

12

13. RTP proíbe negócios com Daniel Deusdado, Sábado Online, 30-10-2016 13

14. Quando aposta em ficção, RTP pensa na sua exportação, Quinto Canal Online, 30-10-2016 14

15. Halloween: Programação televisiva para o teu feriado - Espalha-Factos, Espalha Factos Online, 30-10-2016

15

16. António Raminhos abandona o "5 Para a Meia-Noite", FantasticTV Online, 30-10-2016 17

17. A Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Tua já tem data de estreia definida | A Televisão, Televisão Online,30-10-2016

18

A1

Tiragem: 141289

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Informação Geral

Pág: 42

Cores: Cor

Área: 21,29 x 21,56 cm²

Corte: 1 de 1ID: 66701427 30-10-2016

Daniel Deusdado é diretor de programas da RTP 1

'SERVIÇO PÚBLICO

RTP proíbe negócios com Daniel Deusdado RESPOSTA O CGI e ministro da Cultura responderam às questões do PSD sobre ligações do grupo com empresas de Artur Silva e Daniel Deusdado 'BIOSFERA' O Programa da RTP 2 é a única exceção

HUGO REAL

Aadministração da RTP in-formou o Conselho Geral Independente (CGI) de

que dará "orientações internas" para que as produtoras ligadas a Daniel Deusdado, diretor de programa da RTP 1, e a seus fa-miliares "não realizem, dora-

cvante, quaisquer programas para a RTP, mesmo que a custo zero". A exceção é o 'Biosfera', onde a "direção da RTP 2 conti-nuará a ter liberdade para man - tê-lo em grelha". A informação consta na resposta enviada pelo CGI às perguntas feitas pelo grupo parlamentar do PSD,

RTP GARANTE QUE TODOS OS PRECEITOS LEGAIS FORAM RESPEITADOS após a entrevista em que Luís

Jvlarinho, ex- administrador do grupo público, denunciou ne-gócios entre a RTP e produtoras e pessoas ligadas a Nuno Artur Silva e a Daniel Deusdado.

Na resposta, a que o CM teve acesso, é dito que "desde a no-meação" de Artur Silva corno administrador da RTP, a em-presa pública "não contratou,

direta ou indiretamente, ne-nhum programa ou serviço às Produções Fictícias" nem a "trabalhadores ou funcioná-rios" a ela diretamente ligados. A respósta acrescenta que "as contratações para a elaboração

de textos, peças ou presenças na RTP são feitas (...) independen-temente das colaborações oca-sionais que estes mantenham com outras empresas".

Já o ministro da Cultura, que tutela a RTP, informou os so-

ciais democratas de que "rece-beu garantias" da administra-ção da RTP de "que todos os preceitos legais estão a ser res-peitados" e que, por isso, "con-sidera suficientes os esclareci-mentos" dados pela empresa. •

Página 1

A2

Tiragem: 25947

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Informação Geral

Pág: 48

Cores: Cor

Área: 25,50 x 29,49 cm²

Corte: 1 de 1ID: 66701079 30-10-2016

ANA FILIPE SILVEIRA

Leonardo DiCaprio volta a ser pro-tagonista de um filme mas num re-gisto novo para aqueles que seguem a sua carreira. Em Before the Flood, um documentário com preocupa-ções ambientalistas, entrevista lide-res religiosos e responsáveis políti-cos, mas também cientistas e aca-démicos sobre as mudanças climáticas e o que pode ser feito para as evitar.

Before theFloodestreia-se hoje, às 22.30, em 171 países e em 451ínguas, no National Geographic Channel e amanhã, em sinal aberto, a RTP1 transmite o documentário às 21.00. O filme tem um elenco de estrelas, dada a quantidade de lideres mun-diais a participar, entre eles o presi-dente dos Estados Unidos, Barack Obama, o secretário-geral da ONU, Ban-Ki moon, o Papa Francisco ou ainda Elon Musk e Bill Clinton.

O popular ator é aqui apresenta-do como um ativista ambiental que alerta para vários problemas preju-diciais ao mundo, sugerindo ações e soluções práticas para que a ini-ciativa de cada cidadão possa con-tribuir para evitar uma catástrofe no planeta. DiCaprio viaja pelos 5 con-tinentes e Ártico e fala com cientis-tas, líderes mundiais, ativistas e mo-radores locais para obter uma com-preensão mais profunda deste tema complexo. A ideia é investigar solu-

ções concretas para o mais urgente desafio ambiental do nosso tempo. Em declarações à CBS, o ator desta-ca as alterações climáticas como "a mais monumental questão que a nossa geração e a próxima terão de enfrentar, e precisamos de a resolver rapidamente".

Dedicado a uma questão que considera pessoal, referiu que gosta de manter a sua vida "o mais priva-da possível", mas que neste caso, como narrador do filme, quer"ocu-par o lugar central", como "alguém que coloca questões de uma forma que as pessoas serão capazes de di-gerir melhor".

Estreado no Festival de Cinema de Toronto, Before the Floodconta coma realização de Fisher Stevens,

4£4,5k

.• 4 • t:4 (_•!•tt,.- ' •

que também assinou The Cove, do-cumentário sobre o massacre de golfinhos, que conquistou o óscar em 2009, e produção executiva de Martin Scorsese, parceiro de DiCa-prio em vários projetos cinemato-gráficos. A banda sonora, já dispo-nibilizada na intemet, é assinada por Trent Reznor (dos Nine lnch Nails) eAtticus Ross.

Stevens defende esta produção como uma oportunidade para que as pessoas saibam "a verdade sobre todos os danos que já foram causa-dos ao planeta e quanto tempo te-mos até encontrar soluções que evi-tem o colapso do ecossistema". E alerta: "Não podemos fechar os olhos e esperar que o problema se resolva sozinho."

O realizador diz ter esperança de "que este documentário chame a atenção para o destino implacável que nos espera caso não façamos nada". "É uma questão complexa e parece fora do nosso controlo, mas a verdade é que precisamos de usar o nosso voto, fazer ouvir anossa voz através do voto e eleger líderes que acreditem nas conclusões científi-cas sobre as alterações climáticas, que acreditem em verdades empíri-cas. Se não o fizermos e perdermos a nossa voz nestas eleições, em últi-ma análise não vamos fazer a dife-rença neste tema", adianta DiCa-prio.

Na digressão mundial para a ro-dagem do documentário viveram momentos de grande risco. De

acordo com declarações de Fisher Stevens, o protagonista quase mor-reu afogado durante uma expedi-ção às ilhas Galápagos, em 2010. "Eu fazia mergulho como Edward Norton. Descemos e vimos mais de 300 raias, foi um ótimo mergulho. O Leo foi coma Sylvia (mergulhadora Sylvia Earlei e o Edward ficou à mi-nha frente. Vinte minutos depois, ti-nha-os perdido a todos de vista. Até que percebi que o Leo já quase não conseguia respirar porque a botija de oxigénio estava a esvaziar. O Edward precisou de o salvar", contou o cineasta.

As imagens, que agorafazem par-te do filme, foram as primeiras a ser recolhidas, pois foi durante esta via-gem que o ator e o realizador se aproximaram, surgindo a vontade de produzir o documentário.

Corrupção mancha a carreira Dedicado a cai tRas humanitárias há vários anos, Leonardo DiCaprio está entretanto envolvido num es-cândalo de corrupção com cenário na Malásia. Em causa estará alega-damente um caso de desvios supe-riores a cem milhões de dólares para as gravações do filme O Lobo deWallStreet.

O caso, que chegou a pôr em cau-sa o seu cargo como embaixador da BoaVontade das Nações Unidos, lu-gar que ocupa desde 2014, obri-gou-o a pronunciar-se. O norte--americano revelou a intenção de "devolver todos os presentes e doa-ções recebidos de pessoas ou em-presas ligadas ao escândalo" e ofe-receu-se para colaborar no sentido de "ser feita justiça".

Aprodutora Red Granite, respon-sável pelo filme de2013, está acusa-da de desviar dinheiros de um fun-do público malaio para produzira longa- metragem protagonizada por DiCaprio. O caso de branquea-mento de capitais está a ser investi-gado pelo Departamento de Justiça norte-americano, que apresentou denúncia oficial em julho.

O agente e investidor malaio Low Taek Jho, que tem sido insistente-mente apontado como um dos no-mes centrais neste escândalo, tem sido um dos doadores mais prolífi-cos da Fundação Leonardo DiCa-prio, à qual terá oferecido várias gar-rafas de champanhe, património e verbas contabilizados em mais de 4,4 milhões de euros.

Tem sido exigido a DiCaprio que devolva não só o valor das doações que recebeu de fontes suspeitas mas também o cachetpelo filme, es-timado em 25 milhões de dólares (22,7 milhões de euros). Não foi até agora referida pelos representantes do ator qualquer devolução destes honorários.

Os dados em causa têm desenca-deado criticas ao artista, que ga-nhou o primeiro bscar neste ano pela interpretação em The Reve-nant Na altura, aproveitou a oca-sião para destacar a importância de preservar o planeta.

DiCaprio quer proteger o mundo do dilúvio Estreia. Before the Flood estreia-se hoje em 171 países, incluindo Portugal. O documentário produzido por Leonardo DiCaprio é transmitido amanhã na RTP1, às 21.00

Narrado por Leonardo DiCaprio, o documentário inclui entrevistas a personalidades como Barack Obama, Bill Clinton, Ban Ki-moon, o Papa Francisco, investigadores da NASA, conservacionistas florestais e cientistas

Página 2

A3

Tiragem: 141289

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Informação Geral

Pág: 42

Cores: Cor

Área: 21,21 x 7,23 cm²

Corte: 1 de 1ID: 66701416 30-10-2016

OAmigos despediram-se OU Pedro e Sérgio Figueiredo, da TVI Júlia Pinheiro e Rui Pego

JAIME FERNANDES

.ültimo adeus à voz da rádio G Dezenas de familiares e ami-gos disseram ontem à tarde o último adeus ao jornalista Jaime Fernandes, que morreu quinta--feira, aos 69 anos. Júlia Pinhei-ro, Zé Pedro, Paulo.Gonzo, Síl-via Rizzo e Nuno Artur Silva fo-ram algumas das personalida-.̀11es presentes nas cerimónias fúnebres. Depois de u ma missa na Igreja de São João de DeuS, o

corpo de Jaime Fernandes se-guiu para o cemitério dos Oli-vais, onde foi cremado.

Descrito como "um grande profissional e amigo", Jaime Fernandes foi um dos mais im-portantes nomes da rádio e te - levisão em Portugal nas últimas décadas. Era atualmente pro-vedor do telespectador da RTP e administrador da MEO Arena.

Página 3

A4

Tiragem: 141289

País: Portugal

Period.: Semanal

Âmbito: Interesse Geral

Pág: 66

Cores: Cor

Área: 18,71 x 27,14 cm²

Corte: 1 de 1ID: 66702264 30-10-2016 | Domingo

o meu dia por Fernanda Cachão

Rui Mendes "Fui com3rar a minha 3rimeira televisão UM APARELHO EM SEGUNDA MÃO PARA PODER ACOMPANHAR NA SUA CASA NA ESTRADA

DE BENFICA. EM LISBOA. O DIA MAIS IMPORTANTE DA SUA VIDA. O 25 DE ABRIL DE 1974

Até já tinha sido contrata-do para aparecer pela RTP nas casas dos portugueses mas, como explica, sem-pre lhe "pagaram para tra-balhar para a televisão e não para ver televisão': Então, como hoje. Por isso, a emissão televisiva da chegada do homem à lua (1969), por exemplo, despertou-lhe interesse mas acompanhou-a em televisor alheio e a preto e branco como era naquele tempo. "Para que haveria de ter um televisor em casa? Não valia a pena, eram só mentiras, então como hoje, mas as de hoje são doutro teor': Pois bem, a 25 de abril de 1974, quando soube que neste que viria a ser o dia mais importante da sua vida a revolução estava a acontecer, respeitou o que pediam e ficou em casa mas não deixou de "ligar ao meu amigo e ator Ar-mando Venâncio, que vendia televisões em se-gunda mão, e comprar um aparelho" para poder ver a revolução portuguesa na sala, a preto e branco. As primeiras emissões a cores começariam no ano se-guinte com as eleições para a Assembleia Consti-tuinte, sendo esporádicas

??~- 111111111111~~1

RUI MENDES 'SCEU EM 1937.

EM LOIMBRA E ESTREOU-SE NO

TEATRO EM 1956. TRABALHOU.

POR EXEMPLO, NA EMPRESA VASCO

MORGADO. GRUPO 4/ TEATRO

ABERTO, CORNUCÓPIA. D. MARIA II

E MALAPOSTA, E PARA A TELEVISÃO

FEZ PERSONAGENS MARCANTES

COMO AQUELA DA SERIE 'DUAR.I E

E COMPANHIA', E PARTICIPOU EM

NUMEROSAS TELENOVELAS. FEZ

UMA VINTENA DE FILMES, O ÚLTIMO

'O MILAGRE SEGUNDO SALOME, DE

MÁRIO BARROSO (2004).

até 7 de março de 1980. Rui Mendes acompanhou os acontecimentos através da sua televisão (quase) nova, que comprou por um valor de que já não se recorda, e hoje, à distância

dos acontecimentos, tece duas considerações: "Se na altura morasse no Chiado, como alguns al-guns amigos meus, em vez de na Estrada de Benfica, teria saído e andado por ali a ver o movimento como muitos fizeram" e então talvez tivesse demorado mais algum tempo até ter televisão em sua casa mas, de qualquer forma, a cores na rua ou na sala a preto e branco "foi o dia mais im-portante para mim e para todos': "Vivíamos num país enegrecido, escuro, em grande atraso relativa-mente a outros países e embora os problemas não se tenham resolvido todos, valeu muito a pena': e

Página 4

A5

Tiragem: 25947

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Informação Geral

Pág: 47

Cores: Cor

Área: 6,17 x 17,96 cm²

Corte: 1 de 1ID: 66701075 30-10-2016

auesliNcu.s DE TV . .

,l-

4.1 1

Cl

Deixa Que Te Leve faz o seu melhor resultado s A novela portuguesa, em repe-tição ao início da tarde na TVI, conquistou 377 mil espectado-res, registando uma audiência média de 3,9% e 26% de share. A Impostora, do mesmo canal, ficou com o primeiro lugar, se-guida de Amor Maior, da SIC.

AUDIENCIA MÉDIA SliARE

1 A Impostora M.71) 12.4% 27. 2 Amor Maior (SIC) 11,9% 26.0% 3 Jornal das 8 (TV1) 10.6% 23.8% 4 A Unica Mulher (TVI) 10,1% 27.5% 5 Jornal da Norte (SIC) 8.8% 19.6% 8 Rainha das Flores (51C1 79% 21.6% 7 O Preço Certo IR1P1) 7.7% 222% 8 Dir ei to de Antena (RTPI) 7.6% 18.8% 9 Telejornal (RTP1) 7.5% 171% 10 Sexta a% 9 (RTP1) 7.3% 15.6% 11 Jornal da Uma (TVI) 5.9% 269% 12 Pr ime,ro Jor nal (51G) 5.9% 26.8% 13 Casa dos Segredos 6 (TVT1 4,9% 20,6% 14 Vocé na TV (1V1) 42% 33.7% 15 A Tarde É Sua (TVI) 4A% 17.9%

!MIARE MARIO -sErri~ R7P1 RTP2 S1C TVI Cabo lhltros• 12.3 2,2 17.1 22.5 38.8 9,1 •CONTABILIZA VIDEO, GRAVAÇÕES, SATELITE IV TERN.ACIONAL CONSOLAS. INTERNET NA TV E OUTROS CANAIS 00 CABO

DADOS: CAEM

Página 5

A6

Tiragem: 141289

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Informação Geral

Pág: 42

Cores: Cor

Área: 5,12 x 9,32 cm²

Corte: 1 de 1ID: 66701418 30-10-2016

TOP CANAIS fill= SEM-FEIRA 128/10/2016

noroardAçAo NACIONAL

crovilell~1 2,4% sic 5,?" 2,3%

IV124 ff6» ,~ 1,9% raP 3 ‘0.9%

AUDIÊNCIAS. A NOVELKA IMPOS-TORA' (TV!) FOI O PROGRAMA MAIS VISTO: 1202 800 TELESPECTADORES.

Página 6

A7

Tiragem: 33068

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Informação Geral

Pág: 25

Cores: Cor

Área: 10,27 x 4,40 cm²

Corte: 1 de 1ID: 66702002 30-10-2016 | P2

17,1

22,5

Os mais vistos [la TV RTP1 12,3' Sexta-feira, 28

% Aud. Share RTP2 12,2 A Impostora Amor Maior

Jornal das 8

A Unica Mulher III

Jornal da Noite

TVI 12,4 27,7 nin SIC 11,9 26.0 Nb TVI 10.6 23,8

TVI 10,1 27,5 TVI SIC 8,8 19,6 cabo

36,8

Página 7

A8

Tiragem: 72675

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Informação Geral

Pág: 40

Cores: Cor

Área: 5,34 x 5,20 cm²

Corte: 1 de 1ID: 66701333 30-10-2016

to p te 1 evi2s4p2016 Programa Canal Aud. Share A impostora TVI 12,4 2702 Amor maior SIC 11,9 28,0 Jornal das 8 TVI 10,8 23,8 A úraca mulher TVI 10,1 27,5 Jornal da noite SIC 8,8 18,8 Rainha das flores SIC 7,9 21,8 O preso certo RTP1 7,7 22,2 Direito de antena RTP1 7,8 18,8 Telehomal RTP1 7,5 17,1 Sena as 9 RTP1 7,3 15,8 ,C<C1 (KM

Página 8

A9

Tiragem: 141289

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Informação Geral

Pág: 44

Cores: Cor

Área: 25,70 x 32,00 cm²

Corte: 1 de 1ID: 66701432 30-10-2016

EDUARDO CINTRA TORRES ectorres'.g.cmjornalpt

JOSÉ sócouvrEs A ENTREVISTA ALARGADA JA A SEGUIR NA TVIZAI

The Big Picture (RTP 1) é um formato internacional

GOVERNO

A difícil relação com a verdade

A AVALANCHE DE

COMUNICAÇÃO

DIFICULTA O CONHECIMENTO

DA VERDADE

comunicação adquiriu tal peso nas sociedades demo - crát ficas que a forma e a quantidade de mensagens

amiúde se sobrepõem ao próprio con-teúdo. Tornou -se fácil mentir e des-viar-se dos factos.

A avalanche de comunicação dificulta ó conhecimento da verdade. O conceito de verdade é uma preocupação essencial da filosofia e, por extensão, da comunica-ção. A dificuldade reside em a verdade não coincidir com a realidade, que é in-dependente do homem, pertencendo à ordem do discurso sobre os factos. Ha-vendo uma avalanche discursiva sobre a realidade, como aproximarmo- nos da verdade, que será sempre uma tentativa de fidelidade aos factos?

Um adjunto de António Costa teve de demitir-se por mentir na declaração ofi cial de habilitações: não tinha a licencia tura; depois, o chefe de gabinete dum se cretário de Estado teve de demitir-se porque inventou, não uma, mas duas li-cenciaturas. Este caso é mais grave, dado que, segundo o Obsetvador, o ministro da Educação (!) estava a par da mentira e não agiu. Aceitou-a. No primeiro caso, jornais como o DN e o 1N tentaram salvar a face do mentiroso.

Sexta- feira, o CM revelou que a CGD encomendou um "estudo" a uma empre-sa para fiscalizar o trabalho dessa mesma empresa (!) por três milhões, isto é, para validar eventuais falsidades que tenham ocorrido. Soube-se depois que a Caixa nem consegue dizer quem encomendou o "estudo". A CGD tornou-se o exemplo do que é a mentira de Estado, de como o discurso do governo sobre a Caixa como o "ai Jesus" do Estado é totalmente con-trariado pela sua prática. O novo presi-dente fez uma avaliação da Caixa antes de

lá chegar, mas diz que não teve acesso a informações, pelo que, se falasse verda-de, teria avaliado o banco sem conhecer a sua verdadeira situação. Depois houve a lei que o governo propõe, inconstitucio - nal, destinada apenas a um caso particu-lar para dar condições excepcionais à nova administração.

Ontem soube-se que o governo desres-ponsabiliza os autarcas por dinheiro mal gasto, isto é, se mentirem.

A TVI ofereceu em horário nobre uma entrevista a propósito dum livro — o que provavelmente nunca aconteceu na sua

história. A quem? Ao seu protegido Só - crates. A entrevista foi menos sobre o li - vro do que sobre o tema preferido de Só - crates: ele mesmo. Extraordinário foi que, sendo noticiado que o livro poderá ter sido escrito por outrem, Judite Sousa não tenha interrogado Sócrates sobre isso. Esta sua demissão total da missão jornalística revela como tentar chegar à verdade é uma luta para quem se decide a empreendé- la. Nem todos os cidadãos o fazem, e os mentirosos contam com isso. A mentira vence. • TEXTOS ESCRITOS COM P. ANTIGA GRAFIA

A VER VAMOS

RTP 1

A parte os dois noticiários, os progra-PI MS com maior audiência da RTP 1 são os diários O Preço Certo, The•Big Picture e o semanal The Voice. Estes três programas são versões portuguesas de formatos inter-nacionais com origem em produtoras priva-das e que passam quase sempre em canais privados noutros países. Entre os mais vis-tos, aparecem depois filmes americanos -também conteúdos capitalistas para co-mércio no circuito privado - e duas teleno-velas nacionais de fraca ou fraquíssima

qualidade, em repetição. As principais es-colhas dos espectadores quando vêem a RTP 1 são, portanto, programas que pode-riam estar à vontade, ou melhor, em canais privados e sem que os contribuintes tives-sem de os pagar. Como a informação tam-bém está bem fornecida pelos privados, en-tre generalistas e cabo, a irrelevância do principal canal do Estado acentua-se com estas escolhas de programação, que, afinal, não são escolhas: é a continuação do mode-lo de sempre. e

JÁ AGORA

PEDRO DIAS, PEDRO SEMANAS

Cl O facto de Pedro Dias - já lhe chamam Pedro Semanas - le-var de vencida os perseguido-res não significa que há incom-petência das autoridades, ape-nas que ele tem qualidades para continuar o jogo do gato e do rato que escolheu, Há uma série americana, Casos Arquivados, que efabula a resolução de cri-mes com décadas. Dias ainda vai em semanas. •

VER NA RTP 1 0 MESMO QUE NAS PRIVADAS

Página 9

A10

Tiragem: 141289

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Informação Geral

Pág: 29

Cores: Cor

Área: 25,70 x 32,00 cm²

Corte: 1 de 1ID: 66701451 30-10-2016

JOÃO LOBO ANTUNES PENSAR E SENTIR

Membro de uma família notável, o neurocirurgião João Lobo Antunes, culto e sensível, era um homem da política e da cultura. Espe-ro que as suas inacabadas memórias sejam publicadas.

JAIME FERNANDES VOZ DA RÁDIO DEIXA SAUDADES

Morreu uma das mais impor-tantes figuras da rádio. Jaime Fernandes deixa uma enor-me saudade a todos quantos o conheceram. Associa a ex-celência profissional à enor-me simpatia.

VALTER HUGO MÃE UM LIVRO QUE É EVIPERDIVEL

O seu último livro, 'Homens Imprudentemente Poéticos', além de imperdível, é o re-gresso de Valter Hugo Mãe à poesia, desta vez através de um romance dramático. Um êxito seguro.

O MEU FACEBOOK WWW.FACEBOOK.COM/RUIMOREIRA2O13

SÉTIMA ARTE

cnvEmAREGRESSAABAIXA

D urante muitos anos, os portuenses lamen-

taram-se pelo desapareci-mento do cinema da baixa. As razões desse fenómeno são várias è têm a ver so-bretudo com as condições de exibição comercial que a sétima arte hoje encontra nos shoppings e com a de-sertificação da baixa. O re-gresso do cinema à baixa,

com um programa "triangu-lar" e um cartão chamado "tripass", que ligará o Trin-dade, o Passos Manuel e o

Rivoli, apoiado em copro-dução

pela Câmara do Por-

to

mas que corresponde sobretudo às novas opor-tunidades comerciais que a dinâmica da cidade abriu, foi o grande motivo de rea-ções no meu Facebook esta semana. É assim se prova que nem tudo o que existe hoje na baixa do Porto é tu- gio- riSMO. •

RUI MOREIRA ruimoreira,cuernallcom

O DRAMA YAZIDI PRÉMIO SAKHAROV FAZ JUSTIÇA

A atribuição do prémio Sakharov a Lamia Aji Bashar eNadia Murad faz justiça à comunidade iraquiana e também denuncia a selvaja-ria e a irracionalidade do Es-tado Islâmico.

Governabilidade e desgoverno m novembro, os reis de Espa-nha visitam Portugal, onde serão muito bem recebidos. Hoje, a relação ibérica é fun-

damental de ambos os lados da frontei-ra. As incompreensões históricas foram resolvidas e há uma assinalável e desejá-vel interdependência das duas econo-mias, pese embora o desequilíbrio que resulta, em larga medida, das diferentes dimensões dos dois estados.

Apesar de todos os problemas de go-vernabilidade, com um Governo de ges-tão corrente, com o problema da inde-pendência da Catalunha no horizonte, como eterno drama do desemprego e das convulsões sociais, a verdade é que Espanha tem uma taxa de crescimento três vezes superior à nossa. E isso quer dizer que o fosso se acentua. Seria útil compreender as razões pelas quais di-vergimos de forma drástica do nosso maior cliente, que é, também, o nosso maior fornecedor.

Haverá quem explique que há uma questão de dimensão dos mercados in-ternos de cada um dos países, com con-sequências na estrutura empresarial. Creio que essa justificação maquilha a dimensão e a origem do problema, que resulta da estrutura diversa das admi-nistrações dos dois países. E pergunto--me, a propósito, o que sucederia em Portugal caso tivéssemos - e um dia poderemos ter - uma crise de governa - bilidade tão grave como Espanha teve, e que não está plenamente resolvida.

O modelo descentralizado - ainda que • caótico - da Espanha democrática, com autonomias e independentismos, com negociações e contrapartidas, resulta num apreciável equilíbrio de forças an-tagónicas que propiciam opções estraté-gicas que, no final, adquirem uma dinâ-

mica globalmente positiva. Ao invés, Portugal insiste num sistema singular-mente monolítico, concentrado e obce - cadamente centralista, que faz com que as políticas públicas estejam capturadas por interesses que não valorizamos ve-tores mais dinâmicos da economia. Basta ver como essas políticas públicas igno-

ram as necessidadeda indústria expor-tadora, aqui e ali bajulada por sucessivos governantes que, na hora de decidir, ig-noram as suas aspirações e desígnios.

Talvez seja por isso que a nossa gover - nabilidade resulta para o cidadão pior, bem pior, do que a ingovernabilidade espanhola. •

PERGUNTO-ME O QUE SUCEDERIA SE PORTUGAL

TIVESSE UMA CRISE DE GOVERNABILIDADE TÃO

GRAVE COMO ESPANHA TEVE

A NOSSA GOVERNABILIDADE RESULTÁ PARA O CIDADÃO

BEM PIOR DO QUE A INGOVERNABILIDADE

ESPANHOLA

mazaribmvAs DEBATE

FÓRUNIDOFUTURO

D epoisde amanhã inicia-se no Porto o Fórum do Futuro.

Trata-se da terceira edição de uma das mais importante realiza-ções internacionais regulares que existem em Portugal no domí-nio do pensamento. Numa época em que a voracidade da atualida-de e o "main stream" tudo caniba-lizam, é bom que uma cidade co-mo o Porto se reúna em torno do pensamento e reflita sobre o seu

presente e o seu futuro. O pro-grama é vasto e rico e estende--se de 1 a 6 de novembro, numa iniciativa programado péla Câma-ra do Porto mas que agrega tam-bém instituições como a Casa da Música, a Fundação Serralves e o Teatro Nacional de São João. Consulte a programação no site do Fórum do Futuro ou acompa-nhe em www.porto.pt. Todas as sessões são de entrada gratuita, mas sujeita à emissão de bilhete devido à lotação das salas. •

Moreira apre-senta o Fórum

Página 10

A11

Tiragem: 141289

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Informação Geral

Pág: 49

Cores: Cor

Área: 25,70 x 4,27 cm²

Corte: 1 de 1ID: 66701510 30-10-2016

RELAÇÃO Andreia Rodrigues elo-giou Daniel Oliveira. "É a pessoa que está ao meu lado nas gargalhadas e no silêncio", afirmou.

VIAGEM Cláudia Vieira viajou para a Madeira com

a filha, Maria, de seis anos. "Destino? Um paraíso na terra", es-

creveu nas redes sociais.

TRABALHO • Inês Aguiar, que se estreou na representa-ção na novela 'Mar Salgado', revelou que gostava de experi-mentar o cinema.

FUTEBOL Seu Jorge marcou pre-

sença no Estádio da Luz na passada sexta-

-feira. O cantor assistiu ao jogo e envergou uma camisola do Benfica.

FICÇÃO O apresentador José Carlos Malato está de regresso à ficção da RTP com a série 'O Ministério do Tempo'. "Sou um canastrão", afirmou.

Página 11

A12Administração da RTP impede programas de produtoras de Daniel Deusdado | ATelevisão

Tipo Meio: Internet Data Publicação: 30-10-2016

Meio: Televisão Online

URL:http://www.atelevisao.com/rtp/administracao-da-rtp-impede-programas-produtoras-daniel-deusdado/

Administração da RTP impede programas de produtoras de Daniel Deusdado | A Televisão Apesar do fim programa, Daniel Deusado destaca o excelente trabalho feito pela produtora Coral. ©leituras.eu A administração da estação pública impede programas produzidos para a RTP de produtoras ligadas aodiretor de programas da RTP1, Daniel Deusdado. O Conselho Geral Independente [CGI] foi informadodesta situação pela atual administração. Segundo o Correio da Manhã apurou, produtoras do diretor de programas do primeiro canal da RTP,ou de familiares, estão impedidas de realizar programas para a estação pública. A única exceção é o programa Biosfera emitido na RTP2, em que a direção do canal tem o direito dedecisão da sua manutenção em grelha. Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. mais informaçõesAceitar The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experiencepossible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click"Accept" below then you are consenting to this. Close Sun, 30 Oct 2016 11:10:29 +0100

Página 12

A13

RTP proíbe negócios com Daniel Deusdado

Tipo Meio: Internet Data Publicação: 30-10-2016

Meio: Sábado Online

URL:http://www.sabado.pt/ultima_hora/detalhe/rtp_proibe_negocios_com_daniel_deusdado.html

RTP garante que todos os preceitos legais foram respeitados. 30-10-2016 . CM Por Correio da ManhãA administração da RTP informou o Conselho Geral Independente (CGI) de que dará "orientaçõesinternas" para que as produtoras ligadas a Daniel Deusdado, diretor de programa da RTP 1, e a seusfamiliares "não realizem, doravante, quaisquer programas para a RTP, mesmo que a custo zero". Aexceção é o 'Biosfera', onde a "direção da RTP 2 continuará a ter liberdade para mantê-lo em grelha".A informação consta na resposta enviada pelo CGI às perguntas feitas pelo grupo parlamentar do PSD,após a entrevista em que Luís Marinho, ex-administrador do grupo público, denunciou negócios entrea RTP e produtoras e pessoas ligadas a Nuno Artur Silva e a Daniel Deusdado. Na resposta, a que oCM teve acesso, é dito que "desde a nomeação" de Artur Silva como administrador da RTP, a empresapública "não contratou, direta ou indiretamente, nenhum programa ou serviço às Produções Fictícias"nem a "trabalhadores ou funcionários" a ela diretamente ligados. A resposta acrescenta que "ascontratações para a elaboração de textos, peças ou presenças na RTP são feitas (...)independentemente das colaborações ocasionais que estes mantenham com outras empresas". Já oministro da Cultura, que tutela a RTP, informou os sociais democratas de que "recebeu garantias" daadministração da RTP de "que todos os preceitos legais estão a ser respeitados" e que, por isso,"considera suficientes os esclarecimentos" dados pela empresa. 30-10-2016 . CM

Página 13

A14

Quando aposta em ficção, RTP pensa na sua exportação

Tipo Meio: Internet Data Publicação: 30-10-2016

Meio: Quinto Canal Online Autores: Anselmo Oliveira

URL:http://quinto-canal.com/televisao/aposta-ficcao-rtp-pensa-no-estrangeiro

A RTP tem vindo a apostar em séries nacionais, contudo, as audiências não são preocupação já que oimportante à estação é o mercado internacional A RTP tem vindo gradualmente a apostar em séries nacionais, contudo, as audiências não sãopreocupação já que o importante à estação é o mercado internacional. No debate promovido pela APIT que contou com a presença de representantes dos canais generalistase privados nacionais, ficou clara a visão de cada estação sobre a ficção da RTP. Nuno Artur Silva, administrador da RTP, revelou que no canal público não trabalhamos para aquiloque a maioria das pessoas quer ver , confirmando que sabemos que temos menos audiências do queuma novela no prime-time . Contudo, se tivéssemos uma reacção papvoliana era o fim do mundoporque tínhamos de mudar a grelha , acabando por a igualar aos canais privados. Com isto, Bruno Santos, director-geral de antena e programas da TVI, aponta que a RTP quandoafirma que não se posiciona para o consumidor, que não se comporta como os privados [.] está atrabalhar para outro país. Já não é para Portugal . Exemplo disso foi o facto da série espanholaPríncipe, exibida na RTP2 ter tido mais audiências do que a produção nacional. Já Luís Proença, director de antena da SIC, assume que são as novelas da TVI e da SIC que têmsucesso no estrangeiro. O género telenovela é high quality e é o primeiro género da indústriaportuguesa. O Estado devia apostar . Em jeito de defesa e conclusão, Nuno Artur Silva defende-se que não conseguimos em 100 anos decinema e 50 de televisão em Portugal que o audiovisual seja significativamente exportado. Na RTP,com problemas de audiências, estamos a tentar fazê-lo [com séries] . 30 de Outubro de 2016 Anselmo Oliveira

Página 14

A15

Halloween: Programação televisiva para o teu feriado - Espalha-Factos

Tipo Meio: Internet Data Publicação: 30-10-2016

Meio: Espalha Factos Online Autores: Filipe Santiago Lopes

URL:https://espalhafactos.com/2016/10/30/halloween-programacao-tv-feriado/

Halloween é sinónimo de programação especial para o dia 1, feriado de Todos os Santos. Queresconteúdo diferente para aproveitares o dia livre? O Espalha-Factos compila os principais neste artigopara te ajudar nas tuas escolhas. SIC aposta n'A Saga Twilight. outra vez [embedded content] A SIC vai-te trazer programação para miúdos e graúdos ao longo do dia 1 de novembro. A manhãcomeça cedo com Monster High Assombrado, pelas 07h00, seguido de Pac-Man Halloween, pelas08h15. Antes da hora de almoço a curta Toy Story of Terror promete juntar gerações em frente ao pequenoecrã. A curta aborda um misterioso desaparecimento de um brinquedo perto de um hotel de beira deestrada. A animação continua com Hotel Transylvania, pelas duas da tarde. No entanto, durante a tarde, osvampiros vão invadir a antena com as duas partes do filme Amanhecer, d'A Saga Twilight. Vais poderreviver o casamento de Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson) neste feriado. Reconheces esta fórmula? Pois é, a SIC vai repetir alguns dos conteúdos que mostrou no Halloween doano passado. Canais FOX com episódios e filmes especiais Os sustos da FOX começam com um novo episódio de The Walking Dead, na segunda, dia 31, à noite.E logo a seguir o filme Hellboy II - The Golden Army promete manter os ânimos elevados. Já na FOX Life, Twilight é o filme da noite de Halloween. Não sem antes emitir um especial de Bones,num crossover com a série Sleepy Hollow. A FOX Crime vai passar episódios especiais de Poirot e ColdCase. Para os amantes da sétima arte, a FOX Movies estreia Horns, com Daniel Radcliffe, e passa o clássicoThe Crow. Se não quiseres ficar realmente assustado, a paragem é na FOX Comedy. The Simpsons,Family Guy, Modern Family, How I Met Your Mother, New Girl, Last Man Standing, Malcolm in theMiddle - são muitos os episódios especiais que vais poder acompanhar. Monster Halloweek no Discovery Channel O Discovery vai trazer uma semana temática. Nada de bruxas, nem fantasmas, mas sim as criaturasmais horripilantes do planeta. No dia 31, conta com o Ataque Zombi, Alerta, Urso!, Ataques

Página 15

Monstruosos e Lago Sangrento. Os restantes dias da semana contam com novo episódio diário deDinossauros em combate. Os documentários, filmes e séries assustadores, mas também realistas, ocupam esta Halloweekdurante todas as noites para agradar todos os gostos. Desde animais assassinos a superlobos quedevoram homens, espreita sempre o Discovery a partir das 20h05. AXN e AXN Black também vão caçar bruxas [embedded content] O filme Alien - O 8.º Passageiro é o escolhido para assustar os telespectadores do AXN, nesteHalloween. Vai passar na segunda, pelas 14h44 e na madrugada de 1 de novembro, pelas 01h33.Além disso, também Hansel & Gretel: Witch Hunters vai entreter os portugueses, já no domingo, dia30, pelas 21h55. O grande destaque para o feriado é a estreia de Timeless. A série de ficção científica estreia emPortugal, às 22h15, no AXN. True Crime vai ser a alternativa que vai para o ar no AXN Black. Se gostas de Clint Eastwood, nãopodes perder, às 15h03, de segunda-feira. Já no final da tarde, pelas 18h47, o canal passa Retreat. SyFy traz-te Dawn of the Dead [embedded content] A SyFy vai-te fazer transpirar, neste Halloween, com Dawn of the Dead. A história apocalíptica abordaum grupo de sobreviventes que se refugia num centro comercial para se proteger de um ataque dezombies. Se és amante de zombies, passa da FOX para a SyFy, depois de The Walking Dead e vêDawn of the Dead pelas 00h34, da madrugada de dia 1. A RTP1 e a TVI não ter especiais para esta época festiva. No máximo, os sustos podem passar por umsobressalto do Benfica nas competições europeias, más coreografias de Bollywood ou pelasnomeações do Secret Story. Out 30, 2016 Filipe Santiago Lopes

Página 16

A17

António Raminhos abandona o "5 Para a Meia-Noite"

Tipo Meio: Internet Data Publicação: 30-10-2016

Meio: FantasticTV Online

URL:http://fantastictvsite.blogspot.pt/2016/10/antonio-raminhos-abandona-o-5-para-meia.html

Depois de doze temporadas ligado ao formato, o humorista António Raminhos vai abandonar o 5 Paraa Meia-Noite. O anúncio foi feito pelo próprio, na emissão da passada quinta-feira do programa, daqual foi o convidado central. "Já são sete anos a fazer o 5 Para a Meia-Noite, que foi o programa que me lançou, me deu muito eao qual eu tenho uma ligação emocional muito forte. Mas eu estou numa altura da minha vida, porvárias questões pessoais e profissionais, em que eu tinha de abdicar de algo", começou por explicar ohumorista a Filomena Cautela. Durante a conversa com a apresentadora, António Raminhos acrescentou ainda que sentiu que seriaeste o projeto que deveria abandonar neste momento. "Curiosamente, senti que projeto do qual metinha que afastar era aquele com quem tinha mais ligação. A mim, custa-me um bocado", rematou. Recorde-se que o 5 Para a Meia-Noite voltou à antena da RTP1 no passado dia 21 de outubro e éagora emitido em formato semanal, às quintas-feiras, pelas 22h45.

Página 17

A18

A Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Tua já tem data de estreia definida | A Televisão

Tipo Meio: Internet Data Publicação: 30-10-2016

Meio: Televisão Online

URL:http://www.atelevisao.com/rtp/minha-mae-cozinha-melhor-tua-ja-data-estreia-definida/

A Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Tua é o próximo cooking show da RTP1. As gravações arrancaramrecentemente e já há data para a emissão de estreia. A adaptação portuguesa do original espanhol estreia no próximo sábado, dia 5, às 21h15. Aapresentação está a cargo de José Carlos Malato que a seu lado tem Filipa Gomes, que provará ospratos e avaliá-los. Ao todo, A Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Tua contará com 13 episódios. De recordar que o cooking show terá, em breve, uma versão diária com concorrentes anónimos. Aossábados, vários rostos conhecidos dos portugueses assumirão a emissão. Sun, 30 Oct 2016 11:22:57 +0100

Página 18