Boletim - Covid19 (20) Boletim COVID-19 - Sa… · Title: Boletim - Covid19 (20).indd Created Date:...

13
1 1 Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) DATA DO BOLETIM: INFORMAÇÕES ATUALIZADAS: 10/07/2020 Para ver os boletins anteriores, acesse o link na última página. ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE & SES: 18h óbitos casos CONFIRMADOS 459 40.106 www.coronavirus.gov.br/ MONITORAMENTO DO CORONAVÍRUS (COVID-19) NO ESTADO DE SANTA CATARINA NO TURISMO O estado de calamidade pública decretado pelo governador Carlos Moisés (decretos 515, 521, 525, 535, 550, 562 e 587) impôs restrições à circulação de pessoas e às atividades econômicas para evitar a propagação da Covid-19. De acordo com a Portaria nº 244 de 12/04/2020 as medidas restritivas seguem em vigência por tempo indeterminado. Esse estado ocasiona diferentes mudanças e consequências no Turismo. Por isso, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina - Santur, comunica um panorama no que atinge o segmento em todo o estado.

Transcript of Boletim - Covid19 (20) Boletim COVID-19 - Sa… · Title: Boletim - Covid19 (20).indd Created Date:...

Page 1: Boletim - Covid19 (20) Boletim COVID-19 - Sa… · Title: Boletim - Covid19 (20).indd Created Date: 7/10/2020 6:55:01 PM

11

Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur)

DATA DO BOLETIM:

INFORMAÇÕES ATUALIZADAS:

10/07/2020

Para ver os boletins anteriores, acesse o link na última página.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE & SES: 18h

óbitoscasos

CONFIRMADOS

45940.106

www.coronavirus.gov.br/

MONITORAMENTO DO CORONAVÍRUS (COVID-19) NO ESTADO DE SANTA CATARINA NO TURISMO

O estado de calamidade pública decretado pelo governador Carlos Moisés (decretos 515, 521, 525, 535, 550, 562 e 587) impôs restrições à circulação de pessoas e às atividades econômicas para evitar a propagação da Covid-19. De acordo com a Portaria nº 244 de 12/04/2020 as medidas restritivas seguem em vigência por tempo indeterminado.

Esse estado ocasiona diferentes mudanças e consequências no Turismo. Por isso, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina - Santur, comunica um panorama no que atinge o segmento em todo o estado.

Page 2: Boletim - Covid19 (20) Boletim COVID-19 - Sa… · Title: Boletim - Covid19 (20).indd Created Date: 7/10/2020 6:55:01 PM

2

Aqui você irá saber as medidas do Governo de Santa Catarina e do Governo Federal para combater a disseminação do coronavírus

TEMAS RELEVANTES PARA O TURISMO

ESFERA ESTADUAL (Santa Catarina)

Covid-19: Santur publica guia atualizado com orientações para eventos drive-in

A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) atualizou, na terça-feira, 07, o “Guia com recomendações para eventos Drive-in”, em Santa Catarina. O documento detalha as diretrizes para a retomada dos eventos na modalidade durante o enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Estado. A atualização foi realizada diante da Portaria nº 465 da Secretaria de Estado da Saúde, emitida na última segunda-feira.

Apesar da autorização, os gestores municipais podem decidir por medidas mais restritivas, incluindo pela não realização de eventos, conforme determinado na portaria nº 464, de 3 de julho de 2020, que instituiu o programa de descentralização e regionalização das ações de combate à Covid-19.

Acesse a atualização “Guia com recomendações para eventos Drive-in”, em Santa Catarina em:

A portaria ainda estabelece a responsabilidade da Vigilância Sanitária Municipal, compartilhada com Vigilância Sanitária Regional, Defesa Civil, Polícia Militar, Bombeiros Militares e demais órgãos fi scalizadores, quando for o caso, para fi scalizar todos os estabelecimentos comerciais e locais públicos com vista a garantir o cumprimento das medidas sanitárias exigidas.

O serviço de eventos drive-in inclui cinema, shows, palestras e outras modalidades. O material orienta os participantes dos eventos, empreendedores, trabalhadores, autoridades de saúde e população quanto às práticas de proteção adequadas. Há determinações quanto à higienização, a manutenção do distanciamento e ao comportamento sanitário necessário.

http://www.santur.sc.gov.br/images/documentos/Guia_Eventos_Drive-in_Atualizado_menor.pdf

Page 3: Boletim - Covid19 (20) Boletim COVID-19 - Sa… · Title: Boletim - Covid19 (20).indd Created Date: 7/10/2020 6:55:01 PM

3

ESFERA ESTADUAL (Santa Catarina)

Para a liberação desta atividade, o assunto foi previamente debatido nas reuniões que a Santur promoveu com representantes do trade turístico do estado e responde a uma demanda do segmento, diante da preocupação de retomar as atividades de maneira segura para profissionais e praticantes.

Outros Guias elaborados pela Santur, com orientações de combate à Covid-19 na gradativa retomada do turismo, são o “Guia de Conduta em Atrativos Turísticos”, os “Manuais de Boas Práticas para Meios de Hospedagem” e para os “Serviços de Alimentação” e “Prática de Atividade ao Ar Livre” todos disponíveis em formato digital.

Covid-19: Portaria regulamenta funcionamento de eventos no sistema drive-in no Estado

A Secretaria de Estado da Saúde emitiu uma portaria na última segunda-feira, 6, regulamentando os eventos no sistema drive-in no território catarinense. A portaria nº 465 assinada pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, autoriza a realização de eventos públicos nesta modalidade - cinema, shows, apresentações teatrais e musicais - e estipula uma série de rigorosas normas que devem ser obedecidas pelos organizadores.

Entre as regras, estão a obrigatoriedade de uso de máscaras, aferição de temperatura dos trabalhadores e clientes na entrada do local do evento, número reduzido de pessoas e proibição para que os participantes deixem os veículos durante o espetáculo.

Apesar da autorização, os gestores municipais podem decidir por medidas mais restritivas, incluindo pela não realização de eventos, conforme determinado na portaria nº 464, de 3 de julho de 2020, que instituiu o programa de descentralização e regionalização das ações de combate à Covid-19.

A portaria ainda estabelece a responsabilidade da Vigilância Sanitária Municipal, compartilhada com Vigilância Sanitária Regional, Defesa Civil, Polícia Militar, Bombeiros Militares e demais órgãos fiscalizadores, quando for o caso, para fiscalizar todos os estabelecimentos comerciais e locais públicos com vista a garantir o cumprimento das medidas sanitárias exigidas.

Page 4: Boletim - Covid19 (20) Boletim COVID-19 - Sa… · Title: Boletim - Covid19 (20).indd Created Date: 7/10/2020 6:55:01 PM

4

ESFERA ESTADUAL (Santa Catarina)

A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) promoveu, na quarta-feira (08), reunião com representantes do trade da região turística Caminhos do Contestado para promover a aproximação com o setor e o diálogo sobre as estratégias para retomada do turismo. Participaram da videoconferência secretários municipais de turismo, representantes de Conselhos Municipais de Turismo e da Instância de Governança Regional (IGR), associações e empreendedores.

O presidente da Santur, Mané Ferrari, destacou que mesmo com a pandemia os projetos e ações tiveram continuidade e as reuniões têm desempenhado papel importante para que as regiões tenham conhecimento dos trabalhos em curso. - “ Fazemos questão que toda nossa equipe participe e esteja preparada para atender as demandas das regiões. Também temos claro que é fundamental fortalecer as IGRs para que elas sejam partícipes do novo turismo que está se configurando e deverá se consolidar quando a pandemia passar” - disse.

Diversos estudos apontam mudanças no comportamento dos turistas relacionadas aos cuidados com a saúde. A tendência é que os viajantes passem a priorizar destinos mais próximos do local de residência e o deslocamento seja feito com veículo próprio, evitando viagens longas e uso de transporte aéreo. De olho nisso, a Santur está estruturando um programa para impulsionar o turismo interno. - O Programa Viaje+SC visa exatamente otimizar esse fluxo de turistas dentro do estado, valorizando a riqueza das regiões - explicou o diretor de Marketing da Santur, Carlos Eduardo de Sá.

O Viaje Mais SC será implementado em seis etapas, gradativamente, começando com o lançamento de um selo para os estabelecimentos que cumprem com as normas sanitárias de combate à Covid-19 e oferecem produtos diferenciados para turistas. Posteriormente, será criada uma plataforma para dar visibilidade aos produtos e atrativos turísticos de cada região, agregando também material de divulgação e ações de marketing.

A ação foi bem recebida pelo trade do Caminhos do Contestado. Para a gestora da IGR, Viviane Bueno, o programa se soma às ações em andamento, com foco nos atrativos locais e regionais. - “É bem importante este empenho e empolgação da Santur em promover o turismo regional, porque é isso que as regiões estão precisando”- comentou.

Santur e região Caminhos do Contestado avaliam retomada do turismo pós-pandemia

Page 5: Boletim - Covid19 (20) Boletim COVID-19 - Sa… · Title: Boletim - Covid19 (20).indd Created Date: 7/10/2020 6:55:01 PM

55

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Leandro ‘Mané’ Ferrari, se reuniu com lideranças do “Sistema Fecomércio SC Sesc/Senac”, com o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Rogério Siqueira, o adjunto da pasta, Ricardo Stodieck, para discutir medidas da retomada econômica em Santa Catarina e também adequar as responsabilidades de cada pasta ante as necessidades do setor. O turismo, de competência da Santur, foi um dos temas principais do encontro, realizado na sede da Fecomércio, em Florianópolis.

O diretor regional do Senac/SC, Rudney Raulino, apresentou aos novos secretários e a Santur programas que já estão em operação no Estado, como o Turismo em Movimento (TEM) e o Disruptur. Outras iniciativas para impulsionar a economia catarinense foram citadas, a exemplo do Projeto Florescer, que pretende fortalecer a cadeia produtiva de fl ores e plantas ornamentais e explorar o potencial deste mercado em SC.

- “Estamos vivendo um novo momento e é imprescindível a união de todos os setores para que juntos possamos sair mais fortalecidos. Esse alinhamento é essencial para que cada um assuma o seu papel, e no turismo a Santur não tem medido esforços. Estamos procurando auxiliar o empresariado e todo o trade, seja na captação de fi nanciamento e na criação conjunta de programas de retomada pós-pandemia” - disse ‘Mané’ Ferrari.

O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, entregou documentos com as prioridades do comércio, serviços e turismo nos âmbitos tributários, de crédito, infraestrutura e investimentos. O setor produtivo já vem dialogando com a SDE e com a Santur para alinhar pautas estratégicas e apresentar as demandas de cada categoria econômica.

- “O objetivo dessa integração é criar um ambiente de negócios promissor e seguro. O momento requer ações rápidas e mudanças substanciais em aspectos creditícios, tributários, fi scais e legislativos para propiciar a reativação da economia em novas bases” -, avaliou.

Para o secretário, Rogério Siqueira, este é o momento de buscar novas oportunidades e alinhamento com o setor produtivo para a criação de políticas perenes de Estado, não de Governo.

- “A união dos setores produtivos e do setor público nos inspira para tomada de decisões,

ESFERA ESTADUAL (Santa Catarina)

Santur discute com SDE e Fecomércio SC estratégias de retomada econômica

Page 6: Boletim - Covid19 (20) Boletim COVID-19 - Sa… · Title: Boletim - Covid19 (20).indd Created Date: 7/10/2020 6:55:01 PM

66

que juntas nos darão sustentação, gerando emprego e renda para o Estado. Estamos focados em ações de curto e médio prazo, para uma retomada econômica com saúde e segurança jurídica para o desenvolvimento de Santa Catarina”, ressalta Siqueira.

Também estiveram presentes na reunião: o diretor regional do Sesc, Roberto Anastácio Martins, o superintendente da Fecomércio SC, Renato Barcellos, o vice-presidente de Turismo da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, e o gerente da Divisão de Relações Institucionais e Governamental, Elder Arceno.

Prorrogação do pagamento de ICMS

Um dia após o encontro, a Santur e a SDE tiveram um retorno positivo para os setores de serviços e turismo. Será decretado nesta quinta-feira (09), pelo governador Carlos Moisés, a prorrogação do pagamento de ICMS para empresas atingidas pelo ciclone no dia 30 de junho.

Com isso, os contribuintes poderão pagar o imposto referente ao mês junho até o dia 10 de setembro. A postergação de pagamento valerá também para os impostos referentes aos meses de julho, agosto, setembro, outubro e novembro.

Na liderança nacional, comércio de Santa Catarina cresce 18,1% em maio

Mesmo enfrentando a pandemia, o volume de vendas do comércio varejista catarinense, em maio, cresceu 18,1% em relação ao mês anterior, ultrapassando o crescimento nacional, que foi de 13,9%, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE.

Na comparação com o mesmo período de 2019, o comércio varejista catarinense obteve um acréscimo de 6,4%. Já no acumulado do ano, fi cou estável. Com estes dados, Santa Catarina fi ca com o 5º maior crescimento entre os 27 estados. Somente outros três estados tiveram crescimento nesta comparação: Mato Grosso (5,8%), Mato Grosso do Sul (2,8%) e Paraná (2,3%).

ESFERA ESTADUAL (Santa Catarina)

Page 7: Boletim - Covid19 (20) Boletim COVID-19 - Sa… · Title: Boletim - Covid19 (20).indd Created Date: 7/10/2020 6:55:01 PM

77

Apesar da estiagem e da erosão do solo, a safra de verão 2019/20 em Santa Catarina teve um desempenho considerado satisfatório, puxado pelos bons preços, altas produtividades em algumas culturas e regiões específi cas, além da qualidade adequada de grãos colhidos.

A previsão para a safra de inverno 2020/21 é positiva, caso as condições climáticas previstas se confi rmem. Os números foram apresentados pelos técnicos do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Epagri/Cepa) em evento virtual na tarde desta quinta-feira, 9, que marcou o encerramento da safra de verão e a abertura da safra de inverno.

De acordo com a analista da Epagri/Cepa, Gláucia de Almeida Padrão, a estiagem que atingiu principalmente o Meio-oeste catarinense no fi nal de 2019 e início de 2020, atrasou o plantio e trouxe queda de produtividade, principalmente para as lavouras de milho, soja e feijão. A erosão de áreas cultiváveis foi outro problema que atingiu pontualmente a safra de verão. A degradação do solo acontece em cultivos que não primam pela cobertura de solo e rotação de culturas, contrariando recomendações da Epagri.

A Polícia Militar Rodoviária (PMRv), por meio do Comando de Policiamento Rodoviário (CPMR), lançou ofi cialmente nesta semana a Operação Inverno 2020, que atenderá todas as rodovias estaduais catarinenses, principalmente na região serrana do Estado, caracterizada pelo frio intenso. Na prática, a operação já está ocorrendo desde o último dia 21 de junho.

A operação conta com o aumento do policiamento preventivo, a fi m de proporcionar segurança aos usuários das rodovias estaduais, com apoio de outros postos da PMRv e outras unidades policiais militares.

Epagri/Cepa vê saldo positivo na safra de verão e tem boas expectativas para safra de inverno

Polícia Militar Rodoviária lança Operação Inverno 2020

ESFERA ESTADUAL (Santa Catarina)

Page 8: Boletim - Covid19 (20) Boletim COVID-19 - Sa… · Title: Boletim - Covid19 (20).indd Created Date: 7/10/2020 6:55:01 PM

88

Servidores estaduais que atuam nos hospitais de referência para tratamento da Covid-19, em especial os que coabitam grupos de risco, poderão manter isolamento para preservar familiares do risco de contaminação em hotéis contratados pelo Estado. O edital 035/20 aberto pela Secretaria de Estado da Administração, visa eventual contratação de quartos de hotéis distantes até 10 quilômetros da unidade hospitalar em que o servidor atua.

Estão sendo aceitas propostas de hotéis, que preencham os quesitos estipulados no edital, em 30 municípios catarinenses. Empresários interessados em participar do processo de chamamento público deverão acessar o portal de compras do Estado ler o edital na íntegra e encaminhar a proposta para o endereço: [email protected].

Governo do Estado prorroga pagamento de ICMS para atingidos por evento climático

O governador Carlos Moisés decretou na quinta-feira, 09, a prorrogação do pagamento de ICMS para empresas atingidas pelo ciclone extratropical que passou por Santa Catarina no dia 30 de junho. Com isso, os contribuintes poderão pagar o imposto referente ao mês junho até o dia 10 de setembro. A postergação de pagamento valerá também para os impostos referentes aos meses de julho, agosto, setembro, outubro e novembro. O texto será publicado no Diário Ofi cial do Estado.

Segundo o governador Carlos Moisés, o decreto abrange estabelecimentos que estejam em municípios onde o Estado homologou a situação de emergência ou estado de calamidade pública decretado pela prefeitura. O chefe do Executivo salientou que a medida tem como objetivo dar um fôlego fi nanceiro às empresas que sofreram com os estragos provocados pelo evento climático, considerado pela Defesa Civil o pior desastre com ventos da história de Santa Catarina.

Estado abre edital para contratação de hotéis para isolamento de servidores que atuam na linha de frente

ESFERA ESTADUAL (Santa Catarina)

Page 9: Boletim - Covid19 (20) Boletim COVID-19 - Sa… · Title: Boletim - Covid19 (20).indd Created Date: 7/10/2020 6:55:01 PM

9

ESFERA FEDERAL (BRASIL)

Ministério do Turismo registra entrega de 443 obras no primeiro semestre

Um balanço do Ministério do Turismo revela que, durante o primeiro semestre de 2020, 443 obras apoiadas financeiramente pelo órgão, em todas as regiões do país, tiveram trabalhos concluídos. Os projetos, que receberam R$ 201,9 milhões do MTur, incluem serviços como pavimentação asfáltica, revitalização de orlas, a construção e a reforma de praças, entre outros.

O Nordeste lidera o ranking de ações finalizadas (155), seguido do Sul (133), do Sudeste (84), do Centro-Oeste (44) e do Norte (27). Já os 10 estados que mais tiveram obras encerradas foram Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Maranhão, Goiás, Bahia, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Sergipe. Em Gramado (RS), por exemplo, foi concluída a quinta etapa da revitalização da Avenida Borges de Medeiros, um dos principais pontos turísticos da cidade, que contou com R$ 3,5 milhões do MTur.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destaca o empenho do órgão para, em meio à pandemia de Covid-19, garantir a conclusão de trabalhos. Ele ressalta que as obras ajudam a preparar destinos para a retomada do mercado de viagens.

Durante live, Ministério do Turismo apresenta próximos passos do Programa Revive

Após a definição dos patrimônios que receberão o projeto-piloto do Revive, o programa já apresenta os próximos passos. Em live realizada na quinta-feira (09.07), o Ministério do Turismo, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI) anunciaram que já estão em tratativas com o BNDES para a execução de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental dos locais selecionados. A pesquisa é necessária à elaboração dos editais de licitação, que deverão conter os valores de outorgas e os tempos de concessão.

Durante a live, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destacou a necessidade do programa para benefício da população. - “É uma relação em que todo mundo ganha, principalmente o turista, já que aquele patrimônio histórico, que muitas vezes está subutilizado ou que estava sendo degradado, se torna um importante ponto turístico da

Page 10: Boletim - Covid19 (20) Boletim COVID-19 - Sa… · Title: Boletim - Covid19 (20).indd Created Date: 7/10/2020 6:55:01 PM

10

cidade. Além disso, o programa, extremamente moderno e que visa realmente um melhor aproveitamento dos patrimônios históricos do Brasil, irá gerar emprego e renda para os brasileiros” -, ressaltou.

Os locais receberão, ainda, recomendações do IPHAN sobre quais intervenções serão possíveis em cada imóvel, respeitando a sua vocação, traços paisagísticos, arquitetônicos e históricos, como destacou a presidente do Iphan, Larissa Peixoto. - “O Iphan está construindo essa metodologia em conjunto com um grupo, e as equipes técnicas que estão envolvidas estão muito animadas com esse projeto, pois acreditamos muito que a preservação é a promoção de uma gestão sustentável dos imóveis” -, declarou.

ESFERA FEDERAL (BRASIL)

MTur ofertará cursos de línguas estrangeiras para guias e condutores

Os guias e condutores de turismo de todo o Brasil terão mais uma oportunidade de qualificação profissional. Agora, em línguas estrangeiras. Isso porque o Ministério do Turismo fechou um acordo de cooperação com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur) e com o Conselho Municipal de Turismo de Alto Paraíso (GO) para ofertar cursos de inglês e espanhol para estes profissionais. Ao todo, serão oferecidas mais de 4,2 mil vagas para os parceiros.

De acordo com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a disponibilização destes cursos será uma importante aliada na retomada do turismo. “Cada vez mais, o mundo tem buscado um maior aperfeiçoamento para atender às demandas que surgem no dia a dia, principalmente em nosso segmento. Para isso, estamos trazendo mais estas oportunidades para estes profissionais, pois sabemos que a qualificação será uma das molas para que o setor turístico volte com tudo após este período que passamos”, concluiu.

Do total de vagas, 70% serão direcionadas para a oferta de cursos de inglês e os outros 30% para espanhol. Além disso, serão disponibilizadas mais de 2,8 mil oportunidades para os guias de turismo atendidos pela Fenag, 1.180 para os condutores que atendem os visitantes dos parques nacionais coordenados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e 210 para os condutores da região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Os processos de seleção serão realizados pelas instituições.

Page 11: Boletim - Covid19 (20) Boletim COVID-19 - Sa… · Title: Boletim - Covid19 (20).indd Created Date: 7/10/2020 6:55:01 PM

11

MTur ofertará cursos de línguas estrangeiras para guias e condutores

A temporada de verão de 2020/2021 no Brasil deve contar com 24 atrativos naturais certificados pelo Programa Bandeira Azul, uma espécie de selo ecológico. O título de 18 praias e seis marinas brasileiras foi pré-aprovado pelo programa e a lista oficial deve ser divulgada em outubro, após reunião do júri internacional, do qual o Ministério do Turismo faz parte. Este ano, cinco novas praias poderão receber o selo: três localizadas em Santa Catarina, uma na Bahia e uma no Rio de Janeiro. As outras 13 praias e seis marinas concorrem para a manutenção do título.

Para obter a certificação Bandeira Azul, desenvolvida pela organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos FEE (Foundation for Environmental Education), o programa analisa a qualidade da água com exames periódicos de balneabilidade, além de infraestrutura, segurança, acessibilidade e o compromisso das comunidades com o meio ambiente e a sustentabilidade dos destinos turísticos.

ESFERA FEDERAL (BRASIL)

MTur abre credenciamento de novos agentes financeiros para o Fungetur

A partir da última terça-feira (07.07), bancos públicos, privados e cooperativas de crédito de todo o país poderão se credenciar junto ao Ministério do Turismo para ofertar linhas de financiamento com recursos do Fundo Geral de Turismo (Fungetur). A habilitação de novas instituições financeiras tem o objetivo de dar maior abrangência aos recursos ofertados pelo Fundo, facilitando o acesso dos prestadores de serviços turísticos ao crédito. Atualmente, 17 bancos de fomento ofertam financiamento para empreendimentos do setor via fundo.

Para se habilitar, os interessados deverão obedecer a alguns pré-requisitos: idoneidade econômico-financeira, regularidade jurídico-fiscal, não ter sofrido penalidade de suspensão ou declaração de inidoneidade por parte do Poder Público e outros estabelecidos no edital e anexos. Outro item observado será a aplicação de taxas de juros de 5% a.a. + INPC em todas as modalidades de financiamento ofertadas com recursos do Fungetur, facilitando o acesso das empresas ao recurso.

Page 12: Boletim - Covid19 (20) Boletim COVID-19 - Sa… · Title: Boletim - Covid19 (20).indd Created Date: 7/10/2020 6:55:01 PM

12

Do total de recursos que são disponibilizados aos agentes credenciados, no mínimo 80% são para crédito a micro, pequenas e médias empresas; e até 20% para grandes empresas. Poderão ter acesso ao crédito empresas das seguintes áreas: acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, parques temáticos, transportadoras turísticas, casas de espetáculos e equipamentos de animação turística, centro de convenções, empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, empreendimentos de entretenimento e lazer e parques aquáticos, locadoras de veículos, organizadores de eventos, prestadores de serviços de infraestrutura de apoio a eventos, prestadores especializados em segmentos turísticos, além de restaurantes, cafeterias e bares.

12

http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/13614-minist%C3%A9rio-do-turismo-abre-credenciamento-de-novos-agentes-fi nanceiros-para-o-fungetur-2.html

http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/13615-bandeira-azul-analisa-certifi ca%C3%A7%C3%A3o-de-praias-e-marinas-brasileiras-para-a-temporada-de-ver%C3%A3o-2020-2021.html

http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/13621-durante-live,-minist%C3%A9rio-do-turismo-apresenta-pr%C3%B3ximos-passos-do-programa-revive.html

http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/13616-minist%C3%A9rio-do-turismo-ofertar%C3%A1-cursos-de-l%C3%ADnguas-estrangeiras-para-guias-e-condutores.html

htttp://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/13622-minist%C3%A9rio-do-turismo-registra-entrega-de-443-obras-no-primeiro-semestre.html

htttp://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/13622-minist%C3%A9rio-do-turismo-registra-entrega-de-443-obras-no-primeiro-semestre.html

https://www.sc.gov.br/noticias/temas/desenvolvimento-economico/ciclone-em-sc-governo-do-estado-prorroga-pagamento-de-icms-para-atingidos-por-evento-climatico

https://www.sc.gov.br/noticias/temas/coronavirus/coronavirus-em-sc-estado-abre-edital-para-contratacao-de-hoteis-para-isolamento-de-servidores-que-atuam-na-linha-de-frente

https://www.sc.gov.br/noticias/temas/agricultura-e-pesca/epagri-cepa-ve-saldo-positivo-na-safra-de-verao-e-tem-boas-expectativas-para-safra-de-inverno

https://www.sc.gov.br/noticias/temas/desenvolvimento-economico/na-lideranca-nacional-comercio-de-santa-catarina-cresce-18-1-em-maio

https://www.sc.gov.br/noticias/temas/transportes-e-estradas/policia-militar-rodoviaria-lanca-operacao-inverno-2020

FONTES:

Page 13: Boletim - Covid19 (20) Boletim COVID-19 - Sa… · Title: Boletim - Covid19 (20).indd Created Date: 7/10/2020 6:55:01 PM

1313

A MELHOR FORMA DE FREAR O AVANÇO DO CORONAVÍRUS É A PREVENÇÃO.

Em caso de dúvidas sobre onde procurar ajuda, as pessoas devem ligar para o número 136, do Disque Saúde, disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

Triagem on-lineEstá se sentindo mal, ou tem algum parente com sintomas de gripe, está com medo de ser a Covid-19 e não sabe o que fazer? Antes de procurar um médico presencialmente acesse a

ferramenta on-line de triagem e veja qual a orientação mais adequada para o seu caso.

http://triagem.coronavirus.sc.gov.br/

GABINETE DE CRISEAssessoria de ComunicaçãoGerência de Marketing Digitalcontato: [email protected]

coronavirus.sc.gov.br

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CORONAVÍRUS (COVID-19) EM SANTA CATARINA ACESSE:

Acesse o boletim 01/2020 >> https://bit.ly/B012020

Acesse o boletim 02/2020 >> https://bit.ly/B022020

Acesse o boletim 03/2020 >> https://bit.ly/B032020

Acesse o boletim 04/2020 >> https://bit.ly/B042020

Acesse o boletim 05/2020 >> https://bit.ly/B052020

Acesse o boletim 06/2020 >> https://bit.ly/B062020

Acesse o boletim 07/2020 >> https://bit.ly/B072020

Acesse o boletim 08/2020 >> https://bit.ly/B082020

Acesse o boletim 09/2020 >> https://bit.ly/B092020

Acesse o boletim 10/2020 >> https://bit.ly/B102020

Acesse o boletim 11/2020 >> https://bit.ly/B112020

Acesse o boletim 12/2020 >> https://bit.ly/B122020

Acesse o boletim 13/2020 >> https://bit.ly/B132020

Acesse o boletim 14/2020 >> https://bit.ly/B142020

Acesse o boletim 15/2020 >> https://bit.ly/B152020

Acesse o boletim 16/2020 >> https://bit.ly/B162020

Acesse o boletim 17/2020 >> https://bit.ly/B172020

Acesse o boletim 18/2020 >> https://bit.ly/B182020

Acesse o boletim 19/2020 >> https://bit.ly/B192020