BOLETIM DE ENCADEAMENTO PRODUTIVO - bibliotecas.sebrae… · Aplicação da Pesquisa T0;...

8
BOLETIM DE ENCADEAMENTO PRODUTIVO 01/2015 O Encadeamento Produtivo é uma estratégia para aumentar a competitividade das empresas de pequeno porte por meio de relacionamentos cooperativos com grandes empresas que estão na mesma cadeia produtiva. A lógica de atuação é diminuir o Gap de competitividade entre as demandas da grande empresa e a oferta da pequena empresa. Em Santa Catarina, sete projetos do Programa Nacional de Encadeamento Produtivo (PNEP) estão em funcionamento e o objetivo deste boletim é trazer informações sobre o andamento e principais ações dos projetos. Agronegócios Indústria Serviços

Transcript of BOLETIM DE ENCADEAMENTO PRODUTIVO - bibliotecas.sebrae… · Aplicação da Pesquisa T0;...

BOLETIM DE ENCADEAMENTO PRODUTIVO01/2015

O Encadeamento Produtivo é uma estratégia para aumentar a competitividade das empresas de pequeno porte por meio de relacionamentos cooperativos com grandes empresas que estão na mesma cadeia produtiva. A lógica de atuação é diminuir o Gap de competitividade entre as demandas da grande empresa e a oferta da pequena empresa.

Em Santa Catarina, sete projetos do Programa Nacional de Encadeamento Produtivo (PNEP) estão em funcionamento e o objetivo deste boletim é trazer informações sobre o andamento e principais ações dos projetos.

Agronegócios

Indústria

Serviços

Cadeia produtivade aves, suínos e leite

AURORA

Ag

rone

cio

s A Cooperativa Central Oeste Catarinense, Aurora Alimentos, fundada em 1969, é um dos maiores conglomerados industriais do Brasil e refe-rência mundial na tecnologia de processamento de carnes, com 12 coo-perativas filiadas, mais de 70 mil famílias associadas, 6.783 funcionários das filiadas, 17.781 funcionários da Aurora e R$ 9,6 Bilhões de fatura-mento em 2012 exportando para mais de 60 países.

118 municípios e pretende atender 2.500 pro-dutores rurais e 405 empresas urbanas for-necedoras da cadeia produtiva da cooperati-va, atualmente atendemos 2.000 produtores rurais e 136 empresas do setor secundário e terciário.

06/2014

Inicio do projeto

12/2018

Término

Abrangência

Lançamento do Encadear News;

Participação das empresas na Itaipu Rural Show e VI Simpósio Brasil Sul de avicultura;

15 clínicas tecnológicas com 232 empresas inscritas;

203 consultorias totalizando 1.764 horas;

60 missões empresariais com 1.218 participantes;

22 capacitações concluídas e 26 em andamento;

1.364 empresas atendidas.

Principais Ações de 2015

Cadeia da Confecção

TECNOBLU

Ind

ústr

ia

A Tecnoblu, constituída em 1994, fabrica etiquetas e tags para a indústria da moda. Em 2007 foi eleita pela FGV a empresa mais inovadora do Brasil. Com vários prêmios em sua trajetória a Tecnoblu é uma das companhias mais reconhecidas do setor, conta com 240 colaboradores e produz cerca de 6 milhões de etiquetas, tags, lacres e demais complementos decorati-vos para as principais marcas nacionais da indústria da moda.

No município de Blumenau, atende 07 fac-ções e 15 distribuidores. Os principais ganhos são referentes a adequação para conquista do selo ABVTEX. As empresas apresentaram uma evolução de 44,33%.

06/2014

Inicio do projeto

12/2016

Término

Abrangência

Consultoria de Indicadores e T1;

Continuação das consultorias de orientação da ABVTEX;

Consultoria Melhoria de Processos – MEG.

Principais Ações de 2015(direcionadas apenas às facções, os representantesserão atendidos em 2016)

Cadeia produtivado aço

GERDAU

Ind

ústr

ia

A Gerdau é líder e referência no segmento de aço, com cerca de 45 mil colaboradores e capacidade superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano, possui operações industriais em 14 países. Em São José, está localizada a filial Comercial Gerdau Florianópolis que comercializa aço com as serralherias da Grande Florianópolis. O projeto Serralheiros já foi implantado em 6 estados, atendendo até o final de 2014 346 serra-lherias; devido aos resultados alcançados, firmou-se parceria para aten-der mais sete estados, entre eles, Santa Catarina.

Previsto para atender 30 serralherias da Grande Florianópolis até o término do proje-to. Atualmente contamos com 18 empresas captadas.

03/2015

Inicio do projeto

12/2016

Término

Abrangência

Lançamento do projeto no dia 11/março;

Sensibilização das empresas para participação no projeto;

Aplicação do diagnóstico de competitividade para direcionar melhor as ações do projeto;

Aplicação da Pesquisa T0;

Capacitação de Administração de Pequenos Negócios.

Principais Ações de 2015

Cadeia de Valor do Setor de Eventos

CENTROSUL

Serv

iço

s

Inaugurado em 1998 como objetivo de absorver a demanda de eventos da Grande Florianópolis, o Centrosul destaca-se pela localização e infraestru-tura. Com 16.560m2 de área construída, acomoda desde reuniões de tra-balho até exposições que comportam 17 mil visitantes. Com uma grande cadeia de fornecedores, sua política corporativa é valorizar empresas de Santa Catarina e promover o desenvolvimento das empresas parceiras.

Previsto para atender 100 fornecedores que atuam com eventos em várias ações que contemplam o projeto, atualmente contamos com 37 empresas captadas e participação de 10 MEIs.

03/2015

Inicio do projeto

12/2016

Término

Abrangência

Realização de Oficinas de Sensibilização das empresas para participação no projeto;

Diagnóstico de Gestão detalhado para todas as empresas envolvidas;

Elaboração da Política de Gestão de Fornecedores do CentroSul.

Principais Ações de 2015

Cadeia Produtiva Metal Mecânica

BUDNY TRATORES

Ind

ústr

ia

A Budny Tratores e Implementos atende principalmente o mercado agrícola há 23 anos, com tecnologia e estrutura fabril própria em Içara, sul do estado. Com 600 funcionários e mais de 70 unidades de venda distribuídas em todo o país, ocupa o oitavo lugar na produção nacional de tratores e pretende alcançar a quinta posição no ranking até final de 2015. Seu maior objetivo com o convenio é formar parceria com novos fornecedores que possam fazer parte do Cluster Budny.

Previsto para atender 04 fornecedores e 46 potenciais fornecedores da cadeia de supri-mentos da Budny Tratores, atualmente con-tamos com 15 empresas captadas.

04/2015

Inicio do projeto

12/2016

Término

Abrangência

Lançamento do projeto em 09/abril;

Sensibilização das empresas para participação no projeto;

Construção dos indicadores do projeto e requisitos para fornecedores;

Aplicação do diagnóstico de gestão para direcionar melhor as ações do projeto;

Aplicação da Pesquisa Tzero;

Seminário de sensibilização para suprimentos Budny Tratores.

Principais Ações de 2015

Cadeia Produtivado Mel

PRODAPYS

Ag

rone

cio

s O Farmacêutico-Bioquímico, Célio H. M. da Silva adquiriu conhecimen-tos em apicultura e começou a trabalhar na área em 1980. Aos poucos foi se especializando e em 1992 fundou a empresa de produtos apíco-las. A Prodapys já conquistou diversos prêmios, entre eles o de melhor mel do mundo em 2007 e 2013; e consagrou-se como maior entreposto exportador de mel do Brasil e referência nacional na tecnologia e pro-cessamento de mel.

Atender 100 produtores rurais (apicultores) que possuem mais de 300 colmeias e impac-tam na cadeia produtiva.

04/2015

Inicio do projeto

12/2017

Término

Abrangência

Assinatura do convênio e inicio das ações do projeto;

Oficina para planejamento estratégico do programa;

Lançamento do projeto previsto para início de julho.

Principais Ações de 2015

Locação de Equipamentos para Construção Civil

MENEGOTTI

Serv

iço

s

Fundada em 1940, em Jaraguá do Sul, a Menegotti é líder de mercado na produção e venda de betoneiras e misturadores, fa-brica ainda produtos para compactação de solos, movimenta-ção de cargas, elevação, tecnologia para concreto, entre outros equipamentos e ferramentas para construção civil. Possui mais de 8.000 clientes e exporta para 40 países.

Atender 40 empresas de pequeno porte – lo-cadoras de máquinas e equipamentos para a construção civil – estabelecidas nas regiões Norte, Foz do Itajaí e Grande Florianópolis.

06/2015

Inicio do projeto

06/2017

Término

Abrangência

Assinatura do convênio e constituição do comitê gestor;

Lançamento do projeto previsto para julho.

Principais Ações de 2015