Boletim de setembro 3ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Paulínia

4

Click here to load reader

description

Boletim de setembro 3ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Paulínia

Transcript of Boletim de setembro 3ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Paulínia

Page 1: Boletim de setembro 3ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Paulínia

BOLETIM INFORMATIVO

3ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Paulínia

Ministério Pr. Eliseu Megda e Pra. Luciana Megda

Ano 01 - n° 05 - Setembro de 2010

Igreja do Evangelho Quadrangular - Uma Igreja 100% Família!

Amado visitante, seja bem vindo! Receba o nosso abraço!

“Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente” Hebreus 13:8

INDEPENDÊNCIA E PRIMAVERA Estamos em setembro, mês da independência e da primavera brasileira. Da primavera pode-

se dizer que é fato, é real e visível, notória nas praças, ruas, avenidas e jardins (ainda que a natureza já não esteja mais como antes). Quanto à independência; é fato, é real e visível, no-tória nas praças, ruas, avenidas e jardins?

Neste contexto quero lhe perguntar: Como está sua vida; uma primavera real, visível e no-tória a todos ou uma independência aparente ou utópica (irreal)? Explico: Muitos se sentem independentes e autossuficientes, não precisam de ninguém para lhes ajudar, não precisam de um Deus que lhes exigi santidade e devoção. Que engano e grande ilusão humana. Por nossa própria natureza somos necessitados de ajuda superior e essa ajuda só Deus, o Criador, pode nos dar. Portanto, devemos ser independentes sim, mas das vontades da carne, das coisas deste mundo e totalmente dependentes, necessitados do poder de Deus, de sua graça e mise-ricórdia, através de Jesus, para que assim experimentemos a verdadeira independência, sem medo da morte (João 8:36). Quanto à primavera; lembro que o apóstolo Paulo, pregando em Listra (Atos 14:17), usa as estações como argumento da providencia de Deus. Primavera é re-novar, é uma nova vida. Assim quando estamos em Cristo, servindo a Deus, vivemos uma prima-vera, mesmo que por vezes nos sintamos no inverno, logo nos é restituída a primavera divina, pela graça. Stanley Jones, no seu livro “O Cristo de Todos os Caminhos”, trazendo uma análise do Pentecostes, diz: “O que me pode fazer o inverno, se nas minhas veias corre o sangue da primavera de Deus!” A Primavera de Deus é sermos transformados em filhos de Deus; crescermos em santificação, termos uma nova posição em Cristo; abrirmo-nos para os ensinamentos de Deus; permitirmos que outros irmãos nos abençoem e também os abençoe-mos, assim como abelhas e aves levam pólens de uma planta para outra. É deixarmos para trás o inverno e partimos para as novidades da primavera, que estão diante de nós. Mais do que darmos as boas vindas à primavera, vamos celebrar a primavera de Deus em nossas vidas e assim experimentarmos e vivermos a VERDADEIRA INDEPENDÊNCIA EM JESUS, NOSSO LIBERTADOR! Que Deus abençoe você e sua família!

Rev. Eliseu Lutero Mégda

P A L A V R A P A S T O R A L

Page 2: Boletim de setembro 3ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Paulínia

O ano era o de 1953. A cidade, São Paulo. Num terreno localizado na avenida Francisco Matarazzo, no bairro da Água Branca, Zona Oeste da capital paulista, uma grande lona montada chamava a atenção. Para quem passa-va de longe, era apenas mais um circo, como tantos outros, a se estabelecer na grande cidade em busca de espectadores e dinheiro. Para quem chegava mais perto, porém, a movimen-tação não lembrava em nada um espetáculo circense. De palhaços e animais amestrados, nem sinal; no lugar do picadeiro, havia um púlpito; em vez do mestre de cerimônias, um pastor anunciando que Deus iria operar mila-

gres; na platéia, em vez de crianças chupando pirulito, pessoas compenetradas, de Bíblia na mão, algumas com lágrimas nos olhos. Dentro da lona, 3 mil pessoas cantam e oram em con-junto, fazendo um barulho santo, alimentado pelo fogo pentecostal que, a partir daquele mo-mento, se espalharia, dando origem ao movi-mento que, anos mais tarde, faria do país uma potência evangélica.

Aquela reunião inusitada, totalmente dife-rente de um culto convencional, foi o ponto de partida da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ), que, em 45 anos de atividades no Brasil,

P A L A V R A P A S T O R A L

U M P O U C O D A H I S T Ó R I A D E H A R O L D W I L L I A M S

Neste mês de setembro, teremos nossa Convenção Estadual Ministerial, cujo tema é “Escolhidos pela Graça”, com base no texto Bíblico de I Crônicas 28:10: Agora, pois, atende a tudo, porque o SENHOR te escolheu para edificares casa para o santuário; sê forte e faze a obra. Quero deixar como palavra profética aos líderes de nossa igreja esse texto Bíblico, declaran-do que vocês são escolhidos pela graça de Deus para nos ajudar a realizar esta grande obra que é a 3ª IEQ de Paulínia.

Revª Luciana G. Mégda

Page 3: Boletim de setembro 3ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Paulínia

conseguiu reunir 1,5 milhão de fiéis e influenci-ar decisivamente a história do Evangelho no país.

O surgimento da denominação em terras brasileiras está diretamente ligado à iniciativa de evangélicos americanos. Foi de lá que partiu, em 1944, o pastor e missionário Harold Edwin Williams, decidido a trazer o Evangelho para a América do Sul. Nascido em Hollywood – a Meca do cinema – em 1913, Williams chegou a atuar em filmes de faroeste. A carreira de cau-bói não durou muito, mas seu trabalho no Rei-no de Deus daria um longa-metragem. A voca-ção missionária o levou a estudar Teologia no Seminário Life, da Igreja Quadrangular Interna-cional, em Los Angeles.

Após terminar o curso, Harold Williams foi ordenado pastor e tornou-se diretor superin-tendente da mocidade da IEQ em onze estados americanos.

Nessa época, ele já estava casado com Mary Elisabeth, pastora da denominação. De-pois de um ano atuando como missionário da igreja na Bolívia, Harold Williams resolveu continuar seu ministério no Brasil, que na época ainda era um país essencialmente rural e domi-nado pelo catolicismo, sobretudo no interior. A industrialização engatinhava e não havia quais-quer restrições ao ingresso e ao trabalho de estrangeiros no país. O pioneiro tinha intenção de fixar-se numa região onde pudesse obter maior repercussão para o grande trabalho evan-gelístico que pretendia realizar.

Em 1946, desceu de barco pelo rio Ama-zonas até chegar a Belém (PA), onde embarcou num navio em direção a Santos, no litoral pau-lista. Fixou residência provisória na cidade mi-neira de Poços de Caldas, onde aprendeu a língua portuguesa e começou a "espiar a terra", avaliando qual seria o local mais apropriado para lançar a semente da denominação no país.

Bênçãos no 'circo'– No dia 15 de novem-

bro de 1951, abriram-se as portas do primeiro

templo da Quadrangular, na cidade de São João de Boa Vista (SP). Pentecostal convicto, Harold Williams não se satisfez com os resultados obti-dos nessa primeira congregação. Sonhava em anunciar a obra carismática do Espírito Santo em nível nacional. A guinada começou através da cruzada realizada pelo pastor americano Raymond Boatright no dia 1º de março de 1953, no templo da Primeira Igreja Presbiteriana In-dependente do Cambuci, emprestado para o evento. Evangelista renomado em seu país, Boatright era um velho amigo de Williams, e os dois resolveram juntar forças naquele esforço de evangelização.

Como os sinais acompanham aqueles que crêem – como diz a Bíblia –, o templo não foi grande o suficiente para abrigar por muito tempo os cultos superlotados em que ocorriam milagres e renovação espiritual na vida de mui-tas pessoas. O carisma de Raymond Boatrigth atraiu multidões e até mesmo repórteres de jornais locais, que publicaram manchetes como "A repetição dos milagres de Cristo", "Pastor norte-americano opera curas assombrosas no Cambuci" e "Milhares de enfermos anseiam por milagre no templo do Cambuci". Pela primeira vez, os evangélicos ocupavam espaço na mídia de forma expressiva.

Tanta repercussão impulsionou a dupla de evangelistas para um trabalho muito mais amplo. Nascia assim a Cruzada Nacional de Evangelização, que se tornou um marco na história do Evangelho no Brasil. Essas jornadas atraíram ainda mais gente para os cultos, que já eram realizados num templo presbiteriano no Braz. Mais de 15 mil pessoas se acotovelavam até no ginásio esportivo da igreja. A procura era tanta que a duração dos cultos teve que ser reduzida a 40 minutos e as reuniões eram reali-zadas uma atrás da outra, o dia inteiro.

A história continua no próximo boletim.

Extraído do texto de Carlos Fernandes

da 52ª IEQ Jardim Paranaense.

C O T I N U A Ç Ã O -- H A R O L D W I L L I A M S !!!

Page 4: Boletim de setembro 3ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Paulínia

Confira nossa agenda:

Terça 18h - Oração Intercessória; 19h30 - Culto

Quinta 18h - Oração Intercessória; 19h30 - Culto - Campanha Corredor

dos Milagres (encerra em 21/10) Domingo 9h - Escola Bíblica Quadrangular;

18h - Oração Intercessória;

19h00 - Culto “Minha Família no

Altar de Deus”

Não jogue este boletim em vias públicas! Leia e passe adiante!

3ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Paulínia

Rua Geraldo Vedovello n° 50, Vila Nunes, Paulínia - SP - CEP 13.140-000

Tel: 39333745 - Fax: 39333745 Tiragem: 100 exemplares

Responsabilidade pelos artigos e informações: DECOM (Departamento de Comunicações)

Críticas ou sugestões? Fale conosco! 39332160

A G E N D A

E X P E D I E N T E

www.portalquadrangularpaulinia.com.br

11/09 - Regional do Diaconato, às

13h30 na IEQ Jd Nova Hortolândia;

17 a 19/09 - Retiro Regional de Ho-

mens em Paulínia (Sítio Santa Cruz);

19/09 - 3° Domingo de Setembro - Dia

dos Juniores!

25/09 - Encontro de Adolescentes em

Limeira;

25/09 - Congresso Regional de Mis-

sões em Hortolândia, às 19h na IEQ

Jd. Ricardo;

Atenção!! Confirmem locais, datas,

detalhes e outras atividades com a sua

liderança!! Participem!!

Fique ligado!! Não fique em casa!!

P R O G R A M A Ç Ã O

Pr Eliseu e Pra. Luciana 39333745, 97658028 Conselho (Cristian) - 93386761 Diaconato (Paulo) 38445406, 96535936 Intercessão (Leninha) - 38447194 Escola Bíblica (Cátia) 38445917, 92086138 Homens - GMH (Everton) 38333615, 97846675 Mulheres - GMM (Silvana)

38445406, 78057006 Jovens - GMJ (Diel e Néia) 38744045, 91327305 Adolescentes - GMA Lilian e Everton 38333615, 97846675 Raphaely - 97054443 Juniores - GMJr (Cícera) 38444410, 96692234 Crianças - GMC (Milena) 38845482, 92100412

M A N T E N H A C O N T A T O

03/09 - Ivanice 04/09 - Andréia 04/09 - Stefanie 05/09 - Gabriel 05/09 - Gabrieli 06/09 - Paulo 12/09 - Hevelyn 20/09 - Adriano Oliveira 21/09 - Vanderléia 24/09 - Maria Helena 26/09 - Pra. Luciana 29/09 - Maiara Gregui

ANIVERSARIANTES