BOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR janeiro Universitários...

4
BOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR janeiro V iajar para a Europa, com a finali- dade de conhecer um centro inter- nacional de empreendedorismo, é o grande prêmio do maior jogo de empre- sas do mundo – o Desafio Sebrae. Mas os cinco vencedores e boa parte dos 50 mil inscritos na competição conquis- taram muito mais para aplicar na vida. Para a equipe vitoriosa,a Homo- sapiens o melhor de tudo foi ter apren- dido duas lições importantes: disciplina e firmeza para atingir objetivos. “Nós vamos para a Europa, mas essa não é a verdadeira premiação”, pondera o uni- versitário Francisco Uchôa, 24 anos. “É campeão aquele que aprendeu o que o jogo quis passar, ou seja, empreendedo- rismo para a profissão e para a vida. Todos nós saímos mais preparados”, completa. Universitários de cursos da área da Universidade Federal do Maranhão, eles apreenderam que vencer não cai do céu. Tampouco só sabe gerir negócios quem cursa administração de empresas. Em 2005, eles participaram do jogo, mas não passaram da primeira etapa. “O que apren- demos com isso?”, questiona Uchôa. E responde: “Se quisermos vencer, temos que ser decididos e principalmente dis- ciplinados e perseverantes”. É a primeira vez que uma equi- pe da região Nordeste vence a com- petição desde que foi criada em 2000. A tarefa da sétima edição do prêmio foi administrar uma empre- sa de móveis. Pela Homosapiens também participaram da experiência os universitários Alexandro Tobias, 24 anos; Joilma Prazeres, 22 anos; Juliana Marques, 23 anos; e Wagner Araújo, 25 anos. Eles ainda poderão fazer estágio na Companhia Vale do Rio Doce, a segunda maior mineradora do mundo. NOVA UNIVERSIDADE E aí: já dá para abrir negócios? A Homosapiens reage com cautela. Em verdade, os vencedores mostram que aprenderam outra lição – saber cor- rer riscos calculados é uma das carac- terísticas dos empreendedores. “Existe a idéia, sim, de empreen- der, mas isso a gente vai ver com cal- ma, a médio e longo prazo”, avalia Uchôa, recém-formado em Farmácia Bioquímica. “A gente está se formando agora. É preciso estudar e conhecer o mercado, ver em que e onde investir.” De qualquer forma, saber empreen- der é uma habilidade que torna uma pessoa com condições de descobrir caminhos onde não há trilhas. Isso pode ajudar tanto no mundo dos negócios quanto nos estudos, no funcionalismo Estudantes da Universidade Federal do Maranhão formam a primeira equipe do Nordeste Universitários ganham MAIS INFORMAÇÕES: www.desafio.sebrae.com.br Márcia Gouthier/Agência Sebrae Integrantes da equipe Homosapiens comemoram a vitória Vencendores adotaram disciplina e firmeza para conquistar objetivos INFORME GA186_82a85_Sebraeok 18/12/2006 10:58 PM Page 2

Transcript of BOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR janeiro Universitários...

BOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR janeiro

Viajar para a Europa, com a finali-dade de conhecer um centro inter-

nacional de empreendedorismo, é ogrande prêmio do maior jogo de empre-sas do mundo – o Desafio Sebrae. Masos cinco vencedores e boa parte dos50 mil inscritos na competição conquis-taram muito mais para aplicar na vida.

Para a equipe vitoriosa,a Homo-sapiens o melhor de tudo foi ter apren-dido duas lições importantes: disciplinae firmeza para atingir objetivos. “Nósvamos para a Europa, mas essa não éa verdadeira premiação”, pondera o uni-versitário Francisco Uchôa, 24 anos. “Écampeão aquele que aprendeu o que ojogo quis passar, ou seja, empreendedo-rismo para a profissão e para a vida.Todos nós saímos mais preparados”,completa.

Universitários de cursos da área daUniversidade Federal do Maranhão, elesapreenderam que vencer não cai do céu.Tampouco só sabe gerir negócios quemcursa administração de empresas. Em2005, eles participaram do jogo, mas nãopassaram da primeira etapa. “O que apren-demos com isso?”, questiona Uchôa. Eresponde: “Se quisermos vencer, temosque ser decididos e principalmente dis-

ciplinados e perseverantes”.É a primeira vez que uma equi-

pe da região Nordeste vence a com-petição desde que foi criada em2000. A tarefa da sétima edição doprêmio foi administrar uma empre-sa de móveis. Pela Homosapienstambém participaram da experiênciaos universitários Alexandro Tobias,24 anos; Joilma Prazeres, 22 anos;Juliana Marques, 23 anos; e Wagner

Araújo, 25 anos. Eles ainda poderão fazerestágio na Companhia Vale do Rio Doce,a segunda maior mineradora do mundo.

NOVA UNIVERSIDADEE aí: já dá para abrir negócios? A

Homosapiens reage com cautela. Emverdade, os vencedores mostram queaprenderam outra lição – saber cor-rer riscos calculados é uma das carac-terísticas dos empreendedores.

“Existe a idéia, sim, de empreen-der, mas isso a gente vai ver com cal-ma, a médio e longo prazo”, avaliaUchôa, recém-formado em FarmáciaBioquímica. “A gente está se formandoagora. É preciso estudar e conhecer omercado, ver em que e onde investir.”

De qualquer forma, saber empreen-der é uma habilidade que torna umapessoa com condições de descobrircaminhos onde não há trilhas. Isso podeajudar tanto no mundo dos negóciosquanto nos estudos, no funcionalismo

Estudantes da Universidade Federal do Maranhão formam a primeira equipe do Nordeste

Universitários ganham

MAIS INFORMAÇÕES:www.desafio.sebrae.com.br

rcia

Go

uth

ier/

Ag

ên

cia

Se

bra

e

Integrantes da equipe Homosapiens comemoram a vitória

Vencendores adotaram disciplina e firmeza paraconquistar objetivos

INFORME

GA186_82a85_Sebraeok 18/12/2006 10:58 PM Page 2

www.sebrae.com.br 2007 I N F O R M E P U B L I C I T Á R I O

público, como empregado de empresaprivada e na vida pessoal.

“O Desafio Sebrae está mudando acara da universidade brasileira”, afir-mou o reitor da Universidade deBrasília, Timothy Mulholland, duran-te a solenidade de premiação dos ven-cedores, realizada no campus da UnB.

É o que deseja também o presiden-te do Serviço Brasileiro de Apoio àsMicro e Pequenas Empresas (Sebrae),Paulo Okamotto. “Trabalhamos para quecada vez mais a cultura empreendedorachegue a todo o povo brasileiro, espe-cialmente à nossa juventude, que é ocaminho para a construção da riqueza edo futuro do nosso País”, ressaltou.

Por isso, o gerente de AtendimentoIndividual do Sebrae, Enio Pinto, disseque o Desafio Sebrae quebra o paradig-ma do sistema educacional brasileiro.Segundo dados do Sebrae, 13% dos par-ticipantes do Desafio nos últimos seteanos abriram seu próprio negócio aindaenquanto cursavam a faculdade.

“O que se forma na faculdade sãocolaboradores de empresas”, atestou ogerente. “Queremos que vocês saiamdaqui com a semente do empreende-dorismo na alma”, recomendou `asoito equipes que participaram da finaldo jogo em Brasília.

Além da viagem à Itália, os vence-dores ganham também a posição derepresentantes do Brasil na final lati-no-americana do jogo virtual que vai

O Sebrae tem procurado estimular a apren-dizagem do empreendedorismo entre seus pró-prios funcionários e estagiários. Em 2006, isso re-sultou na primeira versão interna do DesafioSebrae, que teve 1.189 inscritos, quase 20% dosservidores da instituição.

Venceu a equipe Nó da Madeira, formada porEnio Queijada, Fernando Bandeira, Eraldo dosSantos, Marcus Vinicius Bezerra e Patrícia Ma-yana. "É uma oportunidade de desenvolver com-petência de trabalho de equipe", analisa Bandeira."Você aprende a tomar decisões com mais cau-tela e, principalmente, aprende como trabalharem equipe", conta Bezerra.

a vencer o Desafio Sebrae, o maior jogo de empresas do mundo

am lições para a vida

Nó da Madeira: competência em equipe

As equipes finalistas, daesq. para a direita, são: 2º lugar, Wolf Hunters(SP); 3º, Poisson (SP); 4º, Cavalheiros do Templo(PE); 5º, País di Uestifalia(SP); 6º, Equimistas (SP);7º, Computeiros Móveis(MG); e 8º, Libra (DF)

DEVER DE CASA

E PUBLICITÁRIO

reunir vencedores da Argentina, Para-guai, Uruguai, Colômbia e Peru. A dis-puta internacional será realizada nosdias 1º e 2 de março de 2007.

2007 JÁ COMEÇOUAgende sua inscrição. Para 2007,

o período de inscrições ao jogo já estámarcado: começa em 19 de abril e ter-mina no dia 15 de junho, pelo sitewww.desafio.sebrae.com.br.

Foto

s: G

láu

cia

Ro

dri

gu

es/S

ebra

e-M

G

GA186_82a85_Sebraeok 18/12/2006 10:59 PM Page 3

BOLETIM DO JOVEM EMPREENDEDOR janeiro

ONG forma jovens empreendedores

?

Incluir o empreendedorismo no currí-culo escolar é uma opção que cres-

ce a cada ano. Multiplica-se o númerode escolas e de alunos que passam ater lições sobre comportamentos quedevem ser adotados por quem quer fazeracontecer. Enfim, vale a pena ter umdiploma de empreendedorismo comoum preparativo ao mundo dos negócios.

Por isso, o Serviço Brasileiro deApoio às Micro e Pequenas Empresas(Sebrae) e a Junior Achievement firma-ram parceria para inserir programas deempreendedorismo em escolas de ensi-no fundamental e médio, em todo o País.A Junior é uma entidade sem fins lucra-tivos que atende hoje sete milhões dejovens em 112 países, sendo a maior emais antiga organização de educaçãoprática em economia e negócios do pla-neta. A iniciativa conta com a participa-ção voluntária de empresários.

“Meu pai é bancário, mas essaexperiência despertou meu

interesse para o comércio. Quero traba-lhar na área, conhecer mais e, um dia,abrir meu próprio negócio”, afirma a estu-dante Poliana Rezende Mendonça, de 16anos. Ela é uma das mais novas empreen-dedoras diplomadas por meio do progra-ma Miniempresa, uma das ações desen-volvidas pela Junior Achievement,

Poliana é um dos 120 estudantes quereceberam a formatura em dezembro noCanadá Country Clube, em Rondo-nópolis, a 218 km da capital Cuiabá, emMato Grosso. Juntamente com os certi-ficados, medalhas e troféus, eles ganha-ram confiança e conhecimento paraconstruir o próprio futuro. Mato Grossoé o único Estado do País onde o proje-to foi iniciado numa cidade do interior.Em 2007, a entidade pretende atender250 mil estudantes por meio de parce-rias com diversas empresas.

Criada em 1919 nos EUA, a JuniorAchievement objetiva despertar o espí-rito empreendedor nos jovens ainda naescola, estimular o desenvolvimento pes-soal, proporcionar uma visão clara do

mundo dos negócios e facilitaro acesso ao mercado de

trabalho. “O resultado é

incrível e nos deixamuito satisfeitos.No ano passado,quando inicia-mos as ativida-des, atendemoscerca de 100 estu-dantes. Neste anotivemos mais de600 participantese a meta é atingir1.500 alunos deescolas públicas eparticulares em

2007", disse o diretor vice-presidente daJunior Achievement Mato Grosso, Cris-tóvão José Teixeira.

BANCOS PARCEIROSNo Brasil, há bancos engajados na

difusão do empreendedorismo na edu-cação formal. Citigroup e Unibanco, porexemplo, são bancos parceiros da JuniorAchievement na promoção de jogos vir-tuais de administração voltados para aintrodução da educação financeira aosestudantes do ensino médio. O Bancodo Brasil é parceiro do Sebrae comopatrocinador do Desafio Sebrae, o maiorjogo de empresas do mundo que este anotem como meta a inscrição de 70 miluniversitários.

Em 2007, cerca de 5.000 estudantesde 14 estados vão participar do Torneiode Decisões Empresariais Instituto Uni-banco. Já o programa Bancos em AçãoCitibank dá aos jovens noções de comoadministrar um banco. Em novembro,no Panamá, os mineiros Gustavo Zarifee Victor Frasão deram ao Brasil o Hexa-campeonato no Torneio Latino-Ame-ricano Bancos em Ação Citibank. Des-de 1998 no Brasil, já foram beneficia-dos pelo programa cerca de 9 mil jovens.

INFORME P

Junior Achievement desperta vocações no ensino fundamental e médio

MAIS INFORMAÇÕES:www.jabrasil.org.br

Em novembro, estudantes mineirosvenceram torneio latino-americano de eduação financeira

Jovens de Mato Grosso receberamdiplomas de empreendedores

Ed

uar

do

Ram

os/

Seb

rae-

MT

GA186_82a85_Sebraeok 18/12/2006 10:59 PM Page 4

2007

Suas perguntas serão respondidas por consultores especializados. Envie nome e endereço. Além das respostas, você receberá publicações do Sebrae e concorrerá a brindes. Você pode também procurar o Sebrae mais próximo para obter mais informações

ENVIE PERGUNTAS [email protected]

I N F O R M E P U B L I C I T Á R I O

O QUE A BAHIA TEM?Moro atualmente em Brasília e estou queren-

do me mudar para Itabuna ou Ilhéus, na Bahia.Pretendo empreender em algo, mas ainda não seio quê. Gostaria de uma orientação, um dire-cionamento por parte do Sebrae. Qual seria hoje,no comércio dessas cidades, o melhor segmentopara se investir?

FÁBIO [email protected]

RESPOSTAFábio,

Sugerimos inicialmente que você elabore umplano de negócio. Para organizar melhor sua idéiae os recursos disponíveis, leve em consideração oseu conhecimento e a localização do empreendi-mento. Por isso, estamos encaminhando um mo-delo de plano de negócios no link: http://www.bi-blioteca.sebrae.com.br/bte/bte.nsf/90790DC06383839F03256FAA006CB0AD/$File/NT000A44AE.pdf. Sugerimos também que participe dos nos-sos cursos e palestras gratuitas. Agende pelo tele-fone 0800-2840000. Além disso, o Sebrae ofe-rece cursos on-line gratuitos - http://educa-cao.sebrae.com.br.

JOANA SÁANALISTA DO NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO EMPRESARIAL

SEBRAE-BAHIA - (71) 3320-4508

CRIAÇÃO DE PEIXESGostaria de receber orientações sobre o valor do

investimento e técnicas para criação. Sou do norteda Bahia, onde o clima é quente. Isso é um problema?

MANOEL DOS SANTOS [email protected]

RESPOSTAManoel,

Como o senhor não especificou o tipo de peixe,estamos encaminhando, diversos materiais sobreo assunto. Veja-os no link abaixo:http://sbrt.ibict.br/lista_respostas.php.

JOANA SÁANALISTA DO NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO

EMPRESARIAL/SEBRAE-BA (71) 3320-4508

ABERTURA DE EMPRESAOlá! Eu quero montar um comércio. Como

eu faço para ter uma noção de abertura de umcomércio, pois eu moro no Rio de Janeiro, municí-pio de Duque de Caxias. Desde já, obrigado.

GILBERTO PADRÃ[email protected]

RESPOSTAGilberto,

Para orientá-lo quanto à abertura e desen-volvimento de micro e pequenos negócios, o Sebrae-

RJ oferece cursos, palestras e consultorias diversas.O planejamento para a abertura de um negócio éextremamente importante. Então, sugerimos suaparticipação no curso IPGN - Iniciando um PequenoGrande Negócio, cujo objetivo é capacitar pessoasque desejam aprimorar seus conhecimentos concei-tuais, técnicos e instrumentais sobre empreendedo-rismo, mercado e finanças, orientando-as para aelaboração do Plano de Negócios. Os agendamentosdesse curso podem ser consultados através do Te-leatendimento do Sebrae-RJ: 0800-782020.

Embora não tenha informado sobre o tipo denegócio desejado, ressaltamos que algumas cole-ções desenvolvidas pelo Sebrae, como a PrimeiroPasso e a Comece Certo, oferecem informações sobrediversas idéias de negócios. Procure a unidade doSebrae em Duque de Caxias para conhecê-los eser orientado por nossos técnicos quanto ao plane-jamento para a abertura de sua empresa. Nossoendereço é Av. Presidente Vargas, 196 Loja A -Centro - Duque de Caxias. Tel. (21) 2671-6592.

AYUMI VELLOSOATENDIMENTO - SEBRAE/RJ

Nunca é cedo para começar

?? ??RESPONDESEBRAESEBRAERESPONDE

PUBLICITÁRIO

www.sebrae.com.br

Aos 21 anos, empresário já é dono de duas empresas de educação digital

PUBLICAÇÕESGANHE

MAIS INFORMAÇÕES:DT e Millenium (62) 3242-5222e 3537-2628

Tiago abriu a primeiraempresa quandotinha 18 anos, com apenas 280 reais

Siil

vio

Sim

ões

/Ag

ênci

a S

ebra

e d

e G

oiá

s

Todo mundo sonha em ganhar di-nheiro fazendo o que gosta. O goia-

no Tiago Trillo de Miranda conseguiurealizar o sonho. De aprendiz de infor-mática a professor, aos 18 anos de idade,em 2003, ele abriu sua primeira escola,a DT Informática. Hoje, com 21 anos,já inaugurou a segunda escola, a Mille-nium Informática. Só pensa em ir adian-te e voltar a estudar. “Conquistei minha

independência financeira fazendo o quegosto”, comemora.

Começar não foi nada fácil. Contoucom o apoio de familiares e fez dois cur-sos de capacitação pelo Serviço Brasileirode Apoio às Micro e Pequenas Empresas(Sebrae). Valeu também a ousadia. “Foiuma loucura. Tínhamos apenas R$ 280para pagar o primeiro aluguel”, lembra.Hoje, os dois empreendimentos, situadosem Aparecida de Goiânia, na região me-tropolitana de Goiânia, contam com 17computadores e cerca de 200 alunos.

GA186_82a85_Sebraeok 18/12/2006 11:00 PM Page 5