Boletim informativo 4 2014

11
Em Revista Em Revista UDTPP UGP UDTPP REALIZA O 2º ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI GERAL UNIDADE RECEPCIONA NOVOS COLABORADORES Nº 04/2014 PROJETO DE ECONOMIA CRIATIVA DIGITAL REALIZA 1ª ETAPA DE CONSULTORIA DE STARTUPS UACA UACCS PROJETO DE PISCICULTURA REALIZA CAPACITAÇÃO PARA TÉCNICOS E PRODUTORES

description

Boletim Informativo Sebrae Acre

Transcript of Boletim informativo 4 2014

Page 1: Boletim informativo 4 2014

Em RevistaEm Revista

UDTPPUGPUDTPP REALIZA O 2º ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI GERAL

UNIDADE RECEPCIONA NOVOS COLABORADORES

Nº 04/2014

PROJETO DE ECONOMIA CRIATIVA DIGITAL REALIZA 1ª ETAPA DE CONSULTORIA DE STARTUPS

UACA

UACCS

PROJETO DE PISCICULTURA REALIZA CAPACITAÇÃO PARA TÉCNICOS E PRODUTORES

Page 2: Boletim informativo 4 2014

EXPEDIENTE

DIRETORIA

ASSESSORES

CHEFE DE GABINETE

GERENTES E ADJUNTOS

João Batista Fecury

DIRETOR SUPERINTENDENTE

Elizabeth Amélia Monteiro

DIRETORA TÉCNICA

Luiz Carlos Simão Paiva

DIRETOR ADMIN. E FINANCEIRO

Claudio Roberto Araújo

SUPERERINTENDENCIA

Kleber Campos

DITEC

Corina Brasil

DIRAF

Martha Martins

CDE

Suzyanny Barreto

CDE

Izabel Cristina Barros

DIREX

Lauro Santos / Maysa Gonçalves - UOE

Adriana Elizabete de Souza - UACI

Sirlânia Venturin - UACCS

Clovis Gonçalves /Soraya Neves - UAMIT

Maria do Socorro Figueiredo - UCE

Tristão José Cavalcante - UACA

Laiz Montenegro / Hellen Chaves - URJ

Elton Pantoja/ Janaina Pinheiro - UGE

Vanessa França - UMC

Wanderley Dantas / Flávia Huck - ASJUR

Cezarinete Alves - UADI

Francisco Bezerra - UDTPP

Fábio Oliveira - UGP

Luis Eduardo - UTIC

Valeria Rossy Freitas da Silva - UGA

Rosa Nakamura - UGF

INFORMATIVO ON LINE - UMC

Vanessa FrançaEditoria

Jahnnyne LimaTexto e fotografia

Evandro SouzaFotografia

James MacielTexto, Diagramação e Fotografia

Texto: Fátima Bandeira - UAMIT Késia Façanha - UOE

COLABORADORES

UACCS

A consultoria composta por cinco etapas será trabalhada durante o ano de 2014.O Projeto de Economia Criativa Digital realizou no período de 12 a 15 de maio, a 1ª etapa de consultoria com as 5 0 e m p r e s a s s t a r t u p s atendidas pelo projeto. A consultoria composta por

cinco etapas será trabalhada durante o ano de 2014, todas as ações serão coordenadas pelo analista e gestor do Projeto, Alex Lima. “A ideia é que durante a consultoria consigamos trabalhar a melhoria dos produtos que estão em fase de desenvolvimento e auxiliar as startups na gestão de negócio. Nosso objetivo é que no final de 2015 o grupo tenha produtos economicamente viáveis e competitivos dentro do mercado digital brasileiro”, explica o gestor.

Etapas

Na 1ª etapa foram realizadas reuniões de planejamento para 2014, onde foram levantadas informações da I Semana de Formação em Economia Criativa e Digital, realizada em 2013, registrando as melhorias aplicadas e os destaques da Semana. As startups receberam consultoria individual com a diretora-geral da Colaboratie Mutopo Brasil, Marina Miranda.

O Projeto realizou junto ao grupo de startups uma rodada de levantamento de informações onde foram priorizadas as demandas das empresas para criação de um calendário de consultorias para 2014. As empresas situadas na capital foram atendidas no Prédio da Livraria Paim e na sede do Sebrae, as empresas de Brasiléia foram atendidas no escritório da URAA.

“As reuniões realizadas com a Marina Miranda foram feitas por meio de entrevista individual com o empreendedor e com as empresas para conhecer os resultados atuais de cada caso. A maioria dessas startups trabalha com desenvolvimento de aplicativos, games e softwares”, conta Alex Lima.

A 2ª etapa será focada na formação para empresas, visando a melhoria de produtos, o planejamento estratégico e desenvolvimento das mesmas.

Na 3ª etapa será aplicada a metodologia “Startup Weekend”, onde o grupo de startups ficará reunido por 54 horas, de sexta-feira a domingo, imersos no projeto de startup onde o objetivo é a elaboração do produto.“Uma série de consultores serão contratados para auxiliar os empreendedores na construção e organização da empresa. Haverá uma competição, onde a empresa ganhadora será premiada com participação em um evento de mercado na área digital”, informa o gestor.

Nas 4ª e 5ª etapas será trabalhada a organização da II Semana de Economia Criativa Digital, no estado, onde os workshops, seminários, palestras e minicursos tratarão dos fundamentos dos segmentos da economia criativa e economia digital apresentados na primeira Semana.

PROJETO DE ECONOMIA CRIATIVA DIGITAL REALIZA 1ª ETAPA DE CONSULTORIA COM STARTUPS

Page 3: Boletim informativo 4 2014

UACI

Page 4: Boletim informativo 4 2014

UGPNa primeira quinzena de maio o Sebrae recepcionou os novos colaboradores aprovados no Processo Seletivo Público, realizado no dia 02 de dezembro de 2012 pelo IBEG. A Unidade de Gestão de Pessoas (UGP) realizou a solenidade de recepção dos colaboradores na segunda-feira, 05, no auditório. Cinco analistas e uma assistente integram o quadro de funcionários da instituição.

Socialização

“De 05 a 09, segunda-feira à sexta-feira, a UGP realizou o processo de socialização e integração com os seis colaboradores. Onde apresentamos o Sebrae, os sistemas que vão operar; integrando-os nas unidades, desenvolvendo um comportamento adequado às expectativas do Sebrae, criando um ambiente favorável e recept ivo”, expl ica Mar i lyn Lyra, anal ista da UGP.De acordo com a analista o processo de socialização foi implantado pela unidade desde a criação do Sistema de Gestão de Pessoal, em 2004, e desde então é aplicado a cada convocação. Marilyn afirma ainda que “a cada novo processo há instruções especificas, trabalhadas com apoio das unidades que vão receber o colaborador”.

UGP RECEPCIONA NOVOS COLABORADORES

Jaireandson Negreiros, analista - UAMIT“A recepção foi agradável e satisfatória, nunca tinha recebido um carinho assim em uma recepção. Mas o processo de integração, inicialmente foi um choque pra mim porque venho de uma estrutura de governo e a do Sebrae é outro caminho. Mas hoje tenho uma visão diferente da que tinha na semana do socialização. A questão é adaptação, estou me adaptando ao novo caminho.”

Marinete Lourdes, analista - UGF“O primeiro momento é o nervosismo habitual, mas ao mesmo tempo a satisfação da conquista. Eu estava aguardando ansiosa pelo que vinha pela frente. A recepção foi boa, fui super bem recepcionada, as pessoas são calorosas e amigas. A primeira impressão que tenho é de uma instituição que acolhe a pessoa, me senti muito bem acolhida na UGF, onde as pessoas são prestativas e estão disponíveis.”

Jackeline Nagao, assistente - UGP“A recepção foi um momento caloroso! A primeira semana foi agregar conhecimentos. Foi satisfatória! O Sebrae é uma empresa bem organizada que oferece uma proposta de evoluir na carreira.”

Ruama dos Santos, analista - UACCS“Minha chegada foi bastante receptiva e o período de socialização satisfatório ao proporcionar-me uma noção clara de qual é o papel do Sebrae perante a sociedade, quais são os macroprocessos usados e o fomento dado aos colaboradores para o seu desenvolvimento profissional. Agradeço por tudo e estou à disposição para juntos alcançarmos a nossa missão.”

Conheça os novos colaboradores:

Page 5: Boletim informativo 4 2014

UGP

Marcos Clay Lucio da Silva, analista - UACI“O bom filho a casa torna, foi assim que me senti ao retornar pela segunda vez ao Sebrae. A receptividade foi além das expectativas. Foi bom olhar e ver a maioria dos colegas contentes com meu retorno. A socialização foi muito boa! Posso afirmar que a UGP fez o seu papel e agora cabe a cada um de nós fazer o seu em prol dos micro e pequenos negócios.”

Cláudio Roberto“Apesar de já estar na casa, fiquei muito contente e feliz com a recepção que eu recebi, uma nova etapa na minha vida se inicia, o Sebrae.”

PROJETO MEMORIAL SEBRAE:

A equipe do Acre inicia as ações da implementação do Memorial Sebrae.A primeira ação acreana no processo de nacionalização da memória institucional foi a criação do comitê do Memorial do Sebrae. Responsável pelo levantamento de conteúdo relativo à memória do Sebrae no Acre o comitê é composto pelos colaboradores: Dilermando Martins (CPL), Izabel Barros (Gabinete da Superintendência), José Freire (UTIC), Marco Antônio Gomes (UGE), Rosa Nakamura (UGF), Vanessa Melo França (UMC), Marilyn Lira (UGP).Formado no mês de maio o comitê se reuniu duas vezes, na primeira vez para apresentação do projeto e na segunda reunião os membros definiram as fontes a serem entrevistadas e demais ações a serem realizadas na implementação do Memorial Sebrae Acre.

A Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação – UTIC, atualizou no dia 09 deste mês, o “RM”, programa que controla todos os processos do Sistema Financeiro do Sebrae, como, folha de pagamento e compras.“O RM 11.0 está disponível desde 2003, porém este ano com a chegada da versão 11.82, ele vai facilitar os trabalhos das unidades de Administração, Financeira e Gestão de Pessoas, e nos processos administrativos que envolvem os setores e ferramentas de patrimônio, apoio, almoxarifado, fluxo de caixa, contrato, tesouraria e gestão de pessoas”, conta José Freire, analista da UTIC.

O novo sistema também está atualizado com as leis contábeis e preparado para o eSocial onde será feito os tributos federais e ISS. A mudança ocorreu também no layout que vai facilitar os trabalhos.O Programa foi desenvolvido pela Totvs (tótus) empresa fabricante de softwares. “Esquecer o método antigo, trabalhar com o novo e reportar os erros para correção ao decorrer do tempo”, informa José.

NOVA VERSÃO DO SISTEMA RM É INSTALADA PELA UTIC UTIC

O eSocial é um projeto do governo federal que unifica o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.

Page 6: Boletim informativo 4 2014

UAMIT

O SEBRAEtec – é um programa nacional que permite aos pequenos negócios o acesso subsidiado aos serviços tecnológicos disponíveis no mercado. É um instrumento que promove a melhoria de processos, produtos e serviços, além da introdução de inovações nas empresas, buscando torná-las mais competitivas.

Quem pode participar?

Todo o público-alvo do Sebrae pode participar do programa, exceto os potenciais empresários e potenciais empreendedores.

Como funciona?

Para ter acesso aos serviços, a empresa procura o Sebrae, que é responsável pela intermediação entre as prestadoras de serviços e as empresas demandantes para viabilização dos serviços tecnológicos ofertados pelo SEBRAEtec .O acesso aos serviços ofertados será subsidiado pelo SEBRAE em 80% para o cliente atendido, ou seja, as empresas que recebem os serviços arcam com somente 20% dos custos, com exceção dos microempreendedores individuais que têm acesso subsidiado em 100%, porém restrito a palestras, cursos, clínicas e oficinas tecnológicas.

Empresas que inovaram

A gestora do SEBRAEtec, Soraya Neves, explica que as consultorias mais demandadas são: Design de Comunicação, Boas Práticas de Fabricação, Vitrinismo, Layout e Metodologia 5s. Entre as empresas que já foram atendidas pelas consultorias estão: Papelaria Globo e Pet Shop Quatro Patas (Layout e Vitrinismo), Cat Grill e Pizzaria Tutti Frutti (Boas Práticas de Fabricação), Restaurante Saboreá e Dita Cabelo e Corpo (Design de Comunicação), Bezerrão Materiais de Construção e Ciclonorte Motos (Metodologia 5s).

SEBRAETEC: PROGRAMA QUE GERA INOVAÇÃO E CRESCIMENTONAS EMPRESAS

Quer saber mais informações sobre o SEBRAEtec? Clique aqui

Link: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Programas/Sebraetec:-inovar-no-seu-pequeno-neg%C3%B3cio-pode-ser-simples

Áreas de conhecimento da inovação: design, inovação, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, sustentabilidade, tecnologia da i n f o rmação e comun i cação .

Texto: Fátima Bandeira

Page 7: Boletim informativo 4 2014

CDESEBRAE NACIONAL REALIZA ENCONTRO DOS CONSELHEIROS

Em continuidade as ações mobilizadoras que o Conselho Deliberativo Nacional – CDN vem desenvolvendo, com o objetivo de alinhar e aperfeiçoar a atuação de todos os conselheiros no âmbito de todo o Sistema SEBRAE.

Nos dias 14 e 15 de maio de 2014, foi realizado em Brasília/DF, o Encontro Nacional de Conselheiros. Esses encontros constituem a importante oportunidade para a troca de conhecimentos, o aperfeiçoamento operacional e o fortalecimento da governança corporativa do Sistema SEBRAE. O ano de 2014 apresenta características especiais: último ano de mandato dos atuais Presidentes dos Conselhos Deliberativos, eleições para os cargos eletivos em todo Sistema Sebrae, eleições gerais no país em vários níveis, Copa do Mundo de Futebol. Este cenário nos levou a programar para o colégio de Conselheiros, neste ano, um único evento de abrangência nacional. Por sua relevância, foi abordado temas como normas e procedimentos estabelecidos para as eleições do Sistema Sebrae; a avaliação sobre resultados e perspectivas da Governança Corporativa; os cenários econômicos atuais, as perspectivas políticas de interesse para os pequenos negócios no Brasil, entre outros.

Martha Ferreira

Page 8: Boletim informativo 4 2014

A Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios (UACA) realiza a 1ª capacitação do ano para técnicos e produtores de peixes. A capacitação acontecerá em quatro módulos, sendo o primeiro realizado nos dias 22 e 23, na cidade de Sena Madureira.

O primeiro módulo será ministrado pelo instrutor, Eduardo Ono, que tratará sobre os fundamentos da piscicultura. Os demais módulos acontecerão até o mês de agosto, sendo realizado um módulo a cada mês. A capacitação é realizada pelo Sebrae com apoio da Seaprof, do Ifac, e das Secretárias Municipais da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) de Sena Madureira, Manoel Urbano e de Rio Branco.

EMBRAPA E SEBRAE REALIZAM CURSO DE MANEJO GENÉTICO E REPRODUTIVO DO PIRARUCU

Os produtores alevinos, profissionais da área e técnicos extensionistas de toda região norte estão recebendo o “Curso de Manejo Genético e Reprodutivo do Pirarucu”. O curso realizado pela Embrapa de Pesca e Aquicultura de Tocantins em parceira com o Sebrae no Acre, acontece dia 30, sexta-feira, com início as 07:30, no Sítio Retiro da família - estrada do Panorama, Km 03, Rio Branco.Visando a capacitação de produtores e técnicos em técnicas voltadas para o manejo genético e produtivo, o curso que traz programação teórica e prática, será ministrado pelos pesquisadores da Embrapa de Tocantins. A ação conta com apoio da Embrapa local e do Ministério da Pesca e aquicultura do Acre. “Essa ação é fruto parceria da Embrapa de Pesca e Aquicultura de Tocantins com o com o Sebrae, através do Projeto Pirarucu da Amazônia II. A parceira prevê a difusão de tecnologias voltadas a produção do Pirarucu em cativeiro, que é uma espécie especifica da Amazônia”, explica Luciene Alves, gestora do projeto.

Pirarucu da Amazônia II

Objetiva a consolidação e desenvolvimento da cadeia produtiva do Pirarucu de cativeiro nos estados da Região Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins.

UACAPROJETO DE PISCICULTURA REALIZA CAPACITAÇÃO PARA TÉCNICOS E PRODUTORES

Page 9: Boletim informativo 4 2014

UDTPP

O 2º Encontro Regional para Implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nos munícipios acreanos foi realizado na sexta-feira, 23 de abril, no Centro Cultural de Porto Acre. Este foi o segundo dos quatro encontros a serem realizados, ainda este semestre, nas regionais que compõem o estado.

O Encontro marcou a continuação das articulações junto aos gestores e lideranças municipais para que a Lei Geral Municipal das MPEs seja de fato implementada. Ações como esta desenham a empreitada em prol do fortalecimento do empreendedorismo local, abraçada pelo Sebrae, o Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE) e a Associação dos Municípios do Acre (AMAC).O conjunto de ações objetiva a disseminação de

informações sobre o tratamento simplificado, diferenciado e favorecido aos pequenos negócios, conforme previsto na Lei Complementar Federal 123/06, também conhecida como Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. A programação do evento contou com duas palestras cujo tema foi as oportunidades de negócios, uma voltada para o comprador e outra para o fornecedor. Na oportunidade foi realizada a premiação da etapa estadual da 8º edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

DA PREMIAÇÃO

Esse ano a 8ª edição do Prêmio disponibilizou aos municípios sete categorias diferentes, são elas: Melhor Projeto, Lei Geral Implementada, Compras Governamentais, Desburocratização, Pequenos Negócios no Campo, Pequenos Negócios nos Eventos E s p o r t i v o s e N o v o s P r o j e t o s .No Acre dois projetos foram premiados: o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, venceu a etapa estadual do Prêmio, na

categoria “Novos Projetos”, com o projeto “Economia Popular e Cidadania” no âmbito do Centro Popular de Compras, conhecido como Shopping Popular; o prefeito de Porto Acre, Antônio Carlos Portela, levou a categoria de “Pequenos Negócios no Campo”, com o projeto “O Atraso é coisa do Passado”.

UDTPP REALIZA O 2º ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃODA LEI GERAL

Na oportunidade foi realizado a premiação da etapa estadual da 8º edição do prêmio Sebrae prefeito empreendedor

UDTPP ENVIA AGENTES DE DESENVOLVIMENTO A ENCONTRO REGIONAL

Com a responsabilidade de avançar no estímulo ao empreendedorismo, centenas de agentes de desenvolvimento local do Norte e do Nordeste se reuniram nos dias 7 e 8 de maio em Salvador – Bahia. O evento que aconteceu no Gran Hotel Stella Maris, completa a série de três encontros regionais realizados, entre 9 de abril e 9 de maio, pelo Sebrae e

pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).“Desenvolvido pela Unidade de Desenvolvimento Territorial do Nacional, o encontro visou o fortalecimento da rede de agentes de desenvolvimento, com foco no desenvolvimento econômico local”, enfatiza Francisco Bezerra, da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Politicas Públicas.A convite do Sebrae, 10 agentes de desenvolvimentos representaram o estado no evento. Os agentes acreanos foram acompanhados pelo gerente da UDTPP, Francisco Bezerra, e pelo assessor da diretoria, Cláudio Roberto Araújo.

Page 10: Boletim informativo 4 2014

UDTPP

Page 11: Boletim informativo 4 2014

UOE

Com o intuito de fomentar o acesso aos produtos e serviços oferecidos aos microempreendedores individuais e às empresas de médio e pequeno porte, o Sebrae realiza neste mês de maio, o 3º ciclo do programa “Sebrae Itinerante”, que tem como principal objetivo viabilizar os serviços oferecidos pela instituição, principalmente, em lugares de difícil acesso. O atendimento móvel é realizado durante um período de curta duração e em lugares previamente escolhidos e negociados com parceiros que cedem o espaço e ajudam na divulgação do evento. Além disso, o Sebrae define estratégias que garantem a expansão das informações e serviços de maneira clara e eficaz perante o público-alvo. Segundo o responsável pela divulgação do evento, Evandro

de Souza, a ação é muito bem recebida pela população das cidades escolhidas. “Quando realizamos o convite nas rádios locais, procuramos esclarecer as primeiras dúvidas e benefícios adquiridos com a formalização, despertando, assim, o interesse dos futuros empreendedores”, afirma. Todos os atendimentos realizados são gratuitos e a programação inclui: orientação presencial feitas por consultores técnicos, palestras, minicursos, e outros. De acordo com a equipe responsável, o programa oferece uma oportunidade única para o cidadão formalizar seu próprio negócio de maneira simples e rápida, além, de despertar e desenvolver, através das atividades oferecidas, o espírito empreendedor. 3º Ciclo: munícipios atendidos:Dia 07/05 a 09/05 – Porto Acre (Vila Caquetá) Dia 14/05 a 16/05 – Manuel Urbano Dia 21/05 a 23/05 – Xapuri Dia 29/05 a 01/06 – Epitaciolândia (Expolândia)

UOE REALIZA 3º CICLO DE ATIVIDADES DO SEBRAE ITINERANTE

A esposa com o aniversario chegando joga uma indireta no marido:- Amor, meu aniversário está chegando e quero um presente bem legal. Vou te dar uma pista: vai de zero a cem em menos de 5 segundos, pode ser de qualquer cor.No dia do aniversario a mulher encontrou um pacote no quarto com uma balança de banheiro cor de rosa, novinha.

Ah, a propósito, o marido continua desaparecido.