Boletim informativo 8

2
Dia 9 de Maio comemora-se o Dia da Europa. Dia 20 de Maio há Sarau de Poesia na Biblioteca Municipal. Boas Leituras! Sugestões da biblioteca -“Ler, ouvir e contar” – de António Torrado. O autor reconta e reaviva cinco histórias tradicionais portuguesas que todos conhecemos. “As histórias andam por aí tão soltas e leves que dá gosto vê-las. E sabe-las. Têm asas para voar e voam.” - “ Se tu visses o que eu vi” de António Mota com ilustrações de Elsa Navarro. Aqui podes encontrar um conjunto de poesias muito divertidas. “Se tu visses o que eu vi desatavas à gargalhada uma cobra com doze patas a comer uma salada… - “ A Europa contada aos jovens” – de Jacques Le Goff. – Dia 9 de Maio comemora- se o Dia da Europa. Este livro, escrito por um dos mais prestigiados historiadores e intelectuais europeus, ajuda-te a conhecer melhor a história da Europa. Novidades na Biblioteca - O Meu Livro de Economia” – de João César das Neves. Agora que se fala muito em crise e em economia, vais ver que não é assim tão difícil perceberes do que se trata. Este livro fala de economia de uma forma simples e mostra como é fácil encontrarmos exemplos na nossa vida de todos os dias para explicar aquilo que a economia realmente é. - “O Meu Livro de Política” – de Jorge Sampaio. Movido pelo desejo de despertar os mais novos para a cidadania, Jorge Sampaio, ex-presidente da República, explica neste livro, o que é a política, o que é um Estado, o que diferencia uma democracia de um regime autoritário, o que é e como está organizada a Constituição da República, o papel dos cidadãos e a importância da cidadania, como é constituída a União Europeia, para que servem as eleições e os referendos, entre outros aspectos relevantes da vida política. - “Jesusalém” de Mia Couto. Este escritor moçambicano conta- nos a saga de um homem que, perturbado pela morte da mulher, resolve matar o mundo e ir com os filhos e o criado Zacarias Kalash para um sítio longínquo, erigindo numa casa em… ruínas o seu refúgio… Bibliofilme Dia 6 de Maio, podes ir ao cinema com a biblioteca. O filme a apresentar é “O Mágico” de Silvain Chaumet segundo um argumento de Jacques Tati. Quando a arte do ilusionismo dava os últimos passos, um mágico "entertainer", afastado dos palcos da cidade, vê-se obrigado a apresentar o seu "show" num dos “pubs” da costa ocidental escocesa, onde encontra Alice, uma jovem inocente, que mudará para sempre a sua vida... Sugestões musicais - Deolinda - Shakira - Os Clássicos Mais Divertidos

Transcript of Boletim informativo 8

Page 1: Boletim informativo 8

Dia 9 de Maio comemora-se o Dia da Europa.

Dia 20 de Maio há Sarau de Poesia na Biblioteca

Municipal.

Boas Leituras!

Sugestões da biblioteca

-“Ler, ouvir e contar” – de António Torrado. O

autor reconta e reaviva

cinco histórias tradicionais

portuguesas que todos

conhecemos. “As histórias

andam por aí tão soltas e

leves que dá gosto vê-las.

E sabe-las. Têm asas para

voar e voam.”

- “ Se tu visses o que eu vi” de António Mota com ilustrações de Elsa Navarro. Aqui podes encontrar um conjunto de poesias muito divertidas. “Se tu visses o que eu vi desatavas à gargalhada uma cobra com doze patas a comer uma salada… - “ A Europa contada aos jovens” – de Jacques Le Goff. – Dia 9 de Maio comemora-se o Dia da Europa. Este livro, escrito por um dos mais prestigiados historiadores e intelectuais europeus, ajuda-te a conhecer melhor a história da Europa.

Novidades na Biblioteca

- O Meu Livro de

Economia” – de João César

das Neves. Agora que se fala

muito em crise e em

economia, vais ver que não é

assim tão difícil perceberes do

que se trata. Este livro fala de

economia de uma forma simples e mostra como

é fácil encontrarmos exemplos na nossa vida de

todos os dias para explicar aquilo que a

economia realmente é.

- “O Meu Livro de Política” – de Jorge Sampaio. Movido pelo desejo de despertar os mais novos para a cidadania, Jorge Sampaio, ex-presidente da República, explica neste livro, o que é a política, o que é um Estado, o que diferencia uma democracia de um regime autoritário, o que é e como está organizada a Constituição da República, o papel dos cidadãos e a importância da cidadania, como é constituída a União Europeia, para que servem as eleições e os referendos, entre outros aspectos relevantes da vida política.

- “Jesusalém” de Mia Couto.

Este escritor moçambicano conta-

nos a saga de um homem que,

perturbado pela morte da mulher,

resolve matar o mundo e ir com os

filhos e o criado Zacarias Kalash

para um sítio longínquo, erigindo

numa casa em… ruínas o seu

refúgio…

Bibliofilme

Dia 6 de Maio, podes ir ao cinema com a biblioteca. O filme a apresentar é “O Mágico” de Silvain Chaumet segundo um argumento de Jacques Tati. Quando a arte do ilusionismo dava os últimos passos, um mágico "entertainer", afastado dos palcos da cidade, vê-se obrigado a apresentar o seu "show" num dos “pubs” da costa ocidental escocesa, onde encontra Alice, uma jovem inocente, que mudará para sempre a sua vida...

Sugestões musicais

- Deolinda

- Shakira

- Os Clássicos Mais Divertidos

Page 2: Boletim informativo 8

Dia 20 de Maio realizar-se-á um Sarau de Poesia na Biblioteca Municipal de Amarante.

A menina que falava com o vento

Senhor vento, bate à porta?

Senhor vento, pode entrar.

O senhor vem de tão longe

Há-de trazer que contar!

O senhor viu quantas terras?

Viu palmeiras? Viu o mar?

Quantas torres de castelo

Viu antes de cá chegar?

O senhor vento é cigano,

Ou não tem onde morar?

Olhe, a nossa chaminé…

Se quiser pode ficar.

O senhor tem olhos verdes?

Ou tem-nos cor de luar?

Sempre por fora de casa!

Sua mãe vai-lhe ralhar…

Vá-se embora, senhor vento!

Tem navios a esperar!

Ajude-me a adormecer,

Volte quando eu acordar…

Maria Eulália Macedo

Dia da Europa – 9 de Maio

Em 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada. Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia. Actualmente o dia 9 de Maio tornou-se um símbolo europeu (Dia da Europa) que, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa e a moeda única (o euro), identifica a identidade política da União Europeia. O Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si.

A música do hino da Europa é um extracto da 9ª Sinfonia de Beethoven. Enquanto hino europeu não

tem letra. No último andamento desta sinfonia, Beethoven pôs em música a "Ode à Alegria", que Friedrich von Schiller escreveu em 1785. O poema exprime a visão idealista de Schiller, que era partilhada por Beethoven, em que a humanidade se une pela fraternidade.

Esta é a bandeira da Europa, símbolo não só da União Europeia, mas também da unidade e da identidade da Europa. O círculo de estrelas douradas representa a solidariedade e a harmonia entre os povos da Europa. O número de estrelas não tem nada a ver com o número de Estados-Membros. As estrelas são doze porque tradicionalmente este número constitui um símbolo de perfeição, plenitude e unidade.

Boletim informativo da BE/CRE

Nº8 – Maio de 2013

Biblioteca Maria Eulália Macedo

Agrupamento de Escolas de Amarante

Visite o nosso blogue:

Jardimdelivros.blogspot.com/