BOLETIM INFORMATIVO • ANO IX • Nº 381 • 18 DE SETEMBRO DE ... · nosso papel como igreja...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA Dia da Escola Dominical T odo terceiro domingo de setembro, a Igreja Metodista comemo- ra o Dia da Escola Dominical. Você sabia que esta, que é a mais importante agência de aprendizado bíblico e de evangelização da igreja, é uma invenção metodista? João Wesley, o fundador do movimento metodista, já havia come- çado um trabalho especial de ensino bíblico para crianças em 1737, quando estava em missão em Savannah, cidade do Estado americano da Georgia. Mas a glória da criação da Escola Dominical coube a uma mulher chamada Hannah Ball Moore, que vivia em High Wycombe, na Inglaterra. Ela aceitou a Cristo quando tinha 22 anos, por meio de um sermão de João Wesley, no dia 8 de janeiro de 1765. A mensagem foi sobre Mateus 15:28: “Disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Fa- ça-se contigo como queres”. A partir daquele dia, Hannah tornou-se uma grande batalhadora da fé e, em 1769, aos 26 anos de idade, criou a primeira escola dominical. O testemunho de João Wesley acerca da iniciativa de Hannah Ball é eloqüente. Em muitas de suas cartas ele valoriza o trabalho por ela desenvolvido. Onze anos mais tarde, em Gloucester, no sudoeste da Inglaterra, Ro- bert Raikes, um jornalista metodista, criou a primeira escola domi- nical para meninos de rua, ensinando-lhes, além da Bíblia, aritméti- ca e inglês. Podemos dizer que Raikes é o “pai” da educação popu- lar. Equivocadamente, tornou-se conhecido como o criador da escola dominical, pois só anos mais tar- de as pesquisas revelaram o pio- neirismo da jovem Hannah Ball. A introdução da escola domini- cal no Brasil também se deve à Igreja Metodista. A primeira es- cola dominical brasileira foi fun- dada pelo Rev. Justin Spaulding, em junho de 1836, no Rio de Ja- neiro. Infelizmente, em 1842, em razão de problemas políticos e fi- nanceiros surgidos na Igreja Me- BOLETIM INFORMATIVO • ANO IX • Nº 381 • 18 DE SETEMBRO DE 2011

Transcript of BOLETIM INFORMATIVO • ANO IX • Nº 381 • 18 DE SETEMBRO DE ... · nosso papel como igreja...

Page 1: BOLETIM INFORMATIVO • ANO IX • Nº 381 • 18 DE SETEMBRO DE ... · nosso papel como igreja mãe e que nossa filha já consegue voar sem risco de cair? Será que já usamos com

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

Dia da Escola Dominical

Todo terceiro domingo de setembro, a Igreja Metodista comemo-ra o Dia da Escola Dominical. Você sabia que esta, que é a mais importante agência de aprendizado bíblico e de evangelização

da igreja, é uma invenção metodista?

João Wesley, o fundador do movimento metodista, já havia come-çado um trabalho especial de ensino bíblico para crianças em 1737, quando estava em missão em Savannah, cidade do Estado americano da Georgia. Mas a glória da criação da Escola Dominical coube a uma mulher chamada Hannah Ball Moore, que vivia em High Wycombe, na Inglaterra. Ela aceitou a Cristo quando tinha 22 anos, por meio de um sermão de João Wesley, no dia 8 de janeiro de 1765. A mensagem foi sobre Mateus 15:28: “Disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Fa-ça-se contigo como queres”. A partir daquele dia, Hannah tornou-se uma grande batalhadora da fé e, em 1769, aos 26 anos de idade, criou a primeira escola dominical.

O testemunho de João Wesley acerca da iniciativa de Hannah Ball é eloqüente. Em muitas de suas cartas ele valoriza o trabalho por ela desenvolvido.

Onze anos mais tarde, em Gloucester, no sudoeste da Inglaterra, Ro-bert Raikes, um jornalista metodista, criou a primeira escola domi-nical para meninos de rua, ensinando-lhes, além da Bíblia, aritméti-ca e inglês. Podemos dizer que Raikes é o “pai” da educação popu-lar. Equivocadamente, tornou-se conhecido como o criador da escola dominical, pois só anos mais tar-de as pesquisas revelaram o pio-neirismo da jovem Hannah Ball.

A introdução da escola domini-cal no Brasil também se deve à Igreja Metodista. A primeira es-cola dominical brasileira foi fun-dada pelo Rev. Justin Spaulding, em junho de 1836, no Rio de Ja-neiro. Infelizmente, em 1842, em razão de problemas políticos e fi-nanceiros surgidos na Igreja Me-

BOLETIM INFORMATIVO • ANO IX • Nº 381 • 18 DE SETEMBRO DE 2011

Page 2: BOLETIM INFORMATIVO • ANO IX • Nº 381 • 18 DE SETEMBRO DE ... · nosso papel como igreja mãe e que nossa filha já consegue voar sem risco de cair? Será que já usamos com

todista dos Estados Unidos, o trabalho missionário em nossa terra foi interrompido por alguns anos. Na realidade, interrompeu-se a missão (os missionários regressaram aos EUA), mas não o trabalho, que cer-tamente continuou vivo na casa de Mary Walker – o primeiro mem-bro da Igreja Metodista no Brasil! –, mantendo acesa a chama do me-todismo no país até 1867, quando chegou um novo missionário e pas-tor, Junius Newman, e com ele a retomada definitiva da missão meto-dista no Brasil e da escola dominical como principal agência de edu-cação cristã e formação metodista.

Também é pioneirismo metodista a publicação de revistas para a es-cola dominical. O Rev. John James Ransom, fundador do jornal Expo-sitor Cristão, editou, na nona década do século XIX as revistas A Nos-sa Gente Pequena, para crianças, e A Escola Dominical, para adultos.

Essa maravilhosa instituição é fator importante na ministração de co-nhecimentos bíblicos e orientação para o bom exercício da fé cristã. Por isso, é dever de todo o bom metodista participar de suas atividades.

Celebramos neste terceiro domingo de setembro os 242 anos da Escola Dominical. Dê um presente es-pecial a você mesmo nesse dia: torne-se aluno(a) da Escola Dominical!

Por João Wesley Dornellas, historiador metodista

“Deus começa a Sua obra pelas crianças.” João Wesley, fundador do movimento metodista (1703-1791)

ESPAÇO DOS MINISTÉRIOS

Igreja mãe, igreja filhaHá 15 anos, nossa igreja viu nas-cer sua filha, a Congregação de Santana do Parnaíba, um ponto missionário abençoado e cuida-do por uma equipe dedicada e especial.

Muitos irmãos e irmãs de nos-sa igreja já participaram ou ain-da participam das atividades da igreja filha e a cada dia o Senhor tem enviado novas pessoas para co-operar com aquela obra.

Deus vem sinalizando há tempos a necessidade de abraçarmos nossa filha com mais amor. Ações muito importantes têm sido feitas ali, mas em meu coração tenho a certeza da expansão da obra do Senhor na-quele lugar, e que o futuro será muito melhor do que podemos ima-

Page 3: BOLETIM INFORMATIVO • ANO IX • Nº 381 • 18 DE SETEMBRO DE ... · nosso papel como igreja mãe e que nossa filha já consegue voar sem risco de cair? Será que já usamos com

ginar. Mas para isso precisamos executar o que Deus tem sinalizado aos nossos corações.

Como uma mãe que sente a necessidade de suprir as carências de seu filho, assim Itaberaba deve se sentir em relação a Santana de Par-naíba. Nossa filha já está adolescente e caminha para a vida adulta, rumo à independência. Verdadeiros pais e mães só se sentem em paz, com sensação de missão cumprida, quando têm a certeza de que fi-zeram sua parte e que seus filhos têm a base necessária, força, visão e estrutura para alçar vôo sozinhos.

Será que nos sentimos assim em relação a Santana? Que cumprimos nosso papel como igreja mãe e que nossa filha já consegue voar sem risco de cair? Será que já usamos com nossa filha todos os recursos com os quais o Senhor nos capacitou?

Nada é mais gostoso para uma mãe do que deitar a cabeça no traves-seiro com a certeza de que fez pelo filho tudo o que Deus a capacitou para fazer e que seu filho já é um adulto responsável, independente e seguro nas mãos de Deus.

E nada melhor para um filho do que sentir-se um adulto responsável e capaz, podendo olhar sua trajetória e dizer: “Mãe, muito obrigado por tudo que fez por mim. Hoje sou forte e livre, pois você me susten-tou quando precisei”.

Este mês nossa congregação comemora seus 15 anos. Está debutan-do! Todo final de semana acontece uma programação especial por lá. Organize sua agenda, fale com os irmãos e vá celebrar com nossa querida filha mais este ano de vida!

Por Carla Strake, coordenadora do Ministério de Ação Social

“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant, filósofo alemão (1724-1804)

Curiosidades sobre a Bíblia• As Sagradas Escrituras contêm 31.000 ver-

sículos e 1.189 capítulos. Para sua leitura completa, são necessárias 49 horas; a sa-ber, 38 horas para a leitura do Velho Tes-tamento e 11 horas para a do Novo Testa-mento. Para lê-la audivelmente, em veloci-dade normal de fala, são necessárias cer-ca de 71 horas. Se você deseja lê-la em um ano, deve ler apenas quatro capítulos por dia.

• Das 2.000 líguas e dialetos falados no mundo, cerca de 1.200 já possuem a Bíblia ou textos bíblicos traduzidos?

Page 4: BOLETIM INFORMATIVO • ANO IX • Nº 381 • 18 DE SETEMBRO DE ... · nosso papel como igreja mãe e que nossa filha já consegue voar sem risco de cair? Será que já usamos com

• O nome “Bíblia” vem do grego “Biblos”, nome da casca de um papi-ro do século XI a.C. Os primeiros a usar a palavra “Bíblia” para de-signar as Sagradas Escrituras foram os discípulos do Cristo, no sé-culo II d.C.

• Ao comparar as diferentes cópias do texto da Bíblia entre si e com os originais disponíveis, menos de 1% do texto apresentou dúvidas ou variações. Portanto, 99% do texto da Bíblia é puro. Vale lembrar que o mesmo método (crítica textual) é usado para avaliar outros documentos históricos, como a Ilíada de Homero, por exemplo.

• É o livro mais vendido do mundo. Estima-se que foram vendidos 11 milhões de exemplares na versão integral, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com extratos dos textos originais.

• Foi a primeira obra impressa por Gutenberg em seu recém-inven-tado prelo manual, que dispensava as cópias manuscritas.

• A divisão da Bíblia em capítulos foi introduzida em 1227, pelo pro-fessor universitário parisiense Stephen Langton, que viria a ser eleito bispo de Cantuária pouco tempo depois. A divisão em ver-sículos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus. Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a con-sulta e as citações bíblicas, e foi aceita por todos, inclusive os ju-deus.

• A Bíblia foi escrita e reproduzida em diversos materiais, de acordo com a época e cultura das regiões, utilizando tábuas de barro, pe-les, papiro e até mesmo cacos de cerâmica.

• A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325).

Extraído de www.estudosgospel.com.br.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde de Antônio (irmão da Rosa), Bruno Estrozi, Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba), Maria Lí-gia e Tatiana Estrozi;

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;• Pelos ministérios e lideranças de nossa igreja;• Pelos pastores de nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo Adriel Maia, da nossa Região;• Pelo 40º. Concílio Regional na 3ª. Região Eclesiástica.Os irmãos e irmãs que desejarem incluir pedidos de oração no Boin devem procurar o Pr. Tiago.

Page 5: BOLETIM INFORMATIVO • ANO IX • Nº 381 • 18 DE SETEMBRO DE ... · nosso papel como igreja mãe e que nossa filha já consegue voar sem risco de cair? Será que já usamos com

1.Paramatarquemmaisde40homensfizeramumvotodenãocomeratéquerealizassemtalfato?

a)Pedrob)Pauloc) Jesus

2.Quemsesuicidouparamatarseusinimigos?

a)Sansãob)Judasc) Saul

3.Quemteriasuaorelhafuradaporcausadoamor?

a)Mulherb)Homemc) Escravo

4.AmulherdequemdizaBíbliaquedevemosnoslembrar?

a)Lób)Jóc) Ananias

5.Oqueaconteceunumfuneralinterrompidoporumbandoarmado?

a)Festab)Morticínioc)Milagre

6.ComquantosanosmorreuJosué?a)110b)100c) 150

Respostas: 1) b (Atos 23.12-13); 2) a (Juízes 16.29-30); 3) c (Êxodo 21.5-6); 4) a (Lucas 17.32); 5) c (II Reis 13.20-21); 6) a (Josué 24.29)

Por Bel Gonçalves

Avisos

Aniversário de SantanaEm setembro, nossa Congregação em Santana de Parnaíba completa 15 anos de vida e missão. Para agradecer a Deus por tudo o que Ele tem feito ao longo desse tempo, preparamos uma programação especial:

24/9 – Pr. Tiago Valentin e o Coral da I.M. em Itaberaba;

25/9 – Evangelista Domitila.

Dízimos e ofertas“Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te coloca-rei; entra no gozo do teu senhor” (Mt. 25.23). Sua contribuição é fundamental para o crescimento de nossa igreja. Para tornar-se um dizimista regular, soli-cite o envelope apropriado ao irmão Wesley. Assuma esse compromisso com Deus ainda hoje!

Participe do Acampamento de Casais! Data: . De 18 a 20 de novembro;

Local: . Hotel-Fazenda Morada do Verde, em Campo Limpo Paulista;

Investimento: . R$ 450,00 (por casal);

Tema: . “Semeando e Colhendo”;

Preletores: . Missionária Marilândia, da Assembléia de Deus, e Pr. Adilson Pragana, da 1ª. Igreja Batista de Santo André.

Faça sua inscrição com Emerson e Fernanda.

Page 6: BOLETIM INFORMATIVO • ANO IX • Nº 381 • 18 DE SETEMBRO DE ... · nosso papel como igreja mãe e que nossa filha já consegue voar sem risco de cair? Será que já usamos com

NOSSA MISSÃOEsforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.NOSSA VISÃOSomos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571Pastor: Tiago ValentinPastora: Laura ValentinTel.Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br

Aniversariantes20/9 Tiago Lúcio de Brito23/9 Luciana Resende e Thamires Fonseca25/9 Renata Rodrigues Marques

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE PRÓX. DOMINGO

INTERCESSÃO Roberto/Cida Manoel/Marilene

GUARDADOR DOS CARROS Tiago Silvestre Manoel

MINISTÉRIO INFANTIL Daniela/Carolina Silvana/Mariana

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Marco Cláudio

OPERADORA DO DATASHOW Bia Eula

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Carol Pr. Tiago/Emerson

PREGADOR(A) Pr. Tiago Pra. Laura

I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

pROGRAMAçãO SEMAnAl3ªfeIRa 4ªfeIRa 6ªfeIRa DomIngo

Tarde de Oração16h30

Mentoria Espiritual20h

Culto de Libertação20h

Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www.metodistaitaberaba.com.br ouhttp://pt-br.justin.tv/metodistaitaberaba/videos

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30–11hTiago Dia Folga

Pr. Tiago

8h30–11hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h–18hTiago

14h–18hTiago

14h–18hTiago

14h–18hTiago

14h(visitas)Laura e Tiago -

Noite 20hTiago

20h(visitas)Laura e Tiago

20hLaura

20h(visitas)Laura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago