BOLETIM INFORMATIVO • ANO X • Nº 399 • 8 DE JANEIRO ... · nova experiência profissional;...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA PASTORAL Em 2012, eu vou obedecer N este início de 2012, muitos já fizeram planos e projetos para o novo ano, com o objetivo de vivenciar um tempo de prosperidade, paz e benção. Os meios para alcançar esses objetivos podem ser mui- tos. Alguns pensam em concluir seus estudos ou retomá-los; outros estão sonhando em fazer a família “crescer”; há também quem visualize uma nova experiência profissional; e, certamente, há aqueles que sonham em não fazer nada e gozar a tão sonhada aposentadoria. O certo é que não há quem não queira que 2012 seja um ano bom. Mas, para que isso se tor- ne realidade e para que todos os nossos planos sejam concretizados, há uma prerrogativa: a obediência. O livro de Deuteronômio nos revela, no capítulo 7, a partir do verso 12, uma longa lista de bênçãos decorrentes da obediência. Muitas vezes faze- mos nossos planos, nos preparamos e nos esforçamos tanto para ter uma vida tranquila e acabamos nos esquecendo de que, se obedecermos a Deus, as bênçãos serão uma consequência natural. O povo hebreu começava a se prender e limitar-se tanto ao ritualismo re- ligioso que não percebia que, apesar de todo o seu “esforço” em agradar a Deus, não fazia o mais importante, que era permitir que Deus tratasse o seu caráter. Por isso, o Senhor disse a Moisés que quem fosse obedien- te às Suas ordenanças seria abençoado graciosamente e todas as áreas de sua vida seriam tocadas por Seu poder. Muitas vezes fazemos como o irmão Maércio costuma dizer: matamos o boi para acabar com os carrapatos! Fazemos tanto esforço para ser felizes ou para alcan- çar algo sem pensar se estamos empre- gando nosso esforço no propósito corre- to, pois, se optarmos por obedecer a Deus e fazer Sua vontade, uma vida abençoada e próspera será a con- sequência inevitável. BOLETIM INFORMATIVO • ANO X • Nº 399 • 8 DE JANEIRO DE 2012

Transcript of BOLETIM INFORMATIVO • ANO X • Nº 399 • 8 DE JANEIRO ... · nova experiência profissional;...

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

PASTORAL

Em 2012, eu vou obedecer

Neste início de 2012, muitos já fizeram planos e projetos para o novo ano, com o objetivo de vivenciar um tempo de prosperidade, paz e benção. Os meios para alcançar esses objetivos podem ser mui-

tos. Alguns pensam em concluir seus estudos ou retomá-los; outros estão sonhando em fazer a família “crescer”; há também quem visualize uma nova experiência profissional; e, certamente, há aqueles que sonham em não fazer nada e gozar a tão sonhada aposentadoria. O certo é que não há quem não queira que 2012 seja um ano bom. Mas, para que isso se tor-ne realidade e para que todos os nossos planos sejam concretizados, há uma prerrogativa: a obediência.

O livro de Deuteronômio nos revela, no capítulo 7, a partir do verso 12, uma longa lista de bênçãos decorrentes da obediência. Muitas vezes faze-mos nossos planos, nos preparamos e nos esforçamos tanto para ter uma vida tranquila e acabamos nos esquecendo de que, se obedecermos a Deus, as bênçãos serão uma consequência natural.

O povo hebreu começava a se prender e limitar-se tanto ao ritualismo re-ligioso que não percebia que, apesar de todo o seu “esforço” em agradar a Deus, não fazia o mais importante, que era permitir que Deus tratasse o seu caráter. Por isso, o Senhor disse a Moisés que quem fosse obedien-te às Suas ordenanças seria abençoado graciosamente e todas as áreas de sua vida seriam tocadas por Seu poder.

Muitas vezes fazemos como o irmão Maércio costuma dizer: matamos o boi para acabar com os carrapatos! Fazemos tanto esforço para ser felizes ou para alcan-çar algo sem pensar se estamos empre-gando nosso esforço no propósito corre-to, pois, se optarmos por obedecer a Deus e fazer Sua vontade, uma vida abençoada e próspera será a con-sequência inevitável.

BOLETIM INFORMATIVO • ANO X • Nº 399 • 8 DE JANEIRO DE 2012

O problema é que somos dominados pela nossa ansiedade e autossufi-ciência. Queremos resolver as coisas no nosso tempo e do nosso jeito, o que quase sempre significa desobedecer a vontade de Deus. E o preço que pagamos por não obedecer a Deus costuma ser frustração, tristeza e muitos questionamentos sem resposta.

Se quisermos que 2012 seja um ano abençoado, a atitude mais importan-te que devemos adotar é a de obediência à Palavra de Deus e a Seus pro-pósitos para a nossa vida. Ao ouvirmos Sua voz, saberemos como Ele vai fazer com que Sua boa, perfeita e agradável vontade se cumpra em todas as áreas da nossa vida.

Em 2012, escolha obedecer e, certamente, você, sua fa-mília e nossa igreja serão abençoados.

Com carinho e estima pastoral,

Rev. Tiago Valentin

“Não podemos descansar nas promessas de Deus sem obedecer a seus mandamentos.” João Calvino, teólogo cristão francês (1509-1564)

MEDITAÇÃO

Ano novo, projetos novos!Recentemente um conhecido meu decidiu: “Vou mudar daqui. Quero ir para uma casa nova, para outro ambiente”. Seu objeti-vo era encontrar uma moradia bo-nita, espaçosa, que atendesse suas necessidades. E ele a encontrou. Mas antes de mudar era necessá-rio combinar e acertar alguns de-talhes com o proprietário da casa: as paredes precisavam ser pintadas, o piso deveria ser lixado e uma janela precisava ser aberta na parte supe-rior para permitir a entrada de mais luz.

Qualquer que seja a nossa situação, no fundo somos todos iguais nesse sen-tido. Poucos de nós nos satisfazemos em ter apenas “um teto sobre a cabe-ça”.

Mas como está a habitação sobre a qual o Senhor Jesus disse “viremos para ele e faremos nele morada” (Jo. 14:23)? Parece que muitas vezes isso pouco nos preocupa. Porém, ser cristão significa levar a sério nos-sa responsabilidade como donos da casa onde o Senhor quer morar. No momento em que entregamos nossa vida a Jesus, Ele recebeu a chave do nosso coração, que é a morada onde Ele quer entrar. O problema é

que Ele não pode entrar enquanto ali ainda houver áreas escuras, cantos onde vivem moradores clandestinos. Possivelmente nenhuma outra pes-soa saiba disso. Olhando de fora, a moradia parece estar intacta. A facha-da cristã está em ordem. Mas o Senhor entrou de fato?

Está mais do que na hora de despejar os antigos moradores do nosso co-ração e permitir que se faça uma limpeza da nossa casa interior. Também a janela na parte superior não deve faltar. Deveríamos permitir a entrada de luz do alto. Imagine o que significa nosso Senhor chegando, parando diante da porta do nosso coração e dizendo: “Quero entrar agora!” E Ele não vem sozinho, pois disse: “Meu Pai o amará, e viremos para ele e fare-mos nele morada”. Na mesma passagem, Ele também fala do Seu Espírito: “O Espírito da verdade (...) habita convosco e estará em vós” (Jo. 14:17).

Nosso Senhor em pessoa, a plenitude da Divindade, quer entrar em nós! São palavras muito sérias as que o apóstolo Paulo disse aos coríntios, e também a nós, por meio de sua epístola: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santu-ário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado” (1 Co. 3:16-17).

Nossa responsabilidade em relação ao nosso coração, que nos foi trans-mitida quando decidimos tornar-nos cristãos, é muito maior do que a de uma pessoa que ainda está longe de Deus. Aquele que entregou a cha-ve do seu coração a Deus, que se decidiu por Jesus Cristo, é responsável pelo estado do próprio coração, para que Jesus possa de fato habitar ali. Como está a situação do nosso coração? Ainda existe sujeira escondida, ainda guardamos pensamentos obscuros? Está mais do que na hora de colocar em ordem nosso coração diante de Deus! Vamos fazer um novo começo neste novo ano!

Por Peter Malgo, evangelista holandês

“Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar.” Thiago de Melo, poeta amazonense

LOUVOR

O Senhor e Salvador do artistaCostumamos compor e cantar sobre a redenção da cruz e nossa submis-são a Cristo. Mas o fato é que, fora dos templos e palcos, erguemos um muro que tenta limitar a atuação do Senhor de nossas vidas. É como se tal Senhor só pertencesse ao domínio das letras das canções.

Cristo não é apenas o Senhor de nossos negócios ou lazeres. Ele também é o Senhor de nossa criatividade, de nossas habilidades e competências para a arte. Se os cristãos dizem submeter suas atividades profissionais não só aos modelos mais eficientes de gestão, mas também aos princípios

bíblicos, por que eles não deveriam moldar sua arte segundo a cosmo-visão bíblica, e não como seres guiados exclusivamente pela coleira das tendências artísticas da moda?

Não quero dizer que haja cristãos fazendo arte sem nenhuma perspectiva bíblica, pois isso é impossível. Todos os artistas cristãos criam a partir de uma cosmovisão com base em uma interpretação bíblica. E essa é a ques-tão: a multiplicidade de interpretações da Bíblia gera uma pluralidade de padrões de atuação artística. A diversidade artística não é nenhum mal em si, a menos que sirva de desculpa para a falta de critério.

Os artistas cristãos precisam parar de sair por aí debitando atuações polê-micas e sensacionalistas na conta do “soprar do Espírito” e da “unção ex-travagante”. O artista cristão não pode depender de jargão evangeliquês para justificar seu repertório e seu desempenho.

Se o artista cristão cria a partir de uma cosmovisão, o que ele precisa fa-zer é alinhar essa visão de acordo com a interpretação de que Cristo é, além de seu Salvador, o seu Senhor. Mídia que alardeia os hits do Top Ten gospel, produtor que reverte premiações em propaganda do levita, levita que investe fartamente no look pessoal: se a letra da canção fala do Sal-vador, o consumismo e o exibicionismo estão bem longe dos traços de al-truísmo e serenidade do Senhor.

O direito da salvação em Cristo nos leva à obediência ao senhorio de Cristo. Ainda que os seres humanos se-jam falhos em manter essa obediência, devemos olhar para Cristo como o autor da nossa fé e da nossa criati-vidade. Se, pela fé, vemos a história da redenção com olhos renovados, nossa criatividade também é renova-da quando permitimos que Cristo seja o Senhor da nos-sa arte.

Por Joêzer Mendonça, músico e arte-educador adventista

Avisos

Férias do dízimo?Todo ano ocorre uma brusca baixa na arrecadação de nossa igreja no mês de janeiro. É um mês marcado por férias e descanso. Mas nossa fi-delidade e compromisso com o Reino de Deus não pode entrar de férias nunca. Por isso fazemos um apelo para que todos os irmãos e irmãs con-tribuam com seus dízimos e ofertas também em janeiro.

Cesta do AmorLembre-se de contribuir com alimentos para a Cesta do Amor. Pedimos que traga suas doações de preferência no primeiro domingo do mês. Sua participação é fundamental!

Calendário e Orçamento para 2012Todos os ministérios da igreja deverão ser convocados por seus coorde-nadores para definirem o calendário e o orçamento para 2012. Posterior-mente, a CLAM se reunirá para harmonizar a agenda e o orçamento da igreja.

Férias pastoraisAté o dia 21 de janeiro de 2012, os pastores Tiago e Laura estarão ausen-tes de nossa igreja, pois gozarão de um tempo de descanso junto a suas fa-mílias. A programação da igreja nesse período vai realizar-se normalmen-te, com exceção do Estudo Bíblico.

Recesso do Estudo Bíblico (Mentoria Espiritual)Em razão da ausência da Pra. Laura no mês de janeiro, a Mentoria Espiri-tual, às quartas-feiras, foi temporariamente suspensa, voltando no dia 1º. de fevereiro de 2012.

CadastramentoTodos os frequentadores e membros de nossa igreja estão sendo cadas-trados. Quem já nos visitou mais de três vezes pode e deve preencher a fi-cha. Os que ainda não se cadastraram devem procurar a Renata Marques ou a Flávia Gonçalves. E não se esqueçam de devolver a ficha preenchi-da a uma dessas irmãs.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfer-midades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde de Bruno Estrozi, D. Herodias Dias da Silva, D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), Márcia Lilian, Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba), Maria Lígia, D. Marília (mãe da Raquel) e Tatiana Estrozi;

• Pela Marcia, Américo e Victor• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;• Pelos ministérios e lideranças de nossa igreja;• Pelos pastores de nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região;Os irmãos e irmãs que desejarem incluir pedidos de oração no Boin de-vem procurar o Pr. Tiago.

NOSSA MISSÃOEsforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.NOSSA VISÃOSomos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571Pastor: Tiago ValentinPastora: Laura ValentinTel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br

Aniversariantes1/1 Samuel Oliveira Cerqueira2/1 Lucas de Oliveira Assunção Santos4/1 Olivanilda Ribeiro6/1 Tathiana Estrozi8/1 Delta Soraya Lopes Fonseca10/1 Ana Carolina F. Zacara Silveira e Benjamin Sérgio Gonçalves11/1 Manoel Goes de Mendonça

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE (8/1) PRÓX. DOMINGO (15/1)

INTERCESSÃO – –

GUARDADOR DOS CARROS Júlio –

MINISTÉRIO INFANTIL Haverá atividade Haverá atividade

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Marco Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Bia Eula

DIREÇÃO DO CULTO Marilene Flávia Pini

PREGADOR(A) Gina Roseli de Brito

I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

pROGRAMAçãO SEMAnAl3ª feira 4ª feira 6ª feira domingo

Tarde de Oração16h30

Mentoria Espiritual20h

Culto de Libertação20h

Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www.metodistaitaberaba.com.br ouhttp://pt-br.justin.tv/metodistaitaberaba/videos

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 11hTiago Dia Folga

Pr. Tiago

8h30 – 11hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h (visitas)Laura e Tiago -

Noite 20hTiago

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago