BOLETIM INFORMATIVO ANO X | Nº 476 | 28 DE JULHO DE 2013 · por um domingo vira dois; o que seria...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA anos Pastoral “Não vou mais à igreja!” “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns” (Hb 10:25 a). F ico imaginando se um dia isso realmente acontecesse. Um pastor pe- ga o microfone no domingo à noite, com a igreja lotada, e diz: “Não venho mais a esta igreja!”. Se não fosse uma coisa trágica, daria pa- ra dar muito risada. Imaginem o pastor de uma igreja dizendo que não vem mais! Parece uma coisa tão simples, não é? Ele apenas resolveu que vai se afastar da igreja. E o triste é que, para algumas pessoas, é simples assim. Mas o que leva alguém a se afastar da igreja? Os motivos são os mais va- riados e criativos. Como pastor, já ouvi alguns absurdos, como, por exem- plo: “Não vou mais à igreja porque tenho medo de minhas filhas serem se- questradas”; “Não vou mais à igreja porque, quando comecei a ir, passei a ter problemas financeiros”; “Não vou mais à igreja porque alguém não me cumprimentou”. E a lista segue com os mais variados motivos que levam as pessoas ao se afastarem da igreja. Algumas tentam divinizar e sacralizar sua motivação: “Deus me deu a visão de que eu teria de frutificar em outro lugar”; “Deus não me quer mais nesta igreja”; e por aí vai. Bem, temos de fazer algumas considerações sobre esse tipo de compor- tamento. Primeiramente, é preciso deixar claro que o único interessado em nos ver fora da igreja é o diabo. Ele pode até usar situações ou outras pes- soas para provocar a saída de alguém, mas, em última análi- se, é ele quem nos ti- ra da igreja. Portanto, quando alguém resol- ve se afastar ou sair da igreja, está fazen- do a vontade do dia- bo. Logo, dizer que Deus o(a) mandou sair da igreja é um contrassenso, anáte- ma, mentira. BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 476 | 28 DE JULHO DE 2013

Transcript of BOLETIM INFORMATIVO ANO X | Nº 476 | 28 DE JULHO DE 2013 · por um domingo vira dois; o que seria...

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

anos

Pastoral

“Não vou mais à igreja!”“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns” (Hb 10:25 a).

F ico imaginando se um dia isso realmente acontecesse. Um pastor pe-ga o microfone no domingo à noite, com a igreja lotada, e diz: “Não venho mais a esta igreja!”. Se não fosse uma coisa trágica, daria pa-

ra dar muito risada. Imaginem o pastor de uma igreja dizendo que não vem mais! Parece uma coisa tão simples, não é? Ele apenas resolveu que vai se afastar da igreja. E o triste é que, para algumas pessoas, é simples assim.

Mas o que leva alguém a se afastar da igreja? Os motivos são os mais va-riados e criativos. Como pastor, já ouvi alguns absurdos, como, por exem-plo: “Não vou mais à igreja porque tenho medo de minhas fi lhas serem se-questradas”; “Não vou mais à igreja porque, quando comecei a ir, passei a ter problemas fi nanceiros”; “Não vou mais à igreja porque alguém não me cumprimentou”. E a lista segue com os mais variados motivos que levam as pessoas ao se afastarem da igreja. Algumas tentam divinizar e sacralizar sua motivação: “Deus me deu a visão de que eu teria de frutifi car em outro lugar”; “Deus não me quer mais nesta igreja”; e por aí vai.

Bem, temos de fazer algumas considerações sobre esse tipo de compor-tamento. Primeiramente, é preciso deixar claro que o único interessado em nos ver fora da igreja é o diabo. Ele pode até usar situações ou outras pes-soas para provocar a saída de alguém, mas, em última análi-se, é ele quem nos ti-ra da igreja. Portanto, quando alguém resol-ve se afastar ou sair da igreja, está fazen-do a vontade do dia-bo. Logo, dizer que Deus o(a) mandou sair da igreja é um contrassenso, anáte-ma, mentira.

BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 476 | 28 DE JULHO DE 2013

Em segundo lugar, quando alguém se afasta ou sai da igreja, esse não é o problema em si, mas um sintoma de algo mais sério e profundo. Ou se-ja, o afastamento ou saída da igreja denota que algo mais preocupante es-tá acontecendo com a pessoa. Certamente, o real problema é a sua falta de fi rmeza e compromisso com Deus, pois, se quem nos faz sair da igreja é o diabo, quem nos faz fi car é Deus e só Ele. Se não tivermos uma vida de intimidade, busca e consagração a Deus, estaremos mais suscetíveis aos ataques de Satanás e qualquer situação será sufi ciente para motivar nosso afastamento ou saída da igreja.

Geralmente, quem se afasta da igreja deseja com isso chamar a atenção para si, o que é um risco muito grande, pois, quando queremos chamar mais a atenção das pessoas do que Jesus, algo errado está acontecendo. A Palavra é clara em nos mostrar que Deus não divide sua glória com nin-guém. Por isso, sair da igreja para chamar a atenção do pastor ou de qual-quer outra pessoa é um tiro no pé. O maior perigo de deixar de congregar é que isso acaba se tornando algo trivial. E, de repente, aquilo que seria só por um domingo vira dois; o que seria só por um mês vira três; o que era para ser um incidente passageiro torna-se permanente.

Não deixe de congregar, não deixe que o diabo o(a) engane, não deixe de fazer parte deste corpo. Sua vida é fundamental para que haja vida pa-

ra todos. Cada membro do corpo tem seu valor e impor-tância, mas ninguém é mais importante do que a cabeça, que é Cristo.

Do amigo e pastor,

Rev. Tiago Valentin

“ Onde quer que vejamos a Palavra de Deus pregada e ouvida com pureza, ali existe uma igreja de Deus, mesmo que ela esteja repleta de falhas.

” João Calvino, teólogo cristão francês (1509-1564)

OpiniãoRede Globo: diabólica ou angelical?Desde que me converti, ouço os evangélicos afi rmarem que a Globo é do diabo, que os programas disseminados por ela perten-cem ao cão e que alguns dos seus artis-tas têm pacto com o cramulhão.

Lembro-me de que, por volta de 1990, era comum ouvir pastores dizerem que a Globo tinha sido consagrada a Satanás e que bruxos e feiticeiros dominavam a men-

Desde que me converti, ouço os evangélicos afi rmarem que a Globo é do diabo, que os

que bruxos e feiticeiros dominavam a men-

te dos artistas e funcionários, além, é claro, de todo aquele que lá traba-lhava. Não foram poucas as vezes que presenciei pastores (na época ain-da não havia “apóstolos”) decretando a libertação da “Vênus Platinada” das garras de Satanás.

Pois é, os anos se passaram e bastou que a emissora do “plin-plin” produ-zisse eventos gospel e se aproximasse dos evangélicos para que alguns a transformassem numa agência celestial de amor, bondade e misericórdia.

Caro leitor, o dualismo que nos cerca é absolutamente assustador. Impres-siona-me a rapidez com que os evangélicos transformam demônios em santos e santos em demônios. Ora, a Globo não pertence ao capeta nem tampouco está preocupada em glorificar o nome do Senhor. Na verdade, o que a emissora deseja é vender seus produtos globais aos milhões de evan-gélicos deste país tupiniquim.

Por favor, não sejamos simplistas. O surgimento do Festival Promessas, de feiras de livros ou de músicas gospel nas novelas não se deu pelo fato de que a Globo esteja se convertendo e muito menos por ela acreditar que Cristo é o Caminho. Não, lamentavelmente não é isso! Os eventos gospel na grade de programação da Globo surgiram pelo fato inexorável de que o canal do “plin-plin” deseja vender seus produtos para o emergente merca-do gospel. Junta-se a isso o fato de que promover um evento evangélico é um ataque indireto e ao mesmo tempo certeiro à Rede Record, que pro-tagoniza, juntamente com a empresa carioca, uma batalha pirotécnica pe-la audiência televisiva.

Isto posto, em vez de nos alegrarmos pela nossa aparente exposição mi-diática, deveríamos nos preocupar com o fato de termos nos tornado sim-ples massa de manobra.

É o que penso, é o que sinto!

Pr. Renato Vargens, da Igreja Cristã da Aliança, em Niterói (RJ)

Discipulado

O que é o mais importante nos encontros dos PGs?Depois de dois meses de Pe-quenos Grupos, todos(as) que estão frequentando esses en-contros já puderam entender a proposta do projeto. Creio que muitos se surpreende-ram, alguns se convenceram e foram poucos os que não se envolveram.

Caso alguém ainda não tenho percebido, o encontro é dirigido por um rotei-ro-padrão; ou seja, todos os PGs seguem o mesmo esquema. É claro que cada líder e os próprios componentes definem naturalmente algumas ca-racterísticas próprias de cada grupo, mas há uma uniformidade, uma uni-dade de ações e pensamento. O roteiro contempla alguns passos: sauda-ção e boas-vindas; quebra-gelo; louvor; testemunhos; estudo; intercessão; e confraternização.

Não podemos nos esquecer de que os PGs estão dentro de uma visão maior, que é a do discipulado. O PG é um modelo de encontro que favorece nossa caminhada para sermos mais parecidos com Jesus. Por isso, o en-contro do PG não é um culto, nem uma aula, nem um estudo bíblico. Dife-rentemente, por exemplo, do culto, no qual o momento mais importante é a ministração da Palavra, no encontro do PG o mais importante é o momen-to de testemunhos, pois é quando falamos o que Deus tem feito em nossas vidas e por meio delas de maneira concreta e prática.

Lembremos que o grande objetivo do PG é fortalecer aqueles(as) que ain-da não têm sua fé consolidada em Cristo. Para essas pessoas, a coisa mais importante não é a teoria, mas a prática. Por isso, não queira que o PG se-ja um espaço de estudo aprofundado da Bíblia, pois a proposta não é essa. Para quem deseja esse aprofundamento, existe um espaço excelente, que é a Escola Dominical. A melhor forma de participar do PG é buscar ter ex-periências com Deus para poder compartilhá-las no encontro.

Pelo Pr. Tiago Valentin

“ Creio que o sucesso de John Wesley se devia ao seu hábito de estabelecer pequenos grupos. Seus convertidos se encontravam regularmente em grupos de cerca de 12 pessoas. Se o grupo ficasse muito grande, ele se dividia e podia continuar dividindo- se sempre de novo

”T. A. Hegre, pastor norte-americano, fundador da Missão Evangélica Betânia

Avisos

VII Festa de InvernoEstá chegando mais uma superfesta promovida pe-la nossa Mocidade. A sé-tima edição da Festa de Inverno será no dia 3 de agosto (um sábado), a partir das 17h00, na igreja.

ReflexãoO medo é certeza do malO medo é o mal feito absoluto na alma.

O medo decorre do sentimento de fraqueza ob-jetiva e subjetiva.

Nem sempre o medo é objetivo.

Na realidade, na maior parte das vezes, o que o medo imagina é quase sempre pior do que a coi-sa que se teme.

O medo é a certeza da desproteção!

Por isso, aquele que teme não foi ainda aperfei-çoado no amor de Deus, posto que, se alguém crê no amor absoluto e fiel de Deus, esse não temerá mais nada; visto que, mais absoluto do que o medo como certeza de desproteção precisa ser a certeza do cuidado do amor que cuida do medo absoluto.

Ora, o medo produz tomento...

Logo, todo aquele que vive tomado de medos assim exis-te porque não se pôs em descanso na confiança absolu-ta no cuidado divino, ainda quando a mente queira entrar em pânico!

Por Caio Fábio, pregador, escritor e psicanalista

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:• Pela saúde da Adriana Feitosa, do Antônio (irmão da

Rosa), do Bruno Strozi, da Cristiane Cassu, do Sr. Davi, da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do Sr. Jarbas (pai da Helô), do Sr. Joaquim (pai da Thaís), da D. Judith, da D. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Lourdes de Brito, da Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba), da D. Maria da Penha, da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da Sílvia, da D. Tereza (sogra da Maria José) e da D. Zilda (avó da Helô);

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;• Pelos seminaristas Edmilson e Michelly Silva;• Pelo missionário Tiago Reyes Vassallo, em missão no Havaí;• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;• Pelos pastores da nossa igreja;• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571Pastor: Tiago ValentinPastora: Laura ValentinTel. Res: 2339-5057

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SPSeminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

Missão: Espalhar a santidade bíblica, tes-temunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Pa-lavra, e acolhe os que se achegam e bus-cam a cura e a restau-ração do corpo, da al-ma e do espírito.

visite nosso site:metodistaitaberaba.com.br

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouwww.livestream.com/metodistaitaberaba

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL3ª FEIRA 6ª FEIRA DOMINGO

Tarde de Oração16h00

Culto de Libertação20h

Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h00 – 12hTiago Dia Folga

Pr. Tiago

8h00 – 12hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h (visitas)Laura e Tiago -

Noite 20hTiago

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago

Aniversariantes28/7 Salete Lakatos;

31/7 Ruth Orelina Belloni;

3/8 Samuel de Camargo.

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE (28/7) PRÓX. DOMINGO (4/8)

FECHAMENTO DA IGREJA Zé Fenner Weslley

INTERCESSÃO Tiago/Nurimar Edward/Salete

GUARDADOR DOS CARROS Emerson Dinho

MINISTÉRIO INFANTIL Não haverá atividade Jonathan/Mariana

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Marco Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Bel Eula

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Emerson Pra. Laura/Deborah

PREGADOR Pra. Laura Pr. Tiago