BOLETIM INFORMATIVO ANO X | Nº 492 | 17 DE NOVEMBRO … · Culto da Colheita, dentro da dinâmica...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA anos “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre” Pastoral Democracia versus teocracia “Então, se reuniram os apóstolos e os presbíteros para examinar a questão. [...] Então, pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros, com toda a igreja” (At 15:6 e 22). C erta vez ouvi de um pastor de outra denominação que “não cabe de- mocracia dentro da igreja”. Segundo ele, os membros não têm a ca- pacidade necessária para, juntamente com suas autoridades, dirigir a igreja. Por isso, tal tarefa deve ser restrita aos líderes. Confesso que tal colocação me causou assombro. Como pode um pastor ter uma visão tão pessimista e preconceituosa de suas ovelhas? A respos- ta para isso poderia ser sua pura e total insegurança. Na Igreja Metodis- ta, a forma de governo é a representativa, ou, como comumente chama- mos, uma democracia. Sim, a Igreja Metodista é e possivelmente sempre será democrática. Simplificadamente, entendemos que clérigos e leigos de- vem caminhar lado a lado para cumprir a missão. Administrativamente, te- mos como referência, nas tomadas de decisão, os concílios, que vão des- de a esfera local até a geral ou nacional. Usamos inclusive, no dia a dia da igreja, a expressão “o concílio é sobera- no”. Isto é, a decisão conciliar está acima da vontade individual, seja de clé- rigos, seja de leigos. Democraticamente, tomamos as decisões a respeito da caminhada da igreja levando sempre em consideração o voto da maio- ria – diferentemente do que acontece no islamismo, com os aiatolás, na Igreja Católica Apostólica Romana, com o papado, e, curiosamente, entre a maioria das igrejas neopentecostais e seus apóstolos, que vivem um sis- tema de governo teo- crático, no qual Deus é personificado na fi- gura do líder ou go- vernante. Como é possível três linhas religiosas tão distintas entre si con- vergirem em algo? BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 492 | 17 DE NOVEMBRO DE 2013

Transcript of BOLETIM INFORMATIVO ANO X | Nº 492 | 17 DE NOVEMBRO … · Culto da Colheita, dentro da dinâmica...

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

anos

“ Jesus C r i s t o on t em e ho j e é o mesmo, e o se r á pa r a semp re ”

Pastoral

Democracia versus teocracia“Então, se reuniram os apóstolos e os presbíteros para examinar a questão. [...] Então, pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros, com toda a igreja” (At 15:6 e 22).

Certa vez ouvi de um pastor de outra denominação que “não cabe de-mocracia dentro da igreja”. Segundo ele, os membros não têm a ca-pacidade necessária para, juntamente com suas autoridades, dirigir

a igreja. Por isso, tal tarefa deve ser restrita aos líderes.

Confesso que tal colocação me causou assombro. Como pode um pastor ter uma visão tão pessimista e preconceituosa de suas ovelhas? A respos-ta para isso poderia ser sua pura e total insegurança. Na Igreja Metodis-ta, a forma de governo é a representativa, ou, como comumente chama-mos, uma democracia. Sim, a Igreja Metodista é e possivelmente sempre será democrática. Simplifi cadamente, entendemos que clérigos e leigos de-vem caminhar lado a lado para cumprir a missão. Administrativamente, te-mos como referência, nas tomadas de decisão, os concílios, que vão des-de a esfera local até a geral ou nacional.

Usamos inclusive, no dia a dia da igreja, a expressão “o concílio é sobera-no”. Isto é, a decisão conciliar está acima da vontade individual, seja de clé-rigos, seja de leigos. Democraticamente, tomamos as decisões a respeito da caminhada da igreja levando sempre em consideração o voto da maio-ria – diferentemente do que acontece no islamismo, com os aiatolás, na Igreja Católica Apostólica Romana, com o papado, e, curiosamente, entre a maioria das igrejas neopentecostais e seus apóstolos, que vivem um sis-tema de governo teo-crático, no qual Deus é personifi cado na fi -gura do líder ou go-vernante.

Como é possível três linhas religiosas tão distintas entre si con-vergirem em algo?

BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 492 | 17 DE NOVEMBRO DE 2013

Pelo menos por duas razões ou erros. Primeiramente, viver a democracia é um grande desafi o que nem todos aceitam enfrentar. Isso porque a demo-cracia dentro da igreja exige que seus líderes sejam humildes para reconhe-cer que nem sempre suas opiniões são as melhores; e tolerantes para aca-tar decisões que podem muitas vezes ser contrárias às suas. Devem, acima de tudo ter o mínimo de instrução para saber orientar e conduzir seus lide-rados. Não há lugar para sacerdotes onipotentes e onicientes. Tais atributos são divinos, e não humanos.

Em segundo lugar, alguns grupos religiosos, entre os quais os já citados, optam pela teocracia, em detrimento da democracia, por não conhecerem a Palavra (Mt 22:29). No capítulo 15 de Atos, o texto bíblico nos apresenta um episódio de suma importância na história da Igreja, o chamado Concílio de Jerusalém, ou Primeiro Concílio, no qual uma questão de ordem doutri-nária é debatida pela liderança da Igreja. Seu desfecho é a tomada de uma decisão em conjunto com a comunidade. Temos aí a clara demonstração de que a Igreja era e deve continuar a ser conduzida de maneira democrática.

Não podemos confundir teocracia com teocentria, assim como fi zeram os discípulos, de acordo com o mesmo livro de Atos, ao questionarem Jesus sobre quando o reino de Israel seria restaurado (At 1:6). Em outro contexto, Jesus afi rma que seu reino não é deste mundo (Jo 18:36). Deus está aci-ma de coisas corruptíveis e temporais como os governos humanos. Por is-so, governos e sistemas religiosos teocêntricos não passam de meios he-réticos de dominar e oprimir o povo. Deus nos libertou inclusive para que pudéssemos ter a capacidade de fazer nossas escolhas. Em contrapartida, temos que ter uma prática de fé teocêntrica, ou melhor, cristocêntrica, na qual Cristo é o centro de todas as coisas, especialmente da vida humana.

Neste fi m de semana, está acontecendo, no espaço da Universidade Meto-dista de São Paulo, em São Bernardo do Campo (SP), o 41º. Concílio Re-gional, no qual muitas decisões que interferem no desenvolvimento da Mis-são serão tomadas.

Que possamos fazer isso com responsabilidade e temor àquele que é o centro, a cabeça da Igreja: Jesus Cristo. Que Deus abençoe nossas vidas e Sua Igreja!

Do amigo e pastor,

Rev. Tiago Valentin

“ Ninguém pretende que a democracia seja perfeita ou sem defeito. Tem-se dito que a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos.

” Winston Churchill, estadista britânico (1874-1965)

ReflexãoA melhor benção é a de hoje!“Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da sobe-rana vocação de Deus em Cristo Je-sus” (Fp 3:13b-14).

O segredo consiste em como lidamos com o hoje, e não com o ontem nem com o amanhã. “Hoje – um espaço especial de tempo que segura a chave que bloqueia os pesadelos de ontem e destranca os sonhos de amanhã”, disse o pastor norte-americano Charles Swindoll.

O que tem perturbado nossas vidas? Por que vivemos ansiosos, angustia-dos, sem paz e sem alegria, sem a vida abundante que Deus nos prome-teu? Por que nossos lábios se queixam mais do que louvam? Por que, no jardim de nosso dia a dia, cultivamos mais dúvidas do que esperanças? Por que nosso semblante não tem o brilho que caracteriza uma pessoa feliz?

É provável que o motivo principal seja o fato de ainda estarmos inquietos com os desalentos e decepções do passado, com as frustrações dos pas-sos mal dados, com as derrotas que parecem ainda ferir as nossas almas.

Mas, se continuarmos sofrendo todos esses traumas já deixados para trás, onde encontraremos tempo e oportunidades para buscar os nossos sonhos do futuro? Onde acharemos forças para enfrentar e vencer novos reveses que ainda encontraremos pela frente? Onde iremos adquirir o estímulo pa-ra abandonar o pessimismo e nos revestirmos da condição de “mais que vencedores”?

É preciso compreender que o mais importante para nós é a bênção de ho-je. Não a bênção que não experimentamos ontem nem a que poderemos receber amanhã. É a maravilhosa bênção de hoje que precisamos abraçar com todas as nossas forças. Ela nos fará esquecer o insucesso anterior e nos encherá de fôlego espiritual para seguir em frente, sem medo, sem an-siedade, sem insegurança.

Jesus é a nossa bênção de hoje. Com Ele vencemos os pesadelos de on-tem e avançamos, com alegria, rumo aos sonhos de amanhã.

Por Paulo Roberto Barbosa, pastor batista

“ Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã. Portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.

Tenzin Gyatso, 14º. Dalai Lama do budismo

Recomendação

Cuidando dos visitantesGraças a Deus, temos recebido muitos visitantes, domingo após domingo. Nós somos os mordomos na Casa de Deus (igreja) e por isso cabe a nós receber bem a todos que a procuram. O que fazer?

Aqui vai:

• Cumprimente os visitantes e os acolha com muito amor;• Demonstre um real interesse para com a vida deles, pergunte se estão

ali a convite de alguém e lhes ofereça o boletim e um lugar para sentar;• O Ministério de Consolidação deve preencher a Ficha de Visitantes;• Convide-os para voltar outras vezes e coloque-se à disposição para

ajudá-los no que for necessário.Observe que receber bem nossos visitantes não é trabalho apenas de al-guns, mas de todos nós.

AvisosReunião da CLAMDia 23 de novembro (sábado), a partir das 9h00, realizaremos no nosso templo a última reunião do ano da Coordenação Local de Ação Missionária (CLAM). Toda a liderança da igreja está convocada.

Culto da ColheitaDia 24 de novembro (domingo que vem), vamos realizar nosso segundo Culto da Colheita, dentro da dinâmica do discipulado. Esse culto será evan-gelístico e, portanto, uma ótima oportunidade para trazer amigos, vizinhos, parentes e, principalmente, aquelas pessoas que já estão frequentando os pequenos grupos. A proposta do culto é ser o mais acessível possível a quem estiver nos visitando. Assim, vamos adaptar a linguagem e o mode-lo do culto, a fim de torná-lo ainda mais leve e direto para quem estiver co-nosco pela primeira vez. Esteja em oração e não deixe de trazer alguém pa-ra ouvir sobre o quanto Deus é maravilhoso!

Culto de Ação de GraçasDia 28 de novembro (quinta-feira), às 20h00, celebraremos o Dia Nacional de Ação de Graças na nossa igreja, oportunidade na qual poderemos tes-temunhar e agradecer tudo o que Deus fez em nossas vidas durante 2013. Na ocasião também poderemos expressar nossa gratidão por meio da do-ação de guloseimas (doces, bolachas etc.) para incluirmos nas cestas bási-cas que serão entregues no próximo mês. Contamos mais uma vez com a sensibilidade e boa vontade de nossa solidária comunidade.

Equipe pastoral e Ministério de Ação Social

Festa de Natal em SantanaTradicionalmente, todo Natal presenteamos nossas crianças de Santana de Parnaíba. A campanha de apadrinhamento deste ano já está em andamen-to. Nossa irmã Raquel está encarregada de distribuir os cartões com os da-dos das crianças. Caso você ainda não tenha escolhido o seu, faça isso o mais rápido possível e participe dessa bonita festa.

1ª Caminhada com Corrida para Evangelismo do Dia da BíbliaNo dia 8 de dezembro, o Dia da Bíblia ganhará uma comemoração especial no Parque Cidade Toronto, em Piritu-ba. A 1ª Caminhada com Corrida pa-ra Evangelismo do Dia da Bíblia tem o objetivo de conectar as pessoas com a Palavra de Deus e também estimular a atividade física, promovendo uma vida mais saudável.Modalidades: O participante pode escolher entre a caminhada de 2,5 km e a corrida de 5 km;Kit: O participante receberá uma camiseta, uma barra de cereais, uma ma-çã, água, uma medalha e uma Bíblia;Valor do kit: R$ 15,00

Inscrições e informações: Pelo e-mail [email protected].

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde da Adriana Feitosa, do Antônio (irmão da Rosa), do Antônio Rocha (tio da Pra. Laura), da Célia, do Sr. Davi, da D. Iberci (mãe da Sil-vana Sanguin), do Sr. Jarbas (pai da Helô), do Sr. Joaquim (pai da Thaís), da D. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Lourdes de Brito, da D. Ma-ria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba), da Marile-ne, da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da Sílvia, da D. Tereza (sogra da Maria José) e da D. Zilda (avó da Helô);

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba e pelos seminaristas Edmilson e Michelly;

• Pelos Pequenos Grupos e seus líderes;• Pelos alvos dos PGs;• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;• Pelos pastores da nossa igreja;• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010

Tel: 3977-0571Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

www.metodistaitaberaba.com.brwww.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Aniversariantes17/11 Geneton de Almeida Ferro e

Zulmira Ladeia dos Santos;

20/11 Murilo Viana Benelli Centemo, Rosiley Flausino Dias de Oliveira e Wilson Mandatti;

21/11 Daniela Freitas de Oliveira Belloni e Lucélia Paes Dias;

23/11 Domitila Ladeia Gomes.

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE (17/11) PRÓX. DOMINGO (24/11)

FECHAMENTO DA IGREJA Zé Weslley

INTERCESSÃO Edward/Emerson Manoel/Renata

GUARDADOR DOS CARROS Tuca Emerson

MINISTÉRIO INFANTIL Não haverá atividade Mariana Wada/Laura

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Marco Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Bel Eula

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Marilene Pr. Tiago/Pra. Laura

PREGADOR Sem. Edmilson Pr. Tiago

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouwww.livestream.com/metodistaitaberaba

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL3ª FEIRA 3ª, 4ª e 5ª FEIRA 6ª FEIRA DOMINGO

Tarde de Oração16h30

Encontros dos PgsCulto de Libertação

20hEsc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h00 – 12hTiago

Dia FolgaPr. Tiago

Pra. Laura

8h00 – 12hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14hLaura e Tiago -

Noite 20hTiago

20hLaura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago