Boletim Informativo da Paróquia de Cossourado, Julho de 2011

8
Boletim Informativo Paróquia de Cossourado |Propriedade: Conselho Económico Paroquial | Supervisão: Pe. Manuel Baptista | Director: Joaquim Casa Nova | Ano V I | Nº 63 | Julho 2011 | Edição Mensal (3º Dom.) | Distribuição Gratuita Nesta edição: CATEQUESE: Festa do 9º ano Profissão de Fé Um pouco história de S.Tiago P4 ESCUTEIROS: XI Aniversário P2 COMISSÃO DE OBRAS Feirinha Festa nos EUA Cortejo 2011 P5 GRUPO CORAL (MISSA DIA) Passeio á Galiza P6 Noticias de Cossourado: A.R.C.C. elegeu nova Direcção P7 Escuteiros festejam o seu XI aniversário! Em dia de festa, esta associação recebeu 13 crianças para integrar o grupo de Lobitos, 4 jovens que ficaram a pertencer à secção dos Exploradores e 2 elementos que após vários anos regressaram aos Escuteiros, agora com maturidade e idade para pertencer ao grupo de caminheiros, apoiados por mais 2 elementos que deixaram os Pioneiros para agora usarem o lenço vermelho e renovarem a sua promessa……………………………….. P2 21 de AGOSTO

description

Boletim Informativo da Paróquia de Cossourado, Barcelos, de Julho de 2011 Principais tópicos: Escuteiros festejam o seu XI aniversário. A.R.C.C. elegeu nova Direcção. Um pouco história de S.Tiago. Passeio à Galiza. XI Aniversário .Festa do 9º ano. Profissão de Fé

Transcript of Boletim Informativo da Paróquia de Cossourado, Julho de 2011

Page 1: Boletim Informativo da Paróquia de Cossourado, Julho de 2011

Boletim Informativo Paróquia de Cossourado |Propriedade: Conselho Económico Paroquial | Supervisão: Pe. Manuel Baptista

| Director: Joaquim Casa Nova | Ano V I | Nº 63 | Julho 2011 | Edição Mensal (3º Dom.) | Distribuição Gratuita

Nesta edição: CATEQUESE: Festa do 9º ano Profissão de Fé

Um pouco história de S.Tiago P4 ESCUTEIROS: XI Aniversário P2 COMISSÃO DE OBRAS Feirinha Festa nos EUA Cortejo 2011 P5 GRUPO CORAL (MISSA DIA) Passeio á Galiza P6 Noticias de Cossourado: A.R.C.C. elegeu nova Direcção P7

Escuteiros festejam o seu XI aniversário! Em dia de festa, esta associação recebeu 13 crianças para integrar o grupo de Lobitos, 4 jovens que ficaram a pertencer à secção dos Exploradores e 2 elementos que após vários anos regressaram aos Escuteiros, agora com maturidade e idade para pertencer ao grupo de caminheiros, apoiados por mais 2 elementos que deixaram os Pioneiros para agora usarem o lenço vermelho e renovarem a sua promessa……………………………….. P2

21 de

AGOSTO

Page 2: Boletim Informativo da Paróquia de Cossourado, Julho de 2011

Página 2 Boletim Informativo Paróquia de Cossourado– Julho 2011

Seremos mais ricos! Após o falecimento repentino do Sr. P.e Américo da Silva Barbosa (Pároco de Aborim, Aguiar e Quintiães ), que encontrou tudo e todos desprevenidos. A arquidiocese pedia aos populares destas freguesias que aguardassem com uma solução temporária: Os párocos de Lijó e Balugães assegurariam as celebrações eucarísticas dominicais. E a população ficou a aguardar uma resposta definitiva. A partir daí uma sucessão de boatos correu Cossourado. Todos nós os ouvimos… não os vou repetir.

Agora, como todos os nossos leitores sabem, o que inte-ressa a nossa redacção são os factos… Em prol da Verdade, e sempre movidos pela integridade e honestidade, procura-mos a Verdade e divulgamo-la. Assim, nos documentos ofi-ciais encontramos algumas notícias que acabam com especu-lações e mentiras em Cossourado…

No passado dia 17 de Julho, o Arcebispo de Braga, o Sr. D. Jorge Ortiga, apresentou num extenso documento oficial intitulado o “Movimento Eclesiástico”. Primeiro, o Sr. D. Jorge resguarda-se de qualquer dificulda-de ou má interpretação das suas decisões. A seguir, avisa o povo das diferentes paróquias que a crise também está a ocorrer nas vocações, crise acompanhada e ampliada por um desequilíbrio entre cidades e aldeias isoladas e despovoa-das. Assim o Pastor da Arquidiocese avisa : “Não podemos continuar a exigir multiplicações de eucaris-tias. As comunidades devem estar disponíveis para sacrifícios onde a alteração de horários e lugares de culto assim o exi-girem.”

Os tempos são duros… preparemo-nos para mudanças terríveis…

Mais a frente, no documento aparecem as seguintes deci-sões do tal “Movimento” : “- P.e Manuel José Baptista, dispensado, por razões de saúde e de idade, da paroquialidade de S. Tiago de Cossou-rado e Santa Eulália de Panque, arciprestado de Barcelos. - P.e Paulo Jorge Brás de Sá, dispensado da paroquialida-de “in solidum” de Santa Eulália de Fafe, do mesmo arcipres-tado, e nomeado pároco de Santa Maria de Quintiães, S. Martinho de Aborim, Santa Lucrécia de Aguiar, S. Tiago de

Cossourado e S. Eulália de Panque, arciprestado de Barcelos, contando com a colaboração do P.e Manuel José Baptista.”

As decisões são claras, e não suscitam dúvidas: O Sr. Pe. Manuel fica dispensado da responsabilidade de paróquias, mas continua quer em Panque quer em Cossourado. Também aparece um novo sacerdote, o Sr. P.e Paulo de Sá que terá a responsabilidade de 5 paróquias!

Quem é o Sr. P.e Paulo Jorge Brás de Sá? Uma pesquisa rápida permite divulgar informações públicas acerca do novo sacerdote. Eis os dados:

- Nasceu em 10-11-1984, ou seja ainda não tem 27 anos.

- É autor duma tese de Mestrado em Teologia: “O baptis-mo, acesso a uma vida nova. Estudo na Literatura Patrística do século II”, 2010. Dissertação (Mestrado em Teologia) – Universidade Católica Portuguesa (Orientador: Prof. Doutor P.e Pio Gonçalo Alves de Sousa).

- Foi ordenado Sacerdote em Braga em 18-07-2010, ou seja no ano passado.

- Celebrou a sua Missa Nova em 25 de Julho de 2010, em Vila Chã, Esposende. Será esta a sua freguesia de origem?

- Foi nomeado recentemente, pelo Sr. D. Jorge Ortiga : 18/07/2010 -Pároco in solidum da paróquia de Stª. Eulália de Fafe, arciprestado de Fafe; O P.e João Fernando Peixoto de Araújo era o moderador desta paróquia. 30/12/2010 - Capelão da Unidade Hospitalar de Fafe.

- O seu actual local de residência é Fafe, evidentemente.

Agora, que pensar desta mudança, porque é uma mudança que irá ocorrer provávelmente ao início do mês de Setem-bro? Seremos mais ricos! Ao contrário de muitas freguesias, que ficaram sem sacerdote, ou que passaram a celebrar uma missa ao fim da tarde de domingo, Cossourado ficou mais rico… vejam só, conservamos o nosso Pastor, e ainda ganhamos mais um. O novo estará um pouco atarefado, mas enfim sempre poderá contar quer com o Sr. P.e Manuel quer com as nossas comunidades de Panque e Cossoura-do… (Fonte : Arquidiocese de Braga)

Notícias da Paróquia de Santiago de Cossourado…

JMJ2011: Mais de 12 mil jovens portugueses estarão em Madrid

No maior evento organizado pela Igreja Católica a nível mundial mais de 12 mil jovens portugueses rumam a Madrid a partir de 16 de Agosto. Entre eles mais de 1500 estarão a fazer pré-jornadas ou “dias en las diócesis “ uma semana antes. Aveiro, Braga, Vila Real, Funchal, Lamego, Coimbra, Lisboa e Porto são as dioceses que proporcionam aos seus jovens esta iniciativa que os leva a estar inseridos em famílias de acolhimento e dinamizarem a comunidade. No dia 18 de Agosto está agendado o Encontro dos Jovens Portugueses no Centro de Congressos de Madrid, no espaço Madrid Arena, no qual estarão presentes 17 bispos portugueses... A 26ª edição das Jornada Mundiais de Juventude, tem este ano como tema “Enraizados em Cristo firmes na Fé” e tem mais 400 mil inscritos.

Page 3: Boletim Informativo da Paróquia de Cossourado, Julho de 2011

Página 3 Boletim Informativo Paróquia de Cossourado - Julho 2011

No passado dia 10 de Julho, o Agrupamento de Escuteiros 1203 S. Tiago de Cossourado feste-jou o seu XI aniversário durante a missa domi-nical das 10h na presença de toda a comunida-de. Como vem sendo habitual, a Eucaristia foi ani-mada pelo grupo, havendo também o momento destinado às promessas de novos elementos e de escuteiros que deixam a sua secção para integrar na secção seguinte. Esta associação recebeu 13 crianças para integrar o grupo de Lobitos, 4 jovens que ficaram a pertencer à sec-ção dos Exploradores e 2 elementos que após vários anos regressaram aos Escuteiros, agora com maturidade e idade para pertencer ao gru-po de caminheiros, apoiados por mais 2 ele-mentos que deixaram os Pioneiros para agora usarem o lenço vermelho e renovarem a sua promessa. Ao lado dos padrinhos, estes 19 jovens prometeram perante Deus e a comuni-dade cumprir os seus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria, auxiliar o próximo e obedecer à Lei do Escuta que rege esta associação tal como seguir os seus Mandamentos. No dia anterior, sábado, às 21 horas realizou-se uma vigília na Igreja Paroquial que teve como objectivo a preparação para este momento em que os jovens comprometer-se-iam perante Deus. Decorreram momentos de oração e reflexão, com a bênção das insígnias, bonés, boinas e chapéus pelo Sr Padre, para que no dia seguinte os escuteiros recebessem estas peças durante as suas promessas. No final não faltou o convívio entre todos os elementos desta associação, desde os mais anti-gos aos mais novos, com a presença do Chefe do Núcleo de Barcelos e de todos os familiares e amigos destes jovens, não faltando os padri-nhos que apagaram as velas de mais um aniver-sário deste agrupamento que caminha passo a passo com coragem e entusiasmo, contando com o apoio de todos.

Escuteiros festejam o seu XI aniversário!

Page 4: Boletim Informativo da Paróquia de Cossourado, Julho de 2011

Página 4 Boletim Informativo Paróquia de Cossourado - Julho 2011

Após termos celebrado o Sacramento de Confirmação dos jovens do 10º ano em Fevereiro deste ano, estes voaram do ninho; e par-tiram para a Missão, a missão a que chama Cristo e, agora são leva-dos pela força dinamizadora e inesgotável do Espírito Santo. Se bem se lembram, efectivamente já fizemos um extenso relato deste grande acontecimento que marcou a visita pastoral do Sr. D. Antó-nio Couto. Assim, já só restavam os 4 jovens do 9ºano para a festa de final de ano. O último domingo do mês de Junho, foi o dia esco-lhido para criar massa critica na catequese e juntar os grupos da Profissão de Fé e do 9ºano. Neste domingo, só apareceram 3 jovens para a festa do 9ºano… Mas renovaram as promessas que os seus pais e padrinhos fizeram há um 15 anos atrás, quando queriam que fossem cristãos. Assumi-ram o compromisso, pessoal desta vez, de seguir Cristo, escutar os seus ensinamentos, fazer Igreja, construir um mundo melhor, parti-cipar activamente na construção do Reino de Deus… e SERVIR… servir humildemente, infinitamente e incansavelmente… Agora, partem para se prepararem para o Envio, partem para o 10 º ano de catequese… Que fique bem claro, o 10º ano, tal como o 1º ou o 6º ano não são objectivos a alcançar, mas sim passagens e etapas numa vida de Cristão pleno… E, tal como disse o responsá-vel da Catequese a nível de Barcelos, mais do que nunca o papel dos pais e das mães é essencial, porque os catequistas só ajudam os pais durante 1 hora cada semana, e os pais têm a responsabilidade da educação civil, social, escolar e cristã no resto do tempo! O relevante não está tanto nos preparativos, nem nas etapas, mas está em seguir Cristo, o Caminho cheio de novidade, e segui-Lo sempre alumiado pela Palavra de Deus, numa vida atenta e sensível, até ao Pai…

Festa do 9º ano… Assumir o compromisso Cristão, e crescer para Cristo…

Retomando o artigo publicado neste boletim em Agosto de 2010, onde escrevia :

“O corpo do Santo foi enterrado em Jerusalém, onde ficou até ao dia em que os discípulos que vieram de Espanha receberam a ordem de regressar novamente a Espanha para lutar contra a idolatria. Aí trouxeram o corpo com eles, e tendo chegado à Galiza, a uma cidade chamada Iria Flavia depositaram o corpo num sepulcro de mármore. Com as perseguições, os bárbaros e os hereges em Espanha, este túmulo ficou esquecido. No tempo do papa Leão III, no sec. IXº, o corpo foi reencontrado em Iria e deslocado para a cidade de Compostela, onde permaneceu até aos dias de hoje.” Eis uns pormenores que podemos acrescentar: O Apóstolo terá deixado Jerusalém no sec. I para pregar a palavra de Cristo até à Península Ibérica. Ao regressar a terra santa, foi decapitado por ordem do rei Herodes Agripa. Recolhido pelos seus companheiros, o seu corpo foi colocado num pequeno barco, e assim atravessou o Estreito de Gibraltar e veio até à Galiza. O túmulo foi encontrado por volta do ano 800 pelo eremita Pelayo (ou Pelágio) que teve uma revelação durante o seu sono. Depois, foi guiado até ao local certo por uma estrela no céu, daí o nome de Compostela, Campus Stellae, ou campo da Estrela. A Igreja local declarou que se tratava do túmulo de São Tiago, irmão de São João, e mártir da cristandade. D. Teodomiro, bispo de Ira - Flavia (hoje Padrón) reconheceu o túmulo como sendo o do apostolo São Tiago em 835, e o rei das Astúrias, D. Afonso III, mandou ali construir uma igreja. Em 1884, o papa Leão XIII confirmou o reconhecimento das relíquias de São Tiago. No dia 21 de Abril de 1211, o Bispo D. Pedro Muñiz consagrava solenemente a catedral românica dedicada ao Apostolo S. Tiago. Os melhores mestres canteiros recolheram as influências artísticas e colocaram-nas na pedra. Estava terminada a obra iniciada em 1075-78 com o fecho da parte ocidental da basílica e a construção do Altar-mor de pedra, trabalhos que estiveram a cargo do Mestre Mateo e da sua oficina. A cerimonia da consagração contou com a presença do rei Alfonso IX, rei de León e Galiza, acompanhado pelo seu filho o Infante D. Fernando e do bispo de Compostela, Pedro Muñiz.

Os primeiros escritos falando da pregação de S. Tiago em Espanha são do sec. VII. O papa Calixto II solicitou a reunião dos textos dispersos num único manuscrito, afim de assegurar a devoção ao Apóstolo e promover Santiago de Compostela. Assim, no sec. XII, foram recuperados e integrados no chamado Codex Calixtinus. Este terá sido o precioso livro que foi furtado recentemente do Tesouro de Santiago de Compostela, e do qual se desconhece o paradeiro.

(Segundo : Cabido da Catedral de Santiago, “ Domus Iacobi - La Historia de la Catedral de Santiago”, 2011)

Um pouco de História… sobre São Tiago ou Santiago. Mário Pereira

Foto e textos de Mário Pereira

Page 5: Boletim Informativo da Paróquia de Cossourado, Julho de 2011

Página 5 Boletim Informativo Paróquia de Cossourado - Julho 2011

Caros Cossouradenses, no próximo dia 21 de Agosto vamos ter mais um cortejo de oferendas, é vontade da organização (comissão de obras) que este ano o cortejo tenha um cariz mais cultural, vamos fazer deste cortejo um dia de fes-ta onde os usos e costumes dos nossos antepassados estejam representados. Contamos com a vossa criatividade para que este cortejo seja um êxito.

21 de Agosto

Aviso FEIRINHA

7 de Agosto

A Comissão de Obras informa que vai levar a efeito no próxi-mo Domingo 7 de Agosto uma feirinha, a mesma terá lugar junto á Igreja Paroquial, e decorrerá durante a manhã, lá poderá encontrar os mais diversos artigos desde vestuá-rio, cerâmica, produtos agríco-las etc. Portanto convidamos todos vós a visitar a nossa feiri-nha, ao adquirir os nossos pro-dutos estará a contribuir para saldarmos as responsabilidades assumidas com a construção do Centro Paroquial.

Comunidade Portuguesa nos Estados Unidos vai levar a efeito no dia 03 Dezembro 2011 no “Jamaica Portuguese Club” festa de angariação de fundos a favor do Centro Paroquial Cossourado. A comissão de obras desde já agradece, especialmente ao “ Snr João Ferreira”, pelo esforço angariação de fundos junto dessa comu-nidade e que tão bons resultados tem conseguido. Informamos também que temos á venda bilhetes para o sorteio a realizar nesse mesmo dia, portanto não deixe de adquirir o seu bilhe-te na certeza de que for o feliz contemplado, nos responsabilizare-mos pela entrega do respectivo prémio. Na certeza que este evento será mais um êxito a comissão desde já agradece.

Page 6: Boletim Informativo da Paróquia de Cossourado, Julho de 2011

Página 6 Boletim Informativo Paróquia de Cossourado - Julho 2011

Como eu já tinha anunciado no boletim do mês passado, um novo passeio esta-va organizado pela Sra. D. Lurdes, desta vez até Santiago de Compostela, para o mês de Julho. Também confirmei um pormenor importante: na altura em que eu falava, já não havia vagas… era mais um passeio muito concorrido…. Era o passeio anual do Grupo Coral da Missa do Dia, era a recompensa anual pelo esforço e dedicação destes cantores. No passado sábado 16 de Julho, a parti-da era às 6:30. Cossourado adormeci-do… Um carro da Padaria Marinho… mais nada, neste silêncio da nossa Ter-ra. Era o nascer do sol, um pouco de vento, o céu um pouco nublado… Será que vamos ver chuva? Em Cossourado, os dias anteriores tinham sido de calor intenso e constan-te desde o início do mês de Julho. Mui-tos questionaram no autocarro, mas quer os que tinham consultado a Inter-net, quer os que acreditavam nos alma-naques, ninguém acreditava na chuva. Trata-se dum pouco de orvalho da manhã…. Por isso, ninguém levou guar-da-chuva e poucos levaram casacos. O autocarro ruma a Espanha… Uma pausa para pequeno almoço… O primeiro destino era Santa Tecla em Espanha; eu confesso que nem conhecia nem tinha ouvido falar de tal local. De facto, no monte de Santa Tegra ou Sta Tecla (com 341 m de altitude) por cima da vila (?) de A Guarda, na provín-cia de Pontevedra existe um sítio arqueológico excepcional. Trata-se dum castro chamado Castro de Santa Tegra, pertencente à cultura castreja; Será o mais emblemático e o mais visitado dos castros galegos. Primeiro, logo que começamos a subi-da, aparece à porta duma guarita um cobrador de bilhetes!! Pagamos, seguimos e passamos rente a

uma aldeia com inúmera habitações redon-das, parece uma aldeia celta. Depois chega-mos ao cimo do monte onde o nevoeiro é tão denso que não conseguimos ver nada a mais de 10 m! Encontramos a capela de Sta Tegra, ou Sta Tecla, mas está fechada! A volta da capela, existe um recinto. Aqui vemos um cruzeiro, além umas cabanas redondas. Não há guia, nem explicações que nos esclareçam sobre o pouco que a bruma deixa ver. Embarque para o autocarro, chegamos a vila de A Guarda onde o tempo continua coberto. Será que vai chover? Não! Rumo ao Norte, para Santiago. Ali chega-mos por volta das 12h30, mas antes de ir ao santuário fomos todos almoçar. A maioria trouxe farnel, e então formamos um piquenique gigante. Havia de tudo, e todos ofereciam uns aos outros. Bolinhos de bacalhau, frango, bifanas, panados ou salada. Vinho, cerveja, cola, água ou sumos. E as sobremesas, nem imaginam… variadís-simas e saborosas… O almoço foi um grande momento de fraternidade e de partilha. Ainda, me lembro das suculentas maças vermelhas que me ofereceram. Que sabor… Obrigado pelo gesto de amizade. No final do almoço, uns peritos ainda ten-taram um concurso de pião. Que engraça-do… que virtuosidade… Um dos concor-rentes até conseguia pôr o pião a rodar na própria mão! Chegada à Catedral de Santiago de Com-postela. A peregrinação de Compostela está entre as três maiores romarias do povo cristão, após Roma e Jerusalém. Assim, falamos de peregrinação ou roma-ria, como dizia recentemente o Sr. Pe. Tomás Caridade Vieira, na festa de São Cristóvão. Foi em 1492 que o papa Ale-xandre VI declarou Santiago de Composte-la como uma das três grandes romarias da Cristandade. A peregrinação a Santiago de Compostela consiste na peregrinação ao

túmulo do Apostolo São Tiago Maior, filho de Zebedeu. Este túmulo está situado na cripta do presente edifício que é a Catedral de Compostela. Caminhamos em direcção à Catedral His-tórica… Ainda longe, ouvem-se marteladas em pedra. Estranho… Decorrerão obras por perto? No largo principal, há um con-curso de artistas pedreiros, ou melhor de mestres canteiros, que devem alinhar as faces duma pedra para a tornar pedra angu-lar. E o tico-tico continua, sem parar, e as lascas de granito saltam… Subimos as esca-das. O andaime no pórtico da Gloria, ainda continua ali desde o ano passado… muitos turistas… muitas linguagens estranhas… Visita ao altar-mor e abraço ao São Tiago. Não sendo dia de grande afluência, chega-mos rapidamente à imagem de prata do Santo Apóstolo, adornada de pedras pre-ciosas, e abraçamo-la num gesto amigo e filial, afinal São Tiago foi o evangelizador da península Ibérica… A seguir, seguimos para cripta, passando junto da Porta Santa que agora está encerrada, não sendo este um ano jubilar. Na cripta, de longe, podemos antever, a arca de prata com os restos mortais do Santo. Tempo de silencio, vene-ração e oração. Regressando perto do Pórtico da Gloria, visitamos uma exposição dedicada aos 800 anos do santuário e às obras que vão agora

Um Passeio por Galiza com Grupo Coral da Missa do Dia … e seus amigos

Mário Pereira

Mário Pereira

Cont. pag. seguinte

Page 7: Boletim Informativo da Paróquia de Cossourado, Julho de 2011

Página 7 Boletim Informativo Paróquia de Cossourado - Julho 2011

Eleições dos órgãos sociais

Depois de um ano de Comissão Administrativa,

realizaram-se no dia 17 do corrente mês as eleições para os órgãos sociais da Associação Recreativa e Cultural de Cossourado (ARCC) – Triénio 2011-2014.

Os novos órgãos sociais são os seguintes:

ASSEMBLEIA GERAL Presidente: Sérgio Manuel Silva Meneses Secretário: Ana Maria Martins Pereira Vogal: Hélder Humberto Silva Rosa Caridade

DIRECÇÃO Presidente: António Jesus Ferreira Miranda Secretário: Joaquim Paulo Amorim Dantas Tesoureiro: Reinaldo Joel Silva Caridade Quintela Vogal: Ricardo Jorge Silva Caridade Quintela Vogal: Pedro Manuel Barbosa Rosa Vogal: Fernando Silvestre Alves Fernandes Vogal: Rui Manuel Silva Andrade Vogal: Domingos Maria Silva Andrade Vogal: José Cerqueira Amorim Vogal: Daniel José Ferreira Barbosa Vogal: José António Fernandes Silva

CONSELHO FISCAL

Presidente: Jorge Manuel Caridade Amorim Secretário: António Jorge Rebelo Miranda Vogal: Ricardo Francisco Pereira Silva

Esta nova direcção está empenhada em levar bem longe o nome de Cossourado na alta esfera do futebol popular do concelho de Barcelos.

Salientando a grande prestação desportiva da época ante-rior, sendo ela brilhante em vários aspectos, destacamos o facto de terem estado envolvidos na luta pela subida de divisão até ao último jogo, tendo terminado o campeonato da 2ª divi-são num honroso 5º lugar (a somente 2 pontos dos lugares de subida).

Por isso, as expectativas para esta nova época são elevadas, necessitando esta direcção do apoio de todos os sócios, sim-patizantes e cossouradenses em geral.

Pouco a pouco o plantel, que sofre algumas alterações, ganha forma. Não estando confirmado até data do fecho deste boletim apresentaremos todas as “contratações” na próxima edição.

Informa-se também que continuam abertas as inscrições para novos sócios. Inscreva-se já como sócio e marque o seu lugar na bancada que lhe parecer de melhor ângulo.

iniciar para conservação de algumas partes e para restauro de outras mais sensíveis. Saímos e percorremos um pouco a cidade. Não podemos esquecer a torta de amêndoa de S. Tiago, o vinho Alvari-nho galego, a concha da vieira, nem o cajado do peregrino…

Será que vai chover? Talvez não, mas caiem umas gotas! Tempo só para tirar uma fotografia, e subimos para o auto-carro.

Com as mãos cheias de “Recuerdos de nuestros Hermanos” partimos de San-tiago ao meio da tarde. Agora, vamos em direcção à Praia de Samil

Na praia, é hora de merenda; uma chu-va miudinha bate contra o pára-brisas do autocarro. “É só orvalho de verão, à beira-mar…” dizem os mais rijos. Ocupam-se as mesas, saem os farnéis, … mas este chuvisco é frio e fica cada vez mais denso. Mais uns bolinhos, …

mais uns minutos com as gaivotas agita-das à nossa volta… Agora chove mesmo, há que regressar rapidamente para o autocarro; num ápice, tudo fica embru-

lhado e arrumado. Fim do passeio na Praia de Samil… Regres-samos a Cossourado. Houve chuva até Viana do Castelo. E mes-mo ao entrar no lugar de Albagada, caíram gotículas de chuva no pára-brisas, mas não choveu mais.

No balanço desta viajem, diria que pode ter chovido, e podemos ter passado frio alguns minutos, mas hoje quem se lembra disso? O ambiente indescritível, os cantares anima-dos no autocarro (só faltaram as concerti-nas), os inúmeros locais visitados, o ritmo tranquilo já são símbolos dos nossos pas-seios. Infelizmente, a fama já ultrapassou qualquer publicidade e logo que há algum passeio, em poucos dias, desaparecem os lugares… O lado bom é que encontramo-nos entre amigos e convivemos, rimo-nos e cantamos entre amigos… Então Sra. D. Lurdes, para onde é a nossa próxima saída? Fátima… é mais sério! Mas, sabem, a nossa amizade é mesmo séria!

== Quando joga o COSSOURADO jogam todos os cossouradenses ==

Cont. pag. anterior

Cláudia Rego

Page 8: Boletim Informativo da Paróquia de Cossourado, Julho de 2011

FICHA TÉCNICA

Propriedade: Conselho Económico Paroquial de S. Tiago de Cossourado

Supervisão: Pe. Manuel Baptista Director: Joaquim Casa Nova

Redacção: Joaquim Casanova Marinha Ferreira Mário Pereira Rui Baptista Sílvia Magalhães

Composição Gráfica: Joaquim Casa nova Direcção e Edição de Conteúdos na Internet Fernando Gonçalves

Impressão: Copicelos Tiragem: 300 Exemplares Distribuição Gratuita