Boletim informativo de agosto de 2013

4
Boletim Informativo da Paróquia São José do Ipiranga - nº 50 - agosto de 2013 APRE SENTANDO O BOLETIM Q ueridos paroquianos e leitores, O mês de agosto é chamado de ‘mês Vocacional’. Celebraremos a cada domingo uma vocação específica: Dia do padre, pai, religioso, catequista e leigo. Vamos refletir e rezar por todas as vocações. Celebraremos no dia 15 a festa da Assunção de Nossa Senhora. Teremos um belo texto para refletir sobre o dogma da Assunção de Nossa Senhora. Iniciaremos neste mês um projeto religioso-cultural, que se chama “Música na Igreja”. Este projeto consistirá na apresentação de corais e orquestras todo segundo domingo do mês, às 20h. Desejamos oferecer a comunidade paroquial, aos moradores do bairro e da cidade uma oportunidade de apreciar a música erudita. Convido ainda para refletirmos sobre a importância de ser Dizimista. Nos últimos meses a contribuição do Dízimo infelizmente tem diminuído. Participe! Doe de coração aquilo que for possível para você. A Paróquia precisa da sua ajuda. Apresentamos a programação das missas semanais e momentos de oração. E por fim, as demais informações e atividades de nossa paróquia. Deus abençoe a sua vocação! Padre Ramires Henrique de Andrade, nds Assunção de Nossa Senhora 15 de agosto N o dia 15 de agosto celebramos solenemente o fato ocorrido na vida de Maria de Nazaré, proclamado como dogma de fé, ou seja, uma verdade doutrinal, pois tem tudo a ver com o mistério da nossa salvação, e sendo a Igreja, assim definiu pelo Papa Pio XII em 1950: "A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial." Antes, esta celebração, tanto para a Igreja do Oriente como para o Ocidente, chamava-se "Dormício" (= passagem para a outra vida), até que se chegou ao de "Assunção de Nossa Senhora aos Céus", isto significa que o Senhor reconheceu e recompensou com antecipada glorificação todos os méritos da Mãe, principalmente alcançados em meio às aceitações e oferecimentos das dores. Portanto a Virgem Maria ressuscitou, como Jesus, pois sua alma imortal uniu-se ao corpo antes da corrupção tocar naquela carne virginal, que nunca tinha experimentado o pecado. Ressuscitou, mas não ficou na terra e sim imediatamente foi levantada ou tomada pelos anjos e colocada na Igreja Triunfante como Nossa Senhora, Mãe e Onipotência Suplicante assunta aos Céus! Nossa Senhora da Assunção, rogai por nós!

description

Boletim informativo de Agosto de 2013 definitivo

Transcript of Boletim informativo de agosto de 2013

Page 1: Boletim informativo de agosto de 2013

Boletim Informativo da Paróquia São José do Ipiranga - nº 50 - agosto de 2013

APRESENTANDO O BOLETIMQueridos paroquianos e leitores,

O mês de agosto é chamado de ‘mês Vocacional’. Celebraremos a cada domingo uma vocação específica: Dia do padre, pai, religioso, catequista e leigo. Vamos refletir e rezar por todas as vocações. Celebraremos no dia 15 a festa da Assunção de Nossa Senhora. Teremos um belo texto para refletir sobre o dogma da Assunção de Nossa Senhora. Iniciaremos neste mês um projeto religioso-cultural, que se chama “Música na Igreja”. Este projeto consistirá na apresentação de corais e orquestras todo segundo domingo do mês, às 20h. Desejamos oferecer a comunidade paroquial, aos moradores do bairro e da cidade uma oportunidade de apreciar a música erudita. Convido ainda para refletirmos sobre a importância de ser Dizimista. Nos últimos meses a contribuição do Dízimo infelizmente tem diminuído. Participe! Doe de coração aquilo que for possível para você. A Paróquia precisa da sua ajuda.

Apresentamos a programação das missas semanais e momentos de oração. E por fim, as demais informações e atividades de nossa paróquia.

Deus abençoe a sua vocação!

Padre Ramires Henrique de Andrade, nds

Assunção de Nossa Senhora15 de agosto

No dia 15 de agosto celebramos solenemente o fato ocorrido na vida de Maria de Nazaré,

proclamado como dogma de fé, ou seja, uma verdade doutrinal, pois tem tudo a ver com o mistério da nossa salvação, e sendo a Igreja, assim definiu pelo Papa Pio XII em 1950: "A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial."

Antes, esta celebração, tanto para a Igreja do Oriente como para o Ocidente, chamava-se "Dormício" (= passagem para a outra vida), até que se chegou ao de "Assunção de Nossa Senhora aos Céus", isto significa que o Senhor reconheceu e recompensou com antecipada glorificação todos os méritos da Mãe, principalmente alcançados em meio às aceitações e oferecimentos das dores.

Portanto a Virgem Maria ressuscitou, como Jesus, pois sua alma imortal uniu-se ao corpo antes da corrupção tocar naquela carne virginal, que nunca tinha experimentado o pecado. Ressuscitou, mas não ficou na terra e sim imediatamente foi levantada ou tomada pelos anjos e colocada na Igreja Triunfante como Nossa Senhora, Mãe e Onipotência Suplicante assunta aos Céus!

Nossa Senhora da Assunção, rogai por nós!

Page 2: Boletim informativo de agosto de 2013

AGOSTO: MÊS VOCACIONALNeste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração

pelas vocações e os ministérios, de forma a pedir a Deus sacerdotes que sejam verdadeiros pastores e sinais de comunhão e unidade no seio da Igreja.

Cada domingo do mês de agosto é dedicado a uma vocação em especial. Motivados pela festa de São João Maria Vianney, no dia 4 de agosto, Dia do Padre, a Igreja celebra a vocação sacerdotal. O Ministério Sacerdotal está a serviço de todos os demais serviços na vida da Igreja. A pessoa do padre tem um valor muito grande para a comunidade uma vez que a ele foi confiada a missão de evangelizar. O sacerdote age em nome de Cristo e é seu representante dentro daquela comunidade. Ao padre compete ser pastor e pai espiritual para todos sob sua responsabilidade. Pela caridade pastoral, ele deve buscar ser sinal de unidade e contribuir para a edificação e crescimento da comunidade de forma que ela torne-se cada vez mais atuante e verdadeira na vivência do Evangelho.

Os diáconos são celebrados no dia 10 de agosto, na festa de S. Lourenço. Tendo recebido o sacramento da Ordem, os diáconos estão a serviço dos padres e bispos, no exercício da caridade e do anúncio do Evangelho. A presença do diácono é uma grande benção para todas as comunidades.

No segundo domingo, em todo o Brasil, é celebrado o Dia dos Pais. Com isso, a Igreja celebra a vocação familiar, os chamados a ser pai, mãe e gerar vidas. Neste domingo, celebra-se a vocação da família na pessoa do pai. Em tempos de violência e perda de valores, a valorização da família é essencial para a sociedade como um todo. A família é chamada por Deus a ser testemunha do amor e da fraternidade, colaboradora da obra da Criação. O Pai na família é fundamental. Seu papel de educador, em colaboração com a mãe, é um dos pilares da unidade e bem estar familiar cujos frutos são filhos bem formados e conscientes do que significa ser cristão e cidadão. O pai é representante legítimo de Deus perante os filhos e é sua missão conduzi-los nos caminhos de Cristo, da verdade, da justiça e da paz. Cabe aos pais que o amor, compaixão e harmonia reinem no lar. Ser pai é buscar um mundo melhor para os filhos e demonstrar que a família deve sempre ser a base da nossa sociedade.

No terceiro domingo, comemora-se o Dia do Religioso: destaque para a vida consagrada, irmãos, irmãs. Homens e mulheres que consagraram suas vidas a Deus e ao próximo. Desta vocação brotam carismas e atuações que enriquecem nossas comunidades com pessoas que buscam viver verdadeiramente seus votos de castidade, obediência e pobreza. São testemunhos vivos do Evangelho. Perseverantes, os religiosos estão a serviço do Povo de Deus por meio da oração, das missões, da educação e das obras de caridade. Com sua vida consagrada, eles demonstram que seguir o Evangelho é plenamente possível, mesmo em mundo excessivamente material e consumista. São sinais do amor de Deus e da entrega que o homem é capaz de fazer ao Senhor.

No quarto domingo, comemora-se o Dia dos Ministérios leigos. Neste dia, são lembrados todos os leigos que, entre família e afazeres, dedicam-se aos trabalhos pastorais e também missionários. Os leigos atuam como colaboradores dos padres na catequese, na liturgia, nos ministérios de música, nas obras de caridade e nas diversas pastorais existentes.

Ser leigo atuante é ter consciência do chamado de Deus a participar ativamente da Igreja e do Reino contribuindo para a caminha e o crescimento das comunidades rumo a Pátria Celeste. Todo leigo tem um carisma e recebe dons de Deus que são colocados a serviço do próximo pelo bem de todos. Assumir esta vocação é doar-se pelo Evangelho e estar junto a Cristo em sua missão de salvação e redenção.

No último domingo de agosto a Igreja celebra também o Ministério do Catequista. Os catequistas são, por vocação e missão, os grandes promovedores da fé na comunidade cristã preparando crianças, jovens e adultos não só para os sacramentos, mas também para darem testemunho de Cristo e do Evangelho no mundo.

ORAÇÃO POR UMA FELIZ ESCOLHA DA VOCAÇÃO

Senhor, que queres que eu faça?Coloco-me diante de Ti, com a mesma pergunta de São Francisco de Assis.

Como ele, desejo ser simples, humilde, Irmão de toda criatura.Hoje, venho louvar-te pela natureza toda, o sol, as plantas, a água, as aves, os animais, o homem, sinais de tua presença e de tua

bondade imensa. Quero ser um instrumento em tuas mãos para transmitir a PAZ neste mundo cheio de guerras e semear o BEM onde há tanto ódio.

Ilumina-me, Senhor, para que eu possa escolher o caminho que apontas para mim. Que saiba descobrir qual a minha vocação.Que consiga realizar em minha vida a tua Santíssima Vontade. Que possa imitar o Cristo seguindo os passos de São Francisco de Assis.

Amém.

Page 3: Boletim informativo de agosto de 2013

O CARISMA DA CONGREGAÇÃO DOS RELIGIOSOS DE NOSSA SENHORA DE SION

Sion é uma congregação religiosa da Igreja Católica Apostólica Romana. Seu título completo é “Congregação dos Religiosos de Nossa Senhora de Sion”. Apesar de a Igreja

Católica em toda a sua extensão histórica e geográfica ter uma única e mesma fé, a expressão dessa mesma fé tem variadas formas, compondo o colorido quadro do povo de Deus. Os cristãos, amando o mesmo Deus Uno e Trino, recebem do Espírito Santo dons diferentes, que expressam os vários aspectos da vivência da Palavra de Deus: são os carismas, que são individuais e comunitários.

Assim, Sion também tem a sua particularidade, o seu jeito próprio de ser diante de Deus e diante da Igreja. Temos, como cada família religiosa, uma missão e um jeito específico de cumprir esta missão.

Nossa missão não é tão somente a conversão dos judeus, mas sim o estudo aprofundado das raízes de Jesus em sua cultura própria, o judaísmo, com o intuito de apresentar a sua imagem, assim mais fidedigna, a toda a Igreja e ao mundo também. Este é um trabalho muito importante hoje em dia, tendo em vista que o preconceito religioso é ainda em muitos lugares

causa de desentendimentos e violência.Esta é a missão. Mas, e quanto ao jeito de ser? A espiritualidade em Sion tem por fundamento a meditação das Escrituras com o

especial auxílio da Tradição judaica e da Igreja: ela deve ser força e luz para o trabalho apostólico.

ORAÇÃO VOCACIONAL DE SION

Senhor, nosso Deus e Deus de nossos pais, que fizestes de Maria a Filha de Sion por excelência, ouvi as preces em favor da Congregação de Nossa Senhora de Sion.

Esta foi chamada a testemunhar na Igreja e no mundo, o vosso amor pelo povo de Israel. Pai, nós vos suplicamos, enviai a essa família religiosa os operários de que necessita para o cumprimento de sua missão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho na unidade do Espírito Santo. Amém!

Projeto Religioso-Cultural:“Música na Igreja”

“Agradeçamos a Deus pela maravilhosa

experiência vivida por nossos jovens e por

nossa Igreja"! Bendito seja Deus pela vida

do Papa Francisco!

Convidamos toda a comunidade para a semana 'Bíblico - Missionária' que

acontecerá em nossa paróquia. De 01 a 08 de Setembro. Será uma semana de muita oração e visita às famí-lias.

Participe!

Page 4: Boletim informativo de agosto de 2013

Por que devo ser Dizimista?

ORAÇÃO PARA OS PAIS

Pai nosso de todos os dias

Imagem e semelhança Daquele lá do céu.Um ser especial, um companheiro fiel...Fonte de amor, de esperança e de sabedoria!Tudo que sabemos e somos, aprendemos

contigo. Ensinaste-nos dando exemplos. Assim crescemos, fazendo e aprendendo, sempre vendo em ti um modelo, um amigo.

De ti, trazemos no sangue e nos nomes, gotas e pedacinhos, verdadeiros símbolos de amor e de carinho, que se integraram à nossa vida, fazem parte do nosso ser.

Peço ao bom Deus que também é Pai que o acompanhe e abençoe em todos os momentos de sua vida lhe concedendo luz, paz e alegrias.

Pai, obrigado pela VIDA.

Livraria da ParóquiaSão José

Visite a livraria de nossa Paróquia.

"Parabenizamos e rezamos por você, caro(a) dizimista aniversariante do

mês de agosto”.

Esta pergunta nos faz pensar. E a resposta parece ser evidente: porque sou filho de Deus e fiel agradecido desta Paróquia de São José do Ipiranga. Todo mês, você é convidado a colaborar com a igreja, oferecendo o seu dízimo, devolvendo parte daquilo que Deus lhe deu. Também porque a comunidade é sua! Aqui, você tem a sua casa espiritual, batiza seus filhos e faz catequese. Aqui, você celebra missas de louvores, ações de graças e, nos momentos de dor, também reza por seus mortos. Como na sua casa, você tem os seus gastos, também a igreja tem as suas despesas mensais: a manutenção do imóvel, a

limpeza, a conta de luz, de água, os funcionários, além dos cursos e encontros de formação para os leigos das diversas pastorais e o serviço social. Tudo isso é feito com o seu apoio e contribuição do dízimo. Pequenos passos já demos, mas podemos ir além! Convide mais alguém conhecido de você para ser dizimista. Se você é católico, se ama a sua igreja e quer que ela funcione bem e possa evangelizar, contribua de forma generosa e regular com o dízimo. Procure o Balcão do Dízimo. Informe-se! As bênçãos divinas não lhe faltarão! Devolva a Deus parte daquilo que Dele você recebeu! Faça a experiência do dízimo!

SERVIÇO PASTORALTRABALHOS ADMINISTRATIVOS

E PASTORAIS

Pároco: Padre Ramires Henrique de Andrade, ndsVigário: Padre Antônio Glugoski, ndsCoadjutores: Padre Manoel Miranda Neto, nds e Padre José Maria Leite, nds

EXPEDIENTE PAROQUIAL

Rua Agostinho Gomes 1941Telefone: 2063-1818 / 2063-2523Site: www.paroquiasjdoipiranga.com.br

ATENDIMENTO DA SECRETARIA

Segunda a sexta-feira: 8h às 17hSábados: 8h às 12h e 13h30m às 17hInformações sobre Batismo, Catequese e Matrimônio

HORÁRIO DAS MISSASSegunda a sexta-feira 19 horasSábado 15 horas – Missa de São José

Domingo 8h, 9h30m, 11h, 16h30m e 19 horas

Quarta-feira 12h10m

1ª quinta-feira do mês Missa da Misericórdia - 20 horas

Todo dia 19 Missa de São José – 16h e 19h

LOUVOR

Apostolado de Sion: 5ª feira às 9h - Adoração ao Santíssimo

Oração do Terço: 5ª feira às 18h15 Missa em honra a Nossa Senhora de Sion: 5ª feira às 19h

Missas mensais: último domingo de cada mês - 11h

Apostolado do Sagrado Coração de Jesus - 1ª sexta-feira do mês, às 19 horas.

Grupo de Oração (RCC): quinta-feira às 20h

Encontro de Oração: terça-feira às 15h

Mãe Rainha Três Vezes Admirável: segunda-feira: às 15h - Terço e hora Santa.

MOVIMENTO

Formiguinhas de São José: quarta-feira, das 8 às 17h

Acólitos e Coroinhas, Batismo, Catequese, Comuni-cação, Criança, Crisma, Dízimo, Ecumenismo, Escuta, Família/ECC, Juventude, Lazer, Liturgia, Ministros Ex-traordinários da Santa Comunhão, Ministros da Música, Ministros da Palavra, Noivos, Saúde, Social.