Boletim Informativo Digital nº 4 - dezembro 2009ceivap.org.br/boletim/boletim4.pdfBOLETIM...

5
BOLETIM INFORMATIVO pelas águas do Paraíba www.ceivap.org.br DIGITAL GTAOH apresenta Plano Anual de Prevenção de Cheias na Bacia do Rio Paraíba do Sul O Grupo de Trabalho Permanente de Acompanhamento da Operação Hidráulica na Bacia do Rio Paraíba do Sul (GTAOH) realizou no dia 15 de dezembro, em Resende (RJ), sua 3ª Reunião Ordinária de 2009. Da pauta de debates constaram os temas: “Efeitos da cheia de 2009 sobre as cidades de Barra Mansa e Volta Redonda”, com apresentação de Furnas e ONS; “Plano Anual de Prevenção de Cheias – Ciclo 2009/2010 – Bacia do Rio Paraíba do Sul” e “Ocupação da Borda do Reservatório de Santa Branca”, com apresentação do ONS. © 2008. Daniel Negri – TextoArte l saiba mais bacia hidrográfica pioneira em gestão das águas no brasil edição nº 4 - dezembro 2009 AGEVAP conclui Projeto Piloto para a elaboração do Plano de Revitalização da Bacia do Rio Barra Mansa A AGEVAP acaba de concluir os estudos do “Projeto Piloto para a elaboração do Plano de Revitalização da Bacia do Rio Barra Mansa”. O trabalho é uma das metas do Contrato de Gestão assinado entre a Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul e a Agência Nacional de Águas. AGEVAP recebe título de Utilidade Pública da Câmara de Resende l saiba mais A Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – AGEVAP recebeu, no dia 1º de dezembro, o título de Utilidade Pública concedido pela Câmara Municipal de Resende. A Resolução nº 4.551/2009, proposta pelo Presidente da Casa, Vereador Luiz Fernando de Oliveira Pedra, foi entregue ao Diretor Edson Fujita durante sessão ordinária. Membros do GTAOH participam da 3ª Reunião Ordinária de 2009, realizada dia 15/12 na sede da AGEVAP, em Resende (RJ). Vereadores de Resende durante a entrega do certificado ao Diretor Edson Fujita, que tem ao seu lado, respectivamente, o Presidente da Câmara, Luiz Pedra, e o Coordenador Técnico da AGEVAP, Flávio Simões (da esq. p/ dir.).. l saiba mais l saiba mais Arquivo – AGEVAP Daniel Rezende – TextoArte Daniel Rezende – TextoArte Senado aprova indicados para diretoria da ANA

Transcript of Boletim Informativo Digital nº 4 - dezembro 2009ceivap.org.br/boletim/boletim4.pdfBOLETIM...

Page 1: Boletim Informativo Digital nº 4 - dezembro 2009ceivap.org.br/boletim/boletim4.pdfBOLETIM INFORMATIVO pelas águas do Paraíba DIGITAL GTAOH apresenta Plano Anual de Prevenção de

BOLETIM INFORMATIVOpelas águas do Paraíba

www.ceivap.org.brDIGITAL

GTAOH apresenta Plano Anual de Prevenção de Cheias na Bacia do Rio Paraíba do Sul

O Grupo de Trabalho Permanente de Acompanhamento da Operação Hidráulica na Bacia do Rio Paraíba do Sul (GTAOH) realizou no dia 15 de dezembro, em Resende (RJ), sua 3ª Reunião Ordinária de 2009. Da pauta de debates constaram os temas: “Efeitos da cheia de 2009 sobre as cidades de Barra Mansa e Volta Redonda”, com apresentação de Furnas e ONS; “Plano Anual de Prevenção de Cheias – Ciclo 2009/2010 – Bacia do Rio Paraíba do Sul” e “Ocupação da Borda do Reservatório de Santa Branca”, com apresentação do ONS.

© 2

00

8. D

an

iel N

eg

ri – Te

xtoA

rte

l saiba mais

bacia hidrográfica pioneira em gestão das águas no brasil edição nº 4 - dezembro 2009

AGEVAP conclui Projeto Piloto para a elaboração do Plano de Revitalização da Bacia do Rio Barra Mansa

A AGEVAP acaba de concluir os estudos do “Projeto Piloto para a elaboração do Plano de Revitalização da Bacia do Rio Barra Mansa”. O trabalho é uma das metas do Contrato de Gestão assinado entre a Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul e a Agência Nacional de Águas.

AGEVAP recebe título de Utilidade Pública da Câmara de Resende

l saiba mais

A Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – AGEVAP recebeu, no dia 1º de dezembro, o título de Utilidade Pública concedido pela Câmara Municipal de Resende. A Resolução nº 4.551/2009, proposta pelo Presidente da Casa, Vereador Luiz Fernando de Oliveira Pedra, foi entregue ao Diretor Edson Fujita durante sessão ordinária.

Membros do GTAOH participam da 3ª Reunião Ordinária de 2009, realizada dia 15/12 na sede da AGEVAP, em Resende (RJ).

Vereadores de Resende durante a entrega do certificado ao Diretor Edson Fujita, que tem ao seu lado, respectivamente, o Presidente da Câmara, Luiz Pedra, e o Coordenador Técnico da AGEVAP, Flávio Simões (da esq. p/ dir.)..

l saiba mais

l saiba mais

Arquivo – AGEVAP

Daniel Rezende – TextoArte

Daniel Rezende – TextoArte

Senado aprova indicados para diretoria da ANA

Page 2: Boletim Informativo Digital nº 4 - dezembro 2009ceivap.org.br/boletim/boletim4.pdfBOLETIM INFORMATIVO pelas águas do Paraíba DIGITAL GTAOH apresenta Plano Anual de Prevenção de

GTAOH apresenta Plano Anual de Prevenção de Cheias na Bacia do Rio Paraíba do Sul – Ciclo 2009-2010

l voltar

O Grupo de Trabalho Permanente de Acompanhamento da Operação Hidráulica na Bacia do Rio Paraíba do Sul (GTAOH), para atuação conjunta com o Comitê da Bacia do Rio Guandu, realizou no dia 15 de dezembro a 3ª Reunião Ordinária de 2009, em Resende (RJ),na sede da AGEVAP. Da pauta de debates constaram os temas: “Efeitos da cheia de 2009 sobre as cidades de Barra Mansa e Volta Redonda, com apresentação de Furnas e Operador Nacional do Sistema (ONS)”; “Plano Anual de Prevenção de Cheias – Ciclo 2009/2010 – Bacia do Rio Paraíba do Sul” e “Ocupação da Borda do Reservatório de Santa Branca”, com apresentação do ONS.

O coordenador do GT, Marcelo Roberto Rocha de Carvalho (representante de Furnas), diz que o grupo costuma fazer duas reuniões anuais: uma no final do ano, em preparação para o próximo período chuvoso, e outra em abril ou maio, após o período úmido – no qual são feitos estudos prospectivos para avaliar como vai estar o armazenamento dos reservatórios.

“2009 já está se delimitando como um período chuvoso desde agora, não só na bacia do rio Paraíba do Sul, mas nas bacias vizinhas”, alerta o coordenador. Segundo ele, o período de chuvas começou mais cedo e precipitações muito intensas já foram verificadas. “Este é um ano sobre influência do fenômeno El Niño e os reservatórios da bacia do Paraíba do Sul já estão com os níveis muito altos, bem mais que em outros anos da série histórica nessa mesma época do ano”, informa.

As previsões são que todos os reservatórios irão encher completamente e os destinados ao controle de cheias deverão respeitar os volumes de espera, devendo ocorrer vertimentos nos meses de janeiro e fevereiro. Para Carvalho, a situação de armazenamento para 2010 deverá ser bem cômoda e dificilmente a bacia terá problemas de estiagem, em vista do cenário atual.

Outro assunto muito debatido nesta reunião foi a questão das limitações do controle de cheias, principalmente nas cidades que estão mais distantes dos reservatórios. “O problema é que quando ocorrem chuvas nas bacias incrementais, isso fica incontrolável do ponto de vista de operações dos aproveitamentos hidrelétricos”, lembra o coordenador. O grupo recomenda que as Defesa Civis dos municípios estejam atentas ao que está acontecendo em termos de operação hidráulica e adquiram uma postura pró-ativa para poder tomar suas ações preventivas, antes que os problemas possam acontecer. Os interessados podem buscar informações no ONS, Furnas, CESP e Light – que são justamente as entidades que operam os reservatórios 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Na próxima reunião, o GTAOH deve pautar uma apresentação da Agência Nacional de Águas (ANA) sobre a Sala de Situação que está sendo implantada em Brasília. O grupo acredita que esta seja uma ferramenta muito útil para a divulgação dessas informações, não só em nível de bacia do Paraíba do Sul, como em nível nacional.

Daniel Rezende - TextoArte

Durante a 3ª Reunião Ordinária de 2009, membros do GTAOH acompanham apresentação do engenheiro Luiz Guilherme Guilhon, do Operador Nacional do Sistema (ONS), sobre a evolução dos armazenamentos dos reservatórios da bacia do rio Paraíba do Sul.

www.ons.org.br

SERVIÇO

ONS (clicar em Resultados da Operação e em IPDO – Informativo Preliminar Diário da Operação)

FURNAS

LIGHT

CESP

www.furnas.com.br

www.light.com.br

www.cesp.com.br

www.ons.org.br

SERVIÇO

ONS (clicar em Resultados da Operação e em IPDO – Informativo Preliminar Diário da Operação)

FURNAS

LIGHT

CESP

www.furnas.com.br

www.light.com.br

www.cesp.com.br

Page 3: Boletim Informativo Digital nº 4 - dezembro 2009ceivap.org.br/boletim/boletim4.pdfBOLETIM INFORMATIVO pelas águas do Paraíba DIGITAL GTAOH apresenta Plano Anual de Prevenção de

l voltar

AGEVAP conclui Projeto Piloto para a elaboração do Plano de Revitalização da Bacia do Rio Barra Mansa

A AGEVAP acaba de concluir os estudos do “Projeto Piloto para a elaboração do Plano de Revitalização da Bacia do Rio Barra Mansa”. O trabalho é uma das metas do Contrato de Gestão assinado entre a Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul e a Agência Nacional de Águas (ANA) e foi executado com recursos da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (SRHU/MMA).

Para o Coordenador Técnico da AGEVAP, Flávio Simões, este Projeto Piloto serve como indutor de diretrizes que subsidiarão a construção do “Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul”. “O Programa apresenta a integração e a sistematização de informações necessárias para a construção de um Banco de Dados Georreferenciados para apoio às decisões, norteando as linhas de ação ou sub-programas e seus indicadores”, explica Simões.

Segundo ele, definiu-se a bacia hidrográfica do rio Barra Mansa como área de implementação do Projeto Piloto de Revitalização por ser afluente do rio Paraíba do Sul. “É uma região constituída de áreas com características tanto urbanas como rurais, com uma gama de estudos

e informações detalhadas relevantes para o estudo. Outro facilitador foi o apoio e comprometimento com o projeto por parte dos dois municípios integrantes da bacia do rio Barra Mansa (Rio Claro e Barra Mansa), do engajamento da Associação dos Usuários das Águas do Médio Paraíba do Sul (AMPAS) – organismo de bacia da região, além da curta distância entre a área pesquisada e a sede da AGEVAP”, ressalta.

Arquivo – AGEVAP

O lançamento do Projeto Piloto aconteceu no dia 10 de julho de 2008, em Barra Mansa (RJ).

A bacia hidrográfica do rio Barra Mansa foi escolhida como área de implementação do Projeto Piloto de Revitalização por ser afluente do rio Paraíba do Sul.

Arquivo – AGEVAP

Page 4: Boletim Informativo Digital nº 4 - dezembro 2009ceivap.org.br/boletim/boletim4.pdfBOLETIM INFORMATIVO pelas águas do Paraíba DIGITAL GTAOH apresenta Plano Anual de Prevenção de

l voltar

AGEVAP recebe título de Utilidade Pública e outras homenagens

Na comemoração dos 15 anos do CBH-PS, AGEVAP recebe Placa de Prata entregue pelo Vice-Presidente, Luiz Roberto Barretti.

Fotos: Daniel Rezende - TextoArte

A Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – AGEVAP recebeu, no dia 1º de dezembro, o título de Utilidade Pública concedido pela Câmara Municipal de Resende. A Resolução nº 4.551, de 17 de novembro de 2009, proposta pelo Presidente da Casa, Vereador Luiz Fernando de Oliveira Pedra, foi entregue ao Diretor da Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul, Edson Fujita, durante sessão ordinária.

O Presidente da Câmara disse que a decisão da concessão desse título se deu em função dos relevantes serviços que a AGEVAP vêm prestando a Resende e aos municípios vizinhos. “Em especial o cuidado que a Agência tem com a bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul. A AGEVAP é especialmente ligada ao município de Resende, está instalada nesta cidade e tem o reconhecimento desta Câmara Municipal”, afirma. O vereador Luiz Pedra também destaca a preocupação que a AGEVAP está demonstrando com a questão da transposição de águas do Rio Paraíba do Sul para a Macrometrópole de São Paulo.

Na entrega do título – aprovado por aclamação –, o diretor da AGEVAP usou a tribuna para falar do papel da Agência e a importância da entidade para a gestão dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul.

Já no dia 4 de dezembro, durante a comemoração dos 15 anos de instalação do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS), a AGEVAP e o CEIVAP receberam placas de prata pela parceria e apoio que têm dado ao Comitê Paulista no trabalho em defesa da recuperação e conservação dos recursos hídricos. A AGEVAP foi representada pelo Coordenador de Gestão, Hendrik Mansur.

No mês passado, O Diretor da AGEVAP, Edson Fujita, recebeu ofício dos Diretores da Agência Nacional de Águas (ANA), Benedito Braga e Paulo Lopes Varella, agradecendo o apoio dado pela AGEVAP por ocasião da Assembléia Geral do Conselho Mundial da Água (WWC), realizada em Marselha (França), no período de 14 a 16 de outubro. Diz a correspondência: “encaminhamos essa mensagem para agradecer o apoio recebido de Vossa Senhoria, no referido evento, que culminou com a eleição de representantes brasileiros em postos relevantes daquele conselho”.

Benedito Braga foi reeleito como Vice-Presidente do WWC e Paulo Lopes Varella assumiu o cargo de Governador da entidade. Com a posse dos dois brasileiros, o país passa a ser o único da América Latina com mais de um dirigente na Assembléia.

Criado em 1996 para debater os problemas globais relacionados à agua, o WWC possui, agora, uma maior representatividade brasileira em seu quadro de dirigentes, que é atualizado a cada três anos.

AGEVAP é membro do Conselho Mundial da Água – WWC

Diretor da AGEVAP, Edson Fujita, fala sobre o papel da Agência para a gestão

dos recursos hídricos da bacia do Paraíba.

Page 5: Boletim Informativo Digital nº 4 - dezembro 2009ceivap.org.br/boletim/boletim4.pdfBOLETIM INFORMATIVO pelas águas do Paraíba DIGITAL GTAOH apresenta Plano Anual de Prevenção de

Boletim Informativo Digital

“Pelas Águas do Paraíba”

Assessoria de Comunicação – AGEVAP

[email protected]

Senado aprova indicados para diretoria da ANA

O plenário do Senado Federal aprovou as indicações de João Gilberto Lotufo e de Vicente Andreu Guillo para os cargos de diretores da Agência Nacional de Águas (ANA). Superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência, Lotufo está na casa desde 2001. Ele coordenou o Atlas de Abastecimento Urbano de Águas, um estudo lançado recentemente pela ANA que identificou a situação dos mananciais e sistemas de produção de água em quase três mil municípios. A indicação de Lotufo recebeu 36 votos a favor e 17 contra. O especialista é engenheiro graduado pela Escola de Engenharia da USP, em São Carlos, mestre em Recursos Hídricos pela Escola Politécnica da USP, em São Paulo, e possui especialização em hidrologia pelo Imperial College de Londres.

A indicação do atual Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Vicente Andreu, recebeu 31 votos a favor e 11 contra. Andreu presidiu a Companhia de Saneamento de Campinas (Sanasa), entre 2002 e 2004.

O plenário do Senado rejeitou a indicação presidencial de Paulo Rodrigues Vieira para o cargo de diretor da ANA. Foram feitas duas votações. Como na primeira houve empate, foi necessário iniciar nova votação, de acordo com o artigo 307 do Regimento do Senado. Na segunda votação, Vieira recebeu 26 votos contrários à sua indicação, 25 a favor e uma abstenção.

No início de dezembro, o Diretor-Presidente da ANA, José Machado, enviou um ofício de agradecimento à Presidente do CEIVAP, Marilene Ramos. Diz o documento: “ao encerrar meu mandato no dia 18 de dezembro, quero externar meus mais sinceros agradecimentos pela amizade, compreensão e companheirismo com que fui distinguido por Vossa Senhoria e sua equipe, sem o que não conseguiria cumprir cabalmente o meu dever. Desejo-lhe muito sucesso na continuidade do seu trabalho e que 2010 lhe seja um ano repleto de realizações”.

Os diretores José Machado e Benedito Braga foram homenageados, no dia 17/12, durante reunião do Conselho Nacional de Recursos Hídricos pela Secretária-Executiva e Ministra Interina do Ministério do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, e pelo Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Vicente Andreu.

Os secretários destacaram a qualidade da articulação política de José Machado durante sua gestão no sentido de aumentar a inserção da ANA e o tema água não apenas no governo federal, mas em todo o país. Eles ressaltaram a excelência técnica do trabalho de Braga e seus esforços para que o Brasil ganhasse a atual notoriedade no tema hídrico no âmbito internacional. O CNRHU homenageou ainda João Bosco Senra, Diretor de Recursos Hídricos da SRHU, que também encerra sua gestão.

BOLETIM INFORMATIVOpelas águas do Paraíba www.ceivap.org.br

DIGITAL

José Machado esteve presente no Encontro da Bacia do Rio Paraíba do Sul, em Penedo/Itatiaia – evento que, em março deste ano, deu posse aos novos membros e diretoria do CEIVAP. Na ocasião, ele considerou importante a grande renovação de representantes nesta gestão, salientando a importância da integração entre os três Estados da bacia: SP, RJ e MG.

Daniel Rezende – TextoArte

Est. Resende-Riachuelo, 2535

4º andar – Morada da Colina - Resende - RJ

27523 000 - Tel/Fax: 24 3355 8389

www.ceivap.org.br

l voltar