Boletim informativo julho

2
Municípios pólos do RN recebem COIME a partir de julho Antecedendo a Conferência Nacional de Educação (CONAE), que está programada para abril de 2010, em Brasília, serão realizadas no RN 18 Conferências Intermunicipais (COIME), no período de 20 de julho à 30 de setembro. As COIME acontecerão em nove municípios pólos. A primeira COIME será realizada em Natal no próximo dia 20 de julho, no Hotel Praia Mar. As conferências possibilitarão o aprofundamento da discussão sobre a responsabilidade educacional envolvendo questão como: Gestão, financiamento, avaliação, formação e valorização profissional. Para conhecer a CONAE acesse: http:/portal.mec.gov.br/ conae/ Ano I Julho 2009 nº 4 Equipe da SME apresenta experiências de sucesso em Congresso Nacional de Educação Infantil As professoras Eny Souto maior Gomes, Mariza Barbalho Guerra e Sirleide Silva de Oliveira Souza, do Departamento de Educação Infantil da SME, estão em Maceió, participando do 17º Congresso Nacional de Educação Infantil promovido pela Organização Mundial para a Educação Pré-escolar (OMEP). Durante o evento, que termina na próxima sexta-feira, as educadoras apresentarão o painel “O Educador Infantil diante da Criança de Berçário: um olhar para além do cuidar. Outra representante da SME, a assessora Francisca Soraya Rodrigues também é responsável pela apresentação de outro painel, com o tema “A Linguagem Matemática na Educação Infantil”. Os trabalhos apresentados evidenciam o papel do assessor pedagógico enquanto formador de professores, bem como expõem nacionalmente a Política de Formação da SME-Natal, baseado nos princípios legais e pedagógicos da Política Nacional de Educação Infantil. Professor da Educação Básica sem licenciatura já pode escolher o curso de graduação e fazer pré-inscrição O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou que os professores da educação básica, que não têm licenciatura, já podem escolher um curso e fazer a pré-inscrição na Plataforma Freire http://freire.mec.gov.br/ssd/index/. São mais de 300 mil vagas para o período de 2009 a 2011. Só para o segundo semestre deste ano são 54 mil vagas em instituições públicas de ensino superior federais, estaduais e comunitárias. Parceria - Com foco no professor da educação básica que não tem a formação prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o plano será executado num sistema de parceria, sob a coordenação da Capes. O ritual da formação começa quando o professor entra na Plataforma Freire, cadastra seu currículo (e o mantém atualizado), escolhe e se inscreve em um curso e faz mais duas opções. Os passos seguintes são da secretaria estadual ou municipal de educação a que o professor pertence: ela analisa e valida a inscrição, autoriza a participação do professor no curso e comunica à universidade parceira; a universidade pública ou um instituto federal que recebe o pedido da secretaria matricula o professor no curso, faz a sua formação e o certifica.

description

Boletim informativo da SME, julho de 2009.

Transcript of Boletim informativo julho

Page 1: Boletim informativo julho

Municípios pólos

do RN recebem

COIME a partir de

julho

Antecedendo a

Conferência Nacional de

Educação (CONAE), que

está programada para

abril de 2010, em

Brasília, serão realizadas

no RN 18 Conferências

Intermunicipais

(COIME), no período de

20 de julho à 30 de

setembro. As COIME

acontecerão em nove

municípios pólos. A

primeira COIME será

realizada em Natal no

próximo dia 20 de julho,

no Hotel Praia Mar. As

conferências

possibilitarão o

aprofundamento da

discussão sobre a

responsabilidade

educacional envolvendo

questão como: Gestão,

financiamento,

avaliação, formação e

valorização profissional.

Para conhecer a CONAE

acesse:

http:/portal.mec.gov.br/

conae/

Ano I ● Julho 2009 ● nº 4

Equipe da SME apresenta experiências de sucesso em

Congresso Nacional de Educação Infantil

As professoras Eny Souto maior Gomes, Mariza Barbalho Guerra e Sirleide Silva de Oliveira Souza, do Departamento de Educação Infantil da SME, estão em Maceió, participando do 17º Congresso Nacional de Educação Infantil promovido pela Organização Mundial para a Educação Pré-escolar (OMEP). Durante o evento, que termina na próxima sexta-feira, as educadoras apresentarão o painel “O Educador Infantil diante da Criança de Berçário: um olhar para além do cuidar. Outra representante da SME, a assessora Francisca Soraya Rodrigues também é responsável pela apresentação de outro painel, com o tema “A Linguagem Matemática na Educação Infantil”.

Os trabalhos apresentados evidenciam o papel do assessor pedagógico enquanto formador de professores, bem como expõem nacionalmente a Política de Formação da SME-Natal, baseado nos princípios legais e pedagógicos da Política Nacional de Educação Infantil.

Professor da Educação Básica sem licenciatura já pode

escolher o curso de graduação e fazer pré-inscrição

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou que os professores da educação básica, que não têm licenciatura, já podem escolher um curso e fazer a pré-inscrição na Plataforma Freire http://freire.mec.gov.br/ssd/index/. São mais de 300 mil vagas para o período de 2009 a 2011. Só para o segundo semestre deste ano são 54 mil vagas em instituições públicas de ensino superior federais, estaduais e comunitárias.

Parceria - Com foco no professor da educação básica que não tem a formação prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), o plano será executado num sistema de parceria, sob a coordenação da Capes. O ritual da formação começa quando o professor entra na Plataforma Freire, cadastra seu currículo (e o mantém atualizado), escolhe e se inscreve em um curso e faz mais duas opções. Os passos seguintes são da secretaria estadual ou municipal de educação a que o professor pertence: ela analisa e valida a inscrição, autoriza a participação do professor no curso e comunica à universidade parceira; a universidade pública ou um instituto federal que recebe o pedido da secretaria matricula o professor no curso, faz a sua formação e o certifica.

Page 2: Boletim informativo julho

Artigo A IMPORTÂNCIA DA REFLEXÃO-AÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE

Ao discorremos sobre a reflexão-ação, partimos do que Schön (1998) explica sobre esse termo. Ele mostra que, quando nós estamos acostumados a executar seqüências de atividades que passam a fazer parte do nosso dia-a-dia, nós freqüentemente passamos a não refletir sobre como as fazemos, não pensamos a respeito porque essas atividades tornaram-se ações espontâneas de nossa rotina, isto é chamado “conhecer-na-ação”. O conhecimento na ação é o conhecimento tácito, implícito e interiorizado, ele faz parte da ação. Diante de situações novas ou surpresas que ocorrem no cotidiano, os profissionais criam, constroem novas soluções e caminhos que se dá no processo de reflexão na ação. Nesses momentos faz-se necessário à mobilidade de saberes e competências profissionais que auxiliem o professor a superar as problemáticas que emergem do dia-a-dia do seu trabalho.

A perspectiva da ação docente como práxis educativa reflexiva considera então, a situação de inacabamento do indivíduo e que o conhecimento não está limitado às teorias já postas, mas ele por meio da mobilização de saberes e competências e de uma ação reflexiva diante das problemáticas, permite a resignificação, e construção de novos saberes e de abertura ao antes desconhecido. A reflexão-ação no trabalho docente apresenta a noção de professor reflexivo como aquele que com base na capacidade de pensar e refletir, próprios da natureza do ser humano é um indivíduo criativo e não apenas um reprodutor de idéias e práticas que lhes são exteriores, o docente nessa perspectiva é uma pessoa que, nas diversas situações profissionais, tantas vezes incertas e imprevistas, atua de forma inteligente e flexível, situada e reativa.

Desta forma, o professor reflexivo, tem a sua ação como objeto de reflexão, preocupa-se com a construção de seu saber a partir da reflexão sobre sua prática, sobre sua capacidade de gerir suas atividades. Por isso, é essencial que o professor reflita sobre sua experiência profissional, sobre sua ação e seus mecanismos. O professor deve refletir sobre os fundamentos de sua prática e agir de acordo com esses fundamentos.

Nos professores a constante atitude de reflexão manterá presente a função que os professores e a escola desempenham na sociedade e ajudará equacionar e resolver problemas e dilemas. A reflexão configura-se como elemento importante na formação e atuação docente, sendo também relevante essa postura no âmbito das nossas escolas.

Vivianne Souza de Oliveira - Departamento de Gestão Escolar - SPAGE

Notas

Formação Continuada

Estão abertas as inscrições para o programa de formação continuada "A Diversidade na escola: refletindo sobre práticas inclusivas em sala de aula". O programa será desenvolvido totalmente a distância com o acesso a partir do Portal dos Professores. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de julho, pelo internet, através do endereço www.portaldosprofessores.ufscar.br.

Concerto Didático

Sexta-feira (17) é dia de Concerto Didático nos Cemeis Maria Rei, às 8h, e Vilma Dutra, às 9h.

Concurso de Fotos

Divulgado o resultado do 1º Concurso de Fotografias do NTE/Sala de Multimeios Tv/escola: “ESTE É O MEU LUGAR.” Conheça os professores premiados e os temas por eles trabalhados:

1º Preservando a culinária sertaneja Autor: Cláudio Rocha Vasconcelos

2º Pôr-do-Sol no Potengi Autora: Maria Lúcia Ferreira

3º Terceira idade em cores Autora: Sayonara Fernandes da Silva

4º A força da fé Autor: Rovane Carrião Portella

5º Ninhada Autora: Renereide Dantas

II EREM

Entre os dias 12e 14 de agosto acontece o II EREM – Encontro Regional de Educação Matemática, tendo como tema Múltiplos olhares sobre o ensino e a pesquisa na educação matemática. Outras informações podem ser obtidas no site www.sbemrn.com.br.

Expediente

Este informativo é de responsabilidade da Assessoria de Comunicação da SME

Equipe

Valéria Credidio, Adrovando Claro, Alexis Peixoto, Ana Flávia de Medeiros e Emille Pires