Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

36
Lions Clubs International | Boletim Informativo AL 2012/2013

description

 

Transcript of Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

Page 1: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

Lions Clubs International | Boletim InformativoAL 2012/2013

Page 2: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013
Page 3: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

|Sumário

03

Sumário/Expediente/Editorial_______________________________Casal Governador e Presidente Internacional___________________Mensagem do Casal Governador_____________________________Lema e Pin_______________________________________________Mensagem da 1º Vice-Governadora___________________________Mensagem do 2º Vice-Governador____________________________Mensagem do Prefeito de Santa Maria________________________Mensagem dos Lions Clubes de Santa Maria____________________Mensagem do Ex-Governador_______________________________Mensagem da Câmara de Vereadores de Santa Maria_____________Mensagem do Presidente do DMLD___________________________Mensagem do Presidente Internacional_________________________Plano de Metas_____________________________________________Mensagem do GMT_______________________________________Melvin Jones_____________________________________________Gabinete Distrital_________________________________________Presidentes de Região e Divisão______________________________Assessorias_______________________________________________Diretoria de Clubes________________________________________Comitê de Honra LD-4______________________________________Dirigentes Leonísticos______________________________________Premiação de Eficiência Leonística____________________________Calendário_______________________________________________Cronograma de Visitas do Governador_________________________Previsão Orçamentária_____________________________________Espaço LEO______________________________________________Momentos da Convenção Internacional________________________

O Lions Clube, fundado em 1917, é uma Associação Civil Privada, sem fins econô-micos, e com autonomia em suas ações. Desde sua fundação os Leões compartilham o interesse e o compromisso de servir a comunidade, lutando por um futuro promissor, pois acreditamos que a sociedade é o que fazemos dela.

O Boletim Informativo AL 2012/2013 tem como objetivo partilhar atividades referen-tes ao Distrito LD4, suscitando um espírito de compreensão entre os associados e estimu-lar os companheiros no engajamento de campanhas propostas pelo governador.

A convite do casal governador CL Dani/CaL Clara aceitei o desafio de organizar o bo-letim informativo com um layout próprio, concebido como ferramenta de aproximação entre os associados, mostrando os objetivos do Gabinete Distrital, situado na cidade de Santa Maria, onde os companheiros encontrarão uma ajuda valiosa e indispensável para comunicação entre associados de diferentes Clubes, Regiões e Distritos.

A família Lions Clube a cada ano remodela-se para atingir fins definidos, como fazer o bem sem olhar a quem, com este espírito de doação, estabelecemos elos entre os companheiros que se fortalecem pela ação uníssona, ressoando em diferentes cenários. Somos um grupo que se volta para ações solidárias na intenção de amenizar algumas das necessidades mais explícitas de nossa sociedade, contemplando a nossa meta do bem servir.

Expediente

LD-4Boletim Oficial do Distrito LD-4

Sede da Governadoria:Av. Prefeito Evandro Behr, nº 5972CEP: 97110-620 Santa Maria - RS

(55) 3226-1547/ 8409-0930

Secretaria Executiva:Márcia Bisognin Meneghetti

(55) 9954- 5604E-mail: [email protected]

Editora do Boletim:CaL Maria Rosane Scheuer

Revisão: Gabinete Distrital do LD-4

Projeto Gráfico e Diagramação:Jornalista

Juliano Pires MTb 15150

Arte da Capa:Ozorio Design e Planejamento

“Sua missão é descobrir sua missão e então com todo o coração entregar-se inteiramente a ela.”

BudaCompanheiros(as) Leão e Domadoras, Companheiros(as) LEOEditorial

CaL Maria Rosane Scheuer

030405060707080809091012131415161719222627283031323334

Page 4: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

|Casal Governador e Presidente Internacional

04

Casal Governador do Distrito LD-4 com o IP Wayne Madden e sua esposa Linda Madden

Page 5: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

O roteiro de nossas vidas exige que saibamos olhar ao próximo, sermos solidários e apren-

dermos a humildade. Exige que aprendamos a ter pa-ciência com os limites alheios, afinal quantos precisam suportar nossas arrogâncias e prepotências? Vivemos em um pequeno planeta em uma imensa galáxia. So-mos um grão na imensidão divina. O que justifica o egoísmo? Ou a incapacidade de enxergarmos as de-sigualdades? O que impede nossas ações em prol do outro?

Qual é nosso compromisso com as gerações vin-douras? Quais são nossas responsabilidades com o pla-neta e seus 7 bilhões de habitantes? Como reduzir as desigualdades?

Apenas uma resposta poderá justificar tamanho descaso com as possíveis respostas e/ou ações solidá-rias: o individualismo que alimenta a não-ação, que sustenta as desigualdades e torna invisível os proble-mas que estão em nossa volta no triste cenário mun-dial.

Muitas são muitas as possibilidades de ação. O ano leonístico 2012/13 denota preocupação e, prin-cipalmente, vontade de ação para responder os an-seios que a realidade mundial aponta. De um canto a outro desse belo planeta ouvimos falar em corrup-ção, falta de escolas, péssimo atendimento na área de saú-de, seres humanos passando fome enquanto temos terra para cultivar, desigualdades sociais que alimentam vio-lências físicas e morais. O Lions sempre toma a frente em ações que se não mudam totalmente, amenizam os

Leonismo com visão, alegria e açãoproblemas mundiais com tempo, trabalho e apoio aos necessitados.

O Lions Clube, em suas diretrizes e ações, dá cami-nhos possíveis para que respeitemos o outro e sejamos cada vez mais humanos. Sim, cuidamos de ações anga-riando fundos que auxiliam grupos desfavorecidos, mas também acreditamos na compreensão entre os povos sem sectarismos ou bandeiras partidárias. Nossos lemas para o gestão 2012/13 apontam para esse caminho.

O presidente internacional CL Wayne Madden convoca a todos para que nos sintamos “Em um mun-do de prestação de serviços” sem olhar a quem. O pre-sidente DMLD CL Nilton T. Kinoshita reafirma que se “ Queremos, Podemos e Devemos” agir pensando em um mundo melhor. Por sua vez, o Governador Dani chama a todos para que com visão e, sobretu-do, com alegria façamos nossas ações mais profícuas e eficientes. Ou seja, queremos construir com palavras, atitudes e ações.

Buscando sempre essa coerência entre as diferen-tes instancias trabalhemos para que o ano leonístico 2012/2013 seja parte de uma longa caminhada em prol de um mundo harmonioso, igualitário e mais fe-liz na certeza de que estamos, sobretudo, ensinando as gerações futuras sobre a importância da solidarieda-

de, respeito humano e cuida-do com nossa moradia maior, o Planeta Terra.

Reveja seus sentimentos e pensamentos. O que tem fei-to em busca de um mundo melhor? Dê a sua resposta em ações, com alegria e visão de um futuro muito mais promis-sor.

|Mensagem do Casal Governador

05

CL Iraci Antonio Dani e CaL Maria Clara S.DaniCasal Governador do Distrito LD-4 AL 2012/2013

Page 6: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

|Lema

06

O lema “Leonismo com Visão, Alegria e Ação”Agir com alegria criando novos caminhos que superem obstáculos demonstra visão de futuro que ge-

ram o bem estar para todos.

Alegria é a satisfação que sentimos quando proporcionamos alegria aos outros.

A visão sem ação é sonho. A ação sem visão e alegria é simplesmente atividade aleatória. Visão, alegria e ação juntas podem mudar o mundo. Só depende de nós.

PIN

Santa Maria é uma cidade conhecida por sua condição de reunião de entidades de ensino e culturais, mas também é identificada por seu relevo repleto de morros e afins, desta forma, o simbolo criado

traz em seu contexto visual a representação dos morros da cidade, juntamente a imagem do Ipê roxo, árvore extensamente presente na região e que também esta representada no Brasão oficial do município, enquanto além de registrar as características da flora local, também representa a árvore do saber e suas ramificações, em alusão as diversas instituições e correntes culturais existentes na cidade de Santa Maria.

Em relação a cores, o dourado representa a riqueza cultural da cidade e de seu povo, o verde sua flora e terreno, o roxo reforça a representação do Ipê Roxo, arvore símbolo da cidade enquanto traduz a nobreza da edificação da cidade sobre conceitos de ensino e o azul evidencia o céu da cidade, privilegiado espaço aéreo que recebe anualmente diversos eventos aeronáuticos e de balonismo.

Acreditando na força, no comprometimento e atuação da mulher no leonismo, criamos um PIN especial como forma de reconhecimento.

Page 7: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

|Mensagem do Casal 1ª Vice-Governadora

Mensagem do Casal 2º Vice-Governador

Nossa associação tem a preocupação de inves-tir em seus líderes, através da realização de fóruns e seminários de liderança, pois conhecimento é tudo, conhecimento é poder. Precisamos de bons líderes, de pessoas preparadas para exercerem suas funções. Com este pensamento é que participamos do Seminá-rio para Novos Dirigentes Leonísticos, realizado antes da inesquecível XIII Convenção do DMLD, em Santa Maria. E é o PIP João Fernando Sobral que nos diz com muita propriedade: “Lions é, antes de tudo, uma escola de aperfeiçoamento humano”.

Também, muitas mudanças ocorreram no Leo-nismo nos últimos anos. Mas, nada se compara ao novo papel da mulher no Lions. Poden-do associar-se desde 1987, hoje a Área 3 – América Latina e Caribe – detém 40 % de associadas mulheres do mundo, sen-do a força propulsora do crescimento no Lions. Existem inúmeras atividades que podem ser feitas pelas mulheres. Ser sen-sível, a mulher, com sua intuição e com seu coração, está construindo um mundo novo, ao lado do homem Leão. Precisa-mos estar juntos para o crescimento do

Leonismo. Juntos semeamos solidariedade. Temos, por isso, que nos preparar para sermos vencedores. Seguir o caminho dos governadores anteriores, com ainda mais vontade de servir, com mais ideias, com um novo entusiasmo.

Leonismo é composto de heróis – heróis porque pessoas deixam as suas casas para auxiliar outras pes-soas, idosos, jovens e crianças. Quantas pessoas em nossas comunidades são ajudadas pelos queridos Lions Clubes de nosso Distrito LD-4? Vamos traba-lhar para que as coisas aconteçam agora. Campanhas nos esperam no rastro de tantas outras já vencedoras. Nós, Leões, temos o direito de sonhar com um mundo

melhor e estes sonhos devem se transfor-mar em realidade. Temos que ajudar o Leonismo a ir adiante, para o caminho de sucesso do servir desinteressado. Sucesso é o que desejamos ao casal governador, CL Dani e CaL Maria Clara, que agora assumem os destinos do nosso querido Distrito LD-4. E, dizer-lhes que estamos juntos nesta caminhada de servir em um “Leonismo com Visão, Alegria e Ação”.

Um fraterno abraço leonístico.

Na certeza de que nossas ações, aliadas ao plano estra-tégico traçado por nosso Governador, nossas comunida-des serão beneficiadas com serviços de qualidade e me-lhoria de vida dos que mais necessitam. Estejamos todos comprometidos com nossa causa e que a família Leonísti-

ca, seja muito abençoada na jornada que hora se inicia.

Agradecemos aos dirigentes do AL2011/2012 em especial ao casal CL Eugenio e CaL Janete, desejamos muito sucesso ao casal CL Iraci Dani e Cal Cla-ra.

Honrados com a indicação e apoios recebidos na Con-venção de São Borja, com entusiasmo e incentivo para ocuparmos o cargo de 2º Vice Governador de Nosso Dis-trito LD-4, o que nos da muita alegria e satisfação,neste momento,queremos agradecer ao Lions Clube Santo Ân-gelo Centro e a cada um de vocês.

Os desafios são muitos, porém, não são maiores que a capacidade de rea-lização e criatividade de realização de nossos clubes, verdadeira razão de nossa organização e, assim, juntos haveremos de vencê-las, alinhados no Lema –Leo-nismo com Visão, alegria e ação.

07

CL Leonesildo Berte/ CaL Marli2º Vice-Governador do Distrito LD-4

|CaL MJF Helena P. Mohr / CL PDG Renato

1ª Vice-Governadora do Distrito LD-4

Estimados Companheiros Leão, Companheiras Leão, Domadoras e CCLEO.

Querida família Leonistica do Distrito LD-4!

Um fraternal abraço Leonístico e Leoístico.

Page 8: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

|

Mensagem dos Lions Clubes de Santa Maria

Mensagem do Prefeito de Santa Maria

|

Recentemente nossa cidade foi sede da 13ª Convenção do Distrito Múltiplo LD da Associação Internacional de Lions Clubes, quando Leões do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul demonstraram a fortaleza do movimento leonístico e fizeram de Santa Maria a capital do leonismo da região Sul do Brasil.

Nova oportunidade de nos manifestarmos surge agora quando Santa Maria passa a abrigar o domicílio do novo dirigente do Distrito LD4, o governo Iraci Antônio Dani e sua esposa Maria Clara Soltau Dani.

Ratificamos o que sempre afirmamos em relação ao Lions: um voluntariado diferenciado; a luz do serviço amplia a perspectiva de cada um dos seus asso-ciados e faz com que estes entendam melhor a própria comunidade e o seu país, disponibilizando-se, gratuitamente, a suprir suas necessidades.

Parabéns Dani e Maria Clara.Ao desejar-lhes uma profícua gestão, agradeço-lhes por todas as ações que certamente denotaram o

empenho de agradecer o movimento da família leonística de Santa Maria, agora centro administrativo da Governadoria do LD4.

melhorar a qualidade de vida das pessoas que mais necessitam. Sabemos que os desafios são muitos, porém, acreditamos que eles não serão maiores que a grandeza e a capacidade de realização da fa-mília leonística e leoística de Santa Maria.

Podem contar conosco! É um privilégio convi-ver com vocês!

Lions Clube Santa Maria CentroLions Clube Santa Maria Itararé

Lions Clube Santa DoresLions Clube Santa Maria Camobi

Lions Clube Santa Maria MedianeiraLeo Clube Santa Maria

Leo Clube Santa Maria Camobi

Muito vocês já caminharam, semearam e colhe-ram frutos, um dos quais foi a eleição para Gover-nador do Distrito LD-4. Parabéns pela chegada ao início de mais uma etapa em suas vidas.

Todos nós, dos LIONS e LEOs de Santa Maria, fomos presenteados com sua chegada em nossa cidade, trazendo uma alegria contagiante, muito dinamismo, motivação e determinação em todas as atividades leonísticas, qualidades que passaram a compartilhar conosco.

E agora, no AL 2012/13, sentimo-nos honra-dos em tê-los como casal Governador do Distri-to LD-4. Estamos todos engajados no Leonismo com visão, alegria e ação, lema tão inspirador e bem escolhido por vocês, para juntos podermos

08

Cezar Augusto SchirmerPrefeito Municipal

Prezado Senhores.

Estimado casal Governador,CL Dani e CaL Clara

O que importa na vida não é o ponto de partida,mas a caminhada.

Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.Cora Coralina

Page 9: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

|Mensagem do Casal Ex-Governador

Mensagem da Câmara Municipal de Vereadores|

Como rotariano sinto-me muito feliz de estar na representação do Poder Legislativo de Santa Maria, na oportunidade em que nossa ci-dade passa a ser sede da Governa-doria do Distrito LD-4 da Associa-ção Internacional de Lions Clubes e poder expressar o reconhecimento deste Poder a tão grandioso movi-mento do servir desinteressado.

Prestar bons serviços aos mu-

nicípios, Estados e países esta na essência do Leonismo, sempre pre-sente na defesa dos valores mais al-tos no campo da solidariedade e da promoção humana.

Ao casal Iraci Antônio Dani e Maria Clara Soltau Dani, nossos vo-tos de êxito absoluto na nobre mis-são ora assumida, o que, por conse-quência, resultará em prestígio para nossa Santa Maria.

09

Vereador Manoel BadkePresidente da CMVSM

Prezados Senhores.

EMOCIONADOS E MOTIVADOS. Estas são as palavras que melhor exprimem este momento que estamos vivendo no Leonismo. Emocionados pelo companheirismo, pelo servir desinteressado, e, pela força do nosso LIONS. Motivados estamos, pelo ex-celente ano leonístico que juntos realizamos, mas te-nham a certeza: vamos continuar contribuindo com nosso Distrito LD4.

É UMA HONRA SER LEÃO E SERVIR. Esta é a essência Leonismo, por tal motivo faz parte do Hino Leonístico do Brasil, mas para nós, é muito mais, é o que sentimos e realizamos como Governador, neste Ano Leonístico 2011-2012.

LEONISMO, A QUALQUER SER ENOBRECE!. O Companheirismo que encontramos no Distrito LD-4 é algo que jamais esqueceremos, pois, com cer-teza a nossa convivência é realmente fraternal e nos proporciona amizades eternas.

SER LEÃO É MOSTRAR ATIVIDADE. Após co-nhecermos melhor os nossos valorosos Clubes, fica-mos radiantes com a disposição de realizar ativida-des, algumas fantásticas, porém todas voltadas para servir o seu povo e a sua gente.

O LEÃO DESCONHECE O QUE É DIFICUL-

DADE. Os Companheiros, as Companheiras, as Do-madoras e os LEOs, em cada atividade dos seus Clu-bes, desconhecem dificuldades e demonstram força e superação na realização das atividades, porém, o resultado é amplamente reconhecido pelas nossas comunidades.

Portanto, ACREDITE no potencial do teu Clube, ACREDITE no Governador CL Dani e CaL Mara Clara para que possamos praticar “Leonísmo com visão, alegria e ação”, mas acima de tudo ACREDI-TE, FIZEMOS O NOSSO MELHOR PELO DISTRI-TO LD-4.

O Aos Companheiros, Companheiras, Domadoras e Companheiros LEO.

CL Eugênio Schoffen e CaL Janete Flores Schoffen

Page 10: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

|Mensagem do Presidente DMLD

Cabe a cada clube examinar e re-ver as avaliações sobre seus serviços prestados a comunidade e apurar a relevância e o significado do que foi feito, fazendo um retrospecto e ve-rificando a sustentabilidade de suas ações.

A idéia de inovação deve fazer parte da estratégia de um Lions Clu-be. “Alguns Lions Clubes compreen-dem que seu caminho para o sucesso já está traçado e não há nada para ser modificado”. Porém, são os resulta-dos ou impactos de seus trabalhos junto à comunidade que trará o di-ferencial motivacional para o clube e também abrirá a possibilidade de crescimento do clube, fidelização de associados e conquistas de novos companheiros.

Quanto mais inovador, mais en-gajado é o companheiro Leão, e a questão do desempenho vem como conseqüência. Um companheiro engajado verá com facilidade novas formas de desenvolver seu trabalho e naturalmente estará mais preparado diante dos demais.

Atenção! A fidelização dos com-

A busca por crescimento, me-lhorias e/ou novidades nos

processos de serviços prestados à comunidade, é condição ideal para o bom desempenho dos Lions Clubes.

O termo inovação é derivado do latim “innovatio”, que traduz a idéia de algo com padrões diferentes dos anteriores. Lembrando sempre que, ter uma boa idéia (criatividade) terá sucesso ou não, dependendo do mo-delo de gestão (inovação) que se usa para colocá-la em prática. É assim que devemos encarar a inovação nos Lions Clubes: uma novidade que revolucione, de certo modo, os serviços à comunidade. “No mundo empresarial, a idéia de inovação está associada ao conceito de competiti-vidade”.

O companheiro Leão também possui um papel fundamental no momento das inovações. Inovar significa pensar sempre o que pode ser melhorado, facilitando e econo-mizando. Cabe a cada um dos com-panheiros refletirem e questionarem como fazer mais com menos tempo e com menos recursos.

Lions Clubes: inovação versus motivaçãopanheiros e a conquista de novos associados não se resumem a ações isoladas ou emergenciais, para ser usadas apenas em momentos de di-ficuldades. Essa questão deve fazer parte da estratégia de cada clube, bem como da própria Governadoria do Distrito. Não basta desenvolver ações para remediar um problema interno, temporariamente. É preciso um trabalho efetivo da diretoria de associados em cada clube do distri-to, apoiados pelos representantes do GMT/GLT e ELAE.

Identificar os pontos fortes dos associados e do clube é um começo para se buscar implantar um pro-grama de fidelização e conquista de associados. Para identificar virtudes e dificuldades de serviços de um Lions Clube, basta usar ferramentas específicas que apontam as questões por meio de metas e resultados, lo-gicamente medidos por indicadores apropriados.

É preciso verificar se os associados têm realmente um DNA compatível com seu clube, pois a motivação de-pende disso. A motivação depende

10

PDG CL Nilton T. Kinoshita. DM Elisa

Page 11: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

|

11

de características de cada pessoa, não adianta “forçar a barra”. Na Disney os funcionários assinam contrato que atesta que o sorriso deles é natural. Os valores e princípios, a missão, os objetivos, etc. de cada clube devem ser parecidos com de seus associa-dos. Adotar uma perspectiva voltada para o associado e o clube e focada em valor, poderá ser uma das saídas.

Muito se tem falado a respeito de como podemos melhorar a mo-tivação das equipes de trabalho nos Lions Clubes, mas pouco se tem pra-ticado no dia-a-dia. O que se perce-be é um crescimento no “stress” de alguns clubes (quando você não se encontra naquilo que realiza, quan-do não vê sentido), mas ainda mui-to pouco “cuidado com as pessoas”. Mesmo aqueles clubes que tenham uma diretoria de associados ativa estão correndo o risco de não conse-guirem alcançar resultados positivos, pois cometem alguns “erros de pro-jetos” que mais desestimulam do que efetivamente motivam suas equipes.

Dentre os erros mais comuns po-de-se destacar: primeiro - a falta de

alinhamento dos programas e servi-ços do clube com os reais interesses dos associados e a própria demanda da comunidade, e segundo - a pouca ou nenhuma divulgação da política de pessoal do Lions Clube. O sucesso ou fracasso de um programa interno de motivação permeia principalmen-te na falta de estratégias que aproxi-mam os associados de seus clubes.

Sob o ponto de vista da organiza-ção Lions, acredita-se que os repre-sentantes GMT/GLT e ELAE, jun-tamente com os clubes interessados, apoiados pela Governadoria do Dis-trito devem incentivar e promover as inovações. Escutar as idéias dos com-panheiros é importante, porém não é apenas isso que fará o clube ser ino-vador. É necessário investir no trei-namento e na capacitação dos com-panheiros, para que todos entendam o que é um trabalho voluntário de transformação social junto à comu-nidade e saibam colocar os processos em prática e também, não menos importante, é preciso insistentemen-te lembrar-se da visão de futuro do clube, da visão de futuro sobre a co-

munidade onde o clube está inserido, da missão específica do clube, dos valores do clube e questionar sobre seu alinhamento com os valores do associado, dos objetivos, etc.

Um movimento pela inovação no Distrito DMLD e DML –Brasil é premente. Este movimento seria se-melhante a um movimento de busca pela qualidade nos processos, nas atividades e na capacitação dos asso-ciados de cada Lions Clube. Pois um Lions Clube só terá sucesso quan-do seus membros compreenderem a qualidade almejada e executarem os processos, tudo por meio de in-vestimentos sociais e capacitações, medindo seus resultados a cada ação executada.

Atualmente um Lions Clube que não investe em qualidade de seus serviços e associados, não mede o impacto ou resultado de suas ações, não irá obter um desempenho ade-quado, nem tampouco a fidelização dos companheiros e a conquista de novos associados.

Pensemos nisto. Queremos, po-demos, devemos!

Page 12: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

|

O lema para o ano 2012-2013, Em um mundo de prestação de serviços, reflete os valores que há anos são ressaltados por

Lions. Somos uma rede de mais de 46.000 clubes em todo o mundo, cada um fazendo uma diferença real nas suas respectivas comuni-dades. Podemos vir de diferentes culturas, mas compartilhamos o mesmo valor: NÓS SERVIMOS. Os Leões combinam a sua dedica-ção, preparação e trabalho em equipe para atingir excelência

Em um mundo de necessidade e sofrimento, há alguém para aju-dar. E em um mundo de prestação de serviços, há um nome que se destaca dos outros: Lions Clubs International. E é isto o que fazemos.Além da prestação de serviços práticos, os Leões doam de seus

próprios recursos. Precisamos enfatizar o aumento do apoio à LCIF. Aumentar a compreensão sobre os programas de LCIF e seu impacto nas vidas das pessoas.Promover doações à LCIF nos clubes e com os sócios Promover o programa Lions Quest e oferecer habilidades que podem mudar suas vidas aos jovens do mundo inteiro.

Mensagem do Presidente Internacional

12

IP Wayne Madden

Necessitamos fortalecer o quadroassociativo de Lions

Os Lions clubes estão em uma corri-da de resistência; completando 95 anos até agora. São necessárias preparação, resistência e pla-nejamento para continuar tendo crescimento anual. Pense em organizar novos clubes e recrutar sócios no primeiro trimestre do ano.

A busca por

excelência

Incentivamos todos os clubes e dis-tritos a fazerem quatro “paradas nos boxes” durante o ano, uma por trimestre. Aproveite este momento para reavaliar as necessidades do seu clube e dos sócios e analisar as tradi-ções do clube. Certifique-se que os novos só-

cios estejam integrados nas atividades do clube e escute suas preocupações e sugestões.

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe in-centiva a criatividade, per-

mitindo que todos tenham oportunidades iguais para contribuir. Mesmo em es-portes aparentemente in-dividualizados como o de

corrida automobilística, o piloto nunca finalizará a

corrida com sucesso sem uma equipe de apoio bem organizada.

Cada integrante da equipe tem os seus próprios pontos fortes e quando todos eles são usados juntos como um só, vocês formam uma entidade imbatível. Uma equipe Lions deve priorizar a solidariedade, escuta, companhei-rismo e realização.

Page 13: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

|Metas do Ano Lenístico 2012/2013

13

METAS PRIORITÁRIAS

• Incentivoaoaumentodeassociados,conservaçãoefundaçãodenovosclubesdeLIONSeLEO.

• EstímuloàformaçãodeLíderesparaobomfuncionamentodoDistrito,ClubesedoLeonismo.

• ExpansãodotreinamentoemtodososníveisdoDistritoLD4

• PreservaçãodoMeioAmbiente.

• Apoioàsentidadesquetrabalhamcomjovens.

DEMAIS METAS

Lions Internacional

• ApoiarintegralmenteosprogramasdoPresidenteInternacionalAL2012/2013,edoPresidentedoConselhodeGovernadoresdoDMLD.

Clubes do Distrito

• Incentivaremotivarosclubesparaaderir100%daatividadedoCartazsobreaPaz.

• ApoiararealizaçãodeprojetoscomverbasdaLCIF,bemcomoincentivaracontribuiçãoviatítu-losMelvinJones,nomínimo,umporclube.

• RealizaroInstitutodeLiderançasnoDistritoLD-4.

• IncentivaroIntercâmbioJuvenil.

• DinamizaraFundaçãoMoacirRamosMartins.

• IncentivarainstalaçãoemanutençãodamarcaLIONS/LEO,nasentradasprincipaisdascidades.

Page 14: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

14

O mundo descortina–se no desafio de inovar para buscar novas luzes e conquistar associados de qualidade; fundar

novos clubes; utilizar os meios eletrônicos; renovar a marca Lions; renascer com vontade de lutar por uma vida mais feliz; treinar lí-deres para acompanhar os sinais dos tempos com crescimento e sobrevivência da filosofia de Melvin Jones.

Esse é o verdadeiro papel do GMT. Que tem a Função de: 1. Au-xiliar 2. Apoiar. 3. Assessorar. 4. Estimular. 5. Viabilizar. 6. Incen-tivar. 7. Orientar. Deseja e quer o fortalecimento do quadro social e espalhar essa boa nova nos quatro cantos do Distrito LD4 com o aumento de associados com qualidade. Implementar a conservação com a demissão responsável. Buscar nas comunidades a fundação de novos Clubes, Núcleos e Leo.

O desafio de conhecer a história do movimento Leonístico, pra-ticando o Código de Ética, os Objetivos e a Missão do Leonismo, participando dos eventos para entendê- lo e mantê – lo vivo, coeso e forte.

O desafio de amar com sinceridade, doação e lealdade, pois o leonismo é uma convicção de vida que requer comprometimento junto ao Clube, ao movimento e aos companheiros, alicerçados no amor comunhão, no amor desprendimento, que ajusta diferenças e une corações.

Amar implica conhecer: “Só se ama aquilo que se conhece”. O desafio é servir com competência e responsabilidade, fazendo par-cerias sem caridade e paternalismo. A inovação deve produzir a diferença, estimulando a iniciação profissional da comunidade, em busca do seu próprio destino e uma melhor qualidade de vida.

Todas essas verdades encontram – se apoiadas em pessoas de fé, voluntárias e comprometidas, que vivem suas vidas no Leonismo com Visão, Alegria e Ação.

PDG CL Luiz José Lena e CaL Teresinha

|Mensagem do GMT

Page 15: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

15

Companheiros de Melvin Jones

A mais alta homenagem da Fundação de Lions Internacional

O que é o programa de Companheiros de Melvin Jones?

Esta pergunta é melhor respondida pelas pessoas que receberam os benefícios dos projetos humanitários.

Estes projetos foram possíveis graças às doações feitas a Lions Clubs International Foundation (LCIF) para o programa de Companheiros de Melvin Jones.

Criado em 1973, este título leva o nome do fundador de Lions Clubs International (LCIF), Mel-vin Jones. Esta comenda não é um prêmio, mas sim uma homenagem. O título de Companheiro de Melvin Jones foi estabelecido por LCIF para homenagear a dedicação de uma pessoa ao serviço humanitário.

As contribuições ao programa de Companheiro de Melvin Jones são em grande escala respon-sáveis pelo sucesso do ataque enérgico lançado pelos Leões no combate da cegueira evitável ou curável – o programa SightFirst e SightFirst II de LCIF.

As contribuições ao programa de Companheiro de Melvin Jones, combinadas a outras doações irrestritas, financiaram a construção e equipamento de instalações médicas. Estes projetos são de-senvolvidos freqüentemente para beneficiar populações carentes e marginalizadas do planeta.

As contribuições ao programa de Companheiro de Melvin Jones apóiam programas de assistên-cia profissionalizante para desenvolver habilidades de pessoas deficientes, dando-lhes a oportuni-dade de viver produtiva e independentemente.

As contribuições ao programa de Companheiro de Melvin Jones ajudam a financiar projetos de reconstrução após grandes catástrofes.

Quando uma pessoa, Lions clube ou distrito faz uma doação de US$1.000 a LCIF para o Progra-ma de Companheiro de Melvin Jones, uma placa gravada e um distintivo de lapela são apresentados à pessoa especificada. Não é necessário que o humanitário homenageado seja um Leão.

Sugestões que facilitam na contribuição ao Programa de Companheiro de Melvin Jones

Muitos Distritos e/ou clubes desenvolveram idéias que facilitaram na aquisição do Título de Companheiro de Melvin Jones, dentre as quais destaco as que mais obtiveram sucesso:

• Uso da Verba de Atividade – Como as contribuições ao Programa de Companheiro de Melvin Jones apóiam programas humanitários da Fundação de Lions Internacional, nada mais justo que utilizar parte da Verba de Atividades para a aquisição desta honrosa comenda.

• Consórcio – Cotização entre companheiros - Esta idéia é mais adotada entre os companheiros dos clubes. Consiste na formação de um grupo de 10, 15 ou 20 participantes que concordam entre si em dividir o valor de US$ 1.000 entre o grupo. Assim mensalmente o grupo tem recur-sos para adquirir um título. O participante sorteado continuará pagando suas parcelas mensais.

|Melvin Jones

Page 16: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

Secretária AdjuntaCaL Luci Giaretta Stefanello/CL AriLC Santa Maria MedianeiraRua 24 de Fevereiro, 306/ 201CEP: 97060-580 - Santa Maria - RSFone: (55) 3221-8781/ [email protected]/ [email protected]

Tesoureiro DistritalSérgio Luíz Dal Piva/ DM GemaLC Santa Maria CamobiRua João da Fontoura, nº 90/ 201CEP: 97110-490 - Santa Maria - RSFone: (55) 3221-9414/ 9972-4791/ 9614-4379 E-mail: [email protected]/ [email protected]

Tesoureiro AdjuntoCL Carlos Dionei Carvalho Marino/DM CleniLC Santa Maria CentroRua Visconde de Pelotas, nº 1750/ 403CEP: 97010-440 - Santa Maria - RSFone: (55) 3347-6115/ 9902-9406/ 9114-1349/ 8134-7337/ 9977-6115Comercial: (55) 3220-2300E-mail: [email protected]

Coordenador de GabineteCL Robertinho Luiz Meneghetti/DM ZenitaLC Santa Maria CamobiAvenida Prefeito Evandro Behr, nº 5972CEP: 97110-620 - Santa Maria - RSFone: (55) 3226-1547/ 8115-7674E-mail: [email protected]

Secretária ExecutivaMarcia Bisognin MeneghettiAvenida Prefeito Evandro Behr, nº 5972CEP: 97110-620 - Santa Maria - RSFone: (55) 9954- 5604E-mail: [email protected]

Governador do Distrito LD-4 CL Iraci Antônio Dani/

CaL Maria ClaraLC Santa Maria Camobi

Rua Martins Pena, nº 191CEP: 97110-490Santa Maria - RS

Fone: (55) 3217-1537/ 9933-1995E-mail: [email protected]

Ex-Governador ImediatoCL Eugênio Schoffen/ CaL Janete

LC Cerro Largo Rua Castelo Branco, nº 891

CEP: 97900-000 - Cerro Largo - RSFone: (55) 3359-4050/ 3359-1739/

9971-5555E-mail: [email protected]

1º Vice-governadorCaL Helena Patschkowski Mohr/

CL PDG RenatoLC Uruguaiana Três Fronteiras

Rua Rodrigues Portugal, nº 2516CEP: 97510-080 - Uruguaiana - RS

Fone: (55) 3412-3415/ 9102-3415E-mail: [email protected]

2ª Vice-governadorCL Leonesildo Bertê/ CaL Marli

LC Santo ÂngeloRua do Arvoredo, nº 55

CEP: 98805-240 - Santo Ângelo - RSFone: (55) 3314-2846/ 8118-8283E-mail: [email protected]

Secretário DistritalCL Hermes Bressan/ DM Neusa

Rua Barão do Triunfo, 2300 CEP: 97015-070 - Santa Maria- RSFone: (55) 3222-9520/ 9963-9254

[email protected]/[email protected]

16

|Gabinete Distrital

Page 17: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

17

Região “B”PresidenteCL Valter Vargas de Souza/DM SoniaLC Dom PedritoRua Rio Branco, nº 1510CEP: 96450-000 Dom Pedrito - RSFone: (53) 3243-1878/ 9951-0321

Presidente de Divisão B - 1CaL Lourdes GarciaLC de São Gabriel.Rua Tristão Pinto, nº 202CEP: 97300-000 São Gabriel - RSE-mail: [email protected]/[email protected]

Clubes: LC de Dom PedritoLC de Rosário do SulLC de Santana do LivramentoLC de São Gabriel BatoviLC de São Gabriel Centro

Presidente de Divisão B - 2CL Roberto Luiz Segabinazzi/DM RitaLC Alegrete IbirapuitãPraça Oswaldo Aranha, nº 14/ 202CEP: 97541-540 Alegrete - RSE-mail: [email protected]

Clubes:LC de Alegrete CentroLC de Alegrete IbirapuitãLC de UruguaianaLC de Uruguaiana Três FronteirasLC de QuaraíLC de Itaqui

Região “A”Presidente

CL Eusébio de Vargas Neto/ DM Tania

LC Santiago Centro Rua Tito Beccon, nº 1414/ 11

CEP: 97700-000Santiago - RS

Fone: (55) 3251-1685/ 9615-4835E-mail: [email protected]

Presidente de Divisão A - 1 CaL Marlene Sager/

CL PauloLC Santa Maria Dores

Rua Felipe de Oliveira, nº154/ 301CEP: 97015-250

Santa Maria - RSFone: (55) 3304-1566/ 9643-7745

E-mail: [email protected]

Clubes:LC de Agudo

LC de Júlio de CastilhosLC de Santa Maria Centro

LC de Santa Maria CamobiLC de Santa Maria Dores

LC de Santa Maria ItararéLC de Santa Maria Medianeira

LC de Restinga Seca

Presidente de Divisão A - 2CL Daltro Giacomelli/

DM NairLC São Vicente do Sul

Avenida Manoel Cipriano D’Avila S/NCEP: 97420-000

São Vicente Do Sul - RSFone: (55) 3257-2344

E-mail: [email protected]

Clubes:LC de CacequiLC de Jaguari

LC de Santiago CentroLC de Santiago Centenário

LC de São Francisco de AssisLC de São Pedro do Sul

LC de São Vicente do SulLC de São Borja

|Presidentes de Região e de Divisão

Page 18: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

18

|Presidentes de Região e de Divisão

Região “C”Presidente

CL Carmo José Lermen/CaL Rosane

LC Cerro LargoRua Daltro Filho, nº 987

CEP 97900-000 Cerro Largo - RS

Fone: (55) 3359-1477/ 9961-3565E-mail: [email protected]

Presidente de Divisão C - 1CaL Vera Lucia Linck

LC Santo Ângelo UniversitárioAv. Brasil, nº 1999/ 302

CEP 98801-590 Santo Ângelo - RS

Fone: (55) 3312-4553/ 9961-8017E-mail: [email protected]

Clubes:LC de Cerro Largo

LC de Santo Ângelo CentroLC de Santo Ângelo Tiarajú

LC de Santo Ângelo UniversitárioLC de Porto Xavier

Presidente de Divisão C - 2CL Erni Arthur Vollbrecht/

CaL Élida CL Panambi

Rua Carlos Ernesto Knorr, nº 253 CEP 98280-000

Panambi - RS Fone: (55) 3375-1142/ 9131-4654

[email protected]

Clubes:LC de Augusto Pestana

LC de CatuipeLC de Cruz Alta

LC de IbirubáLC de Ijui

LC de PanambiLC de Pejuçara

Região “D”PresidenteCL Ingo Veit/DM Heloisa LC Três de MaioRua do Herval, nº 589CEP: 98910-000 Três de Maio - RSFone: (55) 3535-2925/ 3535-2211/9159-7300E-mail: [email protected]

Presidente de Divisão D-1CL Baldur Luiz Bohrer/ CaL Vera BohrerLC Santo CristoRua Olavo Bilac, nº 890CEP: 98960-000 Santo Cristo - RS Fone: (55) 3541-1205/ 3541-1239/ 9963-4321E-mail: [email protected]

Clubes:LC de ChiapetaLC de Santa Rosa CentroLC de Santo CristoLC de Três de MaioLC de TucunduvaLC de Tuparendi

Presidente de Divisão D - 2CL Antonio Seghetto /CaL MiriaLC Três Passos TucumãRua Getulio Vargas, nº 1190Caixa Postal 42Três Passos - RSFone: (55) 3522-2351/ 9118-2440E-mail: [email protected]

Clubes:LC de CrissiumalLC de IraíLC de Frederico WestphalenLC de Palmeira das MissõesLC de Santo AugustoLC de Três PassosLC de Três Passos Tucumã

Page 19: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

19

Coordenador GMT CL PDG Luis José Lena/

CaL TerezinhaLC Três de Maio

Fone: (55) 3535-1857/9622-0690

[email protected]

Coordenador GLT e Presidentedo Comitê de Honra

CL Eugênio Schoffen/CaL Janete

LC Cerro LargoFone: (55) 3359-4050/

[email protected]

Assessor de Estatutos Regulamentose Assistente Jurídico

CL PDG Odilo ZimermannLC Panambi

Fone: (55) 3375-8764/9963-2505

[email protected]

Assessora de Prevenção Acerca de DrogasCaL PDG Nélida Rosa Zorzan da Luz

LC Porto XavierFone: (55) 3354-1155/

[email protected]

Assessora de Editor de BoletinsCaL Maria Clara Soltau Dani/

CL IraciLC Santa Maria Camobi

Fone: (55) 3217-1537/9933-1995

[email protected]

Assessor de Protocolos e PraxesLeonísticas e de ConvençõesCL Robertinho Luiz Meneghetti/ DM ZenitaLC Santa Maria CamobiFone: (55) 3226-1547/ [email protected]

Assessor do Concurso de Eficiência e PremiaçõesCaL Luci Giaretta Stefanello/CL AriLC Santa Maria MedianeiraFone: (55) 3221-8781/[email protected]

Assessora para Eventos FemininosCaL Janete Flores Schoffen/CL EugênioLC Cerro LargoFone: (55) 3359-4050/ [email protected]

Assessor de Atividades Culturais e Comunitárias CL Arlindo DisconziLC SantiagoFone: (55) 3251-1831/[email protected]

Assessor de Conscientizaçãoe Ação Acerca de DiabetesCL José Carlos Ourique de Ourique/DM Estela MárciaLC Santiago CentroFone: (55) 3251-2067/ [email protected]

Programa GMT e GLT

|Assessorias

Page 20: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

20

Assessor de Meio Ambiente CL Edgar Schnitzler

LC Santo Ângelo Universitário

Fone: (55) 3314-7111/

9987-4340

[email protected]

Assessor de Preservação, Conscientizaçãoe Ação em Prol da Audição

CL Vanderlei Henchen/

CaL Adriana Flores Henchen

LC Santa Rosa

Fone: (55) 3511-1498/ 9963-3565

[email protected]

Assessor HonorárioCL Décio Dupont/ CaL Nelsi

LC Ijuí

Fone: (55) 3332-1712/ 8404-8493

[email protected]

Assessor de InformáticaCL Eduardo Mello Marcon/

DM Maricleia

LC Santa Maria Camobi

Fone: (55) 3026-0365/ 8128-2740

[email protected]

Assessor de Relações Internacionais CL Roney Cardoso Machado/

DM Marcia

LC Santana do Livramento

Fone: (55)3242-6195/ 9148-6313

[email protected]

Assessor Lions Quest “Lions Educando”CL PDG Vitor Liberal Damião/

CaL Lúcia

LC Porto Xavier

Fone: (55) 3354-1491/ 9976-3426

[email protected]

Assessor Alerta do LionsCL Antonio Odil Gomes de Castro

LC Santa Maria Centro

Fone: (55) 3221-5555/

9156-4589

[email protected]

Assessora de Serviço Leonístico para Crianças CaL Teresinha B. Santos Almeida/

CL PDG Ronei

LC Santo Ângelo Centro

Fone: (55) 3312-2702/ 9979-1784

[email protected]

Assessora do Concurso de Cartaz Sobre a PazCaL Sônia Regina Lima Rigo/

CL Gomercindo

LC Porto Xavier

Fone: (55) 3354-1117/ 8122-8531

[email protected]

Assessora de Relações Públicas e ComunicaçõesCaL Darcila de La Canal Castelan

LC Santa Maria Medianeira

Fone: (55) 3217-2879/ 9977-6417

[email protected]

|Assessorias

Page 21: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

|

21

Assessorias

Assessorias paraAssuntos Contábeis e Fiscais

Auditores Titulares

CL PDG Renato Alcides Mohr/CaL HelenaLC Uruguaiana Três FronteirasFone: (55) 3412-3415/ [email protected]

CL Edevir Weber/ CaL ElsitaLC IjuíFone: (55) 3332-6901/3332-7613/ [email protected]

Auditores Suplentes

CL Marco Antônio Correa Navarro/DM ReginaLC Uruguaiana Fone: (55) 3412-6095/ [email protected]

CL Nilton Antônio Bedin/DM GracieliLC Porto XavierFone: (55) 3354-1495/ [email protected]

Fundação Moacir Ramos Martins

CL José Dalberon Fortes NunesLC Santiago CentroFone: (55) 3251-2334/ 9925-0090/ [email protected]

Assessor de Preservação, Conscientização e Ação em Prol da Visão e Trabalho com Cegos

CL Rodrigo Pinto Betin

LC Três de Maio

Fone: (55) 3535-3830

[email protected]

Assessora de Acampamentoe Intercâmbio Juvenis

CaL Vera Lúcia Frantz / Júlio

LC Santo Ângelo Universitário

Fone: (55) 3312-5426/ 3312-6259

[email protected]

Assistente de Acampamentoe Intercâmbio juvenis

CaL Marlene Sager

LC Santa Maria Dores

Fone: (55) 3304-1566/ 9643-7745

[email protected]

Coordenador de LCIF do DistritoCL PDG Gildo Adalgir Meneghello/

CaL Carmen

LC Santa Maria Centro

Fone: (55) 3221-1939/ 9977-7918

[email protected]

Assessor FOLAC/2013 e Auditor Titular para Assuntos Contábeis e Fiscais

CL José Paulo Silveira/ CaL Nilza

LC Uruguaiana Três Fronteiras

Fone: (55) 3411-0550/ 8134-8468

[email protected]

Page 22: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

|Diretorias dos Clubes

22

LC de AgudoPresidente: CL Hasso Bräunig(55) [email protected] Secretária: CaL Deli Bräunig/ CL Hasso(55) 3265-1351Tesoureiro: CL Gildo Simon/ DM Tânia(55) [email protected]

LC de Alegrete CentroPresidente: CaL Aline Sousa(55) [email protected]ário: CL Antônio Sérgio Dias Leal/ DM Vitóri(55) [email protected]: CaL Lúcia Elaine Paulo/CL Jeferson Paulo(55) [email protected]

LC de Alegrete Ibirapuitã Presidente: CL Josel Machry Costenaro/ CaL Marilda(55) 3422-5568/ [email protected]/[email protected]ário: CL Sérgio Simões/ DM Esther(55) 3422-1774/ [email protected]: CL Cláudio Correia de Oliveira/DM Raquel(55) [email protected]

LC de Augusto PestanaPresidente: CL Ênio Schmidt/ DM Mari(55) [email protected]ário: CL Jair Bruinsma/ DM Luciana(55) [email protected]: CL Ademar Lampert/DM Diva(55) 3334-1039

LC de CacequiPresidente: Sérgio Roberto Rosso/ DM Valéria(55) 3254-1575/ 9977-1138/ [email protected]ário: CL Wilson Pacheco/ DM Elaci (55) [email protected]: CL Alcione Chiareli/ DM Ana Marlene(55) [email protected]

LC de CatuípePresidente: CL José Dallepiane/DM Janice(55) 3336-1388Secretária: CaL Cláudia G. Pereira Nu-nes/ CL Narcizo(55) [email protected] Tesoureiro: CaL Angela Astil Dallepiane Schneider/ CL Jú[email protected]

LC de Cerro LargoPresidente: CL Carmo Angst/ DM Cecí(55) [email protected]ária: CaL Janete Schoffen/CL Eugênio(55) [email protected] Tesoureiro: CL César Rutz/ DM Odete

LC de ChiapetaPresidente: CL Adelar Both/ CaL Maria(55) 3784-1407Secretário: LC Sidnei Cauduro/CaL Raquel(55) 3748-1340Tesoureiro: CL Jair Souto/ CaL Roci(55) [email protected]

LC de CrissiumalPresidente: CL Alfredo Maria Lazzarotto/ CaL Rosa Maria(55) 3524-1049/ 3524-1849/ [email protected]ário: CL João Osmar Malossi(55) 3524-1083/ 3524-1020/ [email protected]: CL Sérgio Fries(55) 3524-1179/ 3524-1382/ [email protected]

LC de Cruz AltaPresidente: CL Joceli José Jappe/CaL Marilene (55) 3322-1484/ [email protected]ário: CL Jairo Cesar O. da Cruz/ DM Mariluci (55) 3303-4713/ [email protected]: CL Oldemar J. Ronbauer/DM Elisabete(55) 3322-3159/ [email protected]

LC de Dom Pedrito Presidente: CL Waltemir da Silva Dias/ CaL Maria Emilia(53) 3243-9723/ [email protected]ária: CaL Ana Ceci Machado Leon/ CL Luis(53) 3243-1394/ [email protected]: CaL Flora Paz Scherer/CL Reinaldo(53) 3243-3249/ [email protected]

LC de Frederico Westphalen Presidente: CL Rogério R. Azevedo/DM Elenir(55) 3744-2606/ 9964-1151rogé[email protected]ário: CL Breno Ferigollo/ DM Karoline(55) 3744-1048/ [email protected]: Mauritanio José Feron/DM Maria Inês

LC de IbirubáPresidente: CL José Luiz Dorsdt/DM Lislane (54) [email protected] Secretário: CaL Neusa da Silva Camara (54) [email protected] Tesoureiro: CL Adair Freitas/DM Marilu(54) 3324-3367

LC de IjuíPresidente: Cl Joceli J. Schiavo/CaL Rosane(55) 9614-0037/ 3332-4160/ [email protected]/[email protected]ário: CL Ivan Ari Kuhne/CaL Isolde(55) 9963-2266/ 3332-4666/ [email protected]: CL Cesar Boniatti/CaL Márcia(55) 9963-5806/ 3332-4866/ [email protected]

Page 23: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

|

23

Diretorias dos Clubes

LC de IraíPresidente: CaL Lizete Araújo (55) 3745-1098 [email protected]ário: CL Antonio A. R. Araújo(55) [email protected]: CL Antonio Vilson Bernardi(55) [email protected]

LC de Itaqui Presidente: CL João Luis da Rocha Rodrigues/ CaL Valquíria(55) [email protected]ário: CaL Elisabete Monçon Gonçalves/ CL Marcelo (55) 3433-7463 [email protected]: CL Edson Serres da Silva/ CaL Munira(55) 3433-6053/ 3433-2839 [email protected]

LC de JaguariPresidente: CL Germano Guerch Neto/ DM Maria Isabel(55) [email protected] Secretária: CaL Drosila Maria Pesseti Dri/ Helso Dri(55) [email protected] Tesoureira: CaL Maria de Fátima Pina-rello/ CL Jair (55) [email protected]/[email protected]

LC de Julio de CastilhoPresidente: CaL Miriane Lima(55) [email protected]ária: CaL Liziane Burin Fruet(55) [email protected]: CL Francisco Luiz Zulian/ DM Denise(55) [email protected]

LC de Palmeira das MissõesPresidente: CL Hélio Ardenghi Boeri/ CaL Nirlene (55) 9962-2905/ [email protected]

Secretária: Solange Ilisete Ritter/ CL José(55) [email protected]: Clara Boeira Ercolani/CL Francisco(55) [email protected]

LC de PanambiPresidente: CL Jorge W. Britto/CaL Heda W. Britto (55) 8419-5732/ 3375-6214 [email protected]ário: CL João E. Quadros(55) 9605-5790/ [email protected]: CL Renato Windmoller(55) 8136-2014/ [email protected]

LC de Pejuçara Presidente: CL Valdecir Luiz Mioso/DM Franciele (55) 9995-3158/ [email protected]ária: CaL Maria Dal Forno Mastella/ CL Dimas(55) [email protected]: CL Dalmiro Lopes/DM Maria Aparecida(55) [email protected]

LC de Porto XavierPresidente: CL Elio Schröpfer/ DM Nilza (55) 3354-1224 / 8127-7829Secretário: CL Nilton Antônio Bedin/ DM Gracieli(55) 3354-1495/ [email protected]: CL Carlos Edgar Prill/ DM Cristiane(55) 3354-1796/ [email protected]

LC de QuaraíPresidente: CL Ademar Trindade/ DM Eliane(55) 3423-1396Secretário: CL Jeferson Rodrigues Ferreira/ DM Karim(55) [email protected]: CaL Elenilce de Magalhães (55) 3423-1000

LC de Restinga SecaPresidente: CaL Lizete Cabral Oliveira(55) [email protected]ário: CL Talito Emilio Rohde/CaL Marlene(55) 3261-1031/ 3261-1173/ [email protected]: CL Gilberto Domingos Buriol/DM Carmen Regina(55) 3261-1455/ 9613-0754 [email protected]

LC de Rosário do SulPresidente: CL João Mayer(55) 3231-1566Secretário: CL Vanderlei Remedi/ CaL Tânia(55) [email protected]: Fernando Dantas/ CaL Glaucia(55) [email protected]

LC de Santa Maria CamobiPresidente: CL Flavio Luiz Nagel/DM Maria Alice(55) [email protected]ário: CL Gelson de Oliveira Lima/ DM Rita(55) 3026-8222/ [email protected]: CL Elvio Antonio Brondani/ DM Sirlei(55) 3226-7500/ 9115 [email protected]

LC de Santa Maria CentroPresidente: CL Reel José Rockenbach/CaL Vera Lucia(55) 3222-2239/ [email protected]ária: CaL Vera Lucia Rockenbach/ CL Reel José(55) 3222-2239/ 9977-7252 [email protected]: CL Antonio Odil de Castro/ CaL Maira Terezinha (55)3026-5414/ [email protected]

Page 24: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

|Diretorias dos Clubes

24

LC de Santa Maria DoresPresidente: CL Mauro Luiz Cervi(55) 9118-6402/ [email protected]/[email protected]ário: CaL Marlene Sager/ CL Paulo(55) 3304-1566/ [email protected]: CL Carlos Tonetto/ CaL Cristina(55) 3226-3744 / [email protected]

LC de Santa Maria ItararéPresidente: CaL Naida Lena Pimentel (55) 3221-2711/ [email protected]ário: CL Vilmar Pisani/ DM Angela(55) 3222-3234/ [email protected]: CL Adelson Rodrigues Gonçalves/DM Valdeci(55) 3221-8629/ 9971-1414adelson-gonç[email protected]

LC de Santa Maria MedianeiraPresidente: CaL Elenir A. R. Moreira/CL João Dilson (55) 3221-9876/ [email protected]ária: CaL Thais Bondarenko Padilha/CL Pedro (55) 3222-2139/ [email protected]: CaL Sirlei Terezinha Bevilaqua(55) 3222-3556/ [email protected]

LC de Santa Rosa Centro Presidente: CL Eldes A. B. Campanaro/ DM Tania [email protected]ário: CL Vanderlei Henchen/DM Adriana(55) 3511-1498/ [email protected]: CL Noli Amaro de Souza(55) 3512-3738/ [email protected]

LC de Santana do LivramentoPresidente: CL João Vilson Salvadé/DM Alvira(55) 3242-1962/ [email protected]: CL Luis Pedro Telles Severo/ DM Teresa (55) 3242-4424/ [email protected]

Secretário: CL José E. da Silva Silveira/ DM Mirta (55) 3242-6190/ [email protected]

LC de Santiago CentroPresidente: CL Rogério Luiz Weis/DM Flávia(55) 3251-5636/ [email protected]ário: CL Sergio Pereira Garcia/ DM Cleusa(55) 3251-3395/ [email protected]: CL João Carlos Machado/ DM Luiza(55) 3251-1323/ [email protected]

LC de Santiago CentenárioPresidente: CL Wilson Farias Ferreira/ DM Maria(55) [email protected]ário: CaL Ana Cláudia Grossi(55) 9973-5718 [email protected]: CaL Maria Eugênia da R. Ávila/ Sr. João(55) 9909-0529 [email protected]

LC de Santo Ângelo CentroPresidente: CaL Sueli Teresinha Valency Enéas/CL Augusto(55) 3312-3382/ [email protected]ária: CaL Teresinha Beatriz dos Santos Almeida/ CL PDG Carlos(55) 3312-2702/ [email protected]: CL Antônio C. Pereira/DM Maria de Lourdes(55) 3312-5332/ [email protected]

LC de Santo Ângelo TiarajuPresidente: CL José Apolinário dos Santos/DM Iná (55) 3313-5688/ 9908-9715/ [email protected]/[email protected]ário: CL Remian Eliandro Lehnhard/DM Thaís (55) [email protected]: CL Leonardo Schoffen/DM Elveni

(55) [email protected]

LC de Santo Ângelo Universitário Presidente: CL João Roberto Borin/DM Maria Amélia(55) [email protected]ária: CaL Ana Valéria Lopes Machado/CL Luiz(55) 3312-2095/ [email protected]: Leonir ZBorowski/ DM Alba(55) [email protected]

LC de Santo AugustoPresidente: CL Pedro Valmor Marodin/ DM Lúcia(55) 3781-1361/ [email protected]ário: CL Egon José Both/DM Terezinha(55) 3781-1591/ [email protected]: CL Cláudio Roberto Kühn/ DM Claudete (55) 3781-1360/ 3781-1659claudiokü[email protected]

LC de Santo CristoPresidente: CL Emílio de Souza/CaL Santina(55) 3541-1008/ [email protected]ário: Baldur Luiz Bohrer/CaL Vera(55) 3541-1239/ [email protected]: CL Nerci Elói Ames/ DM Ariane Ines(55) 3541-1493/ [email protected]

LC de São BorjaPresidente: CL Domingos Plínio Klein(55) 3431-2575/ [email protected] Secretário: CL Lucas Nogueira Batista(55) [email protected]: CaL Maria Odete Rolim(55) [email protected]

Page 25: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

|

25

Diretorias dos Clubes

LC de São Francisco de AssisPresidente: CL José Airton de Lima/DM Tânia(55) 3252-1874/ 3252-2719zecaconstruçã[email protected]/[email protected]ário: CL Alício Witt Silva/DM Laura(55) 3252-2803/ [email protected]: CL Luiz Ozório Pacheco Pilar/DM Marli(55) 3252-3447/ 9979-5074 [email protected]

LC de São GabrielPresidente: CL Aldo Santos/ CaL Maria de Lourdes(55) 3232-4359/ [email protected]ário: CL Márllon Maciel (55) [email protected]: CaL Clarabete Ramiro Teixeira (55) [email protected]

LC de São Gabriel BatoviPresidente: CaL Irma Benedetti Rodrigues(55) 3232-2958/ [email protected] Secretária: CaL Nelma de Siqueira (55) 3232-7048Tesoureiro: CL José Ribeiro (55) [email protected]

LC de São Pedro do SulPresidente: CL Luiz Roberto Ávila/DM Tânia (55) 3276-1473/ 8127-0140/ 8121-5355Secretário: CL Célio Tatsch/ DM Karla (55) 3276-1526 / 9969-1177/ [email protected]: CL Luiz Antônio Leitão Zinn/DM Mariza(55) 3276-1254/ 9971-4883/ [email protected]

LC de São Vicente do SulPresidente: CL Daltro Giacomelli/DM Nair(55) [email protected]ário: CL Manoel Antonio de O. Palmeiro(55) [email protected]: CaL Zulmira Terezinha Giacomelli/ CL Miguel(55) 3257-1313/ [email protected]

LC de Três de MaioPresidente: PDG CL Luiz José Lena/CaL Teresinha(55) 3535-1857/ [email protected]ário: CL Élio Winck/CaL Ester(55) 3535-2031/ [email protected]: CL Moacir Dal Berto/ CaL Lorena(55) 3535-2742/ 9973-9311/ [email protected]

LC de Três PassosPresidente: CL Ari Dalmolin/ DM Lucena(53) 3522-1243Secretário: CaL Mara Ruppel/CL Fabiano(55) [email protected]: CL Nadir [email protected]

LC de Três Passos TucumãPresidente: CL Moacir Alexandre Engster/CaL Simone (55) 3522-1230/ 3522-9357/ [email protected] Secretário: CL Silvio Paulo Zeni/DM Ilopir Immich Zeni(55) 3522-2301/ [email protected]: CL Alisson Rafael Muller/ CaL Cristiane (55) 3523-0071/ [email protected]

LC de TucunduvaPresidente:CaL Maria Eleni Sturn(55) [email protected]ário: CaL Lorena Maria Ciechowicz/ CL Élvio(55) [email protected]: CL Carlos Gilberto Bozzetto/ DM Marilene(55) [email protected]

LC de TuparendiPresidente: CL Sérgio Pies/DM Bernadete (55) [email protected]/[email protected] Secretário: CL Ruy Ruiz Rios/ DM Lia(55) [email protected]: CL Adalberto Luiz Fuchs/ DM Carmem(55)[email protected]

LC de UruguaianaPresidente: CaL Marta M. Bortolin/CL Rogério (55) 3412-1437/ [email protected]ária: CaL Karen Liziane J. Wait (55) 3413-7885/ [email protected] Tesoureiro: CL Marco A. Navarro/DM Regina (55) 3412-6095/ [email protected]

LC de Uruguaiana Três FronteirasPresidente: CaL Celma Exterckotter Tjader/CL MJ Pedro(55) 3412-9962/ 8117-5603/ [email protected]ária: CaL Maria Fernanda Zadra Pereira da Silva(55) 3412-2063/ 3402-2063/ 9656-2314 [email protected]: CL Fernando Blanco Trindade/CaL Madeneli (55) 3412-1034/ 9984-0628/ 8405-1522 [email protected]

Page 26: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

|Comitê de Honra

26

Comitê de Honra do Distrito LD-4

PresidenteCL PDG Eugênio Schoffen

Membros:CL DI Edisson KarnoppCL CC Douglas de Mendonça ThompsonCL PCC Jaldir Antonio Bunn CaL EDI Rosane VailattiCL EDI Mauro WerneckGOV. LD-1 CL Leocir LangGOV. LD-2 CL Luiz Oswaldo WagnerGOV. LD-3 CL Carlos André Ferreira OppaGOV. LD-5 CL Elisbão Isvaldir AtunesGOV. LD-6 CL Evilázio Bertold ConradGOV. LD-7 CL Élvio Antônio CasassolaGOV. LD-8 CL André Vnadir de SouzaGOV. LD-9 CaL Valdete Guollo SalvanCL PCC Helson Weber de OliveiraCL PDG Osmar VailattiCL PCC Paulo Pimpão SilvaCL PDG João Péricles GoulartCL PCC Cláudio Miessa RigoCL PDG Ely Antonio MasciaCL PDG Odilo ZimermannCL PDG Romalino Pinto SilvaCL PDG Janot Marques OliveiraCL PDG José Edison TonettoCaL PDG Nélida Rosa Zorzan da LuzCL PDG Gildo Adagir MenghelloCL PDG Eloy Peres GarridoCL PDG Ernesto Rodrigues SobrinhoCL PDG Carlos Ronei Freitas de AlmeidaCL PDG José Dalberon Fortes NunesCL PDG Renato Alcides MohrCL PDG Vitor Liberal Damião CL PDG José Luis LenaCL PDG Décio DupontCL PDG José Sbicigo

Fundação LIONS Moacir Ramos MartinsPresidente:

CL PDG José Dalberon Fortes NunesRua Barão do Rio Branco, nº. 407

97700-000 Santiago - RS 55.3251.2334 – 9925.0090

[email protected]

AGDL Nacional: Presidente

CL Carlos Alberto Martinelli / DM Anna LúciaRua México,nº. 11 Sala 1802

20031-144 – Rio de Janeiro/[email protected]

AGDL LD-4Presidente:

CL PDG Renato Alcides Mohr/CaL HelenaLC Uruguaiana Três Fronteiras

Fones: 55.3412.3415 – [email protected]

Endereços ImportantesSede Internacional

Associação Internacional de LIONS Clube300 22 nd Street, Oak Broock

lllinois 60521-8842 – USAFax (00xx1) (630) 571-1693

www.lionsclubs.org

Departamento Ibero AmericanoGerente Geral: Mark Bularzik300 22 nd Street, Oak Broock

lllinois 60521-8842 – [email protected]

Revista “The Lion”CL EDI Zander Campos da Silva

Gráfica Editora Única Ltda.Av. Independência, 5270 - Setor Aeroporto

74070.010 Goiânia - GOFone: 62.3212.4282

[email protected]

Escritório do BrasilSr. Maykon Anderson

Rua Botucatu, 979 – 3º andar Cx Postal 7056970

04023-062 São Paulo - SPFone: 11.5549.3470 / 5571.6277

[email protected]@fundacaolions.org

Page 27: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

Dirigentes Leonísticos e Leoístico|

DIRIGENTES LEONÍSTICOSINTERNACIONAIS

Presidente Internacional – PICL Wayne A. MaddenIndiana - EUA

Ex Presidente Internacional Imediato – EPICL Wing-Kun TAMHong Kong - China

1º Vice-Presidente InternacionalCL Barry J. PalmerAustrália

Diretor InternacionalJaime Garcia Sepeda/ CaL AnaCalle 98 B Nº 10Bogotá - Colô[email protected]

DIRIGENTES LEONÍSTICOSMÚLTIPLO LD

Presidente Distrito Múltiplo LDPDG CL Nilton Tadanori Kinoshita/CaL ElisaRua Mioje Kogure, nº 20 Apucarana - PRFone: (43) 3422-452/ [email protected]

Ex-Presidente Imediato Múltiplo LDCL CC Douglas de Mendonça Thompson/CaL MargarethRua 15 de Novembro, nº 2286Uruguaiana - RSFone: (55) 3412-3451/ [email protected]

1º Vice-Presidente Distrito Múltiplo LDPDG CL Olímpio Moritz/ CaL DoraRua Germano Schnreiber, nº 228Blumenau - SCFone: (47) 3224-0890/ [email protected]

2º Vice-Presidente Distrito Múltiplo LDCL Cláudio Rogério MendesLC Porto Alegre/ Balneários

PROPÓSITOS DE LIONSINTERNACIONAL

ORGANIZAR, constituir e supervisionar clubes de serviço que serão conhecidos como Lions Clubes.

COORDENAR as atividades e uniformizar a administração dos Lions clubes.

CRIAR e fomentar um espírito de compreen-são entre os povos da Terra.

INCENTIVAR os princípios do bom governo e da boa cidadania.

INTERESSAR-SE ativamente, pelo bem-es-tar cívico, cultural, social e moral da comunida-de.

UNIR os clubes pelos laços de amizade, bom companheirismo e compreensão mútua.

PROMOVER um fórum para a livre discus-são de todos os assuntos de interesse público, ex-cetuando-se, entretanto, o partidarismo político e o sectarismo religioso, que não serão debatidos pelos associados no clube.

INCENTIVAR as pessoas bem intenciona-das a servir a suas comunidades sem benefício financeiro, estimular a eficiência e promover elevados padrões éticos no comércio, na indús-tria, nas profissões, nos serviços públicos e nos empreendimentos particulares.

27

PRESIDENTE DO DISTRITOMÚLTIPLO LEO LD

CL Rafael Carlesso TrindadeRua José Bonifácio, nº 2598/ 42CEP: 97015-450 - Santa Maria - RSFone: (55) 3025-1220/ 9606-8695E-mail: [email protected]/[email protected]

Page 28: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

|Premiação de Eficiência

28

PREMIAÇÃO DE EFICIÊNCIA LEONÍSTICA DISTRITO LD-4

RESOLUÇÃO Nº. 01/2012 – AL 2012/2013

O Governador do Distrito LD 4 CL, Iraci Antonio Dani, com a autoridade que lhe é conferida e no uso de suas atribuições, institui Premiação de Eficiência Leonística, no âmbito do Distrito LD-4, para o Ano Leonístico 2012/2013: Artigo 1º.: Fica instituído a Premiação de Eficiência Leonística, com vigência de 1º. de julho de 2012 a 30 de junho de 2013, cujo objetivo é avaliar o desempenho dos clubes, estimulando-os ao cumpri-mento das metas do Distrito LD-4, do Distrito Múltiplo LD e da Associação Internacional de Lions.

Artigo 2º.: Participam, automaticamente, todos os Lions Clubes do Distrito LD 4, exceto o Lions Clube Santa Maria Camobi.

Artigo 3º.: Os Clubes deverão remeter as suas informações e as comprovações mensalmente para a Assessoria de Premiação de Eficiência Leonística, via internet ou em formulário próprio, até o pri-meiro dia útil do mês seguinte.

Artigo 4º.: Este relatório a ser enviado para a Premiação de Eficiência Leonística não supre o relató-rio das atividades do clube que devem ser remetidos para a Secretaria da Governadoria.

Artigo 5º.: A Assessoria de Premiação de Eficiência Leonística deverá receber, controlar, tabular e apurar as informações remetidas pelos Clubes.

Artigo 6º.: Cada critério de avaliação possui seu valor em pontos, de acordo com as atividades, metas ou participações Leonísticas realizadas, estabelecidas a seguir.

Artigo 7º.: Os prêmios de eficiência são os seguintes:1º. Lugar: Um Troféu título Melvin Jones, troféu e Distintivo para Estandarte2º. Lugar: Troféu e Distintivo para Estandarte3º. Lugar: Troféu e Distintivo para Estandarte4º. Lugar: Distintivo para Estandarte5º. Lugar: Distintivo para Estandarte

Artigo 8º.: Os três primeiros classificados do concurso Cartaz da Paz receberão premiação especial.

Artigo 9º.: A entrega dos prêmios será realizada na 1ª Reunião do Conselho Distrital e Posse do Gabinete AL 2013/2014.

Artigo 10º.: Os casos omissos serão julgados pela Assessoria de Premiação de Eficiência e o Gabinete da Governadoria e deverão ser amplamente divulgados ao Clubes.

Artigo 11º.: Esta Resolução vigorará de 01 de julho de 2012 até 30 de junho de 2013.

Page 29: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

|

29

Concurso PontosL - ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA1.- Informes mensais enviados ou postados até o primeiro dia útil do mês seguinte 1002.- Plano de Metas enviados ou postados até 31/08/12 3003.- Quotas Distritais pagas até 31/07/12 e 31/01/13 1004.- Quotas Internacionais pagas até 31/07/12 e 31/01/13 1005.- Formulário PU-101 - Informe da Nova Diretoria enviado ou postado até 30/04/13 300

I - CONHECIMENTO, COMPANHEIRISMO E INTERCÂMBIO1.- Participação no Fórum Latino Americano e do Caribe e em Convenção Internacional, pela presença de CL, CaL ou DM 1002.- Participação na Convenção do Distrito LD4 ou na Convenção do Múltiplo LD, com estandarte, pela presença de CL, CaL ou DM 2003.- Participação nas Reuniões Distritais com presença de Presidente, 1º Vice-Presidente, 1º. ou 2º. Secretário, 1º. ou 2º. Tesoureiro, Conselheiro LEO e Presidente da Comissão de associados - com estandarte, por cargo3.1.- Participação nas Reuniões Distritais de CL, CaL, DM ou C.LEO

100

1504.- Participação no Instituto de Liderança do Distrito LD4 preferencialmente com a presença do futuro Presidente e/ou Secretário e/ou Tesoureiro, pontos por cargo representado.

150

5.- Participação nas Reuniões do Comitê Assessor pelo comparecimento do Presidente ou Vice-Presidente, 1º. ou 2º. Secretário, 1º. ou 2º. Tesoureiro, Conselheiro LEO e Presidente da Comissão de Associados, com estandarte, pontos por cargo.5.1 - Participação de CL, CaL, DM ou C.LEO, pontos por participantes

50

6.- Participaçõo no Fórum Leonístico Feminino por CL, CaL ou DM 1007.- Visita interclubes. Pontos por participantes CL, CaL ou DM. 1008.- Realização de Boletim do Clube com no mínimo de 4 páginas, podendo ser eletrônico ou impresso, por edição 200

O - CLUBES E ASSOCIADOS1.- Saúde (dependência química, visão, audição, diabetes, higiene bucal, etc.), social (alimentos, agasalhos, bens e utensílios, etc.) e educação (corrente da leitura, concurso de redação, doação de livros, maratona cultural, eventos de música, poesia e dança, etc.) por campanha individual ou conjunta

500

2.- Atividades Permanentes (APAE, escola, creche, asilo, inclusão digital e outros) por atividade no mês 2003.- Promoções beneficentes e/ou arrecadação envolvendo a comunidade (chás, churrascos, café colonial, bailes, jantares e outros) por promoção

200

4.- Cartaz da paz por participação de Clube 10005.- Realização de campanhas do Meio Ambiente pelo Clube (palestras, mutirões, plantio de árvores e outras) por atividade 2006.- Participação em Entidades Comunitárias (CL, CaL ou DM que integram como membro titular ou suplente, Conse-lhos Municipais, Diretorias de Entidades, instituições), em trabalho voluntário, para cada CL, CaL ou DM por mês

100

S - SERVIÇOS1.- LCIF – Fundação Internacional de Lions Clubes1.1.- Por Título Companheiro Melvin Jones 1.2- Título Companheiro Melvin Jones Progressivo

1000500

2.- Divulgação de atividades na mídia (rádio, jornal, tv) por divulgação com comprovação 1003.- Intercâmbios Juvenis3.1.- Participação em Intercâmbio Juvenil/Adulto Nacional ou Internacional (por participante recebido ou enviado pelo clube)

500

Santa Maria-RS, 01 de julho de 2012

CL Iraci Antonio Dani e CaL Maria Clara S. DaniGovernador do Distrito LD-4 – AL 2012/2013

Page 30: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

|Calendário

30

CONVENÇÃO INTERNACIONAL

22 a 26 de junho de 2012Busan, Coréia do Sul

5 a 9 de julho de 2013Hamburgo, Alemanha

4 a 8 de julho de 2014Toronto, ON, Canadá

EVENTOS DO DISTRITO LD-4

14 de julho de 20121ª Reunião do Conselho Distrital – Santa Maria

22 a 29 de julho de 20123º Acampamento Juvenil Internacional do Distrito

LD 4 - Santa Maria-RS – Centro Marista de Eventos

31 de agosto de 2012Data limite para realização da Reunião de Divisão

11 de outubro de 2012 Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde

Dia da visão mundial do Lions Todo mês – Mês do Aumento de Associados

20 de outubro de 2012 – treinamento Região C21 de outubro de 2012 – treinamento Região D27 de outubro de 2012 – treinamento Região A28 de outubro de 2012 – treinamento Região B

31 de outubro de 2012Data limite para a 1ª Reunião de Região

24 de novembro de 2012 2ª Reunião do Conselho Distrital

15 de novembro de 2012 Prazo Final para remeter o Cartaz da Paz para a

Assessora do Concurso

28 de fevereiro de 2013 Data limite para realizar a 2ª. Reunião de Divisão

09 de março de 2013 3ª Reunião do Conselho Distrital e

7º Fórum Feminino

26 e 27 de abril de 2013 51ª Convenção Distrital e 4ª RCD em Santa Maria

05 de junho de 2013 Dia Mundial do Meio Ambiente

08 e 09 de junho de 20133º Instituto de Liderança do LD-4

20 de junho de 2013 Prazo final para pedidos de emissão de carta

constitutiva 2013-2014

FOLAC: XLII FÓRUM LEONÍSTICO DA

AMÉRICA LATINA E DO CARIBE

15 a 19 janeiro 2013Antofagasta, Chile

EVENTOS DO DMLD

24 a 25 de Agosto de 20121ª Reunião do Conselho de Governadores

Canela - RS

01 a 02 de Março de 20132ª Reunião do Conselho de Governadores

São Bento do Sul - SC

Data a definir3ª Reunião do Conselho de Governadores

Seminário para EleitosXIVª Convenção DMLD

Local a definir

Page 31: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

Cronograma de Visitas do Governador

31

Julho

14 Sábado 1ª RCD / Posse Gabinete Distrital - Santa Maria - RS17 Terça-Feira LC Dom Pedrito

18 Quarta- Feira LC Santa do Livramento19 Quinta-Feira LC Quaraí20 Sexta-Feira LC Uruguaiana Três Fronteiras / LC Uruguaiana Centro

21 Sábado LC Alegrete Centro / LC Alegrete Ibirapuitã / Abertura 3º Acampamento Juvenil Internacional24 Terça-Feira LC Cerro Largo

25 Quarta-Feira LC Porto Xavier26 Quinta-Feira LC Santo Cristo27 Sexta-Feira LC Santa Rosa

28 Sábado LC Tuparendi / LC Santo Ângelo Centro / LC Santo Ângelo Tiarajú / LC Santo Ângelo Universitário31 Terça-Feira LC Santa Maria Camobi

Agosto

01 Quarta-Feira LC Três de maio02 Quinta-Feira LC Tucunduva03 Sexta-Feira LC Crissiumal07 Terça-Feira LC Itaqui

08 Quarta-Feira LC São Borja09 Quinta-Feira LC Santiago Centro / LC Santiago Centenário

10 Sexta-Feira LC Jaguari11 Sábado LC São Vicente do Sul / LC São Francisco de Assis

14 Terça-Feira LC Cacequi15 Quarta-Feira LC Rosário do Sul16 Quinta-Feira LC São Gabriel Batovi / LC São Gabriel Centro17 Sexta-Feira LC Restinga

18 Sábado LC Agudo21 Terça-Feira LC Cruz Alta

22 Quarta-Feira LC Julio de Castilhos24 e 25 Sexta/Sábado 1ª Reunião do Conselho de Governadores - Canela - RS

28 Terça-Feira LC Palmeira das Missões29 Quarta-Feira LC Frederico Westphalen30 Quinta-Feira LC Iraí31 Sexta-Feira LC Três Passos Tucumã / LC Três Passos Centro

Setembro

01 Sábado LC Panambi / LC Pejuçara06 Quinta-Feira Jantar da Independência - Dom Pedrito - RS11 Terça-Feira Palestra CL Arlindo Disconzi - Lions Santa

12 Quarta-Feira LC Catuípe13 Quinta-Feira LC Ijuí14 Sexta-Feira LC Augusto Pestana

27 Quinta-Feira LC Santa Maria Centro / LC Santa Maria Itararé / LC Santa Maria Dores / LC Santa Maria Medianeira / LC Santa Maria Camobi

28 Sexta-Feira LC São Pedro do Sul

Outubro

08 LC Santo Augusto09 LC Chiapeta10 LC Ibirubá

20 Sábado Treinamento Região C21 Domingo Treinamento Região D

27 Sábado Treinamento Região A28 Domingo Treinamento Região B

Novembro 24 Sábado 2ª RCD (local a denifir)

Janeiro (2013) 15 a 19 Sábado FOLAC – XLII Fórum Leonístico da América Latina e do Caribe - Antofagasta, Chile

Março01 a 02 Sábado 2ª Reunião do Conselho de Governadores - São Bento do Sul - SC

09 Sábado 3ª RCD / 7º Fórum Feminino - Cruz Alta - RSAbril 26 e 27 Sábado 4ª RCD / 51º Convenção do Distrito - Santa Maria - RS

Maio A definir 14ª Convenção do Distrito Múltiplo DMLD

Junho 08 a 09 Domingo 3º Instituto de Liderança do Distrito LD-4

|

Page 32: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

|Previsão Orçamentária

32

1) RECEITAS1.1 - Taxas Distritais 1.702 x R$40,00 R$ 68.080,001.2 - RECEBIDO AL 12/131.3 - Grupo Familiar 316 x R$4,00 R$ 1.264,001.4 - (-) Conjuges Isentos / CCaLL 316 x R$40,00 R$ 12.640,001.5 - TOTAL DA RECEITA R$ 56.704,00

4) DESPESAS4.1 - Contribuições Prioritárias4.1.1 - Conselho Governadores 10,50% R$ 5.953,924.1.2 - Convenção Distrital 2,00% R$ 1.134,084.1.3 - Distrito LEO LD-4 8,00% R$ 4.536,324.1.4 - Intercâmbio Juvenil 2,50% R$ 1.417,60

4.2 - Publicações Institucionais4.2.1 - Boletim/Editoração 5,00% R$ 2.835,204.2.2 - Postagem/Remessa 1,00% R$ 567,04

4.3 - Despesas Administrativas4.3.1 - Escritório Contábil/Secretaria Exec. 7,00% R$ 3.969,284.3.2 - Telefone/Luz 2,00% R$ 1.134,084.3.3 - Materiais para novos Clubes 1,00% R$ 567,044.3.4 - Material de Expediente 2,00% R$ 1.134,08

4.4 - Despesas da Governadoria4.4.1 - Visitas Oficiais aos Lions Clubes 23,50% R$ 13.325,444.4.2 - Reuniões CG, RCD, MLD e Conv. 5,00% R$ 2.835,204.4.3 - Pins e Prêmios 15,00% R$ 8.505,60

4.5 - Despesas Vice-Governadorias4.5.1 - 1° Vice-Governador 5,00% R$ 2.835,204.5.2 - 2° Vice-Governador 3,00% R$ 1.701,124.5.3 - Presidentes de Região e Divisão 5,00% R$ 2.835,20

4.6 - Outras Despesas4.6.1 - Fundo de Manutenção de Arquivo 1,50% R$ 850,564.6.2 - Fundação Moacir Ramos Martins 1,00% R$ 567,04

4.7 - Total de Despesas 100% R$ 56.704,00

PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA 1° SEMESTRE AL 2012/2013

Page 33: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

Espaço LEO

33

|

@distritoleold4

LEOS CLUBES LD4

www.leold4.com.br

Home LEO LD-4

LEO Clube Cidade de QuaraíLEO Clube Alegrete IbirapuitãLEO Clube CacequiLEO ClubeCatuipeLEO Clube Cerro LargoLEO Clube CrissiumalLEO Clube Frederico WestphalenLEO Clube ItaquiLEO Clube JaguariLEO Clube Junior JaguariLEO Clube Junior Três de MaioLEO Clube Junior UruguaianaLEO Clube Junior Uruguaiana Três FronteirasLEO Clube Palmeira das MissõesLEO Clube PanambiLEO Clube Porto XavierLEO Clube Santa MariaLEO Clube Santa Maria Camobi ÔMEGALEO Clube Santana do LivramentoLEO Clube Santo Ângelo CentroLEO Clube Santo Ângelo UniversitárioLEO Clube Santo AugustoLEO Clube São BorjaLEO Clube São Gabriel BatoviLEO Clube São Pedro do SulLEO Clube São Vicente do SulLEO Clube Três de Maio AlphaLEO Clube Três de Maio ÔmegaLEO Clube Tucumã Três PassosLEO Clube Uruguaiana AlphaLEO Clube Uruguaiana ÔmegaLEO Clube Uruguaiana Três PassosLEO Clube Uruguaiana Fronteiras Alpha

Conheça um pouco mais sobre o LEO Clubewww.leoclubes.com.br

Page 34: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

32

Busan95ª Convenção do Lions Clube Internacional

22 a 26 de Junho de 2012

Page 35: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013

Localizado na RS 241 - trevo de acesso à cidade de São Vicente do Sul

Fone: (55) 3257-2344

Aberto a partir das 6h da manha até a meia noite.

Espaço Batistela

Page 36: Boletim Informativo Lions AL 2012/2013