Boletim informativo semanal Semana 16 17 a 23 de Abril 2016 info semanal 16... · Agrícola Comum...

18
Boletim informativo semanal www.cothn.pt 262 507 657 17 a 23 de Abril 2016 Semana 16 Ficha Técnica: Presidente: Paulo Águas Textos: Ana Paula Nunes, Maria do Carmo Martins e Catarina Ribeiro. COTHN no Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal da OESTECIM; pág.: 7 Menos explorações agrícolas e menos emissões de gases a efeito de estufa; pág.: 2 Logística está em destaque em feira italiana; pág.: 3 “Mago” do tomate desenvolve variedades espantosas.; pág.: 5 H2O PROCESSING & MITIG:; pág.: 8 APH testou competências dos futuros engenheiros agrónomos; pág.: 4 Patrocinador oficial: EVENTOS; pág.: 11 e 12 Palotes “dobráveis” ocupam metade do espaço de palotes tradicionais; pág.: 6 Aprovação do glifosato por 7 anos; pág.: 9 Informações DGAV sobre produtos fitofarmacêuticos; pág.: 10

Transcript of Boletim informativo semanal Semana 16 17 a 23 de Abril 2016 info semanal 16... · Agrícola Comum...

Page 1: Boletim informativo semanal Semana 16 17 a 23 de Abril 2016 info semanal 16... · Agrícola Comum (PAC), que tem a ver com a estrutura das explorações. Segundo o último estudo

Boletim informativo semanal

www.cothn.pt

262 507 657

17 a 23 de Abril 2016

Semana 16

Ficha Técnica:

Presidente:Paulo ÁguasTextos:Ana Paula Nunes, Maria do Carmo Martins e Catarina Ribeiro.

COTHN no Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal da OESTECIM; pág.: 7

Menos explorações agrícolas e menos emissões de gases a efeito de estufa; pág.: 2

Logística está em destaque em feira italiana; pág.: 3

“Mago” do tomate desenvolve variedades espantosas.; pág.: 5

H2O PROCESSING & MITIG:; pág.: 8

APH testou competências dos futuros engenheiros agrónomos; pág.: 4

Patrocinador oficial: EVENTOS; pág.: 11 e 12

Palotes “dobráveis” ocupam metade doespaço de palotes tradicionais; pág.: 6

Aprovação do glifosato por 7 anos; pág.: 9

Informações DGAV sobre produtos fitofarmacêuticos; pág.: 10

Page 2: Boletim informativo semanal Semana 16 17 a 23 de Abril 2016 info semanal 16... · Agrícola Comum (PAC), que tem a ver com a estrutura das explorações. Segundo o último estudo

Menos explorações agrícolas e menos emissões de gases de efeito de estufa:

A Comissão Europeia acaba de publicar uma série de 45 indicadores sobre a Política Agrícola Comum (PAC), que tem a ver com a estrutura das explorações.

Segundo o último estudo (2013), as emissões agrícolas de gases com efeito de estufa atingiram 440 toneladas equivalentes de CO2, ou seja, 9,8% das emissões totais da União Europeia. Este valor reflecte uma diminuição de 8,4% desde o ano de 2000.

A contribuição para as emissões difere muito de país para país, sendo que a França, a Alemanha e o Reino Unido, só por si, representam 44% das emissões totais.

Os países onde a agricultura mais pesa, em termos de emissões, são a Irlanda, com 32,7% do total de emissões do país, a Lituânia, com 22,2%, a Letónia, com 21%, a Dinamarca, com 18,4% e a França, com 16,1%.

Em 2013, cerca de 41,3% da superfície agrícola usava um nível baixo de adubos, enquanto 29,2% usava um nível médio de incorporação de adubos e, 29,5%, um nível elevado.

O nível de nitratos das águas residuais tem vindo a diminuir, mas continua muito elevado no Reino Unido, no Luxemburgo, na Bélgica, na Dinamarca, na França e na Polónia.Em termos estruturais, continua a concentração no sector, sendo que, em 2013, tínhamos 10,84 milhões de explorações com uma dimensão média de 16,1 hectares, enquanto em 2010, contávamos com 12,2 milhões de explorações com uma dimensão média de 14,4 hectares.

Pag. 2Semana 16

Fonte: Agroinfo

www.cothn.pt [email protected]

Page 3: Boletim informativo semanal Semana 16 17 a 23 de Abril 2016 info semanal 16... · Agrícola Comum (PAC), que tem a ver com a estrutura das explorações. Segundo o último estudo

Verona, em Itália, acolhe entre 4 e 6 de Maio a feira Fruit&Veg System que, este ano, tem em grande destaque o sector da logística.

No dia 5 de Maio (das 10h às 16h) vão decorrer quatro workshops que abordam temas diferentes, mas têm em comum a logística, nomeadamente:Europa e mar Mediterrânico: logística marítima para os negócios e os operadores;transporte aéreo; novos desafios para a Itália na exportação de produtos perecíveis;Cadeia de frio: cadeia de valor, tecnologias disponíveis no mercado e a visão dos operadores;Leis mais acessíveis e controlos personalizados: medidas mais rápidas para os produtos perecíveis e menos burocratização.

A iniciativa é organizada por Luca Lanini, professor de logística e gestão da cadeia de fornecimento da Universidade Católica de Piacenza e Cremona e conta com a participação de especialistas e empresários do sector.

Luca Lanini observou que «uma gestão atempada da logística permite criar valor acrescentado e vantagens no mercado».

Fruit&Veg System é uma feira profissional dedicada ao sector hortofrutícola que tem como missão proporcionar a criação de negócios neste segmento da agricultura, colocar em contacto operadores nacionais e internacionais e encontrar respostas concretas para as necessidades do mercado e dos empresários.

Pag. 3www.cothn.pt [email protected] 16

Logística está em destaque em feira italiana:

Fonte: Frutas, Legumes e Flores

Page 4: Boletim informativo semanal Semana 16 17 a 23 de Abril 2016 info semanal 16... · Agrícola Comum (PAC), que tem a ver com a estrutura das explorações. Segundo o último estudo

O valor da nova geração de futuros engenheiros agrónomos foi posto à prova nas 24H Agricultura Syngenta e os cerca de 150 alunos envolvidos nesta competição formativa passaram no teste com distinção. A Associação Portuguesa de Horticultura (APH) validou as suas competências em provas que simulam o contexto real do mercado de trabalho, ajudando os alunos na transição para a vida profissional.

A primeira edição das nas 24H Agricultura Syngenta decorreu no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, e encerrou com um balanço extremamente positivo, reconhecido por todos os participantes e parceiros desta iniciativa inédita em Portugal.

Num roteiro de mais de 20 provas, que duraram 24 horas consecutivas, os alunos foram desafiados a testar conhecimentos técnicos, bem como competências de gestão de tempo, trabalho em equipa e resistência à pressão. Participaram cerca de 8% dos alunos do ensino superior agrário nacional, provenientes de todo o país.Ler mais em:

http://gazetarural.com/2016/04/14/3998/

Pag. 4

Fonte: Gazeta Rural

www.cothn.pt [email protected] 16

APH testou competências dos futuros engenheiros agrónomos:

Page 5: Boletim informativo semanal Semana 16 17 a 23 de Abril 2016 info semanal 16... · Agrícola Comum (PAC), que tem a ver com a estrutura das explorações. Segundo o último estudo

“Mago” do tomate desenvolve variedades espantosas:

Brad Gates desenvolve tomates como o mundo nunca viu. Denominados de “Berkeley Tie-Dye, Big Yellow Zebra e Pork Chop”, estas variedades surgem em tons de preto, azul, violeta, cor-de-rosa, laranja, amarelo e verde, para além de multicores e listadas.

O sabor é ainda melhor do que a aparência o que leva a que os tomates de Gates sejam muito procurados por chefs e pequenos agricultores urbanos a nível nacional…

Continuação da notícia em: http://www.freshplaza.com/article/156269/US-(CA)-Tomato-wizard-breeds-wondrous-varieties

Pag. 5

Fonte: Freshplaza

www.cothn.pt [email protected] 16

Page 6: Boletim informativo semanal Semana 16 17 a 23 de Abril 2016 info semanal 16... · Agrícola Comum (PAC), que tem a ver com a estrutura das explorações. Segundo o último estudo

Palotes “dobráveis” ocupam metade do espaço de palotes tradicionais:

Desde Março que a Loo Pack tem disponíveis os palotes dobráveis nos seus produtos. São originários da Itália e dado o seu preço inserem-se num novo segmento de mercado de acordo com Daan van de Loo.“Palotes dobráveis já existiam no mercado, embora muito dispendiosos, menos desenvolvidos e menos resistentes…”

Saiba mais em:

http://www.freshplaza.com/article/156538/Collapsible-fruit-crate-takes-up-half-the-space-traditional-crate

Pag. 6

Fonte: Freshplaza

www.cothn.pt [email protected] 16

Page 7: Boletim informativo semanal Semana 16 17 a 23 de Abril 2016 info semanal 16... · Agrícola Comum (PAC), que tem a ver com a estrutura das explorações. Segundo o último estudo

COTHN no Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal da OESTECIM:

O COTHN foi indicado como entidade representativa das organizações associativas do sector hortofrutícola da região Oeste, para o conselho estratégico para o desenvolvimento intermunicipal criado pela OESTECIM.

Assim, o COTHN integrará este órgão com o objectivo de orientar este conselho estratégico para acções, que possam contribuir para a promoção e desenvolvimento do sector na região. Os membros este órgão tomarão posse no próximo dia 22 de Abril na sede da OESTECIM, nas Caldas da Rainha, pelas 17.00 horas.

Pag. 7

Fonte: COTHN

www.cothn.pt [email protected] 16

Page 8: Boletim informativo semanal Semana 16 17 a 23 de Abril 2016 info semanal 16... · Agrícola Comum (PAC), que tem a ver com a estrutura das explorações. Segundo o último estudo

H2O PROCESSING&MITIG:

Mitigação de CO2 atmosférico, produção de soluções nutritivas, corretivos organominerais e produtos hortofrutícolas através de processo inovador de tratamento de água residual de queijarias…

http://www.agrociencia.pt/

Pag. 8

Fonte: Agrociência

www.cothn.pt [email protected] 16

Page 9: Boletim informativo semanal Semana 16 17 a 23 de Abril 2016 info semanal 16... · Agrícola Comum (PAC), que tem a ver com a estrutura das explorações. Segundo o último estudo

Aprovação do glifosato por 7 anos:

No plenário do Parlamento Europeu, foi votada a proposta de resolução para renovação do glifosato.

A maioria dos deputados votaram a favor da resolução, com 374 a favor, 225 contra e 102 abstenções.

Numa nota positiva, os eurodeputados adotaram uma alteração para renovar a substância ativa por 7 anos, em oposição a uma proibição completa. No entanto, as alterações adotadas limitam a renovação do glifosato apenas para uso profissional.

Vimos dar conhecimento do comunicado de imprensa enviado pela Anipla e outros documentos com informação sobre o posicionamento dos vários grupos sobre o tema da renovação do glifosato:- Comunicado de imprensa da Anipla;- Comunicado de imprensa do Parlamento Europeu que contém links para os grupos políticos do PE;- Comunicado de imprensa da Copa Cogeca;

(ver anexos).

Pag. 9

Fonte: Anipla

www.cothn.pt [email protected] 16

Page 10: Boletim informativo semanal Semana 16 17 a 23 de Abril 2016 info semanal 16... · Agrícola Comum (PAC), que tem a ver com a estrutura das explorações. Segundo o último estudo

Informações DGAV sobre produtos fitofarmacêuticos:

Produtos fitofarmacêuticos de uso profissional e não profissional

Com o objectivo de clarificar as principais diferenças entre PRODUTOS FITOFARMACEUTICOS de USO PROFISSIONAL e os de USO NÃO PROFISSIONAL, a DGAV publicou um folhetos explicativo. Poderá aceder ao mesmo no nosso site em:

A DGAV actualizou a lista de produtos fitofarmacêuticos autorizados e cancelados. Assim para aceder a esta lista visite o link:

http://www.cothn.pt/portal/index.php?id=25553

http://www.dgv.min-agricultura.pt/portal/page/portal/DGV/genericos?generico=3666233&cboui=3666233

Pag. 10

Fonte: COTHN

www.cothn.pt [email protected] 16

Page 11: Boletim informativo semanal Semana 16 17 a 23 de Abril 2016 info semanal 16... · Agrícola Comum (PAC), que tem a ver com a estrutura das explorações. Segundo o último estudo

Eventos:

www.cothn.pt [email protected] Pag. 11

- 2º Simpósio Nacional de Fertilização e Ambiente (SCAP) - novos fertilizantes, novas tecnologias Santarém 27 e 28 outubro (circular em anexo neste boletim).

Semana 16

Page 12: Boletim informativo semanal Semana 16 17 a 23 de Abril 2016 info semanal 16... · Agrícola Comum (PAC), que tem a ver com a estrutura das explorações. Segundo o último estudo

Eventos (continuação):

www.cothn.pt [email protected] Pag. 12Semana 16

http://www.ovibeja.pt/programa

Page 13: Boletim informativo semanal Semana 16 17 a 23 de Abril 2016 info semanal 16... · Agrícola Comum (PAC), que tem a ver com a estrutura das explorações. Segundo o último estudo
Page 14: Boletim informativo semanal Semana 16 17 a 23 de Abril 2016 info semanal 16... · Agrícola Comum (PAC), que tem a ver com a estrutura das explorações. Segundo o último estudo

Fich

a de

Insc

rição

Nom

e:Só

cio/

Agen

te n

º:O

rgan

ismo/

Empr

esa:

NIF

:Pr

ofiss

ão:

Mor

ada:

Códi

go P

osta

l:Lo

calid

ade:

Tel:

E-m

ail:

O p

agam

ento

das

insc

riçõe

s pod

erá

ser e

fetu

ado

por c

hequ

e à

orde

m d

a SC

AP -

Soci

edad

e de

Ciê

ncia

s Agr

ária

s de

Port

ugal

,Ch

eque

Banc

o:no

val

or d

eEu

ros,

ou p

or tr

ansf

erên

cia b

ancá

ria, p

ara

o IB

AN P

T50

0010

000

0 53

42 2

680

0019

8 (fa

vor e

nvia

r o co

mpr

ovat

ivo p

ara

o en

dere

ço se

cret

aria

do@

scap

.pt).

Assin

atur

a:

Grandes Temas em Debate1. Adubos2. Corretivos orgânicos3. Biofertilizantes4. Tecnologias de monitorização5. Técnicas de aplicação6. Agricultura de precisão

Visita técnica na tarde do 2º diaDemonstração de novas tecnologias

PREÇOS DE INSCRIÇÃO

Até 10 de outubro | Após esta dataSócios SCAPe colaboradores da ESA e do ISA 100,00 € | 125,00 €Outros 125,00 € | 150,00 €Estudantes* 50,00 € | 75,00 € O preço inclui documentação, cafés e almoços *Grau de doutoramento incluído

Em 2011, a Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal (SCAP)organizou com assinalável sucesso na Golegã, o 1º SimpósioNacional de Fertilização e Ambiente, que para além de umaabordagem genérica teve como tema central a fertilizaçãoracional das culturas de maior interesse local e o seu potencialimpacto na zona vulnerável da agricultura da região.

Cinco anos volvidos, o conceito de Agricultura IntensivaSustentável tem levado ao desenvolvimento de novosfertilizantes e novas tecnologias de monitorização efertilização das culturas que, em conjunto, permitemaumentar a eficiência de utilização dos fertilizantes pelasplantas e, em simultâneo, reduzir de forma substancial osriscos ambientais associados à prática da fertilização.

Os adubos que disponibilizam gradualmente os nutrientes,as metodologias expeditas de avaliação do estado nutricionaldas culturas, a fertirrega, a adubação foliar e a agriculturade precisão, são “ferramentas” já disponíveis e cuja utilizaçãopermitirá optimizar a fertilização das culturas, com autilização mais racional dos fertilizantes, de modo a conciliara rentabilidade máxima das produções com a preservaçãodo meio ambiente.

Por outro lado, a disponibilidade, no país, de grandesquantidades de resíduos de diferentes origens (saneamentodos agregados populacionais, atividade agrícola e pecuária,indústrias agro-alimentares e florestais e da produção debiocombustíveis), ricos em matéria orgânica e/ou nutrientesvegetais, tem levado a um crescente interesse pela suautilização como corretivos orgânicos do solo, de forma a dar-lhes um destino ambientalmente aceitável e reciclar o seuconteúdo em nutrientes e matéria orgânica. Efetivamente, aredução da disponibilidade dos “estrumes tradicionais” nasexplorações agrícolas e a pobreza em matéria orgânica dageneralidade dos solos nacionais justificam o interesse pelavalorização agrícola destes resíduos. No entanto, uma talvalorização terá de ser feita com um controlo adequado,utilizando técnicas e soluções que minimizem os eventuaisimpactos negativos na qualidade do ambiente.

É neste contexto que a SCAP, enquanto sociedadevocacionada para a promoção e divulgação do conhecimentoagronómico, indispensável para o desenvolvimentosustentável da nossa agricultura, lança a 2ª edição desteevento destinado a: técnicos, investigadores, empresários

Data para entrega e aprovação de resumos:

Até 30 de maio - entrega de resumos de comunicações nosecretariado do evento

Até 15 de junho - comunicação da avaliação efetuada pelacomissão científica e formas de apresentação:oral ou em painel

2º Simpósio Nacional de Fertilização e Ambientenovos fertilizantes, novas tecnologias

agrícolas, estudantes e a todas as empresas de produção edistribuição de adubos e de fertilização em geral; com oobjetivo de promover um amplo debate nacional em tornodestas questões e contribuir para a transferência de novosconhecimentos obtidos nos centros de I&D nacionais paraos seus principais utilizadores.

Ao congregar um vasto universo de potenciais interessadosem torno da fertilização, queremos contribuir também paracriar uma plataforma interativa, capaz de potenciar aorganização e periodicidade desta iniciativa no futuro.

Aceite o nosso desafio e participe!

Sim

sio

Nac

ion

ald

e F

ert

iliz

ação

e A

mb

ien

teno

vos

fert

iliza

ntes

, nov

as te

cnol

ogia

s

Page 15: Boletim informativo semanal Semana 16 17 a 23 de Abril 2016 info semanal 16... · Agrícola Comum (PAC), que tem a ver com a estrutura das explorações. Segundo o último estudo

Comunicado de Imprensa

14 de Abril de 2016

CORRECÇÃO

Glifosato: Parlamento Europeu votou a favor da renovação da autorização Na proposta de resolução para renovação do glifosato, votada ontem no Parlamento Europeu, com 374 a favor, 225 contra e 102 abstenções, os deputados votaram a favor da renovação do glifosato pela Comissão Europeia (CE). De acordo com esta resolução, a CE deve renovar a comercialização do glifosato para 7 anos, em vez de 15, e apenas para utilização profissional. Os eurodeputados pedem agora uma revisão independente e a publicação de todas as provas científicas que a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (AESA) utilizou para a avaliação do glifosato. O próximo passo passa pela votação, em Maio, do Comité Cientifico competente, que aprovará ou rejeitará a proposta da Comissão, por maioria qualificada. Se tal não acontecer, caberá à Comissão Europeia tomar a decisão final. Apesar do resultado da votação, com o qual a Anipla se congratula, António Lopes Dias, diretor-executivo, relembra: “O glifosato representa uma ferramenta fulcral para a produtividade e competitividade da agricultura portuguesa. No entanto, temos que ter em conta que o processo não está terminado. Na decisão final esperamos que os Estados Membros e a Comissão Europeia tenham em consideração a mensagem de aprovação da renovação do glifosato, do Parlamento Europeu, legítimo representante dos cidadãos da União Europeia.”

-----------------------

ANIPLA - Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas

Page 16: Boletim informativo semanal Semana 16 17 a 23 de Abril 2016 info semanal 16... · Agrícola Comum (PAC), que tem a ver com a estrutura das explorações. Segundo o último estudo

Pres

s re

leas

e

EN Press ServiceDirectorate for the MediaDirector - Spokesperson : Jaume DUCH GUILLOTReference No:20160407IPR21781Press switchboard number (32-2) 28 33000

Glyphosate: authorise for just seven yearsand professional uses only, urge MEPsPlenary sessions [13-04-2016 - 14:41]

Given concerns about the carcinogenicity and endocrine disruptive properties ofthe herbicide glyphosate, used in many farm and garden applications, the EUCommission should renew its marketing approval for just 7 years, instead of 15, andfor professional uses only, Parliament says in a resolution voted on Wednesday.MEPs call for an independent review and the publication of all the scientificevidence that the European Food Safety Authority (EFSA) used to assessglyphosate. The European Commission should renew the EU market approval for glyphosate foranother 7 years only instead of 15 as originally proposed, says the non-binding resolution,which was passed by 374 votes to 225, with 102 abstentions. Furthermore, the Commission should not approve any non-professional uses ofglyphosate, say MEPs. The Commission should also reassess its approval of glyphosate in the light of its pendingclassification by the European Chemicals Agency (ECHA), under separate legislation, theyadd. The resolution calls on the Commission to table a new draft in order to better address thesustainable use of herbicides containing glyphosate and also to launch an independentreview of the overall toxicity and classification of glyphosate, based not only on datarelating to carcinogenicity but also on possible endocrine-disruptive properties. Publish the scientific evidence MEPs urge the Commission and the European Food Safety Authority to “immediatelydisclose all the scientific evidence that has been a basis for the positive classification ofglyphosate and the proposed re-authorisation, given the overriding public interest indisclosure”. Green burndown “unacceptable” MEPs also condemn as “unacceptable” the use of glyphosate in a farming practice knownas “green burndown”, i.e. the killing of the actual crop plant prior to harvest in order toaccelerate ripening and facilitate harvesting. This practice leads inter alia to increasedhuman exposure. Glyphosate should not be approved for use in or close to public parks, public playgroundsand public gardens, they add. Next steps National experts sitting in the Standing Committee on Plants, Animals, Food and Feed(Phytopharmaceuticals Section) will vote to adopt or reject the Commission proposal byqualified majority in May. If there is no such majority, it will be up to the EuropeanCommission to decide.

1/2

Page 17: Boletim informativo semanal Semana 16 17 a 23 de Abril 2016 info semanal 16... · Agrícola Comum (PAC), que tem a ver com a estrutura das explorações. Segundo o último estudo

Note for editors Glyphosate is an active substance widely used in herbicides. Patented in the early 1970s,it was introduced to the consumer market in 1974 as a broad-spectrum herbicide andquickly became a best seller. Since its patent expired in 2000, glyphosate has beenmarketed by various companies and several hundred plant protection products containingglyphosate are currently registered in Europe for use on crops. Procedure: Non-legislative resolution

Contact

Further information• Adopted text will be available here (click on 12.04.2016)

: http://www.europarl.europa.eu/plenary/en/texts-adopted.html• Video recording of debate (click on 11.04.2016)

: http://www.europarl.europa.eu/ep-live/en/plenary/video?debate=1460394286250• Video of the press conference

: http://www.europarl.europa.eu/ep-live/en/other-events/schedule• EP research: renewing authorisation for glyphosate

: http://www.europarl.europa.eu/RegData/etudes/ATAG/2016/580894/EPRS_ATA(2016)580894_EN.pdf• European Food Safety Authority (EFSA) risk assessment

:http://www.efsa.europa.eu/sites/default/files/corporate_publications/files/efsaexplainsglyphosate151112en.pdf

• EbS+(11.04.2016): http://ec.europa.eu/avservices/video/player.cfm?ref=I119517

• Video: extracts from the vote on renewal of the approval of the active substance glyphosate:: http://audiovisual.europarl.europa.eu/Assetdetail.aspx?ref=I119322

Political groups• Press release by the EPP group: http://www.eppgroup.eu/press-release/Glyphosate%3A-Yes-to-the-

rules%2C-No-to-ideological-opposition• News pages of the S&D group: http://www.socialistsanddemocrats.eu/newsroom• News pages of the ECR group: http://ecrgroup.eu/news/• News pages of the ALDE group: http://www.alde.eu/press/press-and-release-news/• News pages of the GUE/NGL group: http://www.guengl.eu/news/archives/category/gue-ngl-news• News pages of the Greens/EFA group: http://www.greens-efa.eu/press/70-press-releases.html• News pages of the EFDD group: http://www.efdgroup.eu/newsroom/press-releases

Baptiste CHATAINBXL: (+32) 2 28 40992STR: (+33) 3 881 74151PORT: (+32) 498 98 13 37EMAIL: [email protected]: EP_Environment

Press release

20160407IPR21781 - 2/2

Page 18: Boletim informativo semanal Semana 16 17 a 23 de Abril 2016 info semanal 16... · Agrícola Comum (PAC), que tem a ver com a estrutura das explorações. Segundo o último estudo

Press Release After MEPs vote today to keep the herbicide active substance glyphosate on the EU market, Copa and Cogeca call on the EU to renew its authorization After MEPs vote in Strasbourg today to keep the herbicide active substance glyphosate on the EU market, Copa and Cogeca call on the EU Standing Committee on Plants, animals, Food and Feed (SCoPAFF) to renew its authorization Copa and Cogeca Secretary-General Pekka Pesonen said “The EU Food Safety Authority (EFSA) has confirmed its safety and we expect the EU Commission to prolong the authorization for a further 15 years. We also welcome the fact that with their vote today MEPs acknoweledge the need for farmers and agri cooperatives to remain competitive in the EU at the same time as ensuring consumer safety” He continued “Glyphosate is widely used in herbicides in all EU Member States and an important part of farmers tool box due to its availability and cost-effective price. It is widely used in cereal crops as well as vineyards, fruit and olive production across Europe to help combat weeds that compete with cultivated crops. Without it, production would be jeopardized. This would be disastrous for the EU given the current agricultural crisis and the need to meet increasing world food demand. Chemical control is also a prerequisite for some farming practices such as no-till and minimum-tillage, helping to ensure less greenhouse gas emissions and soil erosion.” He went on to say that glyphosate is the most widely used herbicide in the world. Not approving this active substance would therefore just be to the advantage of non-EU countries that export to the EU, as it would still be part of farmers tool box in these countries.”. Amanda Cheesley Press Officer Copa-Cogeca WWW.copa-cogeca.eu Tel. : + 32 (0)2 287 27 90 Mobile +32 (0) 474 84 08 36 [email protected]