Boletim Integração - ano 2, n.10 (Janeiro/2016)

7
Realizado em Goiânia nos dias 26 e 27 de novembro, com a participação expressiva de cerca de 200 dirigentes, cooperados e colabo- radores do Sistema Unimed no Centro-Oeste e Tocantins, além de convidados de outros Estados, o VI Simpósio Unimed Cerrado debateu os “Desafios da Mudança do Modelo Assistencial do Sistema Unimed”. Em praticamente todas as oficinas, reuniões e mesas-redondas, que integraram a programação do evento, os participantes manifestaram e apoiaram a necessidade desta mudança e a importância da adoção de um modelo que tire o foco central do diagnóstico e tratamento de doenças e volte a atenção para a prevenção de enfermidades e a promoção da qualidade de vida da população. Na abertura oficial do evento, o presidente da Unimed Cerrado, José Abel Ximenes, disse que o modelo de atenção integral à saúde, que há décadas vem sendo adotado pelas principais nações desenvolvidas, especialmente europeias, precisa urgentemente ser implementado na saúde suplementar brasileira e o Sistema Unimed, que foi pioneiro na implantação do cooperativismo de trabalho médico no País, pode também mostrar seu pioneirismo na imple- mentação deste novo modelo “O Sistema Unimed tem, a nosso ver, a respon- sabilidade e a obrigação de liderar esse processo de mudança do nosso modelo assistencial”, declarou Ximenes. Os participantes do simpósio foram unânimes ao afirmar que a adoção deste novo modelo é fundamental para assegurar mais saúde à população e para garantir a sobrevivência do sistema de saúde, tanto público quanto privado, pois os gastos com diagnóstico e caros tratamentos vêm inviabilizando o funciona- mento do setor. Boletim das Unimeds dos Estados de Goiás e Tocantins e do Distrito Federal Nº 10 | Ano 01 VI Simpósio Unimed Cerrado reforça a necessidade de mudança no modelo assistencial VI Simpósio Unimed Cerrado: abertura Ainda na solenidade de abertura, a especialista em Regulação da Agência Nacional de Saúde Suple- mentar, Tatiana Pereira das Neves Gamarra (foto), falou sobre a importância da qualificação das ope- radoras e sobre a mudan- ça nos parâmetros assis- A visão da ANS tenciais de saúde na visão do órgão regulador. Uma mudança que, de acordo com a maioria dos palestrantes do simpósio, exige o engajamento dos médicos e a conscientização dos usuários. Mas, antes de tudo, segundo Cloer Vescia Alves, coordenador do Comitê de Atenção Integral à Saúde da Unimed do Brasil, e Paulo Magno do Bem Filho, superintendente de Atenção à Saúde da Unimed Vitória (ES), é necessária a decisão dos dirigentes.

description

Boletim Integração - ano 1, n.10 (Janeiro/2016)

Transcript of Boletim Integração - ano 2, n.10 (Janeiro/2016)

Realizado em Goiânia nos dias 26 e 27 de novembro, com a participação expressiva de cerca de 200 dirigentes, cooperados e colabo-radores do Sistema Unimed no Centro-Oeste e Tocantins, além de convidados de outros Estados, o VI Simpósio Unimed Cerrado debateu os “Desafios da Mudança do Modelo Assistencial do Sistema Unimed”.

Em praticamente todas as oficinas, reuniões e mesas-redondas, que integraram a programação do evento, os participantes manifestaram e apoiaram a necessidade desta mudança e a importância da adoção de um modelo que tire o foco central do diagnóstico e tratamento de doenças e volte a atenção para a prevenção de enfermidades e a promoção da qualidade de vida da população.

Na abertura oficial do evento, o presidente da Unimed Cerrado, José Abel Ximenes, disse que o modelo de atenção integral à saúde, que há décadas vem sendo adotado pelas principais nações desenvolvidas, especialmente europeias, precisa urgentemente ser implementado na saúde suplementar brasileira e o Sistema Unimed, que foi pioneiro na implantação do cooperativismo de trabalho médico no País, pode também mostrar seu pioneirismo na imple-mentação deste novo modelo

“O Sistema Unimed tem, a nosso ver, a respon-sabilidade e a obrigação de liderar esse processo de mudança do nosso modelo assistencial”, declarou Ximenes. Os participantes do simpósio foram unânimes ao afirmar que a adoção deste novo modelo é fundamental para assegurar mais saúde à população e para garantir a sobrevivência do sistema de saúde, tanto público quanto privado, pois os gastos com diagnóstico e caros tratamentos vêm inviabilizando o funciona-mento do setor.

Boletim das Unimeds dos Estados de Goiás e Tocantins e do Distrito Federal Nº 10 | Ano 01

VI Simpósio Unimed Cerrado reforça a necessidade de mudança no modelo assistencial

VI Simpósio Unimed Cerrado: abertura

Ainda na solenidade de abertura, a especialista em Regulação da Agência Nacional de Saúde Suple-mentar, Tatiana Pereira das Neves Gamarra (foto), falou sobre a importância da qualificação das ope-radoras e sobre a mudan-ça nos parâmetros assis-

A visão da ANS

tenciais de saúde na visão do órgão regulador.

Uma mudança que, de acordo com a maioria dos palestrantes do simpósio, exige o engajamento dos médicos e a conscientização dos usuários. Mas, antes de tudo, segundo Cloer Vescia Alves, coordenador do Comitê de Atenção Integral à Saúde da Unimed do Brasil, e Paulo Magno do Bem Filho, superintendente de Atenção à Saúde da Unimed Vitória (ES), é necessária a decisão dos dirigentes.

No dia 26, a programação do VI Simpósio Unimed Cerrado incluiu oficinas em várias áreas. Na Oficina de Mercado, a gerente de Comercial, Produtos e Operações da Unimed do Brasil, Cíntia Martins, detalhou dados do mercado de saúde suplementar e da atual situação econômica do País, e a analista de Comunicação Ana Carolina Giarrante falou sobre Gerenciamento de Crises.

Na Oficina de Tecnologia da Informação (TI), a coordenadora da Confederação, Luciana Yone-zawa Tamada, falou sobre o envio de dados à ANS, pesquisas e principais dificuldades e a próxima versão do padrão TISS. Na oficina Contábil, Janaína Oliveira Lana Martins, da Assessoria Contábil da Unimed do Brasil, esclareceu temas relativos ao GT de Solvência ANS, plano de contas para 2016 e audiência pública da ANS sobre a reforma da Resolução Normativa nº 159.

A programação contou ainda com uma oficina Jurídica e a oficina do Núcleo de Desenvolvi-mento Humano (NDH), ministrada por Nemízio Souza, e que resultou na criação do Comitê de NDH da Unimed Cerrado, integrado por Unimeds federadas. Também foram realizadas reuniões do conselho federativo, com a participação de diretores da Unimed do Brasil, e dos comitês de TI, Mercado e de NDH.

Editorial

Dr. José Abel XimenesPresidente

Dr. Walter Cherubim BuenoDiretor de Integração Cooperativista

Mais saúde a todos (as)em 2016!

Oficinas e reuniões também marcaram a programação

Nesta edição do nosso informativo Integração, queremos compartilhar com todos um pouco do sucesso do VI Simpósio da Unimed Cerrado. Durante dois dias, dirigentes e técnicos da Unimed Cerrado e das singulares federadas puderam debater com especialistas o futuro da assistência à saúde no Brasil.

Pela primeira vez, o simpósio realizado desde 2008 aconteceu na sede da Federação, o que aproximou mais os participantes e propor-cionou uma grande sinergia, que, certamente, vai resultar em importantes mudanças em nossas cooperativas e em nosso modelo assistencial.

Com esse simpósio, encerramos 2015 de forma positiva, com mais conhecimentos, debates e um intercâmbio de experiências que, segura-mente, nos preparam melhor para enfrentar e superar os desafios do novo ano e seguir mais fortes em busca de nossos objetivos.

Assim, fortalecidos, iniciamos 2016 na expectativa de dias melhores. E cada um de nós pode e deve contribuir com a construção deste mundo melhor que todos buscam.

O cooperativismo nos mostra um bom caminho para alcançarmos esse objetivo. Nossos princípios básicos, como a união, o trabalho, a solidariedade, a equidade, a igualdade e a responsabilidade, são também princípios fundamentais para uma sociedade melhor.

Que em 2016, possamos continuar juntos nessa caminhada e aproveitarmos cada minuto do novo ano para fazermos o melhor e nos tornarmos pessoas cada vez melhores e mais felizes.

INTEGRAÇÃO é um informativo da Federação das Unimeds dos Estados de Goiás e Tocantins e do Distrito Federal voltado às Unimeds federadas. Diretoria Executiva: Dr. José Abel Ximenes, presidente; Dr. Danúbio Antônio de Oliveira, diretor Adm/Financeiro; Dr. José de Oliveira e Silva, diretor de Mercado; Dr. Walter Cherubim Bueno, diretor de Integração Cooperativista. Jornalista Responsável: Rosane Rodrigues da Cunha (MTB 764/jp). Edição e Diagramação: Departamento de Marketing. www.unimedcerrado.com.br - Impressão: Gráfica Art3

Mesas-redondas abordam casos de sucesso e mudanças na educação

Ao falar sobre a visão e Proposta da Unimed do Brasil, Cloer Vescia Alves, coordenador do Comitê de Atenção Integral à Saúde da Unimed do Brasil, disse que o Sistema Unimed, que já mudou seu modelo de governança e outras práticas, agora precisa mudar o modelo de assistência, porque o atual não vai bem. Segundo ele, o custo desta mudança não vem tanto ao caso, pois não mudar já está custando caro.

Paulo Magno do Bem Filho, superintendente de Atenção à Saúde da Unimed Vitória (ES), falou sobre a experiência da cooperativa capixaba com o Unimed Personal, que adota um novo modelo de assistência aos usuários, baseado na atenção primária, mapeamento e gestão de riscos.

José Augusto Ferreira, diretor de Provimento de Saúde da Unimed Belo Horizonte (MG), explicou o funcionamento do Unimed Pleno, plano que começou a ser comercializado pela cooperativa em 2013 e é uma alternativa de assistência que vem resgatando a essência da relação entre médicos e pacientes.

O médico Alexandre Taleb, coordenador do Núcleo de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), falou sobre a teleducação e sobre o curso da Atenção Integral à Saúde, que será promovido em 2016 pela Unimed Cerrado em parceria com a UFG e Sescoop.

“Cumprimento a diretoria da Unimed Cerrado pelo simpósio e pelo tema escolhido” - Francisco Martins da Silva, presidente da Unimed Morrinhos

Dirigentes destacam a importância do Simpósio Unimed Cerrado

“A Unimed Cerrado acertou na escolha do tema, pois a atenção integral à saúde é hoje um dos mecanismos essenciais para enfrentar o alto custo imposto às operadoras pela agência reguladora e pela concorrência. Já agendamos a ida dos palestrantes do VI Simpósio da Unimed Cerrado a Cuiabá para um debate com os dirigentes do Estado sobre a assistência integral à saúde” - João Bosco de Almeida Duarte, presidente da Unimed Cuiabá

“O tema do simpósio foi muito oportuno, pois o momento requer mudança e a expectativa é que a partir deste simpósio os participantes tomem posições que venham contemplar a questão assistencial e a promoção à saúde” - Jamal Nasser Hadad, presidente da Federação das Unimeds do Mato Grosso do Sul

“Parabéns à Unimed Cerrado pela escolha do tema do simpósio, que é o principal desafio dos setores público e privado” - Valdmário Rodrigues Júnior, diretor de Integração Cooperativista e Mercado da Unimed do Brasil

“O simpósio mostrou que a mudança do modelo de gestão é o caminho para a sobrevivência do Sistema Unimed” - Wender Barbosa de Freitas, presidente da Unimed Regional Sul Goiás

“Parabéns aos organizadores e palestrantes pelo tema abordado, que agora temos o desafio de colocar em prática’’ - Oscar Rodolfo Salvatierra, presidente da Unimed Goianésia

“O VI Simpósio da Unimed Cerrado foi um sucesso com a participação da maioria dos dirigentes das Unimeds da nossa região, assim como de um número significativo dos colaboradores das singulares. Os temas escolhidos contaram com aceitação praticamente unânime, tivemos a felicidade de realizar o simpósio em nossa sede, o que nos deu a oportunidade de utilizar o belo e moderno Centro de Desenvolvimento Humano da Unimed Cerrado com instalações confortáveis e modernas” - Danúbio Antonio de Oliveira, diretor Administrativo-Financeiro e de Regulação da Unimed Cerrado

“O simpósio mostrou a todos um novo modelo assistencial que traz ganhos para o cliente, para o médico, para operadora e para toda a sociedade” - José de Oliveira e Silva, diretor de Mercado da Unimed Cerrado

“A discussão de experiências de sucesso de Unimeds de grande porte com um novo modelo de assistência foi importante para mostrar às demais Unimeds que a mudança é possível” - Walter Cherubim Bueno, diretor de Integração Cooperativista da Unimed Cerrado

‘‘Esse Simpósio foi um marco na história da Federação” - Martúlio Nunes Gomes, diretor-presidente da Unimed Rio Verde

Unimed Regional Sul Goiás promove a 15ª Caminhadada Saúde

A Unimed Regional Sul Goiás encerrou 2015 com foco na promoção à saúde, prevenção de doenças e compromisso social com a realização da 15ª edição da Caminhada da Saúde, que aconteceu no dia 20 de dezembro e reuniu colaboradores, beneficiários e comunidade de Itumbiara e região.

Os participantes trocaram alimentos não pere-cíveis por camisetas usadas no evento. Os alimentos arrecadados foram doados a entidades e famílias necessitadas. A caminhada acontece anualmente com o apoio de diversos parceiros da Unimed e é especial, pois estimula a cons-cientização da população acerca da importância da realização de atividades físicas diárias e prática de hábitos saudáveis para a manutenção da qualidade de vida, além de contribuir social-mente com a arrecadação e doação de cestas de alimentos.

A concentração ocorreu no Espaço Arraiá com ponto de apoio para hidratação, aferição de pressão arterial e fornecimento de protetor solar, reafirmando os cuidados com a saúde. Com disposição e alegria, todos caminharam na Avenida Beira Rio com a excelente vista para o Rio Paranaíba.

Unimed Vale do Corumbá no combate ao câncer de próstataO câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens e, em 2014, foi responsável por quase 14 mil mortes no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Muitos destes óbitos poderiam ter sido evitados com o diagnóstico precoce da doença.

Ciente disso, a Unimed Vale do Corumbá aproveitou a campanha Novembro Azul, voltada para a prevenção da doença, e realizou no dia 28 de novembro sua segunda caminhada contra o câncer de próstata. A caminhada pelas ruas centrais de Ipameri reuniu cerca de 70 pessoas, a maioria homens.

Dia da Gentileza inspira ação social na Unimed Palmas

Com a campanha “Pratique Gentileza” em refe-rência ao Dia Mundial da Gentileza, comemorado em 13 de novembro, a Unimed Palmas buscou incentivar ações de solidariedade no ambiente corporativo. O objetivo, além de estimular a gentileza entre os colaboradores, foi arrecadar kits de higiene pessoal para a doação à Liga Feminina de Combate e Prevenção ao Câncer.

As doações começaram no dia 13 e terminaram no fim do mês, com a entrega de mais de 70 kits de higiene em dezembro. Os colaboradores foram incentivados a doarem o kit de higiene com um cartão aos pacientes que estão enfrentando o câncer. Palavras acolhedoras, de incentivo e de esperança, foram colocadas junto com escova de dente, creme dental, sabonete e fio dental.

O presidente da Unimed Palmas, Ricardo do Val Souto, reforçou a importância da ação. “Trabalhar a gentileza corporativa é de suma importância para o bom relacionamento entre os colabo-radores. A proposta da ação é estender esse movimento para fora do ambiente de trabalho e atingir diretamente outras pessoas, transfor-mando pequenos gestos em grandes movimentos de gentileza”, destacou.

A Unimed Cerrado agradece ao Sistema OCB/Sescoop-GO, que tão bem coordenou a realização do Dia C no Estado, e parabeniza todas as singulares e os voluntários que acreditaram e participaram do Dia C 2015.

Além das Unimeds Anápolis, Morrinhos e Vale do Corumbá (Ipameri), as Unimeds Norte Goiano (Uruaçu) e Porangatu também parti-ciparam das ações do Dia C - em parceria com a Unimed Cerrado, as singulares promoveram palestras educativas voltadas para a promoção da saúde e a prevenção de doenças.

As tocantinenses Unimeds Araguaína, Gurupi e Palmas também participaram do Dia C, desen-volvendo vários projetos sociais e beneficiando centenas de pessoas.

OCB/Sescoop-GO destaca a importância da participação das Unimeds no Dia C

A importância da participação da Unimed Cerrado e das federadas Unimed Anápolis, Morrinhos e Vale do Corumbá (Ipameri) no Dia C-Dia de Cooperar 2015 foi destacada pelo Sistema OCB/Sescoop-GO nos certificados entregues a cada uma delas. O documento ressalta que essa participação “contribuiu de forma expressiva para a realização do Dia C em Goiás e reforçou o compromisso do setor com o sétimo princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comu-nidade”.

Em ofício endereçado às cooperativas, o presidente do Sistema OCB/Sescoop-GO, Joaquim Guilherme de Souza, agradeceu a participação de todos que acreditaram no projeto e muito contribuíram para que o Dia C tivesse êxito e sucesso. “Temos a convicção que cada uma das cooperativas e das pessoas que ajudaram a fazer o Dia C acontecer vão ter excelentes histórias para contar”, afirmou.

Parte das histórias da Unimed Cerrado, das Unimeds federadas e de outras 50 cooperativas que participaram do Dia C em Goiás pode ser lida no livro “Histórias para emocionar”, editado pelo Sistema OCB/Sescoop-GO. A publicação apre-senta ainda alguns números relevantes do Dia C, como o número de voluntários participantes e de pessoas beneficiadas.

“Esta é a segunda edição do impresso com as compilações dos trabalhos. Em apenas dois anos, alcançamos juntos resultados significativos e sabemos que unidos podemos muito mais. Isso nos anima a continuar e a almejar números maiores para 2016”, disse o presidente.

Unimed Cerrado parabeniza a OCB/Sescoop e as federadas

INTEGRAÇÃO O boletim Integração quer mostrar ao Sistema Unimed o que as singulares federadas estão fazendo. Envie suas notícias para: [email protected]

FAÇA PARTE

Diversão, brindes e homenagens na Unimed Araguaína

Turma do Gescoop: curso concluído

A Unimed Norte Goiano celebrou as realizações de 2015 com uma grande e animada festa para seus cooperados, prestadores de serviços e colaboradores. Batizada de “Boteco dos Coope-rados”, a confraternização aconteceu no dia 6 de dezembro, no Rancho Lago Azul, em Uruaçu.

A festa começou às 10 horas e contou com a participação de médicos cooperados de Nique-lândia e Uruaçu e prestadores de serviço, familiares e colaboradores da Unimed Norte Goiano. O presidente da cooperativa e diretor de Mercado da Unimed Cerrado, José de Oliveira e Silva, participou de toda a festa, que teve muitos e bons momentos de descontração, diversão, comida boa e música para todos os gostos. A turma aprovou e garante que em 2016 tem mais.

Confraternização no Boteco dos Cooperados da Unimed Norte Goiano

Janeiro/2016

A Unimed Araguaína realizou, no dia 5 de dezembro, sua festa anual de confraternização dos colaboradores, que recebeu o nome de I Gincamed. Como não poderia deixar de ser, a animação foi total do início ao fim do evento, que teve brincadeiras, música ao vivo, amigo secreto, distribuição e sorteio de brindes.

Teve também uma homenagem aos diretores, que receberam dos colaboradores placas com textos que expressavam o respeito, admiração e gratidão da equipe. Essa homenagem foi uma forma encontrada pelos colaboradores para agradecer o reconhecimento da diretoria pelo trabalho de cada um durante todos os dias do ano. Com a festa, colaboradores e diretores encerraram 2015 com chave de ouro e mais unidos e animados para receber o novo ano.

Unimed Morrinhos oferece benefícios aos cooperados

A Unimed Morrinhos, a exemplo de anos anteriores, fechou 2015 com um saldo positivo, princi-palmente em relação aos benefícios oferecidos aos seus 48 cooperados. A Cooperativa de Trabalho Médico patrocinou a quitação da anuidade de seus cooperados junto ao Cremego.

Além disso, também pagou o Seguro Serit, seguro pessoal. Uma maneira de prestigiar e garantir maior comodidade aos médicos, o que também terá continuidade no ano de 2016.