Boletim Integração - ano 2, n.12 (Abril/2016)

8
Boletim das Unimeds dos Estados de Goiás e Tocantins e do Distrito Federal Nº 12 | Ano 02 Com a participação de todas as 17 Unimeds fe- deradas e de sua diretoria executiva, a Federação das Unimeds dos Estados de Goiás e Tocantins e do Distrito Federal (Unimed Cerrado) realizou, no dia 18 de março, sua primeira Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2016. Em pauta, assuntos como a prestação de contas, do relatório de Gestão e Sustentabilidade 2015, do balanço e demonstrativo dos resultados e a destinação das sobras. Os presidentes e representantes das singulares; o presidente da Unimed Cerrado, José Abel Ximenes; o diretor de Mercado, José de Oliveira e Silva; e o diretor de Integração Cooperativista e Desenvolvimento Institucional, Walter Che- rubim Bueno, acompanharam a apresentação das contas pelo diretor Administrativo-Financeiro e de Regulação, Danúbio Antonio de Oliveira. As contas e o relatório das ações da Federação referentes a 2015 foram aprovados por unanimi- dade pelas singulares, que também conheceram o Plano de Desenvolvimento Organizacional (PDO) 2016.Elaborado pelos gestores e pela diretoria executiva, o PDO 2016 inclui uma análise do cenário atual do mercado de saúde suplementar, da economia e do ambiente sociocultural interno e externo e seus impactos nas ações do Sistema Unimed. Inclui também um amplo plano de trabalho para 2016. Federação reúne Singulares em Assembleia Geral Ordinária Eleito Conselho Fiscal 2016/17 A AGO ainda elegeu o Conselho Fiscal 2016/2017 da Unimed Cerrado. Foram eleitos os con- selheiros Olímpio Leite (Unimed Planalto), Mário de Souza Netto (Unimed Gurupi), Sérgio Godoy Mendes (Unimed Anápolis), Renato Luciano Lima (Unimed Mineiros), Paulo Afonso Figuei- redo (Unimed Caldas Novas) e William Santos Vinhadelli (Unimed Regional Sul Goiás). O Conselho Fiscal tem a função de fiscalizar a parte administrativa e financeira da Federação. Primeira AGO 2016: Participação total Unimed Vale do Corumbá comemora bons resultados A Unimed Vale do Corumbá(Ipameri) realizou sua Assembleia Geral Ordinária (AGO), no dia 21 de março, com a participação dos cooperados, do gerente geral da Unimed Cerrado, HelsonStumpf, e de sua diretoria - Alessandro de Souza Rosa (presidente), José Roberto Costa Marot (diretor Administrativo) e Ângela Cinira Nunes Diogo (diretora Financeira). O presidente explicou que a cooperativa teve uma sobra de R$ 1.158.890,00, valor destinado ao fundo de contingências da singular. A Unimed Vale do Corumbá também fechou 2015 com uma margem líquida de 8,8%, resultado comemorado na AGO. Helson (esq.), Alessandro, José Roberto e Ângela

description

Boletim Integração - ano 2, n.12 (Abril/2016)

Transcript of Boletim Integração - ano 2, n.12 (Abril/2016)

Page 1: Boletim Integração - ano 2, n.12 (Abril/2016)

Boletim das Unimeds dos Estados de Goiás e Tocantins e do Distrito Federal Nº 12 | Ano 02

Com a participação de todas as 17 Unimeds fe-deradas e de sua diretoria executiva, a Federação das Unimeds dos Estados de Goiás e Tocantins e do Distrito Federal (Unimed Cerrado) realizou, no dia 18 de março, sua primeira Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2016. Em pauta, assuntos como a prestação de contas, do relatório de Gestão e Sustentabilidade 2015, do balanço e demonstrativo dos resultados e a destinação das sobras.

Os presidentes e representantes das singulares; o presidente da Unimed Cerrado, José Abel Ximenes; o diretor de Mercado, José de Oliveira e Silva; e o diretor de Integração Cooperativista e Desenvolvimento Institucional, Walter Che-rubim Bueno, acompanharam a apresentação das contas pelo diretor Administrativo-Financeiro e de Regulação, Danúbio Antonio de Oliveira.

As contas e o relatório das ações da Federação referentes a 2015 foram aprovados por unanimi-dade pelas singulares, que também conheceram o Plano de Desenvolvimento Organizacional (PDO) 2016.Elaborado pelos gestores e pela diretoria executiva, o PDO 2016 inclui uma análise do cenário atual do mercado de saúde suplementar, da economia e do ambiente sociocultural interno e externo e seus impactos nas ações do Sistema Unimed. Inclui também um amplo plano de trabalho para 2016.

Federação reúne Singulares em Assembleia Geral Ordinária

Eleito Conselho Fiscal 2016/17

A AGO ainda elegeu o Conselho Fiscal 2016/2017 da Unimed Cerrado. Foram eleitos os con-selheiros Olímpio Leite (Unimed Planalto), Mário de Souza Netto (Unimed Gurupi), Sérgio Godoy Mendes (Unimed Anápolis), Renato Luciano Lima (Unimed Mineiros), Paulo Afonso Figuei-redo (Unimed Caldas Novas) e William Santos Vinhadelli (Unimed Regional Sul Goiás). O Conselho Fiscal tem a função de fiscalizar a parte administrativa e financeira da Federação.

Primeira AGO 2016: Participação total

Unimed Vale do Corumbá comemora bons resultados

A Unimed Vale do Corumbá(Ipameri) realizou sua Assembleia Geral Ordinária (AGO), no dia 21 de março, com a participação dos cooperados, do gerente geral da Unimed Cerrado, HelsonStumpf, e de sua diretoria - Alessandro de Souza Rosa (presidente), José Roberto Costa Marot (diretor Administrativo) e Ângela Cinira Nunes Diogo (diretora Financeira). O presidente explicou que a cooperativa teve uma sobra de R$ 1.158.890,00, valor destinado ao fundo de contingências da singular. A Unimed Vale do Corumbá também fechou 2015 com uma margem líquida de 8,8%, resultado comemorado na AGO.

Helson (esq.), Alessandro, José Roberto e Ângela

Page 2: Boletim Integração - ano 2, n.12 (Abril/2016)

INTEGRAÇÃO é um informativo da Federação das Unimeds dos Estados de Goiás e Tocantins e do Distrito Federal voltado às Unimeds federadas. Diretoria Executiva: Dr. José Abel Ximenes, presidente; Dr. Danúbio Antônio de Oliveira, diretor Adm/Financeiro; Dr. José de Oliveira e Silva, diretor de Mercado; Dr. Walter Cherubim Bueno, diretor de Integração Cooperativista. Jornalista Responsável: Rosane Rodrigues da Cunha (MTB 764/jp). Edição e Diagramação: Departamento de Marketing. www.unimedcerrado.com.br - Impressão: Gráfica Art3

Criado há três anos, o serviço de call center da Unimed Cerrado já atende 12 singulares federadas: Unimeds Anápolis, Araguaína, Caldas Novas, Catalão, Goianésia, Gurupi, Mineiros, Morrinhos, Norte Goiano (Uruaçu), Porangatu, Vale do Corumbá (Ipameri) e Vale do São Patrício (Ceres). Para avaliar o grau de satisfação destas cooperativas, alinhar ações de trabalho e debater sugestões para aperfeiçoar o serviço, a Federação iniciou um ciclo de visitas às singulares.

A primeira visita aconteceu no início de março na Unimed Anápolis. O supervisor do call center, Stanley do Brasil, reuniu-se com a gerência e colaboradores das áreas de atendimento e auto-rização da cooperativa. De acordo com Stanley, a avaliação dos serviços prestados foi positiva e o rápido atendimento mereceu elogios.

“Também conversamos sobre expectativas em relação a futuros projetos e acertamos um novo treinamento para o call center com o intuito de melhorar ainda mais a comunicação e estreitar as relações entre as Unimeds”, disse, ressaltando que as visitas devem ser estendidas a outras singulares.

Editorial

Dr. José Abel XimenesPresidente

Dr. Walter Cherubim BuenoDiretor de Integração Cooperativista

Cuidando da vida e do meio ambiente

Unimed Anápolis avalia Call Center

Em 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou oito metas a serem cumpridas por 191 países membros com o objetivo de tornar o mundo mais justo, pacífico e susten-tável. Uma das metas desta agenda global, conhecida como Objetivos de Desenvolvi-mento do Milênio (ODM), buscava garantir mais qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.

Em agosto de 2015, a Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável atualizou os ODM e o resultado foi a aprovação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que contemplam 17 objetivos, 169 metas a serem cumpridas nos próximos 15 anos e reforçam a importância da sustentabilidade.

O desenvolvimento sustentável proposto pela ONU já faz parte da agenda do Sistema Unimed há mais de uma década e meia. A preservação do meio ambiente e o estímulo ao consumo consciente, à economia de água e de energia elétrica são vertentes desta ampla política de sustentabilidade, que, a cada ano, vem ganhado mais corpo nas cooperativas.

Nesta edição, vamos conhecer um pouco do que vem sendo feito pela Federação e pelas Unimeds Regional Sul Goiás (Itumbiara) e Vale do Corumbá (Ipameri) para contribuir com a preservação do meio ambiente e com a construção de um mundo sustentável. São pequenos gestos que devem fazer parte da rotina de todos para que, juntos, possamos tornar a vida melhor.

Saudações cooperativistas

Saiba mais...Disponível a todas as singulares federadas, o serviço de call center segue à risca as exigência legais para o funcionamento deste canal de comunicação. O serviço conta com modernos equipamentos, atendentes capacitados e disponibiliza um número 0800 exclusivo para cada Unimed. Para conhecer as vantagens da contratação deste call center, a singular deve entrar em contato com a Unimed Cerrado.

Page 3: Boletim Integração - ano 2, n.12 (Abril/2016)

A cooperativa Unimed Palmas comemorou, em março, 24 anos de funcionamento e com números que demonstram a grandeza a e importância de seu trabalho. Apenas em 2015, a Unimed Palmas prestou 100.642 atendimentos a seus bene-ficiários próprios e de intercâmbio, incluindo consultas, exames e procedimentos hospitalares. Atualmente, a Unimed Palmas conta com cerca de 40 mil beneficiários, 228 médicos cooperados e nove hospitais, 79 clínicas e 23 laboratórios credenciados.

O Hospital Unimed Palmas (HUP) conta com leitos, salas cirúrgicas, pronto-socorro consti-tuído de pronto atendimento e área de emer-gência. Além da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o Centro de Diagnóstico por Imagem, com equipamentos de alta tecnologia, o HUP conta também com um sofisticado arco cirúrgico, modelo BV 300, equipamento que disponibiliza importantes recursos para a realização de cirurgias avançadas e melhor resolução dos procedimentos.

Outro grande diferencial da Unimed Palmas é o Serviço de Especialidades Médicas (SEME) criado com o objetivo de melhorar o acesso do beneficiário ao serviço médico, oferecendo consultas não urgentes e pré-agendadas nas áreas de pediatria, clínica geral, neurologia, além de pequenos procedimentos de enfermagem.

Duas outras importantes conquistas da Unimed Palmas são a parceria com o Sistema OCB/ SescoopTO, que promove a capacitação profissio-nal dos colaboradores da cooperativa, e o projeto Unimed Cuida, voltado para a saúde preventiva. Tudo com foco na melhoria dos processos de trabalho.

A Unimed Palmas também vem promovendo uma recuperação econômica e financeira contínua para trazer, a cada ano, novidades para os beneficiários e colaboradores. O presidente da singular, Ricardo do Val Souto, reforçou o desenvolvimento da cooperativa. “Continuamos sendo o único plano com estrutura completa em Palmas e estamos sempre em busca de prestar o melhor serviço aos nossos beneficiários, colabo-radores e aos médicos cooperados. São 24 anos de superação e conquistas sempre orientados pelos princípios cooperativistas e de responsabilidade

Unimed Palmas comemora 24 anos com cerca de 40 mil beneficiários

UTI do Hospital Unimed Palmas completa um ano

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Unimed Palmas completou, no dia 10 de março, um ano de funcionamento. Com 10 leitos no total, sendo dois de isolamento, a UTI atende as demandas do HUP tornando-o um hospital completo.

Para o presidente da Unimed Palmas, Ricardo do Val Souto, esse é um momento de comemoração para a cooperativa. “Completar um ano prestando um atendimento excelente, consolida o trabalho do hospital como referência no Estado”, salientou.

Para o diretor administrativo do Hospital Unimed Palmas, Francisco Almeida de Carvalho, a UTI melhorou a unidade. “Depois de seis meses de funcionamento, já começamos a ter um movimento importante atingindo 80% de ocu-pação da UTI. Essa instalação é muito importante no Hospital, é um diferencial de atendimento”, reforçou.

social, que é a missão da Unimed”, destacou.

Ricardo do Val Souto: 24 anos de desenvolvimento

Com informações: Unimed Palmas

Page 4: Boletim Integração - ano 2, n.12 (Abril/2016)

Singulares federadas participam de oficina de construção do Guia Médico

Colaboradores responsáveis pela criação do Guia Médico das Unimeds Anápolis, Araguaína, Ca-talão, Gurupi, Jataí, Mineiros, Palmas, Planalto (Luziânia), Regional Sul Goiás (Itumbiara) e Rio Verde participaramde uma oficina promovida pela Unimed Cerrado para orientar as federadas sobre a elaboração deste documento. A Oficina de Construção do Guia Médico foi ministrada pelo responsável pelo marketing da Federação, Fernando Gomes, no dia 22 de março.

Para facilitar a participação das singulares, a oficina foi realizada na sede da Federação, em Goiânia, e transmitida por videoconferência e stream às cooperativas. O analista de marketing orientou e esclareceu dúvidas dos participantes sobre todas as etapas a serem seguidas para a criação do guia, enfocando as normas e informa-

Assessoria permanenteàs singulares

ções obrigatórias previstas na Instrução Norma-tiva número 52 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e na nova versão do Manual de Construção do Guia Médico da Unimed do Brasil.

Ele ressaltou também a importância da homo-logação do guia junto à Unimed do Brasil e seu impacto na classificação do Ranking de Inter-câmbio da confederação. “Foi realizado um passo a passo sobre a construção, esclarecendo as dú-vidas das Unimeds e orientando sobre o processo de envio do material, prazos e a homologação do mesmo por parte da Unimed do Brasil”, explica Fernando Gomes, ressaltando que a oficina foi organizada pela Federação devido a dificuldades que algumas Unimeds enfrentavam para a criação e homologação do Guia Médico.

A Unimed Cerrado oferece um serviço de assessoria permanente às singulares nas áreas de marketing e comunicação, tudo em conformidade com as normas da Central da Marca da Unimed do Brasil. Qualquer demanda nestas áreas pode ser encaminhada à Federação pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (62) 3221- 5142.

Page 5: Boletim Integração - ano 2, n.12 (Abril/2016)

Unimeds federadas agradecem o apoio da Federação na construção do Guia Médico

Apesar de já ter acesso ao novo Manual de Construção do Guia Médico, criado e disponibilizado pela Unimed do Brasil, grande parte das Unimeds tinha dúvidas sobre a criação do guia. E a oficina, promovida pela Unimed Cerrado, ajudou a solucionar as pendências e a habilitar as singulares federadas a buscar a homologação de seu novo guia.

“Participei da oficina juntamente com Alan Ourives, analista de Qualidade da cooperativa, e consideramos o evento bastante esclarecedor. A facilidade da transmissão por vídeo contribuiu muito e as informações foram importantes para viabilizar a homologação do nosso guia médico. A Federação está de parabéns”.Keilah Maria da SilvaGerente Administrativa da Unimed Catalão

“Na Unimed Araguaína, ainda tínhamos dúvidas sobre a criação do guia e a oficina nos ajudou a saná-las. As orientações foram bem claras e sempre temos contado com uma assessoria prestativa e atenciosa por parte da Unimed Cerrado”. Gertrudes Sena Secretária da Unimed Araguaína

Unimed Morrinhos realiza Assembleia Geral Ordinária e homenageia pioneiro

com a apresentação dos resultados das contas referentes ao ano de 2015. Composta por 47 médicos, a Unimed Morrinhos teve uma sobra de R$ 172.962,38, valor que foi destinado a compor o Patrimônio Liquido da cooperativa.

Durante a AGO, também foi feita uma homenagem ao cooperado Gildo Vieira Campos, um dos fundadores da Unimed Morrinhos. Ele recebeu do presidente Francisco Martins da Silva e do vice-presidente Walter Cherubim Bueno uma placa de agradecimento pela contribuição com o Sistema Unimed. Houve ainda um sorteio de brindes entre os cooperados que participaram da assembleia.

Realizada no dia 8 de março, a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Unimed Morrinhos foi aberta

Walter (esq.), Gildo e Francisco: justa homenagem

Page 6: Boletim Integração - ano 2, n.12 (Abril/2016)

Federação e Singulares promovem ações em busca da sustentabilidade ambiental

O uso racional de energia elétrica e de água e o consumo consciente de produtos descartáveis, como copos e papel, têm sido preocupações constantes nas Unimeds, que buscam, assim, contribuir para o desenvolvimento sustentável do Sistema Unimed e a proteção do meio ambiente.

Esse trabalho deve envolver todos os dirigentes, colaboradores e usuários dos serviços e incluir orientações contínuas sobre a adoção de práticas sustentáveis no dia a dia. Na sede da Federação, lembretes afixados próximo às torneiras e aos interruptores de luz e caixas para o depósito de papéis descartados instaladas em pontos estratégicos do prédio contribuem para manter as pessoas sempre atentas à importância do consumo consciente.

Outras medidas, como o início da troca da iluminação convencional por lâmpadas de LED, a instalação de torneiras econômicas e de vasos sanitários com dois botões de descarga para o controle do fluxo de água, o estímulo ao uso de escadas em substituição ao elevador e o apagar de luzes em salas vazias também já foram adotadas na Federação, que ainda distribuiu canecas aos colaboradores e vem realizando campanhas educativas para reduzir o uso de copos descartáveis.

Papéis usados e em condições de descarte também são recolhidos e doados a cooperativas de catadores da capital. Apenas entre janeiro e dezembro de 2015, a maior parte das 810 resmas de papel A4 consumidas na sede da Unimed Cerrado foi destinada à reciclagem, beneficiando 15 cooperativas goianienses, que atendem 246 famílias de catadores.

Assegurar a sustentabilidade ambiental é o sétimo dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), definidos em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e abraçados pelo Sistema Unimed por meio do Programa Unimed Abraça os ODM. Esses objetivos foram atualizados em 2015 com aprovação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que reforçam a importância das ações sustentáveis.

Desenvolvimento do Milênio

Page 7: Boletim Integração - ano 2, n.12 (Abril/2016)

Unimed Vale do Corumbá também participa da campanha de sustentabilidade ambiental A Unimed Vale do Corumbá (Ipameri) também está engajada na luta em defesa do meio ambiente e da promoção do desenvolvimento sustentável. Perguntada pela Unimed Cerrado sobre o tem feito, por exemplo, para economizar energia elétrica, água e papel, a cooperativa fez questão de compartilhar sua experiência com todo o Sistema.

O gerente Administrativo da Unimed Vale do Corumbá, Weslei José, contou que para economizar energia elétrica, o sistema de ar-condicionado da cooperativa é ligado somente a partir das 12 horas. “Para economizar papel, utilizamos impressão frente e verso e trabalhamos também com papel reciclado”, disse, ressaltando que cada colaborador também tem seu copo para tomar água e evitar o uso de copos descartáveis. O resultado deste trabalho tem sido positivo para o meio ambiente e para as contas da cooperativa.

Unimed Regional Sul Goiás estimula o consumo consciente

Amigo Caneca: diversão e redução do descarte de copos

Em agosto de 2015, a Unimed Regional Sul Goiás (Itumbiara) implantou o Programa Consumo Consciente, que tem por objetivo favorecer e incentivar mudanças que promovam o consumo consciente dos recursos naturais e tecnológicos, buscando minimizar o impacto ambiental, com a redução de custos e a promoção do desenvolvi-mento humano voltado para a sustentabilidade.

A singular iniciou o trabalho com a afixação de tags (peças informativas) em locais estratégicos, chamando atenção do público para pequenas mudanças de atitudes no uso das lâmpadas, torneiras, ar-condicionado, monitores, computa-dores, bebedouros e impressoras.

Blitz educativas também são realizadas para

medir a adesão dos colaboradores quanto à utilização consciente dos recursos, além de orientações e dicas sobre este uso. O monitora-mento deste consumo ocorre por indicadores, tanto da operadora quanto do Hospital Unimed.

Buscando a redução do consumo de copos descartáveis para água e café, a cooperativa presenteou os colaboradores com squezzes e canecas. Visando o estímulo ao uso de canecas e maior interação entre os colaboradores, foi realizado o Amigo Caneca, no qual cada partici-pante recebeu o nome do amigo para a brinca-deira e com muita alegria fizeram as trocas de canecas criativas e personalizadas.

Com informações: Unimed Regional Sul Goiás

Page 8: Boletim Integração - ano 2, n.12 (Abril/2016)

INTEGRAÇÃO O boletim Integração quer mostrar ao Sistema Unimed o que as singulares federadas estão fazendo. Envie suas notícias para: [email protected]

FAÇA PARTE

Abril/2016

Unimed Araguaína reconhece o ótimo desempenho dos colaboradores

Doação de sangue e solidariedade na Unimed Regional Sul Goiás

No dia 8 março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, colaboradores do Hospital Unimed Palmas presentearam pacientes e acompanhantes com bombons. A cooperativa também entregou presentes às colaboradoras.

A paciente Evaline Reis, falou sobre a ação. “Eu gostei muito de ser lembrada e mulher é uma palavra tão pequena, mas tem um grande significado”. O presidente da Unimed Palmas, Ricardo do Val Souto também falou sobre a data. “É importante lembrar desta data tão marcante e, mais importante ainda, é homenagear nossas pacientes porque é uma forma de valorizar as mulheres”, finalizou.

Imagine esforçar-se em seu trabalho, atingir a meta almejada e ser presenteado por isso. Foi o que aconteceu com a colaboradora do depar-tamento Comercial da Unimed Araguaína, Daiany Barbosa Cardoso. O relatório de vendas de 2015 apontou que Daiany fechou o ano com 2.269 clientes. Com isso, a Unimed Araguaína chegou, no ano passado, a mais de 14 mil clientes.

Como reconhecimento a seu empenho, no dia 12 de fevereiro, ela foi presenteada pela cooperativa com um aparelho de TV de 49 polegadas. O presente foi entregue pelo presidente Luiz Carlos de Oliveira e a entrega foi acompanhada por colegas de trabalho de Daiany, como a gerente Valdirene Carvalho Santos e a coordenadora Savana Pereira. Na pessoa de Daiany, a Unimed Araguaína parabenizou todos os seus cola-boradores pelo trabalho desenvolvido e os bons resultados alcançados.

"Um simples gesto pode salvar a vida de muita gente”. Acreditando nesta afirmação, a Unimed Regional Sul Goiás (Itumbiara) realizou, em fevereiro, mais uma campanha de voluntariado com seus colaboradores para a doação de sangue. No total, foram 19 participações na doação de sangue ao Banco de Sangue de Itumbiara. Para esses voluntários, o momento foi de alegria e dever cumprido para com próximo que por vezes aguarda ansioso essa doação.

Unimed Palmas homenageia mulheres em seu dia