Boletim - prosaude.org.br · membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), em...

2
Edição nº 765 - 6 de julho de 2018 Boletim Hospital de Mogi completa 4 anos com mais de 1,3 milhão de atendimentos O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), administrado pela Pró-Saúde, celebrou no dia 29/6 quatro de anos de sucesso com uma Missa de Ação de Graças presidida pelo arcebispo emérito de Passo Fun- do (RS), Dom Antônio Carlos Altieri. O prefeito da cidade, Marcus Melo, destacou que o hospital é a unidade mais elogiada pelos usuários da rede municipal de saúde. “Hoje o hospital é motivo de orgulho e uma referência para todas as unidades de saúde administradas pela Pró-Saúde Brasil afora. Com comprometimento e cuidado, conse- guimos chegar a um nível de quali- dade extremamente alto”, afirmou o representante da Diretoria Estatutária da entidade, o vigário geral do municí- pio, padre Antonio Robson Gonçalves. Desde sua abertura, o Pronto Atendimento Infantil (24h) já realizou 300.379 consultas. No Ambulatório de Especialidades foram registrados 184.705 atendimentos. O maior volume ocorreu no Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), com 772.739 exames. As internações so- maram 13.214 pacientes e o Centro Cirúrgico realizou 7.374 cirurgias de baixa e média complexidades. Os atendimentos de Psicologia, Servi- ço social e Enfermagem somaram 30.845 e completam o número total de 1.309.256 procedimentos. O volume expressivo de aten- dimentos não foram os únicos destaques das comemorações. Em 2015, nove meses após iniciar as atividades, o HMMC obteve a certifi- cação ONA 1 – Acreditado. No ano passado, o hospital conquistou o segundo nível de Acreditação, ONA 2 – Pleno, concedido ao hospital que atende os critérios de segurança do paciente em todas as áreas, o que inclui aspectos estruturais e assisten- ciais, além de utilização de processos integrados e plena comunicação das atividades da unidade. O III Encontro de Enfermagem dos Hospitais Públicos da Pró-Saúde na Região Metropolitana de Belém (PA), que aconteceu em 4/7, reuniu 130 profissionais da Enfermagem dos hospitais públicos Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), Es- tadual Galileu (HPEG) e Oncológico Infantil Octávio Lobo, além de convi- dados dos dez hospitais geridos pela entidade. O Tema foi “Sistematização da Assistência da Enfermagem: uma ferramenta para fortalecer a qualida- de e segurança do paciente”. “A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma de- voção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor”, enfatizou o diretor Operacio- nal da Pró-Saúde no Pará, Rogério Kuntz, que participou da abertura. Encontro de Enfermagem reúne hospitais públicos de Belém (PA)

Transcript of Boletim - prosaude.org.br · membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), em...

Edição nº 765 - 6 de julho de 2018

Boletim

Hospital de Mogi completa 4 anos com mais de 1,3 milhão de atendimentos

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), administrado pela Pró-Saúde, celebrou no dia 29/6 quatro de anos de sucesso com uma Missa de Ação de Graças presidida pelo arcebispo emérito de Passo Fun-do (RS), Dom Antônio Carlos Altieri. O prefeito da cidade, Marcus Melo, destacou que o hospital é a unidade mais elogiada pelos usuários da rede municipal de saúde. “Hoje o hospital é motivo de orgulho e uma referência para todas as unidades de saúde administradas pela Pró-Saúde Brasil afora. Com comprometimento e cuidado, conse-guimos chegar a um nível de quali-

dade extremamente alto”, afirmou o representante da Diretoria Estatutária da entidade, o vigário geral do municí-pio, padre Antonio Robson Gonçalves. Desde sua abertura, o Pronto Atendimento Infantil (24h) já realizou 300.379 consultas. No Ambulatório de Especialidades foram registrados 184.705 atendimentos. O maior volume ocorreu no Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), com 772.739 exames. As internações so-maram 13.214 pacientes e o Centro Cirúrgico realizou 7.374 cirurgias de baixa e média complexidades. Os atendimentos de Psicologia, Servi-ço social e Enfermagem somaram

30.845 e completam o número total de 1.309.256 procedimentos. O volume expressivo de aten-dimentos não foram os únicos destaques das comemorações. Em 2015, nove meses após iniciar as atividades, o HMMC obteve a certifi-cação ONA 1 – Acreditado. No ano passado, o hospital conquistou o segundo nível de Acreditação, ONA 2 – Pleno, concedido ao hospital que atende os critérios de segurança do paciente em todas as áreas, o que inclui aspectos estruturais e assisten-ciais, além de utilização de processos integrados e plena comunicação das atividades da unidade.

O III Encontro de Enfermagem dos Hospitais Públicos da Pró-Saúde na Região Metropolitana de Belém (PA), que aconteceu em 4/7, reuniu 130 profissionais da Enfermagem dos hospitais públicos Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), Es-

tadual Galileu (HPEG) e Oncológico Infantil Octávio Lobo, além de convi-dados dos dez hospitais geridos pela entidade. O Tema foi “Sistematização da Assistência da Enfermagem: uma ferramenta para fortalecer a qualida-de e segurança do paciente”.

“A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma de-voção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor”, enfatizou o diretor Operacio-nal da Pró-Saúde no Pará, Rogério Kuntz, que participou da abertura.

Encontro de Enfermagem reúne hospitais públicos de Belém (PA)

O Serviço Especializado em Enge-nharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), no Rio de Janeiro (RJ), promoveu o treinamento “Princípio de Combate a Incêndios”, nos dias 25 e 26/6, para todos os colaboradores. A capacitação foi dividida em duas etapas: a primeira parte, com as informações teóricas, no auditó-

rio, e depois, a parte prática com o manuseio dos extintores, no pátio. Para o técnico em Segurança do Trabalho, Mike Almeida, o principal objetivo foi orientar os colaboradores sobre as condutas a serem adotadas em caso de incêndio. “Em qualquer empresa, ou até mesmo dentro de casa, é importante ter noções bási-cas de como proceder durante um possível caso de sinistro e pânico.

RÁPIDAS

2

Edição nº 765 - 6 de julho de 2018 2

4

“Princípio de Combate a Incêndios” é tema de treinamento no HEGV

Em Parauapebas (PA), Hospital Yutaka Takeda arrecada mais de 112kg de alimentos na campanha Junho Solidário.

2 Curso realizado no Hospital Universitário, em Jundiaí (SP), arrecada 124 peças para famílias carentes.

3

Colaboradores do Hospital Regional do Sudeste do Pará, de Marabá (PA), visitaram a Floresta Nacional de Carajás.

Hospital Galileu, em Belém (PA), mantém certificação ONA 2 de qualidade nacional, após auditoria na unidade.

1

O Hospital Estadual São Lucas, em Vitória (ES), empossou os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), em 3/7. A gestão para o biênio 2018/2019, conta com seis titulares e cinco suplentes eleitos pelos colaboradores do hospital – além de 11 indicações da direção, entre efetivos e membros suplentes.

Com foco nas boas práticas sustentáveis, a grande novidade foi a substituição da cédula de papel pela

votação digital, com um programa produzido pela equipe de Tecnologia de Informação (TI) da unidade. “Sabemos que o trabalho da CIPA é desafiador, mas estamos bem dispostos a desenvolver atividades educativas, que possibilitem mais segurança, como o incentivo ao uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e cumprimento das normas de biossegurança aplicadas no hospital”, afirmou o presidente da CIPA, Silas Vieira Hand.

Novos membros da CIPA tomam posse no Hospital São Lucas, em Vitória

/ ProSaude.OrganizacaoSocial @ ProSaude_OSSO Boletim da Pró-Saúde é produzido pela

Gerência de Comunicação.Envie sua opinião ou sugestão de pauta para:

[email protected]