BOLETIM - sspsp.pt Sónia Rodrigues, Dra. Paula Gonçalves, Dra. Magda Ferrão CONTACTOS ... o...

8
protocolos habitação social hotéis de férias cofre casas de passantes lares de estudante apoio social caixa económi linhas de apoio INFORMATIVO DOS SERVIÇOS SOCIAIS DA PSP BOLETIM VISITE O SITE DOS SERVIÇOS SOCIAIS DA POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA EM WWW.SSPSP.PT ANO V - NÚMERO 18 - TRIMESTRAL OUTUBRO - DEZEMBRO 2011 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Transcript of BOLETIM - sspsp.pt Sónia Rodrigues, Dra. Paula Gonçalves, Dra. Magda Ferrão CONTACTOS ... o...

protocolos

habitação social

hotéis de férias

cofrecasas de passanteslares de estudantes

apoio socialcaixa económica

linhas de apoio

INFORMATIVO DOS SERVIÇOS SOCIAIS DA PSPBOLETIM

VISITE O SITE DOS SERVIÇOS SOCIAIS DA POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA EM WWW.SSPSP.PT

AN

O V

- N

ÚM

ERO

18

- TR

IMES

TRA

L O

UTU

BRO

- D

EZEM

BRO

201

1 -

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GRA

TUIT

A

SERVIÇOS SOCIAIS DA PSP 3

Editorial

FICHA TÉCNICADirectorSuperintendente José Matos TorresEditorComissário Eduardo Alberto ProduçãoRedação, Arte e FotografiaRicardo Henriques e Eduardo Quinhones HallColaboraram nesta ediçãoSubcomissária Paula Machado, Dra. Sónia Rodrigues, Dra. Paula Gonçalves, Dra. Magda Ferrão

CONTACTOSServiços Sociais da PSPRua de Xabregas, n.º441949-017 LisboaTelefone 218 618 000Telemóveis 968 030 227 | 917 217 366Fax 217 217 366E-mail [email protected]

Na dobragem de mais um ano nas nossas vidas, posso dizer com muito agrado que os Serviços So-ciais da PSP continuam firmes e empenhados na prestação de um número crescente de actividades e serviços de cariz social dirigidos aos seus mais de 80.000 beneficiá-rios, que constituem a nossa gran-de família policial.

Desde logo a consolidação do Encontro dos Aposentados dos SSPSP, o segundo do género, pre-figurando-se claramente como o evento central deste organismo no futuro, tal a adesão e o grau de satisfação demonstrado pelos participantes. Este acontecimento é o corolário de um conjunto de acções que os SSPSP têm desen-volvido especificamente dirigidas ao segmento dos aposentados, destacando-se as alterações faci-litadoras realizadas em sede de empréstimos sociais, os descontos nas farmácias, a possibilidade de reingresso como beneficiário sem ter que repor toda a anterior vida contributiva e a linha telefónica de informação e de combate à so-lidão, só para falar de algumas. Seguem-se num futuro próximo a inauguração do lar de idosos em Vieira de Leiria, o projecto de cria-ção de «clubes de beneficiários» nos diferentes Comandos onde os aposentados possam conviver com os demais, o CIAS no Porto, à imagem do nosso ex-libris de Lisboa, o reforço do apoio às fes-tas de Natal dos Comandos para poderem chamar a si os aposen-tados, entre outras. Não é mais do que uma justa homenagem ao seu passado de dedicação, esforço e abnegação em prol da Polícia de Segurança Pública.

Na altura em que esta edição estiver disponível para leitura dos beneficiários, estarei certamente a desempenhar outras funções,

igualmente de elevada respon-sabilidade. Foram cinco anos de enorme intensidade e dinamismo, mas também de grande prazer e deleite! Foi uma honra dirigir um organismo com uma missão tão nobre, guarnecido por pessoal com uma tão elevada qualidade técnica e humana e com enorme espírito de sacrifício e de missão. Não esquecerei o ambiente de energia, de fulgor, de vivacidade que se respirava naquele velho palacete de Xabregas. Não esque-cerei a solidariedade e a amizade que nos unia. Não esquecerei a alegria que todos sentiam quan-do viam resolvido mais um pro-blema colocado por um qualquer beneficiário que se nos dirigia pe-los mais diversos motivos, mui-tos deles dramáticos e de uma extrema gravidade social. Porque o nosso lema era algo como «um caso, uma pessoa, um colega».

Nesta difícil hora de despe-dida, resta-me o consolo de sa-borear o sentimento de missão cumprida e a certeza de vir a ser sucedido por um oficial superior de elevada competência e huma-nismo.

Exorto assim todos aqueles que ainda não são beneficiários dos SSPSP que o passem a ser. Depois de toda uma vida de de-dicação à causa pública e à gran-de família que é a PSP, os SSPSP acabam por ser a única coisa que pode perpetuar a ligação afectiva que nos une a todos, até à hora da nossa morte. Só por isso, acredi-tem, vale a pena!

Valeu a pena!

O Secretário-Geral dos Serviços Sociais da PSP

José Emanuel de Matos TorresSuperintendente

Chegada dos primeiros veraneantes a colónia de férias de Vieira de Leiria, a primeira dos Serviços

recordar OS SERVIÇOS SOCIAIS

Estão disponíveis para venda artigos utilitários dos Serviços Sociais em todos os Hóteis de Férias, CIAS e Sede dos Serviços.

SSPSPMERCHANDISING

SERVIÇOS SOCIAIS DA PSP 4

Aconteceu

A realização do II Encontro dos Aposenta-dos dos Serviços Sociais da PSP veio mostrar o entusiasmo com que os beneficiários destes ser-viços têm recebido estas iniciativas que visam promover o convívio e a coesão institucional.

À semelhança do ano transato, aquando da realização do I Encontro, os participantes manifestaram um enorme contentamento ao reencontrarem antigos colegas e amigos, num espaço que proporcionou a confraternização entre os vários participantes com idades muito díspares.

O programa do dia 01 de Outubro, asseme-lhou-se ao do ano anterior salientando-se, no entanto, a introdução de um novo espaço dedi-cado à Celebração Eucarística, que há muito vinha a ser pedido.

Seguiu-se a Sessão de Abertura, onde o Sr. Secretário-Geral dos Serviços Sociais dirigiu uma mensagem de Boas Vindas aos participantes e pos-terioemente o almoço/convívio e os dois momen-tos de animação já habituais neste Encontro.

O primeiro momento de animação, con-sistiu na actuação do Grupo Ateneu Mou-rense - Grupo de Cantares alentejano que, gentilmente, nos oferecereu um espectáculo alusivo às raízes musicais alentejanas. Ainda sobre a animação, introduzimos no espaço do baile, uma banda de músicos jovens, com uma enorme diversidade de temas musicais, numa tentativa de agradar ao público presente.

II ENCONTROdos Aposentados dos SSPSP

O Grupo Ateneu Mourense foiresponsável pelo primeiro

momento de animação deste encontro.

Aconteceu

SERVIÇOS SOCIAIS DA PSP 5

Em termos gerais, a realização do Encon-tro teve uma apreciação positiva por parte de todos aqueles que quiseram manifestar a sua opinião. No entanto, fica a promessa de, no próximo ano, se proceder ao aperfeiçoamento de alguns aspectos.

Após o balanço do II Encontro dos Aposen-tados dos SSPSP, deixamos aqui o repto para o próximo, que promete ser muito animado e repleto de momentos agradáveis e, natural-mente alguma surpresa nos momentos de ani-mação.

A divulgação e respectiva ficha de inscrição estão previstas incorporar o nosso próximo Boletim Informativo de tiragem trimestral. Assim, solicitamos a vossa especial atenção aos impressos para esse efeito.

SERVIÇOS SOCIAIS DA PSP 6

Notícias & Factos

Tal como em anos anteriores, os Serviços Sociais apoiaram as Festas de Natal da Polícia de Segurança Pública.

A possibilidade de escolha do tipo de festa, por parte de cada Unidade/Comando, proporcionou a existência de eventos com características singulares.

A título de curiosidade os Comandos Metropolitanos da P.S.P. continuaram a escolher os espectáculos circenses, nomeadamente o Circo Chen em Lisboa e o Circo Soledade Cardinali, no Porto.

Já o Comando Distrital de Faro organizou a sua festa no Parque Aquático AquaShow, enquanto que grande parte dos Comandos Distritais organizaram pequenos lanches convívio, com a distribuição de presentes, como forma de fomentar o espírito natalício entre a Família Policial.

A realçar e enaltecer o esforço de alguns Comandos em encontrarem outros apoios e patrocínios para complementarem a sua Festa de Natal e consequentemente enriquecerem os momentos de partilha e alegria entre os Beneficiários e respectivas Famílias, incluindo os Aposentados, bem como a mais-valia prestada pelos SSPSP.

Apoios:

PETIT CIEL, LDA

Natal 2011

Notícias & Factos

SERVIÇOS SOCIAIS DA PSP 7

Recolha de Livros Os Serviços Sociais da PSP vão criar um espaço de leitura na “Aldeia dos Beneficiários“ para os aposentados e para usufruto dos restantes beneficiários.

Para tal solicita-se a todos aqueles que queiram doar livros o favor de os fazer chegar à sede dos Serviços Sociais da PSP: Rua de Xabregas, n.º 44 1949-017 Lisboa.

As obras do futuro lar de idosos, integrado na “Aldeia dos Beneficiários“

em Vieira de Leira, prosseguem a bom ritmo.

Tendo como ponto de partida a reconversão de parte das instalações

do Hotel de Vieira de Leiria em lar de idosos e residencial permanente,

inseridos num conceito global que alia o turismo veraneante convencional, mobilizará grande parte do esforço administrativo, técnico e financeiro dos SSPSP durante o corrente ano,

assumindo-se, claramente, como a obra emblemática desse período.

O espaço prevê a sua conclusão no mês de Março de 2012.

Lar de idosos

O Hotel de Férias de Monfortinho, situado nas Termas de Monfortinho, a cerca de 70 km de Castelo Branco, na fronteira com Espanha, proporciona a oportunidade ideal para tratamentos hidrotermais, para o descanso e lazer, num ambiente calmo e de qualidade paisagística impressionante.

A sua localização privilegiada permite a visita a locais de extraordinária beleza como Monsanto, Penha Garcia, Idanha-a-Velha, Moraleja, Cáceres, entre outros.

Durante a época baixa (15 de Setembro a 15 de Junho) aproveite e venha usufruir de um fim-de-semana diferente!

Um fim-de-semana

diferente...