Bolsonaro sanciona lei que suspende pagamento de parcelas ... · São Gabriel da Palha, ES - , de...

8
São Gabriel da Palha, ES - , de de 2020 - Ano XIII - Edição nº - Distribuição Gratuita Sábado 11 julho 2573 Es1 - Hoje Notícias Crianças também precisam de cuidados com a pele Pizza: opções saudáveis e menos calóricas Bolsonaro sanciona lei que suspende pagamento de parcelas do Fies Prefeitos, comerciantes e prestadores de serviço terão de se adequar a normas de combate à Covid-19 Barraginhas: conheça o sistema que abrange práticas de conservação de solo e recuperação hídrica Prova de vida de aposentados e pensionistas é suspensa até setembro Pág. 04 Pág. 03 Pág. 02 Pág. 06 Pág. 03 Pág. 04 Foto: divulgação Foto: divulgação

Transcript of Bolsonaro sanciona lei que suspende pagamento de parcelas ... · São Gabriel da Palha, ES - , de...

Page 1: Bolsonaro sanciona lei que suspende pagamento de parcelas ... · São Gabriel da Palha, ES - , de de 2020 - Ano XIII - Edição nº - Distribuição GratuitaSábado 11 julho 2573

São Gabriel da Palha, ES - , de de 2020 - Ano XIII - Edição nº - Distribuição GratuitaSábado 11 julho 2573 Es1 - Hoje Notícias

Crianças tambémprecisam decuidados com a pele

Pizza: opções saudáveis e menos calóricas

Bolsonaro sanciona lei que suspendepagamento de parcelas do Fies

Prefeitos, comerciantes eprestadores de serviço terãode se adequar a normas decombate à Covid-19

Barraginhas: conheça osistema que abrange práticasde conservação de solo erecuperação hídrica

Prova de vida de aposentados epensionistas é suspensa até setembro

Pág. 04

Pág. 03Pág. 02

Pág. 06

Pág. 03

Pág. 04

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Page 2: Bolsonaro sanciona lei que suspende pagamento de parcelas ... · São Gabriel da Palha, ES - , de de 2020 - Ano XIII - Edição nº - Distribuição GratuitaSábado 11 julho 2573

02

Reflexao~

"Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus,santos e amados, de ternos afetos de miseri-córdia, de bondade, de humildade, de mansi-dão, de longanimidade. "

Refletindo: "Como será que devo me vestir paraaquela reunião"? Paulo nos lembra que há umconjunto que está sempre na moda. Nós usamosessa roupa porque somos especiais. Essa roupa éda coleção do Grande Estilista chamado carátere é usado melhor quando estamos com outraspessoas. Estas qualidades são difíceis de usar,mas sempre uma bênção para aqueles que nosencontram quando estamos usando-as.Oração: Aba Pai, obrigado por ter me trazidopara a Sua família. Que eu nunca te decepcionena maneira que trato os outros. Que eles vejamem mim as qualidades de caráter que só podemser atribuídos à Sua presença na minha vida. ATi seja a glória e a honra, para sempre e sempre,no nome de Jesus meu Senhor. Amém.

de

Momento

Colossenses 3:12

11 de julho de 2020

27 3117-1030Dados para envio:

Ana Gomes da Silva - 80 Jardim Passamani-São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000

Deseja participar? Seja opinando, criticando, denunciando,elogiando, agradecendo, comentando ou enviando poemas e

A publicação é gratuíta, sendo publicada ou não conforme aoriginal recebida ou resumidamente, a critério da redação (ascorrespondências recebidas não serão reenviadas aos remetentes).Para sua carta ter validade, coloque nome completo e endereçojuntamente com telefone de contato e nunca esqueça de assinar

crônicas, escreva para o HN!

a mesma de forma legível.

[email protected]

Hoje NotíciasE-mail:

Cartas/Correspondências

Exemplar de arquivo: R$ 1,00Sujeito a disponibilidade

Filiado à:

Editora Hoje Eireli

Cnpj.: 08325314/0001-76 Insc. Municipal: 32594

Rua Ana Gomes da Silva - 80 Jardim Passamani-

São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000

Central de Atendimento: 27 3117-1030E-mail: [email protected]

Municípios do Estado do Espírito SantoCirculação:

Uma publicação:

www.jornalhojenoticias.com/ www.jornalhojenoticias.com.br

Contatos:

Publicação: Diária

Diretor:

Editor Chefe:

Os artigos assinados, pronunciamentos ecitações, não representam a opinião doJornal e são de inteira responsabilidadede seus autores.

Julio Cesar S. Fernandes - DRT 2397/ES

Harley Kalk da Silva - DRT 3672/ES

WWW.ES1.COM.BR

ENTRETENIMENTO + DIVERSÃO + MOBILIDADE + INFORMAÇÃO = ES1

PARA FICAR BEM INFORMADO

Prefeitos, comerciantes e prestadoresde serviço terão de se adequar anormas de combate à Covid-19

Diante do aumentodos casos de contamina-ção pelo novo coronaví-rus, principalmente noInterior do Estado, o Mi-nistério Público do Esta-do do Espírito Santo(MPES), por meio daPromotoria de JustiçaCível de Vitória, notifi-cou o presidente da Asso-ciação dos Municípiosdo Estado (Amunes),prefeito de Viana GilsonDaniel Batista, para quedê conhecimento imedi-ato a todos os prefeitos –e em especial daquelesmunicípios classificadoscomo “Risco Alto” paraa Covid-19 – que, entreoutras medidas, se abste-nham de expedir e publi-car decretos, portariasou qualquer outro atoadministrativo que ve-nham a contrariar ouflexibilizar normas pre-

vistas no Decreto Esta-dual nº 4636-R/2020, enas portarias da Secreta-ria de Estado da Saúde(Sesa), que disciplinam ofuncionamento dos esta-belecimentos comerciaise de prestadores de servi-ços.

A notificação tam-bém recomenda que se-jam revogados quaisqueratos administrativos mu-nicipais que tenham fle-xibilizado as normas jáprevistas no decreto esta-dual e nas portarias daSesa, especialmente asque tratam de vedações,alternância de dias e limi-te de horário de funcio-namento dos setores docomércio e de serviços.

Os prefeitos tambémdevem adotar todas asprovidências adminis-trativas e judiciais cabí-veis para o fiel cumpri-mento, pela populaçãodo município, principal-

mente as pessoas inte-grantes do grupo de ris-co, pelos proprietários deestabelecimentos comer-ciais e pelos prestadoresde serviços das normasestabelecidas que preve-em o uso de máscara,higienização das mãos edistanciamento social.

Mais notificações

O presidente da Fede-ração Câmara de Diri-gentes Lojistas (CDL-ES), Geraldo MagelaGobbi Martins, tambémfoi notificado para que,da mesma forma, deter-mine aos comerciantesassociados que se abste-nham de descumprir asnormas previstas no de-creto estadual e nas por-tarias da Sesa, no que serefere às medidas de pre-venção e combate à Co-vid-19.

Também foram noti-

ficados os presidentes daFederação das Associa-ç õ e s C o m e r c i a i s eEmpresariais do Estadodo Espírito Santo (Facia-pes), Arthur Avellar, e daFederação do Comérciode Bens, Serviços e Tu-rismo do Estado do Espí-rito Santo (Fecomércio),José Lino Sepulcri. Elesterão de dar conheci-mento imediato a todosos associados para quecumpram os regramen-tos determinados.

O descumprimentodas Notificações Reco-mendatórias pode acar-retar na responsabiliza-ção civil, penal e admi-nistrativa. Todas as pro-vidências adotadas de-vem ser encaminhadaspara a Promotoria deJustiça Cível de Vitória([email protected]. br),no prazo máximo de 24horas, contado do recebi-mento da notificação.

Estado orienta instituições para proteção social deidosos e pessoas com deficiência no contexto do Covid-19

O cenário de pandemiaexige a adoção de medidas,procedimentos e a reorga-nização de unidades e ser-viços, a fim de assegurar aproteção e apoiar o distan-ciamento social, especial-mente aos grupos conside-rados de risco, além demitigar possível transmis-sibilidade. Nesse contexto,foi instituída a PortariaConjunta Setades /SesaNº 02-S, Câmara Técnica(CT), de caráter interseto-rial, composta por repre-sentantes das Secretariasde Secretaria de Trabalho,Assistência e Desenvolvi-mento Socia (Setades) e daSaúde (Sesa), pelo Colegi-ado de Gestores da Assis-tência Social (Cogemases)e o Conselho Estadual deDefesa dos Direitos da

Pessoa Idosa (Ceddepi).No último dia 07 de

julho, a Câmara Técnicaapresentou o documentode referência, que se en-contra no site da Setades,na aba "Notas e recomen-dações para o Covid-19".Trata-se do “ProtocoloEstadual de IsolamentoSocial: recomendações

gerais para a garantia deproteção social para pesso-as idosas e pessoas comdeficiência no contexto donovo Coronavírus - Covid-19”.

Segundo a secretáriade Estado do Trabalho,Assistência e Desenvolvi-mento Social, Cyntia Gril-lo, o documento expõe

recomendações para gesto-res, trabalhadores doSUAS e SUS, coordenado-res ou dirigentes de unida-des de acolhimento. “Como objetivo de subsidiar ofuncionamento e a reorga-nização de espaços para oatendimento e o acolhi-mento do público maisvulnerável”, explica.

Setades

Foto: divulgação

MPES

Page 3: Bolsonaro sanciona lei que suspende pagamento de parcelas ... · São Gabriel da Palha, ES - , de de 2020 - Ano XIII - Edição nº - Distribuição GratuitaSábado 11 julho 2573

0311 de julho de 2020

Bolsonaro sanciona lei que suspendepagamento de parcelas do Fies

O presidente JairBolsonaro sancionou alei que suspende o paga-mento de parcelas doFundo de Financia-mento Estudantil (Fi-es) até 31 de dezembro,em razão do estado decalamidade públicaprovocado pela pande-mia do novo coronaví-rus (covid-19). A Lei nº14.024/2020 foi publi-cada ontem (10) noD i á r i o O f i c i a l d aUnião.

A norma estabeleceo direito à suspensãodos pagamentos aosestudantes que esta-vam em dia com asprestações do financia-mento até 20 de marçode 2020, quando foireconhecido o estadode calamidade peloCongresso Nacional.Também poderão sus-pender os pagamentosaqueles com parcelasem atraso por, no máxi-mo, 180 dias, devidasaté 20 de março.

Os saldos das obri-gações suspensas de-

vem ser pagos “de for-ma diluída nas parce-las restantes”, sem co-brança de juros ou mul-tas. Em todas as situa-ções de suspensão depagamentos, o estu-dante não poderá serinscrito em cadastrosde inadimplentes e nãoserá considerado des-cumpridor de quais-quer obrigações juntoao Fies.

A suspensão valepara os pagamentosem fase de utilização,carência ou amortiza-ção e, para obtê-la, oestudante deverá mani-festar o interesse aobanco no qual detém ofinanciamento, presen-cialmente ou por meiodos canais de atendi-mento eletrônico.

Refinanciamento

Além da suspensãode pagamento, o textoaprovado no mês pas-sado no Congresso,cria um sistema de refi-nanciamento. No casode quitação integral até31 de dezembro de

2020, haverá reduçãode 100% dos encargosmoratórios. Na regraatual, a redução é de50%.

Também poderá serfeita a liquidação emquatro parcelas semes-trais, até 31 de dezem-bro de 2022, ou 24 par-celas mensais, com re-dução de 60% dos en-cargos e pagamento apartir de 31 de marçode 2021. Já os parcela-mentos feitos em 145ou 175 parcelas mensa-is receberão redução de40% e 25%, respectiva-mente, e os pagamen-tos começam a partirde janeiro de 2021.

Nesses parcelamen-tos, o valor de entradaserá a primeira parcelamensal a ser paga. Co-mo o parcelamentocomeça do zero, po-dem ser incluídas asparcelas não quitadas.

Outros dispositivos

A nova lei tambémprevê o abatimento nasparcelas do Fies paramédicos, enfermeiros e

demais profissionaisde saúde com seis me-ses de trabalho no aten-dimento a infectadospela covid-19. Dessaforma, o Fies poderáabater, mensalmente,1% do saldo devedorconsolidado, incluídosos juros devidos no pe-ríodo e independente-mente da data de con-tratação do financia-mento. Também pode-rá ser abatido até 50%do valor mensal devidoao Fies por esses profis-sionais.

A lei ainda aumentao limite de participa-ção da União no Fun-do Garantidor do Fies(FG-Fies) dos atuaisR$ 3 bilhões para atéR$ 4,5 bilhões. O fun-do garantidor assumeuma parte dos riscosdas operações de crédi-to educativo do Fies, eé destinado especifica-mente a estudantes debaixa renda.

Criado em 2001, oFies tem o objetivo defacilitar o acesso deestudantes aos cursosde ensino superior ofe-

recidos por instituiçõesprivadas. Desde 2018,o financiamento é ofer-tado em duas modali-dades, por meio doFundo de Financia-mento Estudantil (Fi-es) e do Programa deFinanciamento Estu-dantil (P-Fies).

O primeiro é opera-do pelo governo fede-ral a juros zero paraestudantes que têm ren-da familiar de até trêssalários mínimos porpessoa; o percentualmáximo do valor docurso financiado é defi-nido de acordo com arenda familiar e os en-cargos educacionaiscobrados pelas institui-ções de ensino. Já o P-Fies funciona com re-cursos dos fundos cons-titucionais e dos ban-cos privados partici-pantes, o que implicana cobrança de juros.

Veto

Na lei sancionadahoje, o presidente JairBolsonaro vetou o dis-positivo que permitia a

concessão do P-Fiesem complementarida-de aos financiamentospelo Fies, argumentan-do que essa permissãoestimula a inadimplên-cia dos beneficiários doprograma. Atualmen-te, a complementarida-de é aplicável somentea cursos autorizadospelo Comitê Gestor doFies.

O veto ainda seráapreciado pelo Con-gresso Nacional.

Suspensão em vigor

Em maio, o Minis-tério da Educaçãoanunciou a suspensãodo pagamento de duasa quatro parcelas doFies, conforme previs-t o n a L e i n º13.998/2020. Nessecaso, a medida valeapenas para os estu-dantes que estavam emdia com as parcelas até20 de março.

Nessa semana, oBanco do Brasil e Cai-xa Econômica Federalabriram os canais pararequerer a suspensão.

Barraginhas: conheça o sistema que abrange práticasde conservação de solo e recuperação hídrica

Uma forma simplesde “plantar água”: osistema de barraginhaspermite que pequenasbacias façam a capturade enxurradas e comque as chuvas infiltremnos terrenos, conser-vando a água e o solo.Trata-se de uma tecno-logia social de baixocusto que traz diversosbenefícios ambientais,sociais e econômicos.

Pensando nisso, oInstituto Capixaba dePesquisa, AssistênciaTécnica e ExtensãoRural (Incaper), emparceria com a Fundo

Estadual de RecursosHídricos e Florestaisdo Espírito Santo (Fun-dágua), elaborou umfolder explicativo inti-tulado “Barraginhas -Conservação de solo erecuperação hídrica”,com informações com-pletas a respeito de prá-ticas que são funda-mentais antes e depoisda construção dessesistema e os seus objeti-vos e potencialidadesnas propriedades.

Segundo a coorde-nadora do projeto, aextensionista do Inca-per, Cintia Bremen-kamp, o projeto partiuda ideia de desenvolver

um bom trabalho deadaptação e divulga-ção dessa tecnologiano Espírito Santo.

“Dessa forma, foielaborado um projetode capacitação, trans-ferência de tecnologiae implantação do Pro-jeto Barraginhas daEmbrapa, em microba-cias no Estado do Espí-rito Santo, onde estãosendo construídas uni-dades de referência empropriedades de agri-cultores em dez muni-cípios capixabas, emparceria com os escri-tórios locais do Inca-per e com os bolsistasenvolvidos. Além dis-

so, estão sendo feitaspesquisas para adapta-ção da tecnologia narealidade do nossoEstado, bem como aelaboração de materia-is de divulgação dessatecnologia”, contou aextensionista.

Os municípios con-templados são AtílioVivácqua, Cachoeirode Itapemirim, SantaLeopoldina, Laranjada Terra, São Roquedo Canaã, Colatina,Água Doce do Norte,Nova Venécia, Pinhei-ros e Mucurici.

O projeto teve o apo-io dos parceiros Fun-dação de Amparo à

Pesquisa e Inovação doEspírito Santo (Fapes),da Empresa Brasileirade Pesquisa Agrope-cuária (Embrapa) eAgência Estadual deRecursos Hídricos(Agerh).

“Barraginhas plan-tam água e mudam rea-lidades. Primeiro é pre-ciso plantar a água pa-ra depois colher os fru-tos de sua abundân-cia”, lembrou CintiaBremenkamp.

Incaper

Foto: divulgação

Uma forma simples de “plantar água”: o sistema debarraginhas permite que pequenas bacias façam acaptura de enxurradas e com que as chuvas infiltrem nosterrenos, conservando a água e o solo

Agência Brasil

Page 4: Bolsonaro sanciona lei que suspende pagamento de parcelas ... · São Gabriel da Palha, ES - , de de 2020 - Ano XIII - Edição nº - Distribuição GratuitaSábado 11 julho 2573

0411 de julho de 2020

Pizza: opções saudáveis e menos calóricasNesta quarentena,

muitas pessoas passa-ram a testar, diaria-mente, novas receitasna cozinha, principal-mente as chamadascomfort foods, entreelas a da famosa pizza.A frequência no consu-mo desse tipo de comi-da, que desperta a sen-sação de bem-estar, noentanto, precisa serequilibrada, para nãoprejudicar o sistemaimunológico e aumen-tar os níveis de diabe-tes, colesterol e hiper-tensão, além do peso.

A gerente de Nutri-ção do Hospital do Co-ração de São Paulo(Hcor), Rosana Perim,ressalta que a receitapode combinar ingre-dientes mais saudáve-is, deixando a refeiçãomais leve e nutritiva.“Com escolhas corre-tas e sem excessos, dápara evitar a alta inges-tão de gorduras satura-das e sódio, tornando apreparação mais ba-lanceada”, afirma anutricionista.

Rosana recomendapôr a mão na massa, eevitar as versões conge-ladas e os rodízios de

pizza, em que pode-secomer à vontade a pre-ço fixo e, consequente-mente, acabar consu-mindo mais calorias.“Ao trazer para si a res-ponsabilidade de pre-parar a pizza em casa,consegue-se ter contro-le da seleção de ingre-dientes e da quantida-de de recheio”, explicaa nutricionista.

Ela destaca que amassa não é a vilã, co-mo muitos pensam,pois é preparada comfarinha, água, fermen-to e sal. Ao optar pelafarinha integral, o pre-paro fica ainda maissaudável. No entanto,no caso de manter ouso da farinha branca,é fundamental investirem massas mais finas.“Outra dica é resistir àtentação da borda re-cheada, pois pode au-mentar em média 200calorias por fatia.”

Recheio

Para a escolha dacobertura, existem vári-as combinações quevão deixar a pizza maissaudável e menos caló-rica. Fuja do provolo-ne, gorgonzola, catu-piry, da calabresa, do

bacon e da portuguesa,pois são as opções maisgordurosas e calóricas,aconselha Rosana. “Asopções de pizzas sau-dáveis são aquelas pre-paradas com queijosbrancos, champignon,palmito, vegetais emgeral, frango e atum.”

A nutricionista res-salta que, como opçõesde sobremesa, as piz-zas doces também cos-tumam ser calóricaspor causa das cobertu-ras de chocolate, leitecondensado, goiaba-da, doce de leite e cre-me de avelã, entre ou-tras. “Nesse caso, oideal é reservar umafatia pequena para asobremesa para nãoexagerar.”

É preciso tambémcontrolar a quantidadede azeite. Por mais sau-dável e saboroso queseja, azeite em excessovai contribuir para oganho de calorias.“Das massas até o azei-te, o recomendado éseguir a máxima damoderação em todasas etapas de preparo econsumo. É possívelcomer bem sem preci-sar abrir mão do que segosta”, afirma Rosana.

Mais e menoscalóricas

Segundo a nutricio-nista, a pizza de atum éuma das opções menoscalóricas e a mais sau-dável do cardápio, comapenas 205 caloriaspor fatia. Mais consu-mida e talvez a maissimples das pizzas, aversão de muçarelaleva em sua receita tra-dicional somente mo-lho de tomate e queijo– assim uma fatia tem,

em média, 280 calori-as.

Cada fatia da pizzarecheada com fatias decebola e linguiça cala-bresa tem 370 calorias(a receita salta para 415calorias com o acrésci-mo de queijo muçare-la). Já a pizza de qua-tro queijos, por suavez, tem 420 caloriaspor fatia, e o consumodeve ser moderado nãosó pela quantidade decalorias, mas tambémpor ser rica em gordura

saturada.Mais calórica do

que as anteriores, comovo, presunto, queijo,azeitonas, cebola e aze-ite, a versão portugue-sa tem 450 calorias porpedaço.

Independentemen-te da escolha do sabor,é fundamental comercom moderação, alertaRosana. “O consumode duas a três fatias é omais recomendadopara manter o equilí-brio.”

Prova de vida de aposentados e pensionistas é suspensa até setembro

O recadastramentoanual de aposentados,pensionistas e anistia-dos políticos está sus-penso até 30 de setem-bro para evitar conta-minações por Covid-19. O prazo, que aca-baria no próximo dia16, foi prorrogado porcausa da pandemia.

A instrução norma-tiva do Ministério daEconomia com o adia-mento foi publicadana quarta-feira (8) noD i á r i o O f i c i a l d aUnião. As visitas téc-nicas para comprova-ção de vida, interrom-pidas desde março,

também continuamsuspensas.

Segundo a Secreta-ria de Gestão e De-sempenho de Pessoaldo Ministério da Eco-nomia, cerca de 700mil pessoas serão afe-tadas pelo adiamento.A instrução normativaesclarece que a sus-pensão não prejudicao pagamento dos bene-fícios aos aposenta-dos, pensionistas eanistiados.

Realizada todos osanos no mês de aniver-sário do beneficiário, acomprovação de vidaé exigida para a manu-tenção do pagamentodo benefício. A prova

de vida exige o compa-recimento do segura-do ou de algum repre-sentante legal ou vo-luntário à instituiçãobancária onde saca o

benefício.Desde agosto do

ano passado, o proce-dimento pode ser feitopor meio do aplicativoMeu INSS ou pelo site

do órgão por benefi-ciários com mais de 80anos ou com restriçõesde mobilidade. A com-provação da dificulda-de de locomoção exige

atestado ou declara-ção médica. Nesse ca-so, todos os documen-tos são anexados e en-viados eletronicamen-te.

Agência Brasil

Agência Brasil

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Pizza doce deve ser consumida com moderação,diz a nutricionista Rosana Perim

Page 5: Bolsonaro sanciona lei que suspende pagamento de parcelas ... · São Gabriel da Palha, ES - , de de 2020 - Ano XIII - Edição nº - Distribuição GratuitaSábado 11 julho 2573

0511 de julho de 2020

Famílias têm papel fundamental narelação da criança com mundo digital

Durante a pandemiade covid-19, os dispositi-vos eletrônicos com aces-so à internet se tornaramum elemento fundamen-tal na vida de muitas cri-anças brasileiras. Os ta-blets, celulares, smartTVs (televisor com aces-so à internet) e os vídeo-games se tornaram o úni-co passatempo de muitascrianças e adolescentes,que estão confinados emcasa há mais de 100 dias.

Para construir umarelação saudável, criativae segura das crianças como mundo digital, as famí-lias têm papel fundamen-tal, diz a pesquisadora doprograma Criança e Na-tureza, do Instituto Ala-na, Maria Isabel Aman-do de Barros. Segundoela, para começar, pais,mães e responsáveis tam-bém precisam rever oshábitos digitais.

"Somos um verdadei-ro espelho para as crian-ças. Nesse sentido, é mui-to bom compartilharcom elas que vários desa-fios estão postos tambémpara nós: sentimos que ainternet "rouba" tempode outras atividades co-mo sono, alimentação,atividade física e lazer.Muitas vezes não temosclareza sobre os pensa-mentos, sentimentos ouimpulsos que nos levam apegar o celular e temosmuito a aprender para, defato, usar a tecnologia anosso favor".

É assim que a consul-tora imobiliária CarlaChristiane de CarvalhoPereira procura orientarseu filho Caio, de 10anos, e a filha Clara, de 8."Oriento a pesquisar so-bre significado das coi-sas, manuais, configura-ção da televisão, do celu-lar, dos eletrodomésticos.Acho importante, já queeles têm essa facilidadecom a tecnologia".

Carla diz que faz acer-tos com eles e direcionaos conteúdos a seremvistos, sempre com muitodiálogo. Para jogos e na-vegação eles só podemficar até as 21h. "Não

tenho muito regra dequantidade de horas, masnão pode usar nenhumtipo de tecnologia duran-te as refeições, durante aslições, não podem levarpara o banheiro. São pe-quenas restrições, paraeducação mesmo. O res-tante do dia é liberado".

Ela conta que sabe oque eles acessam e quan-do tem algo que não achaadequado, conversa comeles. "O Youtube deles émonitorado, sei o queconsomem. O Caio vêmuito tutorial de vídeo-game, já a Clara vê músi-cas e desafios. As crian-ças nasceram preparadaspara essa era digital, apreparação que a gentetem que fazer é na absor-ção de conteúdo. Quan-do o Caio vê um vídeoque tem muito palavrão,ou linguagem e conteúdoimpróprios, conversocom ele. Quantos aoscanais da Clara, verificoquem a está seguindo edigo que só pode segui-laquem tem até 12 anos,então ela mesma ficaatenta. Acho que a vigi-lância existe, mas é adap-tável. Então, eu trabalhoa questão do discerni-mento ao receber essesconteúdos, sempre commuito diálogo".

Segundo a pesquisa-dora do Instituto Alana,os responsáveis devemseguir esse caminho, o dodiálogo. "As pesquisasmostram que a principalestratégia para ajudar ascrianças a terem bonshábitos é mediar sua rela-ção com o mundo digitalde forma construtiva, ouseja, mostrando os desa-fios e analisando comosuas ferramentas podemnos ajudar a ter experiên-cias online onde prevale-çam as conexões signifi-cativas, os aprendizadoscom sentido e a diversãosaudável".

Maria Isabel explicaque essa mediação ativa édiferente para cada faixaetária e deve ser adequa-da a cada criança, de acor-do com sua individuali-dade e interesses. Devetambém ser baseada nodiálogo, na escuta e refle-

xão com a própria crian-ça sobre a forma comoela se apropria das tecno-logias.

"Há que se avaliarqual caminho faz maissentido em cada fase dainfância: dosar o tempo,considerar a qualidadedo conteúdo, combinaronde e como os dispositi-vos podem ser acessadose, acima de tudo, fazer domundo digital uma expe-riência compartilhadaentre crianças e adultos,pais, mães e filhos, edu-cadores e estudantes",diz a pesquisadora. Paraela, "há outro aspectoimportante: a construçãode um sólido repertóriode interesses, habilidadese rotinas offline, que cer-tamente irão ajudar acriança a desenvolver aautorregulação em rela-ção ao uso do ambientedigital".

Dessa forma, a con-sultora financeira Lucia-na Flávia Bonsembiantebusca conduzir o filhoEnzo, de 6 anos, no mun-do digital. "Digo para elever conteúdos educati-vos, como os aplicativosde leitura, jogos voltadospara a idade dele, incenti-vo também para a criati-vidade, ele adora gravarvídeo e tem um canal noYoutube, então eu procu-ro incentivar essa partetambém".

Quanto ao tempo, eladiz que há horários deter-minados para usar as te-las. "Cerca de uma horadurante a manhã e maisuma hora à noite. A tardeé voltada para o estudo ealgum tipo de educaçãofísica. A gente orientasobre os conteúdos ina-dequados, sobre conver-sas com estranhos e, gra-ças a Deus, nunca tive-mos nenhum tipo de con-tratempo em relação a eleconversar com qualquertipo de pessoa. Ficamosmuito atentos porque éum perigo na época dehoje. Fora de casa, a utili-zação é muito esporádi-ca, ele tem o próprio celu-lar, mas geralmente evitoque ele saia de casa com oaparelho".

Ela conta que às vezes

o filho quer ficar mais umpouco com o celular, masaí ela o chama para ou-tras atividades. "Gostomuito de brincar com elede quebra-cabeça, lego,ele adora montar e des-montar coisas e assimvai. É muito disciplinadoe é bem obediente".

Tempo de exposição àstelas

No caso de criançasaté 2 anos, a SociedadeBrasileira de Pediatriarecomenda evitar exposi-ção às telas. Para criançasde 2 a 5 anos, a recomen-dação é de até uma horapor dia, sempre com su-pervisão. Esse tempopode ser estendido atéduas horas por dia paracrianças de 6 a 10 anos.Já crianças e adolescen-tes entre 11 e 18 anos de-vem limitar seu tempoonline a duas ou três ho-ras por dia.

"Entretanto, as pes-quisas também mostramque o tempo de tela não éa medida mais relevanteou a única variável a serconsiderada quando pen-samos em cuidar da rela-ção que as crianças esta-belecem com o mundodigital. Afinal de contas,passar uma hora assistin-do sozinho filmes violen-tos, permeados por men-sagens publicitárias, écompletamente diferentede assistir em família aum documentário sobremúsica ou vida selva-gem", pondera a pesqui-

sadora.Maria Isabel acres-

centa que é fundamentalavaliar e refletir a inten-ção do tempo de tela: porque a criança vai ter essaexperiência, o que ela vaiaprender ou vivenciarcom ela, a qualidade doconteúdo acessado e ain-da se esse tempo de telaestá impedindo que acriança realize atividadesimportantes como dor-mir, se alimentar, brincarao ar livre e interagir comoutras crianças e adultos.

Dieta digital

A pesquisadora Ma-ria Isabel considera queuma forma de avaliar seum conteúdo digital ébom é semelhante a quan-do escolhemos o que va-mos comer. "Numa boadieta digital prevalecemconteúdos sem violênciagratuita, conteúdos pu-blicitários, notícias fal-sas, mensagens discrimi-natórias e desafios peri-gosos".

Ela orienta que bonsconteúdos são aquelesem que há respeito à pri-vacidade e à identidadeonline. "São aqueles vin-culados aos produtos eplataformas que respei-tam nossa capacidade dedesconectar e nos aju-dam a encontrar espaço eoportunidades para brin-car, criar, ler, desenhar,jogar, entre inúmeraspossibilidades de encon-tros significativos conos-co e com o outro. Em su-

ma, bons conteúdos digi-tais são aqueles que tra-zem mais autoria - emoposição àqueles de usomais passivo -, são aces-sados com intenção e nosfazem bem".

Responsabilidade

Na visão da pesquisa-dora, a responsabilidadecom o ambiente digitalnão é apenas do usuário."É muito importante tam-bém percebermos - e com-partilharmos esse aspec-to com as crianças - que aresponsabilidade poruma relação saudável,criativa e segura com oambiente digital não éapenas do usuário. É tam-bém do governo, das em-presas e das plataformasde tecnologia. É funda-mental advogarmos porum ambiente digital maishumano, que proteja nos-sa privacidade, resguardenossa capacidade de des-conectar e fortaleça nos-sos laços sociais", defen-de Maria Isabel.

Para contribuir comesse debate, o InstitutoAlana, com o apoio doNic.Br, da Safernet Brasile do portal Lunetas, estárealizando o evento "SerCriança no Mundo Digi-tal - série de conversasonline". Os diálogos se-rão transmitidos peloInstituto Alana. A estreiada série de conversas foino dia 26 de junho, e osdois primeiros episódiospodem ser acessados emEpisódio 1 e Episódio 2.

EBC Saúde

Foto: Pixabay

Page 6: Bolsonaro sanciona lei que suspende pagamento de parcelas ... · São Gabriel da Palha, ES - , de de 2020 - Ano XIII - Edição nº - Distribuição GratuitaSábado 11 julho 2573

0611 de julho de 2020

Crianças também precisamde cuidados com a pele

A pele das criançastambém precisa rece-ber cuidados duranteessa fase de isolamen-to social. “Não temjeito. Independente-mente da idade, o con-finamento vai impac-tar de alguma forma avida de todas as crian-ças”, afirma Guilher-me Polanczyk, profes-sor de psiquiatria dainfância e adolescên-cia da Faculdade deMedicina da Universi-dade de São Paulo(USP).

E os efeitos não sãoapenas psicológicos.Estão também na pele.Da mesma forma queos adultos, os pequeni-nos estão suscetíveis adesenvolver problemascomo desidratação por

exemplo. O motivo?Antes os pais passa-vam hidratante nascrianças após o banho.“Agora, com a novarotina em casa e todosos desafios, a cabeçasdesses pais está a mil emuitos deles estão comdificuldade de concili-ar as tarefas, e acabamesquecendo de manterhábitos simples comoesse”, pontuou a far-macêutica Raigna Vas-concelos.

Segundo ela, é fun-damental buscar a ori-entação médica parasaber como cuidar dapele da criança. “Asfórmulas são específi-cas para essa faixa etá-ria. Não pode, de for-ma alguma, aplicarqualquer produto. Apele desse pequenopode estar precisando

de uma hidratação sim-ples ou um tratamentomais sério. Só o médi-co vai saber dizer”,alertou Raigna.

Por isso, a dermato-logista Karina Mazzi-ni orienta os pais, queprecisarem compraralgum produto por es-ses dias, a serem caute-losos. “Procure produ-tos destinado ao públi-co infantil fabricadoscom pouca química,sem conservantes, efragrâncias que nãocausem alergias. Jáajuda a evitar irrita-ções na pele dos peque-nos por conta dos per-fumes e corantes utili-zados na composiçãodos produtos”, disse.

Sudorese infantil

Quando as glându-

las sudoríparas produ-zem uma quantidademaior de suor do que oorganismo necessita,as crianças começam atranspirar nas mãos,nos pés, nas axilas e emoutras partes do corpo.Este suor excessivo emcrianças, mesmo quan-do o corpo está para-do, pode indicar umquadro de hiperidroseinfantil.

Existem diferentescausas que podem le-var a hiper idrose.“Além dos componen-tes genéticos e dos com-ponentes alérgicos, oscomponentes emocio-nais, como o estresseque estamos vivendoatualmente, podemagravar ou até induziressa hiperidrose”, afir-ma a dermatologistaIrene Badi.

“Se os pais perce-bem que o suor trazum odor desagradável,a criança pode estaracometida por algumabactéria”, completa amédica.

O tratamento, se-gundo Irene, deve serfeito com produtos me-

nos químicos. Ela suge-re o leite de magnésio,a pomada minâncora,o leite de rosas e atémesmo produzir umdesodorante sem álco-ol e sem perfume combicarbonato de sódio.Com informações darevista Veja Saúde.

Criar Comunicação Integrada

Foto: divulgação

CLA$$IFICADOSEditais, Comunicados, Atas, Relatórios, Balancetes 27 [email protected]

Comprando, vendendo ou trocando! Anuncie conosco 27 [email protected]

COMUNICADO

SI LVA OLIVEIRA IND. E COM.L T D A, CNPJ: 39.808.498/0001-59,torna públicoque REQUEREU da SMAMA – Secretaria Municipalde Agricultura e Meio Ambiente, Processo007097/2019, Licença Ambiental de Regularização,para atividade``Industrialização do leite com queija-ria``,localizada na Rua Jose Henrique Duque,123Bairro Otto Luiz Hoffmann ,Itaguaçu/ES.

PREGÃO PRESENCIAL Nº.030/2020DATA DE ABERTURA: 28/07/2020 às 13 h.OBJETO: Contratação de empresa especializada para prestaçãode serviços de implantação, licença de uso, configuração,manutenção, treinamento, suporte técnico preventivo ecorretivo dos sistemas abaixo relacionados, abrangendo toda amigração e conversão de dados, para atendimento asnecessidades administrativas do Instituto de Previdência dosServidores Públicos do Município de São Gabriel da Palha.O edital poderá ser retirado no site www.saogabriel.es.gov.br.Demais informações pelo telefone 00 XX 27 3727-1366, ramal362.

São Gabriel da Palha, em 11/07/2020.ERLITON DE MELLO BRAZ

Pregoeiro Oficial

PREFEITURA MUNICIPALDE SÃO GABRIEL DA PALHA

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

PREGÃO PRESENCIAL Nº. 039/2020DATA DE ABERTURA: 29/07/2020 às 13 h.OBJETO: Aquisição de equipamentos e mobiliários diversos paraatender as necessidades das Instituições de Ensino da RedePública Municipal deste município. O edital poderá ser retiradono site www.saogabriel.es.gov.br. Demais informações pelotelefone 00 XX 27 3727-1366, ramal 362.

São Gabriel da Palha, em 11/07/2020.ERLITON DE MELLO BRAZ

Pregoeiro Oficial

PREFEITURA MUNICIPALDE SÃO GABRIEL DA PALHA

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

PREGÃO PRESENCIAL Nº. 040/2020DATA DE ABERTURA: 24/07/2020 às 08 h.OBJETO: Constituição de Ata de Registro de Preços, para futurae eventual aquisição de material de higiene e limpeza, paraatender a demandas das Unidades Administrativas destemunicípio. O edital poderá ser retirado no sitewww.saogabriel.es.gov.br. Demais informações pelo telefone 00XX 27 3727-1366, ramal 362.

São Gabriel da Palha, em 11/07/2020.ERLITON DE MELLO BRAZ

Pregoeiro Oficial

PREFEITURA MUNICIPALDE SÃO GABRIEL DA PALHA

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

PREGÃO PRESENCIAL Nº. 042/2020DATA DE ABERTURA: 23/07/2020 às 13 h.OBJETO: Aquisição de equipamento (Gerador de Energia) paraatender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde destemunicípio.. O edital poderá ser retirado no sitewww.saogabriel.es.gov.br. Demais informações pelo telefone 00XX 27 3727-1366, ramal 362.

São Gabriel da Palha, em 11/07/2020.ERLITON DE MELLO BRAZ

Pregoeiro Oficial

PREFEITURA MUNICIPALDE SÃO GABRIEL DA PALHA

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

TOMADA DE PREÇOS Nº. 010/2020DATA DE ABERTURA: 30/07/2020 às 13 h.OBJETO: Contratação de empresa paraExecução da Obra de Pavimentação eDrenagem na Rua Joana Brozeguini noBairro Mirante, município de São Gabrielda Palha-ES. O edital poderá ser retiradono site www.saogabriel.es.gov.br.Demais informações pelo telefone 00 XX27 3727-1366, ramal 362.São Gabriel da Palha, em 11/07/2020.

ERLITON DE MELLO BRAZPresidente da CPL

PREFEITURA MUNICIPALDE SÃO GABRIEL DA PALHA

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Compre, venda e troque!Compre, venda e troque! NO

CURTA A NOSSAPÁGINA

CURTA A NOSSAPÁGINA

www.facebook.com/ES1.HojeNoticias/www.facebook.com/ES1.HojeNoticias/

Page 7: Bolsonaro sanciona lei que suspende pagamento de parcelas ... · São Gabriel da Palha, ES - , de de 2020 - Ano XIII - Edição nº - Distribuição GratuitaSábado 11 julho 2573

07

Esportes

11 de julho de 2020

Caixa antecipa saque do auxílioemergencial do terceiro lote

A Caixa antecipouo calendário de saqueem dinheiro aos benefi-ciários com direito areceber a primeira par-cela do auxílio emer-gencial por terem sidoaprovados no início domês de junho. Essaspessoas, que perten-cem ao terceiro loteque a Caixa recebeu daDataprev, teriam origi-nalmente a liberaçãodo saque em espécieconcluída em 18 dejulho.

Os beneficiáriosnascidos entre julho esetembro poderão sa-car a partir da próximasegunda-feira (13). Jáos nascidos entre outu-bro e dezembro pode-rão sacar de terça-feira(14) em diante.

Entre 27 de junho e4 de julho, os valores de

R$ 600 e R$ 1.200 (nocaso de mães solteiras)já haviam sido deposi-tados para esse públicona conta poupança so-cial digital da Caixa, demaneira escalonadaconforme a data de ani-versário do beneficiá-rio.

O calendário de sa-que em dinheiro teveinício no dia 6 de julho,também de forma esca-lonada pelo mês de nas-cimento. Contudo, aprevisão inicial era quese estendesse até o dia18 de julho, quando osnascidos em dezembropoderão sacar.

Nas datas disponí-veis para saque, haven-do eventual saldo exis-tente, o valor serátransferido automati-camente para a contaque o beneficiário indi-cou, sendo poupançada Caixa ou conta em

outro banco.

Cartão de débitovirtual

A Caixa informouque o beneficiário nãoprecisa sacar o auxíliopara transacionar odinheiro. O aplicativoCaixa Tem possibilitaque o cidadão façatransferências bancári-as e ainda pague con-tas, como água, luz etelefone. Além disso, oapp disponibiliza gra-tuitamente o cartão dedébito virtual. Comele, é possível fazercompras pela internet,aplicativos e sites dequalquer um dos esta-belecimentos credenci-ados. O cartão tambémé aceito em diversaslojas físicas.

O banco explicaque para utilizar o car-tão virtual, o beneficiá-

rio precisa gerá-lo. Pa-ra isso, o primeiro pas-so é atualizar o CaixaTem. Depois, entrar noaplicativo e acessar oícone Cartão de DébitoVirtual. Feito isso, ousuário deverá digitara senha do Caixa Tem.Em seguida, aparece-rão os seguintes dados:nome do cidadão, nú-mero e validade do car-tão, além do código desegurança. Ao lado docódigo, é preciso clicarem “gerar”. Pronto. Ocartão está disponível.O código de segurançavale para uma compraou por alguns minutos.Para realizar uma novacompra é preciso gerarum novo código.

QR Code

Além da possibili-dade de uso do cartãode débito virtual, dis-

ponível para comprasonline, o Caixa Temtambém oferece a op-ção “pague na maqui-ninha”, forma de paga-mento digital que podeser utilizada nos esta-belecimentos físicoshabilitados. É uma fun-cionalidade por leiturade QR Code geradopelas maquininhas dosestabelecimentos e quepode ser facilmente

escaneado pela maio-ria dos telefones celula-res equipados com câ-mera. Quando o clien-te seleciona a opçãoPague na maquininha,no aplicativo, automa-ticamente a câmera docelular é aberta. O usuário deve então apontaro celular para leiturado QR Code gerado na“maquininha” do esta-belecimento.

Sob o comando do Mister, Flamengosoube dar respostas após insucessos

Nem só de glóriascompõem a trajetória deJorge Jesus no Rubro-Negro. Contudo, nospoucos tropeços do timesob seu comando, a res-posta dada pelos joga-dores foi rápida

A trajetória de JorgeJesus no comando é mar-cada pelas vitórias, títu-los e bom futebol. Con-tudo, neste pouco maisde um ano em que o Mis-ter dirige o time, tam-bém já existiram mo-mentos não tão bons,como este de agora,após uma atuação ruim,derrota nos pênaltis pa-ra o Fluminense e o vice

da Taça Rio. Com maisdois clássicos pela fren-te, a equipe terá a opor-tunidade dar uma res-posta positiva, assimcomo fez nas outras ve-zes que foi posta à provaneste período.

Logo de cara, JorgeJesus esteve à frente doFlamengo diante doAthletico em mata-mata pela Copa do Bra-sil, em julho de 2019. Aeliminação, nos pênaltisem um Maracanã lota-do, foi um golpe duro,mas bem absorvido peloRubro-Negro. Na se-quência, o time superouum duro confronto como Emelec (EQU), nasoitavas da Copa Liber-

tadores, classificando-setambém nas penalida-des.

Para alguns líderesdo elenco, a virada noMaracanã e a vitórianos pênaltis, foi o divi-sor de águas que levouaos títulos do Brasilei-rão e da Copa Liberta-dores.

Ainda em agosto, naoitava partida do Misterpelo Flamengo, o Fla-mengo foi derrotado por3 a 0 para o Bahia, emSalvador. O questiona-mento sobre o modelode jogo do Mister, com azaga atuando em linhaalta, foi feito. Então, apartir deste momento, oRubro-Negro embalou:

invencibilidade de 29jogos e performance dealto nível, resultadosnos títulos do Brasilei-rão e Libertadores.

Antes da disputa doMundial, uma nova der-rota: 4 a 0 diante do San-tos, na Vila Belmiro. Otime era o titular, mas acabeça já estava na via-gem que aconteceria emdias para Doha, no Qa-tar. O curso foi redireci-onado na semifinal con-tra o Al Hilal, por 2 a 1,que garantiu o Flamen-go na decisão para en-frentar o Liverpool.

O título mundial nãoveio, mas da derrotapara o clube inglês veioa motivação para seguir

atuando em alto nível evencendo em 2020. ASupercopa do Brasil e aRecopa Sul-Americanaforam conquistados porRafinha, Arão, Gabi-gol, Bruno Henrique &

Cia. No próximo do-mingo, dia 8, e quarta,dia 15, o time de JorgeJesus poderá deixar pa-ra trás o insucesso re-cente e levantar maisuma taça.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

EBC Economia

Lance!

O técnico Jorge Jesus tem trajetóriade sucesso no comando do Flamengo

Page 8: Bolsonaro sanciona lei que suspende pagamento de parcelas ... · São Gabriel da Palha, ES - , de de 2020 - Ano XIII - Edição nº - Distribuição GratuitaSábado 11 julho 2573

0811 de julho de 2020