Bombas Hidráulica de Engrenagens.docx

10
Turma Engenharia Mecânica Nomes: RA: Vinicius Mantovani de Barros 6224109610 ATPS – Tipos de Bombas Sistema Fluidomecânicos Prof. Ronnie

Transcript of Bombas Hidráulica de Engrenagens.docx

Page 1: Bombas Hidráulica de Engrenagens.docx

Turma

Engenharia Mecânica

Nomes: RA:Vinicius Mantovani de Barros

6224109610

ATPS – Tipos de Bombas

Sistema Fluidomecânicos

Prof. Ronnie

São Bernardo do Campo

2016

Page 2: Bombas Hidráulica de Engrenagens.docx

Sistema Hidráulico - Bombas:Uma bomba é o coração de um sistema hidráulico, convertendo energia mecânica em energia hidráulica. A energia mecânica é fornecida para a bomba através de um acionamento primário, como por exemplo, através de um motor elétrico.

Devido à ação mecânica, a bomba cria uma pequena depressão na sua entrada. Isso permite que a pressão atmosférica empurre o fluido do reservatório através de sua tomada de entrada para dentro da bomba. A bomba, então, empurra o fluido para o sistema hidráulico.

Existem duas classificações para bombas:

a. Bombas de deslocamento não-positivo ou hidrodinâmicas.b. Bombas de deslocamento positivo ou hidrostáticas.

Nos sistemas hidráulicos para uso em máquinas e equipamentos industriais, são empregadas as bombas de deslocamento positivo, por apresentarem as seguintes vantagens:

a. Suportam melhor, ciclos de trabalho com altas pressões;b. Tamanho compacto.

Bombas de deslocamento não-positivo ou hidrodinâmicas: Também conhecidas como bombas de hélice (centrífugas), tem como princípio de pressurização do fluído o aumento considerável de sua velocidade, seguido de uma abrupta diminuição, aumentando assim a pressão do mesmo.

Page 3: Bombas Hidráulica de Engrenagens.docx

Bombas de deslocamento positivo ou hidrostática: Neste caso, o fluído adquire pressão sem um acréscimo substancial de velocidade no interior da bomba. Seu princípio de funcionamento, baseia-seno “estrangulamento” do fluído em algum momento do ciclo.

As bombas hidrostáticas se dividem em três grupos:

– Bombas de engrenagens;– Bombas de Palhetas;– Bombas de Pistões.

Bombas de engrenagens:A bomba de engrenagem consiste basicamente de uma carcaça com orifícios de entrada e de saída, e de um mecanismo de bombeamento composto de duas engrenagens. Uma das engrenagens, a engrenagem motora, é ligada a um eixo que é conectado a um elemento acionador principal. A outra engrenagem é a engrenagem movida.

Page 4: Bombas Hidráulica de Engrenagens.docx

Como funciona uma Bomba de Engrenagem No lado da entrada, os dentes das engrenagens desengrenam, o fluido entra na bomba, sendo conduzido pelo espaço existente entre os dentes e a carcaça, para o lado da saída onde os dentes das engrenagens engrenam e forçam o fluido para fora do sistema. Uma vedação positiva neste tipo de bomba é realizada entre os dentes e a carcaça, e entre os próprios dentes de engrenamento. As bombas de engrenagem têm geralmente um projeto não compensado.

Bomba de Engrenagem de Dentes Externos:A bomba de engrenagem que foi descrita acima é uma bomba de engrenagem externa, isto é, ambas as engrenagens têm dentes em suas circunferências externas. Estas bombas são às vezes chamadas de bombas de dentes-sobre-dentes. Há basicamente três tipos de engrenagens usadas em bombas de engrenagem externa; as de engrenagens de dentes retos, as helicoidais e as que têm forma de espinha de peixe. Visto que as bombas de engrenagem de dentes retos são as mais fáceis de fabricar, este tipo de bomba é o mais comum.

Page 5: Bombas Hidráulica de Engrenagens.docx

Bomba de Engrenagens de Dentes Internos: As câmaras de bombeamento são formadas entre os dentes das engrenagens e uma vedação em forma de meia-lua é montada entre as engrenagens no espaço em que a folga entre os dentes é máxima.

Bomba de Lóbulos:Seu princípio de funcionamento é idêntico ao da bomba de engrenagens, porém comum deslocamento (vazão) bem maior.

Page 6: Bombas Hidráulica de Engrenagens.docx

Bomba Gerotor:Operada mesma forma que a bomba de engrenagens internas, sendo que o rotor interno (motriz) é acionado por uma fonte externa e transporta durante seu movimento um rotor externo numa estrutura engrenada. Dessa maneira, formam-se câmaras de bombeamento entre os lóbulos do rotor.

Bomba de Palhetas:É constituída de um rotor provido de ranhuras, nas quais deslizam palhetas que durante o movimento de rotação do rotor, entram em contato comum anel excêntrico devido à ação da força centrífuga. O espaço compreendido entre o rotor, anel e as palhetas é preenchido de fluído vindo da tubulação de aspiração. Esse fluído é levado então sob pressão para a tubulação de descarga.

Page 7: Bombas Hidráulica de Engrenagens.docx

Bomba de Pistões:Tem como princípio de funcionamento o movimento alternativo dos pistões, ou seja, sucção do fluído num sentido e expulsão no sentido contrário.

São divididas segunda a disposição dos pistões em:

– Bomba de Pistões Radiais;– Bomba de Pistões Axiais.

Bomba de Pistões Radiais: Os pistões estão dispostos em forma de estrela, radialmente ao eixo de acionamento. O movimento dos êmbolos é feito no sentido radial, isto é, perpendicular ao eixo. O fluxo nas bombas de pistões radiais é comandado utilizando-se o principio de válvulas ou de ranhuras.

Page 8: Bombas Hidráulica de Engrenagens.docx

Bomba de Pistões Axiais:Seu funcionamento é semelhante ao da bomba de pistões radiais, diferindo basicamente na posição de trabalho dos pistões (neste caso, paralelo ao eixo rotor). O movimento é transmitido aos pistões através do prato-guia, cuja inclinação determina a vazão da bomba.

Referência bibliográfica:

http://www.fatecpompeia.edu.br/arquivos/arquivos/hidraulica_automotiva_bombas.pdf

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfI64AD/apostila-hidraulica-completa