Bonsai

15
BONSAI ARAÇÁ Tweet Descrição É uma fruta pequena, tipo baga, arredondada, de cor amarelada, predominando o alaranjado e o amarelo-claro. Polpa esbranquiçada, adocicada, sendo pouco ácida, suculenta, aromática e adocicada. Contêm muitas sementes reniformes em seu interior. Os frutos atraem muitas espécies de pequenos pássaros. Fructificação primavera e verão. Fruto do araçazeiro, o araçá tem o seu sabor lembrando um pouco o da goiaba, embora seja um pouco mais ácido e de perfume mais acentuado. Tem, também como a goiaba, a polpa macia e cheia de sementes sendo, porem, a maioria de suas variedades comuns menos carnuda e menos valiosa economicamente. É usado no preparo de sorvetes e refrescos e também de um doce muito parecido com a goiabada. O araçazeiro é utilizado em várias aplicações. Seus frutos de sabor delicioso são consumidos ao natural ou usados como ingrediente na produção de doces, sorvetes e bebidas. Suas folhas e os brotos novos fornecem matéria corante. Suas raízes são tidas como diuréticas e antidiarréicas. A casca pode ser utilizada para a aplicação em curtumes. Quanto ao aspecto nutritivo, o araçá possui vitamina A, B, C, além de altas taxas de proteína e carboidratos. A espécie apresenta potencial para conquistar um lugar de destaque no mercado nacional e internacional, principalmente como refresco natural, podendo ainda ser comercializada como polpa congelada ou suco engarrafado. O Araçá-boi (Eugenia stipitata) pertence à família das Mirtáceas a mesma família da goiaba e Jabuticaba é uma árvore de origem Amazônica, que inclui o Brasil, a Bolívia e o Peru. O Araçá-boi é um arbusto com cerca de três metros de altura, com ramos desde o solo. O que pode ser útil para o cultivo como Bonsai. O fruto tem cor amarelada quando maduro, contém em média 11 sementes e chega a pesar 450 gramas. Existem outras variedades de Araçá que ocorrem por todo o Brasil. Cultivo deverá ser o mesmo com poucas variações. O seu nome vem do tupi guarani e significa: “fruto que tem olhos” em alusão as sépalas que dão a aparência de olho no fruto. Ambiente – Durante o período de crescimento o Araçá-boi, precisa de proteção meia-sombra. A irrigação deve ser diária e não excessiva. Quando maiores, as mudas Suportam bem o sol e o vento. A espécie é muito rústica tem um crescimento rápido e suporta maus tratos recuperando-se rápido de danos causados.

description

TUDO SOBRE BONSAI

Transcript of Bonsai

Page 1: Bonsai

BONSAI ARAÇÁ

TweetDescrição

É uma fruta pequena, tipo baga, arredondada, de cor amarelada, predominando o alaranjado e o amarelo-claro. Polpa esbranquiçada, adocicada, sendo pouco ácida, suculenta, aromática e adocicada. Contêm muitas sementes reniformes em seu interior. Os frutos atraem muitas espécies de pequenos pássaros.

Fructificação primavera e verão.

Fruto do araçazeiro, o araçá tem o seu sabor lembrando um pouco o da goiaba, embora seja um pouco mais ácido e de perfume mais acentuado. Tem, também como a goiaba, a polpa macia e cheia de sementes sendo, porem, a maioria de suas variedades comuns menos carnuda e menos valiosa economicamente. É usado no preparo de sorvetes e refrescos e também de um doce muito parecido com a goiabada.

O araçazeiro é utilizado em várias aplicações. Seus frutos de sabor delicioso são consumidos ao natural ou usados como ingrediente na produção de doces, sorvetes e bebidas. Suas folhas e os brotos novos fornecem matéria corante. Suas raízes são tidas como diuréticas e antidiarréicas. A casca pode ser utilizada para a aplicação em curtumes. Quanto ao aspecto nutritivo, o araçá possui vitamina A, B, C, além de altas taxas de proteína e carboidratos. A espécie apresenta potencial para conquistar um lugar de destaque no mercado nacional e internacional, principalmente como refresco natural, podendo ainda ser comercializada como polpa congelada ou suco engarrafado.

O Araçá-boi (Eugenia stipitata) pertence à família das Mirtáceas a mesma família da goiaba e Jabuticaba é uma árvore de origem Amazônica, que inclui o Brasil, a Bolívia e o Peru. O Araçá-boi é um arbusto com cerca de três metros de altura, com ramos desde o solo. O que pode ser útil para o cultivo como Bonsai. O fruto tem cor amarelada quando maduro, contém em média 11 sementes e chega a pesar 450 gramas. Existem outras variedades de Araçá que ocorrem por todo o Brasil. Cultivo deverá ser o mesmo com poucas variações. O seu nome vem do tupi guarani e significa: “fruto que tem olhos” em alusão as sépalas que dão a aparência de olho no fruto.

Ambiente – Durante o período de crescimento o Araçá-boi, precisa de proteção meia-sombra. A irrigação deve ser diária e não excessiva. Quando maiores, as mudas Suportam bem o sol e o vento. A espécie é muito rústica tem um crescimento rápido e suporta maus tratos recuperando-se rápido de danos causados.

Solo – O solo deverá ser neutro tendendo para o ácido, rico em matéria orgânica e com boa capacidade de reter água e umidade. O Araçá-boi vive bem em solo arenoso e argiloso. O solo deve conter matéria orgânica (casca de pinos em pedaços miúdos, matéria orgânica curtida etc.). Toda matéria orgânica usada dever ter um período de curtição superior a 180 dias para que não queime as raízes das nossas árvores e nem as envenene ao liberarem os gases tóxicos que se formam com o curtimento e que é prejudicial à planta. Para compor o substrato, pode-se utilizar a seguinte combinação: 15% de areia 2 a 3 mm ou pedrisco +35% de cacos miúdos de cerâmica 3 a 5mm + 50% de matéria orgânica – casca de pinos calcinada 2 a 3 mm é um ótimo material (para facilitar a drenagem) evite usar cascas de tamanhos maiores. OBS: aqueça toda a mistura a 180° por 20 minutos para eliminar parasitas e seus possíveis ovos. Todo material deverá estar seco e ser peneirado antes de ser usado, para retirada de partículas minúsculas e pó. Essa mistura é para cidades de clima quente. Caso você more em locais mais frios use uma mistura com menos matéria orgânica e mais cacos de cerâmica.

Page 2: Bonsai

Rega – A rega deverá ser moderada. Evite o excesso de umidade que pode danificar as raízes da árvore. Durante o verão tome cuidado para não deixar o solo secar de mais, pois poderá causar danos a folhagem. O solo deverá manter um bom teor de umidade. Caso a terra seque totalmente pode danificar as folhas e causar a perda das flores e até mesmo a queda dos frutos. Se você tiver dúvida sobre o grau certo de umidade a manter, deixe o solo secar levemente entre uma rega e outra. Você evitará assim o aparecimento de fungo tais como a ferrugem.

Adubação – A adubação deverá ser mantida até início da floração, que ocorrerá: de outubro a Janeiro para os P. catllelianum e P. guinense, e de dezembro a fevereiro para o P. myrtoides e P. eigeniaefolia. Dois meses antes da floração deverá ser usado um adubo rico em fósforo Ex.: NPK 4-12-4 que seguirá até inicio da floração. Não adube durante a floração. Existem adubos de ação lenta como Osmocote que poderá ser usado. Outro adubo (orgânico) riquíssimo em fósforo é a farinha de osso. Uma mistura orgânica que produz resultado excelente é: Torta de Algodão ou Mamona 50% + Farinha de osso 50% colocada na borda do vaso a cada trinta dias na proporção de uma colher de sopa rasa para vasos com 20 a 22 cm de comprimento (vasos menores ou maiores deverão receber quantidade proporcional ao seu tamanho).( coloque a mistura em um potinho perfurado e enterrado para que a mistura não se espalhe e com o tempo torne o substrato do vaso compactado – retire o potinho com a mistura a cada 2 meses). Outro modo é fazer uma rega semanal ou uma pulverização semanal usando para isso a mistura feita com 2 colheres de sopa rasa de uréia dissolvida em 10 Litros de água. Regue ou pulverize a uréia sempre ao entardecer, pois ela se evapora com a luz. Use adubo contendo micros nutrientes S, B, Cu, Mn e Zn pelo menos uma vez ao ano. De preferência aos adubos foliares.Lembre-se: Nunca adube uma planta doente ou recém transplantada, nem sobre o sol forte; faça-o de preferência nas primeiras horas do dia ou nas últimas horas da tarde. Faça uma rega pelo menos uma hora antes de efetuar cada adubação mesmo que ela seja foliar. Em épocas muito quentes não se deve adubar, assim também como em épocas de frio intenso. Desenvolva o seu próprio calendário de adubação de acordo com as suas observações.

Poda – Faça uma poda para melhorar a aeração da planta, e permitir que o sol atinja as partes internas da mesma. Os brotos devem ser podados até o 2º ou 3º par de folhas durante toda época de crescimento. Ao podar analise a direção das gemas logo abaixo do corte, pois a brotaçãobrotos voltados para cima ou para baixo. Deixe os pequenos ramos crescerem até que estejam firmes com suas cinco primeiras folhas muito bem formadas, então pode. O Araçá-boi possui uma impressionante capacidade de regeneração suportando assim podas drásticas. Remova todos os brotos que forem indesejados – os que surgirem nas axilas dos galhos secundários e terciários podem ocorrer o nascimento de brotos nas raízes, retire-os também se isso ocorrer. Mantenha sempre o solo limpo sem ervas daninhas ou folhas secas.Desfolha: faça a desfolha no início de janeiro cortando as folhas pelo pecíolo com uma tesoura afiada. Suspenda a adubação nitrogenada um mês antes da poda e reduza as regas até que toda a brotação amadureça. Este método quando aplicado corretamente reduz o tamanho das folhas em até 10 vezes.OBS: NUNCA DESFOLHE UMA ÁRVORE DOENTE OU FRACA para que não corra o risco de perdê-la.

Transplante – Muda nova – Ao transplantar as novas mudas de Araçá, corte a raiz pivotante (principal) logo abaixo das raízes capilares e espalhe cuidadosamente o restante de suas raízes o mais radialmente possível sobre o solo EX: como os raios de uma bicicleta. Esse procedimento é importante para o desenvolvimento no futuro, de um bonito nebari ( Nebari = encontro das raízes com o solo). Faça este procedimento a cada ano até que você observe uma boa formação de raízes superficiais.

Mudas mais velhas ou Árvores – A cada dois ou três anos nas árvores mais velhas e todos os anos no caso de exemplares mais jovens. Faça o desembaraço das raízes com um gancho diminuindo o torrão e corte as raízes que tiveram um grande desenvolvimento depois pode 1/3 das que restarem. Lembre-se que desejamos o desenvolvimento das raízes capilares (finas como cabelos). Use uma nova mistura de solo – já descrita acima. Não se esqueça de por uma tela plástica nos furos. Para a firme sustentação da árvore e mantê-la assentada no vaso, passe arames ou barbante – que apodrecerá com o tempo – se optar pelo arame corte-os tão

Page 3: Bonsai

logo perceba que a árvore esta com ótimo desenvolvimento. Se desejar poderá fazer uso de enraízadores para adiantar o processo de estabelecimento da árvore. Comece a adubação cerca de 40 a 50 dias após o transplante use metade do adubo que normalmente usaria. Mantenha a árvore na sombra até que comecem a aparecer os primeiros brotos após o que vá aumentando aos poucos sua exposição ao sol. Nunca transplante sua árvore em locais com corrente de ar e nunca as deixe nestes locais após serem transplantadas.

Aramagem – Faça-o da primavera ao verão sem qualquer problema.Alguns cuidados são necessários, pois os galhos do Araçá são duros quando ficam mais velhos e quebram com muita facilidade, então, para amolecê-los antes de aramar, é aconselhável não regá-la um dia antes. Também pode ser necessário enrolar o galho a ser trabalhado em ráfia umedecida para depois torcê-lo com arame. Para retirar o arame (nunca desenrole o fio) corte com um alicate. A ferramenta apropriada nesta hora é muito importante. Preste atenção ao crescimento da árvore para que os arames não marquem a casca. É importante que o tronco do Araçá-boi esteja sem marcas. Árvores de tronco liso devem estar sem marcas visíveis que denuncie a ação do homem.

Dicas

– Faça uma boa irrigação pelo menos uma hora antes de adubar a sua árvore..– Fruteiras costumam ser cultivadas em vasos um pouco mais fundo que o normal. Os vasos poderão ser vidrados ou não.– Os galhos do Araçá-boi são quebradiços quando velhos para amolecê-los antes da aramação, é aconselhável não regá-la um dia antes.– Tome cuidado com os pulgões eles transmitem doenças as suas plantas.– Evite molhar as flores para que não caiam e possam produzir frutos.– Caso apareça ferrugem nas folhas, retire as folhas atacadas, esta ação feita logo no início evita a utilização de fungicidas.– Os Araçás mais usados para bonsai são as de folhas miúdas.– O Araçá não crescerá dentro de casa, ele precisa de luz solar plena para que cresça bem. Deixe suas árvores fora de casa até que as flores se abram, aí então podem ser levadas para dentro, mas é preciso que fiquem em um local bem claro, próximo à janela e ainda assim por apenas dois dias.– Evite o excesso de água nas regas: o ideal é fornecer água à planta apenas quando o solo apresentar-se seco, sem encharcar.– Mantenha um registro de todas as adubações e podas efetuadas com o maior detalhamento possível, no futuro, análise e repita as ações que deram bons resultados nos anos anteriores.– Se tiver dúvidas de como aplicar os métodos a cima busque a orientação de bonsaístas experientes.

Guia de CuidadosNome

Popular Cerejeira

Espécie Sub-espécie FamíliaAltura natural

max.Origem

Myrthus communis Mirtáceas 12 m Mediterrâneo

Insolação mínima

FolhasVentos gelados

Crescimento Temperatura agradável

4 horas Sempre Verdes Suportam Rápido Adora calor

Page 4: Bonsai

Transplantação

Permite vaso rasoVaporizaçã

oInicio

AramaçãoTempo de permanência

dos aramesAnualmen

teNão No calor Outono Seis meses

Introdução:As Cerejeiras configuram uma grande variedades de árvores. Englobam algumas espécies da família das Rosaceaes, outras da família das Prunaceas como a famosa Cerejeira do Japão ou SAKURA(Prunus serrulata) com sua florada intensa com cores de Branco a Vermelho. Outra família é a das Mirtáceas como a Cereja do Rio Grande (Eugenia involucrata), cuja seu principal atrativo é seu tronco com coloração esverdiado. E por f im uma das mais usadas no Brasil é a Cerejeira Silvestre (Eugenia mattosii), que é melhor adaptada ao clima quente do Brasil,  essas possuem folhas pequenas e lustrosas, produzem flores brancas e frutif ica intensamente, seus frutos são comestíveis no formato de pequenas cerejas de coloração bem vermelha. Esta planta f loresce desde muito jovem e produz frutos 2 à 3 vezes por ano. Sua maior f lorada ocorre no final de inverno e sua frutif icação se estende durante a Primavera.

Fotos:

Na natureza

Na natureza"Sakura"

Tronco"Sakura"

Tronco"Eugenia matosi"

Folhas e Flor

"Eugenia matosi"

folhas e Fruto

"Eugenia matosi"

FrutoFlor

"Sakura" Flor Exemplar Exemplar Exemplar

Page 5: Bonsai

Exemplar"Sakura"

Exemplar"Eugenia matosi"

Pré BonsaiIdade

estimada3 anos

Pré BonsaiIdade

estimada4 anos

Pré BonsaiIdade

estimada5 anos

Exemplar"Cerejeira

doRio

Grande"

Insolação:Qualquer bonsai deve receber sol diretamente em suas folhas. A Cerejeira  gosta muito de luz, mas não deve ser exposto ao sol forte no verão. No verão necessita de um local bem iluminado, devemos colocá-lo em local onde o mesmo possa receber raios solares diretamente em suas folhas em períodos onde o sol não esteja muito forte (antes das 10:00Hs e depois das 16:00Hs). Isso pode ser conseguido colocando-a em uma sacada com cobertura, sob outras árvores ou mesmo dentro de casa próxima a uma janela em local arejado. Já em outras estações a Cerejeira  pode ser colocado a pleno sol desde que seu solo esteja sempre úmido.  A exposição da Cerejeira  ao sol é indispensável para sua floração e a frutif icação.

Rega:Há duas coisas que precisamos saber para regar um bonsai: Como e com que frequencia.Regar um bonsai é molhar toda a terra que esta dentro do vaso. Coloque água potável por cima da terra em toda a superfície até que esta comece a sair por baixo nos orifícios do vaso. No Calor pode-se molhar também a copa e Galhos.Já a frequencia dependerá principalmente do tamanho do vaso e das condições climáticas como temperatura e umidade do ar. Normalmente vasos com até 30 cm de comprimento e/ou vasos muito rasos devem ser regados todos os dias quando a umidade do ar estiver baixa e a temperatura acima de 20 oC.Cuidado com os extremos: Em dias de muito calor (acima de 30oC) regue duas vezes ao dia. Em dias de muito

Page 6: Bonsai

fr io (abaixo de 15oC) regue a cada dois dias.Vasos maiores do que 30 cm, normalmente a frequencia de rega é menor, mas tome muito cuidado, geralmente um bonsai não fica mais do que dois dias sem água.As árvores no Geral NÃO gostam de muita umidade na terra. Por isso geralmente devemos regar os bonsai somente quando a terra do vaso estiver quase seca.Vale muito nossa "observação constante", tanto do clima quanto da umidade da terra. A verif icação da umidade da terra pode ser feita facilmente tocando-se a terra com os dedos.A Vaporização das folhas somente é necessária  quando a umidade do ar estiver baixa . Nesta situação é conveniente que façamos uma vaporização leve somente sobre as folhas  preferivelmente a sombra com água potável, no mínimo, três vezes por dia. Outra função importante da Vaporização é quando feita sobre as raízes finas expostas em alguns determinados esti los ( Ex.: "Raiz Exposta", "Raiz sobre Pedra" e outros). Também é importante no cult ivo do musgo que, se for usado, não deve ocupar mais do que a metade da superfície da terra do bonsai, para que esta "respire". O Musgo deve ser borrifado levemente em torno de três vezes ao dia  sem que a terra do bonsai se umedeça .

Como a maioria das plantas frutíferas, a  Cerejeira  é uma planta com consumo elevado de água, mas com a particularidade de não gostar de solos muito encharcados. Umidade constante no tronco e raízes favorece o surgimento de fungos ( Pó Branco ), estes podem até ocasionar sua morte se não forem tratados. Para evitar problemas com muita umidade é aconselhável molhar a terra da cerejeirasomente quando esta já estiver com a superfície seca. Outra maneira de se evitar estes fungos é a de usar uma mistura de solo arenosa.

Adubação:Todos nós comemos diariamente, os alimentos são imprescindíveis para se viver. As plantas alimentam-se dos sais nutrit ivos que extraem do solo. Como os bonsai vivem em vasos pequenos, a árvore poderá consumir todos os nutrientes da terra depois de um tempo, teremos então que ir repondo estes nutrientes por meio de adubos. É preciso adubar principalmente nas épocas de grande crescimento das plantas e esta adubação deve ser feita sem exageros. É muito melhor adubar em pequenas quantidades com maior freqüência do que fazê-lo esporadicamente em grandes quantidades.Recomendamos o uso de produtos de ótima procedência e com instruções claras de uso.  Para principiantes sugerimos uma adubação muito simples usando TORTA DE MAMONA  e FARINHA DE OSSO, que são facilmente encontrados em supermercados. Estes podem ser

Page 7: Bonsai

usados sempre separadamente numa frequencia bimestral, ou seja, se usar TORTA DE MAMONA em Janeiro, somente irei adubar novamente em março com FARINHA DE OSSO. E assim teremos 6 aplicações anuais.Use sempre as dosagens recomendadas. Caso não haja indicação para dosagens referente ao bonsai, use metade da dose recomendada para vasos pequenos.Já uma adubação melhor e mais balanceada pode ser conseguida facilmente com produtos de boa qualidade encontrados em lojas especializadas. Siga sempre uma orientação profissional.

O período para se adubar a Cerejeira  é em sua época de crescimento, ou seja, desde quando a mesma estiver iniciando a brotação na primavera até o inicio do outono.  Evite adubar em períodos de floração intensa.  Os adubos mais indicados são os ricos em Fósforo ( P ), podendo ser adubos líquidos por via fol iar ( na primavera )  ou  sólidos na terra ( no outono ). Como sugestão, escolha traços de proporção de N-P-K ( Nitrogênio – Fósforo – Potássio ) na ordem de 04-14-08. Não esqueça que no mínimo uma vez por ano é necessário a Adubação com micro nutrientes ( Ca {Cálcio}, Mg {Magnésio}, S {Enxofre}, B {Boro}, Cl, Cu, Co, Fe....).Melhores épocas para a adubação da Cerejeira  é o Início da Primavera e do Outono. Nunca adube plantas doentes ou recém transplantadas. ACerejeira  não deve ser adubada antes de um mês de seu transplante.A Bonsai Kai criou um "Kit anual de adubação para bonsai" para ajudar a manter os bonsai fortes e saudáveis.veja mais detalhes clicando:  Kit anual de adubação

Nossa sugestão de agenda de adubação para o  Cerejeira   :

QG  - Adubo químico de l iberação gradual

TM  - Torta de Mamona ( Adubo orgânico )

FO  - Farinha de Osso ( Adubo orgânico )

G  - Galinaça ( Adubo orgânico )

AGENDA ANUAL

Janeiro QG JulhoNão

adubarFevereir Não

adubar AgostoNão

adubar

MarçoNão

adubar Setembro QGAbril TM Outubro FO

Maio GNovembr

o FO

JunhoNão

adubarDezembr

oNão

adubar

Troca de Terra (Transplantação):No desenvolvimento natural das árvores as raízes crescem em busca de água, ar e alimento. As raízes de um bonsai vão

Page 8: Bonsai

crescendo e podem ocupar a totalidade do espaço do vaso, expulsando lentamente o solo que ali existia. Por isso periodicamente devemos reduzir o volume de raiz dentro do vaso através de poda. Nesse mesmo processo aproveitamos para também trocar parte do solo que já não oferece todas as características para um bom desenvolvimento do vegetal. Felizmente este processo demora anos mas não devemos esquecê-lo enquanto estivermos cult ivando qualquer planta que esteja confinada.

A Cerejeira  necessita um solo com boa drenagem. A  mistura aconselhada é de 50% de areia peneirada (entre 2 a 5 mm) e 30% de condicionador de solo industrial e 20 % de argila refratária de boa procedência peneirada (entre 2 a 5 mm). Na troca de terra podar no máximo 35 % das raízes.Deve-se providenciar a troca de terra da Cerejeira  Anualmente ou a cada dois anos, normalmente no final do inverno ou inicio da primavera quando inicia sua brotação intensa. Nunca adube plantas doentes ou recém transplantadas. Nunca lavar as raízes.

Para ter um detalhamento como se faz a troca de terra cl ique em: Saiba mais sobre Transplantação

Poda:A Arte bonsai procura, como inspiração, buscar formas existentes na natureza. Essa busca nos leva a um espectro riquíssimo de texturas, formas e cores, tornando nosso hobby um dos mais interessantes e criativos. O objetivo da prática do bonsai (cult ivo de arvores em vaso), não é apenas mantê-los vivos e saudáveis, mas cada vez mais bonitos. Para isso é necessário que se façam podas regulares para se manter a forma de “mini árvore”. Podar é esti l izar a formação de uma árvore.  Com a poda, eliminamos os ramos que saem da silueta do bonsai, ramos defeituosos, secos ou desnecessários. Para podar devemos uti l izar ferramentas adequadas, como tesouras afiadas. Para galhos maiores alicates de corte côncavo, que fazem cortes l impos, precisos e de fácil cicatrização. Quando as feridas da poda são de grande tamanho (maior que o tamanho do diâmetro de um cigarro) é conveniente cobri- las com pasta de selagem para garantir sua perfeita cicatrização. Pode-se usar clara de ovo ou tinta PVA.

A poda de manutenção da Cerejeira  pode ser feita facilmente com uma tesoura afiada cortando-se os galhinhos que saem da zona não desejada do tronco ou da copa, cuja melhor forma é a forma da copa triangular. As Podas mais drásticas devem ser feitas no final do inverno. A Cerejeira  brota com facil idade na madeira velha e suporta muito bem, Graças a sua brotação intensa, podas drásticas. É muito importante  a manutenção na 

Page 9: Bonsai

l impeza das folhas e f lores ressecadas. O corte dos brotos novos que surgirem perto das raízes ou galhos novos em competição com galhos maiores já existentes devem também ser eliminados. Podar várias vezes ao ano para manter a forma original, exceto Outono e Inverno, véspera de seu florescimento.

Aramagem:A uti l ização dos arames na esti l ização de um bonsai pode ser usado para:1.Corrigir a inclinação de ramos, permitindo uti l izar ramos que de outra maneira teríamos que podar.De certo modo os arames provocarão o efeito do peso dos grandes galhos nas árvores, inclinando-os para baixo.2.Direcionar o crescimento de um galho numa direção em que a copa do bonsai se encontra vazia.3.Direcionar o crescimento de um galho para a formação de uma copa no formato triangular.

Os arames são colocados no bonsai por um certo tempo que dependerá da espécie da árvore. Durante esse tempo a casca da árvore cresce na posição pré-determinada e endurece, permitindo transformações estéticas importantes. Por ser um processo prático é necessário um certo treinamento para que possamos nos aprimorar. Os arames são colocados em espiral nos galhos e troncos, de maneira geral devemos primeiramente travar o arame no tronco ou em algum galho grosso e em seguida "enrolar" o arame no galho que se pretende modelar. Não devemos apertar demais para não deixar marca na casca do bonsai. O ideal é que o arame fique relativamente frouxo. Como os ramos engrossam devido ao seu crescimento, devemos tirar o arame antes que se crave na casca. Pode-se usar qualquer arame, preferivelmente o arame de alumínio, que é mais f lexível e resistente. A grossura do arame dependerá da força necessária para se vergar o ramo. Não esqueça que é de suma importância que os arames não deixem marcas na casca, se for o caso proteger a casca com ráfia.Veja mais detalhes sobre modelagem de bonsai em:  Técnicas de Cultivo e Manutenção Estética

A Cerejeira  é uma planta de fácil modelação simplesmente com podas freqüentes, se for preciso aramar, faça preferivelmente em períodos de calor. Os arames podem permanecer na árvore por até seis meses, mas nunca deixe que eles façam marcas na casca. Se os arames estiverem penetrando na casca tire-os imediatamente.

Doenças e Pragas mais comuns:

Page 10: Bonsai

A Cerejeira é uma planta muito resistente, mas pode ocorrer ataques de pulgão e cochinilhas, estes podem ser tratados facilmente com inseticida para plantas ornamentais. Não esqueça que existindo um problema, este deve ser solucionado com brevidade para evitar a debil i tação do bonsai.A BONSAI KAI possui Defensivos adequados, Pronto Socorro, Hotel e até Hospital para sua segurança.

Veja mais detalhes sobre Pragas e Doenças em:  Pragas e Doenças

Agenda Anual de Tratamento:

Verão OutonoInver

noPrimavera

Rega Abundante

AbundanteModera

daAbundan

te

Adubação Moderada

Sim Não Sim

Poda Ramos RamosEstrutur

alRamos

Aramagem Opcional

Início Fim Opcional

Transplantação Não Não Não Sim

Estilos possíveis de ser modelado:

Tronco Vertica

l

Vassoura Tronco Inclina

do

Sinuoso Suave

Sinuoso

Esbelto

Varrido ao

Vento

Literal Semi- Cascat Tronco Bosque Paisage

Page 11: Bonsai

Cascata a Duplo Disperso

mcom Lago

Paisagemcom

Pedra

Paisagem com

Pedra e Lago