Boqnews ed 935 de 16 a 22 03 13

24
DIVULGAÇÃO/ SXC.HU Vistoria FOTOS DIVULGAÇÃO etc CULTURA & VARIEDADES Na região, pelo menos 27 estabelecimentos - até o momento - foram fechados por não seguirem as regras de segurança. O principal motivo é a falta do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). A ação começou após a tragédia de Santa Maria (RS), em janeiro, quando trouxe à tona os problemas em casas noturnas que abrigam centenas de pessoas. Páginas 4 e 5 Rigor à segurança Caxambu e São Lourenço encantam os turistas pela hospitalidade, gastronomia, águas especiais e oferecem também inúmeras possibilidades de passeios, como o voo de balões, que acontece em São Lourenço. Páginas 11 a 13 Sul de Minas EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986 Santos, 16 a 22 de março de 2013 | Nº 935 | ANO XXVII CINEMA O longa nacional A Busca, com Wagner Moura, é a principal estreia nas telonas. Página 21 MÚSICA Ivan Lins interpreta sucessos da carreira no Teatro Coliseu, no sábado (23) Página 20 TEATRO A adaptação de Federico Fellini, Il Viaggio, é o destaque da programação do Sesc Santos neste final de semana. Página 20

description

Boqnews ed 935 de 16 a 22 03 13

Transcript of Boqnews ed 935 de 16 a 22 03 13

Page 1: Boqnews ed 935 de 16 a 22 03 13

DIVULGAÇÃO/ SXC.HU

Vistoria

FOTOS DIVULGAÇÃOetcCULTURA & VARIEDADES

Na região, pelo menos 27 estabelecimentos - até o momento - foram fechados por não seguirem as regras de segurança. O principal motivo é a falta do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). A ação começou após a tragédia de Santa Maria (RS), em janeiro, quando trouxe à tona os problemas em casas noturnas que abrigam centenas de pessoas. Páginas 4 e 5

Rigor à segurança

Caxambu e São Lourenço encantam os turistas pela

hospitalidade, gastronomia, águas especiais e oferecem também

inúmeras possibilidades de passeios, como o voo de balões, que

acontece em São Lourenço. Páginas 11 a 13

Sul de Minas

EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986 Santos, 16 a 22 de março de 2013 | Nº 935 | ANO XXVII

CINEMAO longa nacional A Busca, com Wagner Moura,

é a principalestreia nas telonas.

Página 21

MÚSICAIvan Lins interpreta sucessos da carreira no Teatro Coliseu, no sábado (23)Página 20

TEATROA adaptação de Federico Fellini, Il Viaggio, é o destaque da programação do Sesc Santos neste final de semana. Página 20

Page 2: Boqnews ed 935 de 16 a 22 03 13

Boqnews - 16 a 22 de março/2013 - 2

Mala

Boqnews FUNDADORJairo Sérgio de Abreu Campos (Mtb 12.514)

DIRETOR DE REDAÇÃOHumberto Iafullo Challoub (Mtb 17.645)

DIRETOR ADM./COMERCIALFernando De Maria dos Santos (Mtb 21.123)

IMPRESSÃOEmpresa Folha da Manhã S.A.

(Folha de S. Paulo)

FALE CONOSCO

PABX (13) 3238.3380 REDAÇÃO: [email protected] MARKETING E PUBLICIDADE: [email protected] DEPTO. FINANCEIRO: [email protected] DEPTO. DE ARTE: [email protected]

INTERNETWWW.BOQNEWS.COM

@BOQNEWS BOQNEWS

EM CIRCULAÇÃO DESDE 1986

BOQNEWS É PUBLICADO PELA ENFOQUE JORNAL E EDITORA LTDA.

Avenida Pedro Lessa, 3.076 - cj 81 - Embaré - Santos - SP - CEP 11025-002

Distribuição gratuita em residências, estabelecimen-tos, centros comerciais e shoppings de Santos. Em

bancas da Baixada Santista, a R$ 0,50.

Campo Neutro SEBASTIÃO MISIARAPRESIDENTE DA UNIÃO DOS VEREADORES DO ESTADO DE SÃO PAULO

A acessibilidade e o ouvidor do povo

São grandes os desafios que se apresentam à nossa frente para resolvera vida das pessoas que têm no Poder Legislativo o último reduto paraonde ele leva suas aflições e necessidades.

A renovação do Poder Legislativo nas últimas eleições, em percentual considerável (próximo de 60%), provoca a curiosidade dos líderes comunitários de primeiro mandato, sobre o verdadeiro papel do vereador. Inicia-se a 4ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, que percorre 10 regiões administrativas, começando por Bebedouro (13ª Região administrativa), no próximo dia 22. Por trás do fenômeno da grande procura dos administradores públicos e dos vereadores pelos temas abordados pela Uvesp está a mudança de consciência das lideranças públicas do Estado de São Paulo.

O papel do vereador ganha caráter mais social na medida em que os cidadãos, reves-tidos do voto, passaram a cobrar de maneira mais incisiva as atitudes do homem público, rastreados, ainda, pelos escândalos na políti-ca nacional nos últimos tempos. E esse pa-pel social que se espera do homem público, leva a Uvesp e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência a discutir o papel do município na vida de 9 milhões de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida que vivem nas 645 cidades paulistas. (...)

São grandes os desafios que se apre-sentam à nossa frente para resolver a vida das pessoas que têm no Poder Legislativo o último reduto para onde ele leva suas aflições e necessidades. Inclui-se aí as pessoas com deficiência que, em pesquisa encomendada pela Uvesp junto à PMKT Mídia e HPM Herrmann Pesquisa e Ma-rketing, demonstra sua insatisfação com as políticas públicas municipais, com a falta de segurança nas calçadas, no transporte

coletivo, no turismo acessível e na Educa-ção Inclusiva, onde às vezes, são tratados como “pessoas doentes”.

Para facilitar a vida do legislador, os organi-zadores da caravana criaram uma cartilha com leis que tornam a cidade acessível. É preciso apenas apresentar em plenário, discutir e convencer o chefe do executivo a implantar. Renovamos nessa caravana a discussão de te-mas propostos por essas pessoas, envolvendo professores, promotores públicos, motivadores e especialistas ligados à acessibilidade. A participação do vereador transforma a Câmara em estuário da vontade popular. O interesse do prefeito coloca-o entre os líderes políticos do futuro que caminham em busca de novas práticas e novas instituições.

Em verdade, nossos deveres são mais que obrigações. São privilégios. No modo contínuo, desde o berço dos fundamentos da democracia da Grécia Antiga, o Poder Legislativo evolui e passa à etapa de confluir suas atitudes e pensamentos aos interesses da coletividade. O vereador, mais do que fazer leis e encaminhar rei-vindicações ao Executivo, deve aprender a ser o ouvidor do povo, o procurador do cidadão, o defensor dos direitos humanos.

Só assim ele vai se tornar um referen-cial ético, expectativa que o povo alimenta desde o dia em que ele conferiu seu voto de confiança nas urnas. Sejam todos bem vindos à Caravana, onde se situa um farto material de inserção da vida pública na dimensão social que o cidadão sonha. Sonhando todos juntos, como dizia D. Helder Câmara, estaremos caminhando para a realidade sonhada.

Apesar da intensificação das ações policiais em áreas até então domina-das por quadrilhas que comandam o tráfico de drogas nos grandes centros urbanos, principalmente nos conjun-tos de favelas localizados nos morros do Rio de Janeiro, evidencia-se que a batalha contra a criminalidade está longe de viver seu capítulo derradei-ro. Episódios recentes indicando o aliciamento, por meio de pagamento de propinas, de militares pertencentes às Unidades de Polícia Pacificadora, ataques a ônibus e delegacias em Santa Catarina e a presença ostensiva em morros de cidades importantes, como Santos, Guarujá e Cubatão, reforçam os elevados níveis de sofisticação e audácia alcançados pelos traficantes.

Fortalecidos pela negligência das administrações públicas, omissas no atendimento das demandas sociais básicas, as quadrilhas, em muitos casos, ainda contam com a simpatia e proteção da população local e, o que é pior, também estão inseridas em esferas do poder constituído pela prática recorrente de atos de corrupção. Como se tudo isso só não bastasse, a grande parte dos presídios brasileiros foram trans-formados em autênticas escolas de formação e aper-feiçoamento da criminalidade, quartéis-generais de onde se originam os principais planos e estratégicas criminosas. De lá, designam sentenças de morte contra membros de grupos rivais, juízes, promotores, diretores de presídio, delegados, policiais, jornalistas

Uma guerra longe do fime todos aqueles que julgarem como sendo uma ameaça à atividade. Além de tornar imperiosa a adoção de medi-das vigorosas para o restabelecimento do poder do Estado, por meio de in-tervenções e permanência das forças militares nas áreas dominadas pelas quadrilhas de traficantes a fim de re-conquistar a credibilidade junto às po-pulações residentes, a realidade que hoje nos é exposta exige igualmente a revisão dos conceitos estabelecidos para o combate ao tráfico e ao uso de drogas no País, diante da dimensão

que o problema alcançou. Ao que se viu até aqui é que o consumo ampla-

mente difundido na sociedade, invariavelmente patrocinado pelas castas mais abastadas, não conse-guiu ser coibido com leis proibitivas; ao contrário, a visão hipócrita sobre o tema propiciou sua expan-são, consolidou a existência de poderes paralelos infiltrados no Estado e ainda fomenta negociatas empresariais forjadas pela lavagem de grandes quan-tias de dinheiro.

O momento requer a mobilização da sociedade civil organizada e a união de esforços nas esferas municipais, estaduais e Federal visando a criação de novos paradigmas para o enfrentamento do crime organizado e à redução dos danos ocasionados pelo uso de drogas, uma iniciativa que, por certo, conta com o apoio irrestrito de todos que conseguem di-mensionar a gravidade do problema.

FERNANDO DE MARIA

[email protected]

Panorama Regional

Efeito cascata- Tráfego congestionado no

sentido Guarujá, devido ao ex-cesso de veículos comerciais no acesso aos terminais na rua do Adubo (a respeito da Rodovia Cônego Domênico Rangoni).

- Tráfego lento na chegada a São Paulo e/ou ao litoral.(Via Anchieta).

Tais informações são as mais frequentes no site da Ecovias nos últimos dias. Não há horário em especial. As malfadadas frases resumem bem o cenário caótico que tem provocado transtornos às milhares de pessoas que passam diariamente por Cubatão rumo ao Planalto pela Via Anchieta e vice-versa, com destinos diversos para as cidades da região.

A origem do problema é conhecida, mas os remédios para solucioná-los são paliativos. Responsável por 1/4 de toda a movimentação de cargas no País, via exportação ou importação, o Porto de Santos vem batendo sucessivos recordes. E isso se reflete no cotidiano das cidades.

Em 2012, foram movimenta-das 104,5 milhões de toneladas, 7,6% acima que em 2012 mesmo em um cenário internacional nem tanto animador em razão da crise financeira europeia. A movimen-tação de milho (+ 119,4%) e da soja (+ 14,8%) contribuíram para o feito. Neste rumo, a expectativa é que até a movimentação no cais santista chegue a 109 milhões de toneladas em 2013.

Mais cargas representam maior movimentação nos termi-nais, em franca expansão. Como nossa estrutura modal foi cons-truída com base nas rodovias, temos um problema contínuo - e

que se agravará com a chegada das safras de outros produtos agrícolas, fato que ocorrerá até outubro. De toda a movimentação de cargas para exportação ou importação, 63% são feitas por caminhões e 25% por ferrovias. Com mais veículos co-merciais nas estradas, falta de áreas para armazenagem dos produtos, o nó no sistema viário é inevitável.

A situação é crônica e quaisquer iniciativas de obras emergenciais são paliativas, mas, sem dúvidas, algo precisa ser feito com urgência. Com a alta da safra agrícola, os produtos são literalmente despa-chados para o cais santista pelos exportadores, que querem se livrar do problema, transformando os caminhões em silos ambulantes.

Já os caminhoneiros, víti-mas deste processo, se deparam diariamente com tais cenas, presenciando situações desagra-dáveis como a falta de locais para estacionamentos e estrutura. E os terminais portuários não têm espaço físico suficiente para aten-der a demanda crescente.

Promessas de obras, espe-cialmente no trevo de Cubatão, estão agendadas, mas devem sair do papel apenas a longo prazo. As necessidades, porém, são prementes. Novas áreas para estacionamento de caminhões são prioritárias para evitar os deslocamentos desnecessários pelas estradas até a hora do embarque ou desembarque da carga. Para tal, há a necessidade de uma integração real entre os terminais portuários, exportado-res, autoridade portuária e órgãos públicos, objetivo prioritário do CAP - Conselho da Autoridade Portuária na atualidade.

A realidade que hoje nos é exposta exige igualmente a

revisão dos conceitos estabelecidos para o combate ao tráfico e

uso de drogas

Page 3: Boqnews ed 935 de 16 a 22 03 13

Boqnews - 16 a 22 de março/2013 - 3

Todos Tucanos, de oposição, e Mário Covas, de situação. resultou na inscrição de uma única chapa, que será presidida por Rafael Leal durante o próximo biênio.

Penas recolhidas IIO acordo envolveu a participação da oposição no comando do PSDB na Cidade, cargos em órgãos públicos comandados pelos tucanos e quitação de débitos contraídos nas campanhas. A eleição do diretório ocorre neste domingo (17), das 13 às 16 horas, na sede do partido, à Rua Barão de Paranapiacaba, 159.

Pela transparênciaO vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB) solicitou à Mesa Diretora da Câmara de Santos todos os processos e contratos sobre as compras dos mobiliários da Casa, incluindo computadores, impressoras, ares condicionados e outros eletrônicos. A solicitação, segundo o vereador, se faz necessária para assegurar os princípios de transparência

[email protected]

JAIRO SÉRGIO & COLABORADORES 3Conflito de geraçõesO perfil renovado que hoje habita grande parte das administrações municipais, fruto do resultado apurado nas últimas eleições, tem motivado um conflito de gerações nas secretarias e respectivos gabinetes, onde ainda estão lotados experientes funcionários de carreira, acostumados com a relação tempo/espaço no serviço público.

Conflito de gerações IIDotados do frescor natural da idade e munidos do entusiasmo comum aos neófitos, os jovens que ocupam cargos de comando estão impondo um ritmo frenético que não consegue ser acompanhado pelos mais velhos. O volume de reuniões realizadas, que invariavelmente extrapolam o horário habitual de expediente, têm cansado os “idosos”.

Conflito de gerações IIIEm Santos, não é diferente. Na Administração comandada pelo prefeito Paulo Barbosa já existem os que não estão aguentando o tranco. Isso porque, como se já não bastasse o ritmo agitado imposto de segunda a sexta, muitos estão sendo convocados aos sábados para estar presentes nas comunidades atendidas pelo projeto Viva o Bairro e ouvir as reivindicações dos munícipes.

Penas recolhidasApós tapas e beijos, a paz voltou a reinar no ninho dos tucanos santistas. Uma composição entre as chapas

@jairosacampos

Será...que, desta vez, as alianças partidárias realizadas para a eleição presidencial serão respeitadas nos estados e municípios?

INDIRA GANDHIESTADISTA INDIANA

“Há dois tipos de pessoas: as que fazem as coisas e as que ficam com os louros. Procure ficar no primeiro grupo: há menos competição lá” .

que devem nortear as compras do Legislativo santista.

Dengue a milA epidemia de dengue que atinge a região, além de representar uma grave ameaça à saúde da população, contribuiu também para prejudicar o funcionamento das atividades mantidas pela Prefeitura. Isso porque muitos funcionários estão afastados do trabalho por terem contraído a doença. Existem escolas onde vários professores tiveram que se afastar em razão da dengue.Cara cracháOs vereadores da Câmara de Santos já receberão os respectivos crachás e agora podem se apresentar como autoridades nos locais que necessitam de autorização de acesso. Os documentos de identificação com foto servem principalmente para os estreantes, ainda pouco conhecidos na função.Cara crachá IIA ideia do crachá partiu do vereador Douglas Gonçalves (DEM), que não se conformou com o fato de, recentemente, ter sido impedido de entrar no canteiro de obras do Museu Pelé, no Valongo. Agora, devidamente identificado, Douglas colocará nas ruas seu Gabinete Itinerante, que pretende ouvir a população em vários pontos da Cidade.

Rede de ideiasOutro vereador estreante que busca estreitar cada vez mais sua relação com a comunidade é o

Quem Responde?

prof. Kenny (DEM). Sua atuação nas redes sociais, que reúne uma expressiva comunidade virtual, tem sido elogiada porque serve para o debate de novas ideias, onde os participantes podem interagir, cobrar e dar sugestões.

Trabalho eficienteA Prefeitura renovou novamente o aditamento do contrato dos serviços de varrição e coleta de lixo em Santos com a empresa Terracom, que nesta semana assumiu emergencialmente a coleta em São Vicente, cidade que enfrenta problemas nessa área com a mudança de comando no governo.

Trabalho eficiente IIA empresa também atua nos municípios de Cubatão, onde mantém sede, Bertioga e Guarujá. Em Praia Grande, participa de um consórcio junto com outras duas empresas, o que denota sua eficiência na realização dos serviços de limpeza. Apesar de opiniões em contrário, de vez em quando é preciso reconhecer que manter qualidade em uma tarefa dessa natureza não é fácil.

Procuradoria da MulherA deputada estadual Telma de Souza (PT) protocolou projeto de estruturação da Procuradoria Especial da Mulher, da qual é titular. O projeto deverá serinscrito no Sistema de Convênio (Siconv) para captação de recursos junto ao Governo Federal. A proposta visa viabilizar a montagem da

NARA ASSUNÇÃO

unidade de atendimento da Procuradoria na Assembleia Estadual, com a realização de estudos e campanhas de orientação às mulheres paulistas.

Conflito árabeA relação entre a diretoria do Clube Sírio Libanês e a construtora do empreendimento previsto para ocupar área que servia de sede à agremiação, no Gonzaga, azedou. Motivo: uma redução imprevista no espaço destinado ao salão de festas que integrará as novas dependências do clube não agradou os dirigentes, especialmente pela falta de anuência em relação às modificações implantadas após a aprovação dos mesmos.

INCUBADORA REFORMULADA A Incubadora de Empresas de Santos (IES) será reestruturada, com um novo estatuto e

regimento interno de funcionamento. A decisão foi tomada na última semana em encontro realizado na Associação Comercial de Santos, que contou com membros do Conselho Gestor da Incubadora, integrado pela Prefeitura de Santos, Associação Comercial, Serviço Brasileiro

de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e universidades da região. A Incubadora santista foi inaugurada em 26 de setembro de 2002, com sete empresas, em imóvel à Rua do Comércio, 44, no Centro Histórico. Em outubro de 2002, novo edital permitiu a inclusão de

mais sete empresas. Em 2009, o endereçou mudou para a Rua Brás Cubas, 154.

Page 4: Boqnews ed 935 de 16 a 22 03 13

A tragédia de Santa Maria, no dia 21 de janeiro, marcou o País. Ao todo, 241 jovens morreram por conta do incêndio na Boate Kiss e os principais motivos das mortes foram a intoxicação pela fumaça, a falta de segurança e as falhas na estrutura do local.

Às vezes, infelizmente, são necessárias tragédias como esta para que a sociedade, agentes públicos e empresários percebam que algo está errado não só na Boate Kiss, mas em muitos outros estabelecimentos espalhados pelo País e como não poderia ser diferente, inclusive, na Baixada Santista.

E foi somente depois deste episódio que o País começou a avaliar com a seriedade necessária os locais que aglomeram centenas de pessoas. Espaços que, muitas vezes - como tem se descoberto - sem qualquer segurança.

Em Santos, de acordo com o secretário de Finanças, Álvaro dos Santos Silveira Filho, a vistoria começou exigindo em primeiro lugar o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) de todos os locais abertos com mais de 100m². Desde o começo da ação, oito casas que não apresentaram o documento foram embargadas. Outras oito encerraram atividades antes disso ou mesmo por não terem documentação. Outras duas estão fechadas, mas não encerraram as atividades. Ao todo, 10 apresentaram o AVCB e estão funcionando normalmente.

O segundo passo, de acordo com o secretário, será a vistoria da Secretaria de Edificações da Prefeitura, que disponibiliza o Auto de Verificação de Segurança (AVS) avaliando a questão estrutu-ral e elétrica do local. "E tudo isso será feito anualmente como pede a legislação", diz.

Uma das principais mudanças na Cidade será com a emissão do alvará. "Antes este documento ia junto com o carnê para os em-presários. Muitos, mesmo sem os laudos, renovavam os alvarás e a prefeitura descobria durante as fiscalizações, realizadas por amos-tras. Hoje, os proprietários terão que - antes de retirar o alvará na prefeitura - ter o AVCB em mãos", explica o secretário.

Álvaro esclarece também que a vistoria já tinha começado, mas de forma tímida bem no início do governo. "O acidente acelerou o processo por conta da cobrança da própria sociedade em saber como estava a situação por aqui. Lembro--me que na sexta que antecedeu o acidente no Sul, nós cancelamos um evento que aconteceria na se-gunda seguinte exatamente por fal-ta de segurança no local", explica.

FISCALIZAÇÃO Cidades da região apertam vistoria nas casas noturnas e outros estabelecimentos para que se adequem às normas de segurança

Boqnews - 16 a 22 de março/2013 - 4

PRAIAMAR FASHION DAY Nesta quinta-feira (21), o Praiamar Shopping Center voltará a ser o centro das atenções

da moda na Baixada Santista com a realização da segunda edição do Praiamar Fashion Day, em parceria com mais de 60 lojistas. As atividades se realizarão ao longo do dia,

com diversas atrações para os cliente. Para esta edição, o shopping preparou cinco workshops, das 13h às 17h30, abertos com os temas: uso de acessórios, nail style, pente-ados, maquiagem e customização de roupas. Para participar, basta se inscrever no site do

shopping (www.praiamarshopping.com.br). São 20 vagas por workshop

NARA ASSUNÇÃODA REDAÇÃO

"É importante lembrar que não temos interesse em fechar qualquer estabelecimento. Ape-nas queremos que todos estejam dentro das regras de segurança para que nenhuma outra tragédia aconteça", esclarece

EmpresárioDe acordo com Leonardo

David Pereira, da Stereo Club, a prefeitura poderia ter dado um prazo maior para a apresentação da documentação. "Nosso alvará de 2012 estava com tudo cor-reto. Este ano falta o laudo dos bombeiros, que já entramos com pedido, mas como eles estão com bastante trabalho, a vistoria tem demorado, o que acaba prejudi-cando nosso trabalho. A casa está fechada há duas semanas, mas continuamos tendo que pagar aluguel, que já está atrasado, e as demais contas, inclusive os salários dos funcionários", conta.

"Primeiro, a prefeitura nos pede para investir nesta área, trazendo bares e baladas para cá. Agora, estamos enfrentando toda esta dificuldade. Sou a favor de toda a fiscalização, mas acredito que deve ser feita de forma mais equilibrada", conta.

O próprio secretário comenta que, às vezes, o problema não é do proprietário que não quer fazer uma obra, mas que a lei - por con-ta de muitos prédios no Centro Histórico serem tombados - não permite. "Isso acaba dificultando ainda mais os proprietários das casas do Centro", reconhece.

DIVULGAÇÃO/SXC.HU

intensificadaVistoria

Em Bertioga, 15 estabelecimentos foram notificados pela prefeitura. Até o momento, de acordo com a Municipalidade, apenas a casa noturna Pucci apresentou os documentos exigidos, sendo que o restante está funcionando de forma irregular. O Setor de Tributos da Prefeitura está intimando os esta-belecimentos a se regularizarem.

A vistoria começou depois do decreto municipal (1913, de 08/12/13), assinado pelo prefeito Mauro Orlandini, que criou uma força-tarefa para fiscalizar irregularidades, inclusive ausência de Laudo ou Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Diante disso, a Secretaria de Segurança e Cidadania, com participação da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e outros órgãos da Administração, realizou força-tarefa em 22 locais que costumam reunir mais de 100 pessoas. Esta ação visava, principalmente, o período do Carnaval, quando a Cidade recebe grande número de visitantes. Dos locais vistoriados, 15 se enquadravam dentro do previsto no Decreto Estadual 56.819/11, que dispõe sobre as medidas de segurança contra incêndio. Os estabelecimentos tiveram suas instalações e itens de segurança verificados e foram notificados a apresentar o Alvará do Corpo de Bombeiros.

Já em São Vicente, foram vistoriadas 18 casas, sendo que 15 delas foram notificadas e em uma foi solicitado o encerramento das atividades. Atualmen-te, segundo a prefeitura, a Secretaria de Comércio está visitando novamente esses 16 locais e daqui 15 dias divulgará o balanço dessa fiscalização. A pre-feitura não divulgou os nomes das casas.

A prefeitura de Cubatão divulgou também que realizou a fiscalização de todas as casas noturnas e locais com potencial de aglomeração de pessoas na Cidade, logo após a ocorrência da tragédia de Santa Maria, num trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania e a área de Fiscalização de Tributos da Secretaria Municipal de Finanças. Na ação, apenas dois locais estavam com todos os documentos corretos: Vem Ver e Esporte Clube Cubatão/ Central do Forró. Já outros dois estabelecimentos receberam notificação para atualizar e outros dois para apresentar o AVCB. Já o salão de festas Magoo Bum está com processo encaminhado para cassação do alvará. Dois outros locais estavam em reforma, com atividades suspensas e uma apenas com atividade paralisada.

Já Guarujá, que conta com 20 locais com grande concentração de pessoas (casas noturnas, associações, escolas de samba e grêmios recreativos), oito possuem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB); quatro renova-dos; cinco em processo de adequação; em um o AVCB está condicionado ao laudo de inflamabilidade das instalações e dois ainda não possuem AVCB. A Força-Tarefa do município declarou que já foram cassados dois alvarás de estabelecimentos pelo não cumprimento das regras de segurança.

Fiscalização na região

Santos - 8 fechadasOs estabelecimentos fechados foram Porto Beer, Barbaro, Stereo Club, Coqueluche, Cats Club, Vanity House, Tribal, Ninfa's Night Club.São Vicente - 1 fechadaA Cidade não divulgou o nome da casa que foi fechadaCubatão - 1 fechadaSalão de festas Magoo Bun está com processo para encerrar as atividadesBertioga - 15 notificadasCasas estão funcionando irregularmente. Apenas a Pucci apresentou documentos exigidosGuarujá - 2 fechadasDois alvarás foram cassados por não cumprirem as regras de segurança

27casas foram notificadas em

Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá e Bertioga depois que começaram as vistorias

ÁLVARO DOS SANTOS SILVEIRA FILHO

SECRETÁRIO DE FINANÇAS DE SANTOS

NARA ASSUNÇÃO

"A Prefeitura não tem o interesse de fechar as

casas. Queremos que continuem funcionando, pois geram empregos, além de receita para o município. Só queremos

que elas trabalhem dentro da regularidade,

trazendo segurança para as pessoas que frequentam os locais. Os empresários estão

aceitando as mudanças e correndo atrás dos

documentos"

Page 5: Boqnews ed 935 de 16 a 22 03 13

Boqnews 5 16 a 22 de março/2013

Page 6: Boqnews ed 935 de 16 a 22 03 13

6 16 a 22 de março/2013

63%da movimentação de

cargas em direção ao cais santista é feita pelo meio rodoviário, contra 25% realizada pelos trens

A atual chefe do SPU - Se-cretaria de Patrimônio da União, Cassandra Maroni Nunes, órgão responsável pela área, adiantou que liberará este espaço para a construção de um pátio de cami-nhões para minimizar os impactos do excesso de veículos usados no escoamento da safra. A área deve ser repassada à operadora portuária no início desta semana. O local, no entanto, pode ter restrições

O Conselho de Autoridade Portuária - CAP considera que o Porto de Santos e as áreas urba-nas a ele contíguas não dispõem quantitativamente, de instalações adequadas para o estacionamento de veículos rodoviários e que esse quadro tem como consequências: a circulação desnecessária e indese-jável do tráfego rodoviário de/para o Porto pelos viários urbanos; pés-simas condições de trabalho para os trabalhadores do setor, inclusive com ocorrência de graves conflitos entre os mesmos; e ineficiência operacional sistêmica, resultando aumento de custos portuários e de problemas de ordem logística.

Os termos fazem parte da Resolução 5 que mostra as defici-ências de estrutura para atender ao crescimento do movimento de car-gas no Porto de Santos. Apenas um detalhe. A resolução é datada de 3 de março de 2000. Naquele ano, o cais movimentou 31 milhões de toneladas. Em 2012, foram 104,5 milhões - três vezes mais.

No ano passado, o cais santista foi responsável por 25,8% de toda

PORTO Conselho de Autoridade Portuária quer agilizar procedimentos para minimizar impactos com o escoamento de cargas para o cais

Boqnews

FERNANDO DE MARIADA REDAÇÃO

DIVULGAÇÃO/CAP

União de esforçosDurante o encontro foram definidas ações para minimizar os impactos do fluxo de caminhões

À espera

a movimentação de exportação e importação do País. E a previsão para 2013 é atingir as 109 milhões de toneladas, fruto da expectativa

de solução

de boas safras no campo.

Discussão antigaO assunto vem sendo debatido

ainda há mais tempo. Em 1997, o então prefeito Beto Mansur, em audiência com o governador Mario Covas, já manifestava preocupação com a questão. O resultado foi a construção da segunda alça de acesso ao Porto, pela Via Anchieta, na região da Alemoa.

Em 2005, os ex-prefeitos João Paulo Tavares Papa e Cler-mont Silveira Castor, de Santos e Cubatão, respectivamente, em audiência com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, já alertavam sobre os impactos que a região sofria (algo que só se acentua) com o fluxo crescente de caminhões em períodos de safra, em razão dos graves problemas de logística, onde por falta de espaços adequados junto aos produtores, os caminhões se tornaram verda-deiros silos ambulantes. Também esteve presente o então secretário executivo da pasta e hoje atual ministro, Paulo Sergio Passos. Após oito anos, o cenário só piorou.

De volta aos dias atuais, em razão do agravamento dos con-gestionamentos de caminhões que têm afetado as estradas e vias urbanas de acesso aos terminais e provocado transtornos diários a milhares de pessoas que trafegam pelo eixo Santos-Cubatão-Guarujá e Via Anchieta, em especial, o CAP resolveu colocar em prática o que já fora definido no final do século passado e repetido por no-vas normas em 2001, 2007 e 2011, todas sem sucesso.

Em reunião realizada na quin-ta (14) ficou marcada a criação de um fórum permanente reunindo representantes das prefeituras, Codesp, setores de trânsito das cidades afetadas, Ecovias e Polícia Rodoviária.

Às quartas-feiras, serão con-vidados aos encontros ainda re-presentantes das associações dos terminais retroportuários e portu-ários e empresas de transportes de contêineres, além dos operadores portuários. Objetivo? Criar uma sala de situação para gerencia-mento de conflitos e encontrar soluções a curto, médio e longo prazos para solucionar os proble-mas decorrentes do aumento da movimentação dos terminais de cargas e os transtornos decorrentes na entrada de caminhões rumo ao cais santista. "Queremos encontrar soluções conjuntas", explica o pre-sidente do CAP, Bechara Abdala.

Entre os pontos emergenciais para minimizar os impactos do flu-xo de caminhões está a agilização por parte da autoridade portuária (Codesp) para ampliar a fiscaliza-ção e cobrança dos agendamentos para carregamento dos caminhões junto aos terminais e ampliação da informatização e comunicação entre os operadores portuários, terminais e caminhoneiros. De forma paralela, ficou estabelecida a elaboração de estudos para a cria-ção de bolsões de estacionamento, com sugestões junto ao Rodoanel, na grande São Paulo, e na Alemoa.

ambientais antes de ser ocupado."São medidas que irão con-

tribuir, mas não vão acabar com os problemas", ressalta Abdala, preocupado com o aumento ainda maior no volume de cargas em direção ao porto em especial com o início do embarque da safra de açúcar programada para começar em maio e que deve durar até outubro. Hoje, a movimentação de cargas pelo porto de Santos é basicamente por rodovias (são responsáveis por 63% de toda a movimentação, contra apenas 25% de uso ferroviário). "O ideal seria atingirmos os 34%", avalia.

Para tanto, existem projetos do Governo Federal de expansão da malha ferroviária, como o fer-roanel, na região da Grande São Paulo, que beneficiaria o Porto de Santos. Por sua vez, está em discussão a construção de novas quatro alças de acesso à entrada de Santos, que devem facilitar o fluxo de veículos em bairros como Alemoa, Jardim São Manoel e imediações da Avenida Nossa Senhora de Fátima. Os investi-mentos seriam de R$ 500 milhões (valores da 2010).

SPU vai liberar área para patio

Page 7: Boqnews ed 935 de 16 a 22 03 13

16 a 22 de março de 2013 7Boqnews

Page 8: Boqnews ed 935 de 16 a 22 03 13

Papo com...

[email protected]@denise_covas

Umas &outras

Viva o BairroAcho ótimo o projeto da prefeitura Viva o bairro. Uma ideia simples e como a grande maioria das coisas simples, uma grande sacada. Abrir espaço para as pessoas falarem é muito importante, pois difere de um espaço apenas receptivo de telefonemas e cartas. É o exercício da cidadania. Esperamos que as sugestões dos munícipes, provavelmente muitas também bem simples, mas importantes no dia-a-dia das pessoas sejam atendidas.

Loja NaturaA Natura pode abrir até 30 lojas físicas em diferentes cidades do País. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo, da última segunda (11). Ainda de acordo com a reportagem, durante 2012, a Natura testou o modelo de negócio por meio de uma loja conceito na famosa Rua Oscar Freire, em São Paulo. Outra aposta da Natura será a venda online. Boas empresas,sempre em movimento!

FOTOS DIVULGAÇÃO

Boqnews - 16 a 22 de março/2013 - 8-9

Mulheres empreendedoras Segundo pesquisa divulgada na última segunda (11) pela Serasa Experian, o Brasil tem 6 milhões de mulheres sócias de empresas.A maior parte delas está concentrada nas regiões Sudeste e Sul do País e é sócia de micros e pequenas empresas. Elas têm de 31 a 50 anos, sendo que a faixa etária mais comum é entre 31 a 40 anos, 27,6% do total. A pesquisa teve como base o banco de dados de empresas da Serasa Experian. A força das mulheres!

Prestação de serviçoOs jornalistas Aldo Neto e Verônica Mendrona criaram a pág ina Ba ixada Cont ra Dengue no Facebook . O objetivo é fazer as pessoas agirem de fato, percebendo a gravidade da situação. O endereço é www.facebook.com/baixadacontradengue. Também é possível encaminhar material para o email [email protected].

DeniseCovas FOTOS DIVULGAÇÃO

Eber de Gois

Artista plástico santista. Estudou nas escolas Lourdes Ortiz, colégio Canadá e UniSantos. Seu pai era conferente de carga e descarga do Porto de Santos e sua mãe viveu para dar uma boa educação para os filhos. Tem três irmãos. O caçula, falecido há 20 anos, era engenheiro civil e deixou um filho, Victor. Sua irmã Nadja é graduada em turismo e ajuda a administrar as atividades da filha Juliana Goes, jornalista, que está concluindo pós-graduação em cinema, fotografia e TV. É casado com Mariza há 23 anos, responsável por administrar sua arte. Ela tem dois filhos e dois netos. Eber, ao longo da sua carreira, obteve várias menções honrosas e premiações, além de obras catalogadas em publicações de arte. Um artista que utiliza a praia e o mar de Santos como suas fontes de inspiração.

Fale um pouco de sua infância..Nasci em Santos no mês de agosto, signo de Leão, na casa de Saúde

de Santos. Passei a maior parte da minha infância no Bairro do Boqueirão, onde moro atualmente.A arte em sua vida

Eu nasci com talento e complementei esse talento com a arte do desenho e da pintura. Desde muito cedo já ficava maravilhado com os desenhos em quadrinhos, sendo minha fonte de inspiração na época de criança. Todavia, só mais tarde, trabalhando em departamento de arte em agência de publicidade em Santos (Clã Publicidade) decidi que o desenho e a pintura fariam parte do meu futuro profissional. Busquei na escola de arquitetura a formação completa.Você é arquiteto?

Sou arquiteto formado em 1977,em Santos, na FAUS (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos) e pós- graduado pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado).Exercício da Arquitetura

Depois de formado, segui para São Paulo onde fiquei por oito anos trabalhando com arquitetura de interiores, como arquiteto residente na recuperação do edifício Martinelli. Trabalhei também no Hotel Sheraton Mofarrej – local onde conheci o arquiteto Sérgio Rodrigues, designer do mobiliário brasileiro que me convidou para trabalhar em seu escritório no Rio de Janeiro. Uma experiência rica ao lado desse grande arquiteto brasileiro. Em Santos, trabalhei como arquiteto residente na recuperação da Pinacoteca Benedicto Calixto.Há quanto tempo está ligado à arte?

Desde os 17 anos, quando trabalhei em agência de publicidade.Seu estilo de pintura?

Ela é contemporânea, estilo abstrato formal. Trabalho com técnica acrílica sobre tela ou papel e em alguns momentos a minha obra tem elaboração com efeitos gráficos.Exposições

Participei de várias exposições coletivas e individuais, sendo que considero as mais importantes no Espaço Cultural Citibank em março/2001; a do Conjunto Cultural da Caixa, em São Paulo, em julho/2002 e mais recentemente em Santos, na Galeria de Arte Brás Cubas - Centro de Cultura Patrícia Galvão, onde reuni 35 obras da minha trajetória.Prêmios

Ao longo da minha carreira obtive várias menções honrosas, premiações e obras catalogadas em publicações de arte.Referências nas artes plásticas

Todo artista bebe de várias fontes e comigo não foi diferente. Com o pintor ocorre o mesmo até que encontre seu próprio caminho. Tenho admiração por muitos artistas nacionais e estrangeiros, como Tomie Ohtake, Aldemir Martins e Volpi. Entre os estrangeiros Mondrian, Gustav Klimt e Jean Michel Basquiat.Viver de arte

O artista é resistente, pois viver de arte no Brasil é para poucos.Seu ateliê

Mantenho meu ateliê em frente ao mar, um desejo que sempre acalentei pelo fato de conviver com a beleza da orla de Santos e que me traz inspiração . Um lugar em Santos

A orla da praia, que é para mim uma fonte de inspiração. Já fiz uma série de trabalhos com o título “ondas”.Um quadro

O Beijo, do pintor austríaco Gustav Klimt. Um museu de arte

No Brasil, o MASP, em São Paulo. No exterior, o Guggenheim, de Nova York, e em Bilbao, na Espanha.

Exemplo no esporteO santista Cláudio Clarindo enfrenta neste sábado (16) os 300 quilômetros de Boituva,

no interior de São Paulo, em ritmo de preparação para novos desafios da ultramaratona no

ciclismo. Oitavo colocado na Race Across America (RAAM), a mais temida prova esportiva do

mundo, que cruza os Estados Unidos de costa a costa, alcançando perto de 5 mil quilômetros,

ele se prepara para duas outras provas em território norte-americano. Santista de destaque!

DIVULGAÇÃO

Page 9: Boqnews ed 935 de 16 a 22 03 13

FOTOS DIVULGAÇÃO

Museu do Café Claudia Haddad, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, representando a Prefeitura e Marcio Calves,

diretor-executivo da Associação Comercial de Santos, na reunião que contou com a presença de diversas entidades para tratar da rees-

truturação da Incubadora de Empresas de Santos, na última segunda (11). A expectativa é que a proposta do novo estatuto e regimento

da Incubadora seja apresentada em reunião marcada para 22 de abril e seja aprovada em 6 de maio. O site pode ser conferido em: www.

incubadora-santos.com.br.

MúsicaGal Costa apresenta seu novo show Recanto, no próximo domingo (24), às 20 horas, no Ginásio do Sesc Santos. O espetáculo foi concebido edirigido por Caetano Veloso e apresenta músicas do recente lançamento resgatando suces-sos da carreira da cantora.

OficinaO TIP (Treinamento, Inovação e Pesquisa), espaço de aprendizado colaborativo idealizado pela Mkt Virtual, realiza em Santos oficina sobre empreendedorismo. Faça Você Mesmo - Construindo hábitos empreendedores para sua carreira, educação e vida, com Clarissa Müller. Uma oficina participativa e vivencial para quem busca caminhos para empreender a própria vida. Clarissa apresentará abordagens do conceito "empreendedorismo" e como preparar-se para encaminhar sua vida na direção que você deseja que ela vá. Na quinta (21). Informações: [email protected] ou pelo telefone 3284.8452

ExposiçãoFazendas Paulistas: Patrimônio Cultural Rural destaca por meio de textos, fotografias e objetos a importância das fazendas históricas de café. A exposição fica em cartaz até 18 de abril. O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. De terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada.

Teorias da SustentabilidadeEncontros na Casa do Saber em São Paulo começam nesta segunda (18) com o tema O que é sustentabilidade e responsabilidade social corporativa? De onde nasceram esses conceitos? Por que de repente esse interesse global no tema? No dia 25 será Sustentabilidade: há sinceridade nisso? Responsabilidade social é apenas uma ferramenta de relações públicas? O papel da responsabilidade social na esfera de debate pública. No dia 1º de abril o tema será Philantrocapitalism e a filantropia convencional. No dia 8, Empreendedorismo social: O banco dos pobres e no dia 15 Erradicando a pobreza mundial e lucrando mais: A fortuna na base da pirâmide. Informações (11) 3707 8900

Semana da Água da SabespO Dia Mundial da Água comemorado no dia 22 de março será lembrado pela Sabesp com duas atividades que mesclam cultura e consciência ambiental. A exposição fotográfica temática Água – Fonte da Vida composta por cliques feitos pelos próprios funcionários da Companhia acontecerá no Palácio Saturnino de Brito, no Centro Histórico de Santos, de 22 a 31 de março. O Palácio abre à visitação pública sempre de terça-feira a domingo, das 11 às 17 horas, com acompanhamento de guias bilíngues. O endereço é Avenida São Francisco, 128, no Centro Histórico de Santos. A entrada é gratuita. A outra atividade é apresentação de teatro infantil A Água que Fugiu do Lago, com a Cia. Teatral Arueiras do Brasil. Serão duas sessões por dia que acontecem a partir de segunda-feira (18) em escolas das nove cidades da Baixada Santista.

OABO ex-presidente da OAB Santos, Rodrigo Lyra, tomou posse na última quinta-feira (14) como membro da diretoria da CAASP, na Capital.

o que vem por aí...

AGUAS DE MARÇO, TOM JOBIM

“..São as águas de março fechando o verãoÉ a promessa de vida no teu coraçãoÉ pau, é pedra, é o fim do caminho

é o resto.."

Canção

Page 10: Boqnews ed 935 de 16 a 22 03 13

Vontade de emagrecer não fal-ta, mas ter disciplina para manter dietas e frequentemente praticar atividades físicas pode parecer dificultoso para o dia a dia das pessoas.

O balão intragástrico é opção para saciar a vontade de comer. “A pessoa não consegue comer

CRIS CHALLOUBDA REDAÇÃO

tanto. Se ela tenta, acaba passan-do mal”, explica a gastroente-rologista e endoscopista, Flávia Azevedo. É importante, no tempo em que a pessoa fica com o balão, ter a alimentação regrada com nutricionistas e acompanha-mento de psicólogo. “Com isso, a pessoa aprende a se alimentar e quando retirar o balão não ganha o peso perdido”.

Obesos têm mais dificuldade para perder peso. Segundo a pes-quisa Vigitel (Vigilância de Fa-tores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde, de 2006 a 2011, houve aumento de 11,4% para 15,8%.

Entretanto, segundo Flávia, o procedimento do balão gástri-co também ajuda o indivíduo a perder peso antes de se subme-ter a uma cirurgia. “Como não podem operar, colocam o balão para emagrecer e depois ir para uma cirurgia bariátrica”, expli-ca. “O obeso consegue perder de 10 a 12% do peso”.

ProcedimentoSegundo a gastroentero-

logista, o procedimento para colocar o balão no estômago é

igual endoscopia, porém o pa-ciente precisa ser entubado. “O local precisa ter todo o respaldo e um anestesista presente”, considera. A retirada também é feita por endoscopia com uma agulha para furar o balão, de-pois é realizada a aspiração do líquido e, por fim, se ele estiver completamente vazio, retirá-lo com uma pinça.

No início do tratamento, segundo Flávia, o paciente pode se sentir nauseado, com um peso estomacal e ter vômito, mas a médica garante que estes efeitos acontecem até o mesmo se acostumar com o balão e reeducar a alimentação, substi-tuindo alimentos mais pesados e calóricos por mais leves em menor quantidade.

Existe a possibilidade da criação de fungos em torno do material, por isso é indispensá-vel o acompanhamento de um médico e a retirada do mesmo depois de seis meses. Caso a pessoa queira atribuir novamen-te da técnica, deve consultar o médico que está acompanhando o tratamento.

Considerado um tratamento terapêutico e não-cirúrgico, o balão é feito de silicone e preen-chido com um líquido azul. Este é indicado porque o material pode estourar e o líquido sair na urina. A técnica é recomendada apenas para maiores de 18 anos, obesos e pessoas que estão aci-ma do peso.

SAÚDE Balão gástrico ajuda a perder de 10 a 12% do peso

POUPATEMPO O Poupatempo, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promove de segunda

(18) a sexta (22), das 10h às 16 horas, uma campanha de orientação e esclarecimentos sobre a hepatite C, com distribuição de informativos e realização de testes de saúde no posto do Governo do Estado. Durante toda a semana, profissionais especializados irão

tirar dúvidas dos usuários do posto sobre o tema, além de realizar testes para detecção do vírus. Em caso de diagnóstico positivo, o cidadão será encaminhado para tratamento em

unidade especializada. O Poupatempo funciona na Rua João Pessoa, 246 - Centro.Boqnews - 16 a 22 de março/2013 - 10

O “não” é uma palavra po-derosa que pode ser perigosa quando mal usada. A maioria das pessoas tem dificuldades tanto em dizer como aceitar um “não”. Este pode quebrar as expectativas de quem recebe e às vezes até de quem diz.

As pessoas podem ser gentis e prestativas com os outros sem negligenciar as próprias necessida-des. Existem limites para alguém se sacrificar pelo próximo, con-cordando quando deveria negar.

Parece algo tão simples, mas muitos se sentem mal cada vez que precisam dizer “não”. Sen-tem-se chateados porque não souberam negar a solicitação. Existem várias maneiras de dizer “não”, todas com suas vantagens e riscos.

Cada uma deve ser utilizada a depender das características envolvidas na situação: o grau de influência do solicitante, o tipo de relação pessoal ou profissional, a falta de autoestima ou sentimento de culpa de quem está sendo so-licitado, o tipo de personalidade de quem pede ou de quem ouve.

Falar “não” sem dizer “não”. Nem sempre esta alternativa é viável, mas quando for deve ser aplicada com todo o cuidado para não provocar dúvida no interlocu-tor. No avião antes da decolagem. “Você poderia trocar seu lugar na janela, com o meu no corredor?”. “Gostaria de viajar ao lado do meu amigo.” “É uma pena, mas minha superstição é muito forte e me impede de fazer isso”. Colocar o “não” de forma assertiva, sem ser agressivo ofendendo ou passiva pedindo desculpas desnecessá-rias. Na fila do supermercado. “Você permite que eu passe a sua frente?” “Só tenho dois produ-tos...”. “Não posso fazer isso, pois estou com muita pressa”.

Apresentar o “não” de for-

Arte de Conviver LAERCIO GARRIDO

É difícil dizer “não”ma provisória. Na empresa, o subordinado falando com o seu supervisor. “Por que não serei promovido? O meu desempenho foi excelente no último ano”. “Você é um bom funcionário, mas ainda não está preparado para o novo cargo. Vamos esperar um pouco mais”.

Expressar o “não” de forma coerente entre a linguagem oral - fala - e a não verbal - corpo. Se o pedido tiver que ser negado, isto poderá ser feito por meio de palavras em tom calmo e firme olhando nos olhos e sorrindo de forma agradável para o interlocu-tor. Não adiantaria a “frase simpá-tica” acompanhada de um olhar agressivo e sorriso irônico.

O “não” dito de forma in-correta e no momento errado ao cliente externo pode acarretar severos danos à imagem da or-ganização. Para dominar a arte de dizer “não” com eficácia, os seguintes aspectos devem ser observados: analisar a resposta a ser dada. O pedido é razoável? Deve ser aceito ou rejeitado? Solicitar mais detalhes se for o caso. Refletir sobre os prós e contras de uma resposta positiva ou negativa, considerando “quem irá receber essa resposta”. Pensar como dizer o “não”.

Qual a melhor maneira para negar o pedido, considerando os aspectos envolvidos? Como suavizar os efeitos negativos do “não” sem prejudicar o conteúdo da resposta?

Dizer o “não” da forma pla-nejada e com toda a naturalidade. Acompanhar os efeitos, as con-sequências do “não”. O jeito de dizer e a forma de aceitar o “não” fazem a grande diferença entre a compreensão e o desencanto, a harmonia e o confronto, o fracasso e o sucesso nas relações interpessoais.

[email protected]

Percapeso Técnica

Para ter resultados satisfatórios, o tratamento

não-cirúrgico deve ter o acompanhamento de uma

equipe médica

Page 11: Boqnews ed 935 de 16 a 22 03 13

Boqnews - 16 a 22 de março/2013 - 11

NARA ASSUNÇÃO

inesquecívelPasseio

Última reportagem da série sobre Sul Minas mostra os encantos e belezas de Caxambu e São Lourenço, de onde fazer um voo panorâmico de balãoPágs. 12 e 13

SÃO LOURENÇO E CAXAMBU

Page 12: Boqnews ed 935 de 16 a 22 03 13

1316 a 22 de março/ 2013 16 a 22 de março/ 2013 12

SUL DE MINAS GERAIS São Lourenço e Caxambu oferecem diferentes opções de passeios e a tradicional gastronomia mineira, que ficam registrados para sempre na memória de quem visita as cidades, conhecidas pelas águas especiais

Minas Gerais é um verdadeiro paraíso. Reúne belezas naturais, boa gastronomia, cultura e passeios impressionantes, além, é claro, de um povo acolhedor. Ao andar nas ruas de Caxambu e São Lourenço, no sul do estado, por exemplo, os turistas são recepcionados sempre por um largo sorriso de um simples morador - que se alegra a dizer bom dia ou boa tarde para quem passa por ele - até o comerciante, que sabe bem utilizar seu carisma para melhor atender aos clientes. Seja em lojas de artesanatos, lembranças, comércio, restaurantes e cafés...

As cidades, com poucos habitantes, se enchem de turistas nos feriados prolongados, férias e durante os eventos que acontecem durante todo o ano nos dois municípios. Em São Lourenço, por exemplo, em julho acontece o Festival de Inverno que traz para cidade grandes nomes da música nacional. Em junho, o que chama atenção são as festas juninas, tradição nas duas cidades.

Para relaxarBom mesmo é visitar estes locais para esquecer da rotina cansativa das

grandes cidades. O estresse do trânsito de Santos e região, por exemplo, dá lugar a passeios bem tranquilos. Muitas vezes o carro fica na garagem do hotel o tempo todo, pois tudo é perto, mas mesmo para locais mais distantes existem outras possibilidades de se chegar aos locais, como as já conhecidas charretes.

Famosas pelo turismo da saúde e bem-estar, as cidades oferecem trata-mentos relaxantes nos parques de águas. Algo que não pode ficar de fora da agenda da viagem. Uma massagem, um banho relaxante, tratamentos de pele e muitas outras opções podem ser encontradas nestes locais, que de tão verdes oferecem tranquilidade apenas com uma descompromissada caminhada.

CachaçasAs cidades também possuem produção de cachaças. Para quem gosta

da bebida tipicamente brasileira pode se deliciar na Fazenda Quinta do Cedro (www.quintadocedro.com.br.) que possui um alambique de cachaça, famosa na região. No local, também funciona um delicioso restaurante e além de degustar a bebida e possível comer diversos quitutes. No passeio de Maria Fumaça, dependendo do valor que se fecha, há degustação das famosas cachaças, além dos queijos. A Cachaça Caxambu também é co-nhhecida na região. No alambique, eles oferecem, além das tradicionais, as cachaças com frutas (abacaxi, morango, banana, açaí, figo...).

HotelariaAs duas cidades oferecem ótimas opções de hospedagem que agradam

a todos os estilos e bolsos. Em São Loureço, por ser a cidade pólo, a va-riedade é maior em hotéis e pousadas, mas Caxambu não fica muito atrás e também apresenta um leque interessante de locais para se hospedar. O diferencial é o café da manhã, com o famoso queijo branco, pão de queijo, doce de leite e tantas outras delícias mineiras.

Encantos mineiros

FOTOS NARA ASSUNÇÃO

1. Vista da região do passeio de balão 2. Sítio Lagoa Seca oferece, além de ótima gastronomia, atrativos para crianças

3. Balneário de Caxambu é o local certo para o bem-estar, assim como o de São Lourenço 4. Quinta do Cedro, que produz excelentes quitutes, além da famosa cachaça

Por Daniel Moricz*

Definitivamente a melhor parte tanto de Caxambu quanto de São Lourenço são os parques de águas minerais. O de São Lourenço é um pouco mais bem cuidado, mas o de Caxambu oferece uma beleza e variedade de águas que o de São Lourenço já não tem. O clima das cidades também ajuda muito. A temperatura é mais baixa do que a daqui da Baixada Santisa, o que acaba fazendo os passeios ao ar livre no verão ficarem mais gostosos.

Em Caxambu, dentro do parque, há o teleférico que leva ao morro de Caxambu de onde é possível ver toda a cidade. Nos munícipios vizinhos, em Baependi especialmente, há diversas cachoeiras e o passeio é lindíssimo. A rede hoteleira das duas cidades é ótima e tem opção para todo tipo de bolso. Em Caxambu, uma vez ao ano, acontece o Caxambu Gourmet (acho que o nome é esse!) com pratos variados e típicos... é um evento bem legal. O cinema de Caxambu também é antiquíssimo e o visual dele é um evento à parte. Em Caxambu também há o Balneário das Águas onde é possível fazer diversos tratamentos com banhos e duchas especializadas. E antes de ir embora, vale passar na loja de doces Dutacho e comprar o doce de leite de lá que na minha opinião é o melhor do sul de Minas.

* Daniel Moricz é músico e professor

...Caxambu

Eu conheço...

4

1

2

ARQUIVO PESSOAL

NaturezaDaniel e as filhas,

que moram em Caxambu, no Sul

de Minas

O Sul de Minas Gerais oferece, além das fontes de águas nos parques e a tradicional culinária, passeios diferenciados para quem gosta de aventura, proporcionando grandes emoções. Um dos pas-seios mais procurados é o de balão, que tranquilamente sobrevoa a Cidade, numa visão onde é possível observar também os demais municípios vizinhos de São Lourenço, de onde o balão alça voo.

A cidade é uma das poucas que oferecem a oportunidade de realizar esta experiência. O passeio é realizado uma vez por dia, na hora do amanhecer (no inverno, porém, dois passeios são possíveis, sendo um no final da tarde).

Do alto, é possível sentir a energia transmitida pela cidade. Um verdadeiro encanto nos céus para quem voa e para quem - de longe - assiste.

Para quem pensa que de alguma forma o balão fica instável no ar está enganado. Em todo o percurso, que dura cerca de 45 minutos, o voo é tranquilo e bastante seguro.

A única dúvida é onde será o pouso. Segundo Flamarion de Oliveira Barreto, responsável pelos voos na Cidade, cada dia é uma surpresa. "São Lourenço tem um ponto forte. Além da paisagem exuberante, o voo pode ser realizado com o vento para qualquer direção", explica.

ServiçoPara realizar o passeio é importante agendar com antecedência.

O preço é R$ 300 por pessoa. O balão tem capacidade para oito pessoas. Informações no site www.flatbalonismo.com.br.

Passeio nas nuvens

VooPasseio aéreo por

São Lourenço e região custa R$300 por

pessoa, com tempo de duração de 45 minutos

3

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Ir para Minas Gerais é esquecer de qualquer dieta, afinal o destino é conhecido por agradar qualquer paladar. Ao chegar em Caxambu e São Lourenço, por exemplo, é possível saborear a gastronomia típica mineira em sítios e restaurantes, além da cafeterias com o melhor do grão de Carmo de Minas.

Em São Lourenço, a Vila Chico, a 2,5Km do centro da Cidade é uma opção. O local é um complexo de lazer com restaurante e dife-rentes vivências, como pesca e passeio a cavalo. Já para quem gosta de um bom café, São Lourenço possui cafeterias diferenciadas, como o Club Barista Café (Av. Getúlio Vargas, 55) e aUnique Café (Rua Wenceslau Braz, 37), que oferecem inúmeros métodos de preparo.

Em Caxambu, além dos ótimos restaurantes, a cidade organiza o Caxambuteco (foto), que é um festival de comida de buteco do Sul de Minas Gerais. Neste ano, o evento foi realizado em janeiro

e ofereceu lazer e entretenimento para turistas e mo-radores.

Quem realiza é a Associação Grupo Cidadão Caxam-buense, com o apoio da Prefeitura. Mu-nicipal de Caxam-bu.

FOTOS DIVULGAÇÃO

Rica gastronomia

Page 13: Boqnews ed 935 de 16 a 22 03 13

1316 a 22 de março/ 2013 16 a 22 de março/ 2013 12

SUL DE MINAS GERAIS São Lourenço e Caxambu oferecem diferentes opções de passeios e a tradicional gastronomia mineira, que ficam registrados para sempre na memória de quem visita as cidades, conhecidas pelas águas especiais

Minas Gerais é um verdadeiro paraíso. Reúne belezas naturais, boa gastronomia, cultura e passeios impressionantes, além, é claro, de um povo acolhedor. Ao andar nas ruas de Caxambu e São Lourenço, no sul do estado, por exemplo, os turistas são recepcionados sempre por um largo sorriso de um simples morador - que se alegra a dizer bom dia ou boa tarde para quem passa por ele - até o comerciante, que sabe bem utilizar seu carisma para melhor atender aos clientes. Seja em lojas de artesanatos, lembranças, comércio, restaurantes e cafés...

As cidades, com poucos habitantes, se enchem de turistas nos feriados prolongados, férias e durante os eventos que acontecem durante todo o ano nos dois municípios. Em São Lourenço, por exemplo, em julho acontece o Festival de Inverno que traz para cidade grandes nomes da música nacional. Em junho, o que chama atenção são as festas juninas, tradição nas duas cidades.

Para relaxarBom mesmo é visitar estes locais para esquecer da rotina cansativa das

grandes cidades. O estresse do trânsito de Santos e região, por exemplo, dá lugar a passeios bem tranquilos. Muitas vezes o carro fica na garagem do hotel o tempo todo, pois tudo é perto, mas mesmo para locais mais distantes existem outras possibilidades de se chegar aos locais, como as já conhecidas charretes.

Famosas pelo turismo da saúde e bem-estar, as cidades oferecem trata-mentos relaxantes nos parques de águas. Algo que não pode ficar de fora da agenda da viagem. Uma massagem, um banho relaxante, tratamentos de pele e muitas outras opções podem ser encontradas nestes locais, que de tão verdes oferecem tranquilidade apenas com uma descompromissada caminhada.

CachaçasAs cidades também possuem produção de cachaças. Para quem gosta

da bebida tipicamente brasileira pode se deliciar na Fazenda Quinta do Cedro (www.quintadocedro.com.br.) que possui um alambique de cachaça, famosa na região. No local, também funciona um delicioso restaurante e além de degustar a bebida e possível comer diversos quitutes. No passeio de Maria Fumaça, dependendo do valor que se fecha, há degustação das famosas cachaças, além dos queijos. A Cachaça Caxambu também é co-nhhecida na região. No alambique, eles oferecem, além das tradicionais, as cachaças com frutas (abacaxi, morango, banana, açaí, figo...).

HotelariaAs duas cidades oferecem ótimas opções de hospedagem que agradam

a todos os estilos e bolsos. Em São Loureço, por ser a cidade pólo, a va-riedade é maior em hotéis e pousadas, mas Caxambu não fica muito atrás e também apresenta um leque interessante de locais para se hospedar. O diferencial é o café da manhã, com o famoso queijo branco, pão de queijo, doce de leite e tantas outras delícias mineiras.

Encantos mineiros

FOTOS NARA ASSUNÇÃO

1. Vista da região do passeio de balão 2. Sítio Lagoa Seca oferece, além de ótima gastronomia, atrativos para crianças

3. Balneário de Caxambu é o local certo para o bem-estar, assim como o de São Lourenço 4. Quinta do Cedro, que produz excelentes quitutes, além da famosa cachaça

Por Daniel Moricz*

Definitivamente a melhor parte tanto de Caxambu quanto de São Lourenço são os parques de águas minerais. O de São Lourenço é um pouco mais bem cuidado, mas o de Caxambu oferece uma beleza e variedade de águas que o de São Lourenço já não tem. O clima das cidades também ajuda muito. A temperatura é mais baixa do que a daqui da Baixada Santisa, o que acaba fazendo os passeios ao ar livre no verão ficarem mais gostosos.

Em Caxambu, dentro do parque, há o teleférico que leva ao morro de Caxambu de onde é possível ver toda a cidade. Nos munícipios vizinhos, em Baependi especialmente, há diversas cachoeiras e o passeio é lindíssimo. A rede hoteleira das duas cidades é ótima e tem opção para todo tipo de bolso. Em Caxambu, uma vez ao ano, acontece o Caxambu Gourmet (acho que o nome é esse!) com pratos variados e típicos... é um evento bem legal. O cinema de Caxambu também é antiquíssimo e o visual dele é um evento à parte. Em Caxambu também há o Balneário das Águas onde é possível fazer diversos tratamentos com banhos e duchas especializadas. E antes de ir embora, vale passar na loja de doces Dutacho e comprar o doce de leite de lá que na minha opinião é o melhor do sul de Minas.

* Daniel Moricz é músico e professor

...Caxambu

Eu conheço...

4

1

2

ARQUIVO PESSOAL

NaturezaDaniel e as filhas,

que moram em Caxambu, no Sul

de Minas

O Sul de Minas Gerais oferece, além das fontes de águas nos parques e a tradicional culinária, passeios diferenciados para quem gosta de aventura, proporcionando grandes emoções. Um dos pas-seios mais procurados é o de balão, que tranquilamente sobrevoa a Cidade, numa visão onde é possível observar também os demais municípios vizinhos de São Lourenço, de onde o balão alça voo.

A cidade é uma das poucas que oferecem a oportunidade de realizar esta experiência. O passeio é realizado uma vez por dia, na hora do amanhecer (no inverno, porém, dois passeios são possíveis, sendo um no final da tarde).

Do alto, é possível sentir a energia transmitida pela cidade. Um verdadeiro encanto nos céus para quem voa e para quem - de longe - assiste.

Para quem pensa que de alguma forma o balão fica instável no ar está enganado. Em todo o percurso, que dura cerca de 45 minutos, o voo é tranquilo e bastante seguro.

A única dúvida é onde será o pouso. Segundo Flamarion de Oliveira Barreto, responsável pelos voos na Cidade, cada dia é uma surpresa. "São Lourenço tem um ponto forte. Além da paisagem exuberante, o voo pode ser realizado com o vento para qualquer direção", explica.

ServiçoPara realizar o passeio é importante agendar com antecedência.

O preço é R$ 300 por pessoa. O balão tem capacidade para oito pessoas. Informações no site www.flatbalonismo.com.br.

Passeio nas nuvens

VooPasseio aéreo por

São Lourenço e região custa R$300 por

pessoa, com tempo de duração de 45 minutos

3

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Ir para Minas Gerais é esquecer de qualquer dieta, afinal o destino é conhecido por agradar qualquer paladar. Ao chegar em Caxambu e São Lourenço, por exemplo, é possível saborear a gastronomia típica mineira em sítios e restaurantes, além da cafeterias com o melhor do grão de Carmo de Minas.

Em São Lourenço, a Vila Chico, a 2,5Km do centro da Cidade é uma opção. O local é um complexo de lazer com restaurante e dife-rentes vivências, como pesca e passeio a cavalo. Já para quem gosta de um bom café, São Lourenço possui cafeterias diferenciadas, como o Club Barista Café (Av. Getúlio Vargas, 55) e aUnique Café (Rua Wenceslau Braz, 37), que oferecem inúmeros métodos de preparo.

Em Caxambu, além dos ótimos restaurantes, a cidade organiza o Caxambuteco (foto), que é um festival de comida de buteco do Sul de Minas Gerais. Neste ano, o evento foi realizado em janeiro

e ofereceu lazer e entretenimento para turistas e mo-radores.

Quem realiza é a Associação Grupo Cidadão Caxam-buense, com o apoio da Prefeitura. Mu-nicipal de Caxam-bu.

FOTOS DIVULGAÇÃO

Rica gastronomia

Page 14: Boqnews ed 935 de 16 a 22 03 13

Boqnews

Check inHospitalidadeDia 19 de abril acontece o

2º Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista (SEHLIPA), com o tema Empreendedorismo e Inovação, a partir das 10 horas, no Cinesystem, do Litoral Plaza Sho-pping. O objetivo do seminário é apresentar novas ideias e soluções criativas a lideranças empresariais do setor de serviços visando o aperfeiçoamento profissional. Informações sobre o evento pelo site www.sehlipa.com, email: [email protected] ou pelo telefone (13) 7826-5489.

PáscoaO feriado da Páscoa, para

muitos, é sinônimo de viajar. A agência Est Tour, por exemplo, oferece diversos pacotes para a data, como Poços de Caldas (28 a 31) a R$ 790,00; Lambari com São Lourenço (R$ 890,00) e Botucatu, Barra Bo-nita e Jau com almoço no barco (R$ 529,00). Informações pelo telefone 3321.7001 e 3237.7069.

MinistroO ministro dos Esportes Aldo

Rebelo destacou, durante visita à região na última segunda (11), o favoritismo de Santos à candi-datura de subsede da Copa 2014. Ele visitou o CT - Centro de Treinamento Rei Pelé, do Santos FC, credenciado para atender seleções na Copa.

FiscalizaçãoO cidadão brasileiro pode ser

um aliado na fiscalização do repas-se de dinheiro público a obras de infraestrutura turística. O Minis-tério do Turismo libera acesso ao

16 a 22 de março/ 2013 14

Os primeiros 100 dias de governo costumam ser uma lua-de-mel. Os novos casa-mentos incluem paciência do eleitor, conivência da classe po-lítica, certo relaxamento da opo-sição e até perdão da imprensa, que digere a desculpa do tempo de adaptação ao funcionamen-to dos intestinos do poder. Em Santos, o prefeito Paulo Alexan-dre mal disse sim e já enfrenta crises no relacionamento, com parentes aliados, com novos vi-zinhos e até com padrinhos, cuja amizade remonta ao passado de feliz adolescência política.

As pancadas começam den-tro de casa. Para atender a fome de poder de primos, sobrinhos e outros sujeitos cujo parentes-co vai até quarto, quinto graus, Paulo Alexandre sacramentou uma lista de convidados. Brota-ram dezenas de coordenadores e secretários-adjuntos, muitos deles em cargos distantes de suas profissões originais, o que acendeu a luz amarela até da turma da imprensa amiga.

Como o inimigo às vezes divide a mesma cama, ou o mesmo gabinete, o prefeito sentiu também o cheiro das fe-ridas reabertas no partido dele. As cicatrizes tucanas, que pare-ciam velhas marcas por conta de uma vitória nas urnas, san-graram novamente, desta vez como chororô de quem ficou sem pedaço de bolo no final de festa de casamento.

A promessa é que tudo se resolveu na cozinha antes do buffet fechar o expediente para balanço. Qual preço pagaremos por causa de pratos e copos quebrados depois de desaven-ças atrás das cortinas do salão?

Além do incêndio dentro de casa, o prefeito saiu chamuscado ao incinerar uma das principais promessas de campanha. Du-rante o processo eleitoral, Paulo Alexandre Barbosa prometeu res-suscitar o maior elefante branco da área de saúde. Por erros pri-mários de planejamento de equi-pe – voluntários ou não -, adiou a reabertura do hospital por mais dois anos. Todas as pesquisas

indicavam que a maior preocu-pação dos eleitores era a saúde.

O anúncio do adiamento veio em um pacote que inclui a compra de leitos na Santa Casa – sempre superlotada – e na Beneficência Portuguesa. O presidente da Beneficência é vereador da base do governo e estava sentado ao lado do pre-feito no momento da má notí-cia. Claro, para a população. A consequência acendeu outro ti-ti-ti dentro das oficinas das costureiras políticas.

Até as comemorações, quando se permite guardar es-queletos nos armários, viraram um peso extra nas costas do prefeito. O Carnaval acabou um dia antes pelas mortes nas imediações na passarela do samba. O caso fechou um Car-naval a ser esquecido, com iní-cio na praia, depois que um ga-roto de nove anos quase morreu eletrocutado em uma das ten-das. O tempo tenta esfriar gra-dualmente estas histórias, que merecem apuradas com rigor.

Quando o casamento balan-ça, até os amigos atrapalham. E mancham a imagem do noivo quando desenterram cadáve-res de relacionamentos antigos. Paulo Alexandre viu seu nome ser arrastado para as investi-gações contra seu ex-chefe e mentor político Gabriel Chali-ta. O deputado federal e ex-se-cretário estadual de Educação é alvo de uma dúzia de inquéri-tos por parte do Ministério Pú-blico. O prefeito de Santos jura que amigos, amigos, negócios à parte, mas - no mundo da polí-tica – boatos costumam ser mais velozes que fatos.

A vizinha São Vicente pode servir de consolo ao novo admi-nistrador de Santos. Lá, nem a lua-de-mel foi programada. Mas o prefeito Luiz Cláudio Bili já sabia do calor das cha-mas assim que se elegeu. Em Santos, o prefeito parecia en-cantado com o canto dos anjos; na verdade, uma miragem que se esfarelou no deserto do pur-gatório. Neste caso, nem reza para santo casamenteiro ajuda.

Inferno astralIdeias & Distrações

[email protected] @casadomedo

MARCUS VINICIUS BATISTA

Sistema de Acompanhamento dos Contratos de Repasse à sociedade, ferramenta pioneira no Governo Federal, que permite total trans-parência na gestão dos recursos da pasta.Em São Paulo, a pasta tem em execução R$ 520,5 milhões para 1.469 obras para desenvolvi-mento do setor. Informações no site repasse.turismo.gov.br/consulta/

Gibiteca de São VicenteA próxima quarta-feira (20) é

o Dia do Contador de Histórias. Para celebrar a data, a Gibite-

ca Municipal de São Vicente programou atividades para os que gostam de boa leitura e se interessam por histórias. Durante todo o dia, apesar das atividades serem direcionadas ao público in-fantil, quem for ao local, poderá participar de bate-papo com as professoras. A criançada também poderá ouvir histórias, além de cantar músicas infantis. Grátis. A Gibiteca Municipal Maurício de Souza fica no largo Thomé de Souza, no Gonzaguinha. Infor-mações pelo telefone 3467-6844.

Page 15: Boqnews ed 935 de 16 a 22 03 13

Envie sugestões para o e-mail:[email protected]

16 a 22 de março de 2013 15Boqnews

Eventos em comemoração ao Dia da Água pretendem mesclar cultura com consciência ambiental

A Abase realiza, neste sábado (16), jantar em comemoração aos 17 anos de fundação. Os convites estão à venda na Avenida Marechal

Deodoro, 106, no Gonzaga. Na quinta-

feira (21) realiza bingo beneficente, na Igreja Ortodoxa, à AV. Dona

Ana Costa, nº325, às 15 horas. Entrada é R$15.

Informações: 3251-7257.

O Lar Veneranda necessita de voluntários para atuar no Bazar de

Seminovos, que fica situado à Rua Itororó,

111, com funcionamento de segunda a quinta-

feira, das 14 às 17 horas. Informações: 3239-4020.

O Educandário Santista promove no dia 20

de abril a 2ª Noite da Pizza, com rodízio, às 19h30, em sua sede à

Av. Conselheiro Nébias, 680. Convites (somente antecipados) podem ser

comprados no local.

Criado em 1993 durante Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas - ONU, o dia da água é comemorado todo 22 de março para chamar a atenção da população da importância deste precioso líquido. Em comemoração, a Sabesp programou duas atividades que mesclam cultura e consciência ambiental.

ExposiçãoA mostra fotográfica Água – Fonte

da Vida acontecerá de sexta-feira (22) até domingo (31), no saguão do Palácio Saturnino de Brito (Avenida São Francisco, 128, Centro - Santos). O Palácio abre à visitação pública sempre de terça-feira a domingo, das 11 às 17 horas, com acompanhamento de guias bilíngues. A entrada é gratuita.

Campanha nas escolas Destinada às crianças do Ensino

Fundamental da rede pública, a apresentação de teatro infantil A Água que Fugiu do Lago, com a Cia. Teatral Arueiras do Brasil, conta a história do lago que se mudou de lugar de tanto ser poluído pelas famílias que faziam piqueniques às suas margens e tem como objetivo abordar questões como reciclagem e a importância dos recursos hídricos. Serão duas sessões por dia que acontecem a partir de segunda-feira (18) em escolas da Baixada Santista.

no Dia da Água

Ao escovar os dentesSe uma pessoa escova os

dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a

torneira e enxaguar a boca com um copo de água, economiza

mais de 11,5 litros de água.

Lavar roupaNo tanque, com a

torneira aberta por 15 minutos, o gasto de água

pode chegar a 279 litros. O melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque para ensaboar e

manter a torneira fechada.

Hora do banhoBanho de ducha por

15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Se fechamos o registro, ao se ensaboar, e reduzimos o tempo para 5 minutos, o consumo cai

para 45 litros.

PiscinaSe você tem uma piscina de

tamanho médio exposta ao sol e à ação do vento, você perde aproxi-madamente 3.785 litros de água por

mês por evaporação, o suficiente para suprir as necessidades de água potável de uma família de quatro pessoas por cerca de um ano e meio. Com uma

cobertura (encerado, material plástico), a perda é re-

duzida em 90%.

Comemore economizando

Calçada e carroAdote o hábito de usar a

vassoura - e não a mangueira - para limpar a calçada e o pátio

da sua casa. Lavar calçada com a mangueira é um hábito comum e

que traz grandes prejuízos. Em 15 minutos são desperdiça-

dos 279 litros de água.

Page 16: Boqnews ed 935 de 16 a 22 03 13

Boqnews - 16 a 22 de março/2013 - 16

SKATE Modalidade aparece como alternativa de transporte para trabalhar ou estudar

SANTOS X MIRASSOL Já estão à venda os ingressos para a partida entre Santos

FC x Mirassol, que será realizada na Vila Belmiro, na quinta-feira (21), às 21 horas. Válido pela 13ª rodada

do Campeonato Paulista, o Santos enfrenta o time da cidade homônima. Os ingressos para a partida podem ser comprados pela internet para sócios e demais torcedores

no sites www.sociorei.com.br e www.futebolcard.com, respectivamente, ou na própria Vila Belmiro.

O escritório do vocalista Cho-rão da banda Charlie Brown Jr, falecido na semana passada, era a praia, segundo seus versos na música Zóio de Lula, lançada no final dos anos 90. Mas para estar sempre na “área”, seu transporte era o skate.

Como esporte, o skate é a alma de muitos jovens e moradores da Baixada Santista, assim como foi para Chorão. Mas muito além do es-pírito radical oriundo da Califórnia, a modalidade é também mais uma alternativa de meio de transporte no cotidiano – principalmente, para ir ao trabalho, escola, faculdade, entre outros lugares.

"Antes ia de bicicleta para o colégio. E quando comecei a pegar o jeito do skate, percebi que era o melhor meio de transporte. Com ele, tenho mais disposição. Meu corpo trabalha bem, dá mais ve-locidade", diz Eric Ricciuti, estu-dante do 2º ano do Ensino Médio.

A prática que, para muitos, pode ser considerada como um

1. Conselho Gestor dividido

Dez do Manduca

Para quem não sabe, o San-tos FC tem um Grupo Gestor composto por nove membros. O presidente, o vice e mais sete. Por incrível que pareça, esse Grupo está dividido em três partes. Um em ondas médias, outro em ondas curtas e o terceiro em frequência modulada. Cada um fala seu idioma preferido, mas a verdade é que não se entendem. Isto sem contar com aquele que tem o próprio filho entrando em redes sociais para esculachar a moral do presidente. Depois ele apaga, mas nem sempre dá tempo, pois a tecnologia de hoje é rápida e moderna. Quem diria, um in-tegrante do próprio Conselho Gestor criticando o presidente do clube e do próprio grupo.

2. Coitado do MariscoQuando os estatutos foram

mudados (na fase em que o time ia bem e o sócio concordava com tudo) cheguei a dizer que a coisa era um conto de fadas. O que eu detectava na época era exa-tamente isto: muitos para meter o bedelho e poucos para assumir responsabilidades. Encheram tanto o saco do presidente que acabaram mandando-o para o hospital. E o pior de tudo é que articulam chapas para as próximas eleições. O ex-deputado Esme-raldo Tarquínio costumava dizer que ninguém é traído por um inimigo. Traição somente pode vir dos amigos e esse Grupo Gestor está um verdadeiro 'pega pra ca-par'. Ninguém se entende e um fala mal do outro. Enfim, que se apresentem os Judas Iscariotes ou ficaremos naquele velho chavão: 'Na briga da maré e o rochedo, quem se dá mal é o marisco'. Ou seja, o Santos.

3.São Vicente A.C.O São Vicente Atlético Clube

teve bolas e chuteiras roubadas durante a semana no dia em que jogaria em casa pelo Paulista. Ra-pidamente, o material foi reposto pelos jogadores do Peixe e pelo Santos FC. Uma atitude solidária e louvável com o time da primeira Cidade do Brasil.

4.Marcelo alertaRecebi um e-mail do ex-

-presidente Marcelo Teixeira alertando para a situação de Santos ser subsede da Copa. Ele, que foi membro do Comitê Pró-Copa e da FIFA, diz que o trabalho está sendo mal condu-zido, pois o Hotel Recanto dos Alvinegros já deveria ter sua capacidade ampliada para libe-rar os demais hotéis da Cidade para receber turistas. Para ele, a

ampliação no CT Rei Pelé e toda estrutura oferecida pelo Santos FC, que não foi alterada desde sua gestão - encerrada há quatro anos - , seriam um atrativo para trazer qualquer seleção, inclusive as que buscam o título mundial.

5. Sucessão na ruaA sucessão do presidente Luis

Álvaro já é conversada em rodas de bar e no conselho. Como ele e o vice Odílio não podem sair candidatos e Marcelo Teixeira já revelou que não será mais, aparecem nomes interessantes e outros nem tanto assim. Engraçado é ver alguns como o que tem ficha corrida de dar inveja a Fernandinho Beira-Mar e outro conhecido por Bobo.

6. Mãos ao alto!Denúncia do blog do jorna-

lista Ricardo Perrone assustou conselheiros que prometem cobrar uma posição do Conselho Gestor. Segundo ele, reza no contrato da CSU com o Santos FC (ambas entidades que pos-suem em seu conselho gestor o “padrinho financeiro” da atual gestão, Álvaro de Souza) que o clube precisa atingir 100 mil sócios (promessa de Luis Álvaro em 2009 e que até agora não foi cumprida nem cobrada) até o fim de 2013, caso contrário deverá pagar uma multa astronômica à empresa. Se for verdade, quem vai arcar com o prejuízo do clube: o presidente ou o conselheiro de ambas empresas?

7. Balanços sumiramOnde estão os balanços patri-

moniais prometidos pelo Conselho Gestor e por Luís Álvaro desde 2009? Falta o último trimestre de 2012. E quando chega o balanço anual de 2012 ao Conselho Deli-berativo? O que querem esconder?

8. Já vaiCerto jornalista esportivo de

São Paulo que diz amar o Santos e que virou conselheiro eleito do clube já pediu licença do egrégio órgão e agora está descendo o sarrafo no presidente e seus asseclas. Como o amor ao clube acaba quando os interesses não são atendidos, não é mesmo?

9. PatrocínioPerguntar não ofende. Como

anda o departamento de Ma-rketing do Santos FC? Cadê o patrocínio da equipe?

10. DecepçãoCom quatro pontos, o São

Paulo será a grande decepção da primeira fase da Libertadores?

#DeusExiste!

ARMANDO GOMES

[email protected] @armandogomes_

Cotidiano radical

Para o dia a diaLongboards são os mais adequados para a prática; as rodas têm uma dimensão de pouco mais de 80mm e, por isso, são mais macias que as de competição

NATASHA GUERRIZEDA REDAÇÃO

hobby, se torna uma dos meios de transporte, principalmente numa cidade com características geogra-ficamente favoráveis. E a saúde fí-sica e o meio ambiente agradecem.

“O skate agrega o equilíbrio, a coordenação motora, além de melhorar a concentração e a visão. Até mesmo a pessoa que não é skatista profissional precisa ter essas características para poder saber desviar de algum obstáculo, como um buraco na rua. É como estudar física: vai ter que calcular sua distância e sua velocidade para saber fazer a trajetória certa com o seu board [prancha]”, explica Mar-cílio Dias, professor e coordenador do projeto Skate é Vida.

Proprietário de uma loja es-pecializada de skate no Gonzaga, Fabrício Martins reconhece esse público-alvo. "Antes, basicamente 90% dos meus clientes procura-vam os chamados skatinhos [es-pecíficos para competição]. Hoje

metade dos clientes procuram os skates apropriados para longas distâncias". Mas, afinal, qual é o skate ideal para esse novo público? "Para esse perfil, o mais adequa-do é o chamado longboard, que é mais comprido e mais largo", recomenda. Como a pessoa não compete como nas pistas é pre-ciso um tamanho diferente para a locomoção. "As rodas também precisam ser maiores, porque têm maior densidade e, por isso, tre-pidam menos, ideal para asfalto, onde se consegue uma velocidade maior". Martins também sugere tênis de camurça, que desgastam menos com a aderência na lixa da prancha do skate.

Depois desses cuidados, junto com o uso de capacete, caneleira, está dada a largada para a alter-nativa mais radical de transporte com sustentabilidade. "Quem pega gosto, deixa o carro de lado facilmente", completa Dias.

Foi criado no início dos anos 60 na Califórnia por um grupo de simpati-zantes de surf, que tinham vontade de “surfar” nas ruas. Por esse motivo,

skate é um termo inglês que se traduz por “skate no asfalto”.

ANOS 90Os skatinhos [tradicionais de competição] continuam forte, mas os longboards entram no mercado da locomoção diária e não somente nos conceitos de street. Quanto ao board

(prancha) ocorreram melhoras na estética.

ANOS 80Ainda com base no shape tuba-rão, os skates

dos anos 80 são interessantes pela grande

variedade de formas, tama-

nhos e conceitos gráficos da superfície.

ANOS 70Após uma década de rodas de aço e argila, Frank

Nasworthy inventou o uretano, assim

nasceram as rodas de skate Cadillac.

Esta foi a mudança mais radical do skateboard até

então.

Zipees Sidewalk Surfboard

Pequeno skate produzido no

início da década de 60,

exemplifica bem o estilo da época quando

os skates ainda eram consi-

derados como brinquedos.

Nash SharkA Nash cons-

truiu vários modelos

de skate ao longo dos anos 60,

sendo umas das mais populares

com shapes no formato de

Tubarão.

DIVULGAÇÃO

NATASHA GUERRIZE

ANOS 60

Page 17: Boqnews ed 935 de 16 a 22 03 13

16 a 22 de março de 2013 17Boqnews

Page 18: Boqnews ed 935 de 16 a 22 03 13

etcCULTURA & VARIEDADES

Boqnews - 16 a 22 de março/2013 - 18

Beleza

unhasDECORE AS

Unhas decoradas viraram uma nova febre feminina,

especialmente para as mulheres que fazem questão de se destacar nos mínimos

detalhes

A moda dominou até as unhas. São vários esmaltes e detalhes diferentes para variar toda a semana. A designer de unhas Paloma Lima conta que sempre existiram mulheres querendo unhas customizadas,

porém eram feitos desenhos mais básicos. “As flores eram dominantes”, conta. Hoje, com a diversidade de produtos e detalhes, como fitilhos, colantes e pelúcia, as mulheres têm cada vez mais procurado este tipo

de serviço.Segundo a profissional, as mais jovens preferem ousar nas cores e

inovar cada vez mais. Mas, por curiosidade, mulheres mais velhas tam-bém procuram o serviço e optam por detalhes básicos ou sofisticados,

como os colantes de renda.

1º passo

Passe duas camadas do esmalte Chow Chow da Risqué (exceto no dedo

em que a galinha for desenhada).

Para fazer o corpo da galinha faça um

ovinho com o pincel do esmalte. Porém, a

parte debaixo do corpo deve ser mais larga

3º passo

Com o esmalte Vermelho 40º, da Colorama, e o pincel 001, faça a crista. (Fazer um pequeno triân-gulo em cima do corpinho)

4º passo

Para os olhinhos, use o esmalte Pétala Bran-ca, da Colorama, e um palito de madeira.

Dois pontinhos são suficientes. Com o mes-mo esmalte faça bolinhas

no corpo. Depois, limpe o palito

para poder fazer o nariz,

usando o esmalte Pop Art,

Colorama.

Pronto!

Com algum esmalte pre-to, faça os olhos. Mas, para fazer os cílios, use um palito com ponta de ferro e faça dois risquinhos ao lado dos olhos. Depois que o

desenho estiver bem seco, passe uma cama de extra-brilho

2º passo

Para deixar as unhas ain-da mais charmosas, faça

algumas bolinhas brancas utilizando um palito de

madeira.

Passo a passo - Galinha Pintadinha

CRIS CHALLOUBDA REDAÇÃO

Page 19: Boqnews ed 935 de 16 a 22 03 13

Com o objetivo de proporcionar diversão e entretenimento à popu-lação de São Vicente e de cidades vizinhas, a Associação Abaré Arte em Cena realiza neste sábado (16) e domingo (17), das 15h às 22h, o pro-jeto EMCENA BRASIL, que traz como temática a cultura popular.

As apresentações, que têm entrada gratuita, acontecem na Praça Tom Jobim, na Biquinha. No local, será instalado um con-tâiner adaptado para palco, onde acontecerão apresentações de espetáculos teatrais para crianças e adultos, dança folclórica, con-tação de histórias, além de sessão de cinema com curta-metragens, circo, mamulengo, entre outras atividades.

etc16 a 22 de março de 2013 Boqnews 19

Desde 2007, a caravana, que percorreu mais de 120 cidades em todo o País, atendeu cerca de 300 mil pessoas. Com uma estrutura moderna, que inclui som, ilumina-ção, tela de cinema, 400 cadeiras e uma grande tenda para abrigar a plateia, a caravana apresentará uma variada programação aos presentes, com a mesma qualidade de salas convencionais de teatro, porém, com a vantagem de ser totalmente gratuita.

O evento, que tem apoio da Prefeitura de São Vicente e da Secretaria de Cultura do Esta-do de São Paulo, contará com a colaboração de 40 profissionais que irão atuar nos dois dias de espetáculo.

Emcena Brasil acontece neste final de semana

Bastava um vinil dos Bee Gees ou do Michael Jackson para tocar, respectivamente, Stayin Alive e Thriller, e a galera curtia as danceterias dos anos 70 e 80. Hoje, os DJ´s têm um desafio maior: somado ao bom repertório, a cenografia também entra na pista de dança das novas tecno-logias para atrair cada vez mais o público.

“Os aparelhos em LED estão vindo cada vez com mais força, tanto na parte de iluminação como para shows, palcos e pista de danças”, destaca o DJ Brenno Guarmani Lucena. “Quando comecei a trabalhar com locação de som e iluminação em 2001 era tudo muito mais simples. Exis-tiam somente algumas luzes que piscavam junto com uma fumaça para fazer um efeito”.

Mesmo com essa nova tendên-cia, isso não significa que a seleção musical seja uma preocupação a menos para os profissionais. “En-tendemos a proposta da festa e o gosto musical dos convidados e elaboramos o repertório. Não existe musica ruim, mas mal colocada”.

O custo dos serviços de um profissional de som, como é o caso de Lucena, variam de acordo com a complexidade do evento desejado. “Ele depende primeiramente da quantidade de convidados e local. O cliente tem que ver a estrutura que a empresa oferece, checar se ela possui um site bom onde se explicam os serviços prestados, fotos de eventos, escritório onde o cliente possa ir visitar e tirar dúvidas”.

Carreira de desafiosPara chegar ao mundo dos

djs, dominar a arte da tecnologia multimídia e visual é o grande passaporte. Mas a passagem com o destino do sucesso está em dois fatores: persistência e fazer novos contatos. Começar mais cedo é um diferencial para fomentar a experiência e tradição, algo que Lucena apostou.

“No começo era tudo muito mais difícil devido a minha pou-ca idade (12 anos). Atendia os clientes na minha própria casa, quando necessário, pois a maioria das vezes era tudo feito pelo tele-fone para o cliente não se assustar com minha idade. Hoje minha empresa está com 12 anos e mais de 2500 eventos realizados. O cliente quando vem nos procurar já conhece nossa qualidade, pois trabalhamos diariamente para sempre melhor atendê-los”.

No passo

DJS Produções e efeitos cenográficos entram no set list dos profissionais da área

Inovações Para ter um diferencial no mercado, o Dj Brenno Guarmani aposta nas telas de LED e na estética cenográfica dos paineis onde ficam as pick-ups

da tecnologia

FOTOS DIVULGAÇÃO

Sábado, dia 16

15h - Contação de História: Pedroca Catimbirimboca17h - Espetáculo para Crianças: O Boi Viramundo19h - Teatro de Mamulengos: As folias do Terreiro do Seu Mané Pacaru20h - Sessão Curta Brasil21h - Teatro para adultos: A Noiva do Defunto

Domingo, dia 17

15h - Contação de História: Mosquito Faniquito do Siricutico17h - Espetáculo para Crianças: Faz de Conta que Tem História

19h - Espetáculo de Danças Folclóricas: Grupo Zabelê de Maracatu20h - Circo: Los Circo Los Versão Brasileiro

TEATRO DE GRAÇA

Page 20: Boqnews ed 935 de 16 a 22 03 13

etc 16 a 22 de março de 2013 20

TeatroInfantilInspirado na fábula original dos Irmãos Grimm, o musical narra a clássica história da Branca de Neve e os 7 Anões. Recomendação: Livre - Local: Teatro Coliseu (Rua Amador Bueno, 237 - Centro Histórico) - Sessões: Sáb (16) - 17h e 19h30. Dom (17) - 18h30 Ingresso: R$ 70,00 a R$ 80,00. Informações: 4062-0016.

Infantil IIApresentação da peça A Bela e a Fera, um conto de Natal, baseado no clássico desenho dos Estúdios Disney. Recomendação: Livre - Local: Teatro Serafim Gonzalez (Avenida Presidente Costa e Silva, 1600 - Boqueirão - Praia Grande) - Sessões: Qua (27) - 10h e 14h. Ingresso: R$ 15,00 a R$ 20,00. Informações: 3496-5715.

The Looney Tunes Pela primeira vez, a Turma do Looney Tunes invade os palcos com um show que vai divertir e encantar as plateias. Recomendação: Livre - Local: Teatro Municipal Brás Cubas - Sessões: Sáb (23) - 15h e 18h30. Dom (24) -15h . Ingresso: R$ 40,00 a R$ 80,00 (crianças até 1 ano e 11 meses no colo não pagam). Informações: www.ingressorapido.com.br.

Il ViaggioLivre adaptação teatral da história IL Viaggio di G. Mastorna, de Federico Fellini, desenvolvida pelo dramaturgo Marcelo Rubens Paiva.Recomendação: 14 anos - Local: Sesc - Sessões: Sáb (16) e dom (17) - 19h. Ingresso: R$ 2,00 a R$ 8,00. Informações: 3278.9800.

NegrinhaO espetáculo conta a história de uma criança órfã, nascida na senzala, que não tem nome e é chamada de Negrinha. Recomendação: 14 anos - Local: Espaço Teatro Aberto (Praça dos Andradas, 102, Centro Histórico) - Sessões: Todos os sábados de março- 21h. Ingresso: Grátis. Informações: oficinadoimaginario.blogspot.com.br.

ReclameReclame - Uma história de amor resgata costumes de cada período, destacando o trabalho de artistas e comunicadores brasileiros. Recomendação: Livre - Local: Miss - Museu da Imagem e do Som de Santos (Av. Pinheiro Machado,

DIVERSÃO, CULTURA & LAZER

Teatro Coliseu: Rua Amador Bueno, 237 - SESC: Rua Conselheiro Ribas, 136 - Teatro Municipal Braz Cubas: Avenida Pinheiro Machado, 48 - Teatro Guarany: Praça dos Andradas, 100 -Pinacoteca Benedicto Calixto - Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15 - Sesi Santos: Av. Nossa Senhora de Fátima, 366, Jd. Santa Maria - Biblioteca Municipal Mário Faria: Posto 6 – Orla da Aparecida - Teatro Serafim Gonzalez (Av. Pres. Costa e Silva, 1600 - Boqueirão - Praia Grande)

agende-seJOÃO MUSSOLIN/ DIVULGAÇÃO

DIVU

LGAÇ

ÃO

Boqnews

48 - Vila Mathias) - Sessões: Sempre aos sábados. Até 29 de junho - 21h. Ingresso: R$ 15,00 a R$ 30,00. Informações: 9134.0713.

Música

Orquestra Em comemoração aos 15 anos do Museu do Café, a Orquestra Instituto Grupo Pão de Açúcar faz concerto no Salão do Pregão. Recomendação: Livre - Local: Museu do Café (rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico) - Sessões: Sab (16) - 16h. Ingresso: R$ 5,00. Informações:www.museudocafe.org.bra Praia)

Chorinho no Aquário A edição musical contará com André Parisi. Recomendação: Livre - Local: Praça Vereador Luiz La Scala Jr. (ao lado do Aquário Municipal - Ponta da Praia) - Sessões: Sáb (16), às 18h - Ingressos: Grátis.

Spetto’s barTodas as sextas e sábados, o bar conta com MPB e pop rock ao vivo. Recomendação: Livre - Local: Spetto’s bar (Avenida Senador Dantas, 439 - Embaré) - Sessões: Sáb e dom - das 20h a meia noite - Ingressos: R$ 2,50 (couvert artístico). Informações: 3227.1491.

RevivalFesta De Volta Para os Anos 80, com Djs Dan e Marcos Seragiotto. Recomendação: 18 anos - Local: Capital Disco (Av. Gen. Francisco Glicério, 206) - Sessões: Sáb(16) - 23h30. Ingresso: A conferir. Informações: 3228.7507.

Baile na Praia Contará com exibição do grupo Zago Art Show. Recomendação: Livre - Local: Fonte do Sapo - Sessões: Dom (17), às 18h - Ingressos: Grátis.

Nando Araújo Nesse show, Nando Araujo (harpa celta) é acompanhado de percussão, contrabaixo acústico e acordeão.Recomendação: Livre - Local: Sesc - Sessões: Qua (20) - 19h. Ingresso: Grátis. Informações: 3278.9800.

MoxineLançamento do primeiro CD da banda, intitulado Hot December.Recomendação: 12 anos - Local: Sesc - Sessões: Qui (21) - 21h30. Ingresso: R$ 2,00 a R$ 8,00. Informações: 3278.9800.

Conrado PouzaO cantor Conrado traz o melhor do

MPB acompanhado pelo baterista Evan Junior. Recomendação: Livre - Local:Porto Brasil (Rua XV de Novembro, 18 - Centro Histórico) - Sessões: Todas as quintas-feiras, das 19h às 24h. Ingresso: Grátis. Informações: 3216.1645.

Puro XavecoLançamento do CD e DVD do grupo com a presença especial de Pixote e Samprazer. Recomendação: 18 anos - Local: Capital Disco (Av. Gen. Francisco Glicério, 206 - Campo Grande) - Sessões: Sex (22) - 23h. Ingresso: A conferir. Informações: 7817-9453.

Ivan LinsHá anos sem se apresentar na região, os fãs do cantor poderão rever sucessos de sua carreira, como Madalena, Vitoriosa e Começar de Novo. Recomendação: Livre - Local: Teatro Coliseu - Sessões: Sáb (23) - 21h. Ingresso: R$ 70,00 a R$ 90,00. Informações: 4062.0016

Mc NaldoShow do Mc Naldo e participação especia l do Rodrigo Rios . Recomendação: 16 anos - Local: Fantastic Chopperia (Antonio Emmerick nº 1643 - SV) - Sessões: Dom (24) - 17h30. Ingresso: R$ 40,00. Informações: 3561.2524.

Gal Costa O show, intitulado Recanto, tem direção de Caetano Veloso e ganhou o prêmio Multishow de melhor show do ano (2012). Recomendação: 12 anos - Local: Sesc - Sessões: Dom (24) - 20h. Ingresso: R$ 10,00 a R$ 40,00. Informações: 3278.9800.

LiteraturaDança e SaúdeLançamento do livro Dança e Saúde Física Mental e Emocional, escrito pelo professor, dançarino e coreógrafo Marcos Ribeiro. Na ocasião, também ocorre a exposição literária Rui Ribeiro Couto.Recomendação: Livre - Local: Biblioteca Municipal Mário Faria (Av. Bartolomeu de Gusmão, s/nº - Aparecida) - Sessões: Sáb (16) - 17h. Ingresso:

Grátis.

Gilberto MendesLançamento do livro Danielle em surdina, langsam, primeiro romance ficcional do premiado compositor santista.Recomendação: Livre - Local: Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 - Boqueirão) - Sessões: Sab (16) - 17h Ingresso: Grátis Informações: 3288-2260.

Contação de Histórias A história de uma princesa que tudo via através de 12 janelas mágicas, lança um desafio que cria um verdadeiro alvoroço no reino.Recomendação: Livre - Local: Sesc - Sessões: Sáb (16) - 17h30. Ingresso: Grátis. Informações: 3278.9800.

Leia SantosO Projeto Leia Santos oferece atividades como Adote um livro, Adote um gibi e Espaço Leitura. Recomendação: Livre - Local: Emissário Submarino - Sessões: Dom (17) - das 14h às 18h. Ingresso: Grátis.

DançaDúpliceA trama se desvela sustentada pela cumplicidade e o diálogo corporal num jogo físico, rítmico, cênico e sonoro. Recomendação: Livre - Local: Sesc - Sessões: Sáb (16) - 16h. Ingresso: Grátis. Informações: 3278.9800.

Tarde DançanteEntretenimento com música mecânica, para promover a socialização e autoestima das pessoas.Recomendação: Terceira Idade - Local: Sesc - Sessões: Sáb (16) - 17h. Ingresso: R$ 1,00 a R$ 4,00. Informações: 3278.9800.

Noite DançanteEntretenimento com banda musical Oscar Guzella para socializar as pessoas e exercitar o corpo por meio da dança.Recomendação: Terceira Idade - Local: Sesc - Sessões: Sex (22) - 19h. Ingresso: R$ 2,00 a R$ 8,00. Informações: 3278.9800.

BalletA c o n c e i t u a d a S ã o P a u l o Companhia de Dança fará apresentações de ballet e dança contemporânea.

Recomendação: Livre - Local: Teatro Serafim Gonzalez (Avenida Presidente Costa e Silva, 1600 - Boqueirão - Praia Grande) - Sessões: Sex (22) e Sáb (23) - 21h. Ingresso: Gátris. Informações: 3496-5715

Exposição100 Anos da Propaganda em SantosComplementando a reestreia da peça Reclame, a exposição conta com 140 peças publicitárias, de 1900 a 2000, distribuídas em 64 painéis. Recomendação: Livre - Local: Miss - Museu da Imagem e do Som de Santos (Av. Pinheiro Machado, 48 - Vila Mathias) - Sessões: Sempre aos sábados. Até 29 de junho - 21h. Ingresso: Grátis (A visitação da exposição ocorre somente em conjunto à apresentação da peça, que custa de R$15,00 a R$ 30,00). Informações: 3226-8019.

Eu Vi Uma HistóriaCerca de 60 obras entre pinturas, gravuras e objetos, que narram situações cotidianas, anedotas e notícias políticas.Recomendação: Livre - Local: Sesc - Sessões: Até terça (19). Dias úteis, das 10h às 21h. Sáb, dom, das 10h às 18h30. Ingresso: Grátis. Informações: 3278.9800.

Muito Além das RuasA paisagem urbana ganha novos contornos com a intervenção pictórica da artista Rosana Pascale.Recomendação: Livre - Local: Sesi - Sessões: Até 31 de março. Seg a sab das 9h às 17h. Ingresso: Grátis. Informações: 3209-8230.

Bate-PapoCulpaA palestra abordará aspectos da culpa e como lidar com esse sentimento. Recomendação: Livre - Local: Ao Café (Avenida Siqueira Campos, 462) - Sessões: Sáb (16) - 17h. Ingresso: Grátis.

2º CulturalMente SantistaProgramação ampla sobre cultura, com abertura que contará com a presença do crítico de cinema Rubens Edwald Filho e apresentação do grupo Broadway Voices.Recomendação: Livre - Local: Sesc - Sessões: Ter (26) - 19h30. Programação continua até o 6 de abril. Ingresso: Grátis. Informações: 3278.9800.

Balé da Cidade de São PauloA companhia apresenta as coreografias Offspring do eslovaco Lukas Timulak.Recomendação: 10 anos - Local: Sesc - Sessões: Sex (22) e Sáb (23) - 21h. Ingresso: R$ 2,00 a R$ 8,00. Informações: 3278.9800.

Page 21: Boqnews ed 935 de 16 a 22 03 13

etc16 a 22 de março de 2013 Boqnews 21

Cinema DE 16 A 21 DE MARÇO

DIVULGAÇÃO

Qual deve ser o seu propósito na vida?Leitura rápida do seu mapa. Só R$ 50,00!

Poupança

Sab 16

TempoMin 21ºCMax 30ºC

Dom 17Min 22ºCMax 31ºC

MARÇOCPTEC-INPE

16 - 0,413417 - 0,413418 - 0,413419 - 0,413420 - 0,413421 - 0,413422 - 0,4134

16 - 0,500017 - 0,500018 - 0,500019 - 0,500020 - 0,500021 - 0,500022 - 0,5000

Salário base (R$) Alíquota Até 1.247,11 8%De 1.247,12 a 2.078,52 9%De 2.078,53 até 4.157,05 11% Empregador 12% Trabalhador Autônomo De 678,00 a 4.157,05 20%

Muitas nuvens com curtos períodos de sol e pancadas de chuva com trovoadas.

Contribuição Trabalhador Assalariado e Doméstica

MARÇO IGPM/FGVFevereiro: 0,29% 12 meses: 8,29%

MARÇOBrasil: R$ 678,00 São Paulo: R$ 755,00

Previdência

Salário Mínimo

Inflação

ANO BASE 2013IR Fonte

Depósitos até 3.5.2012 Depósitos após 4.5.2012

15.03

Compra: R$ 1,94 Venda: R$ 2,04

Dólar Turismo

Base (R$) Alíquota (%) Deduzir(R$) Até 1.710,78 - IsentoDe 1.710,79 a 2.563,91 7,5 128,31De 2.563,92 a 3.418,59 15,0 320,60De 3.418,60 a 4.271,59 22,5 577,00 Acima de 4.271,59 27,5 790,58

Muitas nuvens com curtos períodos de sol e pancadas de chuva com trovoadas.

Programação sujeita a alterações. Informações: Roxy - 3289-8336, Cinemark - 3231-2889, Cine Posto 4 - 3288-4009, Miramar- 3284-4044, Ferry Boat Plaza (Guarujá) - 3348-4482, Cinesystem (Litoral Plaza- PG) - 3476-2000.

Cinemark PraiamarA Busca - 13h40, 15h50, 18h20, 20h40, 23h (sáb). 12 anos. A Fuga (leg) - 12h30 (sáb e dom), 14h40, 17h10, 19h30, 21h50, 00h05 (sáb). 16 anos. A Parte dos Anjos (leg) - 00h10 (sáb). 14 anos. Colegas - 12h50 (sáb e dom),15h10, 17h30, 19h50, 22h05. 10 anos. Dezesseis Luas (dub) - 13h50, 21h40. 12 anos. Dezesseis Luas (leg) - 16h30, 19h05. Duro de Matar (leg) - 11h55 (sáb), 14h05 (exc sáb e dom), 16h20 (exc sáb e dom), 18h40 (exc 3ª e 5ª), 21h20. 12 anos. Duro de Matar (leg) - 16h50, 19h20, 21h30, 23h40 (sáb). E Agora, Aonde Vamos (leg) - 18h40 (3ª e 5ª). 14 anos. Linha de Ação (leg) - 13h55, 16h15, 18h30, 20h50, 23h10 (sáb). 14 anos. Os Croods 3D (dub) - 14h05 (sáb e dom), 16h20 (sáb e dom). Livre. Oz: Mágico e Poderoso 3D (dub) - 12h40 (sáb e dom), 15h20, 18h15, 21h10, 00h (sáb). Livre. Oz: Mágico e Poderoso (leg) - 12h (sáb e dom), 14h50, 17h40, 20h30, 23h20 (sáb).

Oz: Mágico e Poderoso 3D (leg) - 13h30 (exc sáb), 16h10 (exc dom), 19h10 (exc 3ª e 5ª), 22h. Royal Opera House: Bela Adormecida - 11h (sáb), 16h (dom), 19h (3ª e 5ª). 12 anos. Tainá 3 - 13h10 (sáb e dom), 15h. Livre.

Roxy - SantosA Fuga (leg) - 14h30, 19h30, 21h30, 23h30 (sáb) 16 anos. Django: Livre (leg) - 16h30. 16 anos. Colegas - 14h15. 10 anos. Oz: O Mágico Poderoso (dub) - 14h, 16h30. Livre. Oz: O Mágico Poderoso 3D (leg) - 14h (exc. sab e dom), 16h45 (exc. sab e dom), 19h30, 22h, 23h15 (sáb). Oz: O Mágico Poderoso 3D (dub) - 15h, 17h45, 20h30. Os Croods 3D - 15h, 17h15. Livre. Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer (leg) - 21h, 23h (sáb). 12 anos. Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer (dub) - 19h.

Roxy - Brisamar - São VicenteDezesseis Luas (dub) - 14h30, 17h, 19h30. 10 anos. Duro de Matar: Um Bom Dia Para Morrer (dub) - 19h, 21h. 12 anos. Linha de Ação (dub) - 16h15, 18h15, 20h15, 22h15. 14 anos. Oz: Mágico e Poderoso (dub) - 16h15, 19h, 21h30. Livre. Oz: Mágico e Poderoso 3D (dub) - 14h (exc. sab e dom),16h45 (exc. sab e dom), 19h30, 22h. Livre. João e Maria: Caçadores de Bruxa (dub) - 14h30, 16h45, 21h45. 14 anos. A Fuga (dub) - 14h30, 16h45, 19h30, 21h30. 16 anos. Os Croods (dub) - 15h, 17h15 (sáb. e dom). Livre.

Roxy - Pátio Iporanga - SantosAmor é Tudo Que Você Precisa (leg) - 16h45, 21h45. 12 anos. Os Miseráveis (leg) - 14h, 19h. 10 anos. A Busca - 15h15, 17h15, 19h30, 21h30. 12 anos.O Lado Bom da Vida (leg) - 14h30, 19h45, 22h. 12 anos. Argo (leg) - 17h. 14 anos. Dezesseis Luas (leg) - 20h, 22h15. 10 anos. Dezesseis Luas

(dub) - 15h, 17h30. 10 anos. Cinemas Miramar - SantosA Busca - 14h30, 16h30, 18h30, 20h30. 12 anos. O Quarteto (leg) - 15h (exc 3ª), 17h,19h, 21h. 12 anos. O Quarteto (leg) - 14h (3ª). A Parte dos Anjos (leg) - 14h30, 16h40, 18h50, 21h. 14 anos. Cinesystem - Praia GrandeOz: Mágico e Poderoso 3D (dub) - 14h, 16h40, 19h20, 15h (exc. sáb e dom), 19h, 21h35. Livre. Oz: Mágico e Poderoso 3D (leg) - 22h. Os Croods (dub) - 14h30, 16h45 (sáb e dom). Livre. Dezesseis Luas (dub) - 14h05, 16h35, 19h05, 21h35. 12 anos. A Fuga (dub) - 14h20, 16h50, 19h10, 21h20. 16 anos. Duro de Matar: Um Bom dia para Morrer (dub) - 16h30, 19h, 21h30. 12 anos. Amanhecer Violento (dub) - 14h. 14 anos. De Pernas pro Ar 2 - 19h20, 21h40. 12 anos. Tainá 3: A Origem - 13h40, 15h40, 17h30. Livre.

Ferry Boat Plaza - GuarujáAs Aventuras de Tadeo (dub) - 16h50, 18h40. 10 anos. Detona Ralph (dub) - 16h45. Livre. Duro de Matar (dub) - 20h30, 22h20. 12 anos. Inatividade Paranormal (dub) - 20h15. 16 anos. João e Maria: Caçadores de Bruxas (dub) - 18h45. 14 anos. O Lado Bom da Vida (leg) - 22h. 12 anos. Oz: Mágico e Poderoso (dub) - 17h30, 20h, 22h30. Livre.

Posto 4 - SantosMagic Mike - 16h, 18h30, 21h. 16 anos.

Parque Anilinas 3 -Cubatão Oz: Mágico e Poderoso (dub) - 14h, 16h30. Livre. Oz: Mágico e Poderoso 3D (dub) - 15h (exc. sab e dom), 18h, 20h30. Dezesseis Luas (dub) - 19h. 10 anos. Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer (dub) - 21h15. 12 anos. O Croods (dub) - 14h, 16h (sáb. e dom). Livre.

A BuscaUm pai, o médico Theo Gadelha, é obrigado a jogar-se na estrada em

busca de seu filho Pedro que desaparece no fim de

semana em que completaria 15 anos. O repentino e

inexplicável sumiço do filho é a última carta a desabar no castelo de Theo. Seu

casamento de 15 anos com Branca acaba de ruir. Theo saiu em busca do filho, mas acaba encontrando seu pai,

com quem não falava há vários anos.

Page 22: Boqnews ed 935 de 16 a 22 03 13

_____________________ENFERMEIRA FORMADA

Avaliação de feridas e curati-vos. Coren: 205441 9773-5329/ 9740-6869

_____________________BUZIOS E TARÔ

Atendimentos [email protected] / 3235-7638

_____________________OURO

Jóias, brilhantes, relógios, prata, platina, cautelas. Antiguidades em geral.

Cobrimos qualquer oferta!Rua Othon Feliciano, 2 cj.

24 . BoulevardGonzaga - 3284-9152

____________________FAÇA SEU PEDIDO

Encomenda de bolos e salgados congelados.

Tratar c/ Lúcia ou Vanessa. 3061-5757 / 9155-5403

____________________PASSO VHS PARA DVD

Vinil para CD.(13) 9107-8414 /

9167-0450

_____________________DISK MARMITA / MARMITEXComida caseira Segunda a Sábado.Valor Marmitas p/

quinzena: 1 pess. R$125,00; 2 pess. R$150,00; 3 pessoas R$180,00. Marmitex R$6,99.

Ligar cedo. Falar c/ Vera. 3227-0014 / 9757-2790

____________________REVENDEDORAS

Avon esta cadastrando novas revendedoras em Santos.

Mais informações:0800 7082866 /

9201.4451www.venderavon.com.br

____________________VENDE-SE

Fiat Siena 06/07Flex 1.0 - Ar. Tr. eletr.

R$ 16.000,00. Único Dono (13) 9706.6679

Tr. Sergio

R$17,00

BoqnewsBoqNegócios22 16 a 22 de março/2013

caderno de oportunidadesBoqNegócios

_____________________POMPEIA

Rua Rio Grande do Norte, 72, fte., 1° andar, terraço, ampla sala, 2 dorms., banh., coz., área de serviço, gar. Pacote R$ 1.400,00 3273.5148

_____________________CASA PARA COMÉRCIO

Ampla residência no Canal 3. 3221.1587

Distribuição Treelog LogísticaNAS BANCAS DA CIDADE

_____________________ALUGA-SE - BOQUEIRÃO

Sala/living,frente a praia, re-formado. Pacote R$ 1.200,00 (13) 9132-8062

_____________________SALA-LIVING

Td reformado, Embaré, av. Epitácio Pessoa, coz. ót.

negócio, td mobiliado, pacote R$ 900,00 3273.5148

_____________________EMBARÉ

Av. Bartolomeu de Gusmãojunto Igreja, sala-living,cozinha, 2 wc. garagem

Pacote R$ 950,00 3273.5148

_____________________JOSÉ MENINO

Junto à praia. Sala Living de frente, vazio pcto R$ 800,00

R. Coronel candido Gomes,13 3273-5148

Page 23: Boqnews ed 935 de 16 a 22 03 13

Boqnews BoqNegócios 2316 a 22 de março/2013

Page 24: Boqnews ed 935 de 16 a 22 03 13

BoqnewsBoqNegócios24 16 a 22 de março/2013