BRAGANÇA MADRID FUNCHAL PORTO MAPUTO … · 5. Com a entrada em vigor da ... ascensor. Destacamos...

20
PORTO MADRID FUNCHAL PRAIA CV BRAGANÇA LUANDA MAPUTO NEWTÍCIAS Nº 44 • Junho 2017

Transcript of BRAGANÇA MADRID FUNCHAL PORTO MAPUTO … · 5. Com a entrada em vigor da ... ascensor. Destacamos...

Page 1: BRAGANÇA MADRID FUNCHAL PORTO MAPUTO … · 5. Com a entrada em vigor da ... ascensor. Destacamos as seguintes vanta- ... pisos, sentido de marcha, temperatura ambiente e relógio.

PORTO

MADRID

FUNCHAL

PRAIA CV

BRAGANÇA

LUANDAMAPUTO

NEWTÍCIASN º 4 4 • J u n h o 2 0 1 7

Page 2: BRAGANÇA MADRID FUNCHAL PORTO MAPUTO … · 5. Com a entrada em vigor da ... ascensor. Destacamos as seguintes vanta- ... pisos, sentido de marcha, temperatura ambiente e relógio.

Os ventos são favoráveis para a economia europeia, e Portugal vai por arrasto (somos o 6º no “campeonato” europeu). Influência significati-va reside no bom comporta-mento dos nossos industriais e produtores, com exporta-ção em grande expansão, e no nosso maravilhoso Portu-gal e suas boas gentes que tanto turista atraem.

É uma pena, como já temos referido, que não se aproveite esta relativa bonança para fazer regressar o investimento público “já”, uma vez que a construção civil, nomeada-mente na reabilitação urbana, e o mercado imobiliário estão a retomar o seu papel como motor da economia.

Estejamos, porém, atentos, pois há também indicadores que podem vir a perturbar este ambiente. Entre outros, cito o excesso de confiança consumista, que tem vindo a fazer aumentar o número de portugueses em incumpri-mento perante a banca, e a desaceleração do investimen-to estrangeiro pela percepção negativa dos investidores, nomeadamente no imobiliá-rio.

Cá na empresa, continuamos com as mesmas linhas de orientação, reforçadas por

Editorialpor Joaquim [email protected]

resultados satisfatórios em 2016, mesmo com redução de vendas provocada pela crise, o que se consegue, com menos dificuldade, em empre-sas familiares, dada a sua maior e mais rápida adaptação às mudanças. Não é por acaso que as empresas familiares são consideradas as mais sólidas.

Assim, continuamos a aumen-tar o número de representa-das em Portugal e nos países onde estamos instalados quer de equipamentos de jardim, agricultura, floresta, ar condi-cionado, construção civil, etc., quer de materiais diversos de condução de fluidos.

Aumentámos também o número de pontos de vendas quer no país quer no estran-geiro. O último adquirido situa-se em Madrid.

Em Angola, continuamos satisfeitos com a divisão de elevadores, na parte comer-cial razoavelmente e sem mercado nas instalações electromecânicas. Esperemos melhoria de condições de venda de petróleo, uma vez que representa 90% das exportações de Angola, segundo produtor africano.

Moçambique, com as medidas implementadas pelo governo, a que já nos referimos no

Não é por acaso que as empresas familiares são consideradas as mais sólidas.

Newtícias anterior, bem como com a retoma na exportação de carvão, parece estar a inverter a situação. Aguarde-mos, esperançados em melhores dias para a nossa actividade, que não tem sido das melhores.

Cabo Verde continua “verde” e florescente, apesar do clima, sem sobressaltos e com bons resultados.

Estamos já a caminhar no alargamento da nossa activi-dade às instalações electro-mecânicas em hotéis, pois, como se sabe, a grande rique-za deste país é o turismo.

Espanha atravessa também um período económico bem positivo, o que nos dá a confiança necessária para avançarmos em força.

Reconhecemos ser um mercado difícil para nós, portugueses, dadas as caracte-rísticas do mercado. Desejem--nos sorte!

E, “bueno”, boas férias e saúde para os amigos que nos têm acompanhado através dos tempos.

Com amizade,Joaquim Pinto

2

Page 3: BRAGANÇA MADRID FUNCHAL PORTO MAPUTO … · 5. Com a entrada em vigor da ... ascensor. Destacamos as seguintes vanta- ... pisos, sentido de marcha, temperatura ambiente e relógio.

Este ano temos de voltar ao crescimento!

Depois de anos sucessivos em que tivemos de fazer reequilí-brios e ajustamentos a realida-des mais depressivas, com desc idas de vendas em praticamente todas as empre-sas e mercados, já consegui-mos estancar essa tendência em boa medida em 2016, mas para 2017 não queremos nada mais nada menos que crescer em todas as empresas; temos esse desafio pela frente e vamos conseguir vencê-lo!

Este ano também queremos estar em outras frentes, e este primeiro semestre foi a fase preparatória para isso. Falamos de novas gamas de artigos, completando gamas comer-

Crescimentopor Luís [email protected]

cializadas nas nossas empresas em Portugal, Cabo Verde e Moçambique, mas também da entrada em novos mercados, com a chegada ao nosso país vizinho, através da aquisição duma empresa espanhola, da capital Madrid.

Tudo isto só será possível porque temos vindo a refor-çar as competências dos nossos quadros com constan-tes acções de formação, nos mais variados campos, e temos feito cada vez mais admissões (e como é bom inverter este ciclo!)… e de pessoas cada vez com mais talento!

E porque, também, temos cada vez mais parceiros de peso, portugueses e interna-

cionais, que apostam no Grupo P&C e connosco querem fazer um caminho de sucesso em vários pontos do mundo… não querendo desta-car nenhum, peço-vos que folheiem esta nossa revista e vejam algumas das novidades de que vos falo.

E, por fim, porque temos os melhores clientes do mundo, que nos desafiam diariamente a fazer mais e melhor e que, sabendo que não somos perfei-tos (sim, é verdade, não o somos!), sabem que não desistimos e que tudo fazemos para ultrapassar os obstáculos que nos surgem, procurando aumentar continuamente a sua satisfação.

Ao trabalho!

3

Page 4: BRAGANÇA MADRID FUNCHAL PORTO MAPUTO … · 5. Com a entrada em vigor da ... ascensor. Destacamos as seguintes vanta- ... pisos, sentido de marcha, temperatura ambiente e relógio.

Realizámos, no passado mês de Março, na nossa delegação de Parchal – Portimão, uma formação sobre iluminação por LEDs para piscinas e jardins. Decorreu em parceria com o nosso fornecedor Alphadif, fabricante da marca Seamaid, que falou sobre estes produtos e sobre as

Piscinas e tratamentos de águapor Joaquim [email protected]

Neste semestre, que agora termina, criámos um novo catálogo de produtos centra-do na gama que vai ser traba-lhada junto dos nossos clientes da distribuição. São mais de 130 páginas, onde reunimos os produtos de condução e controlo de fluidos, climatização, tratamen-to de água e piscinas e complementos. Esta solução tem sido benéfica, na exposi-ção junto de antigos e novos clientes, pela ampla gama de

Novo catálogopor José [email protected]

novidades mundiais apresen-tadas na última feira de piscinas, realizada em Lyon – França.

Esta formação contou com a part ic ipação de cl ientes instaladores e revendedores, que rapidamente aderiram, dadas as novidades anuncia-

das. Terminámos com um jantar-convívio com todos os participantes.

Três das novidades mundiais referidas na formação foram a nova lâmpada Par 56 da gama de led para piscinas e os projectores AIO e NOTMAD,

produtos apresentada e pela sua fácil consulta.

A identificação dos produtos está facilitada, fruto do bom trabalho de design gráfico, pela qualidade das fotografias, pelas características principais indicadas e pelas referências internas utilizadas.

O feedback dos clientes tem sido bastante positivo, que entendem de grande utilidade a solução apresentada. Estas

reacções incentivam-nos na procura de novas formas de manter a proximidade que nos caracteriza e inovando no contacto com os nossos parceiros.

O catálogo pode ser consulta-do na nossa página web.

que iluminam para além de piscinas.

Este sector, em crescimento, reúne vários fornecedores reconhecidos internacionalmen-te, o que nos assegura produ-tos com a qualidade desejada pelos nossos clientes.

http://www.pintocruz.pt/tubagens-e-sistemas/pt/catalogos

4

Page 5: BRAGANÇA MADRID FUNCHAL PORTO MAPUTO … · 5. Com a entrada em vigor da ... ascensor. Destacamos as seguintes vanta- ... pisos, sentido de marcha, temperatura ambiente e relógio.

Concretizámos, no ano passado, o lançamento da marca P&C Water, associada a produtos como bombas hidráulicas, circuladores para aquecimento e produtos quími-cos para tratamento de água e piscinas. Chegou agora a hora de lançarmos a novidade P&C Clima associada à gama de produtos de ar condicionado de expansão directa, fabricada por um dos líderes mundiais neste sector e responsável pelo fabrico de um em cada três equipamentos instalados no mundo. 

climatizaçãomarca própriapor João [email protected]

Nesta fase de lançamento, a P&C Clima estará no mercado com mono-splits, multi-splits, cassetes e condutas. Esta gama de produtos permitirá dispo-nibilizarmos soluções de eleva-da eficiência energética quer na gama doméstica quer na gama comercial. Posteriormen-te, apresentaremos soluções integradas para edifícios de serviços e industriais.

Com o lançamento da gama de produtos P&C Clima, conseguiremos apresentar ao instalador profissional um

produto de elevada qualidade, assente na experiência do nosso parceiro e num serviço técn i co e de pós -venda reconhecido e com mais de 80 anos de história do grupo Pinto & Cruz.

Aproveitamos, desde já, para convidar todos os nossos parceiros para as apresenta-ções que realizaremos, nas nossas lojas, no início do mês de Julho.

Ar Condicionado MuralMulti-Split e Mono-Split

Mono e Multi-Split Conduta

Gama Tejo

Cassette 4 vias

5

Page 6: BRAGANÇA MADRID FUNCHAL PORTO MAPUTO … · 5. Com a entrada em vigor da ... ascensor. Destacamos as seguintes vanta- ... pisos, sentido de marcha, temperatura ambiente e relógio.

Com a entrada em vigor da portaria 349-D/2016, aplicável aos edifícios de comércio e serviços, foi definida como classe mínima de desempe-nho energético, dos elevado-res instalados nesses edifícios, a Classe B, a partir de 1 de Janeiro de 2016.

O método de cálculo da classe de eficiência energética segue a norma VDI 4707.

Na referida portaria definem--se ainda os requisitos adicio-nais que devem ser cumpri-dos:

• Controlo de iluminação da cabina para elevadores instala-dos a partir da data de entra-da em vigor desse regulamen-to.

• Sleep mode para todos os elevadores instalados a partir de 31 de Dezembro de 2015

Eficiência energéticapor Luís Carriço e Carlos [email protected]@pintocruz.pt

• Regeneração de energia para todos os elevadores instala-dos a partir de 31 de Dezem-bro de 2018.

Temos v i ndo , de sde há bastante tempo, a propor soluções que contribuem para melhorar o desempenho energético dos edifícios. Nesse sentido, disponibilizamos as seguintes soluções:

• Iluminação da cabina: substi-tuição do tipo de luminárias, com utilização da tecnologia LED e também através da temporização da iluminação após paragem do ascensor.

• Remodelação de máquina convencional para máquina síncrona sem redutor (gear-less).

• Substituição dos cabos de tracção convencionais por cabos com revestimento de poliure-

6

tano, o que permite reduzir o di â m e t r o d o s c a b o s e também da roda de tracção, que se traduz por importantes ganhos a nível de desempe-nho energético.

• Modernização de elevado-res hidráulicos, nomeada-mente através da substituição do óleo e da instalação de kits de válvulas com regulação por variação de frequência ou por centrais de última geração com regulação electrónica.

• Regeneração de energia na travagem, solução especial-mente interessante no caso de grupos de vários elevado-res.

• Remodelação de comandos com base em tecnologia mais actual e ecoeficiente.

• Variação de frequência através da instalação de kits

de VVVF em sistemas mais antigos que ainda não possuam regulação de velocidade.

• P&C stby>sleep para reduzir o consumo dos elevadores quando estão parados (em espera).

ID: CNIEMODELO: modelVALIDADE ETIQUETA: mm/aaaa

CONSUMOANUAL XYZ

(kWh/ano)

EMITIDO POR

SISTEMA DE ETIQUETAGEMENERGÉTICA DE PRODUTOS

ASCENSORES

STANDBYNível X

Logo

Para saber mais sobre este equipamento, pesquisepelo respetivo número “ID”

MANOBRANível Y

Page 7: BRAGANÇA MADRID FUNCHAL PORTO MAPUTO … · 5. Com a entrada em vigor da ... ascensor. Destacamos as seguintes vanta- ... pisos, sentido de marcha, temperatura ambiente e relógio.

-2

6 750máx. kg máx.

17:30

>> Notícias do dia a passar em rodapé >>

18°15°– 23°

4

6 750máx. kg máx.

17:30

>> Notícias do dia a passar em rodapé >>

18°15°– 23°

2

6 750máx. kg máx.

19:20

>> Notícias do dia a passar em rodapé >>

18°15°– 23°

r/c

6 750máx. kg máx.

17:30

>> Notícias do dia a passar em rodapé >>

18°15°– 23°

Tendo como linha orienta-dora a constante procura de propostas inovadoras, acres-centamos à nossa oferta mais uma solução.

Trata-se do P&C GoLive, que vem dar às cabinas uma nova imagem, com um visual mais distinto e acrescentando novas funcionalidades.

O P&C GoLive é uma solução dinâmica e integrada que permite fomentar a comuni-cação e a conectividade, em tempo real, com a cabina do ascensor.

Destacamos as seguintes vanta-gens e funcionalidades do P&C GoLive:• Dispositivo online, de fácil

GoLivepor Marta Soares e Luís Carriç[email protected]@pintocruz.pt

acesso e controlável remota-mente.

• Conteúdos e layout perso-nalizáveis através da inclusão de imagens, vídeos, notícias ou mesmo serviços de internet.

• Visualização/indicação de pisos, sentido de marcha, temperatura ambiente e relógio.

• Incorpora uma zona de notícias, bem como a possibili-dade de receber avisos personalizados com qualquer in formação cons iderada relevante.

• Upgrade à cabina do eleva-dor a um custo atractivo.

7

Page 8: BRAGANÇA MADRID FUNCHAL PORTO MAPUTO … · 5. Com a entrada em vigor da ... ascensor. Destacamos as seguintes vanta- ... pisos, sentido de marcha, temperatura ambiente e relógio.

• O Gás, onde, para além da comercialização de regulado-res, válvulas, contadores, manómetros, filtros, termó-metros e acessórios para o gás, temos, também, um departamento de fabrico de armários de baixa, média e alta pressão, sendo a Sibegas um dos seis únicos fabricantes certificados pela AENOR em Espanha.

• A Climatização, com o com é r c i o d e c a l d e i r as, esquentadores, termoacumu-ladores, ares condicionados, radiadores, etc.

• Na área da Condução e Controlo de Fluidos e Gás, comercializamos tubagens e acessórios de ferro, aço, cobre, polietileno para gás, PP-R, sistemas multicamada, válvulas, acessórios electros-soldáveis e de latão.

• Comercializamos, também, uma gama de Complementos, como máquinas diversas, ferramentas, acessórios de fixação, isolamentos térmicos e produtos e acessórios para soldadura.

O Grupo Pinto & Cruz adquiriu, no início de Junho, as quotas da empresa SIBEGAS, SL. Com esta aquisição, pretendemos expandir a actividade para o mercado espanhol e, em simultâneo, alargar a diversidade de oferta de equipamentos e serviços que podemos prestar ao mercado. A SIBEGAS, SL foi fundada em 1986 e dedica-se à comerciali-zação de produtos para a condução e controlo de fluidos e gás, equipamentos de climatização e, também, ao fabrico e comercialização de armários para controlo e distribuição de gás.

Temos como objectivo melho-rar a operacionalidade da empresa, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pela gerência anterior, que já se afirmou como um fornecedor de referência para o mercado doméstico e profissional que trabalha nesta área.

Especificando um pouco mais, podemos dividir a gama de produtos comercializada pela Sibegas em quatro grandes grupos:

8

por Bruno Gonç[email protected]

Page 9: BRAGANÇA MADRID FUNCHAL PORTO MAPUTO … · 5. Com a entrada em vigor da ... ascensor. Destacamos as seguintes vanta- ... pisos, sentido de marcha, temperatura ambiente e relógio.

9

Síntese sobre o país

MAPA COMPARATIVO

ÁreaPopulação

População área urbanaPopulação área urbana

Esperança média de vidaCapital

Língua oficialChefe de Estado

Primeiro-MinistroPIB per capita 2016

Taxa de crescimento PIB 2016

ESPANHA

505.370 km2 (52º país do mundo)48.563.476 (29º país do mundo)

Madrid 6.199.000Barcelona 5.258.000

81,7 anosMadrid

CastelhanoRei Filipe VI

Mariano Rajoy36.500 usd

3,2%* (estimativa)

PORTUGAL

92.090 km2 (111º país do mundo)10.833.816 (83º país do mundo)Lisboa = 2.884.000Porto = 1.299.00080 anosLisboaPortuguêsMarcelo Rebelo de SousaAntónio Costa28.500 usd1,4%* (estimativa)

*Dados CIA – The World Factbook e INE

Como em Portugal, também em Espanha a crise que se verificou em 2008 (e que continua) afectou de forma violenta o mercado da constução.

O número de novas licenças de construção caiu 70% desde o pico mais alto dos últimos vinte anos (ocorrido em 2006) até ao ano de menor número de licenças, em 2013. Desde então, verifica-se uma subida, tendo o número de licenças subido cerca de 10%. Na comunida-de de Madrid verificou-se uma quebra ainda maior, de 90%, no número de novos

edifícios construídos desde o pico mais elevado ao mais baixo. Em sentido contrário, verifica-se alguma variação positiva no mercado da reabi-litação, mas que não conse-gue ter dimensão para compensar a quebra no mercado de obra nova.

Assim, desde 2013 que os número s do me r c ado apresentam alguma evolução

positiva e de recuperação, mas, naturalmente, todos estes indicadores são ainda de expressão reduzida e podem ser afectados muito rápida e negativamente por todas as condicionantes económicas, políticas e sociais que afectam Espanha, a Europa e todo o Mundo.

Mas, as perspectivas que temos recolhido destas sema-

nas já de trabalho no merca-do, junto de clientes, fornece-dores e parceiros, mostram--nos esse sentimento de alguma recuperação.

Faremos o nosso trabalho!

Page 10: BRAGANÇA MADRID FUNCHAL PORTO MAPUTO … · 5. Com a entrada em vigor da ... ascensor. Destacamos as seguintes vanta- ... pisos, sentido de marcha, temperatura ambiente e relógio.

Aumentaram os projectos de investimento promovidos por empresas hoteleiras que sentem necessidade de aumen-tar as suas capacidades de acolhimento. Prova disso é que tudo o que são prédios antigos, em Lisboa ou no Porto, alguns cheios de história, são vendidos para recuperar e dar origem a novos hotéis, quer sejam de Charme, Bouti-que ou Corporate. Paralela-mente, outros optam por remodelar as unidades existen-tes com equipamentos mais apelativos e modernos.

É neste contexto que temos desenvolvido a nossa activida-de, trabalhando com as melho-res marcas e, ao mesmo tempo, procurando mostrar a nossa vertente criativa em parceria com gabinetes de arquitectura e seus pares.

Os efeitos do aumento do Turismo em Portugalpor Augusto [email protected]

Sem querer desvirtuar o nosso core business, temos evoluído nas soluções decora-tivas, nomeadamente nos buffets, e temos tido boa aceitação no mercado. No último semestre, fizemos um conjunto de 3 buffets para o hotel Eurostars Porto Centro, 2 buffets para o hotel Vila Baleira Porto Santo e 7 buffets para hotel Dona Filipa Vale do Lobo e estamos com dois estudos para hotéis de 5 estrelas.

Realizámos, também, no último semestre, um workshop em parcer i a com Ra t iona l , Winterhalter e Charvet, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, dando a conhecer as inovações e as potenciali-dades que os chefs podem usufruir com estes equipa-mentos.

Proximamente, vai ser inaugu-rada, em Lisboa, mais uma obra, do Grupo Sana, de elevada qualidade tanto a nível técnico como decorati-vo, que com certeza irá presti-giar a restauração em Portu-gal.

Continuamos a dar apoio a gabinetes de arquitectura e engenharia, bem como a grupos hoteleiros na elabora-ção de projectos de instala-ções de hotelaria; nesta data, temos em mãos 4 projectos, dois dos quais de âmbito internacional.

A nossa missão será sempre a procura da satisfação dos nossos clientes através da intervenção desde o início do projecto até à execução do mesmo.

10

Orgulhamo-nos de ter ganho o contrato multitécnica de manutenção preventiva, da MEO, no ano de 2016. Este contrato obrigou-nos a uma logística enorme, dado ter sido necessária a contratação de novos colaboradores (6), viaturas (5) e ferramentas, num curto espaço de tempo, para responder às necessidades do cliente e de acordo com o contratualmente estabelecido.

Esta logística envolveu três delegações, uma vez que o contrato foi ganho ao nível de Portugal Continental e Açores, num total de 342 edifícios.

Dado o nosso bom desempe-nho e a credibilidade que conquistámos junto do cliente, e após diversas negociações, ganhámos também o contrato de manutenção correctiva de alguns edifícios que estavam inseridos no primeiro contra-to.

Com isto demonstramos que sabemos gerir, e bem, este tipo de contratos de manu-tenção multitécnica, dado o nosso know-how e polivalên-cia nas diversas áreas técnicas, sendo mais uma solução que temos para os nossos clientes ou potencias clientes.

Contrato Manutenção MultitécnicaMEOpor Pedro [email protected]

Page 11: BRAGANÇA MADRID FUNCHAL PORTO MAPUTO … · 5. Com a entrada em vigor da ... ascensor. Destacamos as seguintes vanta- ... pisos, sentido de marcha, temperatura ambiente e relógio.

Estamos a finalizar duas obras de clientes de longa data, que ano após ano conti-nuam a depositar confiança no nosso trabalho e na qualidade dos nossos serviços. Falamos da ampliação da vulcanização_Canal 7B na Continental Mabor e da remodelação do sistema de climatização no Bloco Gráfico da Porto Editora. Estas duas obras ascendem a um valor próximo dos 900 mil euros.

Para este segundo semestre temos já em carteira um número considerável de obras, de média e pequena dimen-são, o que nos permite encarar este ano como um ano de mudança.

Sinais de Mudançapor Rui [email protected]

11

Após o início da nossa parceria com a Lusitania, Companhia de Seguros, que ocorreu durante o ano de 2016, ao nível da manutenção do sistema de AVAC da sua rede de balcões, localizada em Portugal Continental e Regiões Autónomas da Madeira e Açores, é com agrado que partilhamos convosco a exten-são desta parceria ao Edifício--sede, situado no Palácio de Porto Covo.

Paralelamente, e na sequência da referida extensão, fomos convidados pela Lusitania, Companhia de Seguros para valorizar a substituição de quatro dos seus sistemas de climatização tipo VRV. Fruto

Lusitania,Companhia de Segurospor Ângelo [email protected]

de uma relação de confiança que se cimenta no dia-a-dia e na apresentação de uma proposta competitiva, é com alegria que vos trazemos a novidade de que fomos escolhidos para realizar esta empreitada, que se realizará em três fases, a primeira das quais já arrancou durante o mês de Maio.

Trabalhamos diariamente para manter e continuar a aprofun-dar esta relação de parceria, pelo que a nossa alegria e o orgulho nesta partilha só são comparáveis ao nosso compro-misso, empenho e trabalho diário na perseguição deste objectivo.

Page 12: BRAGANÇA MADRID FUNCHAL PORTO MAPUTO … · 5. Com a entrada em vigor da ... ascensor. Destacamos as seguintes vanta- ... pisos, sentido de marcha, temperatura ambiente e relógio.

Estivemos presentes na Expojardim, onde apresentá-mos novos produtos Jonsered e Cub Cadet.

Quem nos visitou ficou impressionado, quer com a vasta gama de equipamento exposto quer com o próprio stand, que estava muito bem desenhado!

ExpojardimBatalhapor Manuel [email protected]

Participámos, mais uma vez, naquele que é considerado, unanimemente, como o maior evento da área florestal no nosso país – a Expoflorestal.

Com cerca de 240 exposito-res presentes, esta edição ultrapassou, segundo dados da organização, todas as anteriores, quer em número de empresas quer de visitan- tes.

Expoflorestalpor Pedro Rocha e Paulo [email protected]@pintocruz.pt

Tivemos oportunidade de apresentar e demonstrar os nossos produtos, fundamen-talmente as marcas John Deere e Jonsered, numa ampla área e com excelente localização.

Efectuámos diversas demons-trações, de corte em madeira, com os modelos Jonsered CS2260, CS2172 e CS2188, realizadas pelo nosso comer-cial Vítor Silva, comprovando

Ainda no âmbito das máqui-nas e equipamentos para uso profissional e jardinagem, contou com a presença de parte significativa dos nossos distribuidores, de todo o país, num encontro em que testaram equipamento Cub Cadet, em ambiente informal, convivendo saudavelmente.

12

assim o comportamento de excelência destas máquinas.

Foram três dias de intensos contactos com clientes reais e potenciais num ambiente descontraído, fora do habitual, o que permitiu estreitar laços e até ultrapassar obstáculos.

No final da feira, o balanço foi

bastante positivo, comprovan-do a elevada importância de participação neste tipo de eventos.

Em jeito de brincadeira, uma palavra, ainda, para o nosso serviço de catering, que, segundo constava, serviu o melhor presunto desta edição.

Page 13: BRAGANÇA MADRID FUNCHAL PORTO MAPUTO … · 5. Com a entrada em vigor da ... ascensor. Destacamos as seguintes vanta- ... pisos, sentido de marcha, temperatura ambiente e relógio.

Este ano decidimos, pela primeira vez, participar na prestigiada feira Tektónica 2017, que já vai na sua 19ª edição. Expusemos os equipa-mentos exclusivos da nossa representada , e muito reconhecida, marca alemã Wacker Neuson, com toda a sua gama de equipamentos destinados a: • Compactação: saltitões, placas e cilindros compacta-dores.• Tecnologia para betão: vibradores internos e exter-nos.• Demolição: martelos e cortadoras de asfalto e betão.• Energia: geradores portáteis.• Iluminação: balões e torres de iluminação.

apresentaçãoWacker Neuson na Tektónicapor Manuel [email protected]

• Bombas: centrífugas automá-ticas, de diafragma, submersí-veis e drenagem.• Aquecimento: aquecedores de superfície, aquecedores de ar hidrónicos e por queima indirecta/directa.• Escavadoras: de rastos de borracha e convencionais; escavadoras de raio 0 e escava-doras de rodas.• Carregadoras: articuladas de rodas e telescópicas.• Dumpers: de rodas e rastos.

Deste modo, demos a conhe-cer, aos nossos clientes, todas as potencialidades e características dos equipamentos expostos.

13

Page 14: BRAGANÇA MADRID FUNCHAL PORTO MAPUTO … · 5. Com a entrada em vigor da ... ascensor. Destacamos as seguintes vanta- ... pisos, sentido de marcha, temperatura ambiente e relógio.

Dando continuidade à aposta no lançamento de novas gamas de produtos, realizámos durante este semestre uma sessão de formação sobre produtos e equipamentos para piscinas, tratamento de águas e sistemas solares.

Esta acção, realizada a 21 de Março na cidade da Praia, contou com a presença de quase 40 clientes.

Formaçãopor Bruno Gonç[email protected]

É nosso objectivo manter a diferenciação e o apoio aos clientes instaladores com estas acções de formação, sendo que já estamos a traba-lhar na preparação da 2ª jornada de formação Tucan, com um novo tema.

14

Page 15: BRAGANÇA MADRID FUNCHAL PORTO MAPUTO … · 5. Com a entrada em vigor da ... ascensor. Destacamos as seguintes vanta- ... pisos, sentido de marcha, temperatura ambiente e relógio.

No anterior número deste jornal, era já tema do nosso editorial a aposta na Proximi-dade e no Crescimento.

Passando das palavras à acção, alargámos a nossa presença em Cabo Verde com a aquisi-ção da sociedade ECOPLUS, Lda.

Esta empresa, fundada em 2013, encontra-se instalada na cidade da Praia e dedica-se ao comércio de ferragens, acessó-rios para alumínio, ferramen-tas eléctricas e manuais e produtos para rega e agricul-tura, contando com clientes em diversas ilhas do arquipé-lago.

expansãoem Cabo Verdepor Bruno Gonç[email protected]

Alargamos, desta forma, a nossa abrangência de pontos de venda, na cidade da Praia, para duas lojas, aumentando, também, a nossa gama de produtos comercializados.

A toda a equipa da Ecoplus – Janita, Edmilson, Carmen, Carlos, Emanuel, Lénis e Simone – damos as boas-vindas à família Pinto & Cruz!

Deixamos, também, um abraço muito especial ao Senhor Mário Oliveira, felicitando-o pelo excelente trabalho desenvol-vido na criação desta sua “menina”.

15

Page 16: BRAGANÇA MADRID FUNCHAL PORTO MAPUTO … · 5. Com a entrada em vigor da ... ascensor. Destacamos as seguintes vanta- ... pisos, sentido de marcha, temperatura ambiente e relógio.

16

Aqui há uns meses, relatá-mos, neste nosso Newtícias, o importante trabalho que fizemos com a instalação de quatro bailéus no edifício-se-de do Banco Angolano de Investimentos, em Luanda. Volta agora a ser notícia importante a celebração do contrato do negócio, que nos foi adjudicado para este mesmo edifício, da substitui-ção integral dos elevadores existentes por elevadores novos.

É talvez uma das obras de elevadores mais complexas que alguma vez enfrentámos

De regresso à sede do BAI em Luandapor Rui [email protected]

em Angola. Trata-se de duas baterias triplex em que a nossa intervenção vai decor-rer sem que o funcionamento do edifício possa ser afectado de forma significativa.

Para minimizar o impacto dos nossos trabalhos, o cliente optou por que se fizesse a obra no mínimo tempo possí-vel, pelo que estaremos a trabalhar por turnos e no máximo número de elevado-res em simultâneo.

O nosso trabalho envolve o reforço das actuais estruturas de suporte de guias, a desmon-

tagem e remoção dos eleva-dores existentes, a montagem em turnos dos novos eleva-dores, com sistema de gestão de tráfego e controlo de acessos “Port”, e a montagem do sistema Lobby Vision, que permitirá a monitorização à distância de todos os elevado-res.

Acrescentamos aqui uma decoração de cabinas sofisti-cada, com LCD de grandes dimensões, por trás dos espelhos das paredes, e sistemas de som de alta qualidade.

A planificação de uma obra

deste tipo, em termos huma-nos e materiais, é de enorme complexidade, especialmente numa cidade como Luanda, o que nos vai obrigar a desen-volver uma logística muito particular e especial.

É gratificante perceber que, mesmo estando conscientes das enormes dificuldades que vamos enfrentar, contamos com uma equipa madura capaz de realizar uma obra com esta dimensão.

Page 17: BRAGANÇA MADRID FUNCHAL PORTO MAPUTO … · 5. Com a entrada em vigor da ... ascensor. Destacamos as seguintes vanta- ... pisos, sentido de marcha, temperatura ambiente e relógio.

Fez um ano que mudámos para as novas instalações na Zona Industrial de Viana – Luanda. Esta mudança propor-cionou condições mais propí-cias ao negócio, quer pelo espaço disponível quer pela proximidade ao cliente. De fácil acesso desde qualquer ponto da cidade de Luanda, foi com agrado que, ao longo do ano de 2016, ouvimos dos nossos clientes palavras de satisfação pela decisão tomada.

Apesar de a crise se manter, continuamos a estar presen-

Sempre presentes

tes em obras de referência, nomeadamente no forneci-mento de vários materiais, com especial relevância para os acessórios da rede de incêndio do novo Hipermer-cado Candando II, em Talato-na.

Nesta edição, damos desta-que à nossa gama de torneiras Zenite, torneiras inovadoras, contemporâneas e de máxima qualidade. Disponíveis nos modelos Normix e Engenho, sendo o primeiro de qualida-de excelente e design sóbrio,

17

e o segundo com um design moderno e de qualidade superior, indicado para o cliente mais exigente. São dois modelos que disponibiliza-mos, para o mercado angola-no, para a construção e renovação.

Dentro da gama de produtos disponíveis , destacamos, também, a gama de acessó-rios electrossoldáveis GF, sinónimo de qualidade no mercado mundial e que garante um elevado desempe-nho.

Apesar de todas as dificulda-des que o mercado angolano atravessa, a nossa presença sai reforçada pelo trabalho desen-volvido ao longo destes últimos quatro anos, mantendo sempre a determinação de levar longe o nome Pinto & Cruz.

Page 18: BRAGANÇA MADRID FUNCHAL PORTO MAPUTO … · 5. Com a entrada em vigor da ... ascensor. Destacamos as seguintes vanta- ... pisos, sentido de marcha, temperatura ambiente e relógio.

O empreendimento JAT, em Maputo, é um dos maio-res investimentos imobiliários que ao longo dos últimos anos se têm vindo a imple-mentar nesta cidade.

Há anos que temos sido parceiros dos investidores como fornecedores dos elevadores instalados nas diversas fases do empreendi-mento.

Este ano vai ficar concluída a fase JAT VI, em que a nossa presença tem sido muito forte, envolvendo muitos elevadores e uma complexa coordenação de obra, que tem decorrido de forma muito positiva e granjeado elogios por parte do nosso cliente.

Entretanto, surgiu a necessida-de de adaptar um espaço deste empreendimento para um hipermercado, e fomos chamados a fornecer os tapetes rolantes de acesso aos parques de estacionamento.

Empreendimento JAT em Maputopor Rui [email protected]

Em 2016 iniciámos a repre-sentação da marca Hilti e, para 2017, tivemos um desafio interessante – a comercialização dos equipa-mentos Karcher e Wacker Neuson.

Como base neste novo desafio, já tivemos a satisfação de, no início do ano, equipar e formar a equipa de gestão e limpeza de um dos edifícios mais emblemáticos e luxuosos de Maputo, o Edifício Platinum. Para além da venda, aposta-mos na diferenciação do serviço pós-venda: o cliente tem sempre disponível a formação operacional e técnica dos equipamentos que recebe em sua casa, neste caso da empresa Promovalor que gere a infra-estrutura. Mais um cliente Karcher satisfeito!

NOVAS PARCERIASE BARRAGEM DE MASSINGIR por David [email protected]

Acabámos por ganhar mais esse importante fornecimento e vamos instalar oito tapetes rolantes que vencem uma altura de cerca de 12,5 metros. Dado que temos prazos muito apertados, volta a ser uma obra desafiante em termos de logística.

Como prova da confiança que este cliente deposita na P&C Moçambique, foi também, por estes dias, adjudicada a substi-tuição integral de quatro elevadores, dois para o JAT I e outros dois para o JAT IV, tornando o nosso desafio para este ano ainda mais exigente.

A acrescer ao factor comer-cial, que é sempre muito importante, temos confiança que estas obras vão ajudar a melhorar o desempenho da nossa equipa local, que neces-sita de grandes desafios para a continuidade da sua evolução.

Na sequência de colabora-ções anteriores com a construtora CMC, maior construtora moçambicana, a equipa de reconstrução da Ba r r a gem de Mas s i n g i r assumiu, em 2017, a Pinto & Cruz Moçambique como fornecedor principal nas gamas Premium Hilti e serviço de manutenção das suas ferramentas. Agradecemos ao Director de Produção, Eng. Stefano Simocelli, ao Sr. Verick Merranio e ao Sr. Nelson Geraldes a confiança que em nós depositaram.

Neste momento está a ser negociada a parceria noutros projectos de grande dimensão da construtora CMC.

18

Page 19: BRAGANÇA MADRID FUNCHAL PORTO MAPUTO … · 5. Com a entrada em vigor da ... ascensor. Destacamos as seguintes vanta- ... pisos, sentido de marcha, temperatura ambiente e relógio.

Desde a primeira hora que vestiu a camisola P&C.

Iniciou na Pinto & Cruz Tuba-gens e Sistemas, em 2012, com um desafio ao nível da gestão do armazém do Porto, e cedo demonstrou uma liderança forte, tendo a coragem de criar roturas com o passado.

Sempre disponível para os desa f ios que lhe foram propostos, é um colaborador caracterizado pela sua serie-dade e com a capacidade de analisar e questionar os proce-dimentos no momento apropriado.

DirecçãoEliana CostaDesign Gráfico Manuel BarrosAnaísa RodriguesFotografiaJeremy Bishop [unsplash.com]André Alves, Arquivo P&CRevisão de textoJosé RibeiroImpressão e acabamentoTecniforma,Oficinas Gráficas, Lda.Tiragem10 000 exemplaresPeriodicidadeSemestralDepósito legal105331796

avelino REISPrémio Joaquim PintoEMPREENDEDOR DO SEMESTRE

ficha técnicaNewtícias Nº 44 Junho 2017

Telefone Geral[+351] 226 150 500

Fax Único[+351] 220 400 909

E-Mail [email protected]

Sitewww.pintocruz.pt

PORTUGALSede Rua Engº Ferreira Dias, 469Ramalde4103 - 801 PORTO

ANGOLAKikuxi Park, Armazém 12Estrada Vila Chinesa – Kikuxi, km 12VIANA

MOÇAMBIQUEAv. Zedequias Manganhela,1320Caixa Postal 2577MAPUTO

CABO VERDEPraceta Infante D. Henriques - PalmarejoCaixa Postal 130-A7600 Cidade da PraiaSANTIAGO

ESPANHAAv. Camino de lo Cortao, 28A, nave 1San Sebastian de los Reyes 28703 MADRID

contactos

Neste último semestre, esteve envolvido na melhoria da organização e gestão da logística dos armazéns de Benavente, Porto, Casal do Marco, Açores, Cabo Verde e Angola, locais que visitou e onde procurou implementar as melhores práticas de traba-lho. Pela sua dedicação, empe-nho e disponibilidade para este projecto, é, naturalmente, premiado com o Prémio Joaquim Pinto.

Parabéns, Avelino!

19

Page 20: BRAGANÇA MADRID FUNCHAL PORTO MAPUTO … · 5. Com a entrada em vigor da ... ascensor. Destacamos as seguintes vanta- ... pisos, sentido de marcha, temperatura ambiente e relógio.

P&C

000

.010

.44.

17.0

6

LISBOA

BENAVENTE

PORTIMÃO

COIMBRA

VISEUSEIXAL

PONTA DELGADA