Brasil Inova Em Tecnologia Para Tirar Energia Do Mar

3
Brasil inova em tecnologia para tirar energia do mar 29/06/2012 WAGNER TADEU RIBEIRO FORTES Engenheiro Civil / MG - BELO HORIZONTE Energia retirada do mar. Campo(s) de Atuação que o Presente Artigo trata Civil Construção Civil Sistemas, Métodos e Processos de Construção Civil Tecnologia da Construção Civil Rio - Diz a letra do samba que, do ponto de vista do mar, quem balança é a praia. Mas é o mercado mundial de energia que pode balançar se a geração de eletricidade a partir das ondas marinhas se consolidar. A nova forma de produzir energia elétrica é considerada limpa e está avançando com o auxílio de uma tecnologia genuinamente brasileira. Já há experiências de usinas para aproveitar o movimento dos mares e abastecer usinas, mas a única da América Latina fica no Ceará. Idealizada e projetada no Laboratório de Tecnologia Submarina da Coppe/UFRJ, ela usa braços mecânicos gigantes ligados a boias para reproduzir a energia gerada em hidrelétricas, por colunas d’água de até 400 metros de altura. Clique na imagem para ver o infográfico completo | Arte: O Dia A Usina de Ondas de Pecém tem como diferencial um sistema de alta pressão para movimentar a turbina e o gerador, conceito desenvolvido e patenteado pela Coppe. “Na energia de ondas, no lugar de usar a queda d’água, pressionamos a água num circuito fechado. Ela fica armazenada sob pressão. Quando sai do acumulador, vem com

description

Brasil

Transcript of Brasil Inova Em Tecnologia Para Tirar Energia Do Mar

Brasil inova em tecnologia para tirar energia do mar29/06/2012

WAGNER TADEU RIBEIRO FORTESEngenheiro Civil/MG - BELO HORIZONTE

Energia retirada do mar.

Campo(s) de Atuao que o Presente Artigo trataCivil

Construo Civil

Sistemas, Mtodos e Processos de Construo Civil

Tecnologia da Construo Civil

Rio- Diz a letra do samba que, do ponto de vista do mar, quem balana a praia. Mas o mercado mundial de energia que pode balanar se a gerao de eletricidade a partir das ondas marinhas se consolidar. A nova forma de produzir energia eltrica considerada limpa e est avanando com o auxlio de uma tecnologia genuinamente brasileira.J h experincias de usinas paraaproveitaro movimento dos mares e abastecer usinas, mas a nica da Amrica Latina fica no Cear. Idealizada e projetada no Laboratrio de Tecnologia Submarina da Coppe/UFRJ, ela usa braos mecnicos gigantes ligados a boias para reproduzir a energia gerada em hidreltricas, por colunas dgua de at 400 metros de altura.

Clique na imagem para ver o infogrfico completo | Arte: O DiaA Usina de Ondas de Pecm tem como diferencial um sistema de alta presso para movimentar a turbina e o gerador, conceitodesenvolvidoe patenteado pela Coppe. Na energia de ondas, no lugar de usar a queda dgua, pressionamos a gua num circuito fechado. Ela fica armazenada sob presso. Quando sai do acumulador, vem com presso e vazo, explica o professor Segen Estefen, do Laboratrio de Tecnologia Submarina da Coppe.Atualmente, os dois braos mecnicos instalados em Pecm podem gerar aproximadamente 100 kw. O montante equivale ao padro mdio deconsumode energia eltrica de 60 casas no Cear.O desenvolvimento da tecnologia e a construo da usina de ondas brasileira, um investimento de R$ 12,5 milhes, so financiados pela empresa Tractebel Energia S.A.. E fazem parte do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnolgico da Aneel.A energia gerada em Pecm ainda pouca, mas, se a tecnologia se consolidar, o panorama animador. Ainda mais porque o impacto das usinas de ondas menor para a regio, se comparado com uma hidreltrica, segundo defensores do projeto.O potencial energtico das ondas no Brasil estimado em 87 gigawatts. Testes da Coppe indicam que possvel converter cerca de 20% desse potencial em energia eltrica, o que equivaleria a cerca de 17% da capacidade total hoje instalada no Pas.Empresa estuda instalar usina no RioSegundo o professor Segen Estefen, a tecnologia, apresentada na Rio+20, no Parque dos Atletas, poder ser trazida em escala maior para o Rio de Janeiro. Ele afirma que h negociaes com uma empresa interessada em fazer uma usina no estado.No posso dizer a empresa, mas estamos avaliando uma rea com o potencial para a instalao, afirma Segen Estefen.Segundo a pgina da Coppe/UFRJ na Internet, a ideia de usar um sistema de alta presso para produzir energia eltrica a partir do movimento das ondas no Brasil nasceu da experincia acumulada por dois laboratrios da instituio em pesquisas que ajudam a Petrobras a extrair petrleo em grandes profundidades.As experincias pioneiras foram feitas no Sculo XVIIIAs primeiras experincias com o objetivo de tentar gerar energia com o movimento do oceano foram feitas no fim do Sculo XVIII, na Frana. Desde ento houve tentativas em outros pases da Europa, nos Estados Unidos e no Japo. Em 2008, em Portugal, foi inaugurado o Parque de Ondas de Aguadoura, a primeira fazenda de ondas do mundo.A tecnologia envolve boias que parecem salsichas. O balano do mar movimentava leo em alta presso, que acionava geradores. Mas houve alguns problemas tcnicos no projeto.

WAGNER TADEU RIBEIRO FORTESEngenheiro Civil/MG - BELO HORIZONTE

Indique este Artigo enviando o Link:http://www.creadigital.com.br/portal?txt=367731333035