BRASIL, MÉXICO E ARGENTINA: DA INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA À INSERÇÃO GLOBAL No conjunto dos...

11
BRASIL, MÉXICO E ARGENTINA: DA INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA À INSERÇÃO GLOBAL No conjunto dos países latino-americanos, Brasil, México e Argentina formam um grupo à parte: São os chamados países emergentes. Países emergentes: Embora não exista uma definição exata para os "países emergentes", podemos dizer que são aqueles países cujas economias partiram de um estágio de estagnação ou subdesenvolvimento e se encontram em pleno desenvolvimento econômico. São também chamados de "países em desenvolvimento"

Transcript of BRASIL, MÉXICO E ARGENTINA: DA INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA À INSERÇÃO GLOBAL No conjunto dos...

BRASIL, MÉXICO E ARGENTINA: DA INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA À INSERÇÃO GLOBAL

No conjunto dos países latino-americanos, Brasil, México e Argentina formam um grupo à parte: São os chamados países emergentes.

Países emergentes: Embora não exista uma definição exata para os "países emergentes", podemos dizer que são aqueles países cujas economias partiram de um estágio de estagnação ou subdesenvolvimento e se encontram em pleno desenvolvimento econômico. São também chamados de "países em desenvolvimento"

A INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA

Ao longo do século XX, alguns acontecimentos favoreceram o desenvolvimento industrial, principalmente no Brasil, no México e na Argentina que foram:

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918)

Durante a primeira Guerra Mundial, países como a Inglaterra, França, Alemanha e Estados Unidos, eram os principais fornecedores de produtos industrializados para a América Latina, porém esses produtos foram diminuídos com um objetivo principal, precisavam direcionar seus recursos para Guerra.

A CRISE DE 1929

Para compreender a crise e sua relação com a industrialização dos atuais países emergentes da América Latina, é preciso lembrar que, durante a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos apresentou grande desenvolvimento como:Abastecimento de matérias-primas;Produtos industrializados;Empréstimos em dinheiro; Alimentos.

Com a diminuição das importações, isso gerou grande impactos na economia. Sem compradores muitas impressas começaram a demitir os funcionários, assim gerando uma profunda crise que além de afetar a economia dos Estados Unidos, atingiu muitos outros países que dependiam das suas importações, inclusive o Brasil.

A CRISE NO BRASIL (1929)

A crise de 1929, também afetou o Brasil, pois os Estados Unidos era um dos maiores comprador do café brasileiro. Para que não houvesse uma desvalorização do café, o governo brasileiro comprou e queimou toneladas de café, para diminuir a oferta do produto no mercado e o preço permanecer valorizado

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL(1939-1945)

Estimulou a expansão indústria de alguns países da América Latina por razões semelhantes a da Primeira Guerra Mundial, passando a produzir seus próprios produtos e intensificou-se o processo de industrialização por meio de substituição de importações. Quando a guerra chegou ao fim, as chamadas “fabricas de porão”, já tinham se transformado em indústrias de autopeças.

O FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

As bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki, foi o dia em que o mundo conheceu o cogumelo atômico.

“quem transitava por Hiroshima se sentia no próprio inferno. Toda a cidade tinha se transformado numa imensa fogueira. E a chuva negra batia forte no chão, trazendo com ela material fortemente radiativo... O delta do rio Ota estava coalhado de corpos, muitos deles de suicidas que fugiram dos sofrimentos insuportáveis. Quando a noite caiu, a situação agravou-se. A cidade estava completamente às escuras. Todo o sistema elétrico fora destruído...” ( depoimento de um sobrevivente).

1. No contexto dos países Latino-Americanos, o Brasil, México e Argentina formam que grupo?2. Esses Países são chamados de que? porque?3. Ao longo do século xx, quais acontecimentos favoreceram o desenvolvimento industrial da América Latina?4. Nos últimos anos o Brasil, México e Argentina, aprofundaram a integração comercial com quem?