Brazilian News 454 London

36
w w w . b r a z i l i a n n e w s . u k . c o m Londres, 06 a 12 de janeiro de 2011 Ano 11 / Número 454 banda navidad Educação particular ao alcance de famílias de baixa renda na Inglaterra 24 12 02 e 03 CULTURA Pesquisadores de Oxford procuram 30 brasileiros “pioneiros” no Reino Unido para entrevistas REINO UNIDO Made in Brasil recebe equipe do Express Media International em confraternização de fim de ano MADE IN BRASIL Continua na páginas 22 e 23 Continua nas páginas 18, 19, 20 e 21 Dilma Lá!!! M al o ano de 2011 começou, trouxe consigo um fato que marcará para sempre a História do Brasil: no sábado, 01, tomou posse do cargo de presidente – ou presi- denta, melhor dizendo – uma mu- lher! Dilma Rousseff recebeu, por volta das 17h, a faixa presidencial das mãos de Luiz Inácio Lula da Silva. Em um discurso assistido por um público de cerca de 3mil pes- soas (bem abaixo do esperado) ela afirmou que lutará para erradicar a pobreza, assumindo compromis- sos com o controle da inflação, manutenção do crescimento eco- nômico e educação, ressaltando ainda ser preciso honrar as mu- lheres, proteger os mais fracos e governar para todos. Este recadi- nho atingiu em cheio a oposição, preocupada com um possível re- vanchismo. Mas Dilma terá muito mais com o que se preocupar do que com a oposição. Com muitos desafios no campo econômico, Dilma terá que controlar gastos a todo o custo e controlar uma in- flação que promete subir este ano em que pouco se espera de cres- cimento para o país. Para isso, Dil- ma terá que contar com o apoio de uma equipe de governo preparada, além de um pouquinho de sorte. Se as chuvas no dia de sua posse foram um sinal (diz a superstição que chuva em eventos importantes é sinal de sorte e felicidade), Dilma terá muito sucesso. A gente assim espera. Amém! T odo começo de ano, os jornais, revistas, televisões bra- sileiros vão atrás de astrólogos, tarólogos, videntes para fazer as previsões do ano que entra, novinho em folha. Os temas vão desde o time de futebol canarinho até as celebrida- des. E quem nunca leu as previsões de algum ano, curioso em guardar na memora para ver se elas aconteceriam até o fim do ano (sendo que a maior parte delas fica que nem os filmes prometidos no começo do ano pelo SBT: a gente espera que eles venham, mas acaba esquecendo durante o ano), que atire a primei- ra pedra! Por isso, o Brazilian News pediu para a nossa astróloga Jussa- ra Piacentini fazer as previsões para cada signo. Se você é cético, vale se esconder para ler a vontade sem ter que agüentar os amigos. O importante, como diz um apresentador de TV brasi- leiro, é “dar uma espiadinha”! Porque todo mundo gosta: as previsões para 2011!

description

Dilma Lá!!!

Transcript of Brazilian News 454 London

Page 1: Brazilian News 454 London

w w w . b r a z i l i a n n e w s . u k . c o mLondres, 06 a 12 de janeiro de 2011 Ano 11 / Número 454

banda navidadEducação particular aoalcance de famílias debaixa renda na Inglaterra

241202 e 03

CULTURAPesquisadores de Oxford procuram 30 brasileiros “pioneiros” no Reino Unido para entrevistas

Reino Unido Made in Brasil recebe equipe do Express Media International em confraternização de fim de ano

MAde in BRAsiL

Continua na páginas 22 e 23

Continua nas páginas 18, 19, 20 e 21

dilma Lá!!! Mal o ano de 2011 começou, trouxe consigo um fato que

marcará para sempre a História do Brasil: no sábado, 01, tomou posse do cargo de presidente – ou presi-denta, melhor dizendo – uma mu-lher! Dilma Rousseff recebeu, por volta das 17h, a faixa presidencial das mãos de Luiz Inácio Lula da Silva. Em um discurso assistido por um público de cerca de 3mil pes-soas (bem abaixo do esperado) ela afirmou que lutará para erradicar a pobreza, assumindo compromis-sos com o controle da inflação, manutenção do crescimento eco-nômico e educação, ressaltando ainda ser preciso honrar as mu-lheres, proteger os mais fracos e governar para todos. Este recadi-nho atingiu em cheio a oposição, preocupada com um possível re-vanchismo. Mas Dilma terá muito mais com o que se preocupar do que com a oposição. Com muitos desafios no campo econômico, Dilma terá que controlar gastos a todo o custo e controlar uma in-flação que promete subir este ano em que pouco se espera de cres-cimento para o país. Para isso, Dil-ma terá que contar com o apoio de uma equipe de governo preparada, além de um pouquinho de sorte. Se as chuvas no dia de sua posse

foram um sinal (diz a superstição que chuva em eventos importantes é sinal de sorte e felicidade), Dilma terá muito sucesso. A gente assim espera. Amém!

Todo começo de ano, os jornais, revistas, televisões bra-sileiros vão atrás de astrólogos, tarólogos, videntes para fazer as previsões do ano que entra, novinho em folha.

Os temas vão desde o time de futebol canarinho até as celebrida-des. E quem nunca leu as previsões de algum ano,

curioso em guardar na memora para ver se elas aconteceriam até o fim do ano (sendo

que a maior parte delas fica que nem os filmes prometidos no começo do ano pelo SBT: a gente espera que eles venham, mas acaba esquecendo durante o ano), que atire a primei-ra pedra! Por isso, o Brazilian News pediu para a nossa astróloga Jussa-ra Piacentini fazer as previsões para

cada signo. Se você é cético, vale se esconder para ler a vontade sem ter que agüentar os amigos. O importante, como diz um apresentador de TV brasi-leiro, é “dar uma espiadinha”!

Porque todo mundo gosta: as previsões para 2011!

Page 2: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

MadeinBrasilwww.braziliannews.uk.com2

Continua na página seguinte

Made in Brasil recebe equipe do Express Media International em confraternização de fim de ano

Como a maior parte das empresas faz no fim do ano, a turma do Express

Media International, da qual o Brazi-lian News e o Express News fazem parte, reuniu-se no fim do ano para celebrar mais um ano que passou antes que as festas dissipassem a equipe. O lugar escolhido foi o sem-pre receptivo restaurante e bar Made in Brasil, em Candem Town, que tem a direção do brasileiro Renato Pa-ziam e sua esposa eslovaca (mais brasileira que eu, às vezes) Bárbara Kocnerova Paziam.

O jantar, que aconteceu no espa-ço do Copacabana Beat Bar, contou com um cardápio super especial preparado pelo chefe Fred Oliveira. Neste ambiente praiano que é o do Copacabana Beat Bar, pudemos es-colher entre dois pratos: um tradicio-nalmente brasileiro, a feijoada e o ou-tro, tradicionalmente inglês, o Fish & Chips. Mas o chefe avisava: “só que nosso Fish and Chips”é a moda bra-sileira. Curiosa, resolvi experimentar a opção, até mesmo porque neste clima luau (ainda que sob o frio do inverno inglês), um peixinho parecia bem adequado.

E o pedido não decepcionou: em vez do Chips, no entanto, uma man-dioquinha vinha aumentar nossa bra-silidade. “A idéia é fazer com que os pratos se aproximem de nosso públi-co, que é composto em grande parte também por ingleses”, conta Fred.

Aliás é ele quem cria os pratos. Formado em Direito, este mineiro

largou “as Gerais”e descobriu-se um chefe de cozinha em Londres. As-sim, se no Brasil nem chegava perto da cozinha, ele hoje adora descobrir a cozinha brasileira e buscar novas combinações com a culinária “não muito rica” britânica. Apesar desta aproximação com o gosto do pú-blico local, Fred enfatiza que a pica-nha ainda é uma das mais pedidas, sendo que a moqueca de frutos do mar, moqueca de peixe e bobó de camarão também são bastante pe-didas. Atendendo ao gosto de seu público variado, o restaurante conta ainda com entradas e saladas ao estilo inglês, espetinho, comida ve-getariana e até mesmo possui um grill. Para sobremesa, pudim de leite condensado, mousse de maracujá e torta de coco são as favoritas, mas é possível até encontrar uma tigela de Açaí para combater a fome da tarde!

E claro, a feijoada, que para os nossos colegas latinos do Express News, se mostrou um sucesso! Vai dizer que nosso temperinho não conquista também aos hermanos? Para beber, caipirinha para os bra-sileiros e mojitos para os hermanos. Ok, esta é uma disputa em que difi-cilmente há vencedores…

O Made in BrasilComo todo produto com o selo

“Made in Brazil”, o bar e restaurante de mesmo nome preza pela quali-dade. Situado na 12 Inverness Stre-et, no coração de Camden Town, o

Made in Brazil possui um clima agradável já na entrada, dando boas vindas aos recém chegados com sua bandeira nacional estampada na parede de fundo. Em um lugar descontraído e confortável, o am-biente é decorado com quadros de índios de cara pintada nas paredes e muita madeira e bambus, além do aconchego das mesas com cadei-ras e sofás estofados. Possui dois andares e, enquanto o de cima fi-cou mais reservado ao restaurante e lounge, o debaixo transformou-se no Copacabana Beat Bar, um espa-ço criado para trazer um clima “bem Brasil e praieiro”, segundo Renato, fazendo com que o público se sen-tisse cada vez mais a vontade. Para isso, além dos drinques tropicais servidos no local, o ambiente é todo decorado de maneira praieiro e até a parede possui temas mais tropicais, com direito a um desenho da arara vermelha e tudo. “A intenção é trazer conceito de que o nosso bar é pra todos, assim como o Sol”, define de forma precisa Renato.

Com um staff muito hospitalei-ro, bem ao estilo – e me perdoem o trocadilho infame - “Made in Brazil”, o local é ainda a casa de diversas atrações musicais: de quinta-feira a domingo, gêneros não só de música brasileira, como o jazz ou artistas de outras nacionalidades, costumam preencher os dois andares do res-taurante e bar.

Inclusive, se você lê o Brazilian News, sabe que a turma do Made in Brazil não parou de trabalhar nem no natal e ano novo. Opção certa para quem quer sair de casa. Na dúvida, acesse o site do local ou telefone antes. Mais novidades estão sendo preparadas para o carnaval!

Restaurante Made in Brasil12 Inverness Street, Camden TownLondon, NW1Telefone 020 7482 0777O site é http://www.made-in-bra-

sil-bar.co.uk

And

ré S

tefa

noA

ndré

Ste

fano

As mesas foram todas decoradas ao estilo natalino, com direito a cracker e tudo!

Todo mundo com a coroa na cabeça, como manda a tradição!

Page 3: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

MadeinBrasil 3A

ndré

Ste

fano

And

ré S

tefa

no

And

ré S

tefa

no

And

ré S

tefa

no

And

ré S

tefa

noA

ndré

Ste

fano

vem da página 2

Equipe do Brazilian News e Express News no Made in Brazil.

Renato Paziam mimando a equipe. Obrigada, Renato!

Ângela Castilho, editora do Express News, e seus colaboradores.

Os meninos do Brazilian News: Cris (distribuição), Leandro (comercial), Marcão (distribuição).

Mistura entre brasileiros e hermanos no espaço Copacabana Beat.

As meninas do Express Media International (só eu de brasileira na ponta esquerda entre colombianas e venezuelanas)

Page 4: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

leitorwww.braziliannews.uk.com4

Presidente - Fundador: Horácio Sterling

[email protected]

diretora AdministrativaPatricia Zúñiga

[email protected]

departamento Administrativo e Financeiro em Londres

Paola [email protected]

editora e Redatora: Carolina Beal

[email protected]

direção de Arte e diagramação: Estefanía Chacón

[email protected] Aymer Andrés Barreto

[email protected]

departamento Comercial: Leandro Enrique Carlos

[email protected]

Colaboradores: André Stefano (Fotógrafo e colunista)Carlos Eduardo Oliveira (Especial)

Claudia Stoy (Quadrinhos)Carolina Marino (Celebridades)

Clodie Vasli (Crônica)Daniel Nocera (Quadrinhos)Daniel Martins (Fast Track)

Fabiano Avila (Carbono Brasil)Fernando Rebouças (Quadrinhos)

Filipe Maciel (Cultura)Flávio Messina (Saúde)

Helena Verhagen (Moda)Julio Andre Piunti (Turismo)

Juliana Carvalho (Brazilian Beats)Jussara Piacentini (Horóscopo)

Kenya Gonçalves Silva (Educação)London Help4you (Comunidade)

Luciana Prado (Negócios UK)Lucas Marchesini (Política)

Marcus Fumagalli (Piadas, Leitor)Max Fischer (Mundo)Nara Vidal (Crônica)

Rodolfo Torres (Politica)Ruth Carvalho (Economia e Mundo)

distribuição: BR Jet Delivery

[email protected]

Impresso por Newsfax

Classificados: [email protected] conteúdo dos anúncios e classi-ficados não expressa a opinião do veículo e são de responsabilidade

dos anunciantes.

Brazilian NewsUnit 28 Skylines Village

London, E14 9TSTelephone: +44 (0) 207 987 1692

Fax: +44 (0) 207 987 9840

www.braziliannews.uk.com

Fotos da semana:

Nosso repórter André Stefano enfrentou o frio e acompanhou de perto os fogos no London Eye na virada do ano (você vê as fotos na coluna dele, nas páginas 16 e 17). Mas parece que outros milhares de pessoas também quiseram registrar o momento. Detalhe para as câmeras na mão do público! Foto do André!

Estádio de Wembley durante o frio – deserto! Do fotógrafo Alessandro Gaioto (para ver os trabalhos dele: www.upphotography.co.uk).

Page 5: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

brasil www.braziliannews.uk.com 5

Governo ampliará projetos do Minha Casa, Minha Vida

A segunda etapa do pro-grama habitacional Mi-nha Casa Minha Vida

vai ampliar, de 500 para até 4 mil, o número de unidades por projeto. Isso deve baratear o custo da obra para as construtoras, mas vai de-mandar mais investimentos em in-fraestrutura e deslocar o programa

para a periferia, pela escassez de terrenos nos grandes centros urba-nos.

A informação é do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safa-dy Simão. “Esse aumento vai criar verdadeiros bairros com o Minha Casa”, disse Simão.

Ele lembrou que a meta de 1 milhão de contratos foi atingida no governo de Luiz Inácio da Silva. E que a meta do governo Dilma Rousseff é adicionar 2 milhões de unidades, até 2014. Ele elogiou o fato da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, ter carregado o Minha Casa Minha Vida e o Progra-ma de Aceleração do Crescimento (PAC), da Casa Civil para sua pas-ta.

“Ela é uma gestora de mão cheia, tem uma visão técnica como engenheira e agregou competên-cia, celeridade e mais gestão, ao herdar a coordenação do Minha Casa”, quando a presidente Dil-ma deixou a Casa Civil em março deste ano, para se lançar à campa-nha eleitoral. “É uma trabalhadora muito séria”, acrescentou Simão sobre Miriam, que é engenheira de alimentos.

Ele disse que o programa habi-tacional direcionado à baixa renda ganhará novas regras neste mês, além de ajustar os preços dos imó-veis e a faixa salarial de acesso dos mutuários, devido ao aumento do salário mínimo de R$ 510 para R$ 540. (Valor)

Missa especial para os países Lusófonos Africanos

São Tomë e Príncipe é uma das ex-colônicas portu-

guesas que hoje faz parte da Co-munidade dos Países da Língua Portuguesa. Tendo conquistado sua independência em 1975, o país é formado por duas ilhas prin-cipais e várias ilhotas, num total de 964 km2m, com cerca de 160 mil habitantes. Hoje, Londres conta com uma grande quantidade de ibero-americanos e, dentre eles, países africanos com fala portu-guesa como São Tomé e príncipe. Por isso, a capelania brasileira re-solveu celebrar uma missa espe-

cificamente para estes países.

QuandoTodo o segundo Domingo de

cada mês, às 14

OndeComunidade de Manor Hou-

se, Paróquia de São Tomás More

Mais informações:Missa com o Pe. FranciscoInformações pelo tel

07794159404 C/ LourdesVENHA PARTICIPAR!

Em especial para a Comunidade de São Tomé e Príncipe

Page 6: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

Brasil (geral)brasilwww.braziliannews.uk.com6

Mantega diz que governo vetará mínimo acima de R$ 540O ministro Guido Mante-

ga (Fazenda) disse na terça-feira, 04, que o

governo federal vai vetar qualquer reajuste que aumente o salário mí-nimo para mais de R$ 540. “Neste momento, é temerário nós aumen-tarmos [o mínimo] para mais de R$ 540. Se vier alguma coisa diferente, nós vamos simplesmente vetar”, disse o ministro, citando a necessi-dade de conter os gastos públicos para, entre outras coisas, facilitar uma queda maior nos juros e evitar uma maior valorização do real.

“É o cumprimento de uma po-lítica de aumento salarial que foi acertada com os trabalhadores. Ela deve ser posta em prática, se não vira uma brincadeira, uma hora a gente acerta uma coisa e, depois, não fica conveniente e muda”, rei-terou o ministro.

O mínimo de R$ 540 foi calcu-lado com base numa política que considera, para os reajustes anu-ais, o crescimento da economia ocorrido dois anos antes do au-mento ser concedido.

Como em 2009 a expansão da

economia brasileira ficou perto do zero por causa da crise internacio-nal, o ganho real do mínimo em 2011 também seria de zero.

Os R$ 540 estão em vigor des-de o começo do ano por força de uma medida provisória editada pelo governo, mas para vigorar definitivamente ainda é necessária aprovação no Congresso.

Insatisfeito com a partilha de cargos no governo Dilma, o PMDB já fala em modificar o valor. (Folha Online) O ministro da Fazenda do governo Dilma, Guido Mantega diz que acordo de salário pode ser modifi-

cado.

Agê

ncia

Bra

sil

Alencar volta para UTI após apresentar novo sangramentoO ex-vice-presidente da Re-

pública José Alencar vol-tou na terça-feira, 04, para a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após apresentar nova he-morragia intestinal.

Segundo boletim médico di-vulgado no dia, exames estavam sendo feitos para definir o local do sangramento e a melhor conduta, e Alencar deveria ser submetido à sessão de hemodiálise pela tarde.

Ele havia retomado pela ma-

nhã o tratamento de quimioterapia contra um câncer no abdômen. O tumor que atinge a região abdo-minal de Alencar teve “progres-são clara”, segundo afirmou o oncologista Paulo Hoff, da equipe médica responsável pelo ex-vice--presidente.

“Houve uma progressão do sarcoma. Não fizemos uma leitura específica sobre o tamanho, mas houve uma progressão clara”, dis-se.

Para o médico, o avanço do

câncer se deve à interrupção da quimioterapia. No dia 27 de no-vembro, Alencar foi operado para reverter uma obstrução intestinal. Foram cinco horas de cirurgia para extrair dois nódulos e 20 centíme-tros de seu intestino delgado.

Desde então, em idas e vindas no Sírio-Libanês, o político não chegou a passar mais de seis dias fora do hospital. Mais recentemen-te, a três dias do Natal, uma forte hemorragia intestinal fez o ex-vice voltar ao Sírio-Libanês.

José de Alencar tinha até se arrumado para posse de Dilma, mas foi impedido de ir ao evento.

Certidões de casamento, óbito e nascimento serão padronizadas a partir de amanhã

A Casa da Moeda do Bra-sil, em parceria com a

Corregedoria do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e o Ministé-rio da Justiça, padronizam a par-tir de quarta-feira (5), certidões de nascimento, casamento e óbi-to no Brasil.

Os documentos serão con-feccionados em papel especial com marca d’água, microletras, e a impressão será feita pelo mesmo processo das cédulas de dinheiro que aumenta a seguran-

ça contra falsificações. Os funcionários dos cartó-

rios de todo o país passarão por cursos de capacitação e a insti-tuição receberá um kit com com-putador, sistema de impressão para a emitir documentos e uma certificação digital da Casa da Moeda. O objetivo é unificar to-dos as certidões do país e evitar a falsificação.

“Os elementos que passam a existir nas certidões são impor-tantes para garantir a cidadania

das pessoas e são as mais se-guras do mundo, por motivo de incorporar cédulas que evitam a falsificação”, ressaltou Luís Feli-pe Denucci, presidente da Casa da Moeda do Brasil.

O formulário para preenchi-mento das certidões que sairá da Casa da Moeda será único e terá uma numeração. Os cartórios de-finem a finalidade do formulário e a numeração, que também serão controlados pelo Ministério da Justiça e CNJ. (Agência Brasil)

Aeroporto de Brasília (dF) tem 46% de voos atrasados; Guarulhos (sP) tem 39%

O aeroportos do país re-gistram índice alto de

atrasos em voos na tarde de terça-feira, 04. De acordo com a Infraero, o aeroporto de Brasília (DF) teve atraso em 46,8% das viagens programadas até as 15h.

No aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), 39,1% dos voos domésticos tiveram atraso de mais de meia hora --50 viagens de 128 progra-madas. Às 15h, sete voos esta-vam atrasados.

Em Congonhas, também em São Paulo, 32 voos tiveram atra-so até as 15h, 138 programados --23,2% do total. O aeroporto re-gistrou 22 voos cancelados.

No Rio, o aeroporto interna-cional do Galeão tinha 24 via-gens domésticas com atraso de mais de meia hora, de um total de 82 voos previstos. No Santos Dumont, 15 viagens tiveram atra-so e 14 cancelados.

No total, 27,7% dos 1.587 voos domésticos programados em todo o país tiveram atraso. Dos voos internacionais, 27,6% tiveram atraso em todo o país --32 de 116 viagens previstas.

A TAM é a empresa com mais voos atrasados, de acordo com a Infraero --51% das viagens es-tão atrasadas. Segundo a em-presa o principal motivo é a chu-va. (Folha Online)

A padronização tem intenção de evitar falsificações.

Page 7: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

brasil www.braziliannews.uk.com 7

Mercadante quer repatriar pesquisadores brasileirosO novo ministro da Ci-

ência e Tecnologia, Aloizio Mercadante,

afirmou que, entre suas metas no governo, estão a formação de cientistas e uma política para re-patriação de pesquisadores bra-sileiros que estão fora do País, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. Mercadan-te assumiu o cargo na manhã de segunda-feira, 03, em Brasília.

O ministério também estuda transformar a Financiadora Estu-dos e Projetos (Finep), em uma instituição financeira de projetos científicos. Segundo Mercadante,

a ideia agrada a presidente Dilma Rousseff, mas ainda “será estuda-da com cuidado”. Ele disse que existe um parecer favorável do Banco Central sobre a mudança. “Como instituição financeira, ela vai ter muito mais eficácia e efi-ciência para poder financiar pes-quisa e inovação, a exemplo do BNDES (Banco Nacional de De-senvolvimento Econômico e So-cial), pois você não depende de recursos orçamentários”, disse.

Entre outras metas do novo mi-nistro também estão a regulamen-tação da área nuclear e o desen-volvimento de mecanismos para

prevenção de desastres naturais, em parceria com o Ministério da Integração Nacional.

Outro projeto é o da banda lar-ga, que pretende levar internet em alta velocidade a escolas públicas e rurais. Para Mercadante, a inclu-são digital é uma das maneiras de pôr fim às desigualdades sociais. “Não resolveremos o nosso ainda grande apartheid social sem re-solver o perverso apartheid digital que priva a maior parte dos nos-sos alunos e professores do aces-so ao século 21”, disse em seu discurso na transmissão de cargo. (Portal Terra)

Sérgio Rezende (esq.) passa o comando do Ministério de Ciência e Tecnologia a Mercadante.

Ric

ardo

Mat

suka

wa/

Terr

a

Dilma herda de Lula R$ 137,5 bilhões de contas a pagarA presidente Dilma

Rousseff assumiu o governo federal com

o montante recorde de contas a pagar do seu antecessor, Luiz Iná-cio Lula da Silva. Os estoques de restos a pagar, que são os compro-missos assumidos em anos ante-riores que se acumularam para os exercícios seguintes, totalizaram R$ 137,5 bilhões no Orçamento Geral da União.

Os números fazem parte de um levantamento realizado pela ONG Contas Abertas com base nos da-dos do Sistema Integrado de Ad-ministração Financeira do governo federal (Siafi). O volume de restos a pagar neste ano considera des-pesas correntes (R$ 63,8 bilhões), investimentos (R$ 57 bilhões), inversões financeiras (R$ 12,9 bi-lhões), gastos com pessoal (R$ 2,1 bilhões), além de outras despesas pequenas.

O levantamento não incluiu os

dispêndios das empresas estatais, dos Estados, municípios e da ini-ciativa privada, que não são conta-bilizados no sistema de receitas e despesas da União.

O Contas Abertas chama aten-ção para o fato de que os R$ 137,5 bilhões representam o dobro de tudo o que o governo pretende gas-tar com investimentos neste ano (R$ 64 bilhões) e o triplo do previsto para o Programa de Aceleração do Crescimento (R$ 40 bilhões).

Com um volume alto de restos a pagar, Dilma ganha mais um mo-tivo para cortar os gastos do gover-no no primeiro ano do mandato.

Na segunda-feira, 03, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse que não sabia qual será o tamanho do contingenciamento do Orçamento da União de 2011. Segundo ela, o esforço fiscal será discutido com Dilma e o ministro da Fazenda, Guido Mantega. (Valor e Folha Online)

Governo de Dilma deverá ser austero para equilibrar contas.

Ant

onio

Cru

z/A

Br

PMDB e PT brigam por cargos e boicotam posses uns dos outros

No primeiro dia útil do gover-no Dilma Rousseff, a crise

entre PT e PMDB pela disputa do segundo escalão chegou ao Palácio do Planalto e foi tema da reunião de coordenação política de governo. O vice-presidente Michel Temer (PMDB) foi escalado pelos líderes do partido para relatar as insatisfações com o avanço do PT em cima dos principais cargos do partido nas estatais e no segundo escalão dos ministérios. A rivalidade entre os dois partidos ficou clara nas ausências nas cerimônias de transmissão de cargos de minis-tros petistas e peemedebistas.

Nenhum integrante do PMDB apareceu na cerimônia do petista Luiz Sérgio como novo ministro das Relações Institucionais, na manhã de terça-feira, 04, no Planalto. Da mes-ma forma, nenhum petista foi presti-

giar as posses dos novos ministros da Previdência, Garibaldi Alves, e do Turismo, Pedro Novais, ambos do PMDB.

A decisão de levar o problema para a presidente Dilma, na reunião de coordenação, foi tomada no início da tarde depois de um encontro de caciques do PMDB. Perguntado so-bre a crise, o vice Michel Temer reco-nheceu conflitos, mas minimizou:

- Vamos analisar a situação com muita calma. Não há divergência. Há conflitos que são naturais - disse Te-mer, reconhecendo que tudo depen-de das conversas que virão agora e que elas são necessárias para acal-mar a situação. - Vamos prosseguir nas conversações e vamos precisar delas. O certo é que o PMDB vai co-laborar. Tudo se resolve no seu tempo e à sua maneira.

Já no dia da posse, sábado, o chefe da Casa Civil, ministro Anto-nio Palocci, manifestava intenção de procurar os aliados para buscar um entendimento entre PT e PMDB.

- Palocci vai se encontrar com os principais líderes do PMDB num es-forço de conciliação - disse o minis-tro da Agricultura, Wagner Rossi, do PMDB.

Insatisfeitos com a distribuição de cargos no segundo escalão e, sobre-tudo, com a decisão do novo minis-tro da Saúde, Alexandre Padilha, de tirar das mãos do partido o controle da Secretaria de Atenção à Saúde, o PMDB foi o grande ausente na troca de comando da Secretaria de Rela-ções Institucionais, na segunda-feira, 03. Padilha indicou Helvécio Maga-lhães, do PT de Minas Gerais, para a Secretaria, tirando o cargo do PMDB.

Temer explicou que não foi à transmissão de cargo para Luiz Sér-gio porque havia muitas solenidades ao mesmo tempo. Mas houve, sim, uma estratégia de não prestigiar as posses dos ministros políticos do PT para explicitar publicamente a insa-tisfação. Os petistas decidiram dar o troco e não mandaram emissários para os eventos de peemedebistas.

Na semana passada, o líder do PMDB, Henrique Alves, cobrou de Padilha a decisão de tirar do PMDB a Funasa e a Secretaria de Atenção à

Saúde. Os peemedebistas perderam também o comando dos Correios.

- Está muito cedo para criar um clima de guerrilha entre os dois par-tidos. O PT precisa do PMDB, e nós precisamos do PT. É preciso procu-rar o mais rápido um entendimento - ponderou o senador eleito Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Por causa da disputa, nomea-ções de diretores e outros cargos no governo de Dilma vão ser adiadas até fevereiro, segundo resolução de terça-feira. (O Globo)

Por causa disso, nomeações de cargos serão adiadas para fevereiro

Parceria Dilma (PT) e Temer (PMDB) provoca disputa por cargos no novo governo entre os dois partidos.

Page 8: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

mundowww.braziliannews.uk.com8

Criador do WikiLeaks,solto em Londres, deve publicar livros de memórias

O criador do WikiLeaks, o australiano Julian Assange, vendeu

suas memórias a duas editoras e deve ter um manuscrito pronto em março, informou na terça-feira, 04, o jornal britânico “Guardian”.

Segundo o jornal, Assange ven-deu suas memórias à editora Ca-nongate, no Reino Unido, e Knopf, nos EUA, parte da Random House, pertencente à Bertelsmann AG.

Especialista em computadores, Assange, de 39 anos, enfureceu aos EUA ao divulgar telegramas diplomáticos secretos em seu site e por se aliar a jornais ao redor do mundo para ampliar o impacto das divulgações.

Ele está atualmente em liber-dade sob fiança no interior da In-glaterra, enquanto tenta evitar uma extradição para a Suécia, onde as autoridades querem interrogá-lo sob suspeita de crimes sexuais.

O “Guardian” informou que um editor da Canongate, Jamie Byng, confirmou a informação ao site de negócios DailyFinance (www.dai-lyfinance.com) por email, dizendo a eles que a editora britânica está lidando com todos os direitos de tradução.

Libertação de AssangeJulian Assang, chegou na noite

do dia 16 de dezembro à residên-cia de Ellingham Hall, em Suffolk, leste da Inglaterra, onde está hos-pedado durante sua liberdade con-dicional. Solto pela justiça britânica após pagar a fiança de 200 mil

libras (cerca de R$ 530 mil), As-sange disse que seus advogados ouviram rumores de que ele foi in-diciado nos EUA. “Não tenho mui-tos temores sobre ser extraditado para a Suécia. Há preocupações muito maiores sobre ser extradi-tados aos EUA”, disse Assange a jornalistas em Londres, logo após ser solto.

Ele passou nove dias sob cus-tódia na prisão de Wandsworth, acusado sob suspeita de crimes sexuais na Suécia. Ele nega todas as acusações e alega que o caso é apenas uma estratégia para des-merecer as revelações feitas por seu site.

O jornal americano “New York Times” informou que promotores federais buscam provas de que Assange conspirou com um ex--analista de inteligência do Exército americano, suspeito de ter distribu-ído os documentos confidenciais. Eles tentam levantar acusações contra Assange nos EUA.

O Wikileaks é um site conheci-do por divulgar documentos sigilo-sos. Embora no ar há alguns anos, ele ganhou destaque internacional neste ano, ao levar a público 77 mil documentos da inteligência ameri-cana sobre o Iraque e, nas últimas semanas, mais de 250 mil telegra-mas secretos do Departamento de Estado dos EUA com os bastidores da diplomacia americana.

A divulgação desses documen-tos diplomáticos enfureceram os EUA e criaram uma saia-justa para a diplomacia internacional.

Liberdade “É ótimo sentir o cheiro de ar

fresco de Londres de novo”, disse Assange, em suas primeiras pala-vras públicas após a libertação.

A libertação de Assange foi decretada no dia 16 de dezembro, quando a Alta Corte do Reino Uni-do rejeitou a apelação apresentada pela Promotoria da Coroa do Reino Unido e confirmou a liberdade con-dicional decretada dois dias antes.

Em breve comunicado à im-prensa, do lado de fora da corte, Assange agradeceu a todos “que tiveram fé em mim e que foram meus apoiadores enquanto eu” es-tava preso.

O fundador do WikiLeaks tam-bém agradeceu seus advogados “por uma luta corajosa e, no fim, bem sucedida” e as pessoas que pagaram por sua fiança de 200 mil libras, em dinheiro, mais duas ga-rantias de 20 mil libras (cerca de R$ 53 mil) relativas a sua segurança.

Agradeceu ainda aos membros da imprensa que “não aceitam a versão oficial e consideraram olhar mais fundo em seu trabalho”.

Assange, que foi preso como parte de um processo de estupro e assédio sexual na Justiça sueca, fez ainda um agradecimento à Jus-tiça britânica. “Se a justiça não é sempre o resultado, ela ainda não está morta”, disse o australiano, que alega inocência e diz que as acusações são parte de um plano para desacreditar as revelações do site.

No pronunciamento à impren-sa, Assange afirmou que refletiu sobre “a situação de pessoas em prisões ao redor do mundo em condições mais difíceis que as en-frentadas por mim”. “Estas pesso-as também precisam de sua aten-ção e seu apoio”, disse.

Ele reiterou que vai continuar com seu trabalho de divulgação de documentos secretos.

Condicional Uma de uma série de condi-

ções da liberdade condicional im-postas pela justiça britânica é que Assange more em Ellingham Hall, uma propriedade de quase 300

hectares em Suffolk, leste da Ingla-terra, que pertence ao simpatizante abastado e seu amigo, Vaughan Smith. Ele também precisa usar um dispositivo eletrônico, submeter-se a um toque de recolher e se apre-sentar regularmente à polícia.

A emissora britânica BBC dis-se que as condições da liberdade provisória incluem a obrigação de Assange se apresentar a uma de-legacia de polícia todos os dias às 18h, além de um toque de recolher. Assange estaria livre para sair so-mente entre as 14h e as 22h.

De acordo com o jornal britâni-co “The Guardian”, as condições impostas pelo juiz também incluem o confisco de seu passaporte e o uso constante de um identificador eletrônico. O diário adiantou ainda --sem confirmação oficial-- que a próxima audiência de Julian As-sange será no dia 11 de janeiro de 2011.

Impasse No dia 14 de dezembro, uma

corte de primeira instância, o tribu-nal de Westminster, em Londres, havia decidido que Assange pode-ria ser libertado mediante o paga-mento de fiança. Menos de duas horas depois, o juiz Howard Riddle afirmou que o australiano ficaria ao menos mais dois dias sob custó-dia, prazo permitido à Promotoria da Suécia para lançar um apelo da decisão.

Ao contrário do que se acredi-tava, a decisão de apresentar um recurso foi tomada pela própria Promotoria da Coroa britânica e não pela Justiça da Suécia, que acusa Assange por assédio sexual e estupro e pede a extradição do australiano.

Segundo o “Guardian”, acredi-tava-se até agora que a Procurado-ria britânica havia se oposto a essa decisão unicamente em represen-tação da sueca, mas um porta-voz da promotoria do país escandinavo informou ao diário que a decisão de recorrer contra a libertação de Assange fora tomada pelas autori-dades britânicas.

Assange X EUA: a batalha continua

Nesta semana, Julian Assange denunciou “uma nova forma de macartismo financeiro nos Esta-dos Unidos”, depois da suspensão pelo Bank of America de todas as transações destinadas ao site Wiki-Leaks, especializado no vazamen-to de documentos confidenciais.

“O Bank of America divulgou um comunicado de que não pre-tende realizar nenhuma transação de nenhum cliente para nenhuma organização que arrecade dinheiro em nosso benefício”, disse Assan-ge, fundador do WikiLeaks.

“É um novo tipo de macartismo nos Estados Unidos para privar esta organização dos recursos que precisa para sobreviver, para me privar pessoalmente dos recursos que meus advogados precisam para me proteger da extradição para os Estados Unidos ou Sué-cia”, completou.

O termo usado por Assange faz referência à campanha anticomu-nista liderada pelo então senador Joseph McCarthy nas décadas de 40 e 50.

“O Bank of America se une às medidas anunciadas anteriormen-te por MasterCard, PayPal, Visa Europa e outros, e não realizará transações de nenhum tipo que acredite que possam estar des-tinadas ao WikiLeaks”, anunciou Scott Silvestri, porta-voz do banco. “Esta decisão é baseada no fato de que temos razões para pensar que o WikiLeaks pode estar vincu-lado a atividades que são, entre outras coisas, contrárias a nossa política interna de pagagmentos”, acrescenta Silvestri em um comu-nicado.

O fundador do WikiLeaks, que recentemente divulgou 250.000 telegramas diplomáticos secretos americanos, havia anunciado em uma entrevista à revista Forbes que preparava um “megavaza-mento” que afetaria um importan-te banco dos Estados Unidos no início do próximo ano. (Reuters e France Presse)

Criador do WikiLeaks, Julian Assange, fala com a imprensa após ser libertado, em Londres (Reino Unido)

Ste

fan

Wer

mut

h /R

eute

rs

Mansão Ellingham Hall tem dez camas e 240 hectares de área privada perto de Bungay, norte de Suffolk.

Car

l Cou

rt/A

FP

Page 9: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

mundo www.braziliannews.uk.com 9

italianos protestam contra permanência de Battisti no BrasilAs principais cidades

italianas foram palco na terça-feira, 04, de

protestos contra a decisão do ex--presidente Luiz Inácio Lula da Silva de não entregar Cesare Battisti ao governo da Itália. Entre os mani-festantes estavam familiares das vítimas de crimes atribuídos ao ita-liano, parlamentares e cidadãos co-muns críticos à decisão.

Em Milão, os protestos ocorre-ram em dois momentos: pela ma-nhã, enquanto o primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, recebia o filho de uma das vítimas, Alberto Torregiani, no aeroporto militar da cidade; de-pois, cerca de cem manifestantes da Liga Norte, partido de extrema direita aliado do governo, fizeram uma manifestação diante da sede do consulado do Brasil.

Faixas com a palavra “vergo-nha” foram coladas diante do pré-dio. Outro cartaz continha a ima-gem de Andrea Campagna, policial morto em 1979 em crime atribuído a Battisti, e, embaixo, uma foto de Battisti com os dizeres em inglês:

“Procurado vivo ou morto”. Manifestantes gritaram slogans

como “Battisti matou os homens, Lula matou a justiça” e “Battisti e Lula, o assassino e o seu cúmplice”.

Segurando bandeiras da Itália, do Brasil e da União Europeia, os manifestantes ainda gritaram pala-vras de ordem como: “o povo ita-liano não esqueceu, Cesare Battisti deve ser extraditado”, “A Itália toda te espera, só Lula te defende” e “Justiça pisoteada”.

Os organizadores encorajaram os presentes e curiosos a assina-rem uma moção que será dirigida ao Parlamento Europeu para pedir a extradição de Battisti, condenado a prisão perpétua em 1993 pelo as-sassinato de quatro pessoas duran-te os anos 1970.

Enquanto isso, o primeiro-mi-nistro da Itália, Silvio Berlusconi, es-creveu uma mensagem de tranquili-dade depois de se reunir em Roma com Alberto Torregiani, filho de uma das quatro pessoas assassinadas por Battisti, e disse que esta situa-ção “não mudará a relação entre os

dois países”. No entanto, o Ministério de Ex-

teriores da Itália não descartou, através de um comunicado, a pos-sibilidade de realizar uma “iniciativa europeia promovida pela Itália” so-bre o caso Battisti.

O titular desse ministério, Fran-co Frattini, se reuniu na segunda--feira, 03, em Roma com o embai-xador italiano no Brasil, Gherardo La Francesca, e com o representante italiano perante a União Europeia, Nelli Feroci, para avaliar uma possí-vel ação judicial em relação ao caso Battisti e suas repercussões em um âmbito europeu.

Em 1993, Cesare Battisti foi jul-gado à revelia por um tribunal italia-no que o considerou culpado dos assassinatos de dois policiais, um joalheiro e um açougueiro, realiza-dos na Itália entre 1977 e 1979.

No momento do processo Bat-tisti estava na França, onde tinha obtido o status de refugiado políti-co, mas fugiu em 2004, quando o governo francês se dispôs a revo-gar essa condição para entregá-lo

à Itália. Em março de 2007 foi preso no

Rio de Janeiro, onde, segundo fon-tes policiais, foi localizado durante uma operação conjunta realizada por agentes de Brasil, Itália e Fran-ça.

Desde então, Battisti permanece detido em uma prisão de Brasília, de

onde se declarou inocente e vítima de uma “perseguição política” por parte do governo italiano.

No dia 31 de dezembro o ex-pre-sidente Luiz Inácio Lula da Silva ne-gou a extradição de Battisti, em seu último dia antes de passar o cargo para a presidente Dilma Rousseff. (BBC Brasil e Folha Online)

O ex-ativista político Cesare Battisti está preso no Brasil desde 2007.

Ale

ssan

dro

Buz

as/F

utur

a P

ress

Inundações forçam remoção de milhares de pessoas na AustráliaE moradores devem ficar atentos à cobras e crocodilos que podem atacar por estarem na água.

As águas das inundações retrocederam na principal

região produtora de carvão na Aus-trália na terça-feira, 04, o que permitiu a algumas minas retomar lentamen-te a extração. No entanto, algumas permanecem paralisadas, já que os devastadores efeitos das enchentes prejudicaram cerca de 200 mil pes-soas e forçaram o esvaziamento de cidades da região.

As chuvas provocaram o alaga-mento ou prejudicaram as atividades de uma área do tamanho da França e Alemanha juntas, de acordo com o governo do Estado de Queens-land. Por causa das inundações, a produção e a exportação de carvão praticamente ficaram paralisadas, o que elevou os preços do produto no mercado mundial.

Mais pessoas foram forçadas a deixar suas casas na terça-feira em algumas das cidades mais afetadas, enquanto moradores de regiões pró-ximas de rios se preparavam para

elevação das águas. “É tão surreal. Não há áreas para

estacionamento de carros. Em al-guns locais, tudo parece uma praia”, disse à rádio ABC uma mulher de Rockhampton, cidade de 75 mil ha-bitantes que está cercada pela água e virtualmente isolada do restante do país. O Centro de Meteorologia dis-se que as águas das enchentes na Bacia do rio Bowen, em Queensland, estão “certamente retrocedendo, mas o nível ainda é alto”.

A Austrália responde por mais da metade das exportações mun-diais de carvão coque, vital para as siderúrgicas, especialmente em paí-ses asiáticos em expansão, como a China.

Cobras e crocodilos Moradores das cidades australia-

nas mais atingidas pelas enchentes no país estão sendo alertados a per-manecer fora da água, e não apenas por causa do risco de serem levados

pela correnteza: escombros, cobras e até mesmo crocodilos também podem representar perigo. Há pelo menos mil desabrigados no país de-vido às inundações e ao menos três pessoas morreram desde sábado.

O prefeito de Rockhampton, Brad Carter, afirma que os morado-res relataram terem visto um núme-ro de cobras maior que o normal, pois os animais se movimentam em busca de terra seca. Ele observou também que os crocodilos de água salgada também têm sido vistos no Rio Fitzroy.

“Não acho que eles são um risco para a segurança pública, mas se as pessoas entram na água, a seguran-ça não pode ser garantida,’’ disse Carter ao jornal “The Australian”.

Temores sobre as serpentes e crocodilos estavam prejudicando os esforços para resgatar animais de estimação deixados para trás por pessoas que haviam abandonado suas casas em áreas alagadas da cidade.

- Não é apenas o aspecto de se-gurança de chegar a esses lugares, é o que está na própria água - diz Hilcher Wendy, da Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade aos Animais. - Se ficar muito perigoso, te-mos que sair de lá.

Rockhampton é a última das 22 cidades e vilas em Queensland a ser inundada pelas cheias. São os piores efeitos de um verão extrema-mente chuvoso na região tropical,

que já mataram 10 pessoas em Que-ensland desde final de novembro, segundo a polícia. Autoridades afir-maram que mais de 200 mil pessoas foram afetadas.

As cheias que cobrem uma área maior que os territórios de França e Alemanha podem ter causado pre-

juízos de mais de US$ 980 milhões e ainda devem durar semanas. As piores enchentes na Austrália em 50 anos são causadas pelo fenômeno climático “La Niña”, que produz as chuvas de monções sobre o Pacífico Ocidental e Sudeste Asiático. (Reu-ters/Brasil Online)

Vista aérea mostra inundações no distrito de Depot, em Rockhampton, na Austrália; aos poucos, produção de carvão é retomada.

Jani

e B

arre

tt/E

fe

Page 10: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

mundowww.braziliannews.uk.com10 AmericaLatinawww.braziliannews.uk.com10

Governo de Cuba começa demissão de meio milhão de trabalhadores

Cuba começou o pro-cesso para despedir meio milhão de traba-

lhadores do serviço público na ter-ça-feira, 04, segundo um alto líder sindicalista. A medida é uma das principais reformas do presiden-te Raúl Castro para impulsionar a economia da ilha comunista.

Não ficou claro se a demissão dos funcionários do Estado tinha começado imediatamente, ou se os vários ministérios estavam co-meçando a decidir quem seriam os

demitidos. O governo informou que planeja cortar 500 mil servidores públicos de sua inchada folha de pagamento até março.

“Cabe a nós o papel de guar-diões da reestruturação do traba-lho, que vai começar [nesta terça--feira]”, disse o chefe da Federação dos Trabalhadores de Cuba, Salva-dor Valdés Mesa, de acordo com a estatal rádio Rebelde.

Segundo ele, o sindicato iria supervisionar as demissões, inicial-mente dirigidas aos trabalhadores

dos ministérios do Açúcar, Agricul-tura, Construção, Saúde Pública e Turismo, para assegurar que sejam realizadas sem “violações, paterna-lismo, favoritismo ou outra tendên-cia negativa qualquer”.

Reforma Os cortes são parte da reforma

implementada por Raúl Castro do comunismo cubano, que visa aca-bar com os problemas crônicos da economia da ilha caribenha.

A economia de Cuba, dura-mente atingida por furacões de 2008 e pela crise financeira global, está insolvente e teve que redu-zir drasticamente as importações, congelar contas bancárias locais de empresas estrangeiras e dar o calote de pagamentos a credores nos últimos dois anos.

Raúl Castro quer reduzir o pa-pel do Estado, ao mesmo tempo em que mantém o controle da eco-nomia, que terá uma ampliação do setor privado e um Estado que gas-te menos. Na maioria dos casos,

os trabalhadores despedidos rece-berão ofertas de outros empregos, que poderão aceitar ou recusar.

Plano O plano prevê que cerca de 200

mil trabalhadores demitidos pas-sem a participar de cooperativas, criadas a partir de empresas atual-mente controladas pelo Estado.

O governo também começou a emissão de 250 mil novas licenças para autônomos. Pela primeira vez, os trabalhadores independentes vão ser autorizados a contratar tra-balhadores.

Os cubanos recebem benefí-cios sociais como saúde e edu-cação gratuitas, mas ganham em média o equivalente a cerca de 20 dólares por mês.

A segunda rodada de cortes será feita mais tarde, com pelo me-nos 500 mil trabalhadores sendo removidos da massa salarial do Es-tado ao longo dos próximos anos.

Os sindicatos devem “conven-cer (os trabalhadores) da necessi-

dade destas medidas para a eco-nomia do país, com a segurança de que, no final, ninguém ficará desprotegido”, disse Valdés.

Produtividade Autoridades disseram que o

governo começou a cortar postos de trabalho já em outubro, pouco depois de Fidel Castro anunciou seu pacote de reformas. Houve ru-mores não confirmados de que as demissões foram adiadas enquan-to o programa de licenciamento de autônomos estava sendo criado, pois o governo queria evitar exces-siva movimentação social.

O governo disse que os funcio-nários públicos determinarão quais trabalhadores serão mantidos, com base na sua produtividade. “Sabe-mos que, se não há produtividade, nunca vai haver um aumento nos salários. Então é uma medida ne-cessária que tem de ser entendi-da”, disse Mayda Vega, chefe de um gabinete no Ministério da Agri-cultura.

Funcionária de lavanderia estatal em Havana; Cuba anuncia demissão de mais de 500 mil funcio-nários.

Efe

Assalto a centenas de cofres em banco na ArgentinaO vice-presidente do Ban-

co Provincia, Gustavo Marangoni, classificou o assalto à agência bancária de Belgrano em Buenos Aires como “quase cine-matográfico”. Ele também confir-mou que o total de cofres arrom-bados é de 143. “Há uma série de cofres que apresentam sinais de depredação, tentativa de arrom-bamento”, afirmou ele ao jornal argentino “Clarín”.

A agência, que fica no bairro de Belgrano, só atende por enquanto os proprietários que tiveram seus cofres arrombados e as portas permanecem fechadas para o res-tante dos clientes.

Em comunicado, o banco infor-mou, na terça-feira, 4, quais foram os setores de segurança que não sofreram danos enquanto os clien-tes se reuniam em frente ao banco.

O chefe de gabinete do gover-no argentino, Aníbal Fernández,

assegurou que “seria importante investigar” por que ninguém pres-tou atenção nos alarmes. “Neste caso, pelo que dizem, há sinais de que não se prestou atenção no si-nal dos alarmes, e, a partir desse momento, qualquer resposta [aos bandidos] falha”, disse o chefe de ministros em entrevista à rádio La Red.

O vice-presidente Marangoni se apressou em explicar que “a polícia é avisada quando soa o alarme”. Ele também disse “que há uma central no banco capaz de entrar em contato com a Polícia Federal”.

Assalto milionário Ladrões aproveitaram a calma-

ria de final de ano para realizar um assalto milionário ao Banco Provin-cia, em Buenos Aires. Eles cons-truíram um túnel de 30 metros de comprimento para chegar ao inte-

rior da agência. No local, encontra-ram 1.408 cofres com US$ 50 mil [cerca de R$ 82 mil] em cada um.

O cálculo da polícia aponta que o prejuízo chegou aos US$

6,5 milhões [R$ 10,7 milhões]. No entanto, a quantia pode ser maior, já que os ladrões abriram cerca de 10% dos cofres.

O alarme de segurança soou

algumas vezes, inclusive na noite do domingo, 2, dia em que houve maior atividade dos bandidos. Os policiais chegaram a visitar o ban-co, mas não perceberam nada.

Agentes de segurança acompanham a movimentação dos clientes que aguardam para entrar no Banco Provincia em Buenos Aires.

Leo

La V

alle

/Efe

Page 11: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

reinounido www.braziliannews.uk.com 11

Polícia britânica divulga vídeos sobre os ataques ao carro do príncipe Charles

A polícia liberou imagens de manifestantes ata-cando o carro do prín-

cipe Charles e dos veículos do seu comboio no centro de Londres. As câmeras de segurança registraram os momentos de pânico vividos pela comitiva real. Esses vídeos foram utilizados para identificar os 14 sus-peitos que estão sendo procurados pela polícia britânica.

No mês passado, a limousine

que levava Charles e sua mulher Camilla, a duquesa de Cornuália, foi atacada durante a pior manifestação vista nos últimos anos na capital. O motivo do protesto foi o projeto de lei, em votação no Parlamento, que eleva as anuidades das universida-des.

Uma das janelas do carro do representante da realeza britânica foi quebrada. Os manifestantes tam-bém arremessaram tinta branca con-

tra o veículo. Os detetives estão investigando

as imagens para encontrar os res-ponsáveis pelos atos de vandalis-mo. Até mesmo latas de lixo foram jogadas contra o comboio. “Agentes da polícia foram atacados e prédio e shoppings tiveram suas janelas estouradas, além de outros atos de vandalismo, incluindo o ataque ao comboio real”, disse o detetive chefe superintendente Matthew Horne.

PROJETO DE AUMENTO DA ANUIDADE UNIVERSITÁRIA

A manifestação contra um plano que aumenta a anuidade universitá-ria para até 9.000 libras (cerca de R$ 24 mil) --quase o triplo do limite má-ximo atual, de 3.290 libras-- acabou com violentos confrontos entre os estudantes e a polícia depois de ser aprovado na Câmara dos Comuns.

Segundo a polícia, 43 manifes-

tantes e 12 agentes ficaram feridos, e 175 pessoas foram detidas. Alguns dos alunos arremessavam pedaços de pedras contra policiais e quebra-vam janelas de prédios do governo.

Outro grupo correu pelas movi-mentadas ruas comerciais do centro de Londres, incluindo a rua Oxford, quebrando vitrines de lojas e colo-cando fogo na árvore de Natal na Trafalgar Square. (Folha Online e agências de notícias)

Vidro quebrado e marcas de tinta no carro em que estavam o príncipe Charles e Camilla, duquesa da Cornuália, em Londres.

Terr

y S

teph

ens/

AFP

Príncipe Charles e sua mulher, Camilla, reagem ao ataque de estudantes em protesto contra seu carro.

Mat

t Dun

ham

/AP

Page 12: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

reinounidowww.braziliannews.uk.com12

Pesquisadores de oxford procuram 30 brasileiros “pioneiros” no Reino Unido para entrevistas

Pesquisadores da Uni-versidade de Oxford, do Instituto Interna-

cional de Migração estão desen-volvendo um projeto acadêmico chamado Themis, cuja intenção é estudar como se dá o desenvol-vimento do processo migratório. Um dos grupos a serem estuda-dos são justamente o dos brasi-leiros imigrantes no Reino Unido, Holanda, Portugal e Noruega.

Por causa disso, eles estão à procura de imigrantes brasileiros para fazer uma entrevista.

Quem pode participar: Os pesquisadores estão pro-

curando pessoas que estejam no Reino Unido já há algum tempo (desde as décadas de 1970 ou 1980, ou seja, os imigrantes “pio-neiros”). E também aqueles que chegaram entre 1990 e 2000.

A intenção é entrevistar 30 pessoas, sem limites de idade ou gênero, o único quesito é mesmo a chegada ao Reino Unido.

A intenção é usar estes depoi-mentos para documentar a histó-ria da comunidade brasileira em Londres, a sua evolução e mu-danças. Isto porque existem evi-

dências de que os brasileiros tem estado presentes no Reino Unido desde 1901!!!! Existiam cerca de 392 brasileiros no censo britânico de 1901. Interessante, não?

Atualmente, estima-se que existam aproximadamente 200 mil brasileiros (ou mais). Por isso, os pesquisadores estão interes-sados em saber quem eram as primeiras pessoas que chegaram do Brasil, como elas eram quan-do chegaram em 1970 e 1980? Quando começaram a haver as primeiras lojas, resturantes e ba-res brasileiros, além dos grupos de capoeira e escolas de samba.

Como não existe nenhuma evidência escrita sobre a história da comunidade brasileira no Rei-no Unido, os pesquisadores de Oxford pretendem usar estes tes-temunhos pessoais destas pes-soas que estão aqui já há algum tempo, incluindo de que parte do Brasil elas vieram, porquê, eles se ajudaram naquela época, foi importante para eles trazer suas famílias ao Reino Unido?

Mas para captar as mudanças na comunidade, os pesquisado-res também estão interessados nos novos imigrantes, com apro-

ximadamente um ano ou mais de experiência no Reino Unido.

Entrevistas em português e confidenciais

Apesar de reunir pesquisado-res de diferentes nacionalidades, o grupo de pesquisa contará com o auxilio das pesquisadoras brasi-leiras Ana Souza e Tânia Tonhati, além de um tradutor.

Além disso, os entrevistados serão tratados anonimamente e o material confidencial. Os nomes, inclusive serão mudados na pes-quisa. A única informação que será contada será idade e gênero masculino ou feminino (para aná-lise na hora de publicar a pesqui-sa).

Além disso, a Universidade de Oxford, por ser uma reconhecida mundialmente e bastante rigoro-sa quanto a suas pesquisas, terá uma política de armazenamento de dados de extremo cuidado.

Por isso, qualquer pessoa, mesmo em condição “irregular” pode ficar tranqüila ao conceder a entrevista. Inclusive, estas pes-soas são bastante bem-vindas, já que refletem grande parte dos brasileiros residentes em Lon-

dres.

Participe: Para mais informações, você

pode acessar o site: http://www.imi.ox.ac.uk/research-projects/themis ou entrar em contato dire-tamente com

Agnieszka Kubal: [email protected]

Ou Ana Souza: [email protected]

Endereço de OxfordDept of International Develop-

ment (QEH)University of OxfordMansfield Road, Oxford OX1

3TBTel: +44 (0) 1865 281812 /

+44 (0)1865 [email protected]/research-

-projects/themis

Pesquisadores envolvidos no projeto de estudo da comunidade brasileira.

Britânica anuncia novo fracasso na busca de óleo nas Malvinas

A exploradora britânica de petróleo e gás natural De-

sire Petroleum anunciou na terça--feira, 04, outra perfuração sem sucesso na bacia das Ilhas Malvi-nas, trazendo um novo revés para as esperanças de que essa zona poderia converter-se em uma área petrolífera maior.

A britânica Desire informou que vai cobrir e abandonar o poço

Dawn, a última em uma série de perfurações nas Malvinas que não chegaram a descobrir petróleo. A empresa disse também que uma plataforma que usava no local será deslocada para perfurar um poço ou dois em uma área pertencente à Rockhopper, outra exploradora que atua nas Malvinas.

A exploração de petróleo nas Malvinas até agora só resultou

em uma descoberta comercial, no poço Sea Lion, de Rockhopper, na bacia norte das Malvinas, a uns 100 quilômetros do prospecto Dawn/Jacinta.

O poço seco “realmente não deveria ser muito surpreendente. Tinha uma probabilidade de ape-nas 8 por cento de funcionar”, dis-se um analista de Evolution, David Farrell. (Reuters)

Locais onde supostamente poderia se encontrar petroleo nas ilhas Malvinas, conhecida como Faulklands entre os britânicos.

Page 13: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

reinounido www.braziliannews.uk.com 13

o impacto cultural e a saúde psicológica de imigrantes brasileiros na Inglaterra

São muitos os desafios enfrentados pelos bra-sileiros quando che-

gam no Reino Unido. Em primeiro lugar podemos citar a busca do emprego que é fundamental para prover as necessidades básicas. De igual importância está a mo-radia e as burocracias relaciona-das a contas de serviços (água, luz, gás, telefone, Internet). Não é pouca coisa, não! Além disso, a locomoção, sistema de trans-porte, o mercado, abrir conta no banco, etc., de repente se trans-formam em incógnitas, ou seja, tudo deve ser aprendido de novo e rápido.

Mais ainda, e às vezes peno-sa, é a saga do processo imigra-tório. Mas, espera aí, e a escola para as crianças? Como funciona o sistema escolar? Quais são as opções? Qual delas seria melhor? Bem, depois de resolver todas essas questões que já não são poucas e que já estressaram bas-tante, achamos que tudo deveria estar sob controle. A realidade, entretanto, mostra que infelizmen-te não é esse o caso.

O processo de adaptação se estende ao aprendizado do novo idioma, formação de novas amiza-des e busca de realização pesso-al. Estes três últimos parecem ser os que mais pesam no bem estar psicológico a longo prazo. Não é fácil aprender outro idioma, e por mais que se aprenda, sempre ter a sensação de que não está bom ou que não é suficiente para pro-

gredir numa carreira profissional. Um ataque à auto-estima!

Deixar para trás a família e os amigos e começar tudo de novo traz aquele sentimento de isola-mento e ansiedade pela aceitação do novo grupo, seja da mesma cultura ou, mais difícil ainda, de outra cultura. Então surge o con-frontamento com a auto-estima, dos adultos e, principalmente, das crianças! As dúvidas encontram terreno fértil e se instalam.

O bem estar psicológico do individuo tem como um dos prin-cipais pilares a sua auto-estima. Se a auto-estima está diretamente associada em parte ao sentimen-to de pertencer a um determinado grupo e sentir-se identificado e aceito por esse, não é para me-nos que muitos brasileiros que imigram para a Inglaterra passam por momentos de grande ansie-dade e desconforto social que traz prejuízos tanto ao bem estar físi-co como ao bem estar emocional ou psicológico. Se pensarmos em famílias inteiras, podemos ima-ginar o efeito que uma mudança de cultura pode ter também sobre crianças e adolescentes, onde as mesmas, além de enfrentarem sua própria adaptação, percebem a mesma ansiedade nos pais. Por outro lado, os pais, além dos seus próprios confrontamentos cultu-rais, sofrem pelas ansiedades dos seus filhos.

As teorias da identidade social e auto categorização enfatizam o quão importante é para o indivi-

duo a sua identificação com um determinado grupo social e o efei-to que isso tem sobre a sua auto--estima, assim como o impacto que causa nas atitudes, compor-tamentos e relacionamentos com outras pessoas do mesmo e de grupos culturais diferentes. Por um lado, acredita-se que o con-frontamento com a complexidade e diversidade de uma nova cultura reforça essa tendência natural de aderir ao conhecido e familiar, ou seja, quanto mais diferente se per-cebe a outra cultura, nesse caso a cultura britânica em relação à bra-sileira, mais o imigrante acha mais fácil, menos estressante e mais cômodo permanecer com suas

atitudes tradicionais ou o seu jeito de fazer as coisas em vez de con-frontar e adaptar a um ambiente estranho.

A ABRAS - Associação Brasi-leira no Reino Unido - conhece e reconhece todas essas dificulda-des dos imigrantes brasileiros e, por isso, oferece vários atendi-mentos à comunidade para auxi-liar na resolução dos mesmos. Um desses serviços é o de aconselha-mento psicológico por profissio-nais da área que entendem essa problemática e o efeito que isso tem sobre o indivíduo e a família.

O psicólogo não atende ape-nas pessoas que apresentam um quadro considerado anormal ou

doentio. O psicólogo pode servir de grande apoio para todos os que sentem essas dificuldades pesarem nas suas vidas de uma ou de outra forma, e assim até evitar que as coisas fiquem ainda mais difíceis e complicadas.

Todos aqueles que desejam saber mais sobre como podem se beneficiar do aconselhamento psicológico na sua situação es-pecífica, podem entrar em conta-to com a Abras, que oferece aos associados três consultas gratui-tas (a primeira e as duas últimas) com o psicólogo. Informações de como se associar podem ser obti-das pelo site www.abras.org.uk ou pelo telefone 020 8961 3377.

Ingrid schuler Flor, Claudia s. Martins e Sandra Carla MartinsGrupo de psicólogas da Abras

Por:

Seminário “Brasileiros em Londres: Cultura, Identidade e PertencimentoO GEB, Grupo de Estudos

sobre Brasileiros no Rei-no Unido, realiza na terça-feira, 25, seu 3º seminário “Brasileiros em Londres: Cultura, Identidade e Per-tencimento”. Dando continuidade ao diálogo com os brasileiros em diáspora, o encontro propõe um de-bate sobre a cultura, a identidade, o consumo e a construção da idéia de pertencimento entre os brasileiros em Londres.

Através de painéis temáticos, o seminário promoverá a discussão e a divulgação de recentes pesquisas acadêmicas que abordam distin-tos aspectos da experiência de ser brasileiro em Londres, destacando elementos como: linguagem, religião e alimentação; os quais contribuem para a elaboração da identidade e do senso de pertencimento desses imigrantes. Além disso, será uma excelente oportunidade para ouvir pessoas e organizações que criam e disseminam a ‘produção cultural brasileira’ em Londres. Veja a pro-gramação:

Painel 1: Brasileiros em Lon-dres: Identidade Cultural e Per-tencimento

Dr Simone Frangella, Universida-de de Lisboa (Coordenador)

Dr Yara Evans (Queen Mary, Uni-versity of London) – Brasileiros em Londres: novo perfil sócioeconômi-co, 2010

Dr Ana Souza (Goldsmith Colle-ge) – Identidade Cultural e Lingua-gem

Olivia Sheringham (PhD Student, Geography, Queen Mary, University of London) -

Religião e PertencimentoGraça Brightwell (PhD Student,

Geography, Royal Holloway, Univer-sity of London) -Alimentação e Iden-tidade

DocumentárioAna Paula Figueiredo, PhD stu-

dent, Social Anthropology and Visu-al media, University of Manchester): Hair expectations (18” documentary)

Painel 2: Produção e Consu-mo de Produtos Culturais Brasi-leiros em Londres

Professor David Treece, King’s College (Coordenador)

Monica Vasconcelos, cantora Brasileira

Mestre Silvia, Escola de Capoeira Herança em Londres

Luis da Costa, proprietário do restaurante Sabor Mineiro

Apresentação de Berimbau Ca-poeira Herança

QuandoTerça-feira, 2516h às 20hOndeGallery 32, Embaixada do Brasil 32 Green Street,London W1K 7ATQuantoA entrada é gratuita, mas as va-

gas limitadas. Para participar desse seminário, por favor, entrar em con-tato com: [email protected]

Page 14: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

economiawww.braziliannews.uk.com14

A companhia aérea Gol espera uma de-saceleração no cres-

cimento da demanda doméstica brasileira por transporte aéreo neste ano e estabilidade no preço médio de passagens na compa-ração com 2010.

A segunda maior empresa do setor do país, atrás da TAM, esti-ma um crescimento de 10% a 15% na demanda doméstica de passa-geiros em 2011. No ano passado, o mercado cresceu a taxas acima de 20%.

A redução no ritmo de expan-são decorre, segundo a empresa, do histórico do setor, que cresce a taxas de entre 2,5 e 3 vezes o

PIB (Produto Interno Bruto). Para 2011, a expectativa do mercado para o PIB está entre 4% e 5% ante uma projeção de cerca de 7% em 2010.

A Gol pretende aumentar sua frota em quatro aeronaves este ano sobre as 111 do final de 2010 e expandir o uso dos aparelhos para acima de 13 horas por dia, ante cerca de 13 horas no ano passado. Três jatos chegarão à empresa no terceiro trimestre.

A companhia também estima que a taxa de ocupação dos avi-ões fique em cerca de 70% em 2011, enquanto o yield médio, in-dicador que mede os preços co-brados por passagens, deve ser

estável em relação ao ano passa-do, entre 19,5 e 21 centavos de real.

“O Brasil apresenta alto po-tencial de crescimento pela adi-ção de voos diretos entre cidades situadas nas regiões sul, norte e nordeste do Brasil, criação de fre-quências adicionais entre rotas já existentes, e pela criação de voos para regiões de densidade po-pulacional acima de 1 milhão de habitantes em um raio de aproxi-madamente 200 quilômetros de distância”, afirma a companhia em comunicado ao mercado.

Segundo a Gol, as projeções para este ano serão avaliadas tri-mestralmente. (Reuters)

empresas admitem ter preconceito com consumidores das classes C e d

Sete em cada dez em-presas que atuam no mercado popular

admitem existir algum tipo de preconceito ou resistência inter-na em suas organizações para atender o consumidor de baixa renda, informa reportagem da Folhade São Paulo nesta sema-na.

Somente 20% dos profissio-nais consideram estar de fato preparados para fazer negócios em um mercado que movimenta cerca de R$ 900 bilhões, se con-

siderada somente a massa de renda dos brasileiros das clas-ses C (com renda familiar de 3 a 10 salários mínimos) e D (1 a 3).

Os resultados são apontados em pesquisa realizada pelo Insti-tuto Data Popular, especializado em baixa renda. No levantamen-to foram ouvidos 117 executivos, em cargos de comando, de cem empresas com faturamento anu-al a partir de R$ 100 milhões e que já oferecem produtos e ser-viços para a nova classe média. 9Folha Online)

Gol prevê que crescimento do setor aéreo desacelere para 15% em 2011

Editoria de arte/Folhapress.

Page 15: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

O Banco Nacional de D e s e n v o l v i m e n t o Econômico e Social

(BNDES) aprovou financiamento de R$ 588,9 milhões, o equivalen-te a 74,35% do montante total a ser investido, para a construção de nove parques eólicos no inte-rior da Bahia.

As usinas, Sociedades de Propósito Específico controladas pela Renova Energia, nos muni-cípios de Igaporã, Guanambi e Caetité terão investimento de R$ 792,2 milhões ao todo e potência instalada total de até 195,2 MW.

“Os projetos foram vencedo-res do Leilão de Energia de Re-serva de 2009, o que permitiu a formalização de Contratos de Compra e Venda de Energia entre cada usina de energia eólica e a Câmara de Comercialização de

Energia Elétrica (CCEE), garantin-do a compra de energia elétrica

por um prazo de 20 anos”, recor-dou o BNDES em nota. (Valor)

CiênciaeMeio-ambiente www.braziliannews.uk.com 15

Bndes vai financiar 74% de 9 parques eólicos na Bahia

Entrada para parques de Iguaçu, Noronha, Abrolhos e Tijuca sobe 10%

A tabela de preços para a cobrança de ingressos nos

parques, florestas nacionais e ou-tras unidades de conservação sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi reajustada em 10%. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.

As unidades de conservação te-rão um prazo de 180 dias para iniciar a cobrança com novo valor e devem providenciar a divulgação dos novos valores para o público.

No Parque Nacional do Iguaçu (PR), o ingresso para estrangeiros custará R$ 33. Cairá a R$ 24,75 para turistas de países do Mercosul, a R$ 16,50 para brasileiros e a R$ 3,30 para moradores do entorno.

No Parque Nacional da Tijuca (RJ), o ingresso ao público em geral passará a custar R$ 16 e cairá para R$ 8 na baixa temporada. A alta tem-porada inclui os períodos de 1º de ja-neiro a 28 de fevereiro, de 1º a 4 e de 21 a 25 de abril, de 1º de julho a 15 de agosto, de 4 a 7 de setembro, de 9 a 12 de outubro, de 30 de outubro a 2 de novembro, de 13 a 15 de no-

vembro, e de 1º a 31 de dezembro.

NORONHA E ABROLHOS O ingresso do Parque Nacional

Marinho de Fernando de Noronha vale por dez dias e custará R$ 130 para estrangeiros. Brasileiros pagam metade. Ficam isentos moradores de Fernando de Noronha, parentes em primeiro grau de moradores e pessoas a serviço autorizadas.

No Parque Nacional Marinho dos Abrolhos o ingresso custará R$ 54, com desconto de 50% para brasi-leiros. O preço do ingresso para es-trangeiros passará a ser R$ 22 nos parques nacionais de Caparão, Ita-tiaia, da Serra dos Órgãos e da Serra da Capivara. Para brasileiros custará R$ 11.

O ingresso para estrangeiros vai custar R$ 13 nos parques nacionais da Serra da Canastra, de Sete Cida-des e de Brasília. Brasileiros pagam metade. Em todas as outras unida-des de conservação, o ingresso cus-tará R$ 5,50 e R$ 11 para quem qui-ser praticar atividades de mergulho.

No último grupo estão incluídas as trilhas de travessia e áreas de di-

fícil acesso ou remotas. O ingresso para acesso a essas áreas custará R$ 33 para estrangeiros, com des-conto de 50% para brasileiros.

O valor dos ingressos nos par-ques nacionais de Aparados da Ser-ra, da Serra Geral, da Chapada dos Guimarães, da Chapada dos Vea-deiros, de Ubajara, da Serra do Cipó e das Emas será ainda calculado e cobrado após a implantação do sis-tema de cobrança. (Agência Brasil)

Cataratas do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), um dos mais visitados no Brasil.

Lalo

de

Alm

eida

/Fol

hapr

ess

Page 16: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

Olá Amigos do Brazilian People News,Antes de tudo, gostaria de desejar um super 2011, cheio de saúde e muitas realizações.Começamos o ano com a famosa queima de fogos em frente à London Eye. Nesta grande festa, eu gostaria de deixar um agradecimento especial e um grande beijo à minha querida namorada Iara Leal, que ficou esperando firme e forte comigo durante 4 horas a queima de fogos

para que eu pudesse registrar.No começo de 2011, o Castelo Bar, agora sob a nova direção dos irmãos Sérgio e Beto, volta bombando com música sertaneja à sextas e muito forró aos sábados. Conferimos um dos pratos do novo cardápio, a feijoada, que por sinal, está aprovadíssima!!!Um super parabéns para nosso amigo Joás Souza, que completou 33 anos no último dia 03 e comemorou no pub Waxy Connor’s em Picadilly. Campeão, a equipe

Atlantahall deseja à você muitas felicidades, saúde e que conquiste todos seus sonhos.Já o Guanabara, como sempre este lotado, aos domingos com o forró do Zeu Azevedo enquanto o tradicional Bar Salsa às terças encerrou o começo de 2011 com muita alegria.Assim, começamos com o pé direito este ano de 2011. Grande abraço e até a próxima semana.André Stefano

brazilianpeoplenewswww.braziliannews.uk.com16

Por: André [email protected]

LONDON EyE

33 ANOS DE JOáS SOUZA

Feitos um para o outro.

É isso aí, Joás, parabéns meu amigo!!!.

Page 17: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

brazilianpeoplenews www.braziliannews.uk.com 17

BAR SALSA

CASTELO BAR

GUANABARA

Branca Ranussi e Marcos Yuri.

Michelle Martins (centro) e amigas.

Radames Miranda e Iara Leal no forró do Guanabara.

Welcome back my friend.

Irmãos Sergio e Beto, anfitriões do novo Castelo Bar.

Paulo Carvalho curtindo o pagode do KiDelicia.

Page 18: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

Mal o ano de 2011 começou, trouxe consigo um fato que

marcará para sempre a História do Brasil: no sábado, 01, tomou posse do cargo de presidente – ou presidenta, melhor dizendo – uma mulher! Dilma Rousseff recebeu, por volta das 17h, a fai-xa presidencial das mãos de Luiz Inácio Lula da Silva. Em um dis-curso assistido por um público de cerca de 3mil pessoas (bem abai-xo do esperado) ela afirmou que lutará para erradicar a pobreza,

assumindo compromissos com o controle da inflação, manuten-ção do crescimento econômico e educação, ressaltando ainda ser preciso honrar as mulheres, pro-teger os mais fracos e governar para todos. Este recadinho atingiu em cheio a oposição, preocupa-da com um possível revanchismo. Mas Dilma terá muito mais com o que se preocupar do que com a oposição. Com muitos desafios no campo econômico, Dilma terá que controlar gastos a todo o cus-to e controlar uma inflação que

promete subir este ano em que pouco se espera de crescimento para o país. Para isso, Dilma terá que contar com o apoio de uma equipe de governo preparada, além de um pouquinho de sorte. Se as chuvas no dia de sua posse foram um sinal (diz a superstição que chuva em eventos importan-tes é sinal de sorte e felicidade), Dilma terá muito sucesso.

A cerimônia de posseÀs 17h, em Brasília, no primei-

ro dia de 2011, a presidente Dil-ma Rousseff recebeu das mãos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a faixa presidencial. Ao receber a sucessora no Palácio do Planalto, Lula abraçou Dilma, pegou sua mão e a ergueu. Em seguida, foi entoado o Hino Na-cional e Dilma discursou, pedindo união de todos pelo crescimento do Brasil.

Antes, às 15h, Dilma fez o ju-ramento de posse no Congres-so Nacional, no qual prometeu defender a Constituição. A partir deste momento, foi declarada empossada, assim como o vice Michel Temer. Logo depois, deu início ao discurso, lembrando que esta é a primeira vez que “a faixa presidencial cingirá o ombro de uma mulher”. Ela chorou ao dizer que seria a presidente de todos os brasileiros. Os dois momentos foram acompanhados por chefes de Estado e outras autoridades internacionais que estão presente no local.

“Sinto uma imensa honra por essa escolha do povo brasileiro e sei do significado histórico dessa decisão” - disse.

Ela citou como missões “hon-rar as mulheres, proteger os mais frágeis e governar para todos”. Também prestou homenagem ao vice-presidente de Lula, José de Alencar, que está hospitaliza-

do. Ela referiu-se a ele como um “grande homem”.

Vestida com um tailleur bran-co, Dilma deixou a residência oficial da Granja do Torto, às 14h05m, escoltada por batedores do Batalhão da Guarda Presiden-cial. Chegou à Catedral Metropo-litana de Brasília, onde ingressou no Rolls-Royce da Presidência da República, que estava coberto por conta da forte chuva em Brasília.

Dilma estava acompanhada da filha única, Paula Rousseff, e, pela janela, acenou para o pú-blico presente na Esplanada do Ministério. Depois do desfile, ela chegou ao Congresso e foi rece-bida pelo presidente do Senado, José Sarney. Ao invés de descer a rampa, a presidenta teve que en-trar pela chapelaria, também por conta do temporal. Na Câmara dos Deputados, foi cumprimenta-da por parlamentares. Lá, posou para fotos ao lado de Sarney.

O vice, Michel Temer, veio em um Cadilac logo atrás, acompa-nhando pela mulher. Depois eles foram até o Palácio do Planalto e em seguida ao Itamaraty.

Assim que saiu do plenário da Câmara, a presidente Dilma foi para o gabinete da presidên-cia do Senado, acompanhada de Sarney, do presidente da Câmara, Marcos Maia (PT-SP), e do vice--presidente, Michel Temer. Foi o momento previsto para que, caso Dilma quisesse, tomar uma água, café, retocar a maquiagem ou tro-car de roupa. Foi a primeira vez que isso aconteceu em uma pos-se.

Na saída do Congresso, a chuva deu uma trégua e Dilma

finalmente pôde saudar sem pro-blemas o público, por quem foi aplaudida. Foram executados uma salva de 21 tiros ao som do Hino Nacional. Depois, ela pas-sou a tropa em revista, na condi-ção de chefe das Forças Arma-das. Em um gesto não previsto no protocolo, Dilma beijou a bandei-ra brasileira que era segurada por um dos militares.

Dilma foi de carro aberto do Congresso Nacional ao Palácio do Planalto, onde subiu a rampa e encontrou com o presidente Lula. No local, ela recebeu a fai-xa do presidente Lula. Antes da chegada de Dilma, os Dragões da Independência tocaram o hino da vitória de Airton Senna.

Ao chegar no Palácio do Pla-nalto, Lula acenou para multidão que respondeu com gritos de “Lula, Lula”.

Três mil pessoas se aglo-meraram na Praça dos Três Po-deres, avalia PM

A Polícia Militar calculou em três mil pessoas o número de pessoas que se aglomeraram da Praça dos Três Poderes a espera da entrega da faixa do presiden-te Luis Inácio Lula da Silva para Dilma Rousseff. O público acom-panhava o evento por telões ins-talados no local. Alguns entoa-vam o grito “olê olê olê olá, Dilma, Dilma”.

O número de manifestantes era bem menor do que o previsto pela polícia inicialmente. A polícia estava preparada para a seguran-ça de mais de 500 mil pessoas.

“É um número pequeno. Atri-buímos isso às condições climá-ticas. Está chovendo em Brasília desde cedo”, disse o Coronel Carlos Alberto Pinto, chefe do De-partamento Operacional da PM .

A presidente havia determina-do à equipe de transição, durante os preparativos para a festa, que gostaria de evitar interrupções du-rante o evento.

Presidente Dilma Rousseff dá posse a seus ministros de estado

Logo após ter descido a ram-

capawww.braziliannews.uk.com18

Continua na página seguinte

dilma Lá!!!No dia 01/01/2011, a primeira mulher assumiu o maior cargo de chefia do Brasil. Sob uma forte chuva, que marcou a data com um cunho supersticioso, resta saber se a nova governante contará mesmo com a sorte (e ajuda celeste) para governar o gigante sul-americano. Amém!

Dilma recebe a faixa presidencial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Pouco público assistiu a posse na Esplanada.

Page 19: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

pa do Planalto para a despedi-da do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente Dilma Rousseff deu início à cerimônia de posse de seus novos ministros de estado. Ao todo são 37 ministros, sendo que 15 são ex-ministros de Lula e nove são mulheres, entre elas, Ana de Hollanda, irmã do cantor e compositor Chico Buar-que, que assume a pasta da Cul-tura.

A cerimônia de posse dos mi-nistros foi coletiva e a presidente Dilma assinou um a um os docu-mentos de posse.

Logo após a assinatura, a pre-sidente Dilma e todos os minis-tros se dirigiram ao Salão Oeste do Palácio do Planalto, para a

tradicional foto oficial. Dilma ficou ao lado do vice-presidente Michel Temer e do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci.

Dilma recebe os cumpri-mentos dos chefes de Estado no Itamaraty

Os apertos de mão e even-tuais abraços e beijos ficaram para o coquetel no Itamaraty - na chamada Sala Duas Épocas, que fica no 3º andar. Porém, cada autoridade teve, no máximo, 30 segundos para conversar com a presidenta.

No Itamaraty, o coquetel para cerca de 50 autoridades estran-geiras e mais de 2 mil brasileiras foram servidos vinho nacional - da Casa Valduga -, refrigerantes, su-

cos e pratos leves. A previsão é que as comemorações acabem por volta das 21h.

O discurso no PlanaltoDurante seu discurso de pos-

se, Dilma Rousseff afirmou que lutará para erradicar a pobreza, assumindo compromissos com o controle da inflação, manuten-ção do crescimento econômico e educação, entre outros. Afirmou ainda ser preciso honrar as mu-lheres, proteger os mais fracos e governar para todos. “A supera-ção da miséria exige prioridade na sustentação de um longo ciclo de crescimento. Com crescimen-to é que serão gerados os empre-gos necessários para as atuais e as novas gerações”, afirmou.

Dilma destacou também a ne-cessidade de uma reforma políti-ca e medidas que modernizem o sistema tributário do país e lem-brou que vem para consolidar “a obra transformadora do presiden-te Lula”. Destacou que sua mis-são no cargo será ampliar as con-quistas dos oito anos de governo de seu antecessor.

Logo no início do discurso, de 40 minutos, ela foi interrom-pida por aplausos no Plenário do Congresso Nacional, ao fazer re-ferência ao fato de ser a primeira mulher eleita para a presidência da República.

“A maior homenagem ao pre-sidente Lula é ampliar e avançar as conquistas de seu governo. Sob sua liderança, o povo bra-sileiro fez a travessia para uma outra margem da nossa história. Minha missão é consolidar essa passagem e avançar no caminho de uma nação das mais gerado-

ras de oportunidades”, afirmou. Por duas vezes a presidente fi-

cou com a voz embargada e teve de conter as lágrimas. A primeira foi ao dizer que estendia a mão aos partidos de oposição e aos que não a acompanharam nas

capa www.braziliannews.uk.com 19

Continua na página seguinte

Viene de la página 18

Dilma faz a juramento no Congresso Nacional.

Page 20: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

eleições. “A partir de hoje sou a presidenta de todos os brasilei-ros”, disse Dilma, interrompendo a fala para segurar o choro. “A partir de hoje sou a presidenta de todos os brasileiros, sob a égide dos valores republicanos”, repetiu e completou.

A segunda foi quando lem-

brou os antigos companheiros em sua trajetória de luta contra a ditadura militar. “Muitos que tom-baram pelo caminho não podem compartilhar comigo esse mo-mento. Rendo-lhes a minha ho-menagem”, afirmou a presidente, acrescentando logo a seguir que a experiência naquela luta deu-lhe “coragem para amar a vida e en-

frentar desafios ainda maiores”. Ao citar conquistas do go-

verno do qual fez parte, primeiro como ministra das Minas e Ener-gia e depois como chefe da Casa Civil, Dilma disse que há ainda muito a fazer.

“Reduzimos nossa dívida so-cial, resgatamos milhões de bra-sileiros da tragédia da miséria e ajudamos outros milhões a al-cançarem a classe média. Mas é preciso sempre querer mais, des-cobrir mais, inovar os caminhos e buscar novas soluções. Podemos ser de fato uma das nações mais desenvolvidas e menos desiguais do mundo, uma democracia vi-brante e moderna, plena de com-promisso social. Para enfrentar esses grandes desafios, é preciso manter os fundamentos que nos levaram até aqui e agregar novos valores”, discursou.

A presidente reafirmou um compromisso de campanha: erra-dicar a miséria no Brasil.

“Não vou descansar enquanto houver brasileiro sem comida na mesa”, - prometeu. No discurso, Dilma abordou a preocupação com o crescimento econômico e a estabilidade da economia. Ca-minhos, segundo ela, para sua meta de erradicação da miséria. “É com crescimento que serão gerados os empregos necessá-rios para as atuais e novas ge-rações, é com crescimento que venceremos a desigualdade de

renda e desigualdade de desen-volvimento regional. Isso significa manter a estabilidade econômi-ca como valor. Não permitiremos que essa praga (a inflação) volte a corroer nosso tecido econômi-co e castigar nossas famílias mais pobres”, garantiu.

Entre suas prioridades a pre-sidente incluiu outros itens: “Jun-to com a erradicação da miséria será prioridade no meu governo a luta pela qualidade da educação, da saúde e da segurança”, disse.

Dilma destacou ainda que “o caminho para o desenvolvimento não está só no campo econômi-co, pressupõe avanço social”. A presidente prometeu investimen-tos em cultura, tratou de combate à corrupção e deu especial aten-ção ao tema meio ambiente.

“É possível crescer acelera-damente sem destruir o meio am-biente. Somos e seremos os cam-

peões mundiais de energia limpa. Defender o equilibrio ambiental do planeta é nosso compromisso nacional mais universal”, ressal-tou.

Na política externa, Dilma disse que pretende aprofundar o relacionamento com Estados Uni-dos e União Europeia e dar “es-pecial atenção aos países emer-gentes”.

A presidente convocou todos os brasileiros a construir o país: “É importante lembrar que desti-no de um país não se resume à ação do governo, mas é resultado do trabalho e da ação transforma-dora de todos. O Brasil será exa-tamente do tamanho daquilo que juntos fizermos por ele”, declarou. “Justiça social, moralidade, inven-ção e criatividade devem ser mais do que nunca conceitos vivos no

capawww.braziliannews.uk.com20vem da página 19

Continua na página seguinte

Dilma deixa o Congresso Nacional para o Palácio do Planalto.

Page 21: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

dia a dia da nossa nação”, con-cluiu, conclamando “todos a par-ticipar do esforço de transforma-ção de nosso país”.

Michel Temer também prestou juramento e foi empossado como vice-presidente. No discurso, Dil-ma falou sobre o ex-vice-presi-dente José Alencar, que por estar internado não pode comparecer à cerimônia, e foi fortemente aplau-dida.

Mulher “guerrilheira” no po-der

A ex-guerrilheira que foi presa e submetida a tortura, entre 1970 e 1973, durante o governo militar, convidou para a cerimônia ex--colegas de cela. Ieda Akselrud de Seixas, que ficou presa com Dilma por um ano e meio, disse sentir muito orgulho que “a pri-meira mulher a ser presidente seja também a primeira mulher combatente”.

“Estou sentindo, de uma certa forma, como se aqueles que luta-ram contra a ditadura estivessem subindo a rampa”, disse.

O fato de ser a primeira mu-lher a assumir a Presidência da República foi mencionado como motivação por algumas das mi-lhares de pessoas que viajaram de várias partes do país, e até do exterior, para acompanhar a che-gada de Dilma ao poder.

“Eu acho que ela representa tudo aquilo que a mulher deseja para si”, disse a aposentada Elia-ne Melo, de 60 anos, que veio de Niterói (RJ) para a posse. “Mulher no poder. Para nós fazermos as nossas transformações com olhar de mulher.”

A recepcionista Cida Foros-tethi disse que viajou de Curitiba (PR) a Brasília em uma caravana de militantes petistas de 36 pes-soas. “Viemos demonstrar todo o apoio que demos na campanha. Viemos dar essa alegria para ela na posse. Ela é uma guerreira

nossa”, afirmou Cida. O peruano Rodolfo Ticona, 42

anos, filiado ao partido Esquer-da Unida, do Peru, se disse feliz com a posse de uma presidente de esquerda no Brasil e espera que Dilma não ceda às pressões dos aliados. “Eu vim para visitar o meu irmão, que mora em São Paulo, mas não podia perder um momento como esse aqui no Bra-sil.”

DesafiosDilma começa o governo com

muitos desafios no campo eco-nômico. Há necessidade de au-mento de gastos, mas ao mesmo tempo, é preciso ajustá-los, por-que no ano passado, o governo gastou demais. Para chegar per-to da meta, teve de fazer truques fiscais.

Tanto que segundo levanta-mento realizado pela ONG Contas Abertas, a presidenta assumiu o governo federal com o montante recorde de contas a pagar do seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva: são R$ 137,5 bilhões no Or-çamento Geral da União.

Os números foram com base nos dados do Sistema Integrado de Administração Financeira do governo federal (Siafi). O descon-trole nas despesas do governo (o gasto da União cresceu quase 25% entre janeiro e novembro em relação a 2009) está na raiz de muitos dos atuais indicadores ne-gativos.

A deterioração se deu para que a economia pudesse ter o forte desempenho no ano eleito-ral de 2010, com o PIB (Produto Interno Bruto) crescendo cerca de 7,5%.

Na média, segundo o boletim Focus do BC, o mercado espera um PIB bem menor em 2011, ao redor de 4,5%. Mas várias consul-torias já revisam projeções para baixo.

A expectativa é de uma eco-nomia mais fria por conta de gas-

tos públicos crescendo menos e do BC subindo o juro básico para conter a inflação.

A inflação é outro desafio. No dia 19, o Copom vai decidir se eleva ou não a taxa de juros. Se o sinal fiscal for forte, há chance de adiar ou não dar o aumento da taxa. Isso pode ter novos im-pactos negativos sobre a dívida pública e sobre o dólar (que se desvaloriza quando mais moeda entra no país atrás do juro pago pelo BC, hoje em 10,75% ao ano). Mas a prioridade do Banco Cen-tral é com a inflação.

Apesar de ter feito esforço para aprovar a reforma da previ-dência e ter pago preço político alto por isso, o presidente Lula não a regulamentou. Então, a lei não vale. Ficou um impasse de como seria a transição e se pas-saram oito anos.

Já a reforma tributária é sem-pre prometida, todos querem, mas ninguém consegue fazer. Cada um imagina de uma deter-minada forma: o empresário quer pagar menos imposto; os gover-nos estaduais, arrecadar mais. Ela só poderá ser feita, se o go-verno negociar com os estados.

Além disso, na virada do ano, Lula assinou medida provisória fixando o salário mínimo em R$ 540 a partir de ontem. O reajus-te foi de 5,88%. Pela primeira vez desde 2003, o mínimo corre o ris-co de ficar sem aumento real.

Portanto, o primeiro desafio da nova presidente será a discus-são do salário mínimo.

“Deverá haver debates, e mais do que isso, embates sobre essa questão, mas acredito que o valor será esse mesmo. Foi, infelizmen-te, o que poderia ser oferecido”, disse o ministro Garibaldi Alves Filho.

“Certamente teremos tensão sobre esse assunto, esse deve ser um desafio para a Dilma”, completou o ministro Gilberto Carvalho.

capa www.braziliannews.uk.com 21vem da página 20

Em direção ao palácio do Planalto, público era bem menor que o esperado devido à forte chuva desde cedo em Brasília.

Dilma faz discurso sobre erradicação da pobreza e falando em governo para todos.

Page 22: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

Previsões2011www.braziliannews.uk.com22

Continua na página seguinte

Porque todo mundo gosta: as previsões para 2011!Dê uma espiadinha nas suas!

Por:

[email protected]

Jussara Piacentini

Todo começo de ano, os jornais, revistas, te-levisões brasileiros vão

atrás de astrólogos, tarólogos, vi-dentes para fazer as previsões do ano que entra, novinho em folha. Os temas vão desde o time de fute-bol canarinho até as celebridades. E quem nunca leu as previsões de algum ano, curioso em guardar na memora para ver se elas acontece-riam até o fim do ano (sendo que a maior parte delas fica que nem os filmes prometidos no começo do ano pelo SBT: a gente espera que eles venham, mas acaba esque-cendo durante o ano), que atire a

primeira pedra! Por isso, o Brazilian News pediu para a nossa astrólo-ga Jussara Piacentini fazer as pre-visões para cada signo. Se você é cético, vale se esconder para ler a vontade sem ter que agüentar os amigos. O importante, como diz um apresentador de TV brasileiro, é “dar uma espiadinha”!

O anoO planeta regente de 2011 será

Mercúrio, o deus da comunicação, do intelecto e da racionalidade. Mercúrio representa o sentido da razão. Tem a ver com a palavra falada ou escrita, com a publici-dade, a internet, todo processo de aprendizagem e estudos em geral. Mercúrio é regente de Gêmeos e Virgem, o primeiro, signo de ar, mutável, mental, ativo intelectual-mente, móvel, dinâmico e superfi-cial e o segundo, um signo de terra também mutável, preciso, detalhis-ta, critico e serviçal.

Na mitologia, Mercúrio é o

mensageiro dos deuses e repre-senta nossa necessidade de es-tabelecer contato e troca com as pessoas, o meio ambiente e a vida em geral. Mercúrio nos ensina a comunicação, a necessidade de contato e a sociabilidade. Com

isso tudo podemos esperar que 2011 seja um ano principalmente de comunicação.

Este é um ano ainda para in-vestir mais em viagens, estudos e busca por novos acordos e contra-tos de negócios. O comércio será

altamente beneficiado também neste período, um setor que cer-tamente incrementará ainda mais a economia do país. Estaremos todos mais alegres, sociáveis e menos profundos. O ano será mais leve que o anterior.

(20 março a 20 abril)Áries

SAÚDEEm 2011, será muito importante que

você pratique exercícios rotineiramente a fim de manter sua saúde e equilíbrio mental, físico e emocional. Através dos movimentos do corpo, você conseguirá eliminar a forte energia de Marte e viver melhor!

AMORNos relacionamentos afetivos, você

se sentirá muito cobrado para que as-

suma responsabilidades. Pondere as possibilidades com calma: às vezes é necessário assumirmos compromissos para não perdermos as pessoas queri-das!

TRABALHO E FINANÇASCom Júpiter entrando o ano no seu

signo, não haverá limites para sua ex-pansão! Grandes aberturas e oportuni-dades para crescimento profissional e financeiro, não deixe de aproveitar!

(21 abril a 20 maio)Touro

SAÚDEOs astros aconselham os taurinos a

cuidarem da parte espiritual em 2011. Isso será muito importante para que você mantenha sua mente clara e tome as decisões certas em caso de dúvidas.

AMORPessoas do passado virão no seu

caminho para ajudá-lo ou estimulá-lo a

resolver seus problemas emocionais! Tenha paciência e calma e abra seu co-ração a novas idéias e conceitos!

TRABALHO E FINANÇASNeste setor, a situação encontra-se

em suas mãos. Procure descobrir quais são suas forças e fraquezas e busque o meio termo. “Nem tanto o mar, nem tan-to a Terra”!

(21 maio a 20 junho)Gêmeos

SAÚDEPoderá estar muito impaciente e ner-

voso em 2011em vista das dificuldades que poderão aparecer. Será importante usar técnicas de relaxamento, como por exemplo a yoga, no seu dia a dia e con-seguirá ficar bem.

AMORNos relacionamentos afetivos, pre-

pare-se, pois aparecerão situações que

exigirão sérias decisões a serem toma-das! Há momentos na vida em que não podemos ter tudo e temos que fazer es-colhas!

TRABALHO E FINANÇASCertamente haverão grandes expan-

sões sociais que lhe abrirão caminhos para o seu sucesso profissional, esteja atento! Ponha metas em seus planos para o futuro e siga-as!

(21 junho a 21 julho)Câncer

SAÚDEPara o ano que entra, não deixe de

fazer um check-up periodicamente e caso sinta alguma indisposição. O sis-tema digestivo, urinário e reprodutivo se-rão os mais sensiveis. Cuide-se !

AMORDepois de um período de calmaria,

romances profundos e apaixonados po-derão acontecer na sua vida, de repen-

te, quando você menos esperar! Esteja pronto!

TRABALHO E FINANÇASO Setor profissional vai estar um

pouco lento neste ano. Em contraparti-da, suas energias estarão voltadas para sérias mudanças que deverão ser feitas em família, o que poderá balançar o seu emocional!

Page 23: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

Previsões2011 www.braziliannews.uk.com 23vem da página 22

(22 julho a 22 agosto) Leão

SAÚDESerá primordial no Ano Novo que

entra levar uma vida o mais dentro da normalidade possível e procurar manter a sua rotina. Isso o ajudará a não ficar muito nervoso. Tire um tempinho diaria-mente para relaxar!

AMORNão se prenda excessivamente aos

assuntos domésticos. Cumpra seus

compromissos, mas abra seus olhos para outros assuntos em que possa co-locar sua criatividade!

TRABALHO E FINANÇASHaverá favorecimento para você ex-

pandir os seus horizontes para países estrangeiros. Você sentira vontade de pesquisar e aprimorar esse desejo e as-sim analisará as potencialidades para estes novos caminhos!

(23 agosto a 22 setembro) Virgem

SAÚDEOs astros recomendam em 2011 que

você se alimente adequadamente, com alimentos naturais e evite elementos no-civos ao seu organismo. A sensibilidade estará grande para desenvolver aler-gias, portanto, tome o maior cuidado com o que você ingere!

AMORA sorte está do seu lado para os re-

lacionamentos afetivos! Você se bene-ficiará com muita paixão! Surpresa pra você que tem um personalidade mais pacifica e racional!

TRABALHO E FINANÇASSentirá necessidade de uma reestru-

turação financeira nos seus orçamentos. Evitará gastos supérfluos. Seus objeti-vos estarão voltados para uma estabili-dade profissional e social!

(23 setembro a 22 outubro) Libra

SAÚDEEstará mais propenso a relaxar nos

seus cuidados com a saúde. Evite que isso aconteça, pois será importante não se descuidar! Alimente-se adequada-mente e faça exercícios regularmente!

AMORSua vida em 2011 será enriquecida

com os relacionamentos pessoais. Sen-tirá muita alegria em estar próximo(a) às

pessoas. Estará bastante inspirado(a) e criativo(a).

TRABALHO E FINANÇASPrepare-se para um ano de muito

trabalho duro, mais do que nunca. Por mais que você queira, não conseguirá fugir dos compromissos. Mas não se preocupe. Será bastante compensador futuramente!

(23 outubro a 21 novembro) Escorpião

SAÚDENormalmente, um dos seus pontos

fracos é o sistema reprodutivo que sem-pre deve merecer seus cuidados. Neste ano, porém, os astros recomendam es-pecial atenção aos dentes, pele e ossos.

AMORNeste setor, você se deparará com

assuntos do passado. Será pressionado a tomar decisões e a corrigir suas atitu-des. Esteja aberto para escutar as outras

pessoas e escolher o caminho mais ade-quado!

TRABALHO E FINANÇASPromete grande

prosperidade nos seus ganhos e muito pro-gresso. O conselho é: estruture-se, não gaste impulsivamente e poupe para o futuro!

(22 novembro a 21 dezembro) Sagitário

SAÚDEA parte mais sensível dos sa-

gitarianos é o fígado, pernas e sistema circulatório, que devem estar sempre sob controle. Para o ano que entra, os astros reco-mendam cuidado com resfria-dos, doenças do aparelho respi-ratório ou problemas musculares também!

AMORCertamente você pode espe-

rar um ano de muita sorte para novos e brilhantes começos nos relacionamentos afetivos! Esta influência permanecerá no decor-rer do ano!

TRABALHO E FINANÇASPrepare-se porque as finan-

ças vão sofrer transformações ra-dicais no sentido de como você virá a ganhar o seu sustento. Será uma mudança pra melhor, realmente!

(22 dezembro a 20 janeiro) Capricórnio

SAÚDESuas partes mais sensíveis regidas por

Saturno, seu planeta, são os ossos, dentes e pele. Em 2011, os astros recomendam controle da pressão sanguínea e controle do sistema nervoso. Previna-se contra pos-síveis quedas!

AMORNa parte emocional, estará mais voltado

para os assuntos familiares, que terão sensí-

vel importância pra você. Os relacionamen-tos afetivos estarão estáveis, apesar de que você não estar muito certo das decisões tomadas. O conselho é para que mantenha tudo como está!

TRABALHO E FINANÇASNos seus objetivos e interesses profis-

sionais, verá suas ambições se tornarem a cada dia mais sólidas, se bem que isso exi-girá trabalho duro de sua parte!

(21 janeiro a 19 fevereiro)Aquário

SAÚDESerá um ano de muitas mudanças! Os

astros aconselham: evite se estressar. Você, querendo ou não, verá grandes transforma-ções acontecer por causa da influência as-tral. Procure relaxar mentalmente, principal-mente convivendo com pessoas sensíveis e calmas, o que o ajudará muito nesta fase!

AMOREstará decidido a lutar com “garras e

dentes” pelo seu amor. Não hesite, vá em frente! Deixe o passado, porque o futuro promete coisas melhores!

TRABALHO E FINANÇASNeste setor, tudo em que você acredi-

tava até agora será abandonado por algo completamente novo! Você terá idéias de expansão e grandes benefícios acontece-rão através de viagens!

SAÚDEAs partes mais sensíveis do signo de

Peixes são os pés e a parte psíquica. Em 2011, todo cuidado será pouco em termos de sua saúde. Procure levar uma vida o mais equilibrada possível no que diz res-peito a cuidados físicos, emocionais e es-pirituais, tudo muito bem dosado. Assim passará o ano equilibrado satisfatoriamen-te nessa área.

AMORPreste muita atenção no conselho dos

astros para o ano que entra: haverão lições a serem aprendidas por você em relação a dividir sentimentos!

TRABALHO E FINANÇASSerá muito mais vantajoso pra você ex-

plorar suas finanças pessoais, recriando-as e reorganizando-as! Gastar somente com o que for necessário e economizar nos su-pérfluos, evitando ser impulsivo também!

(20 fevereiro a 20 março)

Peixes

Não esqueça2011 será um dos mais importantes anos

na História Humana! Nós estamos num perí-odo de mudanças grandemente aceleradas, que nos desafiam a nos incorporarmos a no-

vos pontos de vista, tanto no nosso próprio mundo como no meio em que vivemos!

É um excelente período para equilibrar sentimentos e relacionamentos! Por isso, boa sorte a todos!

Page 24: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

culturawww.braziliannews.uk.com24

educação particular ao alcance de famílias de baixa renda na Inglaterra

Bursaries ajudam famílias a financiar mensalidades escolares.

O blog Filhos Bilíngues (www.filhos-bilingues.blogspot.com) publi-

cou recentemente um artigo so-bre uma forma pouco conhecida de ajuda financeira para alunos de escolas particulares: bursaries, que são na prática bolsas de estu-do dadas puramente com base na situação financeira da família, sem nenhuma referência ao desempe-nho acadêmico da criança. Geral-mente estão disponíveis tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio e Sixth Form.

Diferentemente de bolsas de estudo tradicionais, que normal-mente cobrem no máximo 50% do valor das mensalidades, bursaries podem cobrir até 100% dos custos escolares.

Os candidatos a bursaries de-vem seguir o procedimento padrão de admissão na escola, mas ao se increverem num desses programas

os pais também devem preencher um formulário e apresentar docu-mentos comprovando sua situação financeira. Em todos os casos, a renda familiar deve ficar abaixo de um limite.

O blog também menciona no-vos esquemas, como o do grupo de escolas particulares que planeja criar mil vagas totalmente gratuitas em Sixth Forms para alunos de bai-xa renda com bom desempenho acadêmico.

Parece que uma educação em escolas de elite está mesmo ao alcance de todos na Inglaterra, independentemente de situação financeira. O texto completo do artigo, bem como outras informa-ções sobre diferentes aspectos do sistema educacional inglês, podem ser acessados em http://filhos--bilingues.blogspot.com/2010/12/bursaries-educacao-particular-ao.html

Muitas escolas particulares, como Highgate School (acima), oferecem descontos de até 100% no valor das mensalidades para famílias de baixa renda.

Concurso de desenho Brasileirinhos no Mundo tem nova ediçãoSe seu filho tem entre 6 e 11 anos de idade, ele pode se inscrever! A inscrição vai de 01/02/2011 a 01/05/2011. Então ainda dá tempo de fazer o desenho!!!!!

Foi lançada, por ocasião da III Conferência Brasileiros

no Mundo, a segunda edição do Concurso de Desenho Infantil “Bra-sileirinhos no Mundo”, para crian-ças brasileiras entre 6 e 11 anos de idade residentes no exterior. Com o tema “A minha brasileira favorita/O meu brasileiro favorito”, o concurso visa a promover e conservar vínculos culturais e de identidade das novas gerações de brasileiros no exterior com seu país de origem.

RegrasDentre as regras, os dez me-

lhores desenhos, escolhidos por Comissão Julgadora constituída para esse fim, farão jus ao “Prêmio Itamaraty de Desenho Infantil Brasi-leirinhos no Mundo”.

Nesta segunda edição, o tema dos desenhos será o modo como o menor brasileiro recorda ou ima-gina a sua/seu seu brasileira(o) favorita(o), que pode ser parente, amigo, personagem histórico ce-lebridade, personagem fictício ou animal.

Para participar, basta que a criança tenha até a data de inscrição entre 6 e 11 anos de idade e more no exterior.

As inscrições deverão ser fei-tas por e-mail intitulado “Inscrição - Prêmio de Desenho Infantil Brasi-leirinhos no Mundo” para o seguinte endereço eletrônico: [email protected]

e deverão conter as seguintes in-

formações: Título do Desenho; Nome e idade do Autor; Endereço;Cidade; País; E-mail; Telefone; Número do Passaporte do menor e de um adul-to responsável; Cópia de documen-tação comprobatória de residência no exterior (qualquer conta ou docu-mento com nome de um dos pais) enviada ou juntamente com o dese-

nho ou em versão digital, acompa-nhando o e-mail de inscrição.

Cada concorrente poderá par-ticipar com apenas um desenho. Os desenhos poderão ser desen-volvidos em todas as modalidades (aquarelas, guaches, marcadores e outras mídias) e utilizando todas as técnicas (colagens, tecidos e mate-

riais diversos, entre outros), devendo ser apresentados em papel de dese-nho, de qualquer tipo, de formato A3. Recomenda-se mídias outras que não apenas lápis de cor.

O desenho deverá ser, obrigato-riamente, inédito, ou seja: não edi-tado e não publicado (parcialmente ou em sua totalidade) em qualquer

meio de comunicação.A inscrição vai de 01/02/2011 a

01/05/2011. Então ainda dá tempo do seu filho fazer o desenho!!!!!

Mais informações pelo site: http://www.brasileirosnomundo.mre.gov.br/pt-br/ii_concurso_de_dese-nho_infantil.xml

Page 25: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

Page 26: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

comunidadeeimigraçãowww.braziliannews.uk.com26

19 à 25 de outubro de 2006

Comunidade / London HeLp 4u

Endereços Úteis:Consulado do Brasil em Londres:6 St Alban’s Street SW1Y 4SQTel: 020 7930-9055(central telefônica) Fax: 020 7925-3990E-mail: [email protected]/consulate

Embaixada do Brasil em Londres:32 Green StreetW1K 7ATTel: 020 7399-9000Fax: 020 7399-9100E-mail: [email protected] www.brazil.org.uk

Banco do Brasil em Londres: 34 King StreetEC2Tel: 0800 35 888 10Envio de dinheiro para o Brasil de for-ma fácil e segura. O banco não cobra comissão na troca de dólares, reais e euros.

Home Office (para serviço de imigração): Immigration & Nationality Directorate Lunar House - 40, Wellesley Road Croydon CR9 2BYTel: 0870 606 7766

Imigração - Immigration Advisory Service (IAS): County House, 2nd floor190 Great Dover StreetSE1 4YBTel: 020 7967 1200ou 020 7378 9191www.iasuk.orgOrientação jurídica gratuita por tele-fone, em inglês, pela manhã. Além de orientação e pedido de visto, a IAS pode oferecer representação jurídica.

Emergências: 999Para contactar a polícia, corpo de bombeiros ou pronto-socorro. O número pode ser usado de qualquer telefone e é gratuito.

Embratel: 0800 890 055 Ligações a cobrar para o Brasil. Digi-tando-se 1, a ligação é completada automaticamente. Para ligar para o Brasil pagando em Londres, disque 00 55 seguido do código de DDD da cidade.

NHS:O NHS é o sistema de saúde britâni-co. No website é possível encontrar informações sobre postos de saúde, hospitais e últimas notícias. www.nhs.uk

Citizens Advice Bureau (CAB):Organização não-governamental que oferece aconselhamento gra-tuito, confidencial, imparcial e inde-pendente sobre diversos assuntos, inclusive imigração. A instituição se baseia no trabalho de voluntários e tem dezenas de escritórios em Lon-dres e em todo o Reino Unido. www.citizensadvice.org.uk

A-Z:Pela internet, fica fácil buscar ende-reços em Londres. É possível aces-sar o site através do código postal ou pela rua. www.streetmap.co.uk

Post Office:Não sabe o postcode da sua rua? Quer saber o endereço do seu amigo? O site do Post Office pos-sui um ótimo sistema de procura em todo Reino Unido. www.postoffice.co.uk

TFL:Pelo site é possível encontrar toda informação necessária sobre o transporte urbano em Londres, mapas, horários e, inclusive, um sistema para planejar a melhor rota para chegar a qualquer des-tino. www.tfl.gov.uk/tfl

Alguma dúvida sobre diferentes tópicos?

» IMIGRAçãO» CIDADANIA EMPREGOS» ABERTURA DE EMPRESAS» CONTABILIDADE

» ACIDENTES DE TRABALHOS» HELP IN LONDON» EQUIVALENCIA DE DIPLOMAS» IMPORTAçãO & EXPORTAçãO

ou qualquer outro assunto que esteja interessado.

Pergunte para London Help 4 U que eles respondem!Envie um e-mail para:

[email protected] tenha sua resposta publicada no jornal da comunidade brasileira.

Cidadania

Leitor: Como faço para obter a nacio-nalidade britânica?

London Help4U: A obtenção de cida-dania através de antepassados britâni-cos é, sem dúvida, um dos caminhos mais seguros para quem quer morar no Reino Unido. Mas, como o Brasil não foi colonizado pela Inglaterra, os brasileiros não têm direito de aplicar para o UK Ancestry, já que o reque-rente deve ser cidadão de um dos paí-ses membros do Commonwealth (que são aqueles antigos países da colônia inglesa, como o Canadá, Austrália e África do Sul); ser maior de 17 anos; o ancestral (no caso do avô) deve ter nascido antes do dia 31 de março de 1922, no Reino Unido, Island Channels, Isle of Man ou na República da Irlanda. Além disso, deve provar que tem con-dições financeiras para sustentar-se

(e qualquer dependente) durante todo o período que estiver no Reino Unido sem precisar recorrer à recursos públi-cos. Agora se o seu caso é de cida-dania Européia, o processo é menos complicado. O brasileiro deve apenas apresentar, em sua árvore genealó-gica, algum histórico de uma pessoa de sua família de nacionalidade euro-péia. Depois de verificar as chances de conseguir a cidadania européia, o requerente deverá apresentar alguns documentos que comprovem a sua descendência. O tempo de busca para dar entrada na naturalização, varia de país para país, mas normalmente é solicitado a certidão de nascimento, casamento e óbito (em caso de faleci-mento) dos antepassados. Conte com a LondonHelp4U para ir atrás do seu direito à cidadania!

L: Tenho interesse em estudar outras línguas e gostaria de saber se existe alguma escola em Londres, com cur-sos na Espanha, França e Itália.

LH4U: Existem algumas escolas que oferecem cursos de inglês não só na Inglaterra, mas também nos países e cidades onde o inglês também é a lín-gua oficial, como nos Estados Unidos (Nova Iorque, Los Angeles, Miami), Canadá (Toronto), Austrália (Sydney) ou em Malta. Agora se o objetivo é

improvisar o espanhol, existem paco-tes para a Espanha (Madri, Málaga e Barcelona) e até nas exuberantes Ilhas Balearic, em Mallorca, e Cuba. O curso de francês é uma ótima opção para aqueles interessados em apren-der a língua e desfrutar do ambiente cultural e romântico da cidade de Paris ou Nice. No caso do italiano, existem alguns cursos também em Florença, Roma e na Calábria. Invista em seu futuro e escolha o melhor rumo.

Help in London

Por: Nelissa Atkins

L: Gostaria de saber se existe futsal em Londres, se tenho que ser profis-sional para jogar e como funciona a Liga de Futsal na Inglaterra.

LH4U: Sim. Existem várias equipes em Londres. Uma delas é o Kickers Futsal, que está selecionando jogado-res entre 16 e 32 anos para fazer par-te do seu time. A equipe é dividida em três categorias: Profissional (Kickers Futsal), Reservas (Kickers Reserves) e o Kickers Academy, equipe aberta para aqueles que gostam do espor-te, mas apenas como forma de lazer e diversão. A Kickers Futsal partici-pa dos principais torneios no Reino Unido, como o Futsal Premier Lea-gue (FPL), England Serie A, o FPL England London League, Hull Tourna-ment e o England Nationals e também acumula diversos títulos como Cam-pões de Londres. Participando da Liga de Futsal de Londres, o jogador poderá também participar do Cam-peonato Nacional Inglês, onde a equi-pe de brasileiros do Kickers Futsal é a atual campeã. Para fazer parte do time não há necessidade de ser um professional. Basta querer jogar e ter espírito esportivo. Para participar da

Liga e dos treinamentos, entre em contato com Rogério Oliveira através do e-mail [email protected]. Os treinos acontecem aos domingos à tarde, em Battersea, e a equipe oferece a melhor disponibilidade de horários para o jogador.

L: Acabei de chegar em Londres e tenho mil e uma dúvidas sobre empre-gos, cursos, entre outros assuntos. Tem algum lugar que oferece este tipo de serviço gratuitamente?

LH4U: Bem-vindo à Londres amigo! O curso gratuito chamado Survive, promovido pela City Gates Church, é uma ótima opção para quem acabou de chegar em Londres e necessita de ajuda com acomodação, trabalho, ligações telefônicas, inglês para o dia-a-dia, entre outros. O curso é realiza-do durante o segundo sábado do mês, das 13h às 17h, no Church Centre, localizado na 07 Greens Court, W1F 0HQ. Faça já a sua inscrição através do e-mail: [email protected]. O próximo curso acontece dia 11 de novembro. Informações com Cleverson pelo telefone: 079 0411 7302 ou www.citygateschurch.net.

ESCOLA

Escolas

Por:

Especialista em imigração da LondonHelp4UOISC register F200300127

Francine Mendonça

Home Office estabelece novas restrições para os vistos Tier 1 e Tier 2

LIFE IN UKMais um vez, pensando em seus clientes

em primeiro lugar a London Help 4 U oferece o

curso LIFE IN UK. O curso tem como objetivo

preparar os candidatos para que o resultado

seja 100% de sucesso no teste que é solicitado

pelo Home Office.

Para quem é aplicado o teste?Para todos os que têm interesse em solici-

tar junto ao Home Office o Indefinite Leave to

Remain e o Britain Citizen.

Por quê?O Home Office solicita aos aplicantes da

Cidadania Britânica e do Indefinite Leave to Re-

main um teste que consiste em 24 perguntas

sobre a história e dia-dia do Reino Unido. Des-

tas 24 perguntas, 18 devem estar corretas, ou

seja, o candidato precisa acertar pelo menos

75% da prova.

Quando?Entre em contato com a LondonHelp4U

para informações sobre novas turmas.

Como funciona?Com professor Britânico e auxílio em por-

tuguês, o curso será 2 vezes por semana com

classes de 2 horas de duração, pelo período

de 5 semanas.

Os alunos irão aprender como funciona o

teste para entendê-lo e participarão de simu-

lações para que na hora da prova se sintam

confiantes.

Não perca tempo, são apenas 10 vagas

por classe.

Entre em contato com a agência LH4U

London e faça sua inscrição.

[email protected]

Telefone: 020 7636 8500

O Home Office acaba de anunciar novas restrições referen-

tes às aplicações aos vistos de Tier 1 (Geral) e Tier 2 (Geral). As solicitações para o visto Tier1 (Geral) realizadas fora do Reino Unido deixaram de ser aceitas desde 23.12.2010. Para solici-tação de visto dentro do Reino Unido o sistema permanece em vigor até 05 de abril deste ano. Ademais, não há previsão para reabertura de solicitações de visto Tier 1 (Geral) fora do Rei-no Unido.

Para o visto Tier 2 (Geral) foi estabelecido o limite de 10.832 licenças a fim de possibilitar a contratação de empregados até 05 de April de 2011. As novas medidas buscam atingir uma redução geral de 5% no número de aplicações nessas duas ca-tegorias em relação ao mesmo período do ano passado.

O visto Tier 1 (Geral) aplica-

-se aos imigrantes altamente qualificados como escritores, compositores, artistas, ou ad-vogados autônomos. O visto baseia-se no sistema de pontos estabelecido pelo Home Office. É preciso que o aplicante some 100 pontos de acordo com os seus atributos, e não é neces-sário patrocinador. Diferente-mente do visto Tier 2, também baseado no sistema de pontu-ação, o visto Tier 1 não exige que o aplicante tenha uma ofer-ta de emprego antes de chegar no Reino Unido. Os pontos ba-seiam-se em suas qualificações como experiência no Reino Uni-do, idade, fluencia em inglês e recursos financeiros.

É possível aplicar para pro-longar a sua estada no Reino Unido do Tier 1 (Geral) se já tiver autorização de permanên-cia (conhecido como ‘Leave to Remain’), se estiver sob o visto Tier 1 e também se fizer parte

do programa de Imigrantes Al-tamente Qualificados (Highly Skilled Migrant Programme (HSMP).

Já o visto Tier 2 (Geral) está voltado aos trabalhadores qua-lificados, mas exige um patroci-nador, e também segue o siste-ma de pontos do Home Office. Este tipo de visto aplica-se às pessoas que vêm para o Rei-no Unido já com uma oferta de trabalho qualificado para pre-encher uma lacuna no mercado de trabalho britânico, que não pode ser preenchida por um trabalhador já estabelecido no Reino Unido.

Para aplicar para este tipo de visto é preciso que tenha, além de um patrocinador, um certificado válido de patrocínio, qualificações; comprovação de renda futura, fluência em Inglês, e recursos financeiros suficien-tes para sua estada no Reino Unido.

Segundo o ministro da Imi-gração Damian Green: “A deci-são refere-se ao processo em geral e não a política. A política em estabelecer um limite não é considerada ilegal. A decisão não afeta o limite anual de qual-quer forma. O limite provisório foi uma medida temporária in-troduzida especificamente para evitar uma onda de pedidos an-tes da introdução definitiva do limite anual. O governo conti-nua firmemente empenhado em reduzir a imigração em dezenas de milhares de imigrantes.”

As novas mudanças fazem parte da nova Declaração de Alterações ao Regulamento de Imigração (HC 698), e foram re-alizadas em função de recente pesquisa realizada pelo Home Office.

Em 2009, foram emitidos 18,780 de vistos, e foram ana-lisadas 1,184 aplicações Tier 1. Desse número, 347 indivíduos

ou 29%, estavam empregados em trabalhos de baixa qualifica-ção, que não atenderiam as exi-gências míninas de renda anual caso quisessem estender o vis-to Tier1 (geral), e muito menos atendiam aos critérios do visto Tier 2, que exige patrocinador.

Consistem em trabalhos não qualificados como assistentes de loja, seguranças, caixas de supermercados e enfermeiros particulares (carer). Em junho de 2010, apenas 25% dos ca-sos (295 indivíduos) com visto Tier1 ocupavam cargos de qua-lificação, como engenheiros, doutores ou advogados.

Para mais informações, entre em contato com a Lon-donHelp4U, agência especiali-zada em Imigração, com profis-sionais altamente qualificados que poderão informar-lhe com segurança e experiência a me-lhor forma de estender sua per-manência no Reino Unido.

Page 27: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

cronica www.braziliannews.uk.com 27

Por:

[email protected]

Antonio Rettenmaier*

Antonio Jorge Rettenmaier*Por:

Coluna Fala sério: A culpa sempre é do... Velho!

E não adianta. Entra ano e sai ano, é sempre a mesma coisa! Por

todos os cantos se ouvem cân-ticos de “Adeus Ano Velho! Feliz Ano Novo!”... Até muitos inimigos são capazes de trocar abraços e desejarem-se um Feliz Ano Novo. Ninguém perdoa mesmo!

A culpa de tudo sempre é do Velho, e sempre também a espe-rança é de que o Novo traga mais sucesso, fortuna, felicidade, amo-res... Porque o Velho não trouxe! Chegamos a dizer que já vai tarde coisa ruim, mas isso só até que o Novo também termine, e tendo ficado Velho, será também exe-crado e na maioria dos casos, ex-pulso das vidas de muitos.

Basta que não acertemos na loteria, que a esperada promo-ção profissional não venha, que o sucesso resolva esperar para aparecer um tempo mais a fren-te! Quando as coisas não dão certas, algum bode expiatório é preciso arrumar, e ele é mais fácil. Pouco importa se deixamos a de-sejar pessoal ou profissionalmen-te, mas ao final do ano, o que se vai, é o culpado. E como nos fica

fácil também dizer, que se vá para nunca mais voltar, e é claro que não vai voltar mesmo, e por isso é que dizemos em alto e bom som, soltando todo o ar dos pulmões.

Mas na verdade o que esta-mos fazendo, é só mandando para o lixo um velho tapete sob o qual varremos nossos erros por 365 dias, e colocamos na sala, um novo. Que ao final de outros 365 longos dias, estará também entulhado de erros, promessas não cumpridas, projetos esqueci-dos, pequenas e grandes menti-ras, desculpas por “enganos”, e muitos “foi mal!”.

E lá estaremos de novo, ves-tidos com as cores que dizem trazer sorte para o ano seguin-te, brincando e cantando outra vez... “Adeus Ano Velho! Feliz Ano Novo!”

É que está na hora de man-dar embora de novo o Velho, e esperar que o Novo faça por nós, o que nós nunca fazemos. Afinal, ele vai ficar Velho também, ora! Como eu! Por isso, vou começar a cuidar agora do Velho que está terminando. Eu, não vou esperar o Novo chegar a Velho, não!

*Escritor, Cronista e Palestran-te, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Indepen-dentes. Esta coluna está em 70 jornais impressos e eletrônicos do Brasil e Exterior.A

ndré

Ste

fano

Coluna Fala Sério: Quase! Sempre... Quase?

E por quê? Sempre... Quase!

Ouvi dizer uma vez e isto não deixa de ter razão de ser, de que o quase, é para perde-dores. Sim, porque quase fechei o contrato, quase fui feliz, quase acertei o premio máximo, sempre deixa ter o quase e não tem nada!

O quase também nos leva a

pensar de que ficamos em se-gundo lugar, e que na maioria dos casos onde não haja uma boa compensação de recompensa por ser o segundo, o ser é se tor-nar também no primeiro perdedor. Na frente do terceiro, do quarto e até do último colocado, embora tenha gente que participa de al-gumas lutas ou disputas, buscan-do o segundo, o terceiro ou até

mesmo o quarto lugar. È por considerar esta já uma

boa colocação e talvez até o al-cance do objetivo inicial. E é claro que não se pode chamá--lo de perdedor, porque afinal de contas, chegando em segundo como queria, seu primeiro perde-dor será o terceiro, o que já é um consolo.

Se formos observar também a

pretensão de quem quer ser o pri-meiro, não devemos deixar de en-tender que nem sempre se deve a ele só o motivo de ficar no quase. É preciso que se saiba que para evitar o quase, se tenha em men-te de que se não podem nos dar, também não podem nos ganhar.

É necessário mais do que nun-ca, que se aprenda sempre que na corrida da vida, nem sempre

o vencedor é o mais rápido, mas aquele que se recusa a perder!

Para quem na verdade, não existe, o quase!

*Escritor, Cronista e Palestran-te, membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Indepen-dentes. Esta coluna está em 70 jornais impressos e eletrônicos do Brasil e Exterior.

Page 28: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

saúdewww.braziliannews.uk.com28

Cinco aspectos do bem-estar

Para começar o ano com o pé direito? Para isso conheça os cinco

aspectosa serem desenvolvidos neste 2011 para que você consi-ga o seu bem-estar: Interação… Ser ativo… Ser atencioso… Estar aprendendo sempre… Dar…

InteraçãoInteraja com pessoas perto de

você. Com sua família, com seus amigos, com colegas e vizinhos. Em casa, no trabalho, na esco-

la ou na sua comunidade local. Lembre-se que estas são a base de sua vida, então invista tempo desenvolvendo-os.

Ser ativoSaia para caminhar ou correr.

Dance. Ande de bicicleta. Prati-que algum esporte. Jogue bola. Cuide do Jardim. Escolha algum exercício físico que você se sinta bem. O mais importante é desco-brir uma atividade física que você goste, considerando o seu nível de mobilidade e a sua forma físi-ca.

Ser atenciosoSeja curioso. Veja coisas bo-

nitas. Redescubra beleza no seu dia-a-dia. Observe as mudanças em cada estação do ano. Viva o momento, independente do que você esteja fazendo, se está a ca-minho do trabalho, almoçando ou conversando com seus amigos. Esteja aberto para o mundo que existe em volta de você e para o que você estiver sentindo. Refletir sobre suas experiências vai aju-dar você descobrir o que é impor-tante para você.

Estar aprendendo sempreTente alguma coisa nova. Re-

descubra um interesse antigo. Faça um curso. Busque uma res-ponsabilidade diferente no traba-lho. Aprenda a tocar um instru-mento musical ou como preparar a sua comida predileta. Coloque um desafio que você sabe que vai sentir prazer ao realizar. Aprender coisas novas vai fazer você se sentir mais confiante como tam-bém vai trazer diversão.

DarDê alguma coisa para um ami-

go ou para um desconhecido. Agradeça alguém. Sorria. Doe seu tempo. Faça parte de algum grupo na sua comunidade. Olhe para fora e também para dentro. Perceba como pertencer e doar--se a uma comunidade pode estar ligada a muitos momentos felizes da sua vida. Isto pode ser com-pensador e cria interação com pessoas a sua volta.

Estes ‘cinco aspectos do bem--estar’ (five ways to well-being) foi desenvolvido por Foresight Pro-ject (2008). E eles são descritos como equivalentes a frutas e ve-getais essenciais para a alimen-tação da alma, e são recomen-dados pelo NHS (National Health Service). Usados na saúde mental

e na promoção do bem estar, es-tes aspectos foram designados para a promoção pública do en-tendimento dos fatores associa-dos com o bem estar, buscando o envolvimento das pessoas no desenvolvimento de seu próprio bem estar assim como de pesso-as a sua volta.

No entanto, é importante ob-servar que a saúde mental ou a saúde das nossas emoções não podem ser medidas apenas pelos aspectos do bem-estar. Sentir o desconforto da angustia é absolu-tamente saudável, na medida em que este desconforto nos move ou nos mostra a necessidade de uma ação, de uma mudança. A angustia é entendida aqui como uma sensação, com ou sem ra-zão, da possibilidade imediata do pior.

Não devemos ‘maquiar’ ou negar o sofrimento em troca da coragem e da lucidez, mas sim enfrentar o real ao invés de bus-car possibilidades de como fugir dele. Não se trata de evitar o sofri-mento e sim de aceitá-lo; não de curar e sim de atravessar.

Portanto, desejo que em 2011 as suas angustias sejam suficien-temente desconfortantes para mobilizar ações de mudanças. Afinal, o importante é viver de ver-dade e não pela metade!!!

‘se eu chorei ou se eu sorri, o importante é que emoções eu vivi.’

*Mariana Picolin é psicóloga formada pela PUC de Campinas, com mestrado em Psicologia Es-colar e especialização em Psi-codrama. Ela atua em Londres como psicoterapeuta. Para saber mais do seu trabalho, é só aces-sar http://marianapicolin.blogs-pot.com/ ou entrar em contato: 07988018554

Mariana Picolin*[email protected]

Por:

Page 29: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

Abobrinha

Ano novo

Um abraço a todos e até a próxima semana!!!

Ano novoO bêbado entra num bar e grita:- Feliz Ano Novo! Feliz Ano Novo!

- Você está maluco? – intervém o dono do bar.- Nós estamos em fevereiro!

E o bêbado:- Fevereiro?! *****… é hoje que eu apanho quando chegar em casa!

Um pai de família judeu chama seu filho, na ante-véspera do Ano Novo de sua religião e lhe diz:

- Jacózinho, eu odeio ter que estragar seu dia, mas tenho que dizer-lhe que sua mãe e eu vamos nos

divorciar, depois de 45 anos de convivência.- Papai, o que você está dizendo?! - grita o filho.

- Não conseguimos mais nem nos olhar um ao outro - disse o pai, e completou: - vamos nos separar e acabou. Ligue para sua irmã Raquel e conte a ela.

Desvairado, o rapaz liga para a irmã, a qual explode no telefone.

- De jeito nenhum meus pais irão se divorciar!! Chame papai ao telefone!

Quando o velho atendeu ela disse, gritando:- Não façam nada até nós chegarmos aí amanhã. Estou chamando Moisés, que está em viagem, e amanhã mesmo estaremos aí, ouviu?!!! - e bateu

o telefone sem deixar o pai responder nada.O velho colocou o fone no gancho, virou-

se para a mulher e sorridente disse:- OK Sara, eles virão para o Ano Novo e não

teremos que pagar as passagens!!!

entretenimento www.braziliannews.uk.com 29

Por:

[email protected]

Marcus Fumagalli

Por:

[email protected]

Marcus Fumagalli

- Esse ano, vou ler no mínimo 20 livros. - Esse ano, vou ler no mínimo 10 livros. - Esse ano, vou ler no mínimo 5 livros. - Esse ano, terminarei de ler O Pequeno Príncipe.

- Esse ano, não vou passar de 95 Kg. - Esse ano, não vou passar de 105 Kg. - Esse ano, não vou passar de 120 Kg. - Esse ano, tomarei uma atitude séria sobre meu peso.

- “Eu dedicarei mais tempo ao meu filho esse ano”. - “Eu nunca mais esquecerei o nome do meu filho”. - “Eu vou visitar meu filho na Febem”. - “Eu vou tentar encontrar meu filho”.

- Nunca mais colocarei um cigarro na boca. - Vou fumar só nos finais de semana.- Vou fumar no máximo um maço por dia. - Vou me consultar com um pneumologista.

- Não tomarei o primeiro gole antes das 7 da noite. - Não tomarei o primeiro gole antes do meio-dia. - Não me tornarei um alcoólatra. - Não faltarei as reuniões dos Alcoólicos Anônimos.

- Esse ano, visitarei meu dentista. - Esse ano, tratarei todas as minhas cáries. - Esse ano, tratarei todos os canais. - Esse ano, comprarei uma dentadura bem bonita.

- “Eu irei à missa todos os domingos”. - “Eu irei à missa todos os dias santos”. - “Eu rezarei todas as noites”. - “Eu vou voltar a acreditar em Deus”.

- Tentarei não olhar para outras mulheres e ser melhor marido para a Ana. - Não abandonarei Ana. Não me envolverei com a Maria. - Tentarei me reconciliar com a Ana e não aceitarei pressões da Maria para um novo casamento. - Tentarei não olhar para outras mulheres e ser melhor marido para a Maria.

- Não aceitarei pressões do meu chefe. - Não permitirei que meu chefe me leve ao suicídio. - Lutarei por meus direitos qdo meu chefe me torturar. - Contarei ao meu psicólogo tudo sobre meu chefe.

- Esse ano, tentarei uma promoção. - Esse ano, arranjarei um emprego melhor. - Esse ano, tentarei me manter no emprego. - Esse ano, procurarei um emprego.

- Pouparei 10% do meu salário todos os meses. - Pagarei todas as minhas dívidas em dia. - Pagarei todas as minhas dívidas. - Farei um plano pra quitar todas as minhas dívidas nos próximos 5 anos.

- Cumprirei todas as minhas promessas de Ano Novo. - Cumprirei pelo menos a metade de minhas promessas. - Farei promessas mais próximas da realidade. - Nunca mais farei promessas para o Ano Novo.

2008200920102011

2008200920102011

2008200920102011

2008200920102011

2008200920102011

2008200920102011

2008200920102011

2008200920102011

2008200920102011

2008200920102011

2008200920102011

2008200920102011

Page 30: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

ClassifiCadosguiadeserviçoswww.braziliannews.uk.com30

espaço reservadopara sua publicidade

020 7987 1692

espaço reservadopara sua

publicidade

020 7987 1692

Page 31: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

espaço reservadopara sua publicidade

020 7987 1692

espaço reservadopara sua publicidade

020 7987 1692

ClassifiCadosclassificados www.braziliannews.uk.com 31

espaço reservadopara sua publicidade

020 7987 1692

Compro Cleaning de casas pago bem!Falar com Renata:

07908670366 (L)

Precisa-se de um rapaz pra trabalhar part-time otimo digita-dor/programador. Tratar pelo fone 0741 181 4712 (AR)

cesar antenas e computado-res

instalacao de globo e recordformatação e remoção de ví-

rus, reparos em pc e laptops.assistencia em websites. au-

las de informática.texto ou ligue : 0753-888-1858

www.pcplustv.comcomp tia a+ it / technician (l

453/ 463)

precisando de web site, flyers ou cartões de visita?

divulgue seu produto ou servi-ço 24h por dia por um excelente preço.

lec studio digital 07928 531258

www.lecstudiodigital.com

Procuram-se garotas entre 18 e 30 anos, magras, bonitas nao fumantes e ambiciosas com dis-ponibilidade de tempo para traba-lhar como escort em Londres. Alto nível e discreto.Possibilidade de ganho entre 1000 e 2500 por se-mana não é necessária experiên-cia e nem falar inglês . Julia apos as 13:00 horas 07905340569 (L 450/453)

Procuram-se garotas bonitas e ambiciosas c/ disponibilidade de tempo para trabalhar em Lon-dres. Lugar de alto nível e super discreto.Otimos Ganhos. Não é necessária experiência e nem fa-lar inglês. Interessadas ligar para Daniela 07587974402(L453/456).

Precisa- se de garotas atraen-tes de 18 a 30 anos

para trabalhar em movimen-tados flats em East London.

Possibilidade de ganhos entre £200 a £400 por dia.

Ponto comercialAluga-se em uma avenida

movimentada , Clickewood Broa-dway (A5) NW2 3HD. Espaco p/ escritório,

Consultório, etc...Interessa-do? 07740193585 Luiz. (L453/462)

Quartos e vagasDalston Lane zone 2. Casa

equipada e organizada. Boa loca-lização.

Ambiente familiar. Quarto de casal: £130 por semana.

Vagas: £65 por semana. (L453/456)

Tel. 07894 24 61 99

Alugo quartos em Oval, Ele-phant and Castle, Kennington com internet, TV, sala e toda co-modidade e conforto todas as contas inclusas.

Falar com Marcos: 07826840054 (L 454)

Também precisamos de re-cepcionista.

Podemos providenciar aco-modação. Contatar Tracy 079 0756 8565 (L552/564))

instalação de antenas globo e record melhores preços de lon-dres!

falar com daniel:07516521200 (l 449/458)

Recebo ofertas para vender loja de peles no Mercado de Ca-mden, Stables Market. Informes: 075 3322 9628 (CF 454-457)

Excelente Oportunidade ven-do apartamento de 110 m² de área total - 3 quartos, sendo 1 suí-te, varias opcoes de lazer no con-dominio sendo todas mobiliadas:

Espaço Barbecue, , Cinema, Salão de Festas, Fitness, Atelier, , Play Baby, Salas de Estudos, Salão de Jogos, Lavanderia, Pis-cina, Playground.

Situado no Ecoville em Curiti-ba. Entrega prevista para julho de 2011. Valor R$ 243,000.00, entra-da + financiamento.

Contatos:41- 30198066 ou 41-99760241 e email [email protected]

Tarot-Astrologia-Numerologia--Consultas e orientação pessoal por tel. ou email. Profissional com longa experiência. Informações s/ compromisso: Jussara 077 8394 0927 www.mediums-jussara-ami-na.com (M406/456)

Dou aulas de português para estrangeiros. £15p/h. Falar com Carolina, pelo telefone 078 3456 0420.

Page 32: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

leiseimigraçãowww.braziliannews.uk.com32

Daniel [email protected] Martins & Associates

Por:

www.dmartins.co.uk | Tel: +44 020 7383 3456 | Fax :+44 020 7383 3313 | 129A Whitfield Street | Warren Street | London W1T 5EQ

Equipe da Daniel Martins & Associates, registro no OISC F20100037, Nivel 3.Also trading as Fast Track Consultancy Ltd.

Suas perguntas são respondidas por nossos advogados e advisers, os quais se res-ponsabilizam pelo conteúdo de suas respostas na hora da impressão. Paea acon-selhamento mais detalhado, no entanto, quira nos contatar. Site: www.dmartins.co.uk E-mail: [email protected] Telefone: 020 7383 3456

Outrasnotícias Seleção brasileira de futebol enfrenta Holanda em Chefão da F-1, Ecclestone usa assalto

sofrido na Inglaterra para fazer propaganda na Europa

A UK Border Agency (Agência que contro-la o fluxo de migran-

tes nas fronteiras do Reino Unido) anunciou no dia 21 de dezembro de 2010 que não mais aceitará so-licitações para o visto Tier 1 (Ge-neral) no exterior, a partir de 00:01, no dia 23 de dezembro de 2010, o que assegurará que não haja ex-cesso do limite estabelecido pelo governo para as solicitações para

o Tier 1 emitidos, entre 19 de julho e abril de 2011.

Os pedidos de visto para o Tier 1 (General) não voltarão a ser aceitos no exterior. No Reino Uni-do, as solicitações para o Tier 1 (General) continuarão a ser acei-tas até 5 de abril de 2011. Haverá um período transitório para além de 6 de abril de 2011 para alguns requerentes que se encontram no Reino Unido e os detalhes serão anunciados no momento oportu-no.

Após decisão judicial do dia

17 de dezembro do ano passado, o governo também estabeleceu um limite, até o dia 05 de abril de 2011, para o número de certifica-tes of sponsorship [certificados de patrocinadores] do Tier 2 disponí-veis para os patrocinadores licen-ciados. O limite será de 10.832 e as mudanças terão início imedia-to.

O Ministro para Imigração Da-mien Green declarou:

“Este regulamento tem a ver com o processamento, não com a política – a política de se estabele-

cer um limite não foi considerada ilegítima. A decisão está apoiada em uma tecnicalidade, a qual foi legitimada, hoje, para assegurar que, de agora em diante, o limite temporário volte a funcionar.

“Esta decisão não afeta o li-mite anual de forma alguma. O estabelecimento do limite foi uma medida temporária introduzida especificamente para lidar com o grande número de solicitações antes da introdução do limite anu-al.

“Como consequência do vo-

lume de solicitações recebidas desde que foi introduzido o limite temporário, em julho passado, so-licitações para o Tier 1 do exterior não serão mais aceitas depois de 22 de dezembro.

“O governo permanece forte-mente comprometido em reduzir a migração líquida para dezenas de milhares.”

As mudanças estão definidas em um novo Statement of chan-ges to the Immigration Rules (HC 698) [Declaração das mudanças às Regras de Imigração].

Visto Tier 1 (General) não mais será aceito no exterior e novo limite temporário será estabelecido para o visto Tier 2 (General)

Não poderia ser mais atraente para o torce-dor. A primeira apre-

sentação da seleção em 2011, sob o comando de Mano Mene-zes, para a torcida brasileira será no dia 4 de junho, em local ainda a ser definido, contra a Holanda, país que eliminou o Brasil na últi-ma Copa do Mundo, nas quartas de final. A partida foi confirmada pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e servirá de preparação para a Copa América, que será disputada no mês seguinte, na Argentina.

- Não vai nos trazer nada de volta, não é jogo de Copa do

Mundo e não vale três pontos. Mas certamente o torcedor vai encarar esta partida com um sa-bor de vingança, de revanche. É natural que seja assim e sabemos que a cobrança será neste senti-do. Mas é sempre bom enfrentar adversários deste porte - afirmou Mano Menezes.

Para 2011 o Brasil já tem agen-dados jogos com França (feverei-ro) e Alemanha (agosto), além do confronto com a Holanda.

Força total na Copa AméricaComo a partida será disputada

no período de férias dos jogadores que atuam na Europa é possível

que a seleção enfrente outra sele-ção três dias depois, também no Brasil. Em passagem pela Europa no ano passado, Mano esteve no CT do Internazionale e durante conversa com Lúcio, Maicon e Jú-lio César, Sneijder, que fez os dois gols que eliminaram o Brasil na África do Sul, passou pelo quarte-to e não perdeu a oportunidade de provocar.

- Ele passou pela gente sorrin-do e disse para o Júlio César falar para o mister, no caso eu, que ele era bom de cabeça. Quem sabe não vencemos o amistoso com um gol de cabeça também. O tor-cedor iria adorar - brincou Mano.

Depois do amistoso contra a Holanda, que deverá ser disputa-do em uma das 12 cidades que sediarão jogos da Copa de $2014, o Brasil vai disputar a Copa Amé-rica. Mano confirmou ontem que vai convocar força máxima para o campeonato. Segundo ele, a sele-ção não pode desperdiçar oportu-nidades de disputar jogos oficiais antes da Copa.

- Como não disputaremos as eliminatórias, teremos poucos testes de verdade, com o jogo valendo ponto, taça, estas coisas. Amistoso, por mais que seja im-portante e o adversário de bom ní-vel, não vale nada, você joga mais relaxado. Nós só teremos a Copa América e a Copa das Confedera-ções antes do Mundial de 2014. Portanto, temos de levar o que temos de melhor para estas duas competições - advertiu o treinador.

Mano Menezes diz que amistoso não será uma tentativa de revanche, embora o torcedor possa considerar dessa forma.

Ivo

Gon

zale

z

Bernie Ecclestone, de-tentor dos direitos co-

merciais da F-1, provou que a recente agressão sofrida em um assalto, na Inglaterra, não dani-ficou seu senso de humor e fez um comercial para uma grife de relógios usando as marcas da violência exatamente como pro-paganda.

O dirigente máximo foi as-saltado em Londres junto com sua namorada brasileira e sofreu

lesões no rosto e na cabeça ao ser agredido pelos bandidos, que levaram cerca de R$ 500 mil em joias. Isso no final de novembro do ano passado.

Na propaganda da “Hublot”, é demonstrada uma foto de Ber-nie com o olho roxo e uma frase que diz: “Veja o que as pessoas fazem por um Hublot”. A campa-nha publicitária foi divulgada nos jornais ingleses “Financial Times” e “International Herald Tribune”.

Propaganda de relógio com a imagem de Ecclestone.

Rep

rodu

ção

Page 33: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

esporteInformáticaetecnologia www.braziliannews.uk.com 33

Campus Party 2011 acontece este mês e tem Al Gore e Steve Wozniak entre os destaques

A Campus Party dará iní-cio à sua 4ª edição no Brasil, no dia 17 de ja-

neiro de 2011, no Centro de Expo-sições Imigrantes, em São Paulo, com um propósito claro. Com 6,5 mil vagas disponíveis, segundo a or-ganização do evento, a obsessão é fazer deste, que é o maior encontro tecnológico do mundo, a segunda casa para todos os participantes, ou “campuseiros”, como são chama-dos.

Para isso, foi apresentada uma série de novidades, da distribuição do conteúdo ao aumento do núme-ro de lugares no acampamento em novas 500 vagas. Confira abaixo al-guns dos destaques para a edição 2011 da Campus Party Brasil:

Os palestrantesO time de palestrantes promete

não deixar nenhum geek em casa. O primeiro grande destaque do even-to é a presença do autor do docu-mentário Uma Verdade Incoviniente, Al Gore. Ele foi vice-presidente dos EUA de 1993 a 2001, durante os governos do então presidente Bill Clinton. Hoje, Gore é um dos gran-des entusiastas do uso consciente da tecnologia e da preservação do meio ambiente em benefício da hu-manidade.

Já Tim Berners-Lee, o “pai” da web, é cientista do CERN - Laborató-rio Europeu de Física de Partículas, na Suiça, participou do evento em 2009 e voltará à Campus Party Brasil a pedido dos campuseiros.

Outro palestrante aguardado é Steve Wozniak, apelidado carinho-sa ou ironicamente de “Woz”. Junto com Steve Jobs, Wozniak fundou a Apple. Hoje, ele participa da Cam-pus Party Brasil como famoso filan-

tropo e fundador do instituto Frontei-ras Eletrônicas, patrono do Museu de Tecnologia e do Children’s Disco-very Museum, na Califórnia.

Completam a lista Jon “Maddog” Hall, presidente e diretor executivo da Linux International, uma das per-sonalidades de mais destaque em software livre e figurinha carimbada nos eventos mundiais ligados ao assunto, e Ben Hammersley, editor especial de uma das publicações de tecnologia mais respeitadas no mundo, a Wired UK. Ele também é diretor digital da agência inglesa Six Creative e será o diretor da Campus Party EUA, que terá sua primeira edi-ção também em 2011.

As novidades da 4ª ediçãoEm 2011, a seção Campuseiros

apresentam será dividida em duas outras: Campuseiros inventam e Campuseiros empreendem. Na pri-meira, os participantes irão expor seus produtos e ideias para concor-rer a um prêmio dado pela Telefôni-ca com a finalidade de ajudá-los a conseguir o registro das patentes de suas invenções. O vencedor, es-colhido por um juri, ganhará R$ 100 mil para se dedicar, por um ano, no desenvolvimento do produto.

Na segunda seção, haverá dois prêmios. Um para aplicativos para dispositivos móveis e outro para pro-jetos tecnológicos em qualquer área relacionada à Campus, desde que sejam novos no mercado.

Além da criação da Campus Start-Up para desenvolver o espírito empreendedor dos participantes e ter conhecimento sobre a estrutu-ra necessária para uma empresa, e da manutenção bem-sucedida das discussões sobre a rede mun-dial de computadores trazidas pela

Campus Debate, outra parte do evento que volta na nova edição é a Campus Verde. Com foco no meio--ambiente e ações sustentáveis para o mundo, compuseiros serão desa-fiados a pensar e a criar tecnologias, aplicativos e projetos relacionados à maior abrangência possível com o uso do menor montante de recursos.

A edição também trará duas ações especiais. A Barcamp é uma sala sem lista de palestrantes, mas destinada à discussão. Já a Iron Geek quer escolher o campuseiro mais completo em diferentes com-petições relacionadas às áreas de conhecimento que formam todas as zonas da Campus Party Brasil: Ciên-cia, Inovação, Criatividade e Entrete-nimento Digital.

A organização também anun-ciou a remodelação da praça de alimentação e do catering, a fim de fazer que os campuseiros se identi-fiquem, cada vez mais, com o local como se fosse realmente a segunda casa deles.

Steve WozniakQuando se pensa em Apple,

Steve Jobs é o nome que imediata-mente surge na cabeça dos mortais. Mas o que pouca gente lembra é que, se Jobs sempre foi um gênio comercial, Steve “Woz” Wozniak foi o homem por trás da tecnologia que levou a Apple ao sucesso. Lendário parceiro na fundação da empresa nos anos 70, Woz estará na Campus Party Brasil, este mês, em São Paulo.

- Woz foi o real inventor do com-putador pessoal como o conhe-cemos, ao criar o Apple II - lembra Mario Jorge Passos, consultor Mac. - E ainda introduziu a ideia do moni-tor, ao ligar o Apple I numa televisão. Mas vamos reconhecer que, se não fosse o Jobs, Wozniak estaria pobre até hoje.

Nascido em 11 de agosto de 1950 em San Jose, na Califórnia, Wozniak conheceu Jobs em 1970 e este o convenceu de que seria pos-sível montar um computador usando uma única placa de circuitos. Para tocar o projeto, Woz vendeu sua cal-culadora científica e Jobs, sua Kom-bi. Conseguiram juntar US$ 1.300 e se puseram a trabalhar. Cinco anos depois, Wozniak começou a desen-volver o conceito do Apple I, que consistia na placa de circuitos, um processador barato, e memória de 4KB. Faltava-lhe gabinete, teclado, fonte, e era preciso ligá-lo a uma TV. Mas sua controladora de vídeo im-pressionou os nerds de então.

As primeiras 50 máquinas fo-ram vendidas para o dono de uma loja de eletrônicos na Califórnia e, em 1977, Woz aperfeiçoou o Apple I acertando em cheio com o Apple II - que dessa vez vinha com gabinete, teclado, gráficos coloridos, interface de fita cassete para salvar progra-mas e arquivo, podia ser ligado a

uma TV ou monitor, tinha som e tam-bém uma interface para plugar um drive de disquete (daqueles antigos, grandes). A memória podia chegar a 48KB. Algo assombroso naquela época.

O computador fez tanto suces-so que, mesmo depois da chegada dos Macs, nos anos 80, continuou no mercado até 1993. No total, fo-ram vendidos seis milhões de Ap-ple II. A contribuição do engenheiro para a história da computação foi seu pioneirismo nos computadores pessoais.

Depois de sofrer em 1981 um acidente aéreo com um avião que pilotava, o engenheiro perdeu tem-porariamente a memória e não teve envolvimento com o Macintosh, cria de Jobs & outros em 1984, deixando

de ir à Apple três anos depois. Até hoje, no entanto, ele recebe seu con-tracheque, além de muuuitas ações da empresa, que evidentemente lhe garantem uma vida bastante confor-tável.

Hoje, Wozniak é o cientista-chefe de uma empresa de armazenamen-to de dados chamada Fusion-io. Ele vive em Los Gatos, na Califórnia, e detém inúmeras honrarias, entre elas a Medalha de Tecnologia, concedida pelo presidente Ronald Reagan em 1985. Seu site pessoal é o www.woz.org e vale a visita

É para contar suas inúmeras his-tórias envolvendo - ou não - a tec-nologia que Woz estará na Campus Party (campus-party.com.br), que começa no próximo dia 17. (Terra e O Globo)

europa terá carregador de celular universal a partir de 2011

Os europeus terão, final-mente, a partir do ano

que vem, um único carregador para todos os tipos de telefones celulares, baseado em um conec-tor micro-USB. Embora não haja uma data precisa para a comer-cialização, a Comissão Europeia garante que os novos telefones compatíveis com o carregador universal estarão disponíveis nos primeiros meses do ano que vem. Há um ano e meio, 13 grandes fabricantes mundiais, entre eles Apple, Nokia e RIM), firmaram acordo para harmonização nos 27 dos carregadores de celulares que também podem ser conecta-dos a computadores.

Em comunicado, a Comissão Europeia afirmou que os dois órgãos responsáveis pela esti-pulação das normas (o Comitê Europeu de Normatização e o Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações) já definiram as regras harmonizadas neces-sárias para a fabricação de smar-tphones compatíveis com o novo carregador.

- O carregador comum vai fa-cilitar a vida dos consumidores, reduzir o desperdício e beneficiar a economia. É uma situação onde todo mundo ganha - disse o vice--presidente e comissário para a Indústria da UE, Antonio Tajanoi. (El país)

Steve Wozniak, o engenheiro caberça da Apple!

Bob

Pea

rce

Al Gore é ex-presidente dos EUA, no governo Bill Clinton, e importante ativista do meio-ambiente em todo o mundo.

AFP

Steve Jobs e Steve Wozniak nos primeiros computadores Apple!

Page 34: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

esportewww.braziliannews.uk.com34

Rio-2016 lança logomarca oficial para os Jogos no dia 31 durante festa em Copacabana

Foi oficialmente lançada a logomarca oficial dos Jogos Olímpicos de

2016, no Rio de Janeiro. Precisa-mente às 22h20 da sexta-feira, 31, pouco antes da virada de ano, um telão montado no palco na praia de Copacabana, em frente ao Ho-tel Copacabana Palace, na capital carioca, mostrou o símbolo para milhares de pessoas e com trans-missão ao vivo por canal fechado.

A festa de apresentação foi comandada pela cantora Danie-la Mercury, que recebeu a salta-dora Maurren Maggi, medalhista de ouro em Pequim-2008, quan-do se tornou a primeira mulher a conquistar o feito, de maneira individual, para o Brasil. “A marca representa diversidade, natureza, energia e o espírito olímpico de 2016”, declarou.

A imagem vencedora é da agência carioca Tátil, que dispu-tou com outras 138 concorrentes, em um processo inaugurado no mês de março.

Na reta final, oito agências so-brevieram a duas primeiras fases e foram submetidas a uma comis-são julgadora de 12 membros. A decisão saiu no dia 1º de setem-bro.

No dia 8 de outubro, a marca foi enviada para aprovação do COI (Comitê Olímpico Internacio-nal), que bateu o martelo no dia 17 de novembro.

A partir de agora, a marca vai acompanhar todas as ações da Rio-2016.

Logomarca e expectativas para 2016

Depois do lançamento da lo-gomarca oficial dos Jogos Olímpi-cos de 2016 do Rio, na sexta-fei-ra, o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Jacques Rogge, afirmou que a festa de apresentação do símbolo na praia de Copacabana, que teve trans-missão em canal fechado e teve um bandeirão aberto com o sím-bolo, serviu como um ‘aperitivo’

para a competição. “Esta noite nós vimos o Rio no

seu momento mais apaixonante, com milhões de pessoas reuni-das na praia de Copacabana. Isto é um aperitivo da atmosfera que atletas e espectadores poderão esperar em 2016 e a certeza de que esta nova marca ajudará a comunicar os Jogos para todo o mundo”, disse Jacques Rogge.

A imagem é da agência cario-ca Tátil e no site Rio - 2016 há uma explicação sobre a logo:

“A marca traduz, com inspira-ção, o espírito olímpico e os atle-tas, o Rio e os cariocas, sua na-tureza, sentimentos e aspirações. Juntos, diferentes países, atletas e povos se abraçam --um movi-mento individual e coletivo que, num segundo olhar, revela um dos mais belos cartões postais do Rio, um Pão de Açúcar vibrante, que balança num gingado feito de ale-gria, união, celebração e amiza-de”, divulgou o site da Rio-2016.

É com este o símbolo que o comitê dos Jogos Olímpicos de 2016 calcula arrecadar cerca de R$ 3 bilhões, com o licenciamento de produtos com tal. Nos próxi-mos seis meses, começam a ser definidos produtos e estratégias de utilização da marca, escolhida por unanimidade por uma comis-são de 12 membros.

Pela previsão do dossiê de candidatura da Rio-2016, o even-to teria custo total de R$ 28,6 bilhões, valor que sofrerá altera-ções. O comitê organizador tem orçamento de cerca de R$ 4,7 bilhões.

A logomarca havia sido apro-

vada no dia 1º de setembro e vi-nha passando pelo crivo do Co-mitê Olímpico Internacional e pelo registro de propriedade intelectu-al em diferentes países.

O presidente do COI, Jacques Rogge, declarou que a logomarca escolhida tem estética “inovadora e criativa”. Classificou o desenho como leve, que dá espaço à ima-ginação, com a visualização do sol, da praia e da montanha, que compõem o cenário carioca, se-gundo o executivo.

“Convivo com escolhas de marcas há 20 anos. Amei todas. Mas cada uma tem que ser vis-ta dentro do contexto da época. Essa é uma das melhores escul-turas do mundo”, elogiou o diri-gente.

Rogge, que passou a semana no Rio, disse que a visita serviu para assegurá-lo do compromis-so das autoridades brasileiras com as obras para a competição.

O belga afirmou que já estava in-formado sobre o progresso das obras e se mostrou confiante na conclusão delas no tempo previs-to. “O melhor de estar aqui é lidar com as pessoas, ver o apoio que existe das autoridades. O governo federal está dando respaldo. E ve-rifiquei a qualidade do povo.”

O presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Arthur Nuzman, garantiu que as obras estão dentro do cronograma. O prefeito Eduardo Paes afirmou que a Olimpíada vai fazer o Rio passar por uma “grande transfor-mação”.

A ex-atleta marroquina Nawal El Moutawakel, chefe da comis-são de inspeção do COI, disse confiar na organização e não quis citar qual deve ser a prioridade do Rio. “Há uma extensa lista do que tem que ser feito, desde aeropor-tos a obras de infraestrutura de esportes.”

Esse é o símbolo dos Jogos de daqui a cinco anos.

Div

ulga

ção

Apresentação do logo pa4ra o público de Copacabana.

Felip

e D

ana/

AP

Rainha Elizabeth dá prêmio a juiz da final da Copa-2010 e revolta espanhóis

O árbitro inglês Howard Webb, que apitou a final da Copa do Mun-

do do ano passado, na África do Sul, foi condecorado com o título de MBE (Membro da Ordem do

Império Britânico), nesta sexta-fei-ra, pela Rainha Elizabeth 2ª. Mas a situação não foi engolida pelos espanhóis, que conquistaram o torneio. “Esta decisão choca, so-bretudo, se lembrarmos dos erros

que ele cometeu durante a partida. Sua arbitragem foi mais do que dis-cutida”, escreveu o jornal esportivo “Marca”, de Madri, em um texto re-pleto de irritação e ironia.

Os atuais campeões do mun-do alegam que os jogadores da adversária Holanda foram extre-mamente violentos e não recebe-ram do árbitro uma punição equi-valente. O “Marca” acrescenta que, “naquele país, consideram que Webb foi um exemplo para a sua nação e que a seleção inglesa foi uma das grandes decepções do torneio”.

A distinção é uma das mais tradicionais do Reino Unido e, no esporte, também já foi conferida a nomes como Pelé (1997), Alan Shearer (2001), Arsène Wenger (2003), David Beckham (2003), Ryan Giggs (2007) e Jenson But-ton (2010).

Técnico do Tottenham afirma que Beckham pretende jogar pela equipe

O técnico do Tottenham, Harry Redknapp, falou

depois da vitória sobre o Fulham por 1 a 0 no Campeonato Inglês, no sábado, 01, que o meia Da-vid Beckham, do Los Angeles Galaxy, pretende jogar pela sua equipe.

O Tottenham já manifestou o seu interesse em contratar por empréstimo o atleta. Ele jogaria pelo clube entre janeiro e março, durante o período de recesso do futebol nos Estados Unidos. “Acaba de me dizer que quer jogar aqui. Vamos ter que agir rápido. Nossos dirigentes estão negociando”, disse Redk-napp.

Beckham, 35 anos e 115 jo-gos pela seleção inglesa, foi ce-dido, por empréstimo, nas duas últimas temporadas ao Milan, da Itália. (France Presse)

Howard Webb também apitou Brasil x Chile na Copa-2010.

Ric

ardo

Nog

ueira

/Fol

hapr

ess

Page 35: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011

esporte www.braziliannews.uk.com 35

Brasileiro vence são silvestre e bate quenianos

Marilson Gomes dos Santos fez a festa da torcida brasileira no

último dia do ano de 2010. Com uma atuação segura e consisten-te, ele venceu na sexta-feira, 31, a 86ª Corrida Internacional de São Silvestre, para a alegria do público que lotou as ruas de São Paulo para acompanhar a prova. O atleta brasi-liense se tornou o primeiro brasileiro a se consagrar tricampeão da fase internacional da corrida, iniciada em 1945, passando a ter três títulos na história da competição, repetin-

do os feitos de 2003 e 2005. Maior fundista brasileiro na atu-

alidade, Marilson não disputava a São Silvestre há quatro anos. Des-sa vez, porém, resolveu encarar o desafio e virou a principal aposta para acabar com o domínio afri-cano - os quenianos venceram as três edições anteriores da prova, só perdendo a para o brasileiro Frank Caldeira. Assim, ele acabou se tor-nando o maior campeão do Brasil desde que a corrida passou a ser internacional, em 1945. Igualou-se a Joaquim Gonçalves da Silva, que,

entre 1942 e 1944, venceu três ve-zes, mas na fase em que só brasi-leiros competiam.

Dono de dois títulos da tradicio-nal e famosa Maratona de Nova York (em 2006 e 2008), Marilson confir-mou seu favoritismo ao imprimir um ritmo forte durante o percurso de 15 quilômetros da prova. Esteve sem-pre entre os primeiros colocados e começou a abrir vantagem na lide-rança depois da metade do trajeto, sem ter a sua vitória ameaçada por nenhum dos adversários.

“Consegui vencer outra vez”, comemorou Marilson, que dedi-cou a vitória na São Silvestre ao seu primeiro filho, que está previs-to para nascer agora em fevereiro. “Achei que a prova fosse ser defi-nida só perto do final. O Miguel já está chegando e traz sorte”, disse o atleta, bastante cansado após completar o percurso com o tem-po de 44min03 - o recorde ainda é do queniano Paul Tergat, que fez 43min12 na edição de 1995.

Depois de se ausentar da São Silvestre entre 2006 e 2009, período em que venceu duas vezes a Ma-ratona de Nova York (2006 e 2008), Marílson não teve dificuldade em conquistar o tri. Apesar de dizer que o favorito era o queniano James Kwambai, vencedor da São Silves-tre em 2008 e 2009, Marílson pro-vou que o africano não era páreo para ele. Tanto que, pouco antes do quilômetro sete, Marílson atingiu a

liderança e abriu vantagem sobre o primeiro pelotão. Depois, não teve a ponta ameaçada até o fim.

Pela vitória, Marílson ganhou R$ 28 mil. Com 45min16s, Kwambai chegou em terceiro. À sua frente fi-cou o também queniano Barnabas Kosgei (44min50s). “Não lembrava como a [subida da] Brigadeiro era difícil. Senti minha panturrilha. Só quando cheguei próximo da Paulis-ta é que eu vi que ia ganhar”, disse ele.

“Chegou o momento de ganhar, estou muito feliz. Foi uma das con-quistas mais importantes da minha carreira”, completou. Agora, Maril-son tentará melhorar sua marca na Maratona de Londres, no dia 17 de abril.

Queniana vence no feminino e brasileira fica em segundo

A queniana Alice Timbilili bem que avisou que, apesar de ter sido campeã em 2007, sentia-se bem melhor agora. E não deu outra. A atleta de 27 anos dominou a prova a partir do km 4, quando assumiu a ponta na av. São João. Distan-ciou-se das adversárias, bateu o recorde da São Silvestre e isolou seu país como o maior vencedor na prova feminina com oito vitórias --Portugal tem sete.

Timbilili cumpriu os 15 km em 50min19s, superando em 7s a me-lhor marca até então, de 1993, que pertencia à sua compatriota Hellen

Kimayo. “Foi muito especial esse tempo. Nas outras provas, fiz em 52min ou 53min”, disse a campeã, que revelou ter corrido os últimos 5 km com dores na perna.

A brasileira mais bem colocada foi a baiana Simone Alves da Silva, 26, que chegou em segundo lugar com o tempo de 50min25s. Ela também superou o antigo recorde.

“Meu objetivo era estar entre as cinco primeiras, e acabei chegando em segundo lugar. Tentei dar um sprint na [av.] Brigadeiro [Luís An-tônio] para ultrapassar a Timbilili, mas não deu”, disse Simone, que ganhou R$ 14 mil pelo vice. “Me sinto campeã, porque eu não era uma das favoritas”, completou ela;

Atletas participam da 86ª edição da corrida São Silvestre, em São Paulo.

Car

los

Cec

cone

llo/F

olha

pres

s

Brasileiro Marílson dos Santos quebrou a hegemonia queniana e vence a São Silvestre deste ano.

Edu

ardo

Ani

zelli

/Fol

hapr

ess

Marílson dos Santos comemora após vencer a 86ª edição da corrida São Silvestre.

Edu

ardo

Ani

zelli

/Fol

hapr

ess)

:

Jogador de futebol gay é condecorado pela rainha Elizabeth 2ª

O fundador de um dos pri-meiros times de futebol

gay da Grã-Bretanha, Aslie Pitter, receberá uma honraria da rainha Eli-zabeth 2ª, um título de MBE (Mem-bro da Ordem do Império Britânico). Pitter, de 50 anos, foi reconhecido por ajudar a lutar contra a homofobia depois de estabelecer em Londres o time Stonewall FC, há 20 anos.

O time, que disputa o campeo-nato de uma liga amadora da região de Londres, foi batizado em home-nagem ao bar novaiorquino que abri-gou os confrontos entre os frequen-tadores homossexuais e a polícia em 1969 considerados como a “funda-ção” do movimento gay nos Estados Unidos e no mundo.

O fundador do time disse à BBC que foi difícil ser um dos primeiros ti-mes abertamente gays a “se aventu-rar publicamente” e começar a parti-cipar de jogos oficiais de domingo.

No entanto, Pitter contou tam-bém que, durante as duas décadas desde sua fundação, poucas vezes o time foi alvo de abusos. “Como sou negro e sou gay, achei que encontra-ria muita resistência. Em nosso pri-meiro jogo, dividimos um banheiro coletivo com outros sete times e foi muito tenso. Mas realmente nunca foi um problema”, afirmou.

“É triste que nenhum dos meus pais possa ver (a condecoração)”, acrescentou Pitter, se referindo à morte de seu pai, ocorrida dias an-tes do anúncio da condecoração. Atualmente Pitter gerencia o segun-do time do Stonewall FC. “Aslie é um cara maravilhoso. Pessoas autênti-cas como ele dão vida ao futebol de base”, disse o presidente do time, Liam Jarnecki.

Tradicionalmente, a rainha dis-tribui uma série de condecorações no Ano Novo e também no mês de junho, na data oficial do seu aniver-sário. Além de Aslie Pitter, a rainha Elizabeth 2ª também vai condecorar um policial, uma designer de moda, atores, a cantora Annie Lennox e a figurinista Sandy Powell, que ganhou o Oscar por filmes como Shakespe-are Apaixonado e O Aviador. (BBC Brasil)

Aslie Pitter receberá um um título de MBE.

BB

C B

rasi

l

Menino que atirava pedras em carros vira esperança no lançamento de dardo

Antônio Carlos Maciel ati-rava pedras nos carros

que passavam na rodovia Ayrton Senna. Até o dia em que acertou o carro da funcionária da escola em que estudava em Mogi das Cruzes e foi incentivado a trocar a perigosa brincadeira por esporte.

Deu certo. O garoto de 17 anos, primogênito da dona de casa Si-mone Soares, 35, mãe de mais cin-co filhos com três pais diferentes, transformou-se em atleta do lança-mento de dardo e tem marcas que impressionam pelo pouco tempo de treinamento.

Ele está de segunda a sexta--feira no Ibirapuera sob a orienta-ção de Fátima Germano, da ASA (Associação Sertanezina de Atletis-mo). Rotina iniciada em fevereiro do ano passado, mas que lhe rendeu a marca de 60,25 m com o dardo de 700 g, utilizado na categoria menor (até 17 anos) e 100 g a menos do que o adulto. É o segundo do país nesta idade.

A força já tinha sido percebida em 2003, no dia em que acertou um Corsa na Ayrton Senna sem saber que era de alguém que o conhecia. Em vez de castigo, teve que ouvir um longo sermão das professoras

sobre os perigos de atirar pedras nos carros. Mas foi a professora Luciene Rocha, que trabalhava com crianças carentes da região no Projeto Fênix, em Mogi das Cruzes, quem indicou Antônio Carlos ao atletismo.

O teste de aptidão foi do jeito que ele gosta: arremessando bolas de tênis em um campo de futebol e correndo. Era basicamente o que ele fazia à margem da rodovia, jo-gar pedras nos veículos e fugir em disparada para não ser pego pela polícia. Era sua diversão dos 10 aos 13 anos. “Não sabia que era peri-goso. Quando comecei a praticar esporte na escola, entendi que não era legal jogar pedras e eu também nem tinha energias para fazer isso depois dos treinos”, contou.

Por três anos, Antônio Carlos permaneceu com a professora Lu-ciene participando de festivais de atletismo. Competir era uma brinca-deira. Ele nem sequer tinha cadas-tro na FPA (Federação Paulista de Atletismo). Lançava dardos a módi-cos 43 m, participava de provas de 75 m, e ajudava Lucilene nos treina-mentos com os alunos do projeto social Fênix.

Esporte passou na ser coisa

séria quando ele passou no teste do Centro de Excelência da FPA em novembro e começou a treinar com Fátima três meses mais tarde. Mu-dou de endereço. Deixou o barraco da mãe, à margem da Ayrton Sen-na, e foi para o alojamento no Com-plexo Constâncio Vaz Guimarães, na zona sul de São Paulo. Passou a ganhar R$ 150 de ajuda de custo da equipe a que se filiou, a ASA.

Após três semanas de treinos, participou da primeira competição --um torneio de lançamentos da FPA. Alcançou 50 m com facilida-de. Competiu em mais seis cam-peonatos e chegou a disputar um sul-americano de atletismo. Para 2016 espera-se que o ex-atirador de pedras alcance o podium jogan-do dardos no Rio.

Antônio Carlos Maciel é esperança no lançamento de dardo.

Dan

iel M

aren

co/F

olha

pres

s

Page 36: Brazilian News 454 London

06 a 12 de janeiro de 2011