BrazilianNew 364

36
w w w . b r a z i l i a n n e w s . u k . c o m Londres, 19 a 25 de março de 2009 Ano 9 / Número 364 banda navidad banda navidad Lula diz a Obama que é preciso retomar comércio entre países 22 10 05 BRASIL Após tomar portos, Chávez quer aumentar preço da gasolina e serviços AMÉRICA LATINA Acabam ingressos para ver Michael Jackson em Londres CULTURA Leia mais páginas 18 e 19 Continua na página 2 U m artigo publicado na edição desta semana da revista britânica ‘The Economist’ afirma que as novelas da TV Globo podem ter exercido uma influência positiva nos hábi- tos e comportamentos dos brasi- leiros. Intitulado ‘Soaps, sex and so- ciology’ (“Novelas, sexo e socio- logia”, em tradução livre), o artigo cita um estudo publicado recente- mente pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que sugere que as telenovelas exerce- ram influência sobre a fertilidade e o número de divórcios no Brasil nas últimas décadas. O estudo sugere uma ligação entre as populares novelas da TV Globo e um aumento no número de divórcios no Brasil nas últimas décadas. Na pesquisa, foi feito um cruza- mento de informações extraídas de censos nos anos 70, 80 e 90 e dados sobre a expansão do sinal da rede de televisão Globo. Para revista inglesa, telenovelas exerceram influência positiva no Brasil Corpo de Clodovil será velado na Assembleia Legislativa de SP O corpo do deputado e ex- estilista Clodovil Hernan- des será levado na manhã desta quarta-feira, 18, em avião da For- ça Aérea Brasileira (FAB) para São Paulo, onde será velado a partir das 11h30, na Assembleia Legisla- tiva de São Paulo. O sepultamento está marcado para o final da tarde, no cemitério do Morumbi, segundo informou o líder do PR na Câmara, deputado Sandro Mabel (GO), de- signado pelo partido para as provi- dências do funeral. Por razões prá- ticas, o partido desistiu do velório previsto para o Salário Negro da Câmara e transferiu todas as ho- menagens para São Paulo.

description

Para revista inglesa, telenovelas exerceram influência positiva no Brasil

Transcript of BrazilianNew 364

Page 1: BrazilianNew 364

w w w . b r a z i l i a n n e w s . u k . c o mLondres, 19 a 25 de março de 2009 Ano 9 / Número 364

banda navidadbanda navidadLula diz a Obama que é preciso retomar comércio entre países

221005

BRASILApós tomar portos, Chávez quer aumentar preço da gasolina e serviços

AméRICA LAtInAAcabam ingressos para ver michael Jackson em Londres

CULtURA

Leia mais páginas 18 e 19

Continua na página 2

Um artigo publicado na edição desta semana da revista britânica ‘The

Economist’ afirma que as novelas da TV Globo podem ter exercido uma influência positiva nos hábi-tos e comportamentos dos brasi-leiros.

Intitulado ‘Soaps, sex and so-ciology’ (“Novelas, sexo e socio-logia”, em tradução livre), o artigo cita um estudo publicado recente-mente pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que sugere que as telenovelas exerce-ram influência sobre a fertilidade e o número de divórcios no Brasil nas últimas décadas.

O estudo sugere uma ligação entre as populares novelas da TV Globo e um aumento no número de divórcios no Brasil nas últimas décadas.

Na pesquisa, foi feito um cruza-mento de informações extraídas de censos nos anos 70, 80 e 90 e dados sobre a expansão do sinal da rede de televisão Globo.

Para revista inglesa,telenovelas exerceram influência positiva no Brasil

Corpo de Clodovil será velado na Assembleia Legislativa de SP

O corpo do deputado e ex-estilista Clodovil Hernan-

des será levado na manhã desta quarta-feira, 18, em avião da For-ça Aérea Brasileira (FAB) para São Paulo, onde será velado a partir das 11h30, na Assembleia Legisla-tiva de São Paulo. O sepultamento está marcado para o final da tarde,

no cemitério do Morumbi, segundo informou o líder do PR na Câmara, deputado Sandro Mabel (GO), de-signado pelo partido para as provi-dências do funeral. Por razões prá-ticas, o partido desistiu do velório previsto para o Salário Negro da Câmara e transferiu todas as ho-menagens para São Paulo.

Page 2: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

Corpo de Clodovilserá velado na Assembleia Legislativa de SP

O corpo do deputado e ex-estilista Clodovil Her-nandes será levado na

manhã desta quarta-feira, 18, em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para São Paulo, onde será velado a partir das 11h30, na As-sembleia Legislativa de São Pau-lo. O sepultamento está marcado para o final da tarde, no cemitério do Morumbi, segundo informou o líder do PR na Câmara, deputado Sandro Mabel (GO), designado pelo partido para as providências do funeral. Por razões práticas, o partido desistiu do velório previsto para o Salário Negro da Câmara e transferiu todas as homenagens para São Paulo.

O deputado Clodovil Hernandes teve uma parada cardíaca e mor-reu às 18h50 desta terça-feira, 17, quando ia ser encaminhado ao Centro Cirúrgico do Hospital Santa Helena para o procedimento de do-ação de órgãos. A morte cerebral de Clodovil, de 71 anos, foi decre-tada na tarde desta terça e estava sendo mantido vivo por equipa-mentos. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o Dr. Lúcio Lucas, da Central de Doações de Órgãos do Distrito Federal, afirmou que a parada cardíaca impede que os órgãos do deputado sejam do-ados. Agora, o médico avalia se há condições de fazer a doação das córneas do deputado.

Clodovil sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na última segunda e foi internado em esta-do gravíssimo na UTI do Hospital Santa Lúcia. Ele estava em coma desde então e os sinais vitais esta-vam sendo mantidos às custas de medicamentos e equipamentos.

Clodovil levou um tombo no apar-tamento onde mora, na Asa Norte, e foi encontrado desacordado por volta das 7 horas da última segun-da por um assessor parlamentar. Ele teve uma hemorragia no lado esquerdo do cérebro e, segundo os médicos, não havia possibili-dade de cirurgia. Clodovil chegou ao hospital com nível 5 de coma, sendo que o nível mais grave é o 3 e o menos grave é 15. Sedado e com pressão alta, ele foi subme-tido a uma drenagem para frear a hemorragia. No meio da tarde, teve uma parada cardíaca de cinco mi-nutos e foi reanimado pela equipe médica, mas o estado agravou-se mais ainda.

Segundo Susana Collares, as-sessora do parlamentar, Clodovil enfrentou uma semana de "fortes

emoções e muito estresse", com o julgamento, pelo Tribunal Supe-rior Eleitoral (TSE), de processo no qual era acusado de infidelidade partidária. Clodovil deixou o PTC e ingressou no PR. Ele foi absolvi-do da acusação e teve o mandato mantido pelo TSE. O deputado ar-gumentou que foi perseguido por sua antiga legenda, que acusou de ter "conduta antiética". Quem assume seu lugar na Câmara é Jairo Paes Lira, do PTC de São Paulo.

Em junho de 2007, o deputado teve um AVC leve e foi internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ainda em 2007, o deputado foi internado com problemas no coração e suspeita de dengue, não confirmada. Estilista que ganhou fama ao se tornar apresentador de TV, Clodovil provocou polêmica na Câmara desde os primeiros dias de mandato. Fez uma decoração sofisticada no gabinete e comprou briga com deputadas feministas.

O caso recente mais rumoroso aconteceu com a petista Cida Dio-go (RJ), a quem Clodovil chamou de "feia", acrescentando que não serviria nem para "ser prostituta". A desavença com Cida começou quando a deputada protestou con-tra afirmação de Clodovil de que as mulheres tinham ficado muito "or-dinárias", trabalhavam deitadas e descansavam em pé. Na ocasião, em maio de 2007, Clodovil disse que poderia ter um AVC a qualquer momento, pois estava sob muita tensão.

Entre os projetos apresentados pelo deputado estão o que torna obrigatório o exame de próstata nos trabalhadores de mais de 40 anos e o que regulamenta o contra-to civil entre homossexuais, além da

emenda constitucional que reduz o número de deputados de 513 para 250, desde que a mudança seja aprovada em plebiscito. Em sua biografia no portal da Câmara, Clo-dovil apresenta-se como "estilista, ator e cantor".

Quem foi ClodovilUm dos mais famosos estilistas

e apresentadores do Brasil, Clodo-vil Hernandes foi o terceiro deputa-do federal mais votado do país nas eleições de 2006, com 493.951 vo-tos. Morto hoje, aos 71 anos, Clo-dovil concluiu uma biografia que teve na polêmica uma das princi-pais marcas registradas.

Filho de pais adotivos, Clodo-vil nasceu em 1937, na cidade de Elisário, interior de São Paulo. Aos 20 anos, se mudou para a capital paulista e logo se firmou como cos-tureiro das celebridades, entre elas Elis Regina, Cacilda Becker e as famílias Diniz e Matarazzo. Na dé-cada de 1990, passou a se dedicar somente à televisão, comandando programas como o "TV Mulher", na Rede Globo, junto com Marta Suplicy, ex-prefeita de São Paulo e ex-ministra do Turismo. Clodovil passou também pelas redes Man-chete, Gazeta e RedeTV.

Alvo de diversas acusações de ra-cismo, o deputado e apresentador chegou a dizer em uma entrevista, em 2005, que perdera a conta de quantos processo respondia. Em 2004, em um de seus programas, Clodovil chamou a então vereadora de São Paulo Claudete Alves (PT-SP) de "macaca de tailleur metida a besta". No ano seguinte, disse à deputada Cida Diogo (PT-RJ) que atualmente "as mulheres trabalham deitadas e descansam em pé". Ele chamou também a deputada de "mulher feia". (AE)

Aos 71 anos, deputado e ex-estilista teve morte cerebral detectada por volta das 18h50 desta terça-feira

Page 3: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

Cerca de 42 milhões de malas são perdidas nos aeroportos em todo o

mundo por ano – 1,2 milhão dessas jamais são encontradas de novo pelos passageiros. Diante dessa si-

tuação considerada como crítica, a Comissão Europeia lançou uma in-vestigação contra empresas aéreas e aeroportos e pretende estabelecer novas multas. Há o temor de que, se essa tendência não for revertida,

70 milhões de malas estarão sendo extraviadas por ano até o 2019. “A escala do fenômeno é preocupan-te”, afirma a comissão.

No Reino Unido, o Conselho de Usuários do Transporte Aéreo se queixou também de que os passa-geiros não estão sendo compen-sados de forma adequada pelas perdas de malas. Em 2007, a cada dois mil passageiros, um teve sua mala perdida e nunca mais achada. Diante da dimensão dos prejuízos, a UE agora defende uma ‘interven-ção dos governos’. O comissário de Transporte da Europa, Antonio Taja-ni, anunciou que pedirá informações de empresas aéreas e aeroportos. Segundo ele, entre 2006 e 2007, o número de malas perdidas subiu em 8 milhões de unidades.

Uma das preocupações é com o comportamento das empresas aéreas de baixo custo, que deixam claro que se recusam a reembolsar passageiros por malas perdidas. Um tratado internacional entre pa-íses, assinado em 2004, obriga to-das as empresas a compensar os passageiros em caso de perdas. Mas, segundo a UE, os registros de abusos por parte das companhias são frequentes. Um dos casos aponta para a Ryanair, que pagou US$ 25 por uma guitarra quebrada durante o transporte. O passageiro havia pedido US$ 2,5 mil. (AE)

Última Hora

UE diz que 42milhões de malas são perdidas por ano

Londres começará a erguer arena de basquete para 2012

Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Londres re-

ceberam nesta quarta-feira, 18, a autorização para a construção da arena que será utilizada na maioria das partidas de basquete durante a competição. O ginásio terá ca-pacidade para 12 mil torcedores e vai custar 64 milhões de euros (cerca de R$ 190 milhões).

A arena será construída apenas

para uso temporário, embora seja o terceiro maior local de provas previsto para o Parque Olímpico, e vai ser utilizada pelo basquete somente até as quartas-de-final, o que havia provocado protestos por causa do alto custo. Houve mudanças no projeto, inclusive na posição do ginásio dentro do parque.

As semifinais e finais do basque-

te serão na O2 Arena, que já existe - recebe neste ano o Mundial de Ginástica. Depois que o basquete "mudar", o ginásio receberá as se-mifinais e finais do handebol, além de jogos de basquete e rúgbi em cadeira de rodas na Paraolimpía-da. "Depois dos Jogos, dois terços do material utilizado serão recicla-dos", avisou Paul Snoddy, respon-sável pelo projeto. (AE)

Page 4: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

Pergunta da semana:

Como você está sentindo a crise financeira aqui na inglaterra?

Presidente - Fundador: Horácio Sterling

[email protected]

Diretor-Geral: Marcelo Mortimer

Diretora AdministrativaPatricia Zúñiga

[email protected]

Editora e Redatora: Paula Medeiros

[email protected]

Direção de Arte e Diagramação: Javier Reyes

[email protected] Izquierdo Real

[email protected]

Departamento Comercial: Rogerio Moura Lima

[email protected]

Colaboradores: Cláudia Stoy

Daniel NoceraDiego GazolaBetina Oliveira

Ednéia Rodrigues MirandaFábio Brito

Fernando RebouçasMarcus Fumagalli

Paula ScheidtRandes NunesRodolfo TorresYanna Barbosa

LondonHelp4U.co.uk

Distribuição: BR Jet Delivery

[email protected]

Impresso por newsfax

Classificados: [email protected] conteúdo dos anúncios e clas-

sificados não expressa a opinião do veículo e são de responsabilidade

dos anunciantes.

Brazilian NewsUnit 28 Skylines Village

London, E14 9TSTelephone: +44 (0) 207 987 1692

Fax: +44 (0) 207 987 9840

www.braziliannews.uk.com

Fim de tarde colorido no Parlamento de Londres.

Robson Coelho, empresário.R: O poder de compra dos bra-sileiros está mais baixo, os bra-sileiros estão precisando mandar mais dinheiro pro Brasil.

Luis Andres Reckers, passador. R: Nos brasileiros, com a libra em baixa assim, temos que tra-balhar bem mais para podermos ter o mesmo poder de compra no Brasil.

Danieli Polizel, customer service.R: Como pretendo ficar aqui em Londres mesmo e não mando di-nheiro pro Brasil, a não ser algumas coisas que ficaram mais caras, está tudo bem.

Manoela Mendoza, subdrack.R: A crise financeira atual leva ao aumento do custo de vida e a res-trição do nosso poder aquisitivo.

Page 5: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

Lula diz a Obama que é precisoretomar comércio entre paísesO presidente Luiz Inácio

Lula da Silva disse no último sábado, 14, em

entrevista concedida ao lado do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que “é preciso que o crédito volte a fluir para facilitar o fluxo comercial entre os países".

"Vamos trabalhar com uma pro-posta para discutir no G20. É im-portante que seja rápido, porque o desempregado de hoje é o proble-ma social de amanhã”.

A entrevista ocorreu no Salão Oval da Casa Branca, após o en-contro reservado dos dois pre-sidentes, que durou 20 minutos. Antes, houve uma reunião mais ampla, que incluiu ministros que estavam com Lula e auxiliares de Obama. Ao todo, os encontros du-raram uma hora.

O presidente Lula voltou a criti-car o protecionismo, porque esse tipo de ação, agora, segundo ele, aumenta a crise. "Precisamos dina-mizar as economias internamente e garantir o crédito para o comércio. É preciso amadurecer uma propos-ta e apresentar soluções. Eu sou otimista”, disse Lula.

Em resposta, o presidente Bara-ck Obama concordou com Lula e afirmou que aumentar o protecio-

nismo na hora da crise pode dar um resultado contrário ao espera-do. “É tendência natural na crise jo-gar o sacrifício para os outros. Mas é importante garantir a troca de bens, serviços e produtos. Vamos trabalhar junto com o Brasil nesse

tema. O objetivo é, no mínimo, não andar para trás”, disse Obama.

O presidente Lula defendeu o programa energético brasileiro a partir do etanol e disse que o Bra-sil “é abençoado por já defender o combustível limpo há 30 anos. Mas

eu sei que uma mudança na matriz energética de um país não aconte-ce de uma hora para outra. É um processo”.

Para Obama, o Brasil mostra ex-traordinária liderança no tema bio-combustíveis. "A minha política é

dobrar os esforços no mesmo senti-do. A questão do etanol, entre Brasil e Estados Unidos, está tensionada, não vai mudar de um dia para o outro, mas ao longo do tempo isto pode ser resolvido”, garantiu.

No clima de bom humor com que os dois presidentes concederam a dupla entrevista às imprensas brasileira e americana, o presiden-te Lula voltou a afirmar, desta vez diante de Obama, que reza mais pelo presidente americano do que por ele mesmo.

“Desde a sua posse, há 40 dias, eu digo que eu rezo mais pelo Oba-ma do que por mim. E digo que eu não queria estar no seu lugar”, dis-se Lula.

Bem humorado, Obama respon-deu na hora: “É a mesma que coisa que me diz a minha mulher”.

Convidado pelo presidente Lula, Barack Obama confirmou que fará uma visita ao Brasil, mas não disse a data. “Por ser havaiano, não pos-so deixar de ir às belas praias do Rio de Janeiro”, disse.

Perguntado se gostaria de visitar a Amazônia, Obama respondeu que sim e completou: “Eu acho que os opositores do Partido Re-publicano adorariam que eu me perdesse por lá”. (Agência Brasil)

Presidente Lula, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, cumprimentam-se durante encontro na Casa Branca.

Page 6: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

Brasil (geral)

Demissões deixam Raposa/Serrado Sol em clima de "fim de festa" Arrozeiros da terra indí-

gena Raposa/Serra do Sol (RR) dizem que es-

tão demitindo funcionários com a proximidade do julgamento do Su-premo Tribunal Federal (STF), que poderá colocar um ponto final no imbróglio em que se transformou a homologação da área.

Para eles, a medida é necessá-ria em razão da indefinição sobre o caso e devido a uma possível determinação favorável à retirada da população não-índia do interior da reserva.

A reportagem conversou com 4 dos 5 arrozeiros que têm fazendas na área de 1,7 milhão de hectares. Três deles afirmam que estão de-mitindo. Todos dizem que, com a provável ordem para a retirada, os funcionários em sua totalidade – tanto índios quanto não-índios – serão dispensados.

O STF deve retomar o julgamen-to do caso ainda esta semana. Em dezembro, 8 dos 11 ministros do tribunal votaram a favor da demar-cação contínua da área e a conse-quente retirada da população não-índia. Naquela ocasião, o ministro Marco Aurélio Mello pediu vista.

Para Paulo César Quartiero, ex-

prefeito de Pacaraima (município que tem parte do território dentro da área indígena) e produtor de ar-roz, o clima no interior da reserva, para os rizicultores, é de "fim de festa". Ele diz que a previsão é de não preparar um novo plantio.

"Logicamente estamos demi-tindo. Quando acabar a colheita [que deve se prorrogar até maio], teremos que demitir todos. Não estamos mais comprando insu-mos." Quartiero conta que, desde o início do ano, demitiu cerca de 50 funcionários. Ele diz que já teve 200 empregados em suas fazen-das na reserva.

O produtor rural Genor Faccio afirma que, com a indecisão sobre o caso, os arrozeiros estão impe-didos de produzir.

"Semana passada demiti 12 funcionários [de 50] da fazenda. Na semana que vem, provavel-mente eu demita mais uns dez. Com essa indefinição e com uma provável decisão contra a gente, ficamos sem fazer nada com os funcionários."

Ivalcir Centenaro, que tem cerca de 30 funcionários, diz que já de-mitiu ao menos quatro. "A gente já mandou embora um pessoal e vai

ser, daqui para frente, 100%. Não terei onde plantar", afirma ele.

Caso o STF determine a retirada dos arrozeiros, o rizicultor Ivo Barili diz que "aí vai ter de parar, vai ter de demitir".

Para o governo de Roraima, se os arrozeiros deixarem a reserva, o desenvolvimento econômico do Estado ficará comprometido. A re-portagem tentou durante a sema-na falar com o governador José de Anchieta Júnior (PSDB) sem sucesso.

Ansiedade Enquanto os arrozeiros vivem

um clima de "fim de festa", os ín-dios da Raposa/Serra do Sol que defendem a retirada do grupo es-tão ansiosos com o desfecho do caso e querem que o STF "bata o martelo".

A retirada da população não-índia do interior da terra indígena deveria ter sido concluída até abril de 2006, segundo previa uma por-taria assinada em 2005 pelo então ministro da Justiça do governo Lula, Márcio Thomaz Bastos.

O coordenador do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Dio-nito Souza, disse que os índios favoráveis à demarcação contínua

querem a "retirada imediata" dos arrozeiros. "Não vamos mais acei-tar esperar um, dois, três anos", afirmou.

Na quarta-feira, índios favorá-

veis à demarcação contínua es-peram reunir cerca de mil pessoas na comunidade do Barro, no inte-rior da reserva, para acompanhar o julgamento. (Agência Folha)

Assessor de Lula diz que agenda com EUA para G20 ''já está desenhada''Segundo marco Aurélio, pauta temática inclui regulamentação financeira, pacotes de estímulo e paraísos fiscais

O assessor de Assuntos Internacionais da Presi-

dência, Marco Aurélio Garcia, afirmou que a agenda do grupo

de trabalho Brasil EUA no G20 "já está desenhada" e vai incluir regulamentação financeira, paco-tes de estímulo e paraísos fiscais. "A agenda já está desenhada, o grande problema é como vai ser a coordenação da ação no inte-rior de cada país e globalmente", afirmou Marco Aurélio. "E o pepino maior está aqui nos Estados Uni-dos, como disse o presidente Lula (ontem em reunião com o presi-dente Barack Obama)", ressaltou ele, na saída do hotel The Plaza, onde estão hospedados o presi-dente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra Dilma Rousseff, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Hen-rique Meirelles.

Eles estão em Nova York para participar do seminário Brasil: par-ceiro global em uma nova econo-mia, promovido pelos jornais ‘Va-lor Econômico’ e ‘The Wall Street Journal’. Segundo Marco Aurélio, um representante designado pelo secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner, e outro esco-lhido pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, devem começar a costurar propostas para o grupo de trabalho.

Segundo Ottoni Fernandes Jr., secretário executivo da Secretaria de Comunicação da Presidência, são esperados 230 empresários, a

maioria de pessoas que decidem investimentos, como economistas chefes e executivos de fundos de private equity (que compram par-ticipações em empresas). O se-minário é parte de uma estratégia para promover a marca Brasil no exterior.

O presidente Lula vai assistir ao seminário de manhã e fará um discurso na hora do almoço. À tar-de, ele dará entrevista a Fareed Zakaria para o programa Fareed Zakaria GPS, na CNN, focado em questões internacionais. Lula volta para Brasília no fim do dia.

ContatosMarco Aurélio explicou que

o Brasil também vai ter grupos de trabalho com outros países, não apenas com os Estados Unidos. "É nosso interesse mul-tiplicar contatos, sobretudo com aqueles países com os quais te-mos mais afinidade, para chegar ao mais depurado possível em termos de proposta para o G20", afirmou.

O assessor especial da Pre-sidência minimizou a importân-cia dada ao fato de Obama ter dito que a tarifa sobre o etanol brasileiro não será eliminada da noite para o dia. "Evidentemente não seria em um sábado de ma-nhã no Salão Oval que essa ques-tão seria resolvida", comentou.

Page 7: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

Brasil (geral)

Operação do Ibama contrao desmatamento da Amazônia começa nesta segunda

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Re-

nováveis (Ibama) realiza a partir desta segunda-feira, 16, a Opera-ção Arco Verde, que prevê ações contra o desmatamento florestal e alternativas para o desemprego no setor madeireiro da Amazônia.

De acordo com Luciano Evaris-to, coordenador-geral de Fiscali-zação do Ibama, o órgão pretende realizar 300 ações contra o des-

matamento – cem a mais do que em 2008. Para tanto, o Ibama con-tará com aviões para observação de áreas afetadas, e também para transporte de fiscais e equipamen-tos.

"O Ibama vai apertar com força a questão do desmatamento ilegal. Os cidadãos que alugarem cami-nhões para transporte de madeira, que não o façam, porque perderão seus bens. Aqueles empresários das serrarias, que estejam traba-

lhando com madeira ilegal, fiquem sabendo que a madeira será apre-endida e retirada da serraria, e a serraria será lacrada", disse.

As medidas do plano surgiram de uma parceria, que envolve 14 ministérios mais a Casa Civil. Um deles é o Ministério do Trabalho e Emprego, que vai pagar auxílio-desemprego para quem ficar de-sempregado por trabalhar para empresas que exploram madeira ilegalmente. Também vão ser dis-tribuídas cestas-básicas.

Para o coordenador do Ibama, existem outras opções para quem trabalha na região. "Tentar trazer outras alternativas, que visem mudar o modelo de exploração predatória da floresta. Aquelas economias municipais, que ainda estiverem baseadas na extração ilegal da madeira, fatalmente terão que procurar outro rumo sustentá-vel. Já está na hora dos sindica-tos, das associações, trabalharem os setores para procurarem a ex-ploração sustentável da madeira via plano de manejo", afirmou.

De acordo com o coordenador, o orçamento do Ibama para este ano subiu de R$ 60 milhões para R$ 80 milhões em 2009. (Agência Brasil)

Ibama pretende realizar 300 ações contra o desmatamento.

A proposta do novo salário mí-nimo brasileiro, a vigorar em

2009, foi enviada, no final do ano passado, para discussão e apro-vação no Congresso. De acordo com a mesma, o aumento deverá ser de 12%, o que significa que o trabalhador terá um acréscimo de apenas R$ 50 ao seu salário atual, que de R$ 415 passará a R$ 465. O novo salário deverá valer a partir de fevereiro, o que significa que os trabalhadores, no Brasil, poderão receber este pequeno ajuste já a partir do mês de março.

De acordo com a Constituição Federal brasileira, o salário mínimo é um direito de todos os trabalha-dores, sendo que seu valor deve ser fixado em lei de modo a aten-der às necessidades básicas de uma família (de quatro pessoas, pelo menos) entre elas habitação, alimentação, educação, saúde, la-zer, vestuário, higiene, transporte e previdência social.

O problema é que, ao contrário do que diz a lei, o salário mínimo não é suficiente para cobrir estas despesas essenciais. Se assim fos-se, o salário teria que ser calculado em valor muito superior ao que tem prevalecido. E no caso do paga-mento da alimentação, por exem-plo, teria que ser suficiente para comprar todos os treze alimentos

do que se convencionou chamar de cesta básica: carne, leite, feijão, arroz, farinha, batata, tomate, pão, café, banana, açúcar, óleo e man-teiga. Este conceito de uma cesta básica padrão, - assim como a sua própria composição – foi criado na mesma época em que se arbitrou o pagamento de um salário mínimo no país.

Mais do que nunca, não dá para negar que o salário mínimo está completamente defasado. De acordo com o DIEESE, Departa-mento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, em dezembro de 2008, com o salário em R$ 415, o mínimo necessário para garantir as necessidades de um trabalhador e de sua família de-veria ser de R$ 2.141,08!

A diferença, neste caso, entre o que foi definido por lei e a realidade do custo de vida no Brasil é muito grande. Com base nessa enorme defasagem, somente no ano pas-sado, o trabalhador perdeu, a cada mês, a quantia de R$2096! E a con-seqüência imediata e visível desta perda foi uma queda brutal das condições de vida de parcela con-siderável da população brasileira. A maioria do povo brasileiro, mesmo obrigada a se “virar”, de várias ma-neiras, fazendo bicos e trabalhan-do dobrado, não tem conseguido garantir uma sobrevivência digna.

novo salário mínimo aumenta 50 reaisRaquel Scarlatelli [email protected]

Por:

Page 8: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

Josef Fritzl, o homem que aprisionou a própria fi-lha durante 24 anos num

porão em sua casa e gerou sete filhos com ela (um morreu após o parto), declarou-se culpado nesta segunda-feira, 16, das acusações de estupro, incesto e cárcere privado, porém afirmou que é inocente das acusações de assassinato de um dos sete filhos e "escravidão", embora te-nha reconhecido "parcialmente" sua culpabilidade por delitos se-xuais.

Usando um casaco cinza, Frit-zl entrou no tribunal ladeado por seis policiais e segurando uma pasta azul em ambas as mãos para evitar que lhe fotografas-sem o rosto. Ele permaneceu em silêncio e imóvel, ignorando questões de equipes de TV an-tes de antes que o juiz e o júri entrassem e as câmeras fossem retiradas do recinto.

O caso veio à tona há menos de um ano, quando uma das fi-lhas de Fritzl com sua filha Eli-sabeth ficou seriamente doente e teve que ser levada a um hos-pital. Além de prender a filha e as crianças no porão, Fritzl teria ainda incinerado num forno de sua casa um bebê que teve com a filha Elisabeth e que teria fale-cido logo após o parto. A acu-sação classifica o ato como um assassinato por negligência por-que Fritzl não buscou ajuda para o bebê, cujo corpo foi queimado em um forno.

O advogado de Fritzl argu-

mentou que a acusação de es-cravidão era inapropriada e que ele contestaria a acusação mais grave, de assassinato. Segundo a BBC, a Justiça do país estipu-lou uma duração de cinco dias para o julgamento e um veredicto é esperado para a sexta-feira à tarde no horário local. Fritzl pode ser condenado à prisão perpétua se for considerado culpado de assassinato. De acordo com es-pecialistas austríacos em Direito, livrar-se da acusação o livraria da sentença de prisão perpétua e lhe daria a perspectiva de uma pena relativamente branda: 15 anos de prisão pela pena mais alta, a de estupro. De acordo com as leis austríacas, após sete anos e meio de pena ele teria di-reito a pleitear a liberdade.

Ao apresentar as acusações contra Fritzl, a promotora Chris-tiane Burkheiser falou do "mar-tírio inimaginável" sofrido por Elisabeth, hoje com 43 anos. A acusadora admitiu que o réu "respondeu a todas as pergun-tas" da Promotoria, mas desta-cou que Fritzl "não mostrou ne-nhum tipo de remorso" pelo que fez. Burkheiser também lembrou que, nos primeiros nove anos de cativeiro, a vítima tinha viveu num espaço de 11 metros quadrados, "às vezes com três filhos peque-nos e grávida".

Segundo a promotora, já no segundo dia do cárcere, que teve início em agosto de 1984, Elisabeth, então com 18 anos, foi estuprada pelo pai no porão,

onde "não havia água quente, ducha, calefação, luz do dia ou ventilação com ar fresco". O ad-vogado de defesa Rudolf Mayer pediu ao júri que seja objetivo e não se deixe levar pelas emo-ções. Ele declarou que Fritzl "não é um monstro".

A juíza responsável, Andrea Humer, não quis fazer nenhum comentário sobre o caso, ape-nas afirmando que "é um proces-so como qualquer outro". Humer esteve presente durante a grava-ção do depoimento de Elisabeth Fritzl, a filha de Josef, feito em vídeo e com a duração de onze

horas. Mas a promotora Christia-ne Burkheiser já adiantou que a gravação não será exibida na ín-tegra durante o julgamento.

As autoridades austríacas to-maram medidas para resguardar a privacidade de Elisabeth Fritzl e seus filhos durante esta semana, colocando-os sob a proteção de médicos e policiais na clínica de Amstetten-Mauer, com o objetivo de evitar o assédio dos papara-zzi. Há alguns meses, Elisabeth vive com a família sob uma nova identidade na região da Áustria Alta, mas em dezembro um fo-tógrafo captou imagens de um

passeio dela e as fotos foram publicadas num jornal inglês, causando indignação na opinião pública austríaca.

As deliberações serão feitas sem a presença da imprensa. Estima-se que 200 jornalistas tenham chegado à cidade para acompanhar o julgamento, mas eles terão acesso ao tribunal apenas durante a leitura das acu-sações, no início, e do veredicto, ao final do processo. Um porta-voz do tribunal dará declarações sobre o transcorrer do julgamen-to uma vez por dia. (Agências in-ternacionais)

mundo

Fritzl admite culpa por estuproe incesto, mas nega assassinatoComeça julgamento do austríaco que prendeu a própria filha por 24 anos num porão e gerou 7 filhos com ela

Fritzl pode ser condenado à prisão perpétua se for considerado culpado de assassinato.

Reu

ters

Sudão impedirá agências internacionais de distribuir ajuda

O presidente do Sudão, Omar al-Bashir, afirmou

nesta segunda-feira, 16, que as agências internacionais de assistência estão impedidas de distribuir a ajuda destinada ao país num prazo de um ano.

"Ordenei ao Ministério de As-suntos Humanitários que 'su-danize' todas as agências de assistência no Sudão dentro de um ano", afirmou o governante em cerimônia com chefes mili-tares e policiais. O chefe de go-verno disse que, depois desse prazo, "nenhuma organização internacional distribuirá ajuda aos cidadãos do Sudão", e as agências de assistência podem deixar sua comida no aeroporto

e as organizações sudanesas a distribuirão.

No dia 4 de março, o Sudão ordenou a expulsão ou a sus-pensão de operações de uma dúzia de organizações de aju-da, nacionais e internacionais, o mesmo dia que se conheceu a ordem de detenção emitida contra ele pela Tribunal Penal Internacional (TPI). Bashir fez o anúncio em discurso que pro-nunciou em cerimônia no sul da capital com chefes do Exér-cito e da Polícia, como parte de seus contatos com repre-sentantes de todos os setores após a decisão anunciada pelo TPI.

O governante sudanês, pro-

curado pelo TPI por crimes de guerra e contra a humanidade cometidos no conflito armado de Darfur, acusou as ajudas de assistência estrangeiras de "roubar" o dinheiro oferecido pelos países doadores e des-tinado ao Sudão. Bashir não fechou a porta totalmente a to-das as agências internacionais de assistência, mas sim deixou claro que a ajuda em comida ou remédios só será distribu-ída por organizações locais. "Aquelas (organizações) que cumprirem as leis do país se-rão bem-vindas e aquelas que quebrarem a lei serão expul-sas", acrescentou o governan-te. (Efe)

Presidente afirma que pretende nacionalizar trabalhos de assistência no país em um prazo de um ano

AP

Bashir participa de comício militar em Cartum.

Page 9: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

D ick Cheney, ex-vice-presidente dos Estados Unidos no Governo de

George W. Bush (2001-2009), dis-se neste domingo, 15, que, com sua política, o atual presidente Barack Obama elevou o perigo de que ocorra outro atentado no país.

Em sua primeira entrevista após deixar a Casa Branca, à rede de televisão CNN, Cheney elogiou as medidas contra o terrorismo de Bush.

Segundo ele, o endurecimento da política de detenção e interro-gatórios aprovado pelo Governo de George W. Bush foi "absolu-tamente essencial" para prevenir outro atentado como o que der-rubou as torres gêmeas com dois aviões, matando cerca de três mil pessoas, em 11 de setembro de 2001.

"Acho que é uma grande his-

tória de sucesso. Foi feita legal-mente, de acordo com nossas práticas e princípios constitucio-nais", afirmou Cheney.

Obama revisou essas medidas, declarando que as asfixias simu-ladas às quais a CIA submeteu a alguns presos foram atos de tor-tura.

"O presidente Obama fez cam-panha pelo país contra todo isso e agora está tomando decisões que, na minha opinião, elevarão o risco de outro atentado", atacou o "falcão" (político da ala mais linha dura do partido Republicano).

Cheney disse que Bush tomou a decisão "crucial" após o 11-9 e que os Estados Unidos "estão em guerra" e que "não se trata de um problema policial", simplesmen-te.

Nesse sentido, afirmou que o fechamento de Guantánamo, que o democrata Obama pretende conseguir em um ano, mostra que

o novo Governo está perdendo "o conceito de ameaça militar".

Na entrevista, Cheney também reconheceu desacordos com Bush, especialmente a respeito do Irã e da Coreia do Norte, pois não concordou com a decisão do então presidente de tentar com-batê-los pela via diplomática.

Sobre o Irã, ele afirmou estar convencido que o Governo de Teerã pretende obter armas nu-cleares, pois já conseguiu o en-riquecimento baixo de urânio, "o passo mais difícil" para fabricar uma bomba atômica.

Quanto à invasão do Iraque, apesar de os Estados Unidos não encontrarem armas de des-truição em massa e a guerra ter sido mais sangrenta do que o previsto, Cheney disse ela "foi, absolutamente, a ação correta", porque "criamos um país gover-nado democraticamente no cora-ção do Oriente Médio". (Efe)

Cheney diz que Obama elevarisco de novo atentado nos EUASegundo o ex-vice-presidente dos EUA, medidas contra asfixias simuladas 'elevarão o risco de atentado'

Coreia do Sul exige que o norte pague custos do bloqueio

A Coreia do Sul exigiu na segunda-feira, 16, que a

Coreia do Norte arque com os prejuízos decorrentes do blo-queio a um parque industrial que fica no território do país co-munista, uma decisão que deve agravar a tensão na península.

Na semana passada, o Norte bloqueou o acesso fronteiriço ao parque industrial, que perten-ce a empresas sul-coreanas e aproveita a força de trabalho ba-rata do Norte - com salários que são depositados diretamente na conta do regime comunista.

"É muito lamentável que a Coreia do Norte tenha imposto uma restrição de acesso e um bloqueio. Nosso governo está deixando claro agora essa res-ponsabilidade por todos os in-cidentes, inclusive a produção perdida e os prejuízos econô-micos das nossas empresas", disse Kim Ho-nyeon, porta-voz do Ministério da Unificação, em nota.

O Norte tem adotado uma re-tórica cada vez mais agressiva contra o governo conservador sul-coreano, e a nova medida coloca em dúvida a única gran-de cooperação econômica entre as duas Coreias.

"Se as livres transferências dos nossos funcionários e o trans-porte de produtos não forem ga-rantidos no futuro, não podemos esperar um desenvolvimento es-tável do parque industrial de Ka-esong," disse Kim. (Reuters)

Page 10: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

Após tomar portos, Chávezquer aumentar preço da gasolina e serviços O presidente da Vene-

zuela, Hugo Chávez, afirmou neste domin-

go, 15, que não descarta revisar – e aumentar – o preço da gasoli-na no país. O anúncio foi feito no mesmo dia em que o presidente ordenou que o Exército tomasse portos e aeroportos e ameaçou prender quem se opusesse à me-dida.

"Em dez anos jamais aumenta-mos o preço da gasolina; nem da gasolina, nem do diesel. Algum dia teremos que ajustar estes preços", disse Chávez, em seu programa de TV dominical "Alô Presidente".

"Praticamente estamos dando a gasolina de presente. O povo gas-ta muita gasolina nestes carros de luxo, não é justo que os ricos qua-se não paguem gasolina por aqui", completou Chávez – que sofreu um duro golpe com a queda do preço do petróleo nos últimos me-ses, o principal produto da econo-mia venezuelana.

No discurso, ele indicou ainda que a eletricidade, água e outros serviços "são muito baratos". "Não é justo que estejamos especulan-do com roupas, alimentos ou qual-quer coisa", disse.

O anúncio foi feito três dias de-pois que o Congresso aprovou a Lei de Descentralização, descrita como uma "lei da República". Na prática, ela permite ao governo central tomar várias medidas de descentralização, incluindo assu-mir estradas, portos e aeroportos se líderes estaduais não consegui-rem fazer sua manutenção de ma-neira adequada. Chávez disse que a reforma deve ser respeitada.

Nos últimos meses o governo tomou várias medidas para dimi-nuir o controle de líderes regionais sobre serviços como hospitais e forças policiais, sendo acusado de buscar o enfraquecimento de autoridades oposicionistas eleitas

para ampliar seu poder. Proibição da pesca Chávez aprovou ainda uma ver-

ba de mais de 70 milhões de bo-lívares fortes (R$ 75 milhões) para a nova fase de seu projeto da Lei

de Descentralização: o Plano Na-cional de Eliminação da Pesca de Arraste, que consiste, entre outras medidas, a reconversão, expro-priação de embarcações utiliza-das para a atividade.

"Acabou a pesca destruidora na Ve-nezuela, a pesca de arraste, que destruiu quilômetros de fundo marinho, com os bar-cos de arrastão", dis-se Chávez, em anún-cio feito durante seu programa de rádio A pesca de arraste é re-alizada com redes em forma de saco que são puxadas a uma velocidade que per-mite que os peixes, crustáceos ou outro tipo de pescado se-jam pegos.

O presidente vene-zuelano disse ainda que serão expropria-dos os barcos que não quiserem abando-nar a prática, afirma o jornal venezuelano "El Universal". Segundo o ministro de Agricultu-ra e Terras, Elias Jaua, citado pelo jornal, 30 barcos serão expro-priados.

O ministro afirmou que a verba destina-da ao programa será utilizada em forma de créditos de 500 mil bolívares fortes (R$ 535 mil) para cada embarcação tomada, além de projetos de agricultura, pesca ar-tesanal e mecânica para absorver os pes-cadores que perderão o emprego.

Portos e aeroportos Chávez determinou neste do-

mingo que o Exército e a Marinha tomassem os portos e aeroportos do país, com o objetivo contro-lar as instalações que estão nas mãos de governos estaduais da

oposição. Ele ameaçou de prisão os governadores que tentarem re-sistir à decisão.

De acordo com o jornal venezue-lano "El Universal", Chávez citou o governador do Estado de Carabo-bo, Henrique Salas Feo, como um dos governantes oposicionistas sob risco de prisão, porque teria manifestado a intenção de impe-dir que os portos do Estado pas-sassem para as mãos do governo central.

"Você terá que encontrar uma Marinha de guerra, governador, terá de encontrar um Exército. Não sei o que poderá fazer. Ele disse que vai defender Puerto Cabello, com a polícia de Carabobo. Bem, então vai para a prisão", disse Chávez, referindo-se a Feo.

Chávez argumentou que os por-tos de Carabobo, Zulia e Porlamar, todos sob controle de governa-dores da oposição, estavam nas mãos de "máfias e de traficantes de drogas", que dominam, segun-do ele, as operações portuárias, o que, de acordo com presidente, "vai mudar com a nova lei."

Fortalecimento Em 15 de fevereiro passado,

Chávez obteve uma grande vitória política, com a aprovação em re-ferendo da proposta que permitiu a reeleição ilimitada para alguns cargos públicos, entre eles o de presidente.

Nas eleições regionais de no-vembro passado, a oposição ve-nezuelana conquistou o controle de seis Estados – o triplo do que havia conseguido na eleição ante-rior –, além da Prefeitura Metropo-litana de Caracas. O partido cha-vista, o PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela) perdeu nos três Estados com maior número de eleitores – Zulia (2.141.055), Miranda (1.781.361) e Carabo-bo (1.338.601) –, mas manteve o controle da maioria dos governos regionais. (Folha Online)

Divisão de poder regional na Venezuela, antes e depois das últimas eleições.

Page 11: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

Por:

Daniela Romã[email protected]

Primeiro concurso de fado Amador em Londres

“Silêncio que se vai cantar o fado”

Imortalizadas estão as pala-vras de António Variações quando cantava “Todos nós

temos Amália na voz” e é com esse conhecimento e anseio que se realiza o primeiro concurso de Fado Amador em Londres a de-correr no restaurante “O Fado”, em Knightsbridge.

O estabelecimento, localizado, no centro da capital britânica é responsável pela organização do concurso que termina na próxima quinta-feira, 27, e conta com qua-tro finalistas.

A dolência e amor tão comuns no fado levaram dez fadistas amadores a participar, “alguns já tinham experimentado cantar, outros cantaram em público pela primeira vez”, disse Liliana Costa, sócia-gerente do restaurante e ela própria fadista, ao Braziliannews. A eliminatória “foi uma surpresa”,

pois ”não se esperava tanta vonta-de e talento” referiu a fadista.

Com idades entre os 25 e os 50 anos todos os concorrentes são portugueses, acrescentando Lilia-na Costa que houve inclusive, uma inscrição, por parte de uma finlan-desa, mas que por motivos logísti-cos não foi possível participar “era incomportável para ela”, admitiu.

A idéia de organizar o concurso surgiu da sócia-gerente, natural de Coimbra, que contou ao semaná-rio, “sempre gostei muito de con-cursos de fado” como plataforma “para me “superar”. A experiência em 13 concursos faz acreditar Li-liana Costa que um concurso é “uma boa forma de pessoas que estão longe poderem dar voz à vontade de cantar fado”.

Para o futuro a fadista, não exclui a possibilidade da participação de portugueses de outros países, co-mentando ao Braziliannews que “gostaria imenso que este fosse o primeiro de uma longa história” acreditando ser possível mais tar-de reunir fadista de toda a Euro-pa.

Os concorrentes foram já ava-liados pelos clientes presentes no restaurante e por Liliana, vence-dora de duas Grandes Noites do Fado, e o fadista Paulo Jorge, tam-bém vencedor de uma edição do mesmo evento em Portugal. Para a final contam-se quatro concor-rentes: Joana Mateus, Fernando Miranda e os irmãos Carlos e Jai-me Albino.

Os três finalistas ganham uma semana de curso de Fado minis-trado por Liliana Costa e o grande

vencedor ganha ainda um troféu alusivo ao concurso, £100 ofereci-dos pela agência de viagens Lati-tude 40 e uma oferta da empresa de vinhos portugueses Sograpre. Para a fadista dinamizadora do evento os prêmios “são um incen-tivo” é “mais um prêmio de prestí-gio” e pelo “título” que se adquire.

A palavra fado deriva do latim fa-tum, ou seja, "destino" e terá surgi-do provavelmente na primeira me-tade do século XIX, tendo iniciado a sua conquista pelo mundo em meados do século XIX, tornando-se uma expressão artística muito famosa fora de Portugal. Mais co-nhecidos são os Fado de Lisboa e Coimbra, o primeiro começou por ser cantado nas tabernas e nos pátios dos bairros populares, como Alfama, Castelo, Mouraria, Bairro Alto, Madragoa, para mais tarde se tornar nacional. O Fado de Coimbra muito ligado às tra-dições acadêmicas da respectiva universidade, é exclusivamente cantado por homens e tanto os cantores como os músicos usam o traje acadêmico.

Todas as noites, n’ “O Fado” se pode escutar pela voz de Li-liana Costa e Paulo Jorge fado de Coimbra e Lisboa, havendo tam-bém convidados, normalmente residentes da comunidade portu-guesa que trazem na voz o mis-tério que envolve, e que só assim se deve verdadeiramente escutar o fado. Canção de sentimentos profundos da alma portuguesa, de saudade e tristeza de rancores e amores perdidos, de tragédia…ao chorar de uma guitarra.

Acordo Ortográfico com possível avanço condicionado

Em declarações à agência portuguesa Lusa, Artur An-

selmo, presidente do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Lín-gua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa, apontou a falta de um vocabulário para a entrada em vigor do Acordo Ortográfico.

"Ainda não foi elaborado o vo-cabulário – uma listagem das pa-lavras da Língua Portuguesa – e não pode haver um Acordo sem esse vocabulário, no qual entram as contribuições de Portugal mas também dos outros países de Lín-gua Portuguesa", afirmou Artur An-selmo, alertando que "esse proces-so é demorado".

O Acordo Ortográfico envolve Portugal, o Brasil, os Países Africa-nos de Língua Oficial Portuguesa, Timor, que não foi signatário do acordo em 1990 por não ser então um país independente, e a Galiza, porque o galego é uma variante do Português antigo.

"Neste momento, tanto quanto sei, os brasileiros têm o vocabulário pronto e os galegos também mas não sei o que se passa nos países africanos e em Timor", acrescen-tou o filólogo, segundo quem, em Portugal, "o Governo não tomou posição nenhuma, não encarregou ninguém, nem a Academia das Ci-ências", dessa tarefa.

Afirmando-se preocupado, "por-que sem vocabulário não haverá acordo", Artur Anselmo disse à Lusa que "o Governo tem de tomar

uma posição". O Português é uma "obra-prima"

vítima de "um processo de banali-zação gravíssimo" e a parcela de palavras empregues é "ínfima" face às possibilidades, afirma o filólo-go.

Para Artur Anselmo, o Português está a ser vítima de uma banali-zação que faz com que, cada vez mais, "as pessoas falem todas da mesma maneira", empregando "uma parcela ínfima" dos vocábulos ao seu dispor.

"Nós temos 110 mil palavras di-cionarizadas – e não falo nas locu-ções, que aí iríamos para as 300 mil – e o Português básico está re-duzido a menos de mil palavras, o que é péssimo", declarou, critican-do "esta falta de variedade, esta uniformidade em que caímos".

Na ausência desse instrumen-to, "em rigor, as pessoas não po-deriam aplicar já o Acordo Orto-gráfico", assinalou Artur Anselmo, acrescentando que, todavia, são livres de fazê-lo.

"As línguas vão continuar a evo-luir", sublinhou Artur Anselmo, dan-do como exemplo o Inglês: "Per-cebo que os ingleses não tenham acordo nenhum com a Austrália e que os australianos não tenham acordo nenhum com os Estados Unidos da América. Nós quere-mos consultar um dicionário do Inglês de Inglaterra e consultamos o Oxford mas, se queremos con-sultar o Inglês dos Estados Unidos,

vamos ao Webster". No caso da Língua Portuguesa,

para o Português do Brasil existem dicionários como "o Aurélio ou o Houaiss", enquanto para o Portu-guês de Portugal estão disponíveis obras como o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de António Cândido Figueiredo, originalmente publicado em 1899 e objeto de vá-rias reedições. (Daniela Romão)

Page 12: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

Brown faz mea-culpa sobrecrise bancária no Reino UnidoEm entrevista, premiê admite que devia ter iniciado há dez anos campanha a favor de uma regulação

O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, entoou um mea-

culpa por seu papel na crise bancá-ria que jogou o Reino Unido, assim como outros países, na recessão.

Em declarações ao diário local ‘The Guardian’, o premiê trabalhis-ta admite que devia ter iniciado há dez anos uma campanha a favor de uma regulação mais responsá-vel dos mercados financeiros.

"Assumo plena responsabilida-de nas minhas ações, mas acho que enfrentamos um problema que é de natureza global", afirma Brown.

"Há dez anos, depois da crise asiática, quando outros países pensaram que os problemas de-sapareceriam, talvez devíamos ter sido mais duros", reconhece o che-fe de governo.

Brown diz que a ortodoxia dos úl-timos 40 anos a favor do livre mer-cado chegou a seu fim, mas afirma que isso não significa que se vá voltar ao intervencionismo gover-namental em grande escala.

"O 'laissez-faire' entrou para his-tória. As pessoas situadas na cen-tro-esquerda e os progressistas devem ter a confiança suficiente para declarar obsoleta a ideia de

que os mercados são capazes de resolver tudo sozinhos", explica o político trabalhista.

Brown critica a oposição conser-vadora britânica e diz não compre-ender como esse partido poderá resolver os problemas enfrentados no país insistindo em "cortar o gas-to público e se negando a investir no futuro".

"Acho que no mundo todo, so-bretudo depois da vitória de Bara-ck Obama nos EUA, os cidadãos veem que as forças progressistas são as únicas que têm respostas para os desafios que enfrentamos", afirma. (Efe)

Escocês propõe taxação a chocolate para combater obesidade

Um médico escocês pro-pôs a imposição de taxas

à venda de chocolate, da mesma maneira que é feito com o álcool e o tabaco, para combater o au-mento da obesidade e os casos de diabetes no Reino Unido.

David Walker, médico de Lana-rkshire, no sul da Escócia, acre-dita que o chocolate tem uma parcela importante no problema de excesso de peso entre a po-pulação.

Segundo Walker, além das refei-ções normais, muita gente conso-me uma quantidade de chocolate equivalente às calorias diárias ne-

cessárias para uma pessoa.O chocolate foi visto sempre

como "algo especial", mas se tor-nou perigoso para muita gente, disse medico, que é também es-pecialista em nutrição, na sema-na passada.

"A obesidade é um problema que prolifera. Estamos no mesmo caminho que os Estados Unidos", disse Walker à imprensa britânica.

Segundo ele, um pacote de 225 gramas de balas de choco-late contém quase 1.200 calorias, quase a metade das que se re-comenda a um homem consumir por dia. (Efe)

Príncipe Charles, o mais elegante do mundo

O príncipe Charles foi eleito o homem mais elegante do

mundo pela revista americana ‘Es-quire’. O herdeiro do trono britânico foi escolhido por seu estilo clássico – paletós em xadrez, golas altas e sapatos envernizados. A lista com-pleta foi divulgada na edição da semana passada da revista.

Em seguida, aparecem o come-diante britânico Ronnie Corbett, o rapper americano Andre 3000, do OutKast, e o presidente dos Esta-dos Unidos Barack Obama.

A lista dos dez homens mais bem vestidos do mundo traz ain-da o artista plástico britânico David Hockney e o tenista suíço Roger

Federer, de 27 anos, o mais novo a integrar o ranking.

O diretor da ‘Esquire’, Jeremy Langmead, explica o gosto da pu-blicação pelo estilo clássico, em detrimento das novas tendências. "São os homens que se vestem como pessoas maduras os que chamaram a atenção dos juízes, assim como aqueles que conse-guiram desenvolver o próprio esti-lo e que foram capazes de mantê-lo".

A edição também trouxe a lista dos mais mal-vestidos, entre os quais figuram o primeiro-ministro britânico Gordon Brown e o prefei-to de Londres Boris Johnson.

Page 13: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

Gordon Brown é contra aumentodo preço das bebidas alcoólicasO primeiro-ministro bri-

tânico, Gordon Brown, mostrou-se pouco re-

ceptivo à ideia de aumentar o pre-ço das bebidas alcoólicas para combater o alcoolismo, propos-ta pelo director-geral da Saúde, Liam Donaldson.

Questionado durante uma conferência de imprensa, Brown admitiu a necessidade de agir contra o problema do alcoolismo e o comportamento anti-social associado, mas defendeu não ser desejável "que a maioria dos consumidores de álcool respon-sáveis tenham de pagar mais ou sofrer por causa dos excessos de uma pequena minoria".

A sugestão foi feita formalmen-te num relatório que Donaldson

apresentou com medidas para tentar travar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

O director-geral da Saúde de-fendeu que o preço por unida-de de álcool deveria ser de pelo menos 50 pence (55 cêntimos de euro).

Isto implicaria que o preço mí-nimo de uma garrafa de vinho seria, por exemplo, de 4,5 libras (4,9 euros) e o custo de algumas cervejas subiria para o dobro.

A medida destina-se apenas a servir de orientação ao Governo, que não está obrigado a adoptar as sugestões feitas no documen-to hoje apresentado.

Donaldson afirmou existir uma "relação entre preço e consumo de álcool" e que o alcoolismo

"não é apenas um problema de uma minoria que é dependente, mas um problema de todos".

As estatísticas dizem que perto de 40% dos homens e 25% das mulheres bebem acima das do-ses diárias aconselhadas, com-portamento que está também a crescer junto dos jovens.

"Inglaterra bebe demais", cons-tatou o responsável.

O relatório diz que a redução do consumo poderia diminuir a crimi-nalidade, o número de hospitali-zações e o número de faltas ao trabalho, podendo poupar mais de mil milhões de euros.

A ideia de fixar um preço míni-mo para o álcool foi recentemente discutida pelas autoridades esco-cesas. (Lusa)

‘Cook your Business’ realiza quarto evento com sucesso

Paula [email protected]

Por:

Pela quarta vez consecutiva o ‘Cook your Business’ pro-

moveu um encontro de entre em-presas inglesas e latinas focadas no mercado londrino, na última segunda-feira, 9. No total foram 120 empreendedores que parti-

ciparam do evento realizado na sede da Foreign Press Associa-tion. O evento possibilitou o inter-cambio de contatos e informações entre os empreendedores, conso-lidando novas idéias e propostas comerciais.

Um dos apoiadores do evento foi a ‘City of London’ que tem bastan-

te interesse no desenvolvimento e consolidação de negócios latinoa-mericanos na capital britânica. A

fundadora e diretora de Cook Your Business, Bibiana Crocitta, fez uma breve apresentação de aber-

tura sobre sua experiência pessoal “de mais de 20 anos na area de recursos humanos em empresas como a Microsoft, BBVA, Santan-der, Repsol”.

O evento recebu o apoio dos se-guintes patrocinadores Acbba, City of London, Câmara de Comercio Colombiana, Câmara de Comercio Argentina, British Library Business & IP Centre, Aerolíneas Argentinas e do grupo de Comunicacao Ex-pressNews e BrazilianNews.

Page 14: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

nova relação com EUA ajudainvestimento da Petrobras, diz IrãSegundo ministro iraniano, americanos frearam os projetos da empresa brasileira no país durante a era Bush

O governo do Irã espera que um novo comporta-mento do governo ame-

ricano em relação à Teerã facilite os investimentos da Petrobras no país do Oriente Médio. "Esperamos que as novas condições abram novas possibilidades para a Petrobras", afirmou o ministro de Petróleo do Irã, Gholam Nozari, em reuniões em Genebra. Segundo ele, foram os americanos quem frearam os investimentos nos últimos anos da Petrobras em seu país. "Os Estados Unidos não queriam (os projetos da empresa brasileira no Irã)", afirmou.

Teerã, com problemas econômi-cos cada vez mais profundos, bus-ca novos parceiros internacionais para tentar manter seus investimen-tos na exploração de seus recursos naturais. O Irã vem sendo pressiona-do pela Europa e Estados Unidos diante de um temor de que Teerã esteja desenvolvendo um progra-ma nuclear. Sanções foram estabe-lecidas e Washington, durante os anos de George W. Bush, passou a apelar para que governos de vá-rios países a não fechar acordos de petróleo com o Irã. Entre os alvos da Casa Branca está a Petrobras. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a declarar que nenhum país pressionaria o Brasil em seus acor-dos internacionais.

O presidente Barack Obama já indicou que está disposto a dialo-

gar com o Irã. "Já tivemos discus-sões com a Petrobras no passado. Se as condições políticas melho-rarem, esperamos que a empresa possa investir no país", disse o ministro. Ele garantiu que Teerã também está disposto a dialogar com os Estados Unidos. Mas não explicou quais seriam as bases do diálogo.

Para Teerã, a pressão da Casa Branca fez com que as negociações com a Petrobras fossem retardadas, ainda que a empresa alegue que parte dos problemas era a falta real de interesse pelas reservas do país.

Segundo as autoridades irania-nas, existem duas negociações so-bre a mesa com a Petrobras. A pri-meira é a negociação direta com o governo para a exploração de uma reserva no Mar Cáspio. Outro pon-to na agenda bilateral é um bloco no Golfo Pérsico, que já está com a Petrobras mas que ainda não foi explorado.

Mas o ministro de Petróleo do Irã, Gholam Nozari, não perde as espe-ranças. "Queremos muito um acor-do com a Petrobras", afirmou o ira-niano. O governo iraniano explicou ao Estado que sua estratégia é a de estabelecer o maior número de acordos possíveis com empresas estatais de outros países. O plano é de substituir as multinacionais por empresas nacionais. Portanto, um acordo com a Petrobras seria bem recebido. "Queremos ter um papel maior no fornecimento de petróleo no mundo", disse o ministro.

DesabastecimentoCom reservas de 138 bilhões de

barris de petróleo, O Irã é a segunda potência mundial no setor e só per-de para Arábia Saudita. Mas, sem investimentos em refinaria, a produ-ção não é suficiente nem para abas-

tecer o mercado local de gasolina.O próprio governo admite que

precisará de investimentos de US$ 141 bilhões nos próximos dez anos e espera que metade venha de em-presas estrangeiras. O Irã iniciou

até mesmo um programa de priva-tização de algumas áreas do setor, mas com vendas de ações na Bolsa de Teerã.

Para Nozari, o Irã precisa da tec-nologia nuclear como forma de ga-rantir o abastecimento de energia a 17 milhões de pessoas. America-nos e europeus temem que o uso da energia seja transformado para a construção de uma bomba atômi-ca. (AE)

Ministro de Petróleo do Irã, Gholam Nozari: “Queremos muito um acordo com a Petrobras”.

Saída para os EUA é estatizar bancos com problemas, diz mantega

O ministro da Fazenda, Gui-do Mantega, disse que o

governo norte-americano, mesmo contra a vontade, terá de estati-zar ou nacionalizar os bancos que têm graves problemas financeiros. "Eles não têm saída. Tanto que já estão fazendo na marra", afirmou o ministro em entrevista coletiva em Nova York. Mantega chegou nes-ta segunda-feira, 16, aos Estados Unidos, após participar em Londres da reunião preparatória para o en-contro dos líderes do G20 (grupo que reúne representantes de países ricos e dos principais emergentes), em 2 de abril.

Segundo Mantega, os norte-ame-ricanos não se sentem à vontade para falar em estatização ou nacio-nalização de bancos "por razões ideológicas". Nacionalizar, segundo o ministro, traz mais segurança ao contribuinte, pois os recursos gas-tos para sanear a instituição garan-tem que ela não quebre. Comprar só a parte ruim das instituições, disse ele, é complicado. "Se pagar muito pela parte ruim, o contribuinte reclama na justiça. Se pagar pouco, o banco quebra."

O ministro também adiantou al-guns pontos em que já há acordo entre o Brasil e os Estados Unidos e que serão discutidos em um gru-po de trabalho antes da reunião do G20. A ação conjunta foi fechada durante encontro, no sábado (14), em Washington, entre os presiden-tes Luiz Inácio Lula da Silva e Barack Obama. Segundo Mantega, os dois países concordam em apostar em mais política fiscal investimentos do estado e monetária baixando os ju-ros básicos.

Mantega também defende mais regulamentação das instituições fi-nanceiras internacionais, mas disse ter dúvidas sobre a ideia defendida por países como França e Alemanha da criação de um organismo que chamou de a "OMC (Organização Mundial do Comércio) dos bancos". Ele acha uma boa medida, desde que não seja formado como o FMI (Fundo Monetário Internacional), com assimetrias muito grandes no poder de decisão. Estados Unidos e o Reino Unido não aceitam a pro-posta.

Sobre essa regulamentação para fundos de investimentos, Mantega

defende que seja feita "com calma, sem assustar os investidores atu-ais, o que pode trazer ainda mais problemas". Para ele, o prioritário é "tirar a toxidade" e sanear o sistema financeiro, o que traria confiança e ajudaria a resolver o problema da falta de crédito. Segundo o ministro da Fazenda, a crise internacional está "engasgada" porque os ativos tóxicos (empréstimos de difícil rece-bimento pelos bancos) continuam nas instituições.

Outro consenso, disse o ministro, é a necessidade de que os países emergentes, muito afetados pela fuga dos capitais na crise, recebam mais investimentos e empréstimos estrangeiros. Esse desequilíbrio, diz o ministro, gera falta de crédito para exportação e afeta o comércio inter-nacional como um todo. Para ajudar a coordenar o fluxo de capitais, está em estudo o fortalecimento do FMI. Mas é uma questão também, segun-do Mantega, que precisa ser bem pensada.

"O FMI precisa ser reformado. Te-nho dúvidas sobre fazer uma grande captação de recursos para o FMI", disse Mantega. Ele defende que os países possam fazer aplicações vo-luntárias: "Quem tem mais reservas, pode colocar mais dinheiro no FMI".

Segundo ele, só a China tem me-lhores condições que o Brasil para deixar a crise para trás. "Nossa capa-cidade fiscal é maior, pois poupamos antes." disse Mantega. "Os chineses têm dois trilhões de dólares em re-servas internacionais, e os bancos não quebram. Podem ser agressivos na distribuição de crédito, estimular o mercado interno e os investimen-tos. O crescimento do PIB pode até cair, mas é de 12% para 6% ao ano, podendo subir para 8%."

Mantega não quis falar muito so-bre dados específicos sobre o Bra-sil, pois este será o tema de sua pa-lestra nesta segunda-feira (16), em um seminário em Nova York sobre oportunidades de negócios no país. Mas avaliou que o Brasil já dá sinais de que pode sair mais rapidamen-te da crise. O ministro citou a PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) de fevereiro, do IBGE (Instituto Brasi-leiro de Geografia e Estatística). Os números do mês passado ficaram acima daqueles registrados em ja-neiro. (Agência Brasil)

Page 15: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

Encabeçada por nomes como Warren Buffett, Bill Gates e

Michael Bloomberg, a lista é resulta-do de uma pesquisa do jornal britâ-nico ‘The Times’ e revela quem está realizando investimentos de peso em negócios como carros elétricos, energia solar e combustíveis alter-nativos.

Para produzir a lista, o Times pri-meiro selecionou personalidades que já demonstraram seu compro-metimento investindo grandes so-mas no setor verde, e, depois, os colocou em ordem da maior para a menor fortuna.

Se somados os patrimônios des-

sas 100 pessoas, chega-se a quan-tia exorbitante de R$ 905 bilhões. Todo esse dinheiro deixa claro como pode ser importante o engajamento desses investidores nas questões do meio ambiente.

A semelhança entre essa lista dos maiores investidores verdes com a seleção dos homens mais ricos do mundo demonstra que nunca foi tão grande o apelo, e os possíveis lucros, das novas tecnologias em energia limpa e meio ambiente.

Buffett e Gates, por exemplo, vêm revezando o topo da lista da revista Forbes dos mais ricos do planeta há anos, e agora estão gastando uma parte de seu gigantesco capital em apostas nas futuras energias. O

Fidel Castro, comunismo, charutos e salsa são as imagens que normalmente

vêm a cabeça quando se ouve falar em Cuba. Porém o sol forte que dá o tom a paisagem deste país cari-benho é que finalmente irá ganhar a devida atenção como fonte de ener-gia elétrica.

O governo cubano pretende ga-rantir 100% de eletrificação do país nos próximos dez anos usando pai-néis fotovoltaicos, o que levará luz para comunidades rurais que vivem afastadas em regiões montanhosas. Cerca de 100 mil casas que abrigam 700 mil camponeses receberão um kit de energia solar que inclui painel fotovoltaico com fornecimento de energia para cinco ponto de luz, uma televisão e um rádio.

Cuba recebe 5,5 quilowatts hora (kwh) por metro quadrado diários de radiação solar, energia que che-ga ao país de forma igualitária por todo o território e todos os dias. “Em Cuba temos verão o ano todo e re-

cebemos o equivalente a meio litro de combustível por cada metro qua-drado do nosso território”, compara o pesquisador Ruben Ramos, do Centro de Investigación em Energia Solar de Cuba.

Para se ter uma idéia de como a taxa é elevada, no Brasil, país já considerado com grande potencial para a exploração desta fonte, a incidência de energia solar varia de 3,77 a 5,11 kwh por metro quadrado por dia, de acordo com dados do Atlas Fotovoltaico do Brasil.

“O governo se deu conta da im-portância das fontes renováveis por causa de todos os problemas que conhecemos de contaminação, es-gotamento do petróleo e a situação que o mundo irá enfrentar nos pró-ximos anos. Para fazer isso, estão sendo traçadas estratégias para que o país se prepare e garanta a sustentabilidade energética nacio-nal”, explica Ramos.

O programa está em andamento a três anos, porém há cerca de 22 anos o governo cubano já trabalha-va com um programa pioneiro em eletrificação rural a partir de energia solar. “Era um trabalho não tão con-centrado e sem a difusão deste rea-lizado agora”, comenta Ramos.

Segundo o pesquisador, cerca de 7,5 mil sistemas fotovoltaicos foram instalados por todo o país, repre-sentando entre 2,5 e 3 MW de po-tência.

Ao levar a luz até localidades dis-tantes, o país também ajuda a evitar o êxodo rural para a cidade, um pro-blema que, segundo Ramos, “está

acabando com a economia agrícola de Cuba”.

EólicaPensando na descentralização

energética, o país discute também outras fontes renováveis. Um dos 14 grupos nacionais criados com este intuito fez um estudo eólico completo sobre o potencial cubano

para este tipo de energia. Com este trabalho em mãos, Ramos explica que foram montados três parques eólicos para demonstrar a viabi-lidade econômica da tecnologia. “Assim, esperamos garantir que as fontes renováveis tenham um peso específico na questão energética nacional”, afirma.

Por:

Editora do Portal CarbonoBrasilwww.carbonobrasil.com

Paula Scheidt

Cuba planeja eletrificação rural com energia solarDepois de já ter enfrentado apagões com mais de 16 horas devido à precariedade das linhas de transmissão, Cuba pretende finalmente utilizar o potencial solar e colocar em prática um ambicioso plano de eletrificação rural

Os grandes investidores da economia verde

Fabiano Ávila CarbonoBrasil

Por:

Jornal the times compila lista das 100 pessoas que mais investem no desenvolvimento de novas energias e em tecnologias ligadas ao meio ambiente, e aponta que os ricos nunca se interessaram tanto pela causa verde

mega investidor Buffet está interes-sado em áreas como eólica e carros elétricos, enquanto o fundador da Microsoft está bancando pesquisas de combustíveis alternativos, como os produzidos a partir de algas.

No final de fevereiro, Buffett, em uma carta aos acionistas da empre-sa de investimentos Berkshire Ha-thaway, administrada pelo bilionário, reforçou a importância de se buscar novas oportunidades e destacou os investimentos em fornecedoras de energia elétrica. “Eu adoro esses

novos projetos de energia, apesar de necessitarem de muito capital apresentam a possibilidade de um retorno imenso(...) Além disso, é fundamental diversificar o máximo possível as fontes de renda, ainda mais nesse período de crise”, afir-ma o documento.

Page 16: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

Por:

Randes Nunes

Renatinho P e amigos

Robertinha e Ricardo Aninha linda menina

Amigos para sempre.

Wandy moça bonitaSem rodeios vamos direto ao que interessa, porque essa semana foi muito

agitada!Na terça-feira, 10, o decorador

Julio soprou velinhas com amigos na churrascaria Rodízio Preto, em Victoria. Com uma decoração im-pecável, Julio festejou feito criança seus 40 anos. Parabéns, querido Julio!

Quem não é supersticioso saiu de casa na sexta-feira, 13, e se

divertiu muito! Primeiro foi show de Rick e Renner, que visitaram a capital londrina pela primeira vez. A abertura com Wesley Wandir e banda j[a foi de arrepiar. O Coronet Theater, em Elephant and Castle, fi-cou pequeno para tanta gente que queria ver e curtir bem de perto a dupla Rick e Renner, que trouxe toda a paixão da música romântica e sertaneja.

Na Balada Rio, em Vauxhall, não tinha espaço pra tanta gente. O clube que tem três pistas estava bombando com os tunes do DJ GG, que é fera no que faz.

Sábado, 14, o point foi no Espe-tinho Duas Rodas, em Blackwall, com o delicioso churrasco do Max.

No domingo, 15, no pub Duke of Cambridge, em Stockwell, a moça-da do Amigos do Karaokê mostrou que entende do assunto e festeja-ram a noite toda com muita alegria e descontração.

Um forte abraço do fotógrafo Randes Nunes e até semana que vem!

Balada Rio

Espetinho Duas Rodas

Karaoke

David, Leo, Washington e Iris

Fernando e malu

negão e Aninha

Rafael e Fernanda

Amigos do Duke of Cambridge

Jorge e namorada

Lis, Simone e amigas

manuel, Edleusa, Alexandre e Carioca.

Page 17: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

niv

er J

ulio

Ronaldo e Julio

Julio

Julio festeja feito criança

Julio aprecia a melhor picanha de Londres

Wesley Wandir solta a voz no sou de abertura

Rick

Renner

Viviane, compositor niltinho, Adriana e Juliana

Juliana esbanjou charme

Rick e Renner

Page 18: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

Para ‘Economist’, telenovelasexerceram influência positiva no Brasilnovelas costumam apresentar críticas a valores tradicionais da sociedade

Um artigo publicado na edição desta semana da revista britânica ‘The Eco-

nomist’ afirma que as novelas da TV Globo podem ter exercido uma in-fluência positiva nos hábitos e com-portamentos dos brasileiros.

Intitulado Soaps, sex and sociolo-gy ("Novelas, sexo e sociologia", em tradução livre), o artigo cita um es-tudo publicado recentemente pelo Banco Interamericano de Desen-volvimento (BID) que sugere que as telenovelas exerceram influência sobre a fertilidade e o número de divórcios no Brasil nas últimas dé-cadas.

Segundo o estudo, a chegada do sinal da TV Globo em determi-nadas regiões estaria associada a um declínio de 0,6 ponto percentual na possibilidade de uma mulher ter filhos em um determinado ano.

Além disso, de acordo com a pes-quisa, o advento do sinal da Globo também estaria associado a um au-mento de 0,1 a 0,2 ponto percentual na parcela de mulheres entre 15 e

49 anos que se divorciaram.Divórcios e baixos índices de

natalidade, de acordo com outros estudos, estariam ligados a menos

casos de violência doméstica.Baseando-se na pesquisa, a

‘Economist’ afirma que o fato de a Globo mostrar em suas novelas

uma realidade bem diferente da vivida pela maioria dos brasileiros – "com famílias menores e mais ri-cas que a média" –, teria estimulado

modificações nestes dois importan-tes indicadores sociais.

Reforma triburária A revista ainda afirma que as tele-

novelas surgiram durante o regime militar no Brasil e que as vendas de aparelhos de TV foram estimuladas pela ditadura "para construir um senso de nação em um país grande e majoritariamente analfabeto".

Mas, segundo a publicação, mui-tos dos diretores e autores dos pro-gramas eram de esquerda, e enxer-garam nas telenovelas "um meio de atingir as massas".

"As tramas normalmente se incli-nam para uma direção progressista: a Aids é discutida, camisinhas são promovidas e a mobilidade social exemplificada".

Afirmando que a influência das novelas pode ser mais positiva do que dizem seus críticos, a revista ainda brinca:

"Se a Globo pudesse lançar ago-ra uma novela sedutora sobre refor-ma tributária, sua transformação do Brasil estaria completa".

Page 19: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

Estudo do BID relaciona novelas a divórcios no BrasilUm estudo do Banco Inte-

ramericano de Desenvolvi-mento (BID) sugere uma ligação entre as populares novelas da TV Globo e um aumento no número de divórcios no Brasil nas últimas décadas.

Na pesquisa, foi feito um cru-zamento de informações extraí-das de censos nos anos 70, 80 e 90 e dados sobre a expansão do sinal da rede de televisão Globo – cujas novelas chegavam a 98% dos municípios do país na déca-da de 90.

Segundo os autores do estudo, Alberto Chong e Eliana La Ferra-ra, "a parcela de mulheres que se separaram ou se divorciaram au-menta significativamente depois que o sinal da Globo se torna dis-ponível" nas cidades do país.

Além disso, a pesquisa desco-briu que esse efeito é mais forte em municípios menores, onde o sinal é captado por uma parcela mais alta da população local.

InstruçãoOs resultados sugerem que

essas áreas apresentaram um aumento de 0,1 a 0,2 ponto per-centual na porcentagem de mu-lheres de 15 a 49 anos que são divorciadas ou separadas.

"O aumento é pequeno, mas estatisticamente significativo", afirmou Chong.

Os pesquisadores vão além e dizem que o impacto é compa-rável ao de um aumento em seis vezes no nível de instrução de uma mulher. A porcentagem de mulheres divorciadas cresce com a escolaridade.

O enredo das novelas freqüen-temente inclui críticas a valores tradicionais e, desde os anos 60, uma porcentagem significativa das personagens femininas não reflete os papéis tradicionais de comportamento reservados às mulheres na sociedade.

Foram analisadas 115 nove-las transmitidas pela Globo en-tre 1965 e 1999. Nelas, 62% das principais personagens femininas não tinham filhos e 26% eram infi-éis a seus parceiros.

Nas últimas décadas, a taxa de divórcios aumentou muito no Bra-sil, apesar do estigma associado às separações. Isso, segundo os pesquisadores, torna o país um "caso interessante de estudo".

Segundo dados divulgados pela ONU, os divórcios pularam de 3,3 para cada 100 casamen-tos em 1984 para 17,7 em 2002.

"A exposição a estilos de vida

modernos mostrados na TV, a funções desempenhadas por mulheres emancipadas e a uma

crítica aos valores tradicionais mostrou estar associada aos au-mentos nas frações de mulheres

separadas e divorciadas nas áre-as municipais brasileiras", diz a pesquisa. (BBC/Brasil)

Page 20: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

A companhia teatral Stone Crabs traz ao palco a peça ‘After Doroteia’. Dirigida pelo brasileiro Franko Figueiredo, a montagem, uma adaptação do texto de

Nelson Rodrigues, é apresentada como parte do festival ‘First Bites 2009’, no Oval House Theatre.

Com uma serie de novos trabalhos sendo desenvolvidos, o evento dá oportuni-dade aos expectadores de fazer parte do processo criativo.

A apresentação será seguida por uma sessão de perguntas e respostas com os membros do grupo, que são Tereza Araujo, Luke Bennett, Terri-Ann Brumby, Gael Le Cornec, Najlla Kay and Ruth Posner.

Mais informações sobre a companhia podem ser obtidas no website www.stonecrabs.co.uk.

26 a 28 de março - 20 horasOval House Theatre52-54 Kennington, London, SE11 5SWBox Office: 0207 582 7680www.ovalhouse.com

After Doroteia

O coral Nossa Voz, regido pelo maestro Gui Tavares, realiza seu último dia de recrutamento na quarta-feira, 25. Os interessados em participarem do coral

podem se inscrever no website.Não há idade e limitações, mas o coral necessita urgentemente de vozes mas-

culinas. Língua Portuguesa também não é limitador, não há necessidade de saber falar Português, porém, com certeza, quem freqüentar o coral irá aprender algumas palavras ou até letras.

Solte a voz e faca parte deste grupo musical incrível! Mais informações no site oficial do

Nossa Voz (www.nossavoz.org)

Coral “Nossa Voz” recruta

Consuelo Radclyffe

A ceramista brasileira Consuelo Radclyffe expõe seu trabalho

junto ao grupo Humor e o Surreal (Hu-mour and The Surreal). Partindo da base para os trabalhos, que é o humor, eles mostram o modo como cada um deles observa e representa o mundo ao seu redor.

Mais informações no website www.consueloradclyffe.com.

Até dia 29 de marçoDas 10h30 às 17 horasThe Gallery at BevereBevere Lane, Worcester WR3 7RQ

Roberta TiberiPor:

Page 21: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

Crise econômica dita tendência na moda brasileira com clássicos e substituições Nada de passarelas de

Paris ou Milão. Em tem-pos de crise, o que dita

a moda na indústria de vestuário e calçados é o bolso. Para evitar a queda no consumo e o enca-lhe, empresários determinaram a produção de coleções menos re-buscadas e mais comerciais, com peças mais clássicas, para não es-pantar cliente e reduzir custos.

Com a substituição de insumos importados e produções mais sim-ples, fabricantes têm conseguido baixar custos em 15%, em média. E, dizem, conseguido evitar queda nas vendas – ninguém reconhece que isso tenha acontecido. "Quan-do há fartura, exageramos porque alguém paga. Agora, não. É pre-ciso ser criativo", diz Denise Areal, diretora da Duloren.

A mudança de material é um dos principais artifícios. Na grife femini-na Corpo & Alma, com 16 lojas no país, os tecidos da coleção passa-da deram espaço para a malha, de custo menor. Nada de aviamentos em excesso. As estampas é que vão dar o tom. "Não chamo este período de crise. Chamo de novos tempos. O consumidor do futuro será mais racional", diz Isac Saa-

dia, dono da grife. A grife masculina Toulon, com 44

lojas no país, trocou bordados por estampas pintadas nas camisas e aposentou os pespontos grossos, sucesso no ano passado. "A ordem é evitar alta no preço para não as-sustar o cliente", diz Kaíque Freitas, profissional de compras da Toulon. A crise manteve o jeans escuro na moda: as calças passam agora por menos lavagens.

Baratear produtos implica torná-los menos "espetáculo" e mais "pra-ticidade". A calçadista Arezzo criou sapatos menos conceituais e mais clássicos. "Entre ter um sapato lin-do, quase exclusivo no armário, e outro fácil de combinar, a consumi-dora, na crise, vai optar pelo que vai usar mais", diz Cláudia Narciso, diretora de criação da Arezzo.

Nos últimos sete anos, a Duloren investiu na imagem de fabricante

de lingerie ousada. Agora, resol-veu apostar menos em "produtos-show". As rendas estão mais sim-ples. Os bordados, reduzidos. "A mulher na crise quer seduzir, mas com racionalidade", diz Areal.

A variação do dólar, que, há qua-tro anos, empurrava empresas a buscar matéria-prima no exterior, agora favorece o movimento con-trário. Na Duloren, as importações, origem de 30% da matéria-prima

usada em 2007, foram extintas. Alguns tecidos estão sendo produ-zidos em uma das fábricas na Bai-xada Fluminense que estavam com capacidade ociosa.

A paulista D'anello, que fabrica alfaiataria e costumes masculinos, também substituiu tecidos estran-geiros por algodão brasileiro no forro das jaquetas. "Uma parte da alta do dólar resolvemos assim. Outra, temos que absorver. Não é hora de repassar custo", diz o em-presário Franco D'anello.

E a crise vai seguir ditando a tendência do inverno. Em vez de couro nas botas, a Arezzo vai de camurça. "É um material de alta qualidade e durabilidade, além de bonito", diz Narciso.

A D'anello vai trazer uma jaqueta em que mesclará couro com reta-lhos de náilon. "Tenho certeza de que nosso cliente, o público AB, vai gostar", afirma D'anello. Quem apostou nas mudanças diz que os clientes as têm aceitado bem. "Ex-plicamos as mudanças aos lojistas e pedimos que eles as repassem aos clientes. É bom para quem vende e para o cliente, que não terá alta de preço", diz D'anello. (Folha Online)

Campanha Arezzo: “Consumidora, na crise, vai optar pelo que vai usar mais”, diz Cláudia Narciso, diretora de criação da marca.

Page 22: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

Acabam ingressos para verMichael Jackson em Londres

Os ingressos para as 50 apresentações de Michael Jackson em

Londres foram todos vendidos. Um lote anterior foi colocado à venda na semana passada e logo se esgotou. Foram vendidos an-tecipadamente 360 mil ingressos. Somente na manhã da sexta-feira, 13, foram comercializados outros 500 mil. Os preços variavam entre 50 libras e 75 libras (US$ 70 a US$

105). Em sites de leilão, a entrada chega a custar centenas de libras.

Os espetáculos estão previstos para começar em julho.

O astro pop de 50 anos disse que a série de shows, intitula-da "This is it", será sua última na capital britânica. Michael apare-ce pouco em público desde sua absolvição em um processo por abuso infantil na Califórnia, em 2005. Atualmente, luta para pa-

gar suas dívidas e teve que de-sistir da posse de Neverland, seu rancho de mil hectares, e de um pequeno parque de diversões na Califórnia.

O cantor disse que serão suas últimas apresentações em Lon-dres, mas especula-se que possa ser o início de uma turnê mundial. Michal já vendeu mais de 750 milhões de discos e venceu 13 Grammys.

Rihanna perde contratos por reconciliação com Chris Brown A Gucci e outras marcas como

Gillette e Cover Girl não pre-tendem renovar o contrato com a cantora Rihanna devido à sua re-conciliação com o namorado Chris Brown, segundo a revista "In Touch Weekly".

Segundo a publicação, o contra-to de Rihanna com a Gucci ainda não foi renovado, e há grandes chances "de não ser renovado". Rihanna ainda não se manifestou sobre a notícia.

Rihanna era o rosto de uma campanha da Gucci voltada para projetos da Unicef (Fundo das Na-ções Unidas para a Infância).

A cantora de 21 anos reatou recentemente seu namoro com Brown, 19, que supostamente a teria agredido no dia 8 de fevereiro após uma discussão.

No dia 5 de março, o cantor foi indiciado pela polícia por dois cri-mes: agressão e ameaça de morte contra Rihanna.

Pesquisa Após o incidente violento, uma

companhia de cosméticos ameri-cana resolveu fazer uma pesqui-sa de mercado para descobrir se Rihanna ainda é considerada uma garota-propaganda "apropriada"

para marcas de produtos de be-leza.

Segundo o site TMZ, a Revlon contratou uma empresa para co-mandar a pesquisa, que mostrará Rihanna em um comercial da con-corrente Covergirl.

Após a exibição da propaganda, o estudo perguntará aos entrevis-tados "se sabem quem ela é, se

ouviram falar dela recentemente, qual a opinião sobre ela e se a consideram uma 'representante adequada' para o produto", infor-mou o site.

Com a pesquisa, a Revlon pre-tende descobrir qual a opinião pública sobre a cantora caribenha depois do seu envolvimento no caso de agressão.

Rihanna pode renovar contratos publicitários após se envolver em caso de agressão.

ww

w.a

olcd

n.co

m

tribunal de Londres proíbe de fotografar a cantora Lilly Allen

Um tribunal de Londres proi-biu os paparazzi de per-

seguirem a cantora Lily Allen. De acordo com informações do site Hollyscoop na quinta-feira, 12, Al-len foi fotografada jogando uma garrafa de água contra alguns fo-tógrafos que a seguiam.

Após o ocorrido, a cantora acio-nou seu advogado, Mark Thom-son, a fim de tomar medidas le-gais contra os fotógrafos.

Em um comunicado, Thomson afirmou que "nos últimos meses,

minha cliente [Lily Allen] vem so-frendo constante assédio por par-te dos paparazzi. Como resulta-do isso e de vários incidentes de assédio que aconteceram ontem [quinta-feira, dia 12]. minha clien-te agora foi forçada a tomar ação legal".

Já na sexta-feira, 13, um tribunal britânico proibiu duas agências de fotografia de incomodarem a cantora. A cantora já foi detida em junho de 2007 por bater em um fotógrafo.

Page 23: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

OnG Video manifesto trabalhacom jovens em favelas brasileirasKenya Gonçalves

[email protected]:

mais um importante projeto social nascido em Londres, a Video manifesto busca voluntários e colaboradores para atuar nas comunidades pobres brasileiras

O número de organiza-ções criadas em Lon-dres para ajudar bra-

sileiros que vivem na cidade ou mesmo no Brasil vem aumentando cada vez mais. A ‘Video Manifesto’ passou a fazer parte deste quadro em setembro de 2008, quando a jornalista Juliane Bitencourt deci-diu colocar em prática um projeto que já existia no papel há mais de um ano.

A intenção é desenvolver traba-lhos audiovisuais com crianças e jovens de comunidades pobres do Rio de Janeiro, proporcionando a eles não só a oportunidade de aprenderem a dar voz e expressão as suas vivências, como também a chance de obterem uma forma-ção profissional.

Juliane conta com a parceria de Giseli Haughan, produtora de pro-jetos sociais, desde que a ‘Video Manifestou’ saiu do papel, e tam-bém com alguns voluntários fixos em Londres e no Brasil, além do im-portante apoio da Central Única das Favelas (CUFA) – patrocinadora de projetos semelhantes e que tiveram muito sucesso na comunidade Ci-dade de Deus, por onde já passa-ram mais de 250 criancas e jovens.

O sucesso do filme ‘Cidade de Deus’ foi tanto que acabou atrain-do vários outros cursos para a comunidade. Segundo Juliane, já existem pelo menos três de or-ganizações diferentes apenas na

favela Cidade de Deus. Diante dis-so, a ‘Video Manifesto’ pretende expandir esse sucesso para outras comunidades que ainda não foram contempladas, como o Complexo do Alemão, bairro da zona norte

do Rio, formado por mais de doze favelas. “Na favela do Complexo do Alemão não tem nenhum curso sendo oferecido para a comuni-dade e é uma comunidade muito grande, então o nosso projeto é

totalmente novo. O nosso desafio é conseguir envolver esses jovens dentro do trabalho audiovisual para que com isso eles não se envolvam no mundo do crime ou saiam dele. Já temos 60 jovens inscritos esperando o curso co-meçar”, revela.

Como toda ONG, para conseguir atuar de forma consistente e efeti-va, a organização precisa da cola-boração de voluntários e também de doações. A ajuda de comer-ciantes é mais do que bem vinda e Juliane atenta para o fato de que o governo de Londres incentiva as doações através de descontos no pagamento de impostos. “Se um comerciante faz uma doação, ele na verdade não perde dinheiro porque (o valor doado) equivale-ria ao desconto que o governo dá. Porém a maioria dos comerciantes não sabem disso”, explica.

AjudaA Video Manifesto está em

busca de apoio e patrocínio para o evento Futebol Benefi-cente, marcado para o dia 10 de maio. Saiba como ajudar ou participar no website www.vide-omanifesto.org.

Vizinhos reclamam de mau cheiro de banheiro de Bob Dylan"'O senhor direitos civis' está matando nossos direitos civis", dizem donos de propriedades ao lado do cantor

Os vizinhos de Bob Dylan dizem sofrer com o mau

cheiro que sai de um banheiro da mansão do cantor em Mali-bu, algo aparentemente ignorado pelo artista e que os obrigou até a abandonar seus quartos, informou na segunda-feira, 16, a imprensa local.

Pessoas com propriedades pró-ximas à de Dylan nessa área nobre do sul da Califórnia asseguraram que começaram a sentir o fedor há mais de seis meses, mas o cantor até o momento ignorou suas quei-

xas, afirmou o jornal Los Angeles Times. "É um escândalo, 'o senhor direitos civis' está matando nossos direitos civis", ironizou David Em-minger, cuja casa fica ao lado da de Dylan.

Aparentemente, o cheiro vem de um banheiro portátil externo que Dylan instalou na propriedade e que foi usado pelos operários que trabalham em seu sítio, na área de Point Dume. "(O fedor) começou em setembro. Fui à parte da frente do meu jardim e senti náuseas. No começo, não sabia de onde vinha

o cheiro", explicou Cindy Emmin-ger, de 42 anos, que alega ter fi-cado doente devido às condições do ar, e que o mesmo ocorreu com seu filho de 8 anos.

Os vizinhos reclamam que o fedor se espalha com a brisa do mar, e que nas noites quentes fo-ram obrigados a deixar seus quar-tos porque o ar os tornava insu-

portável. Em janeiro, um inspetor explicou que um agente municipal foi tirado do local pelos seguran-ças de Dylan quando foi investigar o que acontecia. (Efe)

Page 24: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

informática e tecnologia

São Paulo recebe mestres do Photoshop

O principal evento sobre Photoshop no Brasil ocorre entre os dias 23

e 25 de março, na cidade de São Paulo. A “magia” do Photoshop CS4, trará ao evento, um repertório de tutoriais e atrações voltadas a um público formado por designers, tratadores de imagens, editores de arte, profissionais de pré-impres-são, videomakers e fotógrafos.

O evento terá como palestran-te na abertura, o cross-media da Adobe Systems, Rufus Deuchler. Evangelista da Creative Suíte, Deu-chler falará sobre as principais fer-ramentas do Photoshop CS4, além das funcionalidades do Lightroom, produto voltado a profissionais de

fotografia. No total, são 52 tutoriais com

temas específicos e divididos em três auditórios. As demonstrações incluem trabalhos com objetos tri-dimensionais, integração com apli-cativos de vídeo, novos recursos para tratamento de cores e seleção e as novas Smart Masks, entre ou-tras novidades.

O Photoshop Conference tam-bém terá apresentações chama-das “Estúdio ao Vivo” – serão cinco apresentações no total. Nelas, pro-fissionais renomados de fotografia montarão estúdios fotográficos no palco e mostrarão, ao vivo, técni-cas de iluminação para diversos tipos de fotos utilizando o ambien-te Photoshop para os ajustes finais nas imagens.

Edneia Rodrigues MirandaGrupo ERM Solutionwww.ermsolution.com.br

Por:

Finlandês perde dedo e coloca uma prótese de pen drive

Um finlandês que perdeu par-te do dedo anular em um

acidente de moto decidiu fazer o implante de um pen drive disfarça-do de prótese no local.

O programador de softwares Jer-ry Jalava contou em seu blog que tudo começou quando se chocou com um animal em uma estrada. Após a batida, o homem deslizou no chão por quase 60 metros, e sua

mão esquerda ficou sob a moto. "Quando a moto parou, me le-

vantei. Tirei capacete e luvas. Co-mecei a falar palavrões e, quando tentei tirar um cigarro do bolso, per-cebi que estava sem uma parte do dedo", disse no seu diário virtual.

Jerry foi levado a um hospital de Helsinque, onde passou por cirur-gia na mão. No entanto, os médi-cos não conseguiram salvar seu

dedo anular esquerdo. "A história poderia ter um final

muito pior. Acho que sobrevivi com o mínimo de ferimentos graças aos equipamentos de segurança", dis-se.

Recuperado, o programador vol-tou ao hospital e pediu que fabri-cassem uma prótese de borracha para seu dedo.

Foi de um médico a ideia de im-plantar um pen drive na prótese – proposta aceita imediatamente por Jerry.

A história só foi conhecida re-centemente, quando o finlandês postou um comentário em um site dedicado a design e tecnologia. O site havia publicado uma fotomon-tagem que mostrava um dedo que tinha uma entrada USB na extremi-dade. A imagem pretendia ilustrar a integração entre o homem e a tecnologia.

Jerry, então, mandou uma men-sagem, acompanhada por algu-mas fotografias. "Na realidade, já tenho um "dedo-USB'", disse.

Em poucas horas, o finlandês re-cebeu uma grande quantidade de e-mails e acabou usando seu blog para explicar como funcionava a prótese.

"Trata-se de um implante des-montável, com um pen drive de 2 GB. Quando tenho que usá-lo, simplesmente deixo meu dedo no computador", disse. (Edneia Rodri-gues Miranda)

A moda do IpodJá tem gente que não vê à hora de botar as mãos no novo iPod Shuffle, principalmente os geeks de plantão

Nas fotos, dois exemplos do que já se transformou

a nova versão do mais badalado reprodutor MP3 do mundo: uUm prendedor de gravatas, para os homens geeks mais chiques. Uma presilha, para as geeks mais char-mosas.

A Apple mostrou recentemente o novo modelo do iPod Shuffle que vem em duas cores, preto e prata, ambos com 4GB.

O fone de ouvido também foi

atualizado para um dos mais ca-ros da linha da Apple e que vem com a função VoiceOver que fala para você qual música está sendo reproduzida, assim como pode-se dizer o nome da música para que a mesma toque (disponível em diversas línguas, inclusive portu-guês).

O novo iPod Shuffle está sendo vendido por 79 dólares – cerca de 180 reais. (Edneia Rodrigues Mi-randa)

mesa touch screen sensível à pressão

Protótipo mostra evolução das mesas e traz algumas

possíveis aplicaçõesJá imaginou uma mesa sensí-

vel ao toque que também é sen-sível à pressão dos seus dedos? Quanto mais forte se aperta, mais alto é o som, ou quanto mais se aperta mais notícias dos seus fe-eds aparecem na tela? É possível até mesmo fazer modelagens 3D com o protótipo, apresentado re-centemente. (Edneia Rodrigues Miranda)

Page 25: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

SUS terá tratamento integral de câncer Uma nova portaria do Mi-

nistério da Saúde, publi-cada na sexta-feira, 13,

no "Diário Oficial da União", deter-mina que todo hospital habilitado pelo SUS para atender pacientes com câncer ofereça um tratamento integral.

Ainda é comum no país o doente ser operado de um tumor em um hospital, fazer a quimioterapia ou a radioterapia em um segundo e, se precisar de um novo cuidado (uma cirurgia plástica reconstrutora, por exemplo), ter que procurar um ter-ceiro serviço.

"É o paciente-ioiô. Vai para um serviço, não tem vaga, vai para outro, não oferece todo tratamen-to. É uma tristeza", relata Henrique Prata, diretor do Hospital de Cân-cer de Barretos, referência nacional em atendimento do SUS. Mais da metade dos pacientes da institui-ção fez tratamentos incompletos em outros serviços.

"É comum a gente receber pa-ciente que operou de um tumor de cabeça e pescoço, por exemplo,

teve o maxilar retirado na cirurgia e está se alimentando por sonda porque o hospital não fez a cirur-gia plástica reconstrutora", conta Prata.

Com a nova portaria, o Ministé-rio da Saúde pretende mudar essa realidade. Para continuarem habili-tados pelo SUS, os hospitais terão de oferecer atendimento integral ao paciente oncológico. O país conta com 258 instituições com esse per-fil – 11 foram habilitadas pela nova portaria, entre elas o Instituto do Câncer Octavio Frias de Oliveira, em São Paulo.

Segundo Alberto Beltrame, se-cretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, o sistema an-terior, que habilitava serviços isola-

dos (só de químio ou radioterapia, por exemplo) deixava o paciente oncológico sem referência.

"Ele não era paciente de um servi-ço, era de vários e, no final, nenhum era responsável por ele. Agora, um único serviço ficará responsável pelo diagnóstico, tratamento e até pelo cuidado paliativo."

Ainda existem pelo menos 17 serviços isolados – de quimiotera-pia ou radioterapia, por exemplo – que não conseguem oferecer uma assistência integral e, por isso, fica-rão com habilitações provisórias.

Beltrame explica que, se o hos-pital não tiver condições de ofere-cer o atendimento integral em um mesmo espaço físico, o tratamento poderá ocorrer em outro local con-

veniado, mas a instituição continu-ará responsável pelo paciente. "A gente espera que isso diminua o tempo de espera para o tratamento e que melhore o prognóstico", diz ele.

Na avaliação da oncologista Nise Yamagushi, a integração dos serviços oncológicos é uma 'ótima notícia' e terá impacto positivo nas chances de cura do paciente do SUS.

Ela afirma, no entanto, ser preci-so a criação de uma central regu-ladora de vagas oncológicas --o Ministério da Saúde diz que está estruturando esse serviço--, um treinamento permanente das equi-pes médicas e um maior número de vagas para a radioterapia.

Há um ano, a Folha revelou que 54 mil pessoas aguardavam na fila da radioterapia, um dos principais gargalos do atendimento oncoló-gico no SUS. Para oncologistas, o quadro não mudou. No Hospital de Câncer de Barretos, por exemplo, há uma fila de espera de 1.200 pes-soas. A demora para o tratamento chega a 120 dias.

Segundo o Ministério da Saúde, no último ano, foram incorporados dois novos serviços de radioterapia no SUS, totalizando 137. Até 2012, serão 147 serviços.

"A implantação de um novo servi-ço de radioterapia demanda tempo e logística complexa, não se po-dendo avaliar o seu impacto den-tro do mesmo ano. Pela duração média dos tratamentos, é baixa a acumulação de doentes de radio-terapia de um ano para outro", diz o ministério, em nota. (Folha de S.Paulo)

Centro cirúrgico com aparelhos de videoconferência do Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira.

Primeiro transplante após seleção genética salva menino doenteBebê foi selecionado para que um transplante do sangue de seu cordão umbilical pudesse salvar seu irmão

Médicos espanhóis fizeram o primeiro transplante de

sangue de cordão umbilical de um doador nascido após seleção ge-nética com este fim. Com o trans-plante, o bebê Javier salvou seu irmão Andrés, de 7 anos, que con-seguiu superar a anemia congênita da qual sofria, até então considera-da incurável.

Javier, que nasceu em outubro do ano passado, foi tratado gene-ticamente na Espanha para curar Andrés, explicaram os médicos. Com o transplante de Javier – o "bebê remédio" como foi apelidado na Espanha –, Andrés conseguiu superar a talassemia beta maior (anemia severa hereditária), que o obrigava a receber seguidas trans-fusões de sangue.

Isso aconteceu graças ao diag-nóstico genético pré-implanta-cional, uma técnica que permite

analisar embriões fecundados in vitro para eliminar os que contêm alterações genéticas que transmi-tem doenças e implantar no útero apenas aqueles que não contêm essas patologias congênitas.

Este método só pode ser utiliza-do na Espanha quando se confir-ma que se trata do último recurso e única via possível para salvar a vida de um irmão doente. O avanço mé-dico permite ter "certeza razoável" de que Andrés já está "curado para toda a vida", segundo os médicos.

O processo começou em janei-ro, quando Andrés foi submetido a uma intensa quimioterapia duran-te uma semana para esvaziar sua medula óssea do tecido afetado pela anemia de que sofria. Após se comprovar que não restavam ele-mentos patogênicos (que podem provocar uma doença), em 23 de janeiro, o sangue do cordão umbili-cal de Javier foi transplantado para Andrés por um processo conven-cional.

Durante três semanas, o menino ficou internado em uma unidade de ambiente protegido para evitar qualquer contágio, sob observa-ção para garantir que ele não re-jeitaria o material transplantado e gerava seu novo sangue, já livre da doença.

Ele recebeu alta em 18 de feve-reiro e, após alguns meses de me-dicação, será um menino saudá-vel, que não precisará mais passar pelas centenas de transfusões de sangue às quais estava condena-do antes do transplante. (Efe)

Andrés e o pequeno ‘bebê remédio’ Javier com seus pais.

Efe

Page 26: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

Endereços Úteis:Consulado do Brasil em Londres:3 Vere StreetW1G 0DHTel: 020 7659 1550Fax: 020 7659 1554E-mail: [email protected]

Embaixada do Brasil em Londres:32 Green StreetW1K 7ATTel: 020 7399-9000Fax: 020 7399-9100E-mail: [email protected] www.brazil.org.uk

Banco do Brasil em Londres: 34 King StreetEC2Tel: 0800 35 888 10Envio de dinheiro para o Brasil de for-ma fácil e segura. O banco não cobra comissão na troca de dólares, reais e euros.

Home Office (para serviço de imigra-ção): Immigration & Nationality Directorate Lunar House - 40, Wellesley Road Croydon CR9 2BYTel: 0870 606 7766

Imigração - Immigration Advisory Service (IAS): County House, 2nd floor190 Great Dover StreetSE1 4YBTel: 020 7967 1200ou 020 7378 9191www.iasuk.orgOrientação jurídica gratuita por tele-fone, em inglês, pela manhã. Além de orientação e pedido de visto, a IAS pode oferecer representação jurídica.

Emergências: 999Para contactar a polícia, corpo de bombeiros ou pronto-socorro. O número pode ser usado de qualquer

telefone e é gratuito.Embratel: 0800 890 055 Ligações a cobrar para o Brasil. Digi-tando-se 1, a ligação é completada automaticamente. Para ligar para o Brasil pagando em Londres, disque 00 55 seguido do código de DDD da cidade.

NHS:O NHS é o sistema de saúde britâni-co. No website é possível encontrar informações sobre postos de saúde, hospitais e últimas notícias. www.nhs.uk

Citizens Advice Bureau (CAB):Organização não-governamental que oferece aconselhamento gra-tuito, confidencial, imparcial e inde-pendente sobre diversos assuntos, inclusive imigração. A instituição se baseia no trabalho de voluntários e tem dezenas de escritórios em Lon-dres e em todo o Reino Unido.

www.citizensadvice.org.ukA-Z:Pela internet, fica fácil buscar ende-reços em Londres. É possível aces-sar o site através do código postal ou pela rua. www.streetmap.co.uk

Post Office:Não sabe o postcode da sua rua? Quer saber o endereço do seu amigo? O site do Post Office pos-sui um ótimo sistema de procura em todo Reino Unido. www.postoffice.co.uk

TFL:Pelo site é possível encontrar toda informação necessária sobre o transporte urbano em Londres, mapas, horários e, inclusive, um sistema para planejar a melhor rota para chegar a qualquer des-tino. www.tfl.gov.uk/tfl

Como manter sua empresafuncionando e dentro da lei Luciana Hindley

ASC AccountantsPor:

No Reino Unido, a aber-tura de uma empresa é relativamente simples

quando comparada com os pro-cedimentos que devem ser toma-do no Brasil, como, por exemplo, a emissão de certidão negativa e alvará de funcionamento. Mais importante do que abrir a sua empresa é manter seu funciona-mento regular perante exigências legais, fiscais e tributárias.

Toda empresa tem um ciclo de funcionamento de 12 meses, de acordo com a data da abertura da mesma, esse período é chamado de ano financeiro – que não deve ser confundido com o ano fiscal, que na Inglaterra termina em abril para pessoa jurídica e física. A submissão dos demonstrativos financeiros são anuais e as licen-ças de funcionamento geralmente valem por um ano.

Durante a existência da empre-sa é comum que o vencimento das licenças e prazos passem despercebidos, principalmen-te no primeiro ano, tome ciência deste fato quando precisar do documento ou quando tiver uma visita dos órgãos controladores como o Receita Federal (HMRC) ou Prefeitura (Council).

Para evitar que este erro acon-teça, preparamos um ‘check-list’ de todos os aspectos que devem ser observados evitando assim futuros inconvenientes para sua empresa:

- Recursos HumanosRevise os termos dos contratos

de trabalho. Você pode ter um empregado que não está sob o contrato, caso haja um desacordo entre as partes será difícil resol-ver. Além disso, uma vez ao ano solicite a confirmação dos dados pessoais, tais como: endereço, telefone, estado civil e um contato no caso de emergência.

- Férias de empregadosRevise o saldo de férias dos

empregados, uma vez ao ano, para evitar surpresas como falta de empregados num período de grande movimento.

- Seguros As apólices de seguro são vá-

lidas por um ano, renove seu se-guro, contando com as mudan-ças que ocorreram na empresa, evitando dessa forma, que a sua apólice esteja obsoleta ou não cubra o valor real do patrimônio ou da transação monetária em questão.

- Local Renovação do aluguel, cálculo

do IPTU, se você fez alguma re-forma durante ao ano, a utilização do local influenciará no valor do IPTU (Business Rate/Council Tax). O Council é responsável pela revi-são anual, podendo haver acrés-cimo ou decréscimo do valor cobrado de acordo com o valor cobrado.

- Licenças de Funcionamen-to

Não são todos os setores que necessitam de licença de funcio-namento. As licenças têm valida-

de de um ano. Caso o vencimento passe e a licença não seja reno-vada, o órgão expedidor poderá revogá-la. Exemplo de segui-mentos que necessitam licença: restaurantes, money transfer, ad-vogados, contadores, salões de beleza, clínicas, açougues.

- Meio-Ambiente Revise seus contratos de co-

leta de lixo, talvez você precise de um serviço diferenciado, de acordo com o volume de lixo ge-rado. Cada prefeitura tem um de-partamento separado que cuida do ‘Envirolmental Health’ que é importante estar ciente deste mo-nitoramento, evitando custo com as penalidades previstas.

- ITContratos de domínio de web-

site são de, geralmente, entre 1 a 3 anos. Se a renovação não for feita a tempo, seu website pode

ser suspenso ou até comprado por um competidor.

- FornecedoresAlgumas empresas oferecerem

desconto se um contrato anual de serviço for feito. Revise sua lista de fornecedores e deter-mine quais poderiam beneficiar sua empresa, mediante contrato oferecendo descontos ou preços mais competitivos.

- Recadastramento AnualO recadastramento anual de-

verá ser feito 12 meses após a abertura e todo ano depois do primeiro ano.

- Retirada dos diretores e acionistas

A retirada deve ser anual, uma vez que a contabilidade estiver sido fechada e houver lucro acu-mulado. Existem outras maneiras de se fazer a retirada, mas esta

deve ser documentada no Com-panies House e Receita Federal.

- Testamento Comercial Válido para a empresa e para

os sócios, evitando que em caso de falecimento, a família do inte-ressado não perca seus direitos dentro da empresa. Vale lembrar que empresas limitadas são enti-dades separadas do diretor – um planejamento tributário é indicado para evitar a ‘double taxation’.

- Leasing, Hire-Purchase , Empréstimos

Revisar o vencimento de cada contrato para evitar excesso de cobrança após o vencimento. Em caso de ‘Hire-Purchase’, ao final do contrato, o contratante tem a opção de pagar um valor peque-no para adquirir o patrimônio ou continuar pagando a prestação.

- Patrocínios Acordos de patrocínios são

anuais, e algumas empresas, impõem um período específico para negociação. Marque na sua agenda para nao perde-la

- Contabilidade e BalanceteSubmetido nove meses após o

encerramento do ano financeiro. Multa de £375 para até um mês de atraso. VAT Returns é trimestral e a multa é de 5% do valor a pagar a cada três meses de atraso. Im-postos empregatícios devem ser feitos todo dia 19 de cada mês, depois do mês corrente.

Page 27: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

PreparoLimpe e lave os morangos,

mantendo alguns com o cabinho para decoração. Bata ¾ deles no liquidificador.

Aqueça o leite numa panela. Numa vasilha bata as gemas com o açúcar até obter um composto liso e espumoso. Junte-o ao leite quente e misture delicadamente até virar um creme homogêneo. Adicione ao creme a gelatina. Misture até que esteja completa-

mente dissolvida. Deixe o creme esfriar e acres-

cente o purê de morangos e o creme firmemente batido e mis-ture delicadamente de baixo para cima.

Coloque o composto numa for-ma redonda de 23 cm e leve a geladeira por aproximadamente duas horas. Fatie os morangos reservados. Desenforme o Bava-roise sobre um prato, decorando com os morangos e a hortelã.

O risoto foi criado ao aca-so, pois é um prato tí-pico italiano e a história

conta que ele “nasceu” em uma festa de casamento no ano de 1574. O risoto com arroz branco ou “Risotto alla milanese” foi in-ventado pela mãe do mestre Va-lério di Fiandra, responsável pelos vitrais da catedral de Milão.

O artista era muito sábio no do-sar e mesclar as cores em suas obras de arte e conhecido tam-bém por apreciar a boa comida e bebida de sua terra. Fiandra ia seguido a uma taberna local onde podia apreciar um bom vinho. Sem imaginar, sempre que mestre Fian-

dra estava em meio aos vinhos e às delícias da cozinha italiana, sua filha observava escondida tudo o que acontecia naquele "local proi-bido".

Com o tempo, a jovem acabou se apaixonando pelo filho do pro-prietário da taberna, e em setem-bro de 1574, os dois se casaram. Durante os preparativos da festa de casamento, Fiandra deixou cair um pedaço de açafrão dentro do risoto. A lenda conta que a atitude de Fiandra foi uma demonstração de ciúmes pela filha. O resultado dessa mistura acidental foi conhe-cido no final da noite quando os convidados começaram a procu-rar o cozinheiro da saborosa in-venção. Nascia o ‘Risoto Branco’ ou ‘Risoto alla Milanese’ (Risoto a milanesa), o mais tradicional de todos os risotos.

Risoto de abóboraPor:

[email protected]

Betina Oliveira

Ingredientes2 colheres de sopa de azeite de oliva4 tiras de bacon, os pedaços que tem mais carne que gordu-ra1 cebola pequena descascada e picadinha500 gr. de abóbora descascada

e picada em pedaços de médio para pequeno1 dente de alho picado¾ colher de chá de tomilho350 gr. de arroz arbóreo (ou ou-tro arroz de risoto)500 ml de caldo de legumes; 500 ml de vinho branco secoPedaços gelados de manteiga

Modo de preparoPonha o caldo de legumes numa

panela e leve ao ponto de fervura. Baixo o fogo.

Esquente o azeite de oliva numa panela antiaderente. Frite o bacon por uns 2 minutos. Acrescente a ce-bola e continue mexendo por uns 3 minutos até que fique macia.

Ponha a abóbora na panela as-sim com o alho e tomilho e mexa por um minuto ou um pouco mais. Depois acrescente o arroz e mis-ture bem com os outros ingredien-tes. Mexa até que o arroz fique translúcido. Acrescente o vinho e mexa ate que a absorva, repita esse procedimento, mas agora

com o caldo de legumes até que o arroz esteja ‘al dente’. Quando estiver quase no ponto ajuste o tempero. Desligue o fogo quando pronto. Deixe descansar um pou-co, jogue os pedaços de manteiga gelada e salpique com a pimenta do reino moída na hora. Só ponha o parmesão quando já na mesa.

Dicas- O vinho é sempre o primeiro

líquido a ser acrescentado, pois será absorvido pelo arroz que precisa de acidez para balançar o conteúdo de amido.

- Uma das fases mais importan-tes de um risoto é sem dúvida a "tostatura", ou seja, deixar a fogo vivo e, a contato direto, o arroz com o calor para selar os grãos

do próprio produto; evitando um risoto com muito amido.

- O ponto certo de qualquer risoto é quando ele atinge a cremosidade ideal. É chamado ‘all'onda’, atingido durante a fina-lização, ao se acrescentar a man-teiga e o queijo parmesão.

- O caldo de legumes tem sem-pre que estar quente (dissolvido em água) – nunca frio.

Bavaroise de morangos Bavaroise é uma receita clássica europeia com base de morangos. Hoje em dia, já se faz com chocolate, coco, pêssego, abacaxi... Enfim, pode-se inovar com o ingrediente favorito! mas a receita que darei hoje é a clássica Bavaroise de morangos, que serve quatro pessoa. muito boa, a Bavaroise é um tipo de sobremesa muito simples e deliciosa que vai gelatina e creme de leite.

Ingredientes 250 ml de leite

300 gr de morangos

200 gr de acucar

4 gemas

2 folhas de gelatina

300 ml de crème de leite fresco

1 ramo de hortela

Dicas- Quando dissolver a gelatina

(em folhas) deixá-la em água fria por três minutos até que amolecer.

- Depois esprema a gelatina com a mão para tirar o exces-so de água e dissolver o creme morno (não muito quente, pois assim ela não agira correta-mente).

Page 28: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

-Estou com dificulda-des para escrever sobre Tupã.

- Por quê? - Porque o tema é fascinante e

há várias versões e teorias sobre o fenômeno. Segundo o escri-tor Câmara Cascudo, a palavra tupã, simplesmente, designava o som do trovão para os indígenas tupis-guaranis.

- Já Osvaldo Orico, pelas infor-mações que obtive, afirma que os indígenas “tinham a noção de um deus superior, cuja voz era ouvida dos céus durante as tem-pestades”. O Deus da Criação e da Luz residia no Sol.

- Fiquei fascinado quando busquei mais dados sobre Tupã. Ouça o que li: “No início de todas as coisas, Tupã criou o infinito cheio de beleza e perfeição. Po-voou de seres luminosos o vasto céu e as alturas celestes, onde está seu reino. Criou então a for-mosa deusa Jaci, a Lua, para ser a Rainha da Noite e trazer suavi-dade e encanto para a vida dos homens. Mais tarde, ele mesmo sucumbe ao seu feitiço e a toma

como esposa. Jaci era irmã de Iara, a deusa dos lagos serenos. Criou ainda o forte deus Guara-ci, deus do Sol, irmão de Jaci, o

qual dá vida a todas as criaturas e preside o dia”.

- Que bonito! Estou certo de que os habitantes de Tupã mal conhe-

cem as lendas e mitos em torno desse ente divino e poderoso.

- Deixe-me ler um pouquinho mais: “Tupã criou também Taina-cam, a deusa das constelações. Igualmente deu vida às Tiriricas, as deusas da raiva, do ódio e da vingança. Colocou nas densas florestas o Caapora, deus vin-gativo, protetor das casas e dos animais. Criou Aruanã, o deus da alegria e protetor dos Carajás, e faz germinar no norte do Brasil as ricas e belas carnaubeiras, chamadas de árvores da vida”.

- Fico imaginando que a Pre-feitura de Tupã deveria dispor de pequenos cartazes ou outdoors junto aos pontos de ônibus, às escolas e praças públicas, rela-tando as lendas relativas à divin-dade Tupi-guarani.

- Isso já ocorre nos carros do metrô de Madri. Eles semeiam cultura aos viajantes que lêem trechos de textos dos principais escritores espanhóis.

- Mas... e Tupã? - A cidade de Tupã, no Interior

paulista, tem mais de 60 mil habi-tantes e está distante 530 quilô-metros da capital, São Paulo. Por

ali passava a antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Tupã surgiu na década de 1930 e é, portanto, uma cidade nova.

- Como é a cidade? - Limpa, pacata, calçadas lar-

gas e bem-tratadas, casas tér-reas com quintais espaçosos... Tem qualidade de vida!

- Pelo que sei, foi um pernam-bucano, Luíz de Souza Leão, o responsável pela escolha do lo-cal onde seria edificada a futura cidade. Consta que a ocupação não foi pacífica e muitos índios caingangues foram massacra-dos com a chegada dos “coloni-zadores”.

- Nessa tensão toda, surgiu a figura da índia Vanuire responsá-vel pelos acordos de paz entre os indígenas e os novos habitan-tes. Em sua homenagem, existe o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuire.

- Vale a pena conhecer Tupã?

- Sem dúvida! A cidade corres-ponde ainda a uma vida interio-rana tranquila e com muita quali-dade. Quanto ao deus Tupã, aí já é outra história...

tupã. terra abençoada Fotos por: Diego Gazola (MTB-SP-44.350), é repórter-fotográfico. Graduado em Comunicação Social pela UMESP-SP, tem se especializado em fotojornalismo de viagens. Em cinco anos, percorreu mais de um mil municípios em todo o Brasil para avaliação dos atrativos e documentação fotográfica dos Guias Turístico-Culturais da editora Empresa das Artes. As fotografias de Brasilzão são de sua [email protected] por: Fábio Brito é escritor. Presidente da Empresa das Artes, editora com de 160 obras publicadas nos seg-mentos de turismo, meio-ambiente e cultura; de guias de viagem a livros de arte. Os textos de Brasilzão são de sua [email protected]

Fazenda Palma, parte da história dos imigrantes.

Busto do fundador da cidade.

Loja da Associação de Varpa, município de Tupã.

Uma longa viagem: da Letônia ao Brasil.

Page 29: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

guia de serviçosentreterimento

(20 março a 20 abril)Áries

Escolha as palavras com cuidado para não provocar discussões, especialmente no trabalho. Convém trazer novidades para o romance. Se está só, poderá conhecer alguém muito interessante.Deixe de lado a desconfiança. Mesmo nem tudo saindo como gostaria, haverá bastante para comemorar.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Marte

(21 abril a 20 maio)

(20 fevereiro a 20 março) Peixes

Para começar a semana com o pé direito, esqueça os aborrecimentos e concentre-se em suas metas. Terá sorte e competência para alcançar seus sonhos hoje. No amor, vença o ciúme.As dúvidas sobre o que quer da vida podem trazer certa angústia. O jeito é procurar formas de espairecer.

Elemento: ArPlaneta Regente: Neturno

(22 novembro a 21 dezembro) Sagitário

O Sol ingressa em seu paraíso astral, trazendo alegria ao seu cotidiano. Vai contar com mais sorte, especial-mente para ganhar dinheiro e conquistar a pessoa que pretende, se estiver só.Não deixe sua felicidade depender de nada nem ninguém a não ser de você. Respeite o seu jeito de ser.

Elemento: ÁguaPlaneta Regente: Sol

Touro

O Sol pode desfavorecer um pouco os seus planos, mas você conseguirá dar a volta por cima se explorar sua capacidade mental. Na paixão, evite alimentar expecta-tivas altas demais.Os astros conspiram a seu favor e tudo tende a deslan-char melhor a partir de agora. Procure se distrair.

Elemento: TerraPlaneta Regente: Neturno

(23 agosto a 22 setembro) Virgem

Os astros vão dar uma mãozinha para os seus planos. Além disso, você terá disposição de sobra para ir atrás de suas metas hoje. No romance, não deixe a sua inse-gurança atrapalhar.Se as coisas chegam naturalmente, fica bem mais fácil se dedicar a elas adequadamente. Curta os amigos.

Elemento: ArPlaneta Regente: Júpiter

(21 maio a 20 junho)Gêmeos

Elemento: ArPlaneta Regente: Saturno

Ficará mais fácil se destacar no trabalho, principalmen-te se mostrar que tem responsabilidade para entregar tudo em dia. No romance, o desejo de se comprometer vai falar mais alto.Os astros indicam sucesso com dinheiro. Pelo seu Ho-róscopo, vai poder parar de se preocupar com isso.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Sol

(23 outubro a 21 novembro) Escorpião

Terá mais vitalidade física com a entrada do Sol em sua Casa da Saúde. Também poderá curtir bons momentos com pessoas que encontra sempre em seu dia-a-dia. No amor, diga o que sente.Brinque mais, porém, leve a sério sua brincadeira: isso atrairá olhares. Use e abuse da sua energia.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Saturno

(21 janeiro a 19 fevereiro)Aquário

Cautela em dobro com empréstimos hoje. O astral vai continuar instável em matéria de dinheiro, por isso, não se arrisque. Na paixão, pessoa com intenções sérias pode se aproximar.Não queira definir muito as coisas, pois nada está muito claro em sua cabeça. Cultive o bom humor.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Marte

(22 dezembro a 20 janeiro) Capricórnio

Sinal verde para você tomar decisões importantes no lar. Ótimas perspectivas para melhorar sua situação econômica. Antigas amizades podem reaparecer. Priva-cidade fará bem ao romance.Um lado seu quer voar para longe, refugiando-se em fu-turos melhores. Mas o presente quer ser notado.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Plutão

(23 setembro a 22 outubro) Libra

Você vai saber lidar muito bem com as responsabilida-des, esbanjará energia no trabalho e saberá se adaptar ao que é novo. Já na vida afetiva, o romance exigirá ajus-tes e concessões.Sua capacidade de cooperação está sendo reforçada pelo astral, mas aconselha a não se descuidar.

Elemento: FogoPlaneta Regente: Plutão

(21 junho a 21 julho)Câncer

Elemento: ÁguaPlaneta Regente: Lua

Trabalhar em equipe trará bons resultados. Aprovei-te para se livrar de tudo que está atrapalhando a sua evolução, seja no trabalho, em casa ou no amor. Poderá conhecer alguém especial.O astral estará mais para o jeito do que para a força, aliás, como tem sido a sua vida ultimamente.

(22 julho a 22 agosto) Leão

Fonte: João Bidu. www.joaobidu.com.br

O Sol dará uma força e tanto para você correr atrás dos seus interesses profissionais. Terá tudo para brilhar. O desejo dará as cartas no romance e você deixará seu par sem fôlego.Pensou em viajar? Pode ser um passeio ou algo ligado ao seu trabalho. Qualquer uma das opções será boa.

Abobrinha

Por:

Marcus Fumagalli

Um casal de contadores chega ao consultório de um terapeuta sexual. O médico pergunta:- O que posso fazer por vocês?O rapaz responde:- Você poderia analisar como a gente faz amor?O médico olha espantado, mas concorda.Quando a ato termina, o médico diz:- Não há nada de errado na maneira como vocês fazem amor.E então, cobra R$ 70,00 pela consulta.Isto se repete por várias semanas! O casal marca ho-rário, faz sexo sem nenhum problema, paga o médico e deixa o consultório. Finalmente o médico resolve per-guntar:O que vocês estão tentando descobrir?E o rapaz respondendo, diz:- Nada. O problema é que ela é casada e eu não posso ir à casa dela. Eu também sou casado e ela não pode ir até minha casa. No Motel Dallas, um quarto custa R$ 140,00. No Forest Hills custa R$120,00. Aqui nós pagamos R$ 70,00, temos acompa-nhamento médico, descolo um atestado para abonar minha falta no serviço, sou reembolsado em R$ 42,00 pela UNIMED e ainda consigo uma restituição do IR de R$ 19,20. Tudo calculado o custo é só de R$ 8,80.

Um abraço, até a próxima edição!!!

Page 30: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

classificados

Page 31: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

classificados

Contrata-se enfermeira profissio-nal (dental nurse) ou pessoa fazen-do o curso de dental nurse para atuar como assistente de dentista e uma recepcionista para clínica dentária. Necessária fluência em português, espanhol e inglês. Full time job. Chamar: 078 7035 4615 (M330/364)

Seja voluntário numa nova cha-rity latino americana. Necessário ser honesto, confiável e morar em Londres, de preferência na área Richmond ou South West London. Contate Anna: [email protected] 079 8995 4714 (M)

Consultoria e assessoria com-pleta para o reconhecimento de cidadania Italiana. Busca de docu-mentos no Brasil e Itália. Acompa-nhamento de práticas de cidada-nia, acompanhamento aos órgãos públicos e residência na Itália. Tel: 078 5386 8501 (R360/363)

Costureira profissional, faço to-dos os tipos de ajustes e reformas; barra original em calca jeans, ajuste em vestidos, camisas, roupa social e moletom. 30 anos de experiência. Kensal Green/Willesden - 075 9971 6753. (R362/365)

Poderosa Hairdresser, formada na Inglaterra. Atendo na área de Canary Warf, somente com hora marcada. Preços promocionais. 079 3145 8873 (M361/364)

Carpet Cleaner - £15 por room. Promoção por tempo limitado. Lim-peza especial, seu carpet fica seco. Carlos e Carmen 078 5089 8161, 075 0145 3718 ou [email protected] (M360/363)

Auxilio junto aos bancos. Car-tões de crédito e empréstimos. Ligue para quem tem anos de ex-periência. Paulo: 078 7883 4607 (M331/366)

Oportunidade, vendo comercio em atividade de INSULFILM, loca-lizado em Essex. Tel 078 5134 6034 (R360/363)

Procuram-se garotas atraen-tes que queriam aprender dança tântrica, para apresentação aos clientes. Remuneração mínima £1.000 por semana. 079 0563 7861 (R364/365)

Precisa-se de garotas bonitas de 18 a 30 anos para trabalhar na Escócia como Escort. Boa possi-bilidade de ganhos. Lisa 077 2886 1432 (M362/366)

Contratam-se garotas bonitas e atraentes de 18 a 30 anos. Possibi-lidades de ganho de £200 a £400/dia. Não é necessária experiência nem falar inglês. Ótimo ambiente de trabalho. Falar com Sara 075 0646 5324 (M 361/364)

Procura-se de garota para tra-balhar em casa de massagem em Hounslow – 075 9459 3039 / 079 4641 3859 Jessica (R360/363)

Procuro garotas de 18 a 30 anos, bonitas e com tempo disponível e vontade de vencer na vida para trabalhar como Escort em ambien-te elegante e discreto em Londres. Não é necessária experiência e nem falar inglês. Ganhos £1000 a £2000 por semana. Interessadas ligar p/ karina após 13:00 079 3331 3931 [email protected] (M359/370)

Precisa- se de garotas atraen-tes de 18 a 30 anos para trabalhar em movimentados flats em East London. Possibilidade de ganhos entre £200 a £400 por dia. Tam-bém precisamos de recepcionista. Podemos providenciar acomoda-ção. Contatar Tracy 079 0756 8565 (M361/364)

Oportunidade de Trabalho para garotas responsáveis de 18 a 25 anos em casa de massagem em Walthamstow, E17. Não é neces-sário falar inglês. Ótimos ganhos. Favor entrar em contato com Paul: 079 7621 4801. (R362/365)

Alugo quarto grande para moças ou casal, completo, £145 por se-mana, contas inclusas. Willesden Green. Washington 078 5384 0063 (R364/365)

Alugo quarto de casal em flat novo, £140 por semana, contas in-clusas. Wandsworth Z2, acesso a trem, metro e ônibus na porta. Bia 079 8823 5337(R362/365).

Quartos e vagas em casa equi-pada com internet, TV Globo e Record. Próximo Kensal Rise, Bus 6 e 52. Cesar 078 5533 7464 (R362/365).

Vagas para casal e solteiros, a partir de £60 por semana, contas inclusas, 29 minutos de Totthe-nham Court Road. Vários ônibus 24 horas.

Karla 07851 1284 41 078 3591 1982 (R361/364).

Alugo quarto ou vaga em Sha-dwell (zona 2), vaga a partir de £50,00 por semana, contas inclu-sas com internet. Nide - 075 9060 6929. (R361/364)

Neasden excelente quarto em casa com poucas pessoas. Inter-net, Sky, telefone e estacionamento free. Single £100 ou Double £120. Cel: 079 6702 4410 inglês / 078 3872 0315 português. (R361/364)

Quartos Zona 2 Elephant and Castle, Bermondsey, etc., duplo £110, vagas £55, internet, telefone, contas incluídas. Marlus 078 2388 1421 (R360/363)

Alugo quartos single ou de casal, zona 1 e 2, em casa totalmente mo-biliada, com secadora, TV e gela-deira nos quartos, internet wireless,

condução na porta, e contas inclu-ídas. Tiago 079 3993 9700 e 077 0459 2466 (M360/363)

Quartos duplos e para casal 110,00/120,00 p/w.Vaga para di-

vidir 45,00 p/w.Elephant,Vauxhall,Bermondsey,Canada Water e Old kent road. Internet, telefone, frigo-bar, contas incluídas. Tel: 075 1901 9329 / 078 2388 1421 (R360/363)

Page 32: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

London United Futsal Clubassume a vice liderança

Depois da conquista do torneio em York na se-mana passada, a equipe

brasileira London United Futsal Club voltou a quadra novamente pela Futsal Super League, campeonato que é vice líder. Com um ponto atrás do líder da equipe FC White Bear, na briga por uma vaga para a FA Futsal Cup, em Sheffield.

Numa rodada dupla, a primei-ra partida foi contra a equipe do LT United. O London United Futsal Club contou com todos os seus atletas: Jodelle Pereira da Silva, An-dre Morra, Bruno Lisboa (capitão),

Sergio Rodrigues "Mariluz", William "Piu-piu", Binho, Ramtin Javadpour, Julinho Ferreira, Renato Silva, Cris Teixeirinha, Carlos Diego Pagliuso, Tato Pato e Bebeto.

A equipe adversária abriu o pla-car, e isso serviu para que o London United Futsal Club acordasse e vi-rasse a partida, logo em seguida, com um gol de Tato "Pato". A adre-nalina foi aumentando e os gols foram saindo. O segundo saiu dos pés do fixo Sergio "Mariluz", depois Bebeto marcou o terceiro, numa jo-gada de bola parada, na qual Tato Pato cobrou o escanteio rápido.

Já no segundo tempo, com a entrada de Binho, a equipe ganhou

mais força e numa jogada individu-al ele mesmo fez o gol de estréia, marcando 4 a 1 no placar. Após algumas alterações e controle do ritmo da partida, o resultado final ficou em 5 a 2.

“Agradeço muito pela a oportuni-dade que venho tendo a cada par-tida, isso eu retribuo com os gols e ajudo a equipe a classificar para FA Futsal Cup, que é uma competição muito importante no calendário do Futsal inglês, onde estão as 16 me-lhores equipes do país”, comentou

Sergio Rodrigues "Mariluz ".A segunda partida foi contra a

equipe do Leituva FC, que tem uma marcação muito forte. As duas equipes vinham de uma partida an-terior. O primeiro tempo terminou sem gols, apenas com bons lan-ces para ambas as equipes. Aos cinco minutos do segundo tempo, Bruno Lisboa recebeu a bola na sa-ída do goleiro e viu Sergio "Mariluz" livre na entrada da area adversaria. Com um drible curto, Mariluz bateu forte no ângulo direito do gol adver-sário, abrindo o placar. No decorrer da partida o London United Futsal Club teve algumas bolas na trave e

belas defesas do goleiro do Leitu-va. Nos segundos finais, o Leituva teve chance de empatar a partida numa jogada de bola parada na entrada da area, mas a bola saiu por cima da barreira. Resultado fi-nal foi 1 a 0 para o London United Futsal Club.

No próximo domingo, 22, a equi-pe brasileira volta a quadra, no Sco-re Sport Centre (100 Oliver Rd, E10 5JY), as partidas começa às 14 ho-ras. Os interessados em participar da equipes e dos jogos por favor entrar em contato via email [email protected] ou pelo telefone 07528561309, com James Rosa.

Paula [email protected]

Por:

Sergio Mariluz saindo da marcação.

Polli

ana

Ros

a

Jogador brasileiro de vôlei é suspenso por doping

O brasileiro Carlos "Axé" Da Silva, jogador do Narbonne da França, foi

condenado neste domingo, 15, a dois anos de suspensão pela Fe-deração Francesa de Voleibol por uso de doping. O resultado positi-vo teve confirmação em um exame realizado depois da partida contra o Beauvais, disputada em 13 de dezembro do ano passado.

Axé, que defende o clube francês há dois anos, já entrou com pedido de apelação contra a decisão. Se-gundo o atleta, tudo não passou de

um "erro de comunicação" de seu médico brasileiro com o clube.

Ele teria prescrito um medica-mento com a substância proibida hidroclorotiazida, usado para con-trolar a pressão sanguínea de Car-los Silva em razão de uma doença coronária hereditária. "O médico deveria ter informado aos dirigen-tes do Narbonne sobre o medica-mento", justificou o jogador.

Caso o recurso do brasileiro não seja aceito, a suspensão pode sig-nificar o fim da carreira do atleta, de 1,95 metro de altura e 36 anos.

Para o técnico do Narbonne, Mi-chel Mandrou, a punição foi muito severa, considerando as razões apresentadas pelo atleta. "Havia uma justificativa terapêutica para o uso do medicamento. Dopar-se não é algo que combine com a maneira de ser desse jogador", disse.

Enquanto espera o resultado da apelação, Axé não poderá defender sua equipe até o final da tempora-da. Um duro golpe para o Narbon-ne, que luta contra o rebaixamento na liga nacional. (Agência Estado)

Page 33: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

esporte

Thalita Pires Por:BATE BOLA

Corinthians – Sem Ronaldo, o Corin-thians não passou de um 0 a 0 contra o Santa André pelo Campeonato Paulista. O resultado manteve o time na segunda colocação. A próxima partida do Timão é o clássico contra o Santos, no próximo domingo.

Palmeiras – Depois de 3 partidas sem vencer – a derrota para o Colo Colona Li-bertadores e empates contra Corinthians e Ituano pelo Paulista, o Palmeiras voltou a vencer. O time derrotou o Barueri por 3 a 0 e continua na liderança isolada do campeonato estadual, com 3 pontos de vantagem sobre o Corinthians e um jogo a menos. O time tem ainda o artilheiro do torneio, Keirrison, com 10 gols.

Portuguesa – A Lusa venceu o São Cae-tano, no ABC, por 1 a 0 e continua na quin-ta colocação no Campeonato Paulista. Na próxima rodada o time enfrenta o Ituano.

Santos – O Santos venceu o Mogi Mi-rim por 3 a 0 e se manteve na quarta colocação do Campeonato Paulista. Na quarta o Peixe volta a campo pela Copa do Brasil, contra o Rio Branco-AC. A par-tida de ida terminou em 2 a 1 para os santistas.

São Paulo – O Tricolor venceu o Ma-rília por 2 a 1 e manteve a terceira co-locação no Paulista, um ponto atrás do Corinthians. Na quarta o time enfrenta o Defensor Sporting pela Libertadores, no Uruguai.

Atlético Mineiro – A vitória contra o Guarani-MG por 1 a 0 foi magra, mas va-leu para chegar mais perto do Cruzeiro, líder o Campeonato Mineiro. Agora só um ponto separa os dois rivais.

Cruzeiro – O clássico contra o Amé-rica-MG terminou em um empate sem gols. Mesmo assim, o Cruzeiro manteve a ponta do Campeonato Mineiro. Pela Li-bertadores, o time pega o Universitário de Sucre na quarta, em casa.

Atlético Paranaense – Mesmo com a derrota para o Cianorte na semana pas-sada, o Atlético se manteve com folga na liderança do Campeonato Paranaense. Se vencer o próximo jogo contra o Paranavaí, o time leva o primeiro turno da disputa.

Coritiba – O Coxa perdeu a oportu-nidade de encostar no líder Atlético no Campeonato Paranaense ao empatar com o Cianorte por 1 a 1. O técnico Ivo

Wortmann balança no cargo.Botafogo – O Botafogo goleou a Ca-

bofriense por 4 a 0 e ganhou fôlego na disputa da Taça Rio. O time está um pon-to atrás de Flamengo e Bangu, líderes do grupo B do campeonato.

Flamengo – Em meio a problemas econômicos que estão atrasando o pa-gamentos de salários, o Flamengo tenta apagar a má impressão deixada no pri-meiro turno do Campeonato Carioca. O time lidera o Grupo B com 7 pontos, mas sabe que tem que vencer o Vasco na pró-xima rodada para ter sucesso.

Fluminense – Depois da volta de Thia-go Neves, o Fluminense anunciou mais uma contratação importante: repatriou o atacante Fred, que estava no Lyon. Na sua estréia, contra o Macaé, o jogador fez 2 gols e ajudou o Flu a vencer por 3 a 1.

Vasco – O Vasco, líder do grupo A do Campeonato Carioca, jogou só para o gasto mas venceu o Boavista por 1 a 0. No próximo domingo o time pega o Fla-mengo.

Grêmio – O tricolor gaúcho venceu o Boyacá da Colômbia por 1 a 0 fora de casa pela Libertadores. O time tem 4 pontos e está em segundo lugar de seu grupo. Pelo Campeonato Gaúcho, o Grê-mio venceu o Sapucaiense por 2 a 0, mas está apenas em quinto lugar da chave 2 do torneio.

Internacional – Campeão do primei-ro turno, o Inter continua impossível no Gaúcho. O time lidera a chave 1 da com-petição com 100% de aproveitamento, 12 gols marcados e nenhum sofrido.

Goiás – A goleada sobre o Santa Hele-na garantiu a classificação do Goiás para as semifinais do Campeonato Goiano. A briga agora é com o líder do grupo Atlé-tico-GO, para decidir quem se classifica em primeiro lugar.

Náutico – Pelo Campeonato Pernam-bucano o Timbu goleou o Ypiranga e garantiu a quarta vitória seguida. O time tem 100% de aproveitamento no 2º tur-no. Na quarta a equipe pega o Moto Club pela Copa do Brasil.

Sport – O Sport tem resultados impres-sionantes em 2009. Até agora a equipe está invicta, tanto no Pernambucano quanto na Libertadores. A última vitória foi contra o Sete de Setembro, por 2 a 0.

Alunos ingleses parti-cipam de mundial de Capoeira no Brasil

Há algumas semanas o gru-po de Capoeira Muzenza

de Londres, participou do 5º Cam-peonato Mundial de Capoeira, que aconteceu no Rio de Janeiro. Fo-ram 1600 atletas de 27 países que competiram por duas semanas. Dos 28 alunos do grupo Muzen-za, cinco conquistaram medalhas, quatro na categoria de aluno e um como professor.

Agora os capoeiristas do Mu-zenza estão se preparando para a competição européia que aocnte-ce em abril, na Espanha. “Os es-trangeiros querem aprimorar a sua Capoeira, falar melhor o Portugues e conhecer cada vez mais nossa cultura”, avalia o professor do Mu-zenza, Edgar Leite.

Mais informações sobre o grupo o telefone de contato é 078 4134 2874, ou pelo email [email protected].

Paula [email protected]

Por:

Page 34: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

guia de serviços

Espaço reservadopara sua publicidade

020 7987 1692

Page 35: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

esporte

Barrichello segue em primeironos testes, agora em JerezBrasileiro da Brawn GP superou a Williams e a Renault de Fernando Alonso no primeiro dia de treinos

Assim como já foi em Bar-celona, o brasileiro Ru-bens Barrichello seguiu

como o mais rápido nos testes co-letivos para a temporada 2009 da Fórmula 1 neste domingo, 15. Em Jerez de la Frontera, também na Espanha, o piloto da Brawn GP fez o melhor tempo, com 1min19s235, ficando à frente do espanhol Fer-nando Alonso, da Renault, e do ale-mão Nico Hulkenberg, da Williams.

Apenas três equipes entraram

na pista neste domingo. A McLa-ren também tinha confirmado sua participação, mas acabou desistin-do. Sem a escuderia, Alonso con-seguiu marcar o segundo tempo, mesmo batendo na barreira de pneus e perdendo boa parte dos treinos. Hulkenberg andou bem, completando 69 voltas, mas não conseguiu se aproximar da marca de Barrichello.

Enquanto em Barcelona dez equipes participaram dos treinos

antes do início da temporada, ape-nas quatro escuderias estão em Jerez. Apesar de não ter entrado na pista neste domingo, é espe-rado que a McLaren realize testes nesta semana.

Testes coletivos de domingo, 15:1.º - Rubens Barrichello (BRA/

Brawn GP), 1min19s2352º. - Fernando Alonso (ESP/Re-

nault), 1min19s895 3º. - Nico Hulkenberg (ALE/Willia-

ms), 1min20s013 Barrichello repete bom treino de Barcelona.

Ballack será capitão da Alemanha na Copa de 2010, diz técnico

Michael Ballack será o capi-tão da Alemanha na Copa

do Mundo de 2010 se a equipe se classificar, mas o meia Torsten Frin-gs ainda tem trabalho a fazer para assegurar sua posição, disse o téc-nico Joachim Loew.

Loew teve um desentendimento público, no ano passado, com Balla-ck e Frings, após os dois criticarem a maneira como jogadores veteranos estavam sendo tratados na equipe.

Ambos jogaram na derrota para a Noruega em amistoso, e Ballack, pelo menos, teve sua presença as-segurada no time.

"Se (Ballack) estiver em forma ele estará lá como capitão em 2010", disse Loew ao jornal Bild.

"Claro que foi um conflito muito sério com o Michael. Mas nós vive-mos no futebol, não em um mundo sagrado. Sempre haverá conflitos".

E acrescentou: "Todos nós come-

temos erros no ano passado. Todos nós".

Loew não deu garantias sobre as chances de Frings estar na equipe na África do Sul.

"Torsten esteve contundido por um bom tempo", disse Loew, que liderou a equipe vice-campeã da Eurocopa 2008.

"Ele deve trabalhar agora para re-cuperar sua antiga forma. Mas nós também temos que ver como o time se desenvolverá, com novos joga-

dores chegando, até mesmo da temporada atual".

A Alemanha, que jogará contra o Liechtenstein no dia 28 de março e contra o País de Gales no dia 1o de abril, pelas eliminatórias da Copa, é líder do grupo 4 com 10 pontos em quatro jogos. A Rússia é a segunda com seis, mas com um jogo a me-nos. (Reuters)

“Se estiver em forma ele estará lá como capitão em 2010”.

muricy garante que disputa no São Paulo ainda está aberta

Embora já tenha escolhido um time titular para o São Paulo,

o técnico Muricy Ramalho reiterou que suas opções ainda podem mudar, dependendo da uma boa ou má sequência de atuações. "Os jogadores sabem que, se amanhã um estiver bem e o outro vacilar, ele joga. Temos muitos jogadores importantes para o time", afirmou o treinador, após a vitória por 2 a 1 sobre o Marília, na noite de domin-go, 15, no Morumbi.

Muricy citou especialmente o atacante Dagoberto, que perdeu lugar no time com a chegada de Washington, e neste domingo en-trou apenas no segundo tempo, substituindo Borges. "No ano pas-

sado ele foi um dos nossos me-lhores jogadores. O Dagoberto é importante demais para o time, e não está jogando nesse momento, mas amanhã pode voltar, porque a qualidade dele é excepcional", elo-giou.

Dagoberto, por sua vez, aos pou-cos está aprendendo a esconder a frustração com a reserva. "Tenho de ter inteligência para conquistar o meu espaço. A equipe está bem e não posso negar isso, portanto eu preciso trabalhar para entrar em campo bem quando for solicitado. O Borges e o Washington estão muito bem, mas quando precisar estarei pronto pra ajudar", prome-teu.

Page 36: BrazilianNew 364

19 a 25 de março de 2009

A seleção portuguesa de fu-tebol regressou em março

ao “top-10” do ranking mundial da Federação Internacional de Futebol (FIFA). Em fevereiro, Por-tugal ocupava o 12º lugar a par com a República Checa. A equi-pe das “Quinas” subiu agora dois

lugares estando com 1.025 pon-tos, ultrapassando a Turquia, que desceu para o 11º posto e a Fran-ça, que ocupa a 12ª posição. Os primeiros lugares da tabela per-manecem inalterados, com a Es-panha a liderar com 1.666 pontos, seguida da Alemanha que conta

1.366 pontos na tabela, Holanda com 1.284. Segue-se Itália, Brasil com 1.260 pontos e Argentina na sexta posição. Na última posição encontra-se Macau, a Região Ad-ministrativa e Especial reduz-se a apenas 10 pontos. (Daniela Ro-mão)

Kaká fala com pessimismosobre a lesão: 'Não sei mais o que fazer'

Kaká levou mais de um mês se recuperando de uma torção no tornozelo

esquerdo e voltou aos gramados neste domingo, 15, contra o Siena, quando entrou no segundo tempo e sentiu o problema novamente. Nesta segunda-feira, o meia será reavaliado pelos médicos após passar por exames, mas o próprio jogador não está muito animado com o futuro. O Milan goleou o Sie-na por 5 a 1.

O vice-presidente do Milan, Adriano Galiani, afirma que o joga-dor foi substituído por uma questão de precaução, mas Kaká é menos otimista.

“Estou realmente preocupado e não sei quando estarei nova-mente apto a jogar. Não sei mais o que fazer. Eu senti a mesma dor

que havia sentido da outra vez. Eu ouvi um barulho e agora estou no mesmo lugar onde estava. Não sei quando isso passará”, desabafou o jogador, depois do jogo, em en-trevista à imprensa italiana.

Outro problema que terá de ser administrado pela comissão técni-ca do Milan é que o goleiro Abbiati está fora da temporada por causa de uma lesão no ligamento do joe-lho esquerdo. (G1)

Kaká sente o problema no jogo contra o Siena, minutos antes de deixar o campo.

Cristiano Ronaldo é eleito o 'chorão' da história do esporte por jornal inglêsmeia-atacante do manchester United superou adversários de respeito como Andre Agassi, Paul Gascoigne, John terry e tiger Woods

O meia-atacante português Cris-tiano Ronaldo foi eleito pelo

jornal inglês "The Sun" o chorão da história do esporte. Para "conquis-tar" mais esse prêmio na carreira, o jogador não poupou lágrimas em ocasiões importantes como a der-rota na decisão da Euro 2004 para a Grécia e depois de perder um pê-nalti na decisão da Copa da Ingla-terra de 2005 contra o Arsenal. Cristiano Ronaldo venceu outras personalidades do esporte mun-dial. Ao seu lado, no segundo lugar mais alto do pódio, ficou o tenista americano Andre Agassi. O ex-jo-gador Paul Gascoigne terminou a eleição na terceira colocação. O diário inglês lembrou ainda de outros nomes famosos, como o

golfista Tiger Woods (9º), o piloto de Fórmula 1 Mika Hakkninen (8º), o também tenista Pete Sampras (10º) e os jogadores John Terry (5º), do Chelsea, e David Beckham (7º), do Milan. Os dez chorões do "The Sun" 1 Cristiano Ronaldo (jogador do Manchester United)2 Andre Agassi (ex-tenista)3 Paul Gascoigne (ex-jogador)4 Matthew Pinsent (remador)5 John Terry (jogador do Chelsea)6 Oliver McCall (ex-pugilista)7 David Beckham (jogador do Mi-lan)8 Mika Hakkinen (ex-piloto de Fór-mula 1)9 Tiger Woods (golfista)10 Pete Sampras (ex-tenista)

Cristiano Ronaldo recebeu mais um prêmio.

Portugal volta ao top-10 da FIFA