Breve histórico de João Maria* - · PDF fileBreve histórico de...

3

Click here to load reader

Transcript of Breve histórico de João Maria* - · PDF fileBreve histórico de...

Page 1: Breve histórico de João Maria* - · PDF fileBreve histórico de João Maria* por Giana Pontalti O homenageado desta noite é João Maria Pinheiro da Rosa, carinhosamente conhecido

Breve histórico de João Maria*por Giana Pontalti

O homenageado desta noite é João Maria Pinheiro da Rosa, carinhosamente conhecidopelos amigos e por toda a nossa comunidade vacariense, de João Maria, o gaiteiro.

Este talentoso músico nasceu em Costa do Rio dos touros, 3º Distrito de Bom Jesus. É filho de Didímo Pinheiro dos Santos e Dorvina Osório da Rosa. Nasceu no dia 08 de abrilde 1937. Completou, neste ano, 80 anos de vida.

Ainda guri, aos 07 anos, ganhou sua primeira gaita, uma de 12 baixos. O pai decidirapresentear o filho depois de vê-lo brincar com uma gaita de papelão. O garoto costumavadobrar o papel em formato de fole e tocava nessa gaita, músicas imaginárias.

A paixão pela música chegou cedo na vida de João Maria, mas não foi herdada. Na famílianão havia nenhum músico. Apenas os tios arriscavam dedilhar alguma coisa. Segundo JoãoMaria, na família ninguém tocava, faziam mesmo só barulho. Exigente o guri. Exigênciaesta, uma marca de sua personalidade que contribuiu para que alcançasse a excelênciamusical.

A primeira gaita funcionava quando os cumprades do pai apareciam no sítio, onde morava.Foi aprendendo aos poucos com os amigos do pai e, também, como autodidata. Suadificuldade visual complicava o acesso de João à teoria musical. Mas se a acuidade visualnão era das melhores, a sua habilidade e sensibilidade são aguçadas.

Depois da primeira gaita de 12 baixos, ganhou outra do pai uma, de 24 baixos. Pegou a de12 e a de 24, as vendeu para comprar uma de 48 e, assim, sucessivamente. O jovem seencantava com os recursos que os instrumentos ofereciam. Aos 18 anos, já carregavaconsigo uma cordeona de 120 baixos.

Na adolescência, João Maria se mudou para o centro de Bom Jesus. E foi no conservatóriode lá que tomou aulas com sua primeira instrutora, Eloí Finger. Já íntimo da gaita, formou ogrupo Tudo Azul. Seu João é torcedor do Grêmio, mas não foi o time que conferiu nome aoconjunto. E sim as camisas dos integrantes, que sempre se apresentavam de azul.

Na juventude, lembra de rasgar a gaita nas reuniões de famílias e nas “surpresas”. Osamigos o convocavam para embalar as serenatas para as jovens moças.

João Maria também montou o conjunto Planalto. Com ele tocava em boates de clubes ebailes sociais. A preferência musical da época era os Beatles e as músicas da jovem guardabrasileira. O músico também animou muitos carnavais, lembra de 12 participações em quea gaita embalou as marchinhas.

Perto dos 30 anos, João Maria mudou-se para Vacaria. Aqui, começou a dar aulas e lançou

Page 2: Breve histórico de João Maria* - · PDF fileBreve histórico de João Maria* por Giana Pontalti O homenageado desta noite é João Maria Pinheiro da Rosa, carinhosamente conhecido

os Mestres do Acordeón. Mais experiente e tecnicamente preparado, formou junto com omaestro Antônio Carlos Cunha uma dupla de sucesso. Cunha tinha um programa na rádioEsmeralda e eles tocavam toda a semana por lá.

Além de tocar, João Maria dava aulas. E foi no ensino que conheceu sua outra grandepaixão: dona Enedina. A moça ouvira falar de um bom professor de gaita e decidiuaprender. Mal sabia ela que se casaria com ele. Enedina morou cinco anos e meio em PortoAlegre. Mesmo à distância, o namoro progrediu. João Maria aproveitava às idas a PortoAlegre, onde se apresentava no programa do Fagundes, para encontra a moça.

E as idas e vindas de Porto Alegre continuam até hoje. João Maria gosta de prestigiarespetáculos musicais na capital. Vai a consertos no Theatro São Pedro sempre que pode. Mas gosta de ir também a Bom Jesus. Toda a semana dá aulas por lá. Nunca perdeu ovínculo com a terra natal.

Muita gente tomou aulas com João Maria. O professor prefere não citar o nome de seusalunos para evitar esquecer de algum ou alguma. Mas vamos aqui mencionar AlessandroKramer, o Bebê do acordeón, que é reconhecido nacional e internacionalmente, EdsonDutra dos Serranos, Rafael De Boni, Frutuoso Araújo, Felipe Teixeira, Uiliam Michelon,entre muitos outros que vivem da música como Sérgio Barretos, Lauvir Siqueira e LucianoMeier. O talento e a sensibilidade de João Maria fizeram de muitos de seus aprendizes,grandes músicos.

Uma das características mais marcantes como professor é a sua paciência. Como elemesmo diz, é preciso muita psicologia para ensinar. João Maria sempre respeita o ritmo deaprendizado de cada aluno e o ritmo musical do qual mais gostam. O professor sempre foium grande incentivador da música, não só da gaúcha. Seu gosto é eclético e perpassadiferentes estilos como tango, jazz, música popular, nativista.

Falando em muitos ritmos, João Maria foi um dos fundadores do conjunto Os Caudilhos,que durou mais de 30 anos e rodou por todo o país, animando bailes. O grupo tocava detudo e por todos os cantos do Brasil. Tocou em Brasília, no Clube do Exército, em BonitoMato Grosso, na festa do peão boiadeiro em Barretos.

A música foi e é parte da vida de João Maria. Ingressou em sua vida na infância, definiu suaprofissão na adolescência, o projetou na juventude e vida adulta e, agora, o define nestafase mais madura. Quando falamos de João Maria, é o João, o gaiteiro, o professor JoãoMaria, o talentoso João Maria. O homem de mãos ágeis, ouvidos afinados, sensibilidadeaguçada para sentir e tocar a gaita como poucos.

E o que toca nessa gaita? De músicas de Astor Piazzola a populares gaúchas. Da nossaterra, admira tecnicamente Os Serranos, Os Monarcas, João Luiz Correa. E também PorcaVeia, por sua originalidade. Gosta de música, seja ela erudita ou popular. Gosta do simples.E é sua simplicidade que encanta os alunos e a todos.

Page 3: Breve histórico de João Maria* - · PDF fileBreve histórico de João Maria* por Giana Pontalti O homenageado desta noite é João Maria Pinheiro da Rosa, carinhosamente conhecido

Aos 80 anos, João conquistou respeito e muitos amigos. Nesta noite, é novamentereconhecido pelo seu trabalho e talento, pelo legislativo.

Humilde, João Maria afirma que tinha muita gente para homenagear antes dele. Já osmúsicos que ajudou a profissionalizar declaram, sem pestanejar, que a homenagem é umadas mais acertadas até hoje. Porque João Maria não apenas toca gaita, ele dá espetáculo.

* elaborado especialmente para apresentar na solenidade