Breve mensagem Diretoria TSBE · Breve mensagem Diretoria TSBE ... como laranja e tangerina. ......

20

Transcript of Breve mensagem Diretoria TSBE · Breve mensagem Diretoria TSBE ... como laranja e tangerina. ......

2

Breve mensagem Diretoria TSBEÉ com muita felicidade e responsabilidade que produzimos esta cartilha. É importante ressaltar que somente com a união de toda a sociedade poderemos cuidar melhor do nosso MEIO AMBIENTE. E se cada um fizer a sua parte, nossa Mãe Terra agradecerá. Boas práticas resultam numa convivência harmoniosa entre todas as pessoas.

As queimadas são processos que podem ser iniciados com ou sem o auxílio da ativida-de humana, elas ocorrem também por razões naturais – como estiagem, temperatura, umidade relativa do ar comprometida, ausência de chuva – ou por motivos econômicos.Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil é o líder entre os países da América Latina em focos de queimadas.Os impactos negativos causados em todo o planeta envolvem mudanças climáticas, aumento do aquecimento global, prejuízos à biodiversidade e à dinâmica dos ecossiste-mas, bem como a vários tipos de agricultura.Os impactos ambientais causados pelas queimadas não se resumem somente à perda material, mas provocam grandes consequências para a vida humana, daqueles que re-sidem próximo a essas áreas. O grau e quantidade de elementos tóxicos presentes nas fumaças, como o carbono e enxofre, afetam o organismo humano no presente momento e futuramente, provocando infecções do sistema respiratório, vermelhidão e alergia na pele, irritação dos olhos e garganta, desordens cardiovasculares, asma, conjuntivite, bronquite, tosse, falta de ar e até transtornos psicológicos.

Vale a pena ler com atenção esta cartilha e qualquer dúvida é só falar com a gente.

No mistério do sem-fim Equilibra-se um planeta

E, no jardim, um canteiro No canteiro, uma violeta E, sobre ela, o dia inteiro A asa de uma borboleta

Cecília Meireles

TSBETransmissora Sul Brasileira de Energia S/A

3

TSBE - Quem somosA Transmissora Sul Brasileira de Energia S.A - TSBE é uma empresa que atua na área de transmissão de energia elétrica. Criada em 19 de dezembro de 2011, como uma socie-dade de propósito específico (SPE), tendo como acionistas a Eletrosul Centrais Elétricas S.A. e Copel Geração e Transmissão.

O nosso objetivo é construir, operar e manter as instalações de transmissão de ener-gia elétrica compostas pela Linha de Transmissão 525 kV Salto Santiago – Ita– Nova Santa Rita C2, a Linha de Transmissão 230 kV Nova Santa Rita – Camaquã 3 – Quinta e a Subestação Camaquã 3 (2x83 MVA, 230/69/13,8 kV), localizadas nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que entraram em operação comercial no ano de 2014.

As linhas de transmissão da TSBE reforçam o sistema de transmissão da Região Sul e promovem maior segurança no abastecimento de energia elétrica da população, otimi-zando adicionalmente a operação do SIN - Sistema Interligado Nacional, aumentando a confiabilidade do elo eletro-energético, proporcionando qualidade de energia as pessoas com responsabilidade socioambiental.

4

Mapa da região abrangida pela linha

5

Você Sabia?Faixa de Servidão

A Faixa de Servidão é a parte do terreno onde são implantadas as torres de transmissão e por onde passam os cabos de energia elétrica.Ela é devidamente identificada e sinalizada, pertence ao proprietário/possuidor da área, mas por questões de segurança tem sua utilização limitada a partir da energização da linha de transmissão. Além disso, a faixa de servidão é calculada para que tenha um tamanho que garanta segurança na operação e manutenção da Linha e também segu-rança aos moradores próximos.

As Linhas de TransmissãoO caminho que a energia elétrica percor-re desde que é produzida nas usinas até chegar a nossas casas é bem grande.Para que ela passe por esse trajeto com segurança, são construídas estrutu-ras chamadas linhas de transmissão. Aquelas que a gente costuma ver prin-cipalmente perto das estradas, quando estamos viajando. Elas são sustentadas por torres de metal ligadas por cabos muito grandes e fortes – e precisam ser seguras para garantir que tenhamos energia em nossas casas, comércio, hospitais, escolas e indústrias.

Aqueles que têm um grande auto-controle, ou que estão totalmente absortos no trabalho, falam pouco. Palavra e ação juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio.

Mahatma Gandhi

6

O que PODE e o que NÃO PODE na faixa de servidão

Algumas atividades são limitadas na faixa de servidão, exatamente para garantir a segu-rança de todos e a segurança no fornecimento de energia. É por isto que os proprietários de terras atravessadas pela faixa de servidão foram indenizados, porque ficaram restri-tos sem algumas atividades, podendo, contudo, desenvolver outras.

O que pode O que não podeTransitar livremente, inclusive com veículos de pequeno e médio porte. Obs: Tratores, máquinas e implementos (plantadeiras, colheitadeiras e arados), SOMENTE po-derão ser usados a uma distância mínima de 3 metros em relação a cada um dos cabos de sustentação das torres de transmissão. Assim, evitam-se colisões e ou-tros tipos de acidentes e danos.

Subir nas torres de transmissão.

Pastagens. Atirar objetos nos sinalizadores.

Cercas de arame e irrigação localizada (ambas devida-mente aterradas);

Danificar cabos enterrados.

Porteiras para passagem. Abastecer veículos.

Plantios convencionais de lavouras (soja, feijão, arroz, milho, mandioca, hortaliças) e frutíferas de pequeno porte (abacaxi, melão e melancia), além de cítricos, como laranja e tangerina.

Construir edificações ou benfeitorias.

A preparação do solo em profundidade de até 40 cm. Instalar bombas e equipamentos ele-tromecânicos.

Depositar ou estocar material.

Plantar árvores de grande porte e fa-zer queimadas.

Instalar motores e bombas d’água, pivô central para irrigação e cercas elétricas.

Passar com aeronave por baixo dos cabos da linha de transmissão.

Estacionar implementos e maquinário agrícola e automotivo.

Soltar pipas.

7

NÃO PODE na faixa de servidão

PODE na faixa de servidão

Aristóteles A natureza não faz nada em vão.

Reflorestamento na faixa de servidão

Pastagem na faixa de servidão Culturas anuais na faixa de servidão

8

ATENÇÃO!!! É Crime Realizar queimadas próximas a instalações do setor elétrico é crime federal previsto no Decreto 2.662, de 8 de julho de 1998, que proíbe atear fogo em uma faixa de 15 metros dos limites de segurança das linhas de transmissão de energia e de 100 metros ao redor das subestações. O calor gerado pelas queimadas, além de provocar curto--circuito, resultando em desligamentos, pode danificar as estruturas metálicas e os ca-bos condutores, causando interrupções no fornecimento de energia e elevado custo de recomposição.

DICAS IMPORTANTES PARA PREVINIR AS QUEIMADAS

• Ao trafegar pelas estradas alerte seus pais ou familiares para não jogarem pontas de cigarro pela janela do veículo;

• Quando for acampar, peça para os adultos serem bastante cuidadosos na hora de acenderem fogueiras, velas e lampiões. As fogueiras sempre devem ser acesas em locais limpos. E na hora de ir embora ajude a verificar se elas estão bem apagadas;

• Se algum conhecido ou se um dia você souber de alguém que for fazer uma queimada controlada para renovação de pastagem ou limpeza de lavoura, ajude a lembrá-lo de sempre fazer aceiros – parte em volta do terreno que precisa ficar sem nenhum tipo de vegetação, para evitar que o fogo se espalhe para além dos locais desejados;

• Não solte balões! Além de perigoso é crime ambiental. Balões podem causar a interrupção do fornecimento de energia elé-trica, causando o desligamento repentino da força, quando caem sobre as linhas de transmissão e nas subestações elétricas, deixando milhares de pessoas, hospitais e indústrias sem energia, o que, além dos inevitáveis prejuízos econômicos, pode vir a causar a perda de vidas.

9

COMO AS LINHAS DE TRANSMISSÃO SÃO AFETADAS

PELAS QUEIMADAS

O principal dano causado às linhas de transmissão está relacionado aos curtos-circui-tos provocados pelo excesso de poeira e fuligem que as queimadas produzem. O fogo produzido junto às bases das torres pode danificar a estrutura de apoio, causan-do sua queda, ou aquecer a estrutura de metal e gerar mais curtos-circuitos. A fumaça em excesso no ambiente também facilita o superaquecimento dos cabos, diminuindo sua resistência e provocando o rompimento dos mesmos.As queimadas são um problema bem sério durante todo o ano, mas ficam ainda mais graves em épocas de seca.

A principal causa é um velho costume: colocar fogo na vegetação para limpar a terra antes de uma nova plantação.

COMO A FUMAÇA DAS QUEIMADAS AFETA A SAÚDE HUMANA• Problemas respiratórios (bronquite, asma, infecções);• Problemas do coração e do sistema nervoso;• Dores de cabeça e náuseas;• Conjuntivite;• Alergias e intoxicações;• Maior ocorrência de câncer.

COMO AS QUEIMADAS CAUSAM PROBLEMAS AMBIENTAIS• Morte de animais e plantas;• Diminui a capacidade de retenção de umidade do solo, ou seja, a terra fica seca mais rápido após uma chuva e o orvalho da manhã que fica sobre a terra também seca mais rápido;• Diminui a vida do solo, isto é, diminui a quantidade de minhocas, fungos, bactérias e vários outros que melhoram a terra para as plantas crescerem saudáveis.

10

FIQUE DE OLHO, A TSBE PRECISA DE VOCÊ !A colaboração de todo mundo é muito importante. Em caso de queimadas, provocadas ou por acidente, LIGUE:

193 Corpo de Bombeiros

0800 48 8048 Eletrosul

0800 61 8080 Linha Verde IBAMA

A natureza é o único livro que oferece um conteú-do valioso em todas as

suas folhas.

Johann Goethe

PEQUENAS ATITUDES PODEM FAZER GRANDES DIFERENÇAS!

11

MANUTENÇÃOPara garantir que as linhas de transmissão de energia estejam sempre em boas condi-ções, é necessário que sejam realizadas inspeções periódicas pelas Equipes de Manu-tenção e operação de Linhas. Em caso de constatação de algum problema, as equipes de manutenção são acionadas para a solução e para garantir a integridade da linha de transmissão, antes que ocorra falha no sistema.Colaborar é muito importante!Quando o técnico de manutenção de linhas for a uma propriedade, a pessoa deve solici-tar a identificação e autorizar a entrada dele para a realização do trabalho;Quando por segurança, fechar os portões com cadeados e correntes, é preciso comuni-car aos técnicos de manutenção, para que os mesmos providenciem o cadeado padrão, e assim possam ter acesso a propriedade.

ALGUMAS DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIAQuanto maior o desperdício de energia, maior é o preço que você e o meio ambiente pagam por ela. Ao usar a energia elétrica de maneira correta, você economiza na conta de luz e ainda ajuda o país a preservar seus recursos naturais. Alguns cuidados bem simples permitem que você economize energia sem abrir mão de usar os eletrodomés-ticos de sua casa e ter uma vida confortável.

Geladeira A geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência, ela consome cerca de 30% do consumo total de uma residência. Por isso, é importante instalá-la em local bem ventilado, degelar e limpar o equipamento com frequência;Manter as borrachas de vedação da porta em bom estado;Antes de cozinhar, deve-se retirar da geladeira todos os ingredientes de uma só vez, evitar o abre-e-fecha da geladeira;Deixar refrigeradores e freezers longe do fogão, assim eles não precisam de mais ener-gia para compensar a elevada temperatura nas proximidades;Mantê-los afastados pelos menos 15 cm das paredes para evitar o superaquecimento;Nunca colocar roupas e tênis para secar atrás de refrigeradores. Isso aumenta o con-sumo de energia, pois a roupa atrapalha a dissipação do calor do motor, que fica mais tempo ligado para resfriar a geladeira.

12

Chuveiro ElétricoÉ o aparelho que mais consome energia em uma residência. Representa de 25 a 35% do valor de uma fatura residencial. Evite tomar banho entre 18h e 20h30. Neste horário, 18% de toda a energia elétrica gerada no país são utilizados pelos chuveiros elétricos;Limite seu tempo debaixo da água quente ao mínimo;Nos dias quentes, mantenha a chave de temperatura na posição “verão” (na posição “inverno”, o consumo é aproximadamente 30% maior).

LâmpadaRepresenta de 15 a 25% da conta de luz. Evite deixá-las acesas durante o dia e em ambientes desocupados;Procure utilizar a luz natural dos ambientes;Adote as chamadas lâmpadas eficientes (fluorescentes). Elas consomem até 75% me-nos e duram até dez vezes mais.

TelevisorO televisor também demanda uma quantidade razoável de energia. Representa de 10 a 15% de uma fatura residencial. Por isso, mantenha a TV ligada apenas quando estiver assistindo e não se esqueça de desligá-la ao ir dormir.

Ferro de passar roupaÉ responsável por mais de 5% da conta de luz de uma casa.

13

É preciso evitar passar poucas peças de roupa por vez. Boa parte da energia utilizada para passar roupas é gasta na hora de aquecer o ferro elétrico, por isso, é melhor espe-rar acumular uma quantidade razoável e passar tudo de uma vez só.

Máquina de lavar roupasRepresenta de 2 a 5% do consumo total de uma residência.O ideal é esperar acumular o peso máximo de roupas compatível com sua máquina antes de ligá-la.Caso seja realmente necessário usá-la com metade da capacidade, o correto é selecionar os modos de menor consumo de água.

SAIBA MAIS Você já ouviu falar em Micro e Minigeração Distribuída? Sabia que é possível gerar energia elétrica em casa?

Desde 17 de abril de 2012, a Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012 permite que o consumidor instale pequenos geradores de fontes renováveis, como painéis solares e microturbinas eólicas, e troque energia com a distribuidora local, com objetivo de reduzir o valor da conta de luz.A geração pode ser feita por unidade consumidora, condomínios (múltiplas unidades consumidoras de um condomínio) ou por geração compartilhada, ou seja, um grupo de pessoas pode se unir em um consórcio ou em uma cooperativa, instalar uma micro ou minigeração distribuída e utilizar a energia produzida para reduzir as faturas dos consor-ciados ou cooperados.De acordo com as regras, quando a quantidade de energia gerada em determinado mês for maior que a energia consumida, o cliente fica com créditos que podem ser utilizados para diminuir a fatura dos meses seguintes no prazo de validade de 60 meses (5 anos).Lembrando que cabe ao consumidor a instalação dos geradores de energia (painéis

14

solares, turbinas eólicas, biomassa, etc) e solicitar acesso ao sistema para aprovação do projeto pela ANEEL. Quer saber mais sobre Micro e Minigeração Distribuída e como utilizar a Energia So-lar Fotovoltaica para reduzir sua conta de energia elétrica? Acesse o site da ANEEL http://www.aneel.gov.br/informacoes-tecnicas, lá você encontra todos os detalhes.

Como faço para gerar ENERGIA SOLAR em minha casa?!!! A forma mais utilizada para geração de energia solar nas residências é a instalação de painéis solares fotovoltaicos. Estes painéis geralmente são instalados nos telhados das casas.Ao contrário do que muitos pensam, a energia solar pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos, entretanto, quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade gerada.Na figura ao lado é possível visualizar um exemplo de como funciona a energia solar residencial fotovoltaica conectada na rede da distribuidora.1 - Painel fotovoltaico produz energia elétrica;2 - Inversor solar fotovoltaico conver-te a energia elétrica para ser usada na casa;3 - Quadro de luz conecta e distribui a energia;4 - Tudo o que estiver conectado na to-mada irá utilizar a energia gerada pelo sistema fotovoltaico;

15

5 - Se o gerador de energia solar fotovoltaica produzir mais energia que do que você está consumindo, esta energia será jogada para a rede elétrica e será convertida em “créditos de energia” para serem utilizados a noite ou em dias que não há muito sol.

(informações do site http://www.portalsolar.com.br/energia-solar-residencial.html)

Quais são os benefícios da micro e minigeração distribuí-

da de energia solar ?Os benefícios da energia solar são inúmeros! É a forma mais limpa de gerar energia, pois os painéis fotovoltaicos são 99% recicláveis e produzem energia elétrica por mais de 40 anos sem poluir ou contribuir de qualquer forma com o aquecimento global, colabo-rando com um mundo muito mais sustentável. A instalação é rápida e fácil, totalmente regulamentada pela Aneel e é eficiente gerando energia no mesmo local de consumo. Além disso, possui benefícios econômicos, pois também ajuda a reduzir o valor da conta de energia elétrica e valoriza o imóvel.

Jean-Jacques Rousseau A natureza nunca nos engana; somos sempre nós que nos enganamos.

16

Atividades

Caça Palavras

BIÓTICOSNICHOECOLOGIAPOPULAÇÃOANIMAISECOSSISTEMASESPÉCIECOMUNIDADENATUREZAHABITATECOLÓGICOSTSBEQUEIMADASPRESERVAÇÃO

P C S F D G E T B I O T I C O S G A F S V V E R E A L S S S F G Ç D U E N S B

O N A C D F E G S R S A A N N A K O L E H A B I T A T A S P L O K M A N N N

P J S P E N R T N N A A N P P D U E C O L O G I A F S F A P L E N R B D B F E A

U H A B K R E B N C X P O U D R M S S N N A S V L E N A T U R E Z A K J A D

L G F L E L R O R V M A R H E B D M P E N T S S S D C B A E C A N I C O A D

A E S P P O P U J S B E R B C O M U N I D A D E U E D E N S N A M A O E D

Ç A N S S D S T L P E E S P E C I E G S B E M S A N I M A I S L O G H S D F E R

A S A D E A G S D R E T S B E R S R S R A O R N E V S C A Ç O E M S N D B D

O P A P G S Ç P R M T G B S J U E Q U E I M A D A S L K G D N B V W M I O

E C O L O G I C O S V F D V E S J E S E C O S S I S T E M A S D C P K J L E M N

V S V A V A V A L O R L E M D O A Ç A V R E S E R P S D A D S L E N E N D S

Labirinto

17

Colorir

18

Caça palavras

Água para BEBERÁgua para LAVARÁgua para REGARÁgua para NADAR

Água nos LagosÁgua nos RIOSÁgua nos CHUVASÁgua nos MARES

O nosso planeta azulÉ mesmo uma belezaDo norte até o sulTem água na natureza

Água na natureza

N F V D T R V F K L A G O S Q SA W B E B E R G R A R B H G X RD P W Q V G D V S V S T K L P IA C H U V A S N T A T Q N F M OR Z S N S R Z V F R F M A R E SQ F G Z P W N T H N H Z Y H D V

Procure as palavras grifadas no caça-palavras:

19

Palavras Cruzadas

20R. Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - 88040-901 - Pantanal - Florianópolis - SC - (48) 3269-9384

w w w . t s b e . c o m . b r

TSBETransmissora Sul Brasileira de Energia S/A