Briefing 5 - Curitiba Invisível

6
#vaidevaca BRIEFING CURITIBA INVISÍVEL 5

Transcript of Briefing 5 - Curitiba Invisível

Page 1: Briefing 5 - Curitiba Invisível

#vaidevaca

BRIEFING

CURITIBA INVISÍVEL

5

Page 2: Briefing 5 - Curitiba Invisível

BRIEFING 5 | CURITIBA INVISÍVEL

CENÁRIO

Em meio a uma sociedade cada vez mais individualista e imersa na correria do dia a dia, muitas pessoas acabam se tornando invisíveis aos olhos da maioria, por não se encaixarem nesse estilo de vida dito como “certo”. Entre essas pessoas estão os moradores de rua, artistas independentes e trabalhadores de classes mais baixas. Mesmo vendo eles pelas ruas todos os dias, não enxergamos o mais importante: a história por trás de cada um.

Pensando em um modo de chamar chamar a atenção das pessoas e trazer um olhar mais humanizado para os “invisíveis” da sociedade e para as histórias que essas pessoas carregam, Vinicius Lima e André Soler criaram o “SP Invisível”. O projeto possui páginas o no Facebook e no Instagram, e em cada post há uma foto e um texto que contam um pouco da história dessas pessoas que moram nas ruas de São Paulo.

O projeto fez grande sucesso e teve uma repercussão muito grande, alcançando quase 300.000 seguidores na página do Facebook. Além de trazer visibilidade para as histórias das pessoas invisíveis, o SP Invisível quebra um grande estereótipo formado pela sociedade. Assim, vemos que nem todos que estão na rua têm histórias trágicas ou usam drogas, mas sim, escolheram seguir um caminho diferente. Uma das histórias contadas por eles (e que teve grande repercussão) foi a de uma advogada que sofreu assédio moral em seu trabalho, e após tentar denunciar seus superiores, sofreu grave repressão e teve a vida arruinada por eles. Ela acabou ficando em situação de rua, fazendo faxinas por 60 reais para sobreviver. Após ter a sua história contada na página, ela conseguiu se reencontrar sua família.

Pensando que quase todas as cidades têm suas pessoas invisíveis, o projeto se expandiu para várias capitais do Brasil. Curitiba também ganhou a sua página “Curitiba Invisível”, que conta com cerca de 7.000 curtidas. Aqui, na capital paranaense, o projeto adquiriu uma relevância tão grande quanto a sua versão original, de São Paulo.

Page 3: Briefing 5 - Curitiba Invisível

BRIEFING 5 | CURITIBA INVISÍVEL

COMUNICAÇÃO

Não existem iniciativas de comunicação com o objetivo específico de convi-dar as pessoas a seguirem a página do projeto. Alguns veículos como “Ideia Fixa” e “Catraca Livre” já fizeram matérias jornalísticas sobre a página de São Paulo, mas a página de Curitiba ainda não possui uma visibilidade considerada relevante para ser matéria.

Homens e mulheres adultos, na faixa de 20 a 50 anos das classe A, B e C que sejam engajadores e propensos a compartilhar o conteúdo e os ideias da página em seus perfis, ajudando dessa forma as histórias da página a serem vistas.

PÚBLICO-ALVO

Page 4: Briefing 5 - Curitiba Invisível

BRIEFING 5 | CURITIBA INVISÍVEL

PROBLEMA

A página não tem muitas curtidas e engajamentos. E para um projeto como esse, não contar com a ajuda e propagação do público é decisivo. O projeto sem apoio do público não faz o menor sentido.

Despertar a sensibilidade nas pessoas em relação aos moradores de rua contando suas histórias, para que a página ganhe repercussão espontânea.

OBJETIVO

Usar uma linguagem que traga a sensibilidade da pessoa a tona, não de um modo triste mas de um modo que a pessoa se sensibilize de forma positiva em relação a mensagem que está sendo passada, para que ela pare para ver e ouvir o lado invisível que está sendo contado ao longo dos dias. O que devemos passar na peça é a chamada para que a pessoa acompanhe as histórias invisíveis da capital paranaense.

MENSAGEM E TOM DE VOZ

INFORMAÇÕS COMPLEMENTARES

https://www.facebook.com/spinvisivel/?fref=photohttps://www.facebook.com/curitibainvisivel/https://catracalivre.com.br/geral/cidadania/indicacao/advogada-reencontra-a-familia-apos-ter-sua-historia-contada-no-sp-invisivel/http://www.ideafixa.com/sp-invisivel/https://www.youtube.com/watch?v=bDWAoyFyhF4

Page 5: Briefing 5 - Curitiba Invisível

BRIEFING 5 | CURITIBA INVISÍVEL

FORMATOS:

- PNG: para encaminhar no dia 03/10.- PDF: caso você seja selecionado no shortlist.

PRANCHA DE AÇÃO: No tamanho A3, enviar em png no dia 03/10.Caso selecionado no shortlist, enviar PDF.

PEÇA OBRIGATÓRIA

42 CM

29,,7

CM

CARTAZ A3

CMYK | 300 DPI

RGB | 72 DPI

POST PARA FACEBOOK

940 PX

788

PX

ACEITAMOS OUTRAS PEÇAS QUE VOCÊS JULGUEM IMPORTANTES. SINTAM-SE LIVRES PARA EXPRESSARSUA CRIATIVIDADE!

FORMATOS:

- PNG: para encaminhar no dia 03/10.- PDF: caso você seja selecionado no shortlist.

SUGESTÃO DA GESTÃO

510 PX

510

PX

POST PARA INSTAGRAM

RGB | 72 DPI

Page 6: Briefing 5 - Curitiba Invisível

BRIEFING 5 | CURITIBA INVISÍVEL

Pode entrar em contato pelo e-mail do Ponto Pasta ou com:

Incluir a chamada para a página no facebook da “Curitiba Invisível”, não há logo.

OBRIGATORIEDADES

DEADLINE

Enviar as peças até segunda-feira dia 03 de outubro às 8h00m para [email protected]

DÚVIDAS?

Briefing feito por Eduardo Brunetto para matéria de Produção em Audio Publicitário, e complementado pela Gestão 2016.

BRUNA SOCHER

BOM TRABALHO!