Brindes - O poder de unir.

2

Click here to load reader

description

A maneira como tratamos os brindes pode mudar sua natureza. O objeto em si significa pouco, só toma sentido quando atua como mediador das relações humanas.

Transcript of Brindes - O poder de unir.

Page 1: Brindes - O poder de unir.

Brindes O Poder de Unir

Longe de ser superficial ou banal, o presente pode ser um momento de grande satisfação ou

profunda humilhação. Nada parece pior do que um presente inoportuno, nem nada melhor do que

um detalhe bem pensado, na justa medida.

Dar presentes há muito tempo tem sido um tema favorito de estudo sobre o comportamento humano de psicólogos, antropólogos, economistas e especialistas em marketing. Dar um presente é muito mais complexo do que parece.

O antropólogo Marcel Mauss, estudou os ritos tribais de intercâmbio no início do século XX. Mauss identificou três obrigações que estructuram qualquer sociedade:

Dar. Receber. Retribuir.

Os seres humanos são seres sociais, e nenhuma sociedade pode sobreviver sem mecanismos de solidariedade e reciprocidade. Nas sociedades modernas, dar torna-se uma obrigação e corresponder de uma maneira ou de outra, uma norma social.

Sempre nos sentimos em dívida com alguém que nos faz um presente.

O objeto usado como um presente possui uma função expressiva e uma função factual que busca manter e/ou intensificar os relacionamentos. No entanto, o objeto também pode ter o caráter de uma simples mercadoria de troca ficando em oposição ao poder de união que tem o brinde.

Por que muitas vezes o valor simbólico de presentes está acima do seu valor econômico? As vezes, o investimento pessoal como dar respeito, tempo, consideração, conhecimento do destinatário, etc. é muito mais eficaz do que o valor econômico. O significado do brinde depende de nossas intenções, tratamento e expectativas.

Page 2: Brindes - O poder de unir.

Brindes O Poder de Unir

Alguns dos motivos para dar brindes

O brinde adequado pode estabelecer um elo entre seu cliente e sua empresa. Nesse caso, o produto busca deixar ao seu cliente numa atitude de reciprocidade.

Pode ser que você queira agradecer ou premiar ao destinatário do brinde por algo que ele fez no seu favor, direta ou indiretamente.

Você pode querer dar ao cliente uma mensagem codificada com seu presente. Ex. Um brinde ecológico pode demonstrar sua preocupaçao com o meio ambiente.

Pode ser que o presente seja um lembrete da sua empresa para o seu cliente. . Ex. Uma estrategia para reativar contas.

O brinde se pode transformar numa desculpa, removendo um incidente negativo e abrindo uma nova etapa.

Podemos fazer tangíveis e reforçar alguns valores ou atributos de um produto/serviço mediante um brinde.

O ato de dar um presente é uma parte importante da interação humana.

A maneira como tratamos os brindes promocionais pode mudar sua natureza. O objeto em si significa pouco, só toma sentido quando atua como mediador das relações humanas.

The Gift: an interdisciplinary perspective Por Aafke E. Komter

The Gift: forms and functions of exchange in archaic societiesPor Marcel Mauss

Ensaio sobre a dádiva: forma e razão da troca nas sociedades arcaicas Por Marcel Mauss

Economia_do_dom Por Umberto Eco, La estrategia de la ilusión

Brindes O Poder de Unir de Memory Brindes é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported. Baseado no trabalho em www.memorybrindes.com. Perssões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.memorybrindes.com.