BROCHURA FAMILIA COSTA

33
FAMÍLIA COSTA - IAPI

description

IAPI

Transcript of BROCHURA FAMILIA COSTA

Page 1: BROCHURA FAMILIA COSTA

FAMÍLIA COSTA - IAPI

Page 2: BROCHURA FAMILIA COSTA
Page 3: BROCHURA FAMILIA COSTA
Page 4: BROCHURA FAMILIA COSTA

• A nove anos uma família típica mineira se formava. Weber casado comMaria recebeu do pai, um dos primeiros beneficiados da parceria IAPI eprefeitura de Belo Horizonte, um apartamento de (....). Abordados pelaequipe num de seus passeios pela pracinha, com seu filho mais novoDavid (1 ano), eles cederam um pouco de seu tempo para contar a suahistória de produção habitacional. Receptivos, calorosos e numcompartilhara um pouco do que foram suas vivências no local, suaspreocupações, suas condições e orgulhos.

Local: IAPI – Lagoinha.

Data(s) da(s) visita(s): 12/04/16

Pesquisador(es):

• Camila Rinaldi ([email protected])

• Henrique Marques ([email protected])

• Laura Rena ([email protected])

• Thayna Magalhães ([email protected])

1-I

DEN

TIFI

CA

ÇÃ

O

Page 5: BROCHURA FAMILIA COSTA

Pai

Nome: WEBER DEMÉTRIO COSTA

Sexo: MASCULINO

Idade: 49

Formação: PROGAMADOR

Mãe

Nome: MARIA DAS DORES FERREIRA

Sexo: FEMININO

Idade: 37

Formação: ENFERMEIRA.

Filho

Nome: DAVID DEMÉTRIO

Sexo: MASCULINO

Idade: 1 ANO E 4 MESESMORADIA: Unifamiliar;ENDEREÇO: IAP’S Lagoinha;

Page 6: BROCHURA FAMILIA COSTA

Motivo de morar no local: O pai de Weber comprou um apartamento dois anos após a abertura do

Conjunto Habitacional, onde morou até falecer. Weber morou lá na juventude, se mudou mas voltou

a morar no apartamento, e já reside no local com sua família a 9 anos, e gosta de morar lá.

Emprego/Trabalho da família: Weber trabalha em casa e é Analista de Sistema, sua esposa Maria das

Dores, é enfermeira mas não esta trabalhando para cuidar do filho de 2 anos.

Atividades realizada no entorno: trabalho, igreja, lazer (passeio na praça), escola do filho, mercearia

Atividades realizadas fora: compra de supermercado, atividades de lazer e cultural (cinema, shopping)

Manifestações culturais do local: Shows na área comum do conjunto, eventos religiosos promovidos

pela igreja

Infraestrutura básica do Conjunto: água, esgoto, rede elétrica e drenagem em ótimas condições

DADOS E ANÁLISES DA FAMÍLIA ENTREVISTADA, SOBRE A VIDA NO IAPI

Page 7: BROCHURA FAMILIA COSTA

2-

UN

IDA

DE

HA

BIT

AC

ION

AL

Page 8: BROCHURA FAMILIA COSTA

FICHA TÉCNICA

Croqui dos autores.

Autores: Engenheiros White Lírio da Silva, José Barreto de Andrade e AntônioNeves.Local: IAPI Lagoinha situa-se entre os bairros São Cristóvão e Lagoinha, entre aAvenida Antônio Carlos e a Rua José Bonifácio, BH – MG.Ano Projeto: Década de 1940.Ano Construção: 1944 – 1947.Total de unidades habitacionais: 928 (aproximadamente 4640 habitantes,considerando a média da época, de 5 membros por família).Área do terreno: Aproximadamente 73260 m².Área da unidade: Aproximadamente 900 m² por pavimento.Perfil da Demanda: Trabalhadores sindicalizados do Instituto da Aposentadorias ePensões dos Industriários (IAPI), de renda baixa a média.

Formato do bloco.

Page 9: BROCHURA FAMILIA COSTA

Imagem do projeto do IAPI e como ele se configura hoje em dia.

Page 10: BROCHURA FAMILIA COSTA

BLOCOS APARTAMENTOSS A. ECUMÊNICA A. ESCOLAR PRAÇA E QUADRAS

USOS

Page 11: BROCHURA FAMILIA COSTA

FLUXO

Uma das entradas do IAPI.

CIRCULAÇÃO

Page 12: BROCHURA FAMILIA COSTA

• Como é a articulação da unidade habitacional com a rua?

O IAPI possui uma organização de transito tão completa quanto na rua propriamentedita. É possível sair de seu prédio e pegar um táxi ali mesmo na sua rua, o único porém éa falta de transporte público dentro da localidade.

• Como foi pensado o uso? Como está sendo usado? O que os moradores consideramespecialmente positivo ou negativo em relação ao resultado da construção? Hácoisas que teriam feito diferente se tivessem tido mais noção do resultado? O quechama a atenção do pesquisador positiva ou negativamente?

No IAPI tem 3 tipos de apartamentos: no 1º andar os apartamentos são maiores(105m²), nos demais andares, os apartamentos “de frente” (96m²) são maiores e os “dalado” (79m²) são menores. Ele considera confortável todas as instalações, de boaqualidade. Seu apartamento possui 2 salas, 1 copa na cozinha, 2 quartos, 1 área deserviço, um total de 96m². O uso, segundo Weber, é de livre arbítrio de cada morador,que pode efetuar reformas a suas vontades. Em relação ao conjunto com o todo, Weberacha um bom local para morar, sendo alguns pontos de segurança o que menos oagrada. Perguntamos o que deveria ser feito, e ele acha que cercar o IAPI protegeriatodos eles da violência urbana. Em nossas críticas, o IAPI possui um grande potencialhabitacional, mas mesmo assim ainda o separa do resto da cidade. Além disso é possívelver uma “ausência” no contato entre os moradores.

Page 13: BROCHURA FAMILIA COSTA

• Há “puxados”, reformas? Na unidade habitacional e no espaço de uso coletivo? Se sim,quais os motivos que levaram a família e os moradores a fazer as adaptações ao longo dotempo?

Segundo o patriarca, a grande maioria esmagadora dos apartamentos colocaram janelas nasvarandas que originalmente, não possuía nenhum tipo de esquadria, apenas o guarda-corpo deconcreto. Ele reformou a cozinha e criou uma sala de TV na varanda, colocando uma janela paravedação.

• Qual a qualidade da unidade habitacional em relação ao custo de construção, confortoambiental, distribuição das unidades no pavimento tipo (se for o caso), dimensionamento,flexibilidade, desempenho e eficiência, sustentabilidade?

“Nosso IAPI funciona muito bem”. A noção que a família tem do espaço é de total conforto,tanto é que os passeios são frequentes no parque, não há reclamação de superlotação, entreoutros pontos.

• Quanto vale o imóvel (na opinião do proprietário, por dados da vizinhança ou outrasreferências externas)?

Preço pelo IPTU: R$39.000,00

Preço do Mercado: R$ 180.000,00 (apartamento reformado, em boas condições, 3 armáriosembutidos de 5 portas, 1.000 litros de agua com o teto rebaixado com duas caixas de 500L)

Page 14: BROCHURA FAMILIA COSTA

3-

PR

OG

RA

MA

X P

OLÍ

TIC

A H

AB

ITA

CIO

NA

L

Page 15: BROCHURA FAMILIA COSTA

• O PROGRAMA HABITACIONAL:

A construção do IAPI refletiu a visão modernista típica do período deJuscelino Kubitschek na Prefeitura. Incorporava a verticalização dos prédiose foi planejada com o objetivo de diminuir os problemas de habitação socialna cidade, além de organizar a estrutura do bairro São Cristóvão, quecontorna as proximidades do Centro, e que era conhecido como o “bairroPopular”.

O conjunto foi construído pela Prefeitura em parceria com o Instituto deAposentadoria dos Industriários e com a Companhia Auxiliar de Serviços deAdministração (Casa), sediada no Rio de Janeiro. As obras foram iniciadasem 1944, mas a inauguração do IAPI aconteceu duas vezes, mesmo antes dotérmino das obras: nos dias 1º de maio de 1947 e de 1948. Os moradoresreceberam as habitações apenas três anos depois.

A criação de um conjunto habitacional levou em conta a necessidade deaperfeiçoar o espaço, de maneira a agrupar em um único terreno um maiornúmero de moradores. Várias unidades habitacionais instaladas umas sobreas outras beneficiariam mais famílias.

Page 16: BROCHURA FAMILIA COSTA

• DÉCADA DE 1940; DÉCADA DA CRIAÇÃO DO IAPI EM BELO HORIZONTE

CONTEXTO HISTÓRICO:

A construção do conjunto de IAPI começou em 1944, no governo de Getúlio Vargas, consideradopolulista e preocupado com as questões sociais. Este governo durou 15 anos ininterruptos, de 1930 até1945, e dividiu-se em 3 fases: de 1930 a 1934, como chefe do "Governo Provisório"; de 1934 até 1937como presidente da república do Governo Constitucional, tendo sido eleito presidente da república pelaAssembleia Nacional Constituinte de 1934; e, de 1937 a 1945, como presidente – ditador durante oEstado Novo, implantado após um golpe de Estado.

O golpe de estado deu início em março de 1930, foram realizadas as eleições para presidente daRepública. Eleição esta que deu a vitória ao candidato governista Júlio Prestes. Entretanto, Prestes nãotomou posse. A Aliança Liberal (nome dado aos aliados mineiros, gaúchos, e paraibanos) recusou-se aaceitar a validade das eleições, alegando que a vitória de Júlio Prestes era decorrente de fraude. Alémdisso, deputados eleitos em estados onde a Aliança Liberal conseguiu a vitória, não tiveram oreconhecimento dos seus mandatos. Os estados aliados, principalmente o Rio Grande do Sul planejamentão, uma revolta armada. A situação acaba agravando-se ainda mais quando o candidato à vice-presidente de Getúlio Vargas, João Pessoa, é assassinado em Recife, capital de Pernambuco. Como osmotivos dessa morte foram duvidosos a propaganda getulista aproveitou-se disso para usá-la em seufavor, atribuindo a culpa à oposição, além da crise econômica acentuada pela crise de 1929; aindignação, deste modo, aumentou, e o Exército – que por sua vez era desfavorável ao governo vigentedesde o tenentismo – começou a se mobilizar e formou uma junta governamental composta porgenerais do Exército. No mês seguinte, em três de novembro, Júlio Prestes foi deposto e fugiu junto comWashington Luís e o poder então foi passado para Getúlio Vargas pondo fim à República Velha.

Page 17: BROCHURA FAMILIA COSTA

• ESTADO NOVO (1937 – 1945)

No dia 10 de novembro de 1937, era anunciado em cadeia de rádio pelo presidente Getúlio Vargas o EstadoNovo. Tinha início então, um período de ditadura na História do Brasil.

Sob o pretexto da existência de um plano comunista para a tomada do poder (Plano Cohen) Vargas fechou oCongresso Nacional e impôs ao país uma nova Constituição, que ficaria conhecida depois como "Polaca" porter sido inspirada na Constituição da Polônia, de tendência fascista.

O Golpe de Getúlio Vargas foi organizado junto aos militares e teve o apoio de grande parcela da sociedade,uma vez que desde o final de 1935 o governo reforçava sua propaganda anti comunista, alarmando a classemédia, na verdade preparando-a para apoiar a centralização política que desde então se desencadeava. Apartir de novembro de 1937 Vargas impôs a censura aos meios de comunicação, reprimiu a atividadepolítica, perseguiu e prendeu seus inimigos políticos, adotou medidas econômicas nacionalizantes e deucontinuidade a sua política trabalhista com a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), publicou oCódigo Penal e o Código de Processo Penal, todos em vigor atualmente. Getúlio Vargas foi responsáveltambém pelas concepções da Carteira de Trabalho, da Justiça do Trabalho, do salário mínimo, e pelodescanso semanal remunerado.

O principal acontecimento na política externa foi a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial contraos países do Eixo, fato este, responsável pela grande contradição do governo Vargas, que dependiaeconomicamente dos EUA e possuía uma política semelhante à alemã. A derrota das nações nazi fascistasfoi a brecha que surgiu para o crescimento da oposição ao governo de Vargas. Assim, a batalha pelademocratização do país ganhou força. O governo foi obrigado a indultar os presos políticos, além deconstituir eleições gerais, que foram vencidas pelo candidato oficial, isto é, apoiado pelo governo, o generalEurico Gaspar Dutra.

Page 18: BROCHURA FAMILIA COSTA

• GOVERNO DUTRA

Embora as obras do IAPI tenham sido iniciadas no governo Vargas, elas só foram finalizadas noGoverno Dutra, que durou de 1946 à janeiro de 1951. Este governo foi conhecido pela preocupaçãocom as políticas econômicas. Paralelamente a sua posse, organizava-se uma AssembléiaConstituinte, responsável pela elaboração de uma nova Constituição, que vigoraria de 1946 até oGolpe Militar, em 1964. A nova Constituição estabeleceu a divisão dos três poderes (executive,legislative e judiciário), o mandato de cinco anos para cargos executivos e firmou definitivamente ovoto feminino para maiores de 18 anos.

Dutra iniciou seu governo num período transitório, entre o fim da II Guerra Mundial e os primeirossinais da Guerra Fria. Desde então, o Brasil firmou laços com os Estados Unidos e,consequentemente, o PCB (Partido Comunista Brasileiro) sofreu perseguições e foi posto nailegalidade. No plano econômico, o presidente Dutra adotou uma política mais liberal, de nãointervenção do Estado na economia, medida que desagradou aos seus correligionários. Dutradistanciou-se um pouco de Getúlio Vargas, conseguindo, assim, o apoio da UDN.

Seu objetivo era poder governar sem oposição e aprovar seus principais projetos para o Brasil. Foi oque ele conseguiu. Uma de suas primeiras medidas foi proibir os jogos de azar e acabar comcassinos. Além disso, Dutra empreendeu grandes obras, como a construção da Chesf (CompanhiaHidrelétrica do São Francisco), criação de indústria petrolífera e a pavimentação da estrada que ligaSão Paulo ao Rio de Janeiro, uma das principais do país, que foi nomeada Rodovia Presidente Dutra,em sua homenagem.

Estas medidas, porém, foram alvo de muitas críticas, segundo as quais o governo estaria fazendouma má utilização das reservas públicas, acumuladas durante a II Guerra Mundial. Dutra também foiinfeliz ao adotar uma política de arrocho salarial, o que agravou o descontentamento da população.

Numa tentativa de planejamento governamental, lançou o plano SALTE, que previa um forteinvestimento em quatro áreas fundamentais: Saúde, ALimentação, Transporte e Energia. Osrecursos viriam da Receita Federal e de empréstimos externos. Este projeto não obteve sucesso efoi abandonado pouco tempo depois.

Page 19: BROCHURA FAMILIA COSTA

4-

REL

ÕES

SO

CIA

IS D

E P

RO

DU

ÇÃ

O

Page 20: BROCHURA FAMILIA COSTA
Page 21: BROCHURA FAMILIA COSTA

5-

INSE

ÃO

UR

BA

NA

Page 22: BROCHURA FAMILIA COSTA

O Conjunto IAPI está localizado, na Av. Antônio Carlos (que liga o centro de BH com toda a região norte) inserido no vetor Nordeste.

Ao Norte de BH se encontram as regiões de maior crescimento e expansão recente, incluindo os vetores: Noroeste, Nordeste, Pampulha, Norte e Venda Nova

O IAPI está relativamente perto da Zona Sul/Savassi (20km) e muito próximo do Centro (10km).

LOCALIZAÇÃO DO IAPI EM BELO HORIZONTE E VETROES

Page 23: BROCHURA FAMILIA COSTA

IAPI E SEU ENTORNO

A pedreira Prado Lopes é uma favela queexiste desde o surgimento da capital, devidoa ocupação de operários nessa região. Acomunidade lida com o trafico de drogas amuitos anos e o nível de criminalidade éalto.

O Conjunto IAPI foi instalado ao lado da PPL, e nãopossui nenhuma interação com a mesma. Vistocomo um símbolo da industrialização do país, o IAPIrevela uma discrepância no modo de morar emrelação ao seu entorno, principalmente quandocomparado a ocupação irregular e precária da favelaque o cerca.

A malha viária de seu entorno éintensa: transito rápido,viadutos e linha férrea. Aacessibilidade fica ainda maisfácil devido a instalação doMOVE.

A instalação do MOVE, as reformasde ampliação da Antônio Carlos,implantação de viadutos e todos osinvestimentos recentes no vetorNorte, valorizou o terreno doConjunto ao longo dos anos.

Page 24: BROCHURA FAMILIA COSTA

SAÚDE1 – Hospital Belo Horizonte2 – Hospital Odilon Behrens

EDUCAÇÃO1 – Escola Honorária de Barros2 – Escola Municipal de Belo Horizonte3- SENAI

Apesar de todos os aparelhos de transporte, queajudam muito na mobilidade, os moradores sesentem ilhados em meio a tantas avenidas detransito rápido e a ocupação da PPL que nãopossui nenhuma interação com o Conjunto.Apesar de estar próximo do Centro, não é praticoir a pé, fazendo os moradores optarem por ir decarro ou de ônibus. A falta de um Supermercadopróximo, também é uma dos problemas, queobrigam os moradores a se deslocarem paraoutras regiões em busca do serviço. “A gente ficana mão de uma mercearia que cobra um absurdoporque sabe que não é qualquer um que pode irpro Centro fazer uma compra grande e voltar deônibus ou pagar um taxi” Weber Demétrio, 2016.

EQUIPAMENTOS URBNOS E MOBILIDADE

Page 25: BROCHURA FAMILIA COSTA

• ADEQUAÇÃO A TOPOGRAFIA:

A topografia do terreno não causou nenhumadificuldade na implantação dos 9 edifícios, sendoque algumas passarelas que os interligamsugiram com a diferença escalonada entre algunsprédios, estratégia bem interessante.

• PAISAGISMO (ÁREAS SOMBREADAS):

O IAPI possui grande diferencial em comparaçãocom outros conjuntos em questão das áreasverdes. Isto porque o numero de área, jardinsbem planejados, entre outros, é bemsatisfatório.

6-

IMP

LAN

TAÇ

ÃO

DA

MO

RA

DIA

Destaque para as passarelas entre alguns prédios para aproveitar o desnível.

Imagem do jardim dentro bloco de apartamentos.

Page 26: BROCHURA FAMILIA COSTA

• DENSIDADE:

5000 Hab. / 73260 m²: 0.068

• POSSUI EQUIPAMENTOS ALÉM DA MORADIA:

O IAPI possui em seu conjunto possuiconstruções como igreja, escola e lojas queatendem os moradores próximos aoconjunto. Mesmo assim os moradoresclassificam o espaço como um espaço público“só deles”.

Imagem de celebração na Igreja São Cristóvão.

Festival de Escolas Integradas no Conjunto IAPI.

Page 27: BROCHURA FAMILIA COSTA

• Flexibilidade nas unidades habitacionais ou no espaço

de uso coletivo;

• Variação tipológica das unidades habitacionais: Os

apartamentos estão divididos em cinco tipos que têm de

um a três quartos com áreas de 60 a 120m². Todos os

apartamentos possuem uma varanda – jardim, contudo

com o passar do tempo os moradores fecharam essas

áreas externas aumentando a área interna do

apartamento.

Conforto:

• Ventilação cruzada;

• Insolação adequada;

• Proteção solar: Alguns apartamentos recebem muito a

incidência solar durante quase todo o dia.

Racionalidade construtiva:

• Elementos construtivos produzidos em série;

• Coordenação modular com elementos construtivos

empregados;

Técnicas utilizadas:

• Fundação;

• Estrutura;

• Cobertura;

Dimensionamento:

• Vedações (paredes externas ou fechamentos);

• Divisões (paredes internas ou outros elementos

divisórios): São quase sempre alteradas pelos moradores

por falta de espaço.

• Esquadrias (portas e janelas): Muito conservadas.

Instalações:

• Elétricas;

• Hidráulicas;

• Esgoto;

• Antenas;

• Telefone;

LEGENDA

Bom

Razoável

Ruim

7-

TIP

OLO

GIA

ET

EC

NO

LO

GIA

Page 28: BROCHURA FAMILIA COSTA

8-

AN

ÁL

ISE

CR

ITIC

AE

P.

BL

ICA

S

Page 29: BROCHURA FAMILIA COSTA

COMO O ESPAÇO URBANO E REGIONAL SE ORGANIZAM?

Belo Horizonte foi por duas vezes remodelada. A primeira na fundação dacidade, quando a capital do estado, transferida de Ouro Preto para a“Cidade de Minas”. Sobre os escombros do antigo arraial, esboça-se umacidade moderna, de avenidas largas, boa infraestrutura, mas carente deuma identidade, de uma completude.

A segunda grande intervenção aconteceu quando a cidade provincianaganhou ares de metrópole, na década de 40, durante a administração doprefeito Juscelino Kubitschek. Belo Horizonte mais uma vez antecipa emsua imagem. JK imprimiu ali seu ideal de cidade moderna.

Na década de 1930, com o crescimento exacerbado da população e odesenvolvimento econômico da cidade, os problemas urbanísticos seagravaram. Principalmente, aqueles ligados à articulação entre o núcleourbano circulado pela avenida do Contorno e a cidade que sematerializou na zona suburbana através de loteamentos nãoregulamentados. O poder público se viu obrigado a solucioná-los.

Page 30: BROCHURA FAMILIA COSTA

QUE POLÍTICAS PÚBLICAS (FUNDIÁRIA, HABITACIONAL) DETERMINARAM A ORGANIZAÇÃODO ESPAÇO?

A construção do IAPI, torna-se um marco importante como uma das poucas iniciativas decaráter moderno voltadas à solução dos problemas de habitação social na cidade. Pelaprimeira vez na cidade se propõe um conjunto habitacional popular. A proposta erainovadora enquanto projeto urbanístico, devido a sua articulação entre as edificações e osespaços comuns e sua inserção no contexto urbano; forma arquitetônica, por utilizar asolução vertical e linhas modernas; e forma de parcelamento do solo, já que a divisão doterreno não estava mais vinculada a uma única unidade habitacional.

O conjunto foi uma iniciativa conjunta da prefeitura Municipal da cidade, o Instituto deAposentadoria e Pensão dos Industriários (IAPI) e a Companhia Auxiliar de Serviços deAdministração (CASA) sediada no Rio de Janeiro. O contrato determinava aresponsabilidade de cada uma das partes para a realização do empreendimento. Àprefeitura cabia a doação do terreno e a urbanização da área, dotando- a de rede deesgoto, de água, telefônica e elétrica, assim como possibilitar o transporte urbano, naépoca o bonde. Ao IAPI cabia o financiamento e fiscalização da obra. E a CASA seriaresponsável pelo anteprojeto, o projeto executivo, assim como a execução e fiscalizaçãoda obra.

Construído sobre parte da favela Pedreira Prado Lopes, o conjunto deveria resolver oproblema de moradia de tal parte da população belorizontina. No entanto, osmoradores foram realocados e os apartamentos construídos destinados aos contribuintesdo Instituto, aos funcionários da Prefeitura Municipal e a ex- combatentes da II GuerraMundial.

Page 31: BROCHURA FAMILIA COSTA

QUAL A POLÍTICA PÚBLICA ANTERIOR?

No contexto da política urbana da época, o IAPI significou o contraponto dasintervenções propostas para a Pampulha, expansão qualificada da cidade. Eranecessário um projeto voltado para os problemas de habitação popular que jáeram sérios na jovem capital.

EM TESE, QUE INSTRUMENTOS JURÍDICOS, URBANÍSTICOS OU INICIATIVASPOPULARES (AUTOCONSTRUÇÃO, MANIFESTAÇÃO, REIVINDICAÇÃO, ETC) PODEMSER EMPREGADAS PELA FAMÍLIA PARA GARANTIR O DIREITO À MORADIA E ÀCIDADE?

Em conversa com a família tomamos conhecimento das propostas de parte dosmoradores do conjunto para sua melhoria. Entre as reivindicação do moradorque entrevistamos está a de segurança do IAPI, para isso ele propõem comosolução o fechamento do conjunto através de muros ou cercas. Entendemos,como estudantes de Arquitetura e Urbanismo, que está solução proposta pelomorador não se mostra viável, tanto do ponto de vista econômico, tendo emvista que uma obra desse porte, mas principalmente do ponto de vista urbano,pois a questão de segurança urbana independe, em grande parte das vezes, decercamentos.

Page 32: BROCHURA FAMILIA COSTA

Propomos aqui então soluções mais cabíveis e efetivas aosproblemas comentados pelo morador. Em primeira instância,como também foi conversado com a família, a criação de umsindicato, para garantir forças à estes moradores e tambémapoio jurídico, para que seja trabalhado junto à prefeiturapropostas para a melhoria da qualidade de vida no conjunto.Seguindo os conceitos de Jane Jacobes, em “Morte e vida degrandes cidades” nosso grupo acredita que a solução para asegurança em grandes cidades e bairros, o que se aplicaria aoconjunto habitacional do IAPI, não esta em sua “privatização”,mas sim, por sua vez, em seu oposto, na utilização dasociedade sobre o espação. Acreditamos que o que tornaria oIAPI um lugar mais seguro seria o convite à sociedade a seapropriar dele, fazendo de suas áreas de lazer um lugar maisconvidativo com arborização, iluminação, reforma e entreoutras coisas que podem ser aplicadas para se deixar o espaçoum lugar mais humanizado.

Page 33: BROCHURA FAMILIA COSTA