BROCHURA LÁ FORA LÁ FORA.pdf · José Alberto Ferreira. PROGRAMA. 13 DE JUNHO | 21:30 BLUISH...

16
13-14-15-16 JUNHO FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTES PERFORMATIVAS

Transcript of BROCHURA LÁ FORA LÁ FORA.pdf · José Alberto Ferreira. PROGRAMA. 13 DE JUNHO | 21:30 BLUISH...

Page 1: BROCHURA LÁ FORA LÁ FORA.pdf · José Alberto Ferreira. PROGRAMA. 13 DE JUNHO | 21:30 BLUISH Bluish são um duo dream-pop de Lisboa cujas canções etéreas convidam a planar sobre

13-14-15-16JUNHOFESTIVAL INTERNACIONALDE ARTES PERFORMATIVAS

Page 2: BROCHURA LÁ FORA LÁ FORA.pdf · José Alberto Ferreira. PROGRAMA. 13 DE JUNHO | 21:30 BLUISH Bluish são um duo dream-pop de Lisboa cujas canções etéreas convidam a planar sobre

O festival Lá Fora chega à sua sexta edição trazendo a Évora um conjunto de propostas onde música, performance e animação se cruzam com os espaços emblemáticos da Fundação Eugénio de Almeida e da cidade de Évora.

São quatro dias de programação intensa e diversificada que convidam os vários públicos que percorrem e vivem a cidade a circular, partilhar e participar.

No festival, os concertos assumem um papel de destaque, convidando a cidade para o encontro com projetos de enorme pujança na cena musical portuguesa, desde o eborense Daniel Catarino com a sua mais recente aventura cantautoral, à excelência inventiva de Bruno Pernadas ou à energia festiva dos Kumpania Algazarra. Mas também a poética da experimentação de Ulrich Mitzla�, as paisagens sonoras dos Bluish, a voz de Inês Pimenta e a sua vocação de Ícaro, e o diálogo com as tradições da música portuguesa dos Lavoisier. Um panorama amplo e diversificado da atual música portuguesa.

Mas nem só de concertos se faz o festival. Mr. Culbuto, com a sua bonomia redonda e gaulesa, assume o papel de uma ‘figura de convite’, habitando de sexta a domingo o Pátio de Honra do Centro de Arte e Cultura, de onde interpela visitantes, convida, desafia, diverte.

No mesmo Pátio de Honra, a norte-americana Kate March apresenta as suas Epifanias Secretas. Entre a dança e a pintura, convida os espetadores a encontrar o seu ponto de vista e a estabelecer diálogos com as exposições patentes no Centro, e com as inquietações que o seu trabalho expressa.

O Centro de Arte e Cultura acolhe ainda dois projetos especiais. Um é a exposição Corpografias Imaginárias, com trabalhos realizados em colaboração com escolas e a artista plástica Susana Marques, no âmbito do Serviço Educativo da Fundação. O outro é dedicado à figura e ao trabalho de Joana Leal, cuja obra Passagem inscreve no Festival as casas, os corpos, as vidas que passaram na vida da Joana. Um ritual feliz de uma velha artesã inconformada, como diz a Cátia Terrinca. Fruto de um labor prolongado no tempo (na vida de todos os dias), esta Passagem cresce apresentando-se no Festival, ao qual traz os temas do encontro, da partilha e da pertença à boca da cena.

José Alberto Ferreira

Page 3: BROCHURA LÁ FORA LÁ FORA.pdf · José Alberto Ferreira. PROGRAMA. 13 DE JUNHO | 21:30 BLUISH Bluish são um duo dream-pop de Lisboa cujas canções etéreas convidam a planar sobre

PROGRAMA

Page 4: BROCHURA LÁ FORA LÁ FORA.pdf · José Alberto Ferreira. PROGRAMA. 13 DE JUNHO | 21:30 BLUISH Bluish são um duo dream-pop de Lisboa cujas canções etéreas convidam a planar sobre

13 DE JUNHO | 21:30BLUISH

Bluish são um duo dream-pop de Lisboa cujas canções etéreas convidam a planar sobre as nuvens ou a imergir nas águas mais profundas. Para trás ficou o inverno, cinzento e frio; chegou a Primavera e, com ela, duas vozes e dois instrumentos: um teclado, com uma sonoridade incisiva, marcada pela ocasional rebelião; e uma guitarra que varia, entre a inquietude e a suavidade cristalina, resultando em melodias que nos envolvem numa nostalgia cúmplice.

Em On Our Own começamos a notar que o EP é, sim, uma narrativa que a banda nos vai contando e, tal como aconteceu na estreia no Musicbox, tudo faz sentido ao vivo. As performances alternam entre a timidez bastante sóbria e a libertação impulsionada pela música.

Page 5: BROCHURA LÁ FORA LÁ FORA.pdf · José Alberto Ferreira. PROGRAMA. 13 DE JUNHO | 21:30 BLUISH Bluish são um duo dream-pop de Lisboa cujas canções etéreas convidam a planar sobre

14 DE JUNHO | 15:00 / 17:3015 DE JUNHO | 11:00 / 15:00 / 18:0016 DE JUNHO | 10:00 / 11:30MR CULBUTO [Cie Dynamogène]

É um brinquedo vivoque espera desesperadamente que nos alegremos com elecom aquele ar de nada.Transportâmo-lo para as ruas e por lá fica, assim,por uns minutos,ou mais quando encontra razões.No fundo, ele apenas se balança. Como por magia, agita-se.O jogo é vosso, é um brinquedo à vossa disposição.

Criado em 1995, Mr. Culbuto fez já mais de 1000 apresentações por todo o mundo!Com a sua bonomia redonda e gaulesa, assume durante o festival o papel de uma figura de convite, habitando de sexta a domingo o Pátio de Honra do Centro de Arte e Cultura. Daí, do seu fundo redondo e natureza alegre, interpela os visitantes, convida quem passa, chama, desafia, corteja, diverte. Sim, é consigo…

Page 6: BROCHURA LÁ FORA LÁ FORA.pdf · José Alberto Ferreira. PROGRAMA. 13 DE JUNHO | 21:30 BLUISH Bluish são um duo dream-pop de Lisboa cujas canções etéreas convidam a planar sobre

14 DE JUNHO | 18:30ULRICH MITZLAFFTen Sonic Miniatures about Edvard Munch's "The Scream"

Depois do primeiro projeto a solo x-run-4 prismatique, lançado em formato de álbum digital na editora Crónica Electrónica em 2016, Ulrich Mitzla� edita dez miniaturas sónicas, inspiradas no famoso quadro de Edvard Munch “The Scream”. Todas as miniaturas são criadas e tocadas no momento, seguindo o conceito de composição em tempo real. Agora Ulrich Mitzla� apresenta Ten Sonic Miniatures about Edvard Munch’s “The Scream” em concerto. As peças mostram diferentes modos e ângulos da interpretação musical sobre o quadro de Edvard Munch. Arte visual convertida em música através das possibilidades expressivas dos meios sonoros como se fosse um diálogo entre a música de Ulrich Mitzla� e a pintura de Edvard Munch.

Ulrich Mitzla� completou os seus estudos de violoncelo nos anos setenta em Tübingen (Alemanha) com o Professor Stefan Zarnescú. Vive em Lisboa, desde 1996, onde trabalha como violoncelista e compositor de música contemporânea e experimental, improvisação, free-jazz, composição conceptual e sound-art. Colabora com vários artistas em projetos multidisciplinares e eletro-acústicos incluindo também de dança, de teatro e filme. É membro da Associação Granular.

Page 7: BROCHURA LÁ FORA LÁ FORA.pdf · José Alberto Ferreira. PROGRAMA. 13 DE JUNHO | 21:30 BLUISH Bluish são um duo dream-pop de Lisboa cujas canções etéreas convidam a planar sobre

14 DE JUNHO | 21:30DANIEL CATARINOSangue Quente Sangue Frio

Daniel Catarino é um cantautor alentejano que alia canções orelhudas a letras fora do comum, em que aborda os paradoxos da humanidade num equilíbrio entre a frieza analítica e o calor poético.

Habituado a pisar o palco apenas com a sua guitarra acústica, apresenta-se agora num trio eléctrico e mais virado para o rock, acompanhado por Manuel Molarinho no baixo (O Manipulador, Baleia Baleia Baleia) e Xinês na bateria (Awaiting The Vultures).

Page 8: BROCHURA LÁ FORA LÁ FORA.pdf · José Alberto Ferreira. PROGRAMA. 13 DE JUNHO | 21:30 BLUISH Bluish são um duo dream-pop de Lisboa cujas canções etéreas convidam a planar sobre

14 DE JUNHO | 23:00BRUNO PERNADASThose Who Throw objects at The Crocodiles Will Be Asked to Retrieve Them

O mais recente projeto do compositor/multi-instrumentista Bruno Pernadas parte de uma busca pessoal pela relação entre a mitologia egípcia no que diz respeito à adoração do crocodilo do Nilo e o comportamento humano contemporâneo ocidental.

É também uma continuação do anterior trabalho How can we be joyful in a world full of knowledge editado em 2014 pela Pataca Discos. O segundo registo caracteriza-se pela longa duração dos seus temas com a instrumentação e sonoridade intemporal, tendo como base um processo criativo que pretendeu respeitar a composição em tempo real.

Those who throw objects at the crocodiles will be asked to retrieve them combina vários estilos tais como west coast jazz dos anos 70, lounge oriental, krautrock, freak folk, pop music, sampling e processamento de electrónica low fi, exótica e soul music.

Tal como o seu antecessor, conta com a participação de nomes como João Correia (Tape Junk, Julie & The Carjackers), Afonso Cabral (You Can’t Win, Charlie Brown), Francisca Cortesão (Minta & The Brook Trout, They’re Heading West) ou Margarida Campelo (Julie & The Carjackers, Real Combo Lisbonense, Minta & The Brook Trout), para citar alguns.

Page 9: BROCHURA LÁ FORA LÁ FORA.pdf · José Alberto Ferreira. PROGRAMA. 13 DE JUNHO | 21:30 BLUISH Bluish são um duo dream-pop de Lisboa cujas canções etéreas convidam a planar sobre

15 DE JUNHO | 18:30INÊS PIMENTA

Inês Pimenta cedo se encontrou na música. Estudou-a até querer, e distraiu-se com afinco na Arquitetura, no design, no vídeo na ponderação e na timidez.

Lança o seu EP, Son of Daedalus onde Ícaro é só a personificação daquilo que quer cantar. Não ter medo. As canções são o percurso e as histórias que vive e que vê. O tom é jazzístico e também a formação. Contudo, com atenção conseguimos perceber-lhe os cantores/compositores do Brasil, a progressividade do rock, o sonho.

Tocou com muito gosto em diversos grupos, onde experimentou universos musicais únicos e que acredita serem valiosos. Fumaça Preta, Sequin e Joana Barra Vaz são alguns deles.

Son of Daedalus, são as suas canções e composições. Um Ícaro que só precisa de acreditar no voo.

Page 10: BROCHURA LÁ FORA LÁ FORA.pdf · José Alberto Ferreira. PROGRAMA. 13 DE JUNHO | 21:30 BLUISH Bluish são um duo dream-pop de Lisboa cujas canções etéreas convidam a planar sobre

15 DE JUNHO | 19:30KATE MARCHSecret Epiphanies

Secret Epiphanies, um projeto da artista americana Kate March, tem a sua estreia em Évora no contexto do Festival Lá Fora. O projeto incorpora dança e pintura, bem como colagem e escritos pessoais, apresentando uma experiência performativa significativa e inspiradora. Em Secret Epiphanies, Kate March apresenta um conjunto de pinturas feitas ao vivo sobre telas cobertas de inscrições relativas a momentos fortes da sua experiência criativa e pessoal, excertos de diários recentes. Ao público são dadas a ler estas epifanias antes de Kate March usar o seu corpo para dançar e pintar sobre estas inscrições íntimas, escondendo os restos da história da sua voz criativa.

Revela-se assim um espaço secreto, vulnerável e transformador. Venha compartilhar as suas epifanias secretas.

Page 11: BROCHURA LÁ FORA LÁ FORA.pdf · José Alberto Ferreira. PROGRAMA. 13 DE JUNHO | 21:30 BLUISH Bluish são um duo dream-pop de Lisboa cujas canções etéreas convidam a planar sobre

15 DE JUNHO | 21:30LAVOISIER

Lavoisier é formado por Roberto Afonso e Patrícia Relvas. Nasce da necessidade interior de criar um diálogo, onde a expressão musical é elevada ao seu expoente mais sensível. A estadia em Berlim, entre 2009 e 2013, deu-lhes um novo olhar e, com a distância, chegou a inevitável “saudade”.

Depois de consolidar conceptualmente o projecto na antropofagia adoptada pelos Tropicalistas brasileiros nos anos 70, o primeiro passo para a sua aproximação à música tradicional portuguesa teve origem no trabalho de recolha musical levado a cabo por Michel Giacometti e Fernando Lopes Graça. Foi através desses registos que se apaixonaram pelo canto do povo português e conheceram as suas maiores fontes de inspiração que são também, afinal, as suas próprias raízes. E foi com esse espírito que começou a jornada da banda, em busca da essência musical. Um diálogo com as tradições, como na célebre frase de Lavoisier: "Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma...".

Este projeto tem sido apresentado ao vivo em Portugal, Alemanha, Holanda, Dinamarca, França, Itália e Brasil, levando assim o exploratório da música portuguesa para o mundo. Participando em diversos festivais, Lavoisier trabalha também com artistas plásticos no âmbito da performance e composição para teatro contemporâneo, estreando-se em salas como o Teatro Nacional Dona Maria II em Lisboa ou o Teatro Nacional São João no Porto. Contam com três trabalhos fonográficos editados, todos eles através de edições de autor.

Page 12: BROCHURA LÁ FORA LÁ FORA.pdf · José Alberto Ferreira. PROGRAMA. 13 DE JUNHO | 21:30 BLUISH Bluish são um duo dream-pop de Lisboa cujas canções etéreas convidam a planar sobre

15 DE JUNHO | 23:00KUMPANIA ALGAZARRATour "Let's Go"

Se, ao abrir a colheita de 2019 deste Kumpania amadurecido em 15 anos de estrada e história, nos vier à memória uma batida já conhecida… não temam! Isso é apenas sinal de que as nossas vidas têm andado a dançar e a celebrar do lado certo da noite. O mesmo lado onde esta trupe de saltimbancos apaixonados se encontra entre pequenos vagabundos e grandes poetas, do lado da liberdade que sopra de uma das mais poderosas brass bands portuguesas.

Com Let´s Go!, o sexto álbum, o coletivo assume a multiculturalidade como essência, juntando nesta assembleia musical influências de todas as cores, hemisférios e latitudes. Com convidados de diversos países, línguas e continentes, para no final, quando acabarmos de rodopiar e ainda tontos nos tentamos levantar neste mundo que não pára, tudo fazer sentido.

Num verdadeiro caleidoscópio de referências, colado à mão pela excelência de um coletivo rodado na estrada e no calor da festa, este novo disco da Kumpania Algazarra é um objeto único e sólido. Um manifesto coerente de canções, batidas e gritos selvagens de liberdade e convites à folia, dirigidos, organizados e bem embebidos num verdadeiro caldo de funk dos balcãs onde o jazz, o reggae, o afrobeat, a cumbia e ritmos latinos se misturam com o propósito da satisfação dos corpos na dança, da celebração das almas na festa e do despertar de consciências.

Page 13: BROCHURA LÁ FORA LÁ FORA.pdf · José Alberto Ferreira. PROGRAMA. 13 DE JUNHO | 21:30 BLUISH Bluish são um duo dream-pop de Lisboa cujas canções etéreas convidam a planar sobre

11 A 16 DE JUNHO | 15:00-18:00CORPOGRAFIAS IMAGINÁRIASProjeto com escolas / exposição

Anualmente, o Serviço Educativo da Fundação Eugénio de Almeida desafia um artista para, em conjunto, desenvolver um projeto com a comunidade escolar.

No ano letivo de 2018-2019, o Serviço Educativo convidou a artista Susana Marques a desenvolver Corpografias Imaginárias - uma proposta de trabalho centrada na temática do desenho e dirigida a grupos de diferentes níveis de ensino, do pré-escolar ao ensino secundário, bem como a um grupo de séniores.

Cada participante foi desafiado a exprimir, num corpo desenhado, uma ideia, um sentimento, um pensamento sobre o mundo ou sobre si próprio. Todos os participantes trabalharam com suportes e materiais iguais, sendo o mote inspirador para este processo, em cada sessão, uma conversa com a artista e o contacto com alguns dos seus trabalhos.

Das 7 sessões realizadas resultaram os desenhos – e pensamentos – reunidos nesta exposição.

Page 14: BROCHURA LÁ FORA LÁ FORA.pdf · José Alberto Ferreira. PROGRAMA. 13 DE JUNHO | 21:30 BLUISH Bluish são um duo dream-pop de Lisboa cujas canções etéreas convidam a planar sobre

14 DE JUNHO | 10:00-18:00JOANA LEALPassagem

As memórias são lugares. Interrompidos, por vezes. As memórias são lugares que oferecem eternidade a quem está de passagem. Das mãos já velhas da Joana nasceu um trapo longo que concilia várias memórias. Um trapo em duas partes desiguais e desequilibradas. De um lado, 30 metros estanques - como se fossem uma parcela da vida em que, por um qualquer motivo oculto, já ninguém pode tocar. Às vezes, a vida é para ver vertical, vaidosa, ao longe. Outras vezes, a vida estende-se em pouco mais de 10 metros, para que nos deitemos com ela longamente e possamos coser-nos, contra o inevitável esquecimento do Tempo. A vida é, também ela, um festival curto e estranho por onde brincamos à História com histórias de amor. Fazer trapologia é uma forma de registo. Cada pedaço de tecido tem uma casa, um corpo, uma história, que a Joana com engenho costurou rente a outra. Quem são estas pessoas, que aqui se avizinham?

Cátia Terrinca

Artista residente em Elvas, Joana Leal traz ao Lá Fora um projeto singular. Trata-se de Passagem, uma criação que coloca as mãos ao serviço da memória e se abre aos espetadores do Lá Fora. Um objeto que acompanha a Joana Leal e vai crescer com os espetadores do festival que nele queiram entrar. Dia 14, durante todo o dia, no Centro de Arte e Cultura, a Joana cose memórias e faz crescer a sua Passagem consigo. Um ritual feliz de uma velha artesã inconformada, como diz a Cátia Terrinca, agora aberto sobre o festival e os seus espaços.

Page 15: BROCHURA LÁ FORA LÁ FORA.pdf · José Alberto Ferreira. PROGRAMA. 13 DE JUNHO | 21:30 BLUISH Bluish são um duo dream-pop de Lisboa cujas canções etéreas convidam a planar sobre

Direção ArtísticaJosé Alberto Ferreira

Média PartnersAntena 3Rádio Diana FM

Coordenação TécnicaAlexandre Mira

Produção Andreza SousaElisabete MurtaFátima MurteiraJackson MonizJoão Pedro MateusMaria José BarrilMariana FriasMarisa GuimarãesSofia Colaço

DesignWello

Produção GráficaDAC PublicidadeAos Papéis

ComunicaçãoCândida Santos Silva

DocumentaçãoTatiana RamosFrancisco Pereira Gomes

ManutençãoGracinda Moço

Palcos e equipamentoAlgarpalcosAudex

Equipa de Voluntariado CulturalAnyaConceição CharruaConceição RebeloFlávia MolLarissa SoaresLídia MiraMargarida RatoMaria EduardaMaria João RosadoMelinda CondeRute Palma

AgradecimentosCátia Terrinca e UmColectivo

LÁ FORAFestival Internacional de Artes Performativas6ª edição

Page 16: BROCHURA LÁ FORA LÁ FORA.pdf · José Alberto Ferreira. PROGRAMA. 13 DE JUNHO | 21:30 BLUISH Bluish são um duo dream-pop de Lisboa cujas canções etéreas convidam a planar sobre

Bilhetes:Dia 13/06: 3€Dia 14/06: 6€Dia 15/06: 7€Passe 3 dias: 12€

Bilhetes à venda no Centro de Arte e Cultura.Nos dias dos espetáculos, bilhetes à venda no Centro de Arte e Cultura até às 19h e na Coleção de Carruagens a partir das 19h.

Páteo de São MiguelApartado 2001 - 7001-901 ÉvoraTel. +351 266 748 300

www.fea.ptfacebook.com/festival.la.fora#festivallafora#fea