Bromelin Suspensão

22
Manual do Produto

description

Fluidificante

Transcript of Bromelin Suspensão

Page 1: Bromelin Suspensão

Manual do Produto

Page 2: Bromelin Suspensão

Análise de Mercado

Patologias

Produto: Bromelin®

Necessidade, característica e benefícios

Concorrentes

Sumário

05

06

11

15

19

Page 3: Bromelin Suspensão

5

Brom

elin

®

Capítulo

1Bromelin® : Análise de Mercado

Fonte: IMS HEALTH

O Bromelin® Suspensão está inserido no mercado de Enzimas Anti-inflamatórias, sendo necessário fazer uma composição de classes terapêuticas, acrescentando-se as classes dos Expectorantes e Outros Antitussígenos Gripais, uma vez que nestas estão inseridos os principais concorrentes do produto.

O mercado total movimentou aproximadamente R$ 529 mi(milhões), no período de junho/2009 a Junho/2010, e aproximadamente 42 mi(milhões) de unidades neste mesmo período.

Este mercado está ranqueado da seguinte forma:

O líder deste mercado é o Abrilar, com participação de 7,27%, seguido do Expec, com 6,73%, Fluimucil, com 6,73%, Acetilcisteína MG, com 4,16% e Kaloba, com 3,21%. O Bromelin Suspensão aparece na centésima sexta posição, com partici-pação de 0,10%.

Os percentuais acima nos mostram que o mercado total é bastante pulverizado, com um número considerável de produtos, o que justifica o fato de haver entre os produtos uma participação parcialmente equilibrada. Abaixo, segue o mercado total dos principais produtos:

529.260.565,02

38.460.153,79

35.640.836,29

35.599.253,44

22.003.979,71

17.014.181,75

526.399,56

380.015.760,48

Selected Total

Abrilar (Farmoquímica)

Expec (EMS)

Fluimucil (Zambom)

Acetilcisteína MG (EMS)

Kaloba (Nycomed)

Bromelin Suspensão (Hebron)

Outros

42.085.365

1.818.119

2.521.900

1.421.718

1.463.999

560.007

25.947

34.273.675

7,27%

6,73%

6,73%

4,16%

3,21%

0,10%

71,80%

Mercado Bromelin® Suspensão

Page 4: Bromelin Suspensão

6

Capítulo

2 Patologias

Bronquite

Inflamação aguda da ár-vore traque-obrônquica, geralmente autolimitada e com even-tual reso-lução com-pletada e

retorno da função. A bronquite, embo-ra comumente leve, pode ser grave em pacientes debilitados e naqueles com doença pulmonar ou cardíaca crônica. Pneumonia é uma complicação crítica.

A bronquite infecciosa aguda, mais pre-valente no inverno, é frequentemente parte de uma IVAS (infecção de vias aéreas superiores) aguda. Pode-se des-envolver após um resfriado comum, ou outras infecções viróticas da nasofarin-ge, garganta, ou árvore traqueobrôn-quica, geralmente com infecção bacte-riana secundária. Exposição a poluentes aéreos e, possivelmente, friagem, fadiga e des- nutrição são fatores predisponen-tes ou contribuintes.

A bronquite aguda irritativa pode ser causada por vários pós minerais e ve-getais, vapores de ácidos fortes, amô-nia, certos solventes orgânicos voláteis, cloro, sulfeto de hidrogênio, dióxido de enxofre ou bromo; os irritantes ambien-tais, ozônio e dióxido de nitrogênio, fu-maça de tabaco ou de outras substân-cias.

A bronquite infecciosa aguda é comu-mente precedida por sintomas de IVAS: coriza, mal-estar, calafrios, febre leve, dores nas costas e músculos e dor de garganta. O início da tosse geralmente assinala o início da bronquite. A tosse é inicialmente seca e improdutiva, po-

rém pequenas quantidades de expecto-ração viscosa surgem após poucas horas ou dias; posteriormente torna-se mais abundante e mucoide ou mucopurulen-ta.

Pneumonia

É uma infecção que se instala nos pul-mões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Podem aco-meter a região dos alvéolos pulmona-res onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).

Basicamente, pneumonias são provo-cadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no es-paço alveolar, onde ocorre a troca ga-sosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.

D i f e r e n t e s do vírus da gripe, que é altamente infectante, os agentes infecc iosos da pneumo-nia não cos-tumam ser transmitidos facilmente.

Sinais e Sin-tomas: Febre Alta; Tosse; Dor no Tórax; Alterações da Pressão Arterial; Confusão Mental; Mal-estar generalizado; Falta de Ar; Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada ou cor de tijolo, às vezes com rajas de sangue

O tratamento das pneumonias requer o

Page 5: Bromelin Suspensão

7

Brom

elin

®

É originada de complicações de proces-sos infecciosos gerais ou, também, de um processo de laringo-traqueobron-quite agudo ou crônico. Pode também ser consequência de uma broncoaspi-ração.

A broncop-neumonia é acompanhada de suor, febre, arrepio, disp-neia, tosse e t aqu i ca rd i a , entre outros.

Os agentes responsáveis são: Staphylo-coccus, Streptococcus e H.Influenza.

Consolidação em placas, usualmente bi-lateral e atinge mais os lobos inferiores.As complicações são: abscesso, empie-ma (coleção circunscrita de pus dentro da cavidade pré-formada) e dissemi-nação.

uso de antibióticos, em caso de origem bacteriana ou fúngica, e a melhora cos-tuma ocorrer em três ou quatro dias. A internação hospitalar pode fazer-se ne-cessária quando o paciente é idoso, tem febre alta ou apresenta alterações clíni-cas decorrentes da própria pneumonia, tais como: comprometimento da função dos rins e da pressão arterial, dificulda-de respiratória caracterizada pela baixa oxigenação do sangue, porque o alvéo-lo está cheio de secreção e não funciona para a troca de gases.

Os principais antibióticos usados são as chamadas Quinolonas Respiratórias, dentre as quais podemos citar como exemplo a moxifloxacina, a gatifloxaci-na e a levofloxacina.

Broncopneumonia

É uma inflamação dos brônquios, bron-quíolos e alvéolos vizinhos, agrupados em focos, aproximadamente do tamanho de bolinhas de pinguepongue, dissemina-dos pelos glóbulos dos dois pulmões.

Curio

sida

des De que é feito o Muco?

O muco (coloquialmente chamado de meleca no Brasil) é uma substância viscosa de origem biológica. É produzido como método de proteção de superfícies no ser vivo, contra a desidratação (pulmão), ataque químico (mucosa do estômago), bacteriológico (mucosa respiratória) ou simples-mente como lubrificante (esófago, cólon). O muco é produzido por um tipo especializado de célula, a célula caliciforme, que segrega continua-mente glóbulos de muco.

O muco tem importantes funções de defesa imunológica. Além de apri-sionar os micro-organismos aéreos como por exemplo no epitélio respi-ratório, ele contém proteínas com atividade bactericida, como a lisozima e anticorpos tipo A.

Page 6: Bromelin Suspensão

8

Ativ

idad

e Agora é o momento de você colocar em prática o que aprendeu. Responda as seguintes perguntas:

1. Defina bronquite?2. Quais os sintomas da bronquite?3. Defina pneumonia?4. Quais os sintomas da pneumonia?5. O que é broncopneumonia?

Ano

taçõ

es

Page 7: Bromelin Suspensão

9

Brom

elin

®

Folh

a de

Res

post

a

Page 8: Bromelin Suspensão

10

Folh

a de

Res

post

a

Page 9: Bromelin Suspensão

11

Brom

elin

®

Produto

Capítulo

31. O que é Brome-lin®

Bromelin® é um mucofluidificante à base de Ananas co-mosus.

Mecanismo de ação do Brome-lin®

Muco: As células do aparelho respirató-rio produzem, para a defesa de sistema respiratório, um lí-quido viscoso, denominado de muco, cuja finalidade é reter bactérias, toxinas, poeira, etc, impedindo-os de chegarem até aos pulmões e provocarem algum tipo de infecção respiratória.

Este muco é composto de proteínas e água. O organismo, conforme suas ne-cessidades, pode aumentar ou diminuir a viscosidade deste muco. Para fazer este processo, o organismo utiliza uma en-zima chamada de Dornase Pancreática ou Peptidase, cuja finalidade é quebrar a proteína do muco e, assim, regularizar a viscosidade do mesmo, aumentando a quantidade de água.

Quando o organismo necessita que o muco fique mais fluido, para que haja expectoração, ele aumenta a quebra de proteínas do mesmo e, com isso, au-menta a quantidade de água, tornando a secreção mais líquida e facilitando a eliminação da mesma através da expec-toração. Este mecanismo regularizador da viscosidade do muco, às vezes, devi-do a várias infecções, entra em pane. O muco fica extremamente viscoso e per-de a característica de defesa, passando a funcionar como um ambiente favo-rável para à proliferação das bactérias, que vão agredir o organismo.

O Bromelin® con-tém extrato dos fru-tos Ananas comosus (abacaxi), que atua na traqueia e nos brôn-quios contra o muco (catarro), fluidificando a secreção produzida.

2. Formulação do Bromelin®

Cada 1 mL contém:

Extrato de Ananas comosus....... 0,88g.

Excipientes (Metilparabeno, Propilpara-beno, Mel de abelhas, Benzoato de só-dio, Água de osmose reversa.)

3. Indicação do Bromelin®

Bromelin® está indicado ao tratamento sintomático dos pacientes com proble-mas de secreção nas vias aéreas supe-riores. (traqueia e brônquios)

4. Apresentação

Suspensão oral 0,88g/mL.

Embalagem em frasco PET contendo 100 mL, acompanhada de copo-medida de 10mL.

5. Posologia

Crianças acima de 8 anos e adultos:

- Ingerir 7,5mL da suspensão oral,

3 vezes ao dia com intervalo de 8 horas entre as doses.

Crianças acima de 1 ano a 8 anos:

- Ingerir 5,0mL da suspensão oral, 3 ve-

Page 10: Bromelin Suspensão

12

Ativ

idad

e Agora é o momento de você colocar em prática o que aprendeu. Responda as seguintes perguntas:

1. O que é Bromelin®?2. Qual a posologia do Bromelin® para crianças acima de 8 anos e adultos?3. Quais as indicações do Bromelin® ?4. Explique o mecanismo de ação do bromelin.5. Qual a formulação do Bromelin®?

Ano

taçõ

eszes ao dia com intervalo de 8 horas entre as doses.

Crianças acima de e meses a 1 ano:

- Ingerir 2,5mL da suspensão oral, 3 vezes ao dia com intervalo de 8 horas entre as doses.

Page 11: Bromelin Suspensão

13

Brom

elin

®

Folh

a de

Res

post

a

Page 12: Bromelin Suspensão

14

Folh

a de

Res

post

a

Page 13: Bromelin Suspensão

15

Brom

elin

®

Necessidade, Característicase Benefícios

Capítulo

4

1. Necessidade, Características e Benefícios do Bromelin®

2. Necessidade, Características e Benefícios do Bromelin®

Bromelin tem ação proteolítica dasenzimas.

® O que proporciona a incorporação demoléculas de água no muco e facilitasua fluidificação e eliminação.

Doutor(a), Bromelin tem ação proteolítica de enzimas, o que garante aincorporação de moléculas de água no muco, facilitando sua fluidificação eeliminação.

®

Característica Benefício

Expressando o benefício ao médico

Bromelin tem ação fluidificantesobre as secreções brônquicas,através da enzima bromelina.

® O que assegura a recuperação dosmovimentos ciliares e a limpezadas vias respiratórias.

Doutor(a), o medicamento tem ação fluidificante sobre as secreções brônquicas,através da enzima bromelina, o que assegura a recuperação dos movimentosciliares e a limpeza das vias respiratórias.

Característica Benefício

Expressando o benefício ao médico

3. Necessidade, Características e Benefícios do Bromelin®

Page 14: Bromelin Suspensão

16

5. Necessidade, Características e Benefícios do Bromelin®

4. Necessidade, Características e Benefícios do Bromelin®

Necessidade

Doutor(a), alguns mucofluidificantes apresentam interação medicamentosa comantipiréticos.

Bromelin não tem interaçãomedicamentosa com antipiréticos(medicamentos para baixar a febre).

® O que oferece segurança para omédico e o paciente.

Doutor(a), alguns mucofluidificantes apresentam interação medicamentosa comantipiréticos. Bromelin não tem interação medicamentosa com antipiréticos(remédios para baixar a febre), por isso oferece segurança para o médico e opaciente.

®

Característica Benefício

Expressando o benefício ao médico

Necessidade

Doutor(a), é comum as mães dos pequenos pacientes se queixarem dos saboresdesagradavéis de alguns mucofluidificantes.

Bromelin tem sabor agradável.® O que assegura a adesão dopaciente ao tratamento.

Doutor(a), é comum as mães dos pequenos pacientes se queixarem dos saboresdesagradavéis de alguns mucofluidificantes. Bromelin tem sabor agradável, oque assegura a adesão do paciente ao tratamento.

®

Característica Benefício

Expressando o benefício ao médico

Page 15: Bromelin Suspensão

17

Brom

elin

®

Ativ

idad

e Agora é o momento de você colocar em prática o que aprendeu. Responda as seguintes perguntas:

1. Cite 3 necessidades com as respectivas características e benefícios de Bromelin® .

Ano

taçõ

es

Page 16: Bromelin Suspensão

18

Folh

a de

Res

post

a

Page 17: Bromelin Suspensão

19

Brom

elin

®

Concorrentes

Capítulo

5

6. Concorrentes do Bromelin®

6.1 Diferenças básicas entre Abrilar® e Bromelin®

Abrilar®

Provoca efeito laxativo pelapresença de sorbitol em suafórmula.

Bromelin®

Não provoca efeitos colaterais,o que é um fator de segurançapara o paciente e tranquilidadepara o médico na prescrição.

Tem efeito broncodilatador, oque não é indicado em todosos casos.

Tem ação mucofluidificantesem provocar nenhum efeitoindesejado, promovendosegurança.

Page 18: Bromelin Suspensão

20

7. Concorrentes do Bromelin®

7.1 Diferenças básicas entre Fluimucil® e Bromelin®

Fluimucil®

Provoca náusea, vômito equeimação

Apresenta sabor desagradável oque dificulta a adesão dopaciente ao tratamento.

Bromelin®

Não provoca efeitos colaterais,o que é um fator de segurançapara o paciente e tranquilidadepara o médico na prescrição.

Sabor agradável, que facilita aadministração e a adesão aotratamento.

Apresenta interaçãomedicamentosa com aEritromicina, Ampicilina eAnfotericina, que sãoantibióticos. A associação comestas substâncias pode causarefeitos colaterais.

Não apresenta interaçãomedicamentosa, o quegarante ao Bromelin asegurança de ser associado aqualquer antibiótico sem riscode efeitos colaterais nopaciente.

Page 19: Bromelin Suspensão

21

Brom

elin

®

8. Concorrentes do Bromelin®

8.1 Diferenças básicas entre Expec® e Bromelin®

Expec®

Não é seguro, pois tem váriosefeitos colaterais.

Bromelin®

É seguro, pois não apresentaefeitos colaterais.

Produto exclusivo para oreceituário médico.

Produto popularizado.

Page 20: Bromelin Suspensão

22

Outros concorrentes de Bromelin® Os outros concorrentes são aqueles que podem aparecer numa determinada região do Brasil, mas que não aparecem como produtos muito rentáveis nas empresas de auditoria, que podem ser medicamentos ou alimentos.

Neste mercado de mucolíticos, existem inúmeras marcas similares nas farmácias espalhadas por todo o Brasil, destacaremos algumas marcas que podem ser en-contradas.

Ano

taçõ

es

Page 21: Bromelin Suspensão

23

Brom

elin

®

Ativ

idad

eA

nota

ções

Agora é o momento de você colocar em prática o que aprendeu. Responda as seguintes perguntas:

1. Cite 2 concorrentes do Bromelin® e suas respectivas

desvantagens.

2. Destaque duas características do Bromelin que farão

o diferencial frente ao médico.

Page 22: Bromelin Suspensão

24

Folh

a de

Res

post

a