Bt virtual 41

24

description

Edição apenas online

Transcript of Bt virtual 41

Page 1: Bt virtual 41
Page 2: Bt virtual 41

Tuesday, Jan1 28, 2014

Thursday, Feb 13, 2014

Page 3: Bt virtual 41

O jornal espanhol El País destacou na sua edição de terça-feira (11/2) uma negociação que envolve os governos dos Estados Unidos e do Brasil, que pode ser um primeiro passo e m d i r e ç ã o a u m a reconciliação diplomática após as denúncias de espionagem da Agência N a c i o n a l A m e r i c a n a (NSA). A Câmara dos Deputados e o Senado aprovaram na semana passada a nova lei agrícola nor te -amer icana , que representa um ingrediente i m p o r t a n t e n a l o n g a disputa entre Washington e Brasília por subsídios para a produção de algodão em território americano.

A Organização Mun-dial do Comércio (OMC) foi favorável às queixas do Brasil, no ano de 2004, a partir do pedido de ajuda à produção concedida pelo governo dos EUA, autori-zando o comércio de até 830 mil dólares por ano, no momento que os EUA determinavam esses subsí-dios no mercado mundial de algodão, de forma distorcida, afetando os exportadores brasileiros. O Brasil, porém, concordou com os EUA em não aplicar qualquer tipo de retaliação se a compensação fosse paga por Washington aos produtores gigantes da Amér ica do Su l , que a d o t a r a m u m a n o v a legislação para eliminar os subsídios ao algodão.

O s p a g a m e n t o s começaram a ser feitos

mensalmente em 2010, no valor de 147 mil dólares por ano, mas foi suspenso em outubro passado, por causa das divergências do orçamento no Congresso americano, e que levaram à paralisação parcial do governo por duas semanas. E m r e s p o s t a , a s autoridades brasileiras anunciaram que iriam tomar uma decisão sobre as represálias, em março. Durante a sua visita à Washington no final de janeiro, o ministro das Relações Exteriores do B r a s i l , L u i z A l b e r t o Figueiredo, se reuniu com r e p r e s e n t a n t e s d a administração Obama para resolver a questão e disse que o governo de Dilma Rousseff i r ia es tudar cuidadosamente a nova lei, quando fora adotado para determinar se atenderia às suas exigências e, a partir disso, decidir se deve ou n ã o i m p o r m e d i d a s punitivas aos EUA.

A g o r a , c o m a a p r o v a ç ã o fi n a l d a legislação, o momento "da verdade" chegou. A regra elimina a produção direta de algodão e as autoridades d o s e t o r e o s E U A consideram suficiente para cumprir a decisão da OMC, mas oferece em troca um conjunto de potencial com auxílio indireto, que não pode atender às demandas do Brasil. Com o novo quadro legal, os produtores de algodão são elegíveis para o seguro, que garante um nível mínimo de renda

nos próximos anos. O ponto essencial é que parte do valor do seguro pode chegar a 80% do total do fundo para o governo dos EUA.

Esse cenário pode levar a um aumento da produção de algodão nos EUA, o que implica num m e r c a d o m u n d i a l competitivo com mais algodão colhido no Brasil, o oposto do que é desejado pelo gigante emergente. De acordo com a OCDE e a FAO, os Estados Unidos s ã o o t e r c e i r o m a i o r p rodu tor de a lgodão , depois da China e da Índia, enquanto o Brasil é o quinto. Além disso, os EUA são o maior exportador do mundo e importador da China.

Todas as indicações, portanto, dependem da reação brasileira a partir das exigências analisadas n a n o v a l e i e o s componentes obviamente políticos. Brasília vai

calibrar muito bem as vantagens e desvantagens, como impor retaliação comercial para os EUA. É, sem dúvida, a melhor opção para restaurar a confiança quebrada com as revelações de espionagem em setembro, de que a NSA tinha acesso às correspon-dências eletrônicas de Dilma Rousseff, o que irritou profundamente a presidente brasileira e levou ao cancelamento de sua visita à Washington, que estava planejada para final de outubro.

E m 2 0 1 0 , a s autoridades brasileiras publicaram uma lista com 100 produtos americanos que poderão ser objeto de retaliação ao contencioso do algodão. Por exemplo, a s t a r i f a s s o b r e a s exportações dos EUA para o carro no Brasil, que passaria de 35% para 50%, o trigo de 10% para 30%, ou algodão chegaria até 100%.

O contrato de loca-ção do prédio Panorama, que irá abrigar o consulado dos Estados Unidos em Be-lo Horizonte, será assinado nesta quinta-feira (13).

A embaixadora dos EUA no Brasil, Liliana Ayalde, deve assinar o do-cumento durante uma ceri-mônia realizada no próprio empreendimento, localiza-do no bairro Santa Lúcia, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. O governador Antonio Anastasia e o pre-feito Marcio Lacerda tam-bém estarão presentes na solenidade, marcada para as 16h30.

O consulado prestará serviço aos mineiros que pretendem tirar o visto tem-porário e de imigração para os Estados Unidos, além de auxiliar americanos que moram no Estado. A inau-guração e funcionamento estão previstos para 2016.

O anúncio da ins-talação de dois novos con-sulados norte-americanos no Brasil foi feito em 2013, pela Secretaria de Estado dos EUA. Além de Belo H or i zon t e , uma nova unidade será inaugurada em Porto Alegre.

NúmerosDe acordo com a em-

baixada norte-americana no Brasil, em 2011, os EUA concederam 80 mil vistos para mineiros, nos consula-dos em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

E m r e l a ç ã o a o r a n k i n g d e E s t a d o s brasileiros, Minas Gerais é o terceiro que mais exporta para o país norte-americano e o terceiro que mais importa. Entre 2003 e 2011, houve crescimento de 1 8 8 , 9 % d o c o m é r c i o bilateral entre Minas Gerais e Estados Unidos.

Sonho de consumo de milhares de brasileiros que lotam os centros de compra de Miami e de NewYork tem nome simpá-tico – greencard – cartão verde. Mas só tem nome, ele não é verde e nem fácil.

Além dos consu-midores, a vida dos imi-grantes brasileiros ilegais nos EUA está cada vez ma-is difícil. Existe uma pres-são e intolerância cada vez maior contra os ilegais, o que torna o sonho america-no, ainda que desvanecido, cada vez mais difícil para muitos brasileiros. As solu-ções são antigas: o mais se-guro é o patrocínio de pa-

rentes. Pais, filhos e irmãos de quem têm cidadania nor-te-americana têm a maior chance, ainda que morosa.

Depois, vem o pa-trocínio de empregadores. Ele começa com um visto de trabalho em alguma em-presa dos EUA, também é obrigatório ter curso su-perior ou conhecimento es-pecializado.

Casamentos ar-ranjados, pagos, apesar de ilegais, são comuns para obter o benefício. Há outra f o r m a , e s t a p o u c o conhecida, de obter o g r e e n c a r d – p e l a s franquias. E algumas delas estão em franca campanha

para cooptar o dinheiro de estrangeiros . As mais agressivas são as redes Y o B l e n d z , ElementsTherapeuticMassage e BatteryGiant que c o m e ç a r a m a p e d i r i n v e s t i m e n t o s d e estrangeiros endinheirados em troca do green card.

Esse programa dá a chance de obter residência permanente nos EUA em troca de um investimento de US$ 500 mil.

Há um porém – o investimento tem que criar pelo menos dez novos empregos em dois anos ou o investidor é obrigado a voltar para casa.

Brasil e a sua retaliação comercial contra os EUAAOrganizaçãoMundialdoComércio(OMC)foifavorávelàsqueixasdoBrasil,noanode2004

Sede do Consulado dos EUA em Minas

Consulado dos EUA em BH começa a virar realidade a partir de hojeContrato de locação do prédio será assinado pelaembaixadoradosEstadosUnidosnoBrasil,LilianaAyalde,emumacerimôniaqueteráapresençaderepresentantesdosgovernosestadualemunicipal

Greencard pode custar US$ 500 mil

Page 4: Bt virtual 41

Wednesday, Jul 03, 2013

Thursday, Feb 06, 2013

Friday, Aug 09, 2013

Monday, Aug 12, 2013Monday, Nov 25, 2013

A clinica reabre na terça-feira, 27 de agosto e além do clínico geral, teremos médicos especialistas em Pisiquiatria Cardiologia

Page 5: Bt virtual 41

CURIOSIDADES

Existem tempestades de rãs e sapos?

Page 6: Bt virtual 41

06

Apesar de tecnologias p a r a l á d e f u tu r i s t a s estarem aqui na Terra, como o Google Glass e o Oculus Rift, a principal e mais desejada evolução está mesmo é no espaço. A Lua já foi "colonizada", e um grupo de astronautas h a b i t a u m a a p e r t a d a e s t r u t u r a n o c a m p o gravitacional, a Estação Espacial Internacional (ISS). Mas os planos da humanidade vão além e começam a ganhar força com a ajuda de pessoas dispostas a povoar outros planetas.

Um desses projetos é o da fundação holandesa Mars One, que se propõe a enviar voluntár ios ao planeta vermelho a partir de 2025. Qualquer pessoa pode se candidatar, desde q u e a c e i t e a s c o n s e q u ê n c i a s d e s s a escolha, já que é uma v i a g e m a p e n a s c o m passagem de ida e sem possibilidade de retornar à Terra. E a paixão pelo espaço não é exclusividade d e n a ç õ e s m a i s desenvolvidas, como os Estados Unidos e a China, mas também as latino-americanas: pelo menos setenta pessoas integram a lista de mil candidatos de todo o mundo que vão participar da segunda fase

do processo seletivo da Mars One.

Países como Brasil, A r g e n t i n a , C h i l e , Colômbia, El Salvador, Guatemala, México, Peru, República Dominicana e Uruguai possuem homens e m u l h e r e s d e i d a d e s d i f e r e n t e s q u e e s t ã o dispostos a abandonar a família, os estudos, o trabalho e toda a vida aqui na Terra para se mudar para Marte, a 570 milhões de quilômetros de distância. Daqui 11 anos, 24 pessoas começarão a ser enviadas ao planeta vizinho, em g r u p o s d e q u a t r o astronautas a cada dois anos - ou seja, os últimos tripulantes embarcam só em 2035.

O brasileiro Manoel B e l é m é u m d o s voluntários brasileiros que fi g u r a m e n t r e a s m i l pessoas selecionadas no mundo todo pela Mars One. Manoel tem 58 anos, é físico, piloto formado e redator de um blog de poesias, afirma que quer deixar a cidade de São Paulo e i r ao planeta vermelho "para alimentar a alma". "Quando a gente tem espírito científico, nada m e l h o r d o q u e e s t a o p o r t u n i d a d e d e c o n h e c i m e n t o e experimentação", disse o físico à agência de notícias AFP. Ele se considera apto para ser um dos escolhidos pela startup holandesa e q u e n ã o t e m m u i t a i m p o r t â n c i a s e r u m a viagem só de ida, mesmo que ele esteja na casa dos 70 anos.

O u t r o l a t i n o -americano na fila é o urugaio de 27 anos Yuri López, ex-integrante de uma tropa de elite da polícia em seu país e que atualmente trabalha em u m a e m p r e s a d e tecnologia. Assim como Manoel, Yuri não se sente incomodado com a ideia de

nunca mais voltar à Terra. "Eu iria com uns 37 anos, se estivesse entre os primeiros quatro, com um monte de c o i s a s v i v i d a s , p a r a terminar meus dias em um horizonte completamente diferente. A expansão do ser humano no universo é fundamental", disse.

Todos os aprovados para a segunda fase do p r o j e t o t i v e r a m q u e d e m o n s t r a r c i n c o qualidades-chave para avançar no processo de s e l e ç ã o : r e s i s t ê n c i a , adaptação, curiosidade, habilidade para confiar nos outros e criatividade. E eles sabem dos r iscos que c o r r e m . A s s i m q u e chegarem em Marte, os primeiros colonos terão que viver em pequenas cápsulas, encontrar água, p r o d u z i r o x i g ê n i o e c u l t i v a r o s p r ó p r i o s alimentos. As condições e as paisagens do planeta vermelho lembram um grande deserto, no qual a atmosfera é constituída de dióxido de carbono e onde a temperatura média é de -63º C.

"Um monte de coisas pode dar errado e isso dá mais tempero à missão, que

é a aventura máxima da humanidade, do meu ponto de vista", disse López. "Eu vejo isto como algo épico. Penso que estas primeiras quatro pessoas que forem terão uma tarefa similar à q u e t e v e C r i s t ó v ã o Colombo ou Magalhães, de partir rumo a um destino que não conhecem. E serão lembradas por toda a História".

L e i a t a m b é m : Voluntários do Mars One vão ficar i so lados do mundo durante 1 ano

No entanto, alguns candidatos enxergam uma oportunidade do homem se expand i r pa ra ou t ros t e r r i t ó r i o s . P a r a o l e g i s l a d o r m e x i c a n o Andrés Eloy Martínez Rojas, colonizar Marte representa uma segunda chance para a humanidade, q u e p o d e r i a , a s s i m , " d e s e n v o l v e r o u t r a economia, outro estilo de vida que poderia, inclusive, beneficiar a Terra" diante d o s p r o b l e m a s d e s u p e r p o p u l a ç ã o e aquecimento global.

" M a r t e é a o p o r t u n i d a d e d e n o s r eva lo r i za rmos como s o c i e d a d e p a r a

c o m e ç a r m o s a n o s reinventar e não cometer os mesmos erros", declarou Andrés , depu tado do esquerdista Partido da Revolução Democrática (PRD) do México. "A ideia seria chegar a Marte e desenvolver uma nova soc iedade , uma nova civilização em harmonia com a natureza". Andrés tem 50 anos e é pai de seis filhos que imploram para q u e e l e r e p e n s e s u a decisão.

Até agora, as únicas m i s s õ e s e m M a r t e envolvem robôs altamente sofisticados, e todas elas foram real izadas com sucesso pe la Agência E s p a c i a l A m e r i c a n a (NASA). O mais famoso é a sonda Curiosity, que p e r c o r r e o p l a n e t a vermelho desde o dia 6 de a g o s t o d e 2 0 1 2 . O equipamento já fez grandes descobertas que animam cientistas e astronautas a povoar Marte, entre elas a descoberta de que o local já f o i p r o p í c i o à v i d a microbiana em um passado longínquo. Nesta semana, também foi anunciado que o veículo encontrou fortes evidências de que ainda

VIAGEM SEM VOLTA: brasileiros estão dispostos a deixar a Terra para ir a Marte

Manoel Belém, físico brasileiro, é um dos setenta latino-americanos que querem ir para Marte. (Foto: AFP)

Page 7: Bt virtual 41
Page 8: Bt virtual 41
Page 9: Bt virtual 41

Jennifer Lopez sensualiza com bonitões em gravação de clipe

Viviane Araújo samba no asfalto ao som da bateria do Salgueiro

Page 10: Bt virtual 41

SPORTIMESSPORTIMES

CBF e seus cartolas estão rindo à toa. Eles têm motivos de sobra para isso

Page 11: Bt virtual 41
Page 12: Bt virtual 41
Page 13: Bt virtual 41
Page 14: Bt virtual 41
Page 15: Bt virtual 41
Page 16: Bt virtual 41
Page 17: Bt virtual 41
Page 18: Bt virtual 41
Page 19: Bt virtual 41
Page 20: Bt virtual 41
Page 21: Bt virtual 41
Page 22: Bt virtual 41
Page 23: Bt virtual 41
Page 24: Bt virtual 41