Bullying no ambiente escolar: estratégias de prevenção e intervenção das escolas

1
Bullying no ambiente escolar: estratégias de prevenção e intervenção das escolas Karina Eleonora Popko Dominguez Graduanda do curso de Pedagogia Projeto de Pesquisa desenvolvido na Disciplina EDU03041 – Pesquisa em Educação 2012/1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Contato: karina [email protected] Introdução : O Bullying vem sendo um dos principais problema do cotidiano escolar e aparentemente os professores e gestores não estão dando conta de lidar com esse problema. Para isso, muitos estudos na área estão sendo desenvolvidos para promover uma melhor compreensão deste fenômeno a fim de combater ou amenizar estas situações desagradáveis. Segundo Fante (2005, pg. 28-29), o bullying é um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra outro (s), causando dor angústia e sofrimento. Insultos, intimidações, apelidos cruéis, gozações que magoam profundamente, ridicularizando e infernizando a vida de outros alunos levando-os à exclusão, além de danos físicos, morais e materiais. A partir dessa temática, o presente projeto pretende investigar como as escolas vêm tratando esse fenômeno do bullying? Objetivos: Analisar quais as estratégias as escolas estão utilizando para prevenir esse problema; Identificar as estratégias de intervenção das escolas quando o bullying é identificado; Metodologia: Será uma pesquisa qualitativa exploratória que ocorrerá por meio de entrevistas semi- estruturadas com as equipes pedagógicas de dez escolas localizadas na zona norte de Porto Alegre, sendo que cinco serão de escolas particulares e as outras cinco de escolas públicas. Essas entrevistas irão contemplar dez perguntas a respeito do de como as escolas tem encarado e prevenindo o bullying. Averiguando então, as diferentes percepções das escolas quanto ao assunto e quais as estratégias que são tomadas em cada caso. O referencial teórico utilizado para desenvolver esse projeto de pesquisa foi composto por autores e investigadores que vem tratando do tema bullying nas escolas, tais como: Gisi, Ens, Willard, Prados, Middelton-Moz, Zawadski, Lech, Antunes e Pereira. Referências: GISI, Maria de Lourdes. BULLYING nas escolas: estratégias de intervenção e formação de professores.- Ijui: Ed.Unijuí, 2011. MIDDELTON-MOZ, Jane; ZAWADSKI, Mar Lee. BULLYING: estratégias de sobrevivência para crianças e adultos. – Porto Alegre: Artmed, 2007. ANTUNES, Deborah Christina. BULLYING: razão instrumental e preconceito. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

description

Bullying no ambiente escolar: estratégias de prevenção e intervenção das escolas. Karina Eleonora Popko Dominguez Graduanda do curso de Pedagogia Projeto de Pesquisa desenvolvido na Disciplina EDU03041 – Pesquisa em Educação 2012/1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PowerPoint PPT Presentation

Transcript of Bullying no ambiente escolar: estratégias de prevenção e intervenção das escolas

Page 1: Bullying no ambiente escolar: estratégias de prevenção e intervenção das escolas

Bullying no ambiente escolar: estratégias de prevenção e intervenção das escolas

Karina Eleonora Popko Dominguez

Graduanda do curso de Pedagogia

Projeto de Pesquisa desenvolvido na Disciplina EDU03041 – Pesquisa em Educação 2012/1

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Contato: karina [email protected]

Introdução:

• O Bullying vem sendo um dos principais problema do cotidiano escolar e aparentemente os professores e gestores não estão dando conta de lidar com esse problema. Para isso, muitos estudos na área estão sendo desenvolvidos para promover uma melhor compreensão deste fenômeno a fim de combater ou amenizar estas situações desagradáveis.

• Segundo Fante (2005, pg. 28-29), o bullying é um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra outro (s), causando dor angústia e sofrimento. Insultos, intimidações, apelidos cruéis, gozações que magoam profundamente, ridicularizando e infernizando a vida de outros alunos levando-os à exclusão, além de danos físicos, morais e materiais.

• A partir dessa temática, o presente projeto pretende investigar como as escolas vêm tratando esse fenômeno do bullying?

Objetivos:

• Analisar quais as estratégias as escolas estão utilizando para prevenir esse problema;

• Identificar as estratégias de intervenção das escolas quando o bullying é identificado;

• Identificar quais as percepções das escolas quanto ao cyberbullying;

• Verificar como ocorre a integração das escolas com as famílias para a prevenção e contenção deste problema;

Metodologia: Será uma pesquisa qualitativa exploratória que ocorrerá por meio de entrevistas semi-estruturadas com as equipes pedagógicas de dez escolas localizadas na zona norte de Porto Alegre, sendo que cinco serão de escolas particulares e as outras cinco de escolas públicas. Essas entrevistas irão contemplar dez perguntas a respeito do de como as escolas tem encarado e prevenindo o bullying. Averiguando então, as diferentes percepções das escolas quanto ao assunto e quais as estratégias que são tomadas em cada caso. O referencial teórico utilizado para desenvolver esse projeto de pesquisa foi composto por autores e investigadores que vem tratando do tema bullying nas escolas, tais como: Gisi, Ens, Willard, Prados, Middelton-Moz, Zawadski, Lech, Antunes e Pereira.

Referências:

GISI, Maria de Lourdes. BULLYING nas escolas: estratégias de intervenção e formação de professores.- Ijui: Ed.Unijuí, 2011.

MIDDELTON-MOZ, Jane; ZAWADSKI, Mar Lee. BULLYING: estratégias de sobrevivência para crianças e adultos. – Porto Alegre: Artmed, 2007.

ANTUNES, Deborah Christina. BULLYING: razão instrumental e preconceito. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.