BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

30
FESTIVAL BURNING MAN O IMPÉRIO DA CONTRACULTURA DURA SETE DIAS ISLÂNDIA A ilha dos vulcões despertos HOMEM E MULHER Doze diferenças fundamentais AS FORMAS DO SOM Ver a voz do rouxinol e do canário OÁSIS #186 EDIÇÃO

Transcript of BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

Page 1: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

FESTIVAL BURNING MAN O impériO da cOntracultura

dura sete dias

ISLÂNDIAa ilha dos vulcões

despertos

HOMEM E MULHER

doze diferenças fundamentais

AS FORMAS DO SOMVer a voz do

rouxinol e do canário

Oásis#186

ediçãO

Page 2: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

2/30OáSIS . Editorial

por

Editor

PEllEgriniLuis

O s mais velhos certamente já ouviram falar de Woodstock, o céle-bre festival de contracultura e música pop dos anos 60 e 70. na atualidade existe um evento do gênero, ainda mais gigantesco,

o Festival Burning Man. Ele aconteceu, como todos os anos, desde 1986, entre o final de agosto e o início de setembro, no deserto do Estado de nevada, nos Estados Unidos.

Burning Man é o tema da nossa matéria de capa. Quem foi lá – e vários brasileiros estiveram – diz que, durante uma semana, no meio do deserto, surge uma inteira cidade de tendas e barracas, povoada este ano por cerca de 30 mil indivíduos e o lugar se transforma numa espécie de império da contracultura.

Mas Burning Man é sobretudo um evento onde se glorifica a diversidade. ravers, nudistas, portadores das fantasias mais imaginosas, tatuados, cer-tinhos e aberrantes, todos circulam em convivência abençoada pela santa paz durante a semana de duração do evento. É chamado de “festival do

O Festival Burning Man, nOs estadOs unidOs, é a prOva de que O desejO de viver O sagradO de FOrMa

triBal ainda está vivO e presente nas pessOas. é só lhes OFerecer a pOssiBilidade e elas cOMpareceM

Page 3: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

OáSIS . Editorial

por

Editor

PEllEgriniLuis

3/30

futuro no presente”, de “grande herdeiro da tradição artística psicodélica”, de “lugar onde todas as tendências culturais confluem para debater e deci-dir quais novos rumos serão tomados”. todos esses modos de apresentar o Burning Man são válidos, mas certamente não completos. Eu acrescen-taria mais um: esse festival é a prova de que o desejo de viver o sagrado de forma tribal ainda está vivo e presente nas pessoas. É só lhes oferecer a possibilidade e elas comparecem.

Confira a reportagem. E veja o belo vídeo em time-lapse do Burning Man 2014.

Page 4: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

4/30OáSIS . iMagEM

IMA

gEM

FESTIVAL BURNING MANO império da contracultura dura sete dias

Page 5: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

5/30OáSIS . iMagEM

Page 6: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

OáSIS . iMagEM

urning Man é sobretudo um even-to onde se glorifica a diversidade. Ravers, nudistas, portadores das fantasias mais imaginosas, tatua-dos, certinhos e aberrantes, todos circulam em convivência abenço-ada pela santa paz durante a se-mana de duração do evento. Ele acontece sempre entre agosto e se-B

dizem que ele é o maior evento mundial da contracultura, o “festival do futuro no presente”, o grande herdeiro da tradição artística psicodélica, o lugar onde todas as tendências culturais confluem para debater e decidir quais novos rumos serão tomados. todos esses modos de apresentar o Burning Man são válidos, mas certamente não completos. eu acrescentaria mais um: esse festival é a prova de que o desejo de viver o sagrado de forma tribal ainda está vivo e presente nas pessoas. é só lhes oferecer a possibilidade e elas comparecem

Por: Luis PeLLegrini,

tembro, todos os anos, desde 1986. A fauna de aficionados é legião e ela vem com tudo, proveniente de todo o mundo, inclusive do Brasil. Existe até uma página do Face intei-ramente dedicada ao tema (Burning Man Brasil). Claro, é necessário assumir todos os riscos, desde aqueles representados pelos eflúvios do álcool, as nuvens de fumo e de poeira (inclusive aquela que o vento levanta do chão, e não apenas), até o de não encon-trar nada para comer ou beber, passando por algum perigoso encontro com certos gurus malucos doidos para seduzir discípulos. Os participantes geralmente chegam em grupos, alguns bastante grandes, cujos membros permanecem próximos e unidos durante toda a duração do evento, como se fossem blocos de escola de samba.

6/30

Page 7: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

7/30OáSIS . iMagEM

Page 8: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

8/30

30 mil participaram este ano

O Burning Man acontece no meio de uma área imensa, totalmente plana, do deserto de Nevada. É necessário levar todos os itens necessários para sobreviver no de-serto. Já na entrada da área do festival há um cartaz bem visível com os dizeres: “Você está assumindo voluntaria-mente o risco de morte ou danos graves ao comparecer a este evento.” Ao partir, é preciso levar absolutamente tudo embora, deixando o local no mesmo estado em que foi encontrado. Este ano cerca de 30 mil pessoas partici-param. Mas já teve ano em que esse número superou 50 mil.“A cada ano, o festival Burning Man surge como algo novo”, afirma Michael Holden, fotógrafo norte-americano

que participou do festival nos últimos 15 anos. “É um lugar onde todos os tipos de subculturas e de pessoas se reúnem e realizam uma espécie de polinização cultural cruzada. Fazem algo que, por definição, é novo. O festival é uma fonte de inovação e inspiração para as pessoas em todos os seus múltiplos aspectos”, completa Holden.

De fato, as instalações gigantescas e as engenhocas ge-niais, bem humoradas e impossíveis que são montadas sobre as areias do deserto Black Rock, no Estado de Ne-vada, lançam sombra sobre qualquer outra iniciativa do gênero ao redor do mundo. “O objetivo de tudo isso é a coisa mais incrível”, prossegue Holden. “Você olha ao redor e pensa, ‘wow, nós construímos isso.’ É uma sub-cultura emergente de gênios desesperados”.

OáSIS . iMagEM

Page 9: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

9/30OáSIS . iMagEM

Page 10: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

10/30

Ritual de morte e renascimento

Black Rock City, nome da área onde acontece o festival, é na verdade um pedaço de deserto no meio do nada, sem água, eletricidade. O chão é carinhosamente chamado de “playa” pelos participantes do evento. Sobre ele é ergui-da a estrutura de uma verdadeira cidade, com a quinta maior população do estado de Nevada durante os 7 dias de duração do Burning Man - um gigantesco acampa-mento em forma de lua crescente, com ruas e praças, e a imensa estátua de madeira e neon do “homem” ocupan-do o espaço central. É essa estátua, e também algumas outras instalações, que será queimada no final do evento, configurando um gigantesco ritual pagão de morte e re-nascimento.Mas até chegar ao apogeu do fogo que tudo purifica, é preciso viver os 7 dias de água, terra e ar. Água, ali, é elemento um tanto arredio, e alguns preferem depender dela apenas como bebida que mata a sede. O resto... fica para depois. Terra e ar são bem mais constantes, e quan-do decidem juntos armar um complô e levantar a poeira do chão, as coisas podem ficar realmente irrespiráveis.

Nenhum tipo de transação monetária

Fora isso, o evento está fora do tempo cronológico habi-tual, e é de paz e alegria. Cada um faz o que quer, come e dorme quando quer, basta não perturbar os outros. Em nenhum outro lugar do mundo há mais coisas exóticas, criativas por metro quadrado, nem mais estímulos para os cinco sentidos. Dia e noite são coisas acontecendo, cantos, danças em pistas e fora delas, performances de todas as artes, namoros, exaltação de ânimos, meditação.

OáSIS . iMagEM

Page 11: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

11/30OáSIS . iMagEM

Page 12: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

12/30

Há centenas de acampamentos temáticos que podem ser visitados, há esculturas e instalações gigantes que desa-fiam os limites da imaginação. Há seitas religiosas, há psicoterapias e terapias oficiais e alternativas, há con-cursos de fantasias, rituais e festas. E tudo acontece sem nenhum tipo de transação monetária. A doação e o es-cambo imperam e fazem da playa o maior oásis do plane-ta em termos de escravidão financeira.

De resto, é passar o tempo transitando a pé ou de bici-cleta (veículo oficial do evento) por entre os happenings e as obras de arte que pipocam em toda a parte. E tomar cuidado para não ficar seduzido para todo o sempre pelo surrealismo do Burning Man, pois isso acontece com fre-quência. Quando acontece, como fazer depois para voltar ao mundo “normal”, cartesiano e cinzento do nosso dia--a-dia? Muitos participantes afirmam terem suas vidas mudadas após a experiência do festival. Quase todos vol-tam ou desejam voltar nos anos seguintes. Marcados a fogo na carne e na alma pelo Burning Man.

Vídeo: Burning Man 2014 visto do alto

OáSIS . iMagEM

Page 13: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

13/30OáSIS . iMagEM

Page 14: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

14/30OáSIS . iMagEM

Page 15: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

15/30OáSIS . CiênCia

cIê

Nc

IA

ISLÂNDIAA ilha dos vulcões despertos

Vulcão atualmente em erupção, exatamente sobre a Dorsal Atlântica. na islândia é possível ver no céu, ao mesmo tempo, o fogo de um vulcão e as luzes de uma aurora boreal (em verde)

Page 16: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

OáSIS . CiênCia

s islandeses estão preocupados com o incremento das atividades de vários vulcões da ilha, sobretu-do o Bardarbunga. Mas os geólo-gos esfregam as mãos de alegria: essas erupções serão de grande ajuda para uma melhor compre-

ensão da evolução do nosso planeta. Se existe um presente que a natureza quis dar aos que

O

a islândia é uma ilha totalmente vulcânica. para os geólogos, ela é a terra das maravilhas, pois é atravessada pela dorsal atlântica, imensa cadeia de montanhas produzida pelo choque entre as placas tectônicas da américa e da europa. consequências: na islândia há vulcões que despertam a toda hora e as paisagens são de tirar o fôlego

Por: equiPe oásis

estudam a Terra, trata-se da Islândia.

Ilha turbulenta

Situada no Atlântico Norte, nas imediações do Círculo Polar Ártico, a Islândia é uma terra de grandes contrastes, cheia de mon-tanhas algumas das quais, de repente, ex-plodem. Um lugar ao mesmo tempo terrível e encantado, onde a natureza ainda impõe suas leis e o homem, que ali chegou no ano 874 da Era Cristã, a bordo de barcos vikings, é quem tem de se adaptar se quiser sobrevi-ver.

Nessa ilha vive-se entre os silvos dos gêise-res, os estrondos dos vulcões, o borbulhar das caldeiras fumegantes. As poucas pla-nícies são quase sempre negras de lava ou recobertas por placas de gelo, as praias são de areia escura, formadas pela incessante erosão das lavas basálticas. A razão de tudo isso deve ser procurada alguns quilômetros abaixo da superfície. Mas, em alguns pontos da ilha, essas distâncias se reduzem a alguns poucos metros.

A ilha surgiu graças ao seu vulcanismo: situ-ada a meio caminho entre a Groenlândia e o norte da Grã-Bretanha, é a terra emersa de maior relevo na Dorsal Medioatlântica, uma enorme cadeia de montanhas submarinas, parte de um sistema de fraturas na crosta

16/30

Page 17: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

17/30OáSIS . CiênCia

Deslumbrante aurora boreal em Keflavik, na islândia

Page 18: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

18/30

terrestre. Essa cadeia é longa cerca de 70 mil quilômetros e ela corre ao redor do globo sob os oceanos.

O ventre da Terra

A Dorsal Atlântica é a zona de ruptura entre as duas pla-cas tectônicas da América e da Eurásia, que se afastam uma da outra cerca de 2 centímetros ao ano. O movimen-to dessas enormes massas provocam a subida do magma fundido que se acumula no centro da Terra, e cujo su-cessivo resfriamento dá origem aos relevos submarinos. É essa fratura (junto a uma outra chamada de Wyrville, que vai da Escócia à Groenlândia) que deu origem à ilha e

hoje é responsável pela sua intensa atividade vulcânica.Geologicamente jovem, a Islândia é a encruzilhada de imensas tensões da crosta terrestre, responsáveis por lacerações e derramamentos de magma, terremotos que às vezes causam erupções e maremotos, com rápidas e extraordinárias alterações da paisagem.

Um “ponto quente” nas profundezas da Islândia

Mas como é possível que dessa dorsal tenha saído assim tanto magma a ponto de criar uma ilha cuja base desce milhares de metros de profundidade sob a superfície do mar? A resposta não é muito simples, e continua a

OáSIS . CiênCia

A grande fissura de Almannagjá tem cerca 7 quilômetros. À direita, temos o início da placa americana; à esquerda, a placa euro-asiáticaimpressionante erupção com corrimento

de lava ocorrida há poucos dias

Page 19: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

19/30

“pontos quentes”, mas são pouquíssimos os que, por coincidência, surgem exatamente sobre a dorsal. Entre eles estão, por exemplos o das Ilhas Açores, a Ilha Ascen-são e a Ilha de Tristão da Cunha. No momento, o “ponto quente” islandês encontra-se sob o vulcão Trolladyngja.

O reservatório magmático chega normalmente a cerca 350-400 quilômetros de profundidade no manto terres-tre. O magma que chega à superfície na Islândia, no en-tanto, parece ter origem em níveis muito mais profundos, para além de 2.880 quilômetros de profundidade, ou

ser debatida. A hipótese mais provável é que sob a ilha também exista – além da dorsal – um “ponto quente”, ou seja, uma zona submarina que “aspira” uma grande quantidade de magma do manto terrestre e a faz sair exa-tamente nas proximidades da dorsal.

Na Terra já foi detectada cerca de uma centena desses

OáSIS . CiênCia

na cor violeta temos a Dorsal Atlântica que atravessa a islândia. na cor vermelha são assinalados os vulcões atualmente ativos

em certos pontos onde a fissura é mais profunda, o espaço foi preenchido pelas águas. É possível mergulhar nelas e nadarentre duas paredes, uma da América, a outra da europa

Page 20: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

20/30

nismo, do ponto de vista geológico, tem sido incessante. Desde o final da última Era Glacial, ou seja, de cerca 15 mil anos até os dias de hoje, na ilha estiveram ativos mais de 200 vulcões. A zona onde hoje se encontram mais vulcões em ati-vidade encontra-se ao norte e a oeste do glaciar Vatnajokull, que recobre quase um terço da superfí-cie total da Islândia.

O tipo de vulcanismo majoritário que caracteriza a Islândia é o das “erupções lineares”: ou seja, a lava sai de uma fratura, e quando a erupção termina fica muitas vezes difícil individuar as bocas erupti-vas.

Vídeo: Erupção linear do vulcão Bardarbunga, na Islândia, no dia 1º de setembro 2014

seja, no limite entre o manto e o núcleo terrestre. Se não fosse esse reservatório de magma continuamente abas-tecido a partir das profundezas da terra, não existiria a possibilidade de formação da ilha, pois o movimento das placas não teria permitido ao magma da dorsal acumu-lar-se até chegar a formar a Islândia.

Como já dissemos, a Islândia é relativamente jovem: nasceu há 17 milhões de anos e desde então o seu vulca-

OáSIS . CiênCia

nos últimos dias a atividade vulcânica foi intensa nas proximidades do vulcão Bardarbunga. Trata-se de uma erupção conhecida como “linear”

Page 21: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

21/30OáSIS . CiênCia

Bela imagem do vulcão Bardarbunga

Page 22: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

22/30OáSIS . gênEro

gêN

EROHOMEM E MULHER

Doze diferenças fundamentais

Page 23: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

OáSIS . gênEro

antasias sexuais: As mulheres têm menos.

Segundo uma pesquisa espanhola, apenas 48% das mulheres recorre com frequência às fantasias sexuais para alcançar estados de excitação. Para os homens esse índice sobe a

71%. Segundo algumas teorias, essa diferença se explica através de razões evolutivas: as fan-tasias mantinham os homens mais prontos a agarrar as oportunidades de acasalamento.

Fsexo, emoções, gostos, cérebro, habilidades... Machos e fêmeas são diferentes em muitos aspectos. selecionamos doze diferenças relevantes. todas elas comprovadas pela pesquisa científica

Por: equiPe oásis

O perdão é feminino

A capacidade de perdoar é muito maior nas mulheres. Os homens, em geral, sentem maior dificuldade para perdoar quem os ofende ou perturba, e se mostram mais vin-gativos. Tal comportamento viria da menor empatia dos machos na relação com o próxi-mo. A maior tolerância das mulheres depen-de muito também do fato que elas são habi-tuadas, desde a infância, a colocar-se na pele do outro, desenvolvendo por isso uma maior empatia. Mas qual é o peso relativo da edu-cação em relação às características inatas, é uma questão que ainda não foi avaliada.

As mulheres reconhecem melhor os rostos

As mulheres prestam mais atenção aos ros-tos e às expressões faciais das pessoas do que os homens. Elas costumam parar e dar um tempo para observar os rostos e reconhecê--los, sobretudo se pertencem a amigos e fa-miliares. Estudos precedentes já tinham evi-denciado que as zonas do cérebro envolvidas no reconhecimento dos rostos são influen-ciadas pelos hormônios. Mas ainda não está claro de que modo isso acontece. O estudo mais aprofundado dessas diferenças poderá ajudar a compreender alguns distúrbios gra-ves como o autismo, moléstia que ataca mais os homens do que as mulheres.

23/30

Page 24: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

24/30

Solidariedade feminina uma ova!

As mulheres são menos colaborativas do que os homens. Um estudo da Harvard University, publicado na revista Current Biology, examinou a questão da colaboração em 50 instituições do mundo acadêmico dos Estados Unidos e do Canadá.

Resultado: mulheres e homens são igualmente colabora-tivos com colegas do mesmo sexo quando eles se encon-tram no mesmo patamar hierárquico; mas quando entra em jogo o fator hierarquia a proverbial solidariedade fe-minina vacila em relação à manifestada pelos homens.

O homem bebe quando fica estressadoHomens e mulheres reagem de maneira diferente ao es-tresse. Os primeiros recorrem mais facilmente ao consolo do álcool, sobretudo em situações geradoras de ansieda-

de. Segundo uma pesquisa, a glicose presente no sangue fornece a energia necessária para se enfrentar as tarefas estressantes. Mas exauridas essas “reservas” naturais, os homens têm mais dificuldade para manter o controle e se entregam ao álcool. O mesmo não acontece com as mulheres, que seriam naturalmente menos inclinadas à bebida.

Sentido de orientação? Melhor confiar nas mulheres

Por que os homens hesitam tanto antes de pedir uma orientação de endereço, e as mulheres o fazem com tanta facilidade? Talvez tudo dependa da sua “memória veto-rial”.

OáSIS . gênEro

Page 25: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

25/30

As duas estratégias foram verificadas por pesquisadores da Rochester University (EUA), pedindo a estudantes de ambos os sexos que entrassem em um labirinto. Quan-do o percurso era rico de pontos de referência, as moças demonstravam maior habilidade para encontrar a saída; mas quando as paredes do labirinto eram todas iguais, a dificuldade de orientação era a mesma para rapazes e moças.

Por que as mulheres gostam da cor rosa?

Uma pesquisa feita pela Newcastle University (GB) pro-vou que as mulheres gostam muito mais da cor rosa do que os homens. O fenômeno tem origens ancestrais: a subsistência dos nossos antepassados, com efeito, se ba

Quando se chega a um novo lugar (por exemplo, uma ci-dade desconhecida) as mulheres usam mais os pontos de referência observados ao longo do caminho. Os homens, por seu lado, empregam uma estratégia chamada “me-mória vetorial”: recordam a direção na qual o seu corpo se moveu e por quanto tempo durou esse movimento.Devendo guiar, por exemplo, até a nova casa de um ami-go, uma mulher se lembrará que deve chegar até uma padaria, virar à esquerda, e depois virar à direita quando chegar a um jornaleiro. Um homem andará em frente du-rante cinco minutos, depois tomará a esquerda e seguirá durante 3 minutos, antes de tomar a direita.

OáSIS . gênEro

e você é a última solteira entre todas as nossas amigas...e você é o único solteiro entre todos os nossos amigos...

Page 26: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

26/30

Sentido da beleza muda segundo o gênero

Uma das maiores diferenças encon-tradas entre homens e mulheres diz respeito ao sentido da beleza. Ele é muito diferente segundo o caso. Tão diferente que nos dois sexos está associado a atividades cere-brais de duas áreas distintas. Isso está confirmado por estudos com-portamentais e também por uma pesquisa sobre o cérebro levada a cabo por uma equipe de cientistas. A visão de obras de arte, de paisa-gens agradáveis, de “coisas belas” em geral, ativa zonas diversas do cérebro em machos e fêmeas. En-quanto nas mulheres a visão de “coisas bonitas” ativa ambas as áre-as parietais do cérebro, no homem ela ativa apenas o lado direito do

córtex. Essa diferença pode ser consequência da própria evolução, remontando à era quando homens e macacos começaram a se diferenciar.

Mulher ao volante, perigo constante? De jeito nenhum!

Por prudência, responsabilidade e segurança a mulher demonstra ser melhor ao volante de um veículo do que o homem. Motivo? A maior quantidade de estrogênios pre-sentes na mulher poderia influenciar positivamente

seava na caça, responsabilidade dos homens, e a colheita, da qual se ocupavam as mulheres. Isso teria desenvolvi-do nelas uma maior sensibilidade para as cores averme-lhadas e rosadas, típicas dos frutos maduros.

O azul, por seu lado, agrada igualmente a homens e mu-lheres, por ser a cor do céu sereno e porque assinala a presença de fontes de água.

OáSIS . gênEro

Page 27: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

27/30

a atividade neuronal dos lobos frontais, ou seja a zona onde acontece o aprendizado das regras e o controle da atenção e dos reflexos.

A testosterona, ao contrário, prevalente no organismo masculino, induziria os homens ao volante a se deixar levar por comportamentos arriscados, mais impulsivos e, portanto, pouco prudentes.

Por que as mulheres falam melhor?

A fisiologia cerebral nos dois sexos é diversa, em alguns casos muito diversa. Além disso, as células nervosas fe-mininas funcionam de modo diferente. Por exemplo, no cérebro dos homens o centro da palavra se encontra no

OáSIS . rEPortagEM

hemisfério esquerdo, e o centro da orientação espacial so-bretudo no direito. Nas mulheres não existe essa separa-ção: os hemisférios não coligados por um número muito maior de células.

Talvez por isso as mulheres possuem uma melhor memó-ria verbal (recordam bem as palavras lidas em uma lista) e um discurso mais fluente (conseguem, por exemplo, dizer um número muito maior de palavras que começam com a mesma letra).

Os homens, por seu lado, gaguejam mais facilmente (os gagos homens são quatro vezes mais numerosos). Em

Page 28: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

28/30

Paladar: Os homens possuem na boca um número menor de receptores para o salgado do que as mulheres. Tam-bém a percepção do amargo é mais forte nas mulheres.

Tato: As mulheres são melhores para a manipulação de objetos delicados e pequenos. Não apenas porque pos-suem dedos mais finos, mas porque as terminações tác-teis são mais sensíveis (sobretudo na fase média do ciclo menstrual).

compensação, já aos 4 anos de idade são mais aptos do que suas coetâneas para imaginar um sólido geométrico que gira no espaço.

Perigo? O homem sabe o que fazer

Diante de situações perigosas, os homens são mais pro-pensos à ação, enquanto as mulheres dedicam mais tem-po à identificação dos sentimentos suscitados pelo estí-mulo que o perigo representa. Ou seja, a mulher se deixa mais facilmente dominar pela emoção, enquanto para o homem é mais fácil manter-se frio para tentar dominar a situação ou, se for o caso, fugir em corrida desabalada.

Mau cheiro? As mulheres são mais sensíveis

Os cinco sentidos não funcionam da mesma maneira para homens e mulheres.

Olfato: a capacidade de distinguir e recordar os odores é mais desenvolvida nas mulheres, por causa da conforma-ção do corpo caloso (estrutura nervosa que une os dois hemisférios cerebrais).

Visão: a memória visual é privilégio feminino. As mulhe-res recordam melhor uma fisionomia, a disposição dos objetos sobre uma mesa, e assim por diante.

Audição: Aqui são os homens que possuem uma capaci-dade maior de concentração e de exclusão de ruídos de fundo que poderiam incomodar ou distrair. Além disso, os homens ouvem melhor os sons agudos.

OáSIS . gênEro

Page 29: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

29/30OáSIS . vidEo

AS FORMAS DO SOMVer a voz do rouxinol e do canário

vID

EO

Page 30: BURNING MANO impériO da cOntracultura dura sete dias

OáSIS . vidEo

ma quantidade cada vez maior de sons e imagens guardadas em ar-quivos europeus estão disponíveis para uso criativo. Andy Thomas, artista que usa meios digitais para criar suas obras, desenvolveu o be-

U

andy thomas, artista digital australiano, é especialista em criação de “áudio-formas vivas”: belas formas abstratas que reagem a estímulos sonoros. neste vídeo, ele visualiza as gravações das vozes de dois pássaros europeus famosos pela beleza do seu canto, o rouxinol e o canário belga. as gravações são do netherlands institute for sound and vision [beeldengeluid.nl]

Por: equiPe oásis

30/30

líssimo vídeo abaixo, um exemplo do que se pode fazer a partir de estímulos sonoros natu-rais, como a voz de pássaros.

Vídeo: As formas do som