BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do...

37
BUSINESS PROJECT KICKOFF

Transcript of BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do...

Page 1: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

BUSINESSPROJECT

KICKOFF

Page 2: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também é conhecido.

POCKET GUIA

Por onde começar? Parece algo nebuloso, recheado de mistérios, pontas soltas que se recusam a tomar a direção correta, enfim, muitas dúvidas e perguntas e praticamente nenhuma resposta.

Não é difícil, nem tampouco impossível, só exige umas regrinhas básicas, mente aberta e conhecimento daquilo que você irá se dedicar ao longo de pelo menos alguns meses.

Diferente dos filmes de suspense, esse nosso mistério aparece e se resolve logo na primeira parte da discussão: decidir qual é o negócio que você vai montar.

Page 3: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

A DECISÃO

Page 4: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

4 MUITAS IDEIAS FANTÁSTICAS NÃO “VINGAM” PORQUE NÃO TIVERAM O TEMPO SUFICIENTE DE ATENÇÃO DEDICADA PARA O DEVIDO AMADURECIMENTO.

Essa fase é de extrema importância para a tomada da decisão correta: vou montar uma startup, uma empresa de pequeno ou médio porte? Ou vou criar uma oportunidade de negócio para uma empresa que já existe?Para quem ainda não conseguiu achar uma definição curta, vai a dica: Startup – identificação de uma oportunidade de negócio, que irá leva-lo a criação de um novo negócio com crescimento exponencial previsto para no máximo 5 anos.

Nesta linha, vale lembrar que, a cada dia surgem milhões de ideias para novos negócios, principalmente as Startups Digitais. Quem não gostaria de enriquecer da noite

para o dia? Lembrando também, que sem um bom plano de negócios, uma boa ideia pode desaparecer tão rapidamente quanto surgiu.

Aqui é que o mistério se desenrola. Um dos segredos é alinhar a ideia de maneira correta, definindo qual será o público-alvo e, principalmente qual será o diferencial do seu novo negócio.

Abrir uma nova pizzaria representa concorrer com mais de 5000 pizzarias em São Paulo. Dados recentes garantem o consumo diário de 1 milhão de pizzas pelos paulistanos, o que pode parecer uma excelente ideia de negócio, mas se não apresentar também um excelente diferencial, essa nova pizzaria entrará no mar vermelho da concorrência e fechará antes do primeiro ano de existência.

A DECISÃO

Page 5: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

5

Comece a análise montando um quadro para responder as perguntas:

• Strengths (forças ou pontos fortes) – O que você, sua empresa ou sua equipe fazem bem? Quais são seus diferenciais (produto, atendimento, equipe)? O que você pode melhorar em sua empresa que trará benefícios aos stakeholders? Como você é visto positivamente pelos seus concorrentes?

• Weaknesses (fraquezas ou pontos fracos) – O que você precisa melhorar? Defina quais são os pontos prioritários e emergenciais que merecem melhor atenção? Qual é a sua real situação financeira? Há verba suficiente

Pois é, precisamos ser diferentes, portanto, precisamos pensar muito além do que todos os outros já pensaram.

Alinhou a ideia? Chegou o momento de identificar as oportunidades, as ameaças, os pontos fortes e os pontos fracos – a Análise Swot ainda é a maneira mais rápida de traçar os desafios e esclarecer as famosas pontas soltas.

Sempre é bom relembrar o que significa essa tão falada sigla. Swot em inglês é um acrônimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Pode ser usado para definir qualquer tipo de cenário, posicionando a empresa no ambiente em questão.

Suas forças ou pontos fortes e suas fraquezas ou pontos fracos sempre

A DECISÃO

estão relacionados ao seu desempenho profissional ou a sua empresa. Já as oportunidades ou ameaças são causadas pelo mercado no qual você ou a sua empresa atuam.

SW

OT

Strengths

Threats

Wea

knes

ses

Opp

ortu

niti

es

Page 6: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

6

Você pode adaptar as perguntas conforme a necessidade.

Depois de montar o quadro, faça a segunda parte e cruze as informações: pontos fortes x oportunidades, pontos fortes x ameaças, pontos fracos x oportunidades e pontos fracos x ameaças.

Só assim você terá uma análise clara que ajudará a definir as estratégias que serão adotadas para atingir o sucesso de sua empresa ou produto.

para fazer essas correções? O que você mais escuta dos seus colaboradores em relação aos seus pontos fracos?

• Opportunities (oportunidades) – O que o consumidor ou cliente precisa neste momento? Você pode atender essas necessidades prontamente? Você consegue ampliar sua linha de produtos? Você identifica oportunidades rapidamente? Como aproveitar as necessidades do cliente modificando seu produto ou serviço?

• Threats (ameaças) – Você está atento às mudanças nas leis, normativas governamentais que podem afetar sua empresa? O melhor do seu concorrente pode ser tornar uma ameaça? O que falta para competir em um mercado talvez já saturado de tanta oferta? O nome da sua empresa, marca ou produto é sedutor o suficiente?

A DECISÃO

Page 7: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

RAZÃO,SENSIBILIDADE E SUBJETIVIDADE

Page 8: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

8 NÃO APENAS DECIDIMOS SOBRE A ABERTURA DE UM NOVO NEGÓCIO USANDO A RAZÃO OU “SENTINDO QUE ISSO VAI DAR CERTO”, OU ATÉ MESMO BASEADOS APENAS EM INFLUÊNCIAS CULTURAIS, DE EDUCAÇÃO OU DE RELIGIÃO.

RAZÃO, SENSIBILIDADE E SUBJETIVIDADE

Depois que a ideia passou com boa nota pela Análise Swot, conheça com profundidade o cenário onde a empresa se estabelecerá, para isso, as análises de mercado a seguir, são bem fundamentais:

Page 9: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

9 – Análise dos elementos ambientais

• É a busca por informações sobre os ambientes: econômico, social, político, público, entre outros, para conhecer as tendências ou evoluções que seu negócio poderá enfrentar no futuro.Quando o mercado está em crise, os cuidados precisam ser redobrados.

– Análise de demanda

• Entender quais são as necessidade e os desejos do mercado, significa determinar o que há de mais promissor para o seu negócio.

Conhecer o futuro consumidor da sua ideia que pode ser transformada em um novo negócio ou a melhoria do seu setor é a base para um resultado eficiente.

– Análise de oferta

• Conhecer seus concorrentes diretos ou indiretos pode ser fator decisivo para não ser pego de surpresa.

E nesse sentido, não basta apenas conhecer, é preciso conhecer profundamente.

– Análise interna

• Não importa o tamanho da empresa, ela terá que passar pela análise de alguns pontos importantes: preço final, capacidade de produção, distribuição, estratégia de comunicação, entre outros.

Depois disso, com a ideia definida e analisada por todos os ângulos, é só partir para desenvolver a próxima etapa: Descrição da Empresa.

RAZÃO, SENSIBILIDADE E SUBJETIVIDADE

Page 10: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

DESCRIÇÃO DA EMPRESA

Page 11: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

11 A criação de um Business Project pode significar cumprir alguns propósitos, como: a obrigatoriedade para a conclusão de um curso, a montagem efetiva de um novo negócio, a busca por investidores ou até mesmo, a ampliação ou remodelação de um negócio já existente.

Não importa o motivo, porque de qualquer maneira todas as etapas devem ser cumpridas rigorosamente para atingir um resultado final mais do que satisfatório – sua empresa com endereço próprio no Olimpo Corporativo ou a plena satisfação dos seus gestores.

Agora que começamos a entender a necessidade em montarmos um Business Project, vamos à próxima etapa: a descrição detalhada da sua empresa.

Começamos com um breve resumo da empresa ou negócio, contando sua história (como, quando e porque foi criada), sua situação atual (serviços

ou produtos fornecidos) e projeções futuras (o que já está sendo planejado para o futuro).

É nesse momento também, que definimos qual será o nome da empresa – o que será registrado legalmente e o seu nome “fantasia” – e qual será o tipo de empresa e enquadramento – micro, pequena ou média empresa, sociedade anônima, companhia limitada etc.

Se o Business Project tem como finalidade a melhoria de um departamento, as informações do parágrafo anterior descreverão a empresa que você trabalha.

DESCRIÇÃO DA EMPRESA

Page 12: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

12 Algumas dicas valiosas para ajudar no desenvolvimento da descrição:

Como descrever a minha empresa?Lembre-se: você precisa definir qual é o seu negócio – qual será a atividade principal da empresa.

Nenhuma empresa é lembrada somente pelo produto ou serviço que ela oferece, e sim, pela sua competência e benefícios que ela pode atribuir ao consumidor final.

Antes de começar a escrever, crie palavras-chave que podem definir o DNA da sua empresa, e que fazem parte da sua meta pessoal, como: liderança pelos custos, diversificação, comprometimento, qualidade, estratégias exclusivas, entre outros.

Você já sabe se a sua empresa comercializará produtos ou serviços? É claro que já sabe, mas é sempre bom relembrar qual é a diferença entre os dois:

DESCRIÇÃO DA EMPRESA

1 2• PRODUTOS – é tudo o que pode ser oferecido ao mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo, satisfazendo um desejo ou uma necessidade do consumidor.

• SERVIÇOS – são intangíveis: significa que eles não podem ser efetivamente vistos, provados, sentidos, ouvidos ou cheirados antes da compra.

Page 13: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

13 Com esta etapa definida, o próximo passo é pensar em traçar a Missão, Visão e Valores da sua empresa.

Existe uma infinidade de conceitos para essas três palavras que são muito utilizadas, pouco entendidas e muito menos aplicadas no dia-a-dia das empresas.

Sem espanto, mas essa é a realidade. Tente fazer um “teste” perguntando para um funcionário: qual é a Missão da sua empresa? Esse será o momento de espanto, quando você descobrir que grande parte dos funcionários de uma empresa não sabem a resposta.

DESCRIÇÃO DA EMPRESA

Defina e certifique-se de que todos saberão seus significados. Não deixe definições sem sentido ou utilização, no site, na placa colocada na parede da entrada ou no folder institucional.

Page 14: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

14 É IMPORTANTE DEFINIRA MISSÃO, VISÃO EVALORES DA SUAEMPRESA?

Com certeza. E você vai entender agora.Como podemos estabelecer a razão da existência de uma empresa? Através da Missão.

Definir a estratégia de crescimento de uma empresa, por exemplo, só será possível se a empresa “souber” por que ela existe.

Para facilitar, pense em palavras-chave, como: prover o cliente do melhor serviço, otimizar custos ou garantir a lucratividade para os acionista e parceiros do negócio.

A Visão determina, em um período definido de tempo, aonde ela quer chegar.

Você deve prever o futuro da empresa, e para isso, traçar metas sempre foi o melhor caminho.

Volte a utilizar as palavras-chave: ser a melhor ou a maior em seu segmento ou ser a mais reconhecida pelos consumidores, por exemplo.

DESCRIÇÃO DA EMPRESA

Page 15: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

15

Perceba que o Business Project precisa de uma sequencia correta para fazer sentido:

DESCRIÇÃO DA EMPRESA

Uma colocação interessante é lembrar que, a empresa é uma pessoa jurídica comandada por pessoas físicas e orientar a linha de comportamento de uma empresa em relação aos seus Stakeholders, significa determinar os Valores que serão adotados por todos os seus colaboradores.

Nesse caso, exemplos de palavras-chave, podem ser: conduta ética, comprometimento, responsabilidade ou transparência.

O mais importante nesse processo: faça com que a definição da Missão, Visão e Valores da sua empresa, seja realmente um compromisso de todos.

1

3

2

4

Definição da nova empresa ou aplicação em uma empresa já existente

Análise de Mercado

Análise Swot da ideia

Descrição da Empresa, Negócio, Missão, Visão e Valores

Page 16: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

Plano Operacional

PLANOOPERACIONAL

Page 17: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

17 Definidas estas primeiras etapas, chegou o momento de transformar o sonho em realidade, vamos ao Plano Operacional.

Nesta etapa, é necessário descrever como sua empresa será estruturada, tanto no aspecto físico quanto ao fluxo operacional que será traçado para que ela tenha um excelente funcionamento.

Pesquisar e listar providências são fundamentais neste momento. O Plano Operacional é composto por: localização, layout da estrutura física, capacidade de produção e processos operacionais.

Quando traçamos o Plano Operacional, conseguimos visualizar a empresa como um todo, o que irá auxiliar na composição do Plano de Recursos Humanos - porque será possível prever número de funcionários e quais os cargos serão necessários - e do Plano Financeiro - compra de equipamentos em geral, utensílios etc.

PLANO OPERACIONAL

Page 18: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

18 Vamos ao passo a passo:

VOCÊ JÁ ESCOLHEUA LOCALIZAÇÃODA EMPRESA?

Agora, tente idealizar qual será a melhor localização para o seu negócio. Defina cidade e bairro. Depois, com calma você irá procurar por um local real, a partir do que você já idealizou, para conseguir as informações de custos e viabilidade.

Por exemplo, em uma cidade, como São Paulo, os valores dos aluguéis são excessivos, e quanto melhor a localização, mais difícil será adequar a realidade ao orçamento.

Em caso de imóvel próprio, será mais fácil transpor esse obstáculo inicial, mas, outras despesas deverão ser programadas como,

condomínios e impostos.

Algumas dicas:

Escolha adequadamente a localização da empresa: a definição do local está relacionada diretamente ao seu ramo de atividade.

– Para um negócio comercial, um bom ponto significa volume de vendas.

– Para indústria, leve em consideração algumas regras básicas: a estrutura física deverá ser adequada ao volume pretendido de produção, a proximidade evitará altas despesas com frete, tanto para retirada da matéria-prima quanto para a distribuição do produto final para o mercado consumidor.

– Para a comercialização de serviços, uma boa localização significa acesso fácil para colaboradores, fornecedores e clientes.

PLANO OPERACIONAL

1

Page 19: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

19 É NECESSÁRIO TERUMA PLANTA BAIXA?

Para ter uma ideia de tudo o que é preciso, a melhor ferramenta é o layout da estrutura física. Com ele, determina-se: distribuição dos setores, localização do maquinário, estoque, escritório, gôndolas, vitrines, prateleiras, móveis, distribuição das pessoas no espaço disponível, entre outros.

Todo o layout bem feito antecipa problemas e direciona para as melhores soluções, este benefício irá refletir em aumento de produtividade, diminuição do desperdício de tempo e retrabalho e melhoria na comunicação entre os setores e pessoas.

Faça um desenho básico (depois, não

esqueça de redesenhar esse rascunho em um programa específico para essa finalidade), como você montaria fisicamente sua empresa mostrando como serão divididos os setores, a localização dos recursos e o espaço das pessoas (sempre visualizando as necessidades do seu negócio). Organizando isso, você aumentará sua produtividade e diminuirá desperdícios.

Se o negócio será aplicado em uma indústria, desenhe onde está localizado o maquinário responsável por cada etapa da fabricação do seu produto, onde fica o depósito, área administrativa, entre outros. Se for um comércio, localize o depósito, caixa, balcões, mesas, salas... e no caso de serviços, salas de trabalho, sala de reunião, entre outros.

PLANO OPERACIONAL

2

Page 20: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

20 COMO DETERMINARA CAPACIDADE DEPRODUÇÃO?

Prever a capacidade produtiva e comercial resultará na capacidade de produção. Independente do ramo de atividade, a capacidade de produção determina quantos clientes serão atendidos com a estrutura que foi planejada.

Estimativa do volume de produção + Estimativa do volume de vendas = Cálculo das necessidades das instalações e dos maquinários

Disponibilidade financeira = Dimensionamento da compra de matérias-primas

Oscilações de mercado = orientam as melhores datas para a compra da matéria-

prima ou produtos

PLANO OPERACIONAL

3 Faça uma análise de quantos empregados, clientes e produtos poderão ser atendidos de acordo com a estrutura do local que você traçou. Para alguns tipos de negócios, vale também lembrar que há a sazonalidade e quem nem em todos os meses você terá a mesma demanda.

Page 21: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

21 PROCESSO OPERACIONAL – FLUXOGRAMA OU TÓPICOS?

Descreva como serão realizadas as atividades diárias do seu negócio. Caso você tenha habilidade trace esse processo através de um fluxograma, caso contrário, liste o processo por itens.

A melhor forma é elaborar uma linha reta iniciando com a chegada da matéria-prima ou com a chegada do cliente na sua empresa ou abrindo as portas do seu comércio.

O fluxo termina com a entrega do produto ou serviço ao cliente final – descreva cada etapa do início ao final de um dia de trabalho.

Para facilitar, adote um organograma e descreva os trabalhos, os responsáveis, materiais e equipamentos.

Em paralelo, monte um cronograma que servirá para direcionar todas as tarefas essenciais, como: fabricação e venda dos produtos, rotinas administrativas, prestação de serviços, entre outros.

PLANO OPERACIONAL

4

Page 22: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

PLANO DE RECURSOS HUMANOS

Page 23: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

23 Agora chegou o momento de entender que avaliar e encontrar o colaborador ideal é tão importante que merece uma atenção mais que especial.

Você deve traçar o plano de recursos humanos de acordo com a necessidade da sua empresa, evitando contratações desnecessárias que possam acarretar em despesas que poderão até inviabilizar o negócio.

Dependendo do tamanho da empresa e de suas necessidades, sempre, no início, procure adotar uma estrutura de colaboradores enxuta, que poderá crescer, de acordo com a estabilidade e dos lucros.

Siga as etapas abaixo e adapte-se ao necessário.

PLANOS DE RECURSOS HUMANOS

Faça um levantamento, a partir das necessidades detectadas no Plano Operacional, de quantos colaboradores você irá precisar, já relacionando aos possíveis cargos.

Monte o organograma. Decidir quem se reporta a quem, resultará em não sobrecarregar ninguém.

Se for uma Startup, o organograma torna-se desnecessário, devido a sua estrutura enxuta. Nessa fase, é fundamental listar as empresas que serão parceiras para que o projeto dê certo.

1

3

2

Page 24: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

24

Adote o modelo de Gestão por Competências

• Estabeleça os requisitos que os funcionários devem possuir para seguir a estratégia organizacional, partindo dos princípios da missão, valores e visão organizacional.

• A vantagem em seguir esse estilo de gerenciamento é direcionar a administração dos Recursos Humanos de maneira mais efetiva e estratégica.

PLANOS DE RECURSOS HUMANOS

4 5

6

Estabeleça quais são as competências técnicas necessárias que os funcionários devem possuir. Pense de maneira mais efetiva e estratégica, talvez agora não seja o momento de contratar alguém só porque ele precisa do emprego, mas que não tem a menor habilidade para o cargo.

Faça a Descrição e Análise de cargos, o que irá ajudar a determinar o perfil ideal do futuro ocupante.

Page 25: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

25 Decida desde já, como você irá encontrar os possíveis candidatos. Hoje, algumas mídias sociais já são específicas para isso.

Depois de diagnosticar e organizar as necessidades de qualificação, capacitação e integração, não esqueça que um bom treinamento é fundamental para alinhar a equipe. Treine e incentive, sempre!

PLANOS DE RECURSOS HUMANOS

7

8

O Planejamento e Desenvolvimento de Carreira deverá ser traçado (principalmente se o Business Project for corporativo), também conforme as necessidades de sua empresa.

9

Page 26: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

26

PLANOS DE RECURSOS HUMANOS

Quais Campanhas Motivacionais que serão adotadas?

Essas ações internas já devem ser traçadas e apontadas no seu Plano de Recursos Humanos. Descreva com poucos detalhes.

Siga os passos: levante as necessidades – quantos funcionários e os perfis ideais, decida como encontrar e selecionar, e contrate quem estiver melhor qualificado e capacitado.

SÓ ASSIM SUA NOVA EMPRESA ESTARÁ PREPARADA PARA DAR MAIS UM PASSO RUMO AO SUCESSO.

10

Page 27: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

PLANO DE MARKETING

Page 28: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

28

Nesta etapa, você deve se preocupar com dois fatores importantes: conhecer o mercado no qual sua empresa está inserida e quais serão as ações que irão torna-la conhecida dos futuros clientes ou consumidores.

Aquela Análise de Mercado feita logo no início do Business Project já ajudou a determinar se vale a pena ou não seguir adiante, então agora, o Plano de Marketing

vai trabalhar sua marca, produto ou serviços.

Crie o logotipo da sua empresa. Essa é a sua marca. Para saber se o logotipo é bom graficamente, faça um teste: amplie ou reduza o máximo que conseguir. Se na redução sua marca virar um “borrão”, significa que há elementos demais. Quando muito ampliado, o logotipo não deve “estourar”, dificultando a leitura.

Para o teste final, analise o resultado visualizando o logotipo nas versões cor e preto/branco.

PLANO DE MARKETING

Page 29: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

ESTRATÉGIA DE MARKETING

Page 30: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

30 Nada adianta ter um bom produto ou serviço se ninguém conhecer a sua marca.

Com o sucesso do Marketing Digital, os empresários acreditam que é só aparecer nas mídias sociais que o problema já está resolvido. Sabemos que não é assim que funciona.

Os clientes ou consumidores são bombardeados diariamente com muita informação. E ela chega por todos os lados. Por isso, uma boa estratégia é o que define estar ou não estar na cabeça certa.

Nesse caso, para facilitar a compreensão geral, vamos usar os 7 P s de Marketing para alinhar o produto ou serviço.

ESTRATÉGIA DE MARKETING

Produto – Descreva qual é o produto ou serviço. Caso seja mais de um, faça essa descrição minuciosamente.

Preço – O preço de um produto precisa levar em conta a seguinte fórmula: insumos + embalagem + entrega + concorrência + valor agregado. No caso de serviço, o cálculo mais assertivo sempre foi o de horas dedicadas.

12

Page 31: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

31 Praça – Não confundir praça base com praça de distribuição. A localização da empresa não define onde ela poderá atuar. O que nos interessa, é saber até onde ela pode atuar. Definir o raio de atuação é fundamental.

Promoção – Definir quais serão os canais de comunicação e as estratégias que serão utilizadas para atrair o cliente, garantirá o sucesso da empresa.

Pessoas – Mesmo o melhor conjunto de benefícios de Recursos Humanos pode não garantir a permanência de um colaborador. Nesse caso, determine quais as ações de encantamento que você usará para não somente atrair um bom colaborador, mas também para ajudar a retê-lo.

Prova Física – Atualmente não vendemos mais um produto ou

ESTRATÉGIA DE MARKETING

3

4 7

5

6

serviço, vendemos um conceito. Qual será o seu conceito primário? Uma empresa moderna, arrojada, sem divisórias, gestores próximos aos colaboradores? Tradicional? Impactante? Esse conceito já começa no ambiente físico da empresa.

Processo – Em Marketing, é a retenção dos clientes. Novos clientes sempre são bem vindos, mas como reter os que já existem? Essas ações precisam ser planejadas. Esqueça a método “apagar incêndio”.

Page 32: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

PLANOFINANCEIRO

Page 33: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

33

O Plano Financeiro é essencial para projetar e alinhar as atividades da empresa, além de corrigir distorções e acompanhar as variáveis de mercado.

• Controla a saúde financeira do negócio• Corrige distorções• Divulga a empresa • Prospecta parceiros e investidores • Capta patrocínios

PLANO FINANCEIRO

• Auxilia na análise de crédito por parte de fornecedores e instituições bancárias• Projeta os resultados, considerando as receitas• Analisa fluxo de caixa, balanço patrimonial e o investimento projetado

Page 34: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

34 O Plano Financeiro deve conter:

- Estimativa dos investimentos fixos - todos os bens que você deve comprar para que seu negócio possa funcionar de maneira apropriada.

- Capital de Giro - recursos necessários para o funcionamento normal da empresa.

- Estimativa do estoque inicial - quais materiais ou mercadorias devem ser comprados, as quantidades necessárias, seu preço unitário e o total a ser gasto.

- Caixa mínimo - representa o valor em dinheiro que a empresa precisa ter disponível para cobrir os custos até que as contas a receber de clientes entrem no caixa.

- Contas a receber – com prazo concedido aos clientes para que estes efetuem o pagamento do que compraram.

- Fornecedores – com prazo médio dado pelos fornecedores para o pagamento dos produtos e serviços adquiridos.

- Estoque – cálculo da necessidade média de estoques

- Caixa mínimo - reserva necessária em dinheiro para que a empresa financie suas operações iniciais.

- Investimentos pré-operacionais - despesas com reforma (pintura, instalação elétrica, troca de piso, etc.) ou mesmo as taxas de registro da empresa.

- Investimento total

- Estimativa do faturamento mensal da empresa

- Estimativa do custo unitário de matéria -prima, materiais diretos e terceirizações

PLANO FINANCEIRO

Page 35: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

35 - Estimativa dos custos de comercialização

- Estimativa dos custos com mão de obra

- Estimativa do custo com depreciação

- Estimativa dos custos fixos operacionais mensais

- Estimativa dos custos variáveis operacionais mensais

- Demonstrativo de resultados

- Indicadores de viabilidade

- Ponto de equilíbrio - Lucratividade - Rentabilidade - Prazo de retorno do investimento Payback

- Construção de cenários

PLANO FINANCEIRO

Page 36: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

HELOISA LUCAS

Orientadora de Projetos do MBA GLOBAL BUSINESS EXPERIENCE da S.E.D.A. Executive Education. Mestre em Comunicação e Mercado. Mentoring especialista em Gestão de Negócios e Empreendedorismo. Owner, autora e organizadora do Portal EKO Educação Corporativa. Organizadora do livro “Por dentro do Trade Marketing”. Organizadora dos E-Books: “RH Turbo – Como transpirar, inspirar e transformar”, “C.H.A do Líder – Os sabores do desafio em Vendas” e “ABC do RH – A evolução dos Recursos Humanos nos dias atuais”. Atua há mais de 30 anos em Comunicação, Mercado e Negócios, atendendo empresas como: AMBEV, Governo do Estado

de São Paulo, Carrefour, Lojas Americanas, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Cartier do Brasil, Honda Motor, Ford, Banco de Tókio, entre outras. Agraciada com os prêmios concedidos pela ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos em Comunicação Interna e pela Universidade Anhembi Morumbi com o “TOP 20 Professores”.

Page 37: BUSINESS PROJECT · KICKOFF. 2 É bem comum que as pessoas se sintam inseguras na elaboração do seu primeiro Plano de Negócios, Business Plan ou Business Project, como também

SÃO PAULOAv. Paulista, 1.159 16º andar Tel. +55 (11) 2667.5003

DUBLIN68-72 Capel St, Rotunda, Dublin 1, IrlandaTel. +353 1 473 4915 / 89 2013 637

[email protected]