Business Review Brasil Agosto 2015

110
AGOSTO 2015 WWW.BUSINESSREVIEWBRASIL.COM.BR ATLANTIC ENERGIAS RENOVÁVEIS AO SOM DO VENTO Hospital Santa Paula: Desenvolvendo programas de qualidade TURNAROUND: ‘PARA RESGATAR UMA ORGANIZAÇÃO DO DECLÍNIO, É NECESSÁRIO UMA GESTÃO ESTRATÉGICA ESPECÍFICA A TECNOLOGIA POR TRÁS DOS ARQUIVOS DIGITAIS REPORTAGEM ESPECIAL

description

 

Transcript of Business Review Brasil Agosto 2015

Page 1: Business Review Brasil Agosto 2015

AGOSTO 2015WWW.BUSINESSREVIEWBRASIL.COM.BR

ATLANTIC ENERGIAS RENOVÁVEIS A O S O M D O V E N T O

Hospital Santa Paula: Desenvolvendo programas de qualidade

TURNAROUND: ‘PARA RESGATAR UMA ORGANIZAÇÃO DO DECLÍNIO,

É NECESSÁRIO UMA GESTÃO ESTRATÉGICA ESPECÍFICA’

A TECNOLOGIA POR TRÁS DOS ARQUIVOS DIGITAIS

REPORTAGEM ESPECIAL

Page 3: Business Review Brasil Agosto 2015

Mesmo se o momento não for o mais favorável para fazer or fortalecer os negócios, é sempre importante saber identificar os sinais de uma possível crise ou quando é a hora certa para elaborar alguma ação corretiva.

Todos estarem integrados com o procedimento e o papel da liderança é fundamental em qualquer novo posicionamento organizacional. E estar atento às mudanças e aberto para reestruturar e aprender uma nova forma de conduzir os negócios, pode fazer toda a diferença.

Na maioria das vezes, o famoso turnaround pode ser a solução para diferentes problemas ligados a uma reestruturação. E por que não ficar de olho em oportunidades que, sem querer, podem se tornar uma história de sucesso? O Top 10 dessa edição traz algumas circunstâncias e situações que podem abrir as portas para novos horizontes.

O foco em melhores resultados é o primeiro passo. A criatividade e a disponibilidade para estar aberto à novos negócios podem ser também uma ferramenta importante para encurtar as distâncias e aproximar as pessoas. Pense grande!

Boa leitura,

Na hora de tomar decisões…

C A R TA D A E D I T O R ACONTRIBUIDORES

Flávia BrancatoEditora

[email protected]

3

Viviane QueirozSócia Diretora da Vizzan Consultoria e Desenvolvimento

Humano. Graduada em Psicologia, Pós-graduada em Psicossomática e Psicopedagogia. Formada em Coach pela Sociedade Brasileira de Coach. Atua com trabalhos de atração e seleção por competência, palestras motivacionais, orientação profissional e reestruturação na área de desenvolvimento humano.

Alexandre Pradoé coach, escritor e professor de cursos na área de

desenvolvimento humano e organizacional, e é presidente da Núcleo Expansão. Tem no currículo pósgraduação em Administração Financeira, MBA em Mercados Financeiros, mestrado em Economia e especializações em Nova Iorque, Boston e Oxford.

Tais CarvalhoJornalista e assessora de imprensa. Atua na área

desde 2009 e tem passagem pela Academia Brasileira de Ciências, Furnas, Rádio Tupi e Band News FM. Escreve como freela para sites e blogs. Atualmente é assessora de imprensa na agência Fizzy Marketing Digital.

Page 4: Business Review Brasil Agosto 2015

SEÇÕES

CONTEÚDO

TOP 10Situações corriqueiras que podem levar a um novo negócio

Os velhos arquivos x os novos acervos digitais

TECNOLOGIA

6

4 A g o s t o 2 0 1 5

LIDERANÇAA estratégia no processo de turnaround

16

24

Page 5: Business Review Brasil Agosto 2015

PERFIL CORPORATIVO

5

ENERGIA

32 Atlantic Energia Renováveis

SAÚDE

44 Hospital Santa Paula

MINERAÇÃO

56 Grupo Curimbaba

TRANSPORTE

70 Itapemirim

CONSTRUÇÃO

80 ABRECON

ALIMENTOS E BEBIDAS 88 ANDA

FABRICAÇÃO

94 Brunswick

102 Anfacer

32Atlantic Energias Renováveis

Hospital Santa Paula

44

Grupo Curimbaba

56

Brunswick94

Page 6: Business Review Brasil Agosto 2015

10 LUGARES PARA SE FAZER NEGÓCIOS

Escrito por: Alexandre Prado

(E, ALGUNS, VOCÊ NUNCA PENSOU SER POSSÍVEL)

TOP 10

Page 7: Business Review Brasil Agosto 2015

77

10 LUGARES PARA SE FAZER NEGÓCIOS

Escrito por: Alexandre Prado

(E, ALGUNS, VOCÊ NUNCA PENSOU SER POSSÍVEL)

Page 8: Business Review Brasil Agosto 2015

Doing Business 2015Going Beyond Efficiency

Comparing Business regulations for domestiC firms in 189 eConomies

A World Bank Group Flagship Report

12th edition

Num mundo onde a conectividade aproxima as pessoas, encurta as

distâncias e permite agilizar a tomada de decisões, quase todo lugar é uma boa oportunidade para, ao menos, começar uma conversa que poderá resultar em negócios.

Segundo um último ranking do Banco Mundial (“Doing Business 2015: Going Beyond Efficiency”), que analisou aspectos micro e macro econômicos de 189 países, Singapura e Nova Zelândia aparecem como

8 A g o s t o 2 0 1 5

primeiro e segundo lugares entre os melhores países para fazer negócios. Estados Unidos e Reino Unido figuram na sétima e oitava posições, respectivamente. O país mais bem colocado na América Latina é a Colômbia, em 34º lugar. O Brasil ocupa a 120ª colocação. A frente do Brasil encontramos Ruanda (46ª), Moldávia (63ª), Tonga (69ª) e Palau (113ª). Obviamente que é importante estarmos atualizados sobre esta pesquisa e é útil quando queremos investir em outros países ou nos relacionarmos comercialmente com eles.

No entanto, mais do que pensarmos nos países ou cidades onde podemos realizar negócios, que tal refletirmos sobre circunstâncias, contextos e situações, algumas até corriqueiras, onde podem ser, ao menos, iniciados? Que tal elencarmos alguns cenários das nossas vidas cotidianas onde podemos atuar direta e eficazmente para fechar um negócio? Que tal pensarmos fora da caixa? Vamos a eles:

TOP 10

Page 9: Business Review Brasil Agosto 2015

B U S I N E S S R E V I E W B R A S I L

Feiras e Congressos

São dois dos cenários mais comuns para iniciarmos negócios. Nas feiras encontramos grande volume de expositores, sobre um ou mais temas, e um fluxo de potenciais clientes e parceiros interessados no que é oferecido. Nos congressos também vemos uma série de palestras, debates e workshops com um tema central, onde são apresentados conteúdos de interesse do público visitante. Em ambos, é comum a existência de espaços destinados a conversas e realização de negócios. Na pior das hipóteses, o networking pode ser incrementado!

Clubes e fóruns de executivos

Nos últimos anos foram criados alguns grupos fechados com a participação de executivos de empresas. Nos encontros, em regra, cada um dos presentes faz uma breve apresentação sobre a empresa que representam, falando de sua história, elencando os produtos e serviços oferecidos, bem como os seus diferenciais. Devido à natureza de exclusividade desses grupos, é notória a criação de vínculos de confiança e credibilidade entre os pares e, muito frequentemente, negócios são realizados entre seus participantes.

9

10

09

Page 10: Business Review Brasil Agosto 2015

Fazendo outros negócios

Homens e mulheres de negócios devem ter como uma de suas competências a capacidade de perceber as possibilidades quando estas se lhe apresentam. Durante uma negociação entre partes é comum surgirem oportunidades de outros negócios, em outras searas e, algumas vezes, até com aqueles que, em dado momento, foram oponentes ou concorrentes. Portanto, manter a mente e os olhos afiados pode ser uma boa estratégia para conquistar um negócio dentro de outro negócio.

Celebrações: Happy hours e festas (inclusive casamentos!)

“Relacionamento é tudo” já diz a frase popular. O bom-senso impera quando aproveitamos a oportunidade de estarmos juntos a algumas pessoas para captar um cliente ou realizar uma divulgação. Em celebrações, normalmente as pessoas estão mais relaxadas e abertas a abordagens. Sabendo o momento certo e o tom adequado, o que nos impede de aproximarmo-nos de alguém e plantar uma semente visando um bom negócio?

08

07

1 0 A g o s t o 2 0 1 5

TOP 10

Page 11: Business Review Brasil Agosto 2015

Templos religiosos

Pessoas que frequentam templos religiosos, normalmente percebem seus colegas como pessoas que têm, ao menos, algo em comum: suas crenças religiosas. Pessoas tendem a relacionar-se com e a confiar em pessoas cujas crenças e valores sejam semelhantes. Tendo em mente esta premissa como válida, temos que aí reside um grande potencial de negócios e oportunidades mútuas. A confiança gerada a partir dessa congruência de crenças e valores é o mote para bons negócios.

05

B U S I N E S S R E V I E W B R A S I L

1 1

Redes sociais

Hoje em dia empresas que não se utilizam do enorme potencial de capilarização das redes sociais perdem grande oportunidade na divulgação de seus produtos e serviços e, no limite, de incrementar vendas. Criar perfis corporativos no LinkedIn, Facebook, YouTube, Instagram, Google+, entre tantos outros, podem ser meios eficazes para conquistar e fidelizar clientes. A conectividade impera no mundo em que vivemos!

06

Page 12: Business Review Brasil Agosto 2015

Diversão: Cinema, teatro, restaurante, livraria

Em nossa vida social, frequentamos locais onde germinam oportunidades de negócios. Sentados em uma livraria, folheando um livro, percebamos quem está no entorno e o que está lendo.

Não estaria ali alguém que se interessaria no serviço que oferecemos? Durante um jantar com pessoas conhecidas e outras não, vários assuntos são abordados. Ficarmos antenados sobre o que é falado e se algo relaciona-se aos serviços ou produtos que comercializados pode ser a chave para comprar ou vender algo.

04

1 2 A g o s t o 2 0 1 5

TOP 10

Page 13: Business Review Brasil Agosto 2015

Círculo de amizades

Não raras são as vezes onde amigos se tornam também parceiros comerciais. Pela convivência, surge o bom relacionamento e constrói-se credibilidade e confiança para um contribuir com outro. Imaginemos, como exemplo, que desejamos comprar um carro. Se tivermos

um amigo que vende carros a quem daremos a preferência? Agora, pensemos que precisamos de uma consultoria na empresa e, bingo, um dos amigos tem exatamente o perfil de consultor que necessitamos! Assim, estarmos atentos às pessoas com quem nos relacionamos mais proximamente, pode ser um campo muito fértil para bons negócios.

03

B U S I N E S S R E V I E W B R A S I L

1 3

Page 14: Business Review Brasil Agosto 2015

Viagem de avião (ou trem, ou ônibus...)

Certa vez voava do Rio de Janeiro para Brasília. No assento ao meu lado estava uma mulher de meia idade, bem vestida, que visivelmente estava incomodada com algo. Encontrei o momento adequado e puxei conversa. Ela me contou que estava tensa, porque viajava com pouca frequência e que tinha medo

1 4 A g o s t o 2 0 1 5

de avião. Nesse instante, utilizei alguns recursos que possuo e a tranquilizei. A distinta mulher, disse-me depois, teve um voo tranquilo, manteve-se calma e que gostaria de saber mais sobre meu trabalho e qual técnica eu tinha utilizado com ela. Pronto, conquistei mais uma cliente de coaching! Nunca se sabe: uma oportunidade de negócio pode estar sentada ao seu lado!

02

TOP 10

Page 15: Business Review Brasil Agosto 2015

Salas de espera

Talvez um dos momentos mais improdutivos que temos são aqueles minutos (as vezes horas!) aguardando um médico, dentista ou outro profissional. Mas, percebamos que, normalmente não estamos sozinhos e ai reside uma possibilidade de tornar o universo da sala de espera em um paraíso de possibilidades. Por que não? O que te impede?

Algumas possibilidades foram aqui apresentadas. O mais importante, entretanto, é a postura de abertura, disponibilidade e foco para conquistar novos negócios, independentemente do contexto em que nos encontramos. Criatividade, proatividade e perspicácia são competências importantes para aqueles que querem realizar negócios lá fora... fora da caixa.

1 5

01B U S I N E S S R E V I E W B R A S I L

Page 16: Business Review Brasil Agosto 2015

TURNAROUND NAS EMPRESAS‘Para resgatar uma organização do declínio, é necessário uma gestão estratégica específica’

Escrito por: Viviane Queiroz / www.vizzan.com.br

L IDERANÇA

Page 17: Business Review Brasil Agosto 2015

1 71 71 71 7

TURNAROUND NAS EMPRESAS‘Para resgatar uma organização do declínio, é necessário uma gestão estratégica específica’

Page 18: Business Review Brasil Agosto 2015

1 8 A g o s t o 2 0 1 5

A tualmente, no Brasil, estamos

passando por uma crise que

é atribuída a razões de ordem

internacional, assim como, a um

conjunto de fatores especificamente

nacionais. Esse momento vivido pelo

país é consequentemente refletido nas

empresas, sendo necessário, muitas

vezes um novo posicionamento

organizacional, onde algumas

instituições terão que se reestruturar,

quebrar-paradigmas e aprender uma

nova forma de conduzir seu negócio.

O momento é de transformação para

todos os empresários que almejam

continuar nessa empreitada rumo ao

sucesso.

Mudar o trajeto da empresa

para que seja possível virar o jogo,

focando em melhores resultados é o

objetivo do turnaround. Ele é um dos

processos empresarias que podem

salvar as organizações de crises,

inclusive com eminência de falência.

Esse método consiste no diagnóstico

rápido da situação atual da empresa

aliadas a implementações de ações

pontuais a curto espaço de tempo,

com o objetivo de retirar uma empresa

da rota de declínio e colocá-la,

novamente, em crescimento.

Em momentos como esse é

necessário, primeiramente, saber

identificar os sinais de crise na

organização, pois quanto antes

reconhecer o problema, melhor

e mais rápido será o processo de

reestruturação. Uma crise pode ter

inúmeros motivos e diversos graus de

intensidade, e seus sintomas podem

ser identificados principalmente

por índices econômico-financeiros.

L IDERANÇA

Page 19: Business Review Brasil Agosto 2015

1 9

B U S I N E S S R E V I E W B R A S I L

No entanto, há outros sinais que

podem ser identificados em uma

fase de declínio empresarial, tais

como: aumento na rotatividade dos

colaboradores, falta de crença na

liderança empresarial, perda de

competitividade no mercado, perda

de clientes, perda de qualidade dos

produtos, problemas recorrentes

com processos e sistemas internos,

estoque sem controle, lançamentos

frustrados de produtos, falta de

estratégia ou estratégia dissociada da

missão/visão da organização, entre

outros inúmeros sinais, o fato é que o

empreendedor deve-se manter atento,

pois a crise pode ter uma ou múltiplas

causas.

Identificada a crise, normalmente

as empresas tendem a contratar

uma consultoria ou um especialista

em turnaround para que possam

Page 20: Business Review Brasil Agosto 2015

2 0 A b r i l 2 0 1 5

L IDERANÇA

Page 21: Business Review Brasil Agosto 2015

2 1

B U S I N E S S R E V I E W B R A S I L

acelerar o processo de reestruturação

empresarial, de forma imparcial

e assertiva, com a finalidade de

recuperar a lucratividade da empresa

e sua sustentabilidade a longo prazo.

Será realizado um diagnóstico

detalhado da atual situação da

empresa, para verificar sua viabilidade

e elaborar o plano de recuperação.

Nele irá conter as causas do declínio e

a real gravidade da crise, assim como,

a possibilidade de sobrevivência,

os erros estratégicos, o contexto de

mercado, a posição dos stakeholders,

toda a situação operacional e a

capacitação dos diretores.

Em paralelo a elaboração das ações

corretivas propostas, algumas atitudes

emergencias relacionada ao caixa

da empresa devem ser acionadas

imediatamente com o objetivo de gerar

recursos de curto prazo. A geração

de caixa é primordial para possibilitar

um suporte para os procedimentos

sugeridos a médio e longo prazo.

A reestruturação realizada pelo

processo de turnaround visa uma

recuperação para que seja possível

voltar aos lucros e à estabilidade, por

isso, além da análise profunda dos

motivos da crise, serão eliminados

processos desnecessários na

Page 22: Business Review Brasil Agosto 2015

2 2 A g o s t o 2 0 1 5

organização, tornando a empresa

mais ágil e competitiva. É

indispensável reexaminar o processo

produtivo, averiguar a possibilidade de

redução de custos, renegociar dívidas

e remodelar os controles internos.

O mais importante de todo

este processo é que todos, sem

exceção, precisam estar integrados

com o procedimento, sabendo de

forma transparente qual o objetivo,

consequência e engajamento na

recuperação da organização. O

comprometimento dos colaboradores

e dirigentes será necessário para

que o turnaround tenha um resultado

efetivo e benéfico para a instituição,

a conscientização maciça da

organização para um novo modelo é

fundamental.

O turnaround atuará para que o

diagnóstico seja feito de maneira

rápida visando a sobrevivência da

companhia e começa-se o processo

L IDERANÇA

Page 23: Business Review Brasil Agosto 2015

B U S I N E S S R E V I E W B R A S I L

2 3

de mudança para que a rota de

declínio mude de rumo e os primeiros

resultados positivos apareçam,

ou seja, a análise de profissionais

oferecerá o suporte necessário

para o processo, reinjetando assim

confiança e credibilidade à gestão da

empresa e aos seus financiadores. A

qualificação e habilitação do plano de

reestruturação são determinantes na

capacidade de “fazer acontecer” a

recuperação.

O PAPEL DA LIDERANÇA NO PROCESSO DE TURNAROUND

A gestão é uma das principais

causas de declínio das organizações,

portanto, eventualmente, a execução

do processo de turnaround

demandará uma nova liderança

na empresa, pois a governança

corporativa influencia diretamente na

clareza das ações e no período de

tempo estimado para se implantá-las.

Um bom líder no processo de ‘dar a

volta por cima’ requer características

como: transparência, objetividade,

senso de urgência e aversão a

ambiguidades. Quanto mais assertivo

o líder for, melhor estruturará ações e

metas a serem atingidas.

Outro fator a ser considerado em

relação ao líder é sua influência em

relação ao clima organizacional, por

se tratar de uma fase delicada na

empresa, é imprescindível que tenha

uma conexão de confiança entre os

líderes e os liderados.

Todas as responsabilidades devem

ser compreendidas corretamente

pelos dirigentes e colaboradores, para

que haja a correta mensuração dos

resultados, e assim, a reestruturação

da empresa. Portanto, um líder bem

preparado para gerenciar a crise,

terá clareza nas oportunidades e nos

possíveis ganhos do processo de

turnaround.

Em resumo, quanto mais grave for

a crise, maior e mais decisivo será o

papel da liderança para sucesso do

processo de turnaround.

Page 24: Business Review Brasil Agosto 2015

2 4 M o n t h 2 0 1 4

NOVAS TECNOLOGIAS AJUDAM EMPRESAS A ELIMINAR A PAPELADA

TECNOLOGIA

Page 25: Business Review Brasil Agosto 2015

NOVAS TECNOLOGIAS AJUDAM EMPRESAS A ELIMINAR A PAPELADA

Escrito por: Tais Carvalho / www.mexbrasil.com.br

2 5

Page 26: Business Review Brasil Agosto 2015

2 6 A g o s t o 2 0 1 5

A escrita surgiu há mais de 6

mil anos. Nesta época, os

registros eram feitos em

tábuas de madeira, objetos de argila

e até mesmo na pedra. O papiro é

uma invenção egípcia que data de

aproximadamente 3.000 A.C., e que

posteriormente deram lugar aos

pergaminhos, feitos de couro curtido.

Somente em 105 D.C. os chineses

criaram o papel, feito com uma

mistura de diversos materiais de fibras

vegetais. Fato é que o papel mudou a

vida da humanidade para sempre.

Hoje a quantidade de papel que

uma pessoa acumula ao longo da

vida é assustadora. Este número é

infinitamente maior em uma empresa,

principalmente as de serviços

públicos, sistema judiciário ou

atendimento médico, por exemplo.

Com o advento da computação,

criou-se diversas soluções para

o problema do excesso de papel

e da enxurrada de informações a

serem processadas. A tecnologia

de armazenamento em nuvem

transformou de forma definitiva a

rotina burocrática das empresas, e

hoje o arquivamento físico está sendo

substituído pelos acervos digitais.

O processo de digitalização de

documentos é apenas o início de um

complexo processo. Além de otimizar

o espaço físico, a empresa deve estar

atenta para a circulação, a forma de

acesso e arquivamento destes dados.

A Mex Brasil é uma empresa

especializada em digitalização de

documentos e gerenciamento de

arquivos digitais usando recursos

TECNOLOGIA

Page 27: Business Review Brasil Agosto 2015

2 7

tecnológicos como armazenamento

em nuvem e aponta as vantagens

em substituir o arquivo físico pelo

digital. “Digitalizar documentos é um

processo constante, que não termina

após a passagem do papel para o

formato digital. Na verdade, este é

apenas o primeiro passo”, aponta

Felipe Ramalho, presidente da Mex

Brasil.

Preservação da memóriaEmpresas mais antigas acumulam não

só papeis e registros, mas também

histórias que envolvem a organização

e as pessoas que dela fizeram parte.

Uma instituição que possua décadas

de existência passa por diversas

mudanças políticas, históricas

e sociais que são geralmente

registradas em pilhas e mais pilhas de

Page 28: Business Review Brasil Agosto 2015

documentos. Este patrimônio deve

ser preservado não só por narrar a

existência da instituição, mas por ser

uma parte da história da economia do

país.

Integridade física do documentoAo manusear diversas vezes um

papel ele fica fragilizado. Por ser feito

de fibras de celulose, material muito

sensível, o documento pode rasgar,

molhar ou ainda ser extraviado,

trazendo prejuízo para quem precisa

daquela informação. Ao digitalizar,

você evita que o documento seja

manuseado em demasia, restringe

a sua circulação, diminuindo a

probabilidade de que sofra algum

dano, aumentando sua vida útil.

Otimização de espaçoAo digitalizar e disponibilizar

conteúdos utilizando tecnologia de

nuvem, diminui-se a necessidade

de espaço físico para arquivamento

da papelada. Profissionais como

advogados lidam diariamente com

processos judiciais que demandam

volumosas quantidades de papel.

2 8 A g o s t o 2 0 1 5

TECNOLOGIA

Page 29: Business Review Brasil Agosto 2015

B U S I N E S S R E V I E W B R A S I L

2 9

Ao optar pela digitalização, o

profissional consegue liberar espaço

físico nos escritórios, que podem ser

reaproveitados.

Redução de custo operacional, economia de materialAo ato de tornar o processo

burocrático da companhia

majoritariamente digital tem como

consequência uma redução

considerável do custo manutenção

dos arquivos. Os documentos passam

a circular com menor frequência,

devendo ficar armazenados em

local adequado. Seguindo estas

informações, não há necessidade de

uma limpeza constante. À medida que

você evitar criar mais arquivo físico,

o gasto com papéis, caixas e pastas

diminui.

Maior segurança na circulação da informaçãoHá documentos que não são de livre

circulação. Ao investir na tecnologia

de digitalização e acesso em nuvem,

acaba a necessidade de arquivar

documentos confidenciais em

locais específicos. Para acessar

a informação basta dar senhas

especiais para funcionários

autorizados a acessá-las. Ao

reduzir a circulação do documento,

diminui-se também a probabilidade de

vazamento de dados e ocorrência de

fraudes.

Economia Ao contratar uma empresa que

realize a digitalização e organização

de dados da sua empresa, há um

duplo ganho. Além do trabalho ser

feito por profissionais especializados,

os acessos a futuras pesquisas

podem ser feitos sem a necessidade

de um profissional da área, pois

as tecnologias atuais são de fácil

acesso a todos os funcionários e

colaboradores.

Page 30: Business Review Brasil Agosto 2015

3 0 A g o s t o 2 0 1 5

de três a quatro semanas por ano

procurando documentos, um

tempo precioso que não pode ser

desperdiçado. Além disso, investindo

em tecnologia, os arquivos são

Otimização de pesquisaNo mundo empresarial, a frase

“tempo é dinheiro” é uma máxima.

Pesquisas apontam que funcionários

e empresários passam em média

TECNOLOGIA

Page 31: Business Review Brasil Agosto 2015

B U S I N E S S R E V I E W B R A S I L

3 1

acessados de forma mais rápida e

eficiente, otimizando a pesquisa.

Circulação eficiente de informação – rapidezApostando na tecnologia a favor da

sua empresa, organizando bem seus

arquivos analógicos e digitais, há uma

queda no deslocamento físico dos

funcionários até áreas reservadas

para a papelada. Além disso, há uma

maior circulação de arquivos e ideias

e a informação chega ao seu destino

com maior rapidez e eficiência.

Questão AmbientalToda e qualquer ação de homem

causa impacto ambiental e é

uma obrigação das empresas

preocupar-se em como desenvolver

suas atividades de forma sustentável.

Arquivos físicos muitas vezes viram

lixo - embora reciclável - sem falar

na quantidade de papel que é gasto

para gerar documentos. Atualmente

boa parte da produção de papel no

Brasil é feita com celulose de madeira

de área reflorestada, mas ainda sim o

consumo de papel é um dos maiores

fatores de degradação ambiental em

todo o mundo.

Aumento da competitividade da empresaAo ampliar e agilizar o acesso

à informação e otimizar espaço

físico dos arquivos, sua equipe

apresenta um aumento natural de

produtividade. Sua empresa vai

atender de forma mais rápida e

eficiente aos pedidos dos clientes,

aumentando a satisfação, tornando

sua empresa mais competitiva diante

da concorrência.

Page 32: Business Review Brasil Agosto 2015

Através do desenvolvimento, implantação e operação de projetos de geração elétrica provenientes de fontes renováveis, empresa é um dos mais novos players do setor Escrito por: Flávia Brancato | Produzido por: Danilo Stefanelli

ESTÍMULO SUSTENTÁVEL

Atlantic Energias Renováveis:

Page 33: Business Review Brasil Agosto 2015

3 3

Através do desenvolvimento, implantação e operação de projetos de geração elétrica provenientes de fontes renováveis, empresa é um dos mais novos players do setor Escrito por: Flávia Brancato | Produzido por: Danilo Stefanelli

ESTÍMULO SUSTENTÁVEL

Atlantic Energias Renováveis:

Page 34: Business Review Brasil Agosto 2015

Consideravelmente nova no mercado, a Atlantic Energias Renováveis é uma holding que atua no desenvolvimento, implantação e operação de projetos de geração elétrica

provenientes de fontes renováveis, com o foco em parques eólicos e pequenas centrais hidrelétricas (PCH’s). Enquanto iniciavam medições e estudos energéticos em diversos estados do Brasil para identificar locais propícios para a instalação de parques eólicos, foi justamente o know-how dos sócios no setor de energias renováveis que tornou a empresa, fundada em 2010, mais competitiva para a participação em leilões de energia do governo brasileiro.

A estrutura acionária é composta por três empresas: a britânica Actis (60%), a brasileira Pattac (24%) e a espanhola Servinoga S.L. (16%). Acompanhando as tecnologias emergentes, tanto eólicas quanto hidrelétricas, a alta capacidade técnica e operacional da Atlantic a coloca em uma posição de destaque na indústria de energia.

Vista dos Aerogeradores do Parque Eólico Eurus II, Rio Grande do Norte

3 4 A g o s t o 2 0 1 5

ATLANTIC ENERGIAS RENOVÁVEIS

Page 35: Business Review Brasil Agosto 2015

Operando sempre com equipamentos de última geração, os números não mentem. O crescimento de mais de 10 vezes na capacidade de geração é prova disso. “O grande salto ocorrido entre 2013 e 2015, onde por meio dos leilões, asseguramos projetos que totalizam 600MW. Em um ano e meio tivemos um crescimento de 60MW para quase 650MW”, diz orgulhoso o diretor-presidente da Atlantic Energias Renováveis, José Roberto de Moraes.

Parques Eólicos e PCH’sAs operações da Atlantic estão concentradas no Rio Grande do Norte – com o parque eólico Eurus II e o Renascença, ambos com potência de 30 MW, em operação desde 2014; e o Complexo Morrinhos, com operação programada para o segundo semestre de 2015, e capacidade de 180

Vista dos Aerogeradores do Parque Eólico Renascença V, Parazinho - RN

Vista geral da Casa de Força da PCH Rondinha

“Em um ano e meio tivemos um crescimento de 60MW para quase 650MW”– Diretor-presidente da Atlantic Energias Renováveis, José Roberto de Moraes

www.at lant icenerg ias .com.br 3 5

ATLANTIC ENERGIAS RENOVÁVEIS

Page 36: Business Review Brasil Agosto 2015

Aerogerador do Parque Eólico Eurus II, Rio Grande do Norte

Page 37: Business Review Brasil Agosto 2015

P A R Q U E S E Ó L I C O S E P C H ’ S

MW. No Rio Grande do Sul está o Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar que, com potência de 207MW, deve começar a funcionar nos próximos dois ou três anos.

Já as Pequenas Centrais Hidrelétricas estão no estado de Santa Catarina. Juntas, a PCH Rondinha, em operação desde junho de 2014 e as PCH’s Painel e Campo Belo, têm capacidade de produção de aproximadamente 30MW.

Entretanto, de acordo com Moraes, “os desafios convergem para aspectos de financiamento e implantação/operação dos projetos. Para manter a estrutura sólida e continuar crescendo, a empresa conta com importantes parceiros. “Na parte de financiamento temos assessorias e parcerias com os principais bancos do país e na parte de implantação/operação temos contratos com grandes fornecedores nacionais e internacionais”, completa.

Vista do Canal de Fuga da PCH Rondinha

www.at lant icenerg ias .com.br 3 7

Page 38: Business Review Brasil Agosto 2015

Av. Júlio de Castilhos, 2773 | 701 A | 702 ACaxias do Sul | Rio Grande do Sul | BRAZIL+55 54 3223 9188 | [email protected]

Avenue Luís Viana, 6462 | Torre WestSalvador | Bahia | BRAZIL | +55 71 3037 9106

[email protected] w w . n a p e i a . c o m . b r

SUSTENTABILIDADE RESPONSABILIDADEAMBIENTAL

RESPEITO A NATUREZA

ENGENHARIA AMBIENTAL - GEOTECNOLOGIAS - ESTUDOS AMBIENTAIS E MONITORAMENTO

Nós ajudamos você construir respeitando a natureza

A ACCIONA Windpower experimenta um forte crescimento de vendas da sua plataforma AW3000. Com projetos baseados na experiência da ACCIONA como líder mundial em energias renováveis, as turbinas da ACCIONA Windpower oferecem o menor custo da energia e confiabilidade líder de mercado.

ACCIONA-WINDPOWER.ES

Visite-nos na Brazil Windpower, stand 74/77

RISE

Page 39: Business Review Brasil Agosto 2015

Aliança com a sociedade e sustentabilidadeOs empreendimentos da Atlantic também trazem benefícios para as comunidades locais com programas que melhoram a infraestrutura e o entendimento da implementação de seus projetos. “A Atlantic é uma das empresas que ajuda na manutenção do Centro Educacional João Paulo II, em Piraquara/PR, o qual oferece complemento educacional a 300 crianças carentes na faixa etária de 3 a 9 anos”, exemplifica Moraes.

Cumprindo com as suas responsabilidades sociais e ambientais, a empresa implementou algumas ações que merecem destaque:

Ao Som do Vento - O plano de comunicação social tem como objetivo principal dialogar com os habitantes das áreas lindeiras aos parques eólicos. O plano prevê o esclarecimento à população sobre o empreendimento e os impactos sociais e ambientais que o projeto envolve.

Ecoar - Com atuação nas áreas sociais, culturais, ambientais e de

P A R Q U E S E Ó L I C O S E P C H ’ S

www.at lant icenerg ias .com.br 3 9

Page 40: Business Review Brasil Agosto 2015

empreendedorismo popular, o “Programa Ecoar de Responsabilidade Socioambiental” faz parte da estratégia de implantação do Parque Eólico de Morrinhos, no município de Campo Formoso (BA). A ideia é potencializar fatores positivos inerentes às comunidades que residem em áreas de influência do complexo eólico.

BNDES - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, através do Projeto Social Integrado, organiza ações para levantar e direcionar recursos para melhorias efetivas na infraestrutura das regiões onde os projetos são implantados. Os empreendedores se

Vista interna da Casa de Força da PCH Rondinha

4 0 A g o s t o 2 0 1 5

ATLANTIC ENERGIAS RENOVÁVEIS

Page 41: Business Review Brasil Agosto 2015

comprometem em destinar os recursos e o BNDES em organizar a distribuição dos mesmos em reais necessidades da região. O objetivo é contribuir para a melhoria dos indicadores socioeconômicos destes municípios e das condições de vida da população da área de atuação dos projetos.

Acima de tudo, a Atlantic cumpre com todos os requisitos ambientais exigidos pelos órgãos

“Na parte de financiamento temos assessorias e parcerias com os principais bancos do país e na parte de implantação/operação temos contratos com grandes fornecedores nacionais e internacionais”

– Diretor-presidente da Atlantic Energias Renováveis, José Roberto de Moraes

Vista interna da Casa de Força da PCH Rondinha

P A R Q U E S E Ó L I C O S E P C H ’ S

www.at lant icenerg ias .com.br 4 1

ATLANTIC ENERGIAS RENOVÁVEIS

Page 42: Business Review Brasil Agosto 2015

Vista da nacelle do aerogerador do Parque Eólico Renascença V, Parazinho - RN

para licenciamento e seus investimentos em matrizes energéticas limpas poupam os recursos naturais e levam desenvolvimento a regiões do Brasil onde, inclusive, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é reduzido.

Crescimento com investimentoFocando na tecnologia, a empresa está implantando um Centro de Operações através do qual todos os parques eólicos e usinas PCHs serão monitorados a distância. “O valor investido é na ordem de R$ 3 milhões”, diz Moraes. Em termos gerais, nos últimos três anos a Atlantic investiu mais de R$ 586 milhões e, segundo o diretor-presidente “temos como previsão de investimentos para 2015 cerca de R$1,17 bilhões”.

“A empresa tem projetos eólicos e hidrelétricos nos estados do Piauí, Bahia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, resume.

4 2 A g o s t o 2 0 1 5

ATLANTIC ENERGIAS RENOVÁVEIS

Page 43: Business Review Brasil Agosto 2015

A cada ano a Atlantic torna-se mais competitiva no mercado de energias renováveis. O plano de negócios da empresa conta com investimentos programados até 2018, que totalizam R$ 1,66 bilhões. Além do Complexo Eólico de Morrinhos e o Complexo Eólico Santa Vitória do Palmar, o Complexo Lagoa do Barro, no Piauí, também entra no plano de expansão, onde as operações estão previstas para iniciarem no final de 2018. “Com isso, consolidar o segmento eólico com a implantação e operação de 650MW até o final de 2018 é o nosso objetivo”, conclui o diretor-presidente.

Informação da Companhia

I N D Ú S T R I A

Energia Elétrica

S E D E

Curitiba/PR

F U N D A Ç Ã O

2010

F U N C I O N Á R I O S

50

P R O D U T O S /S E R V I Ç O S

Desenvolvimento, implantação e operação de projetos de energia renovável, foco em parques eólicos e PCH´s

G E S TÃ O

Diretor-presidente: José Roberto de Moraes Presidente do conselho de administração: Sérgio Brandão Diretor administrativo-financeiro: Thiago Corrêa Marder Diretor de Operações: Miguel Diaz

Vista da nacelle do aerogerador do Parque Eólico Renascença V, Parazinho - RN

P A R Q U E S E Ó L I C O S E P C H ’ S

www.at lant icenerg ias .com.br 4 3

ATLANTIC ENERGIAS RENOVÁVEIS

Page 44: Business Review Brasil Agosto 2015

Hospital Santa Paula:

ATENDIMENTO HUMANIZADO

Com mais de 35 especialidades, instituição é referência nos setores de Cardiologia, Neurologia, Ortopedia e Oncoloiga

Escrito por: Flávia Brancato | Produzido por: Karla Sohn

Page 45: Business Review Brasil Agosto 2015

4 5

Hospital Santa Paula:

ATENDIMENTO HUMANIZADO

Com mais de 35 especialidades, instituição é referência nos setores de Cardiologia, Neurologia, Ortopedia e Oncoloiga

Escrito por: Flávia Brancato | Produzido por: Karla Sohn

Page 46: Business Review Brasil Agosto 2015

4 6 A g o s t o 2 0 1 5

HOSPITAL SANTA PAULA

Em uma área de aproximadamente 15 mil m², o complexo do Hospital Santa Paula é considerado um centro de excelência da Zona Sul da cidade de São Paulo. São dezenas de especialidades, oferecidas

através de um corpo clínico robusto, distribuídos entre os diversos setores do Hospital. Entre elas, destaque para os serviços e infraestrutura especializada dos setores de Cardiologia, Neurologia, Ortopedia, e ainda o Instituto de Oncologia que, sozinho, ocupa mais um espaço de 5 mil m².

Com o amparo de 200 leitos, nove salas de cirurgia e mais 50 leitos de terapia intensiva, o Santa Paula chega a atender anualmente mais de 100.000 pacientes em seu Pronto Atendimento, além de realizar cerca de 8.000 cirurgias todos os anos. Sua gestão arrojada treina e emprega mais de 700 colaboradores diretos e 250 terceirizados, sem contar os médicos.

Fachada do Hospital Santa Paula

Page 47: Business Review Brasil Agosto 2015

S

www.hosp i ta lsantapau la .com.br 4 7

HOSPITAL SANTA PAULA

Reconhecido por suas modernas instalações e pelo investimento constante em tecnologia de ponta e atendimento humanizado, o Hospital Santa Paula, acima de tudo, tem como missão institucional concentrar seus esforços na assistência completa aos pacientes e acompanhantes.

“Na década de 80 o que definia um bom hospital era aquele que tinha bons médicos. Na década de 90, era o que tinha bons médicos e equipamentos modernos. No século XXI, além de bons médicos e tecnologia de ponta, o hospital precisava ter uma hotelaria com bons serviços. Na década atual, além de tudo isso é necessário prestar um atendimento humanizado, e esse

“Ao longo do ano oferecemos palestras, treinamentos técnicos e comportamentais, presenciais e online”– Presidente do Hospital Santa Paula, Dr. George Schahin

Quarto Internação do Hospital Santa Paula

Page 48: Business Review Brasil Agosto 2015

4 8 A g o s t o 2 0 1 5

é o nosso grande diferencial nos dias de hoje”, resume o presidente do Hospital Santa Paula, Dr. George Schahin.

Instituto de Oncologia Santa Paula (IOSP)Criado com o intuito de oferecer o que há de mais moderno no tratamento do câncer, o instituto foi especialmente projetado para assegurar eficiência, segurança e conforto no cuidado dos pacientes. Além da unidade de radioterapia, são dois andares dedicados à terapia antineoplástica, com farmácia exclusiva para manuseio e preparo desses medicamentos dentro dos mais rigorosos padrões de segurança. Amplos consultórios, área de atendimento multidisciplinar, anfiteatro e espaço para convivência completam a estrutura.

Segundo o Dr. Schahin, a parceria que o Santa Paula fez com o Instituto de Oncologia do Hospital Sírio Libanês (HSL) merece destaque. “Em 2012

HOSPITAL SANTA PAULA

Entrada do Instituto de Oncologia Santa Paula

Page 49: Business Review Brasil Agosto 2015

C E N T R O D E E X C E L Ê N C I A M É D I C A

www.hosp i ta lsantapau la .com.br 4 9

firmamos uma parceria onde o Sírio assumiu a gestão técnica do nosso Instituto de Oncologia. Nessa parceria, todos os atendimentos médicos oncológicos são realizados por profissionais do HSL, que seguem os mesmos protocolos de tratamento adotados nas Unidades do Centro de Oncologia do Sírio.

Tendo como modelo as mais avançadas instituições dedicadas ao tratamento do câncer no mundo, o Instituto foi concebido para reunir em um mesmo espaço, oncologistas clínicos, hematologistas, radioterapeutas e equipes cirúrgicas especializadas no tratamento dos diferentes tipos de câncer, estimulando o trabalho em equipe.

Desenvolvimento e qualificação profissionalO Hospital Santa Paula investe tanto no desenvolvimento profissional quanto pessoal de seus colaboradores. “Ao longo do ano oferecemos palestras, treinamentos técnicos e comportamentais, presenciais e online. Através do portal CETAP os colaboradores acessam os

Recepção do Instituto de

Oncologia Santa Paula

Auditório do Instituto de

Oncologia Santa Paula

“Em 2012 firmamos uma parceria onde o Sírio assumiu a gestão técnica do nosso Instituto de Oncologia”– Presidente do Hospital Santa Paula, Dr. George Schahin

HOSPITAL SANTA PAULA

Page 50: Business Review Brasil Agosto 2015

Corredor Internação do Hospital Santa Paula

Page 51: Business Review Brasil Agosto 2015

C E N T R O D E E X C E L Ê N C I A M É D I C A

www.hosp i ta lsantapau la .com.br 5 1

treinamentos de forma simples, rápida, no horário e local que acham mais oportuno”, explica o presidente.

Pensando ainda no desenvolvimento e incentivo à atualização constante, são oferecidos anualmente auxílios educacionais através de bolsas de estudo para graduação e pós graduação. Já com o objetivo de aproximar os colaboradores e a direção do Hospital, todos os meses é realizada a “Ação Café com a diretoria”. Há também programas para apresentação de novos projetos e ideias, assim como os médicos do Corpo Clínico são convidados a participar da elaboração dos protocolos de atendimento e qualidade que proporcionaram ao Santa Paula obter Certificação ONA nível 3 e está participando do programa de recertificação Acreditação Internacional da JCI.

Para complementar, recentemente foi aprimorado o ‘espaço descanso’ para os colaboradores e o Dr. Schahin ainda acrescenta, “temos diversos

Posto de Enfermagem do Hospital Santa Paula

Page 52: Business Review Brasil Agosto 2015

5 2 A g o s t o 2 0 1 5

programas de qualidade de vida: Coluna sustentação e força; Diabético sim, doente não; Eu vou parar de fumar; Feliz com a vida; Mulher em evidência; Coração é vida; Harmonia com o corpo; ginástica laboral e Espaço Fitness”.

Desenvolvimento de Programas de Qualidade e SustentabilidadeAtravés de um intenso programa destinado a assegurar um elevado nível de qualidade e segurança em todo processo assistencial, o Hospital

Dr. George Schahin, Diretor Presidente do Hospital Santa Paula

Page 53: Business Review Brasil Agosto 2015

C E N T R O D E E X C E L Ê N C I A M É D I C A

www.hosp i ta lsantapau la .com.br 5 3

Santa Paula garante a eficiência nos serviços com a obrigação de atender todos as necessidades dos pacientes desde do ponto de vista social, ético e moral. Para tanto, a instituição participa de importantes programas nacionais e internacionais voltados para a qualidade e segurança, como a ONA (Organização Nacional de Acreditação) e o IHI (Institute for Healthcare Improvement) e JCI Joint Comission.

Na área de responsabilidade ambiental, após uma análise criteriosa das fontes de emissão de carbono e do consumo de energia e gás, “plantamos mais de 1500 árvores com mais de 50 diferentes espécies para compensar parte do gás carbônico emitido pelo Hospital”, explica Dr. Schahin, se referenciando ao Bosque Sustentável do Santa Paula que fica na região

Projeto “Cuide-se, Viva a Vida Melhor”

Page 54: Business Review Brasil Agosto 2015

5 4 A g o s t o 2 0 1 5

HOSPITAL SANTA PAULA

Térreo Recepção do Instituto de Oncologia Santa Paulawww.commed.com.br(55)11 5081-8282 CERTIFICAÇÃOCERTIFICAÇÃO

BOAS PRÁTICAS DE DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS PARA SAÚDE

BOAS PRÁTICAS DE DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS PARA SAÚDE

BPFBPFDistribuidor autorizado Johnson&Johnson.

Commed em parceria com o Hospital Santa Paulasempre em dia com as inovações do mercadomédico hospitalar.

Strata�x é um produto ETHICON - empresa do grupo Johnson&Johnson

de Porto Feliz. Além disso, “temos um programa interno há nove anos, ‘Menos é MAIS’ , que contempla todas as ações de economia e uso consciente da agua e energia”, completa.

Uma outra ação super importante – em parceria com a Ouro Fino, empresa certificada com o selo de excelência máxima NSF (National Sanitation Foundation) - foi a substituição durante três anos de todas as garrafas de água pet consumidas no Hospital por embalagem Tetra Pak. Pioneira nesse conceito, além da redução do lixo plástico, a instituição conseguiu ainda uma redução financeira devido ao custo mais baixo da nova

“Plantamos mais de 1500 árvores com mais de 50 diferentes espécies para compensar parte do gás carbônico emitido pelo Hospital”

– Presidente do Hospital Santa Paula, Dr. George Schahin

Page 55: Business Review Brasil Agosto 2015

C E N T R O D E E X C E L Ê N C I A M É D I C A

www.hosp i ta lsantapau la .com.br 5 5

HOSPITAL SANTA PAULA

Informação da Companhia

N O M E

Hospital Santa Paula

I N D Ú S T R I A Saúde

S E D E

São Paulo, SP

F U N D A Ç Ã O

1958

F U N C I O N Á R I O S

850 diretos

R E C E I TA A N U A L

R$ 302 milhões

G E S TÃ O

Diretor presidente: Dr. George Schahin

embalagem.E ainda, por meio de uma parceria firmada com

o maior grupo de diagnósticos da América Latina, o Diagnósticos da América DASA, o Hospital Santa Paula através da marca Delboni Auriemo, passaram a oferecer aos seus clientes a mais alta tecnologia e competência na realização de exames laboratoriais e de imagens. Dentre muitos outros serviços, Medicina Nuclear (cintilografias), Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Anatomia Patológica, Ecocardiograma e Teste ergométrico, são apenas alguns dos exemplos.

Térreo Recepção do Instituto de Oncologia Santa Paula

Page 56: Business Review Brasil Agosto 2015

Grupo Curimbaba:

Exploração conscienteCom foco na sustentabilidade, o Grupo concentra seus esforços em transformar recursos naturais em prosperidade para futuras geraçõesEscrito por: Flávia Brancato | Produzido por: Cristiano Ruy

Page 57: Business Review Brasil Agosto 2015

5 7

Page 58: Business Review Brasil Agosto 2015

5 8 A g o s t o 2 0 1 5

GRUPO CURIMBABA LTDA.

F oram dos olhos atentos do então fundador Benedito Moreira Curimbaba e do seu filho mais velho Sebastião Curimbaba, na década de 40, que o Grupo Curimbaba dava seus primeiros passos.

A cidade era Poços de Caldas, estado de Minas Gerais. O solo rochoso – que não permitia a atividade agrícola – chamou a atenção para a área de extração e transformação de minérios que seriam voltados inicialmente para a venda como corretivo de solo para a agricultura. Contudo, a exploração da rocha potássica do planalto para esse fim não se mostrou promissora e em 1961, foi fundada a Mineração Curimbaba, voltada para a exploração e processamento de bauxita.

Foto das dependências da Mineração Curimbaba

Page 59: Business Review Brasil Agosto 2015

www.cur imbaba .com.br 5 9

GRUPO CURIMBABA LTDA. Q U A L I D A D E , D E S E N V O LV I M E N T O E I N O V A Ç Ã O

Operando nos segmentos industrial, agrícola e de transporte, hoje o Grupo Curimbaba é constituído por nove empresas no Brasil, cinco no exterior e atua em quase 20 segmentos de mercado tais como: abrasivos, agroquímico, cerâmico, refratários, fundição, entre tantos outros, sem perder o foco principal nas atividades de extração e transformação mineral. Além das estruturas brasileiras instaladas em Poços de Caldas e São Paulo (municípios de São João da

“Acredito que o trabalho desenvolvido pela Fundação Curimbaba mostra o nosso comprometimento com a sociedade”

– Diretor do Grupo Curimbaba, Leonardo Curimbaba

Page 60: Business Review Brasil Agosto 2015

6 0 A g o s t o 2 0 1 5

GRUPO CURIMBABA LTDA.

Boa Vista e Guarulhos), suas indústrias são representadas nos Estados Unidos, África do Sul, Alemanha, Espanha, Argentina, Colômbia, México, Venezuela, Uruguai, Coreia, Israel, Taiwan e Tailândia.

MINERAÇÃO CURIMBABA - A mineradora e beneficiadora de minérios, possui três unidades (Ponte Preta, Vera Cruz e Campo do Meio) em Poços de Caldas. Atualmente a Mineração Curimbaba e suas associadas no Brasil empregam mais de 1.000 funcionários, gerando pelo menos 3.000 empregos indiretos no país. Com uma capacidade produtiva de 375 mil toneladas ao ano de bauxitas sinterizadas, bauxitas ativadas, argilas refratárias sinterizadas e propantes, a empresa atende inúmeros segmentos industriais e comerciais, com destaque para as indústrias

Foto das dependências da Mineração Curimbaba

Page 61: Business Review Brasil Agosto 2015

Q U A L I D A D E , D E S E N V O LV I M E N T O E I N O V A Ç Ã O

www.cur imbaba .com.br 6 1

GRUPO CURIMBABA LTDA.

de óleo e gás, petroquímica, jateamento de superfícies, fluxo cerâmico para solda elétrica, refratários, abrasivos, tratamento de óleos minerais e biodiesel, microfusão e fundição. “A maior parte da produção de propante, cerca de 80%, é exportada para os Estados Unidos, Oriente Médio e América do Sul”, explica o diretor do Grupo Curimbaba, Leonardo Curimbaba.

ELFUSA - Em uma área de aproximadamente 160 mil m², a indústria de transformação mineral é responsável pela produção e comercialização

Foto das dependências da Mineração Curimbaba

“A maior parte da produção de propante, cerca de 80%, é exportada para os Estados Unidos, Oriente Médio e América do Sul”

– Diretor do Grupo Curimbaba, Leonardo Curimbaba

Empregam mais de 1.000 funcionários, gerando pelo menos 3.000 empregos

indiretos no país

MINERAÇÃO CURIMBABA E SUAS

ASSOCIADAS NO BRASIL

Page 62: Business Review Brasil Agosto 2015

6 2 A g o s t o 2 0 1 5

Big Bag com o produto da Mineração

Page 63: Business Review Brasil Agosto 2015

Q U A L I D A D E , D E S E N V O LV I M E N T O E I N O V A Ç Ã O

www.cur imbaba .com.br 6 3

de mais de 20 tipos de produtos para aplicação nos mercados de cerâmicos, abrasivos e refratários. Com atuação global, cerca de 40% de sua produção é destinada à exportação para mais de 30 países. Detentora da certificação ISO 9001, a Elfusa garante a qualidade dos seus produtos, processos e métodos de gestão, e está instalada em São João da Boa Vista, São Paulo.

OLGA S/A - Com sede em Guarulhos, é considerada a maior fabricante de produtos para tratamento mecânico de superfícies da América Latina. Adquirida pelo Grupo em 1980, atualmente tem uma capacidade de produção de mais de 580 toneladas por mês entre massas líquidas e sólidas, além de cerca de 15 mil peças de discos e rodas e 25 mil litros de compostos químicos, sendo líder nacional de mercado em seu segmento.

ALCACE TRANSPORTES - Atuando no transporte de cargas em geral com mão-de-obra especializada e locação de equipamentos, a matriz da empresa está localizada em Poços de Caldas, onde estão concentrados os escritórios, galpões, oficinas e pátio de estacionamento. Atende mais de 40 municípios no estado de São Paulo e outras regiões no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Sergipe, Rio Grande do Norte e Salvador.

Page 64: Business Review Brasil Agosto 2015

6 4 A g o s t o 2 0 1 5

Foto das dependências da Mineração Curimbaba

BRITA CALDAS - A empresa comercializa um fonolito britado e classificado originário do Planalto de Poços de Caldas que possui propriedades excelentes para aplicação em construção civil que superam os materiais disponíveis no mercado. Fundada em 2000, a Brita Caldas fornece soluções para obras de médio e grande porte, para os mercados de construção civil, pavimentação asfáltica e concreto, comercializando desde Bica Corrida e Pó de Pedra, até Pedrisco e Areia Grossa.

TARUMÃ - Fundada com o objetivo de atender as necessidades do

Page 65: Business Review Brasil Agosto 2015

Q U A L I D A D E , D E S E N V O LV I M E N T O E I N O V A Ç Ã O

www.cur imbaba .com.br 6 5

grupo no fornecimento de lenha e carvão vegetal, a empresa aproveitou o seu maciço florestal, sendo atualmente responsável pelo plantio de 400 mil mudas de eucaliptos por ano que são utilizadas no mercado de celulose, sua principal atividade. Através de uma estrutura especializada, a Tarumã recupera ainda áreas degradadas, responsabilizando-se pela limpeza e manutenção de propriedades rurais do Grupo.

YOORIN FERTILIZANTES - A aquisição da Yoorin em 2010 marcou a história do Grupo inserindo-o na indústria do agronegócio como fabricante de termofosfato. Apresentando uma alta tecnologia e eficiência agronômica comprovada por diversos órgãos de pesquisa oficiais do Brasil, o produto é um fertilizante obtido a partir do processo de eletrofusão. Com a aquisição dos ativos, o Grupo Curimbaba também adquiriu os direitos sobre as marcas, YOORIN, N-YOORIN, YOGEN, YOOKARIN e H-MASTER - todos produtos reconhecidos nacionalmente e internacionalmente por sua eficiência agronômica e por altos resultados de produtividade.

Empresas Norte-americanas - O Grupo Curimbaba conta com quatro empresas nos Estados Unidos. A Sintex Minerals & Services juntamente com a Dakota Transload são responsáveis pela comercialização de propantes em toda a América do Norte. A US Electrofused Minerals, localizada em Pittsburgh, é responsável pela comercialização e produção de óxidos eletrofundidos para os mercados de jateamento, abrasivo e refratário. A Electro Abrasives, localizada em Buffalo, é responsável pela produção de carbeto de silício tanto em forma de macrogrãos (8 – 220 mesh) como microgrãos (230 – 2500 mesh).

Sublime - A Sublime Technologies Pty é uma empresa localizada na África do Sul e responsável pela produção de carbeto de silício cristalino e metalúrgico. Tem capacidade superior a 45.000 toneladas por ano e é a principal fornecedora de matéria-prima para a Electro Abrasives. A Sublime atende não somente o mercado da África do Sul, mas todo o mercado mundial de carbeto de silício.

Page 66: Business Review Brasil Agosto 2015

6 6 A g o s t o 2 0 1 5

GRUPO CURIMBABA LTDA.

RESPONSABILIDADE AMBIENTALAlém dos trabalhos de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas com base em plantas nativas através da Tarumã e Mineração Curimbaba, o Grupo Curimbaba possui outras ações voltadas ao cuidado e manutenção do meio ambiente. Na Elfusa, por exemplo, o parque industrial é equipado com um eficiente sistema de contenção de poluentes e, às margens do Rio Jaguari-Mirim que está ao lado da empresa, foram plantadas mais de 4 mil mudas de árvores nativas em um trabalho de recomposição da mata ciliar.

Já a Mineração Curimbaba mantém um viveiro onde são cultivadas cerca de 100 mil mudas de árvores por ano, de 120 espécies nativas diferentes. Por ano, quase 15% destas mudas são empregadas somente na reabilitação de áreas de mineração próprias, e cerca de 50 mil mudas são doadas para sítios e fazendas da região. Além disso, as jazidas de bauxita exploradas pela empresa são reabilitadas simultaneamente ao esgotamento das frentes de lavra.

A criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda das Pedras Leste, situada no Parque Municipal da Serra de São Domingos, é outro grande destaque em termos de responsabilidade ambiental. O projeto de reabilitação ambiental inclui um processo de restauração dos 264 hectares da Reserva onde serão construídas trilhas ecológicas e áreas de lazer para que a reserva seja visitada pelos participantes do Programa de Educação Ambiental já mantido pela Mineração Curimbaba.

“Acima de tudo, em conjunto com a consolidação dos negócios, a empresa está sempre em busca da otimização da produtividade para gerar valores aos acionistas, clientes, fornecedores e colaboradores de forma sustentável”– Diretor do Grupo Curimbaba, Leonardo Curimbaba

Page 67: Business Review Brasil Agosto 2015

Q U A L I D A D E , D E S E N V O LV I M E N T O E I N O V A Ç Ã O

www.cur imbaba .com.br 6 7

GRUPO CURIMBABA LTDA.

“Acima de tudo, em conjunto com a consolidação dos negócios, a empresa está sempre em busca da otimização da produtividade para gerar valores aos acionistas, clientes, fornecedores e colaboradores de forma sustentável”, assegura o diretor.

VISÃOCom a missão de oferecer ao setor, minerais industrializados, fertilizantes

Page 68: Business Review Brasil Agosto 2015

6 8 A g o s t o 2 0 1 5

GRUPO CURIMBABA LTDA.

e serviços de alta qualidade, o Grupo concentra seus negócios no aproveitamento eficaz das jazidas e integração vertical, garantindo o fornecimento de longo prazo.

De uma forma geral, os investimentos do Grupo Curimbaba estão voltados para a solidez na automação de processos. Em 2012 foram feitos investimentos na Yoorin Fertilizantes, e depois na jazida em Goiás. Sempre buscando melhorias no parque fabril, o aumento da produtividade é uma consequência esperada pelo Grupo.

RESPONSABILIDADE SOCIAL“Acredito que o trabalho desenvolvido pela Fundação Curimbaba mostra o nosso comprometimento com a sociedade”, destaca Leonardo. A

Entrada Mineração Curimbaba - Unidade Campo do Meio

Page 69: Business Review Brasil Agosto 2015

Q U A L I D A D E , D E S E N V O LV I M E N T O E I N O V A Ç Ã O

www.cur imbaba .com.br 6 9

GRUPO CURIMBABA LTDA.

Fundação Curimbaba foi fundada em 2008 e é responsável por suprir as carências sociais de Poços de Caldas e região.

Os trabalhos desenvolvidos pela Fundação têm como foco escolas, hospitais, asilos, creches e movimentos culturais. Existem atualmente mais de 60 entidades beneficiadas com as doações realizadas pela Fundação Curimbaba. Todos as requisições são previamente analisadas antes do recebimento dos benefícios. O trabalho desenvolvido pela Fundação tem impactado profundamente a sociedade local.

Informação da Companhia

I N D Ú S T R I AMineração

S E D EPoços de Caldas, MG

F U N D A Ç Ã O1961

F U N C I O N Á R I O S550

P R O D U T O S /

S E R V I Ç O S

A Mineração Curimbaba oferece bauxitas sinterizadas, bauxitas ativadas, argilas refratárias sinterizadas e propantes, para os mercados nos quais atua

G E S TÃ OPresidente: Sebastião CurimbabaDiretor Geral: Leonardo Curimbaba Ferreira Diretor Administrativo: João Justo

Entrada Mineração Curimbaba - Unidade Campo do Meio

Page 70: Business Review Brasil Agosto 2015

100% nacional, empresa conta a história de uma trajetória de sucesso em seis décadas de operações

Escrito por: Flávia Brancato | Produzido por: Taybele Piven

UNINDO O PAÍS EM TODAS AS DIREÇÕES

Viação Itapemirim:

Page 71: Business Review Brasil Agosto 2015

7 1

100% nacional, empresa conta a história de uma trajetória de sucesso em seis décadas de operações

Escrito por: Flávia Brancato | Produzido por: Taybele Piven

UNINDO O PAÍS EM TODAS AS DIREÇÕES

Viação Itapemirim:

Page 72: Business Review Brasil Agosto 2015

Sinônimo de transporte de integração nacional, com sede em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, a Viação Itapemirim é um ícone de eficiência e confiança, que carrega em seu DNA a

inovação e a preocupação socioambiental. Criada em 1953, a empresa começou com 16 ônibus que percorriam

mais de 100.000 km ao mês por todo o estado e, em poucos anos, estreavam os percursos interestaduais estendendo para o Rio de Janeiro. Em 1967 entraram em operação as primeiras linhas para o Nordeste e a jornada de sucesso foi crescendo pouco a pouco, integrando cada vez mais e mais cidades aos itinerários. Nesse mesmo ano foi também criada a nova identidade visual para a Itapemirim, adicionando o amarelo na pintura dos seus ônibus.

O pioneirismo da Viação Itapemirim pode ser aferido ao longo dos quase 60 anos de prestação de serviço de alta qualidade, com soluções

No dia 4 de julho de 1953 é fundada a Viação Itapemirim

7 2 A g o s t o 2 0 1 5

VIAÇÃO ITAPEMIRIM

Page 73: Business Review Brasil Agosto 2015

posteriormente também incorporadas por outras empresas de transporte rodoviário no Brasil: operação com ônibus de três eixos, serviços executivo e semileito, distribuição de revista de bordo e Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), entre outros. Em razão do alto grau de reputação, penetração e reconhecimento do nome no mercado brasileiro, em 2006, a empresa foi legitimada como marca de alto renome, título concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

OperaçõesOperando com uma frota de aproximadamente 800 ônibus e atendendo cerca de 2.000 localidades, a Viação Itapemirim atualmente abrange mais de 70% do território nacional, interligando 22 estados e rodando mais de 10 milhões de quilômetros por mês em linhas de curta, média e longa distância. São transportadas mais de 3,2 milhões de pessoas por ano.

C

www. i tapemir im.com.br 7 3

V IAÇÃO ITAPEMIRIM

Page 74: Business Review Brasil Agosto 2015

Para tanto, conta com o apoio de aproximadamente 1.000 Agências de Vendas de Passagens e/ou ITEX - Encomendas Expressas, abrangendo a maioria das cidades atendidas pela Viação Itapemirim e interligando o País de Norte a Sul. Além disso, a cada 300 km, em média, os passageiros que viajam com a Viação Itapemirim contam com um ponto de apoio, com refeições, lanches, sanitários e outros serviços. Ao longo das BR 101 e 262 existem ainda pontos com serviço de hotelaria, garantindo a qualidade dos restaurantes e estrutura com os quais mantém parceria.

Garantindo a qualidade e segurança, todos os motoristas e pessoal de apoio passam por treinamentos e reciclagens periódicas, de forma a mantê-los sempre atualizados nas técnicas operacionais e de atendimento ao público. Os motoristas, especialmente, passam por cursos de direção defensiva, direção econômica, relações públicas e primeiros socorros, sempre acompanhados de perto por médicos do trabalho.

Assentos do ônibus Rodonave

7 4 A g o s t o 2 0 1 5

Page 75: Business Review Brasil Agosto 2015

6 0 A N O S D E B R A S I L

Preservação ambiental e responsabilidade socialNas mais diversas atividades da empresa há uma filosofia de trabalho integrada ao meio ambiente. Trabalhando com a preservação dos recursos naturais, com a recuperação de áreas nativas e na conservação da fauna silvestre - inclusive de espécies em extinção, a Viação Itapemirim acredita que a educação ambiental é essencial na formação das crianças e jovens de escolas públicas e privadas. Além da realização de visitas monitoradas às fazendas próprias, a empresa desenvolve várias atividades educacionais e recreativas com os visitantes.

Criado na década de 60, o Complexo Agroindustrial Pindobas destaca-se no seu ramo de atuação no cenário nacional. As atividades desempenhadas vão desde a criação de plantas ornamentais e silvicultura, aplicação de estudos avançados em genética de seleção de gado pardo-suíço, à produção de laticínios. As atividades agrícolas contemplam

Page 76: Business Review Brasil Agosto 2015

agricultura, fruticultura, reflorestamento, serraria de madeira e horto florestal, distribuídas em 10 propriedades localizadas em nove municípios do sul do Espírito Santo.

Acima de tudo, a frota ecológica da Viação Itapemirim reduz em até 90% a emissão de gases responsáveis pelo aquecimento global, onde 62% a emissão de óxidos de nitrogênio e não liberam enxofre – o causador da chuva ácida. E para compensar a emissão de CO2, já foram plantadas cerca de seis milhões de árvores.

Do lado social, a Biblioteca Móvel Itapemirim consiste em um ônibus adaptado e informatizado que viaja o Brasil incentivando a leitura e promovendo o acesso à informação. A cada local visitado, são realizadas atividades como: empréstimos de livros para leitura local, rodas de leitura, histórias com fantoches, oficinas lúdicas, projeção de filmes, jogos interativos, abertura de espaço para apresentações culturais de artistas locais e capacitação de multiplicadores voluntários, etc.

Biblioteca Móvel Itapemirim

7 6 A g o s t o 2 0 1 5

VIAÇÃO ITAPEMIRIM

Page 77: Business Review Brasil Agosto 2015

C

www. .com.br 7 7

V IAÇÃO ITAPEMIRIM

Reprodução da pintura original do ônibus Rodonave MB O-321, de 1960

Reprodução da pintura original do ônibus Rodonave MB O-355 Ciferal, de 1972

Tribus - Semileito Double-Decker

Page 78: Business Review Brasil Agosto 2015

Projeto Relax Studio

Já o Projeto Relax Studio é voltado à segurança no trânsito que busca educar os motoristas para um bom descanso, identificar e tratar os distúrbios do sono e diminuir os riscos de acidentes nas estradas. O objetivo de mais essa ferramenta preventiva é proporcionar ao motorista o apoio e monitoramento necessário à conclusão da viagem em absoluta normalidade.

7 8 A g o s t o 2 0 1 5

VIAÇÃO ITAPEMIRIM

Page 79: Business Review Brasil Agosto 2015

Composto por uma sala com iluminação especial, onde o motorista fica com o rosto direcionado para uma luz apropriada durante cerca de cinco minutos, o projeto tem a orientação e acompanhamento do Dr. Antônio A. Melo Neto, especialista em medicina do trabalho.

Informação da Companhia

N O M E

Viação Itapemirim

I N D Ú S T R I A

Transporte

S E D E

Itapemirim, Espírito

Santo

F U N D A Ç Ã O

1953

6 0 A N O S D E B R A S I L

www. i tapemir im.com.br 7 9

V IAÇÃO ITAPEMIRIM

Page 80: Business Review Brasil Agosto 2015

ABRECON:PROMOVER A RECICLAGEM DE

RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E DEMOLIÇÃO NO BRASIL

Escrito por: Levi Torres | Produzido por: Donovan Schefler Herbster

Page 81: Business Review Brasil Agosto 2015

ABRECON:PROMOVER A RECICLAGEM DE

RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E DEMOLIÇÃO NO BRASIL

Escrito por: Levi Torres | Produzido por: Donovan Schefler Herbster

8 1

Page 82: Business Review Brasil Agosto 2015

8 2 A g o s t o 2 0 1 5

ABRECON

A Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição-ABRECON realizará o Seminário da Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição, no dia

17 de setembro de 2015, no Centro de Convenções Milenium - SECOVI, localizado na Rua Dr. Bacelar, 1043, São Paulo – SP.

Este Seminário será o ponto de encontro entre o poder público, empresas e terceiro setor no que tange a reciclagem, gestão e organização de toda a cadeia da reciclagem de resíduos da construção civil e demolição no Brasil. É ainda, o evento marco na reciclagem de entulho no país onde há o encontro e confirmação dos principais dados do setor, tais como mapeamento, principais dificuldades do mercado e perspectiva de negócios.

Será também, doravante, a ferramenta da ABRECON para divulgar, ampliar e consolidar os principais avanços no segmento nesses últimos anos. Além disso, o debate ficará mais acentuado com a presença de

Page 83: Business Review Brasil Agosto 2015

R E C I C L A G E M D E R C D

www.abrecon .org .br 8 3

ABRECON

referências mundiais na área da reciclagem de entulho e gestão e manejo dos resíduos da construção e demolição.

O evento contará com a presença de usinas de reciclagem de resíduos da construção civil, aterros de inertes, ATTs – Área de Transbordo e Triagem, beneficiadores, industrias de bloco e tijolos, concreteiras e principais clientes e fornecedores do setor.

FAREMOS O LANÇAMENTO DO MAPA ABRECON

Sistema inédito no Brasil, a Abrecon disponibilizará uma plataforma com informações sobre Áreas de Transbordo e Triagem, aterros de inertes e usinas de reciclagem de entulho, com dados sobre produtos ofertados e quais tipos de resíduos cada usina recebe.

Page 84: Business Review Brasil Agosto 2015

8 4 A g o s t o 2 0 1 5

COMPANY NAME

RELATÓRIO SETORIAL

A Abrecon lançará também o relatório setorial 2014 com informações coletadas de usinas de reciclagem de entulho em 2014. Este relatório é um panorama do mercado de RCD nesses últimos anos e vai, certamente, apresentar as principais tendências na área de resíduos da construção civil, além de ouvir o empreendedor do segmento.

Page 85: Business Review Brasil Agosto 2015

S E C T O R

www.abrecon .org .br 8 5

COMPANY NAME

EFEITOS NEGATIVOS DOS RCD [RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E DEMOLIÇÃO] NO AMBIENTE URBANO

Entre os diversos problemas que a população dos grandes centros

enfrentam todos os dias, há um que, ultimamente, aumentou de proporção. Trata-se do entulho jogado de forma irregular em calçadas, vias, praças e outros locais públicos. O assunto ganhou tal dimensão que diversos veículos de comunicação fizeram e fazem insistentemente matérias sobre o tema, mostrando desde pessoas jogando entulho em locais inadequados até os problemas acarretados quando esse material é

Page 86: Business Review Brasil Agosto 2015

8 6 A g o s t o 2 0 1 5

ABRECON

largado no passeio público.A Política Nacional de Resíduos Sólidos, número 12305 de 02 de agosto

de 2010, sancionada após mais de 10 anos em tramitação nas Câmaras Federais, estabelece na seção V o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Há também o Decreto Presidencial nº 7404 de 23 de dezembro de 2010 que regula a PNRS em nível federal.

A PNRS deveria ser regulamentada pelos municípios, estados e o Distrito Federal até 2012.

A Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição – ABRECON nasceu com a ideia de introduzir a questão no debate público e criar unidade das empresas recicladoras de entulho no país

A ABRECON surgiu das necessidades das empresas recicladoras de entulho de mobilizar e sensibilizar governos e sociedade sobre a

Page 87: Business Review Brasil Agosto 2015

R E C I C L A G E M D E R C D

www.abrecon .org .br 8 7

ABRECON

Informação da Associação

I N D Ú S T R I A

Reciclagem de RCD

S E D E P R I N C I PA L

Água Branca, São Paulo

F U N D A Ç Ã O

09/02/2015

N Ú M E R O D E

A S S O C I A D O S

31

G E S TÃ O

Presidente: Hewerton Bartoli

Vice-Presidente: Pierre Ziade

Coordenador: Levi TorresSEMINÁRIO NACIONAL DA RECICLAGEM

DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E DEMOLIÇÃO 2015

Data: 17 de setembro de 2015Local: Rua Dr. Bacelar, 1043 - Saúde

São Paulo - SP, 04026-002Inscrições: www.abrecon.org.br

problemática do descarte irregular dos resíduos da construção e oferecer soluções sustentáveis para a construção civil em um dos momentos mais importantes da história para o setor produtivo.

A ABRECON representa o que há de mais avançado e inteligente na gestão dos Resíduos da Construção Civil e Demolição – RCD no Brasil.

Mais do que reciclar entulho, o que nos moverá nesses novos tempos é a possibilidade de trabalhar em consonâncias com as questões ambientais, de poder livrar nossos mananciais de lixo, de reduzir o impacto ambiental de produtos extraídos da natureza, de poder gerar mais postos de trabalho para a população carente. Enfim, o que nos moverá é o poder de transformar.

Contribuir com um mundo melhor!

Page 88: Business Review Brasil Agosto 2015

ANDAASSOCIAÇÃO NACIONAL

PARA DIFUSÃO DE ADUBOSEscrito por: Enio Campoi - Assessoria de Imprensa

Produzido por: Taybele Piven

Page 89: Business Review Brasil Agosto 2015

ANDAASSOCIAÇÃO NACIONAL

PARA DIFUSÃO DE ADUBOSEscrito por: Enio Campoi - Assessoria de Imprensa

Produzido por: Taybele Piven

8 9

Page 90: Business Review Brasil Agosto 2015

9 0 A g o s t o 2 0 1 5

COMPANY NAME

5º Congresso Brasileiro de Fertilizantes

Evento será realizado no dia 25 de agosto, em São Paulo, e reunirá os maiores especialistas no tema, além de empresários e lideranças do agronegócio.

Uma grande reflexão sobre a importância dos solos e fertilizantes como pilares da segurança alimentar global será o tema central e principal motivo do 5º Congresso Brasileiro de

4o Congresso Brasileiro de Fertilizantes 2014

Page 91: Business Review Brasil Agosto 2015

S E C T O RCOMPANY NAME

David Roquetti Filho,

Diretor Executivo ANDA

Fertilizantes, que será realizado dia 25 de agosto próximo, no Hotel Renaissance, em São Paulo.

Realizado pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), o evento contará com a presença de renomados profissionais ligados à cadeia do agronegócio, que discutirão soluções que permitam, não só promover a recuperação de solos degradados, como também mostrar caminhos para o aumento da produtividade agropecuária nacional de forma sustentável.

Page 92: Business Review Brasil Agosto 2015

9 2 A g o s t o 2 0 1 5

ANDA

Trator fertilizando lavouras de milho

A programação deste ano do Congresso da Anda será aberta com a palestra “Solos, Fertilizantes e Segurança Alimentar”, que será proferida por Paul E. Fixen, vice-presidente sênior do International Plant Nutrition Institute e presidente da American Society of Agronomy.

Na sequência, está programada a palestra “Solos, Fertilizantes e Agrosociedade”, que ficará a cargo de José Luiz Tejon, diretor do Núcleo de Estudos de Agronegócio da ESPN e consultor do Instituto de Estudos da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag).

Na parte da tarde será proferida a palestra “Desafios e Oportunidades

Page 93: Business Review Brasil Agosto 2015

5 º C O N G R E S S O B R A S I L E I R O D E F E R T I L I Z A N T E S

www.anda .org .br 9 3

ANDA

para a Agropecuária Brasileira”, que ficará a cargo de André Nassar, secretário de Política Agrícola do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Por fim, ocorrerá a palestra “Perspectivas para a Agropecuária Brasileira para os Próximos 5 anos”, ministrada por Fernando Muraro Junior, analista de mercado da AgRural Commodities Agrícolas.

Informação da Associação

N O M E

Associação Nacional

para Difusão de Adubos

S E D E P R I N C I PA L

São Paulo - SP

F U N D A Ç Ã O

13 de abril de 1967

N Ú M E R O D E

A S S O C I A D O S

122 empresas

G E S TÃ O

Diretor Executivo: David Roquetti Filho

5 º C O N G R E S S O B R A S I L E I R O D E F E RT I L I Z A N T E S

Data: 25/08/2015

Local: Renaissance

São Paulo Hotel

Page 94: Business Review Brasil Agosto 2015

Brunswick:

Maior fabricante de barcos de

lazer do mundoGrupo investe no Brasil mantendo a alta tecnologia e a

excelência na produção de modelos líderes no mercado Escrito por: Flávia Brancato | Produzido por: Nayara Ferreira

Page 95: Business Review Brasil Agosto 2015

9 5

Brunswick:

Maior fabricante de barcos de

lazer do mundoGrupo investe no Brasil mantendo a alta tecnologia e a

excelência na produção de modelos líderes no mercado Escrito por: Flávia Brancato | Produzido por: Nayara Ferreira

Page 96: Business Review Brasil Agosto 2015

9 6 A g o s t o 2 0 1 5

BRUNSWICK BOAT GROUP

Maior fabricante de barcos de lazer do mundo, o Brunswick Boat Group mantém seus processos fiéis e o elevado padrão de qualidade norte americano em todas as suas unidades. E na filial

brasileira, não é diferente. Localizada em uma área de 14mil m² de área construída, no condomínio industrial Perini Business Park, em Joinville, no estado de Santa Catarina, a unidade fabril conta com a mais completa infraestrutura e rede de serviços da região.

Com capacidade para produção anual de até 400 das embarcações mais admiradas no segmento, o grupo inaugurou sua primeira fábrica no Brasil através de um investimento de US$ 22 milhões. Para complementar, engenheiros, especialistas e técnicos da sede de Knoxville, no Tennessee, foram envolvidos no programa de treinamento e aperfeiçoamento de processos, com o objetivo de assegurar a alta qualidade e engenharia perfeita - características chave da Brunswick.

Feira interna com produtos nacionais e importados

Page 97: Business Review Brasil Agosto 2015

I

www.searaybras i l .com.br /brunswick 9 7

BRUNSWICK BOAT GROUP

Fabricante de produtos líderes de mercado em mais de 130 países, o Brunswick Boat Group está em franca expansão de seus negócios ao redor do mundo. Nos últimos cinco anos, as vendas fora dos Estados Unidos cresceram o dobro que as vendas para o mercado interno, tendo a Europa e o Canadá como grandes potenciais.

PRODUÇÃOAs primeiras unidades sendo produzidas pela fábrica são os modelos Bayliner 310BR Special Edition e 250 Sport Boat. Já as primeiras unidades Sea Ray, marca líder nos Estados Unidos, são 375 Sundancer e 395 Sundancer. Todos os modelos seguem uma manufatura impecável, exigente em cada detalhe para garantir a entrega de um produto que atende às expectativas de um público exigente e conhecedor do universo náutico.

Bayliner 310BR

Page 98: Business Review Brasil Agosto 2015

SEA RAYA história da Sea Ray começa em 1959, quando o seu fundador, C.N Ray deu origem a uma vitoriosa tradição de construir embarcações de luxo impecáveis em cada detalhe. Hoje, mais de 50 anos depois, a Sea Ray é referência em design, acabamento, conforto e estilo em barcos, lanchas esportivas e yachts que vão dos 19 aos 65 pés.

Símbolos de conforto e elegância, os dois modelos fabricados no Brasil mantém as ideias futuristas para desenvolver alguns dos barcos mais bem construídos e tecnologicamente avançados do setor.

375 Sundancer - Com amplos cômodos, a 375 Sundancer dispõe de uma arquitetura única que permite o melhor aproveitamento de todos os seus espaços internos, garantindo luxo e sofisticação nos mínimos detalhes. Uma embarcação pensada e planejada para maximizar o conforto de quem é apaixonado por navegar.

BRUNSWICK BOAT GROUP

9 8 A g o s t o 2 0 1 5

Salão principal de uma Sea Ray 510FLY

Page 99: Business Review Brasil Agosto 2015

www.searaybras i l .com.br /brunswick 9 9

395 Sundancer - é a embarcação ideal para quem deseja aproveitar a vida ao máximo, seja sobre seu amplo deck em um agradável passeio com a família, ou se divertindo com amigos dispondo de todas as comodidades de uma cabine de primeira.

RECONHECIMENTO NO MERCADOResultado da excelência, o reconhecimento das maiores autoridades da indústria de navegação de recreio é evidente. São diversos prêmios incluindo entidades importantes do setor como a J.D. Power and Associates, a National Marine Manufacturers Association (NMMA) [Associação Nacional das Indústrias Marítimas], entre outras.

Diretor Jorge Valdes

Brunswick

BRUNSWICK BOAT GROUP

Sea Ray 395

Q U A L I D A D E E I N O V A Ç Ã O

Page 100: Business Review Brasil Agosto 2015

1 0 0 A g o s t o 2 0 1 5

BRUNSWICK BOAT GROUP

Foi através da NMMA que começou o programa de premiação pelo Índice de Satisfação do Consumidor no ano de 2004. Em comparação com as demais empresas fabricantes de barcos, a Sea Ray é a empresa que mais recebeu estes prêmios, considerando as categorias: Deck Boats, Sterndrive Bowrider Boats, Sterndrive Cuddy & Express Boats, Fiberglass Outboard Boats, Motor Yachts & Trawlerss, Inboard Fishing Express Boats, Inboard Flybridge Sedans & Convertible Boats e Inboard Express Cruisers.

O desenvolvimento de produtos com tecnologia de ponta e um conceito futurista, resultou na conquista das mais altas honrarias do mercado. Em sete anos, a empresa foi premiada seis vezes como “Primeiro Lugar em Satisfação do Consumidor” concedido pela J.D. Power and Associates para as categorias Express Cruisers e Small Runabouts.

A Academia Americana das Ciências da Hospitalidade concedeu à Sea

Piscina de testes

Page 101: Business Review Brasil Agosto 2015

Q U A L I D A D E E I N O V A Ç Ã O

www.searaybras i l .com.br /brunswick 1 0 1

BRUNSWICK BOAT GROUP

Informação da Companhia

N O M E

Brunswick Boat Group

I N D Ú S T R I A

Náutica

S E D E

Joinville, SC

P R O D U T O S /

S E R V I Ç O S

Fabricação de barcos de lazer

G E S TÃ O

Diretor: Jorge Valdes BrunswickRay o “Prêmio Diamante Cinco Estrelas” - seu

mais nobre símbolo - através do programa internacional de premiação que honra empresas seletas pelo compromisso dentro desta categoria e classificação.

Sendo a primeira fabricante de barcos de lazer a receber a certificação de adequação aos altos padrões da norma ISO 9002, a Sea Ray atesta a Excelência nos Processos de Qualidade e tem mantido esta distinção por mais de uma década em todas as suas unidades de manufatura.

Piscina de testes

Page 102: Business Review Brasil Agosto 2015

Anfacer:Uma entidade à frente dos

interesses da indústria cerâmica brasileira

Escrito por: Anfacer | Produzido por: Nayara Ferreira

Cré

dito

da

foto

: F. P

epe

Gui

mar

ães

Page 103: Business Review Brasil Agosto 2015

Anfacer:Uma entidade à frente dos

interesses da indústria cerâmica brasileira

Escrito por: Anfacer | Produzido por: Nayara Ferreira

1 0 3

Page 104: Business Review Brasil Agosto 2015

A Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) foi fundada em 1984 com o propósito de representar nacional e

internacionalmente a indústria brasileira de revestimentos cerâmicos. Composto por 94 empresas, que operam 117 plantas industriais, em 18 estados, esse setor emprega mais de 25 mil pessoas e gera em torno de 200 mil empregos indiretos ao longo de sua cadeia produtiva.

Com sua capacidade de articulação política e institucional, a Anfacer obteve ao longo dos anos avanços significativos no desenvolvimento do setor cerâmico brasileiro, no incremento de sua competitividade e na ampliação de mercados.

Entre suas principais ações vale destacar:

» Representação institucional no Brasil e no exterior. » Estratégias de marketing e comunicação social do setor.

Presidente e os integrantes do Conselho de Administração da ANFACER

Cré

dito

da

foto

: F. P

epe

Gui

mar

ães

1 0 4 A g o s t o 2 0 1 5

ANFACER

Page 105: Business Review Brasil Agosto 2015

F A B R I C A N T E S D E C E R Â M I C A

www.anfacer.org .br 1 0 5

» Programas de promoção comercial e estímulo às exportações.

» Sistema de informações setoriais e inteligência comercial.

» Realização da Feira Expo Revestir e do Fórum Internacional de Arquitetura e Construção.

» Acompanhamento de acordos e tratados internacionais, como recentemente entre o Brasil e os EUA.

Cré

dito

da

foto

: F. P

epe

Gui

mar

ães

Presidente do Conselho de Administração da ANFACER, Edson Gaidzinski Junior

ANFACER

Pessoas ChavesPresidenteEdson Gaidzinski Júnior, Eliane

Vice PresidentesBenjamin Ferreira Neto, Alfagres Celso Luiz Cavalli, Incepa Sadi Paulo Castieli Gitz, Escurial

Conselheiros Michael Rumpf Gail, Gail José Luiz Pano, Cecrisa César Gomes Junior, Portobello Gilmar Menegon, Ceusa Maria Esther Paraluppi, Embramaco Luis Antonio Lanzi, Lanzi Sergio Magalhães, Vidro Real Luiz Antonio Ortigosa, Delta José Nilton Crispim Junior, Elizabeth Raul Penteado de Oliveira Neto, Deca Renato Antonio Casagrande, Casagrande

Conselho ExecutivoSuperintendente Antonio

Carlos Kieling

Diretor Lauro Andrade Filho

Page 106: Business Review Brasil Agosto 2015

1 0 6 A g o s t o 2 0 1 5

COMPANY NAME

» Desenvolvimento de políticas e programas setoriais de qualidade e competitividade.

» Normatização de produtos e processos, como a criação do Selo de Qualidade do Porcelanato.

» Desoneração tributária do setor.

Na área de representação institucional, são desenvolvidas ações junto a órgãos governamentais, bancos, entidades privadas e organizações internacionais. Entre outros objetivos, visa o fortalecimento do setor no Brasil, a melhoria nos processos de financiamento à produção e à

Primeiro dia da Expo Revestir 2015

Page 107: Business Review Brasil Agosto 2015

S E C T O R

www.anfacer.org .br 1 0 7

COMPANY NAME

Lauro Andrade Filho, diretor da Expo Revestir e da Anfacer

exportação, a busca de reduções da carga tributária e a realização de parcerias com outras entidades setoriais, clientes e fornecedores.

As principais atividades de Marketing e Comunicação Social estão ligadas ao fortalecimento da “marca” da cerâmica brasileira no Brasil e no exterior. As atividades incluem ações de assessoria de imprensa e relações públicas com clientes, fornecedores e parceiros nacionais e internacionais. Destaca-se também a

Cré

dito

da

foto

: Jai

me

Oid

e

Cré

dito

da

foto

: Pau

lo P

amp

olim

Page 108: Business Review Brasil Agosto 2015

1 0 8 A g o s t o 2 0 1 5

ANFACER

realização da Expo Revestir, maior evento do setor de acabamento para a construção civil da América Latina. Criada e realizada pela Anfacer é, hoje, uma das mais importantes feiras mundiais em seu segmento.

Diversos programas setoriais de exportação são coordenados pela Anfacer, com o apoio da Apex-Brasil e do MDIC. Neles, estão previstas participações em feiras internacionais, missões ao exterior, pesquisas de mercado, edição de materiais promocionais e visitas de compradores internacionais ao Brasil, entre outros. As ações de Inteligência comercial estão focadas no apoio à indústria, em seu processo decisório e no fortalecimento das atividades de mercado. Como instrumento dessas

O prêmio “Best in Show - Ceramics of Brasil” da ANFACER

Page 109: Business Review Brasil Agosto 2015

F A B R I C A N T E S D E C E R Â M I C A

www.anfacer.org .br 1 0 9

ANFACER

ações, a Anfacer desenvolve sistemas de informações setoriais que são disponibilizados às empresas e ao mercado.

O processo de internacionalização do setor foi uma das principais vitórias da entidade. A parceria com a Apex-Brasil, desde o ano 2000, deu início a um trabalho de promoção comercial e participação em feiras internacionais que consolidaram, definitivamente, a cerâmica brasileira no mercado mundial.

Informação da Associação

N O M E

Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres

I N D Ú S T R I A

Cerâmica

S E D E

São Paulo, SP

F U N D A Ç Ã O

1984

N Ú M E R O D E

A S S O C I A D O S

63

O prêmio “Best in Show - Ceramics of Brasil” da ANFACER