C ONTROLE DA Q UALIDADE Aula 5 e 6. A S 7 FERRAMENTAS DA Q UALIDADE Folhas de Verificação Diagrama...

15
CONTROLE DA QUALIDADE Aula 5 e 6

Transcript of C ONTROLE DA Q UALIDADE Aula 5 e 6. A S 7 FERRAMENTAS DA Q UALIDADE Folhas de Verificação Diagrama...

Page 1: C ONTROLE DA Q UALIDADE Aula 5 e 6. A S 7 FERRAMENTAS DA Q UALIDADE Folhas de Verificação Diagrama de Processos Gráfico de Pareto Diagrama causa-efeito.

CONTROLE DA QUALIDADEAula 5 e 6

Page 2: C ONTROLE DA Q UALIDADE Aula 5 e 6. A S 7 FERRAMENTAS DA Q UALIDADE Folhas de Verificação Diagrama de Processos Gráfico de Pareto Diagrama causa-efeito.

AS 7 FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Folhas de Verificação Diagrama de Processos Gráfico de Pareto Diagrama causa-efeito Diagramas de correlação Histograma Cartas de Controle de Processos

11

:46

:52

Page 3: C ONTROLE DA Q UALIDADE Aula 5 e 6. A S 7 FERRAMENTAS DA Q UALIDADE Folhas de Verificação Diagrama de Processos Gráfico de Pareto Diagrama causa-efeito.

FOLHAS DE VERIFICAÇÃO

É uma planilha preparada para o levantamento de dados de um determinado problema.

É o primeiro passo de qualquer atividade

11

:46

:52

Page 4: C ONTROLE DA Q UALIDADE Aula 5 e 6. A S 7 FERRAMENTAS DA Q UALIDADE Folhas de Verificação Diagrama de Processos Gráfico de Pareto Diagrama causa-efeito.

DIAGRAMA DE PROCESSOS

Representações Gráficas dos processos

11

:46

:52

Page 5: C ONTROLE DA Q UALIDADE Aula 5 e 6. A S 7 FERRAMENTAS DA Q UALIDADE Folhas de Verificação Diagrama de Processos Gráfico de Pareto Diagrama causa-efeito.

GRÁFICO DE PARETO

Interpretação dos dados prioritários em um dado problema

80% dos problemas provêm de 20% das fontes Vilfredo Pareto

11

:46

:52

Page 6: C ONTROLE DA Q UALIDADE Aula 5 e 6. A S 7 FERRAMENTAS DA Q UALIDADE Folhas de Verificação Diagrama de Processos Gráfico de Pareto Diagrama causa-efeito.

DIAGRAMA DE PARETO

11

:46

:52

Page 7: C ONTROLE DA Q UALIDADE Aula 5 e 6. A S 7 FERRAMENTAS DA Q UALIDADE Folhas de Verificação Diagrama de Processos Gráfico de Pareto Diagrama causa-efeito.

DIAGRAMA CAUSA-EFEITOISHIKAWAESPINHA DE PEIXE

11

:46

:52

Page 8: C ONTROLE DA Q UALIDADE Aula 5 e 6. A S 7 FERRAMENTAS DA Q UALIDADE Folhas de Verificação Diagrama de Processos Gráfico de Pareto Diagrama causa-efeito.
Page 9: C ONTROLE DA Q UALIDADE Aula 5 e 6. A S 7 FERRAMENTAS DA Q UALIDADE Folhas de Verificação Diagrama de Processos Gráfico de Pareto Diagrama causa-efeito.

5W2H

11

:46

:52

Perguntas Problemas Soluções

O quê / What é o problema? vai ser feito? Qual a ação?

Por quê / Why ocorre ? foi definida esta solução?

Quando / When (desde quando) ele ocorre?

será feito?

Onde / Where ele se encontra? será implantada?

Quem / Who está envolvido? será o responsável?

Como / How surgiu o problema? vai ser implementada?

Quanto Custa / How Much

ter este problema? esta solução?

Page 10: C ONTROLE DA Q UALIDADE Aula 5 e 6. A S 7 FERRAMENTAS DA Q UALIDADE Folhas de Verificação Diagrama de Processos Gráfico de Pareto Diagrama causa-efeito.

DIAGRAMA DE CORRELAÇÃO

11

:46

:52

Page 11: C ONTROLE DA Q UALIDADE Aula 5 e 6. A S 7 FERRAMENTAS DA Q UALIDADE Folhas de Verificação Diagrama de Processos Gráfico de Pareto Diagrama causa-efeito.

HISTOGRAMA

11

:46

:52

Page 12: C ONTROLE DA Q UALIDADE Aula 5 e 6. A S 7 FERRAMENTAS DA Q UALIDADE Folhas de Verificação Diagrama de Processos Gráfico de Pareto Diagrama causa-efeito.

CARTAS DE CONTROLE

Acompanhar as variações dos processos

11

:46

:52

Page 13: C ONTROLE DA Q UALIDADE Aula 5 e 6. A S 7 FERRAMENTAS DA Q UALIDADE Folhas de Verificação Diagrama de Processos Gráfico de Pareto Diagrama causa-efeito.
Page 14: C ONTROLE DA Q UALIDADE Aula 5 e 6. A S 7 FERRAMENTAS DA Q UALIDADE Folhas de Verificação Diagrama de Processos Gráfico de Pareto Diagrama causa-efeito.
Page 15: C ONTROLE DA Q UALIDADE Aula 5 e 6. A S 7 FERRAMENTAS DA Q UALIDADE Folhas de Verificação Diagrama de Processos Gráfico de Pareto Diagrama causa-efeito.

ATRIBUTOS DA QUALIDADE Desejo da organização é a Sobrevivência

M O R A L

S a t i s f a z e r P e s s o a s

S o b r v i v ê n c i a D a

O r g a n i z a ç ã o

S

E

G

U

R

A

N

Ç

A

C

U

S

T

O

E

N

T

R

E

G

A

QULIDADE

INTÍNSECA