CABALLUS Grupo Interdisciplinar de Estudos em Equídeos · 2019-05-03 · Figuras 5 e 6 –...

6
NESTA EDIÇÃO CABALLUS Grupo Interdisciplinar de Estudos em Equídeos 1 GEInter Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Interdisciplinaridade 4 N. 5, 2019 CABALLUS - Grupo Interdisciplinar de Estudos em Equídeos O CABALLUS - Grupo Interdisciplinar de Estudos em Equídeos está sob a coordenação da Profa. Dra. Cristiane Silva Aguiar, suas atividades se iniciaram em 30 de abril de 2013, a partir de uma demanda dos discen- tes do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) por adquirirem conhecimentos e vivenciarem mais a medicina equina. O objetivo do grupo é o compartilhamento de co- nhecimentos específicos entre docentes, Médicos Veterinários hipiatras e discentes. Ao longo desses seis anos, o CABALLUS vem contribuindo pa- ra a formação dos Médicos Veterinários egressos da UFRB, através de reuniões semanais, leilões, visitas técnicas a Haras e a hospitais especiali- zados, e da realização e participação em eventos voltados para a hipiatria. Nas reuniões semanais os discentes são convidados a apresentarem um tema em forma de seminário e ao fim da apresentação é aberto um espaço para discussões sobre o tema, onde todos podem sanar dúvidas, relatar algum caso que tenha vivenciado e acrescentar mais conhecimento nas reuniões (Figuras 1 e 2). Figuras 1 e 2 – Discentes integrantes do grupo apresentando seminários em reuniões semanais.

Transcript of CABALLUS Grupo Interdisciplinar de Estudos em Equídeos · 2019-05-03 · Figuras 5 e 6 –...

Page 1: CABALLUS Grupo Interdisciplinar de Estudos em Equídeos · 2019-05-03 · Figuras 5 e 6 – Discentes integrantes do grupo em visita técnica ao Haras Pamplona. Os integrantes do

NESTA EDIÇÃO

CABALLUS Grupo Interdisciplinar de Estudos em Equídeos

1

GEInter Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Interdisciplinaridade

4

N. 5, 2019

CABALLUS - Grupo Interdisciplinar de Estudos em Equídeos

O CABALLUS - Grupo Interdisciplinar de Estudos em Equídeos está sob a coordenação da Profa. Dra. Cristiane Silva Aguiar, suas atividades se iniciaram em 30 de abril de 2013, a partir de uma demanda dos discen-tes do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) por adquirirem conhecimentos e vivenciarem mais a medicina equina. O objetivo do grupo é o compartilhamento de co-nhecimentos específicos entre docentes, Médicos Veterinários hipiatras e discentes. Ao longo desses seis anos, o CABALLUS vem contribuindo pa-ra a formação dos Médicos Veterinários egressos da UFRB, através de reuniões semanais, leilões, visitas técnicas a Haras e a hospitais especiali-zados, e da realização e participação em eventos voltados para a hipiatria.

Nas reuniões semanais os discentes são convidados a apresentarem

um tema em forma de seminário e ao fim da apresentação é aberto um

espaço para discussões sobre o tema, onde todos podem sanar dúvidas,

relatar algum caso que tenha vivenciado e acrescentar mais conhecimento

nas reuniões (Figuras 1 e 2).

Figuras 1 e 2 – Discentes integrantes do grupo apresentando seminários em reuniões semanais.

Page 2: CABALLUS Grupo Interdisciplinar de Estudos em Equídeos · 2019-05-03 · Figuras 5 e 6 – Discentes integrantes do grupo em visita técnica ao Haras Pamplona. Os integrantes do

Página 2

Figuras 3 e 4 – Discentes integrantes do grupo em visita técnica à Clínica do Rancho (primeira foto) e a leilões no Haras MAP (segunda foto).

As visitas técnicas permitem acesso à rotina diária da vida prática do Médico Veterinário em diversas áreas da medicina equina, entre elas a reprodução, a clí-nica e a cirurgia, para os integrantes do CABALLUS. Oportunidade em que os discentes conhecem o mercado de trabalho e podem vivenciar o que é comparti-lhado em sala de aula pelos docentes, além de acompanhar a rotina de um Haras e de um Hospital especializado.

Figuras 5 e 6 – Discentes integrantes do grupo em visita técnica ao Haras Pamplona.

Os integrantes do grupo de estudos são cons-tantemente incentivados a participarem de even-tos acadêmicos como simpósios, congressos e palestras direcionados á hipiatria na busca de no-vos saberes. Objetivando a atualização no que há de melhor e mais avançado nas pesquisas médi-cas e assim, se capacitar cada vez mais para o mercado de trabalho.

Figura 7 – Discentes integrantes do grupo em participação no 1º SIMAEQ na UNIFACS em Salvador.

O CABALLUS está constantemente realizando eventos na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, trazendo à universidade, profissionais reno-mados e especialistas para ministrar palestras e cursos para todos os discentes dos cursos de Medi-cina Veterinária e Zootecnia.

Page 3: CABALLUS Grupo Interdisciplinar de Estudos em Equídeos · 2019-05-03 · Figuras 5 e 6 – Discentes integrantes do grupo em visita técnica ao Haras Pamplona. Os integrantes do

Página 3

Dessa forma, o CABALLUS tem a maior satisfação em ser um dos grupos de estudos que iniciou junto com o curso de Medicina Veterinária da UFRB e de ter participado na formação de diversos profissionais que seguiram carreira na Hipiatria. Isso nos impulsiona a buscar sempre o melhor para os nossos integrantes, os melhores profissionais, as melhores formas de aprendizado, a fim de proporcionar o mais elevado conheci-mento aos futuros médicos veterinários e zootecnistas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Foi realizado pelo grupo o I CURSO DE AVALIAÇÃO DO APARELHO LOCOMOTOR DE EQUÍNOS, Casqueamento, ferra-

geamento e biomecânica ministrado pelo Dr. Luiz Gustavo Campos Tenório, Médico Veterinário da Universidade do Ca-

valo em 2013.

Sob a tutela do grupo está o projeto intitulado CAVALO E PROSA, onde o objetivo é mostrar aos nossos in-

tegrantes a realidade do Médico Veterinário á campo, trazendo para participação em nossas reuniões de profis-

sionais Médicos Veterinários hipiatras para um bate-papo sobre assuntos de sua especialidade, abordando difi-

culdades e êxitos da profissão na fase pós-universidade, aproximando assim a Universidade da realidade profis-

sional.

Figura 8 – M.V. José Henrique Seo-ane, especialista em reprodução equina, ministrando a pales-tra sobre Transferên-cia de Embrião em Éguas.

O CABALLUS também realizou na universidade o 1º Encontro Baiano de Hipiatria (I EBAH), onde vários pro-fissionais renomados nacionalmente participaram do evento ministrando palestras e minicursos sem custo para os discentes. Neste ano, estamos realizando o evento de Atualização em Oftalmologia Equina, com médicos veterinários especialistas abordando a anatomia e fisiologia da visão, e as enfermidades que acometem todas as estruturas dos olhos dos equinos.

Figuras 10 e 11 – Integrantes da comissão organizadora do I IBAH. Curso prático de Horsemanship realizado no I IBAH .

Figura 9 - M.V. Eider Edoardo Saldanha Leandro, especialista em clínica e cirurgia de equinos, ministrando a palestra sobre Aborda-gem Clínica do Cavalo com Abdômen Agudo .

Figuras 12, 13 e 14 - Dr. Luiz Gustavo Campos Tenório, fazendo avaliação clínica do animal; elaborando uma ferradura personalizada para o animal ava-liado; e o resultado final, animal com a ferradura no membro afetado.

Page 4: CABALLUS Grupo Interdisciplinar de Estudos em Equídeos · 2019-05-03 · Figuras 5 e 6 – Discentes integrantes do grupo em visita técnica ao Haras Pamplona. Os integrantes do

Página 4

O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inter-disciplinaridade/GEInter, é um grupo de natureza aca-dêmica vinculado ao Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e encontra-se ca-dastrado na Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, desde 24 de março de 2017, sob o número de regis-tro GE002

1.

O Grupo, que iniciou suas atividades no se-gundo semestre de 2016, é liderado pelas professo-ras da Universidade Federal do Recôncavo da Ba-hia Dra. Luiza Olivia Lacerda Ramos e Dra. Rosilda Arruda Ferreira, e conta, atualmente, com a participação de servidores docentes e técnico-administrativos da UFRB, estudantes, professores da educação básica e da educação superior na con-dição de membros efetivos, além de receber visitan-

tes interessados nas discussões promovidas pelo grupo.

Para o GEInter, a interdisciplinaridade consis-te em um processo intenso e dinâmico de conexão, comunicação e interação em que a reciprocidade, mutualidade e dialogicidade possam se fazer pre-sentes entre saberes, conhecimentos, métodos e pessoas o que significa uma nova lógica para lidar com as disciplinas e seus contextos de produção, enfrentando e superando hierarquias disciplinares que demarcam, tradicionalmente, os espaços for-mativos.

Nesse cenário, é objetivo central do GEInter abrir debates quanto às possibilidades de conceber, pensar e desenvolver a interdisciplinaridade com vis-tas a identificar novas condições de aprendizagem e ensino significativo.

Dessa forma, o Grupo entende que discutir a interdisciplinaridade no meio educacional, seja ele da educação básica ou da educação superior, pode conduzir à construção de uma nova atitude frente à formação humana em que seja possível alinhar co-nhecimentos científicos necessários ao desenvolvi-mento do trabalho do professor a diferentes aspec-tos que en-

1Informação disponível em: https://ufrb.edu.br/nuprop/grupo-de-estudos.

Dessa forma, com propósito de socializar conhecimentos historicamente construídos e promover a abertura de um espaço de diálogo institucional entre a UFRB e as unidades gestoras da educação nos municípios do Recôncavo da Bahia, bem como de suas escolas, o GEInter promoveu no ano de 2017 o I Seminário Interdisciplinar: BNCC e o Recôncavo em conexões (Figuras 1, 2 e 3) O evento, buscou aproximar e aprofundar debates junto às instituições educacionais e aos profissionais que atuam na regi-ão do recôncavo da Bahia acerca das mais recentes recomendações oriundas dos documentos que refe-rendam a Base Nacional Comum Curricular – BNCC contribuindo para dar visibilidade ao debate sobre a Interdisciplinaridade no currículo escolar e sobre como essa base poderá interferir nos processos peda-gógicos e na organização dos currículos das escolas na perspectiva interdisciplinar.

GEInter - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre

Interdisciplinaridade

Fig. 1

Fig. 2 Fig. 3

Page 5: CABALLUS Grupo Interdisciplinar de Estudos em Equídeos · 2019-05-03 · Figuras 5 e 6 – Discentes integrantes do grupo em visita técnica ao Haras Pamplona. Os integrantes do

Página 5

O primeiro evento contou com grande número de inscritos e com participação efetiva de professores das redes estaduais e municipais de cidades da região o que motivou o grupo a realizar o segundo evento.

Em 2018 o GEInter promoveu o II Seminário: Interdisciplinaridade suas expressões no ensino, na pesquisa e na extensão (Figuras 4, 5 e 6). Este evento foi um convite para aprofundar sobre o tema da in-terdisciplinaridade em seus aspectos teóricos e práticos, estimular o investimento na produção de estudos e pesquisas, assim como investir na construção de espaços institucionais e ampliar redes de discussão cola-borativa a respeito do tema. As reflexões apresentadas durante o seminário através de discussões, debates, intervenções e apresentação de trabalhos, evidenciou a importância e necessidade da superação de limites impostos pelo conhecimento fragmentado e disciplinar através da interdisciplinaridade.

O II Seminário do GEInter se afirmou como um importante momento para sistematização e aprofunda-mento das discussões que, ao longo dos últimos três anos, o Grupo vem realizando continuamente. O semi-nário contou com palestrantes locais e de Brasília, Recife e Salvador, e representou uma excelente oportuni-dade para que o Grupo pudesse expor as produções que vem estruturando sobre o tema.

Nesse sentido, os membros do grupo apresentaram trabalhos e palestras relevantes sobre o tema obje-to de estudo do Grupo, como os destacados a seguir:

Palestras

Interdisciplinaridade: Revisitando Conceitos (GEInter), ministrada pelas professoras Rosilda Arruda Ferreira (CCAAB) e

Luiza Olívia Lacerda Ramos (CCAAB), líderes do Grupo. A palestra se constituiu como espaço para discussão de um artigo

que as professoras produziram com o título: “Sobre uma práxis interdisciplinar: aproximações e proposições conceituais”,

que foi recentemente encaminhando para publicação.

Interdisciplinaridade na Educação Superior que teve como foco o processo de implementação do projeto do Bacharelado

Interdisciplinar em Saúde do Centro de Ciências da Saúde/UFRB, e foi proferida pela professora Aline Maria Peixoto Lima

(CCS), membro do GEInter.

Trabalhos

Concepções sobre interdisciplinaridade no Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde do Centro de Ciências da

Saúde/UFRB: um estudo sobre a percepção de ingressantes – autores: Aline Maria Peixoto Lima; Neide Moura dos Santos;

Nisângela Oliveira Santana.

Integração e interação nos diálogos sobre interdisciplinaridade: uma revisão de literatura - Tânia Maria Nunes Nasci-

mento.

Interdisciplinaridade: Integração, interação, modismo ou necessidade - Patrícia Figueredo de Jesus Maia, Luiza Olívia

Lacerda Ramos.

Os resultados dos estudos e pesquisas desenvolvidos por seus membros vem ganhando repercussão e promovendo notoriedade ao grupo. Entre as pesquisas realizadas em 2018 dois estudos serão publicados no Journal of Modern Education Review (ISSN 2155-7993) New York, NY, USA. Trata-se da pesquisa da dis-cente Nisângela Oliveira Santana que desenvolve estudo sobre os fundamentos da interdisciplinaridade na Base Nacional Comum Curricular a partir de um estudo sobre a área de ciências da natureza; e da discente Patrícia Figueredo de Jesus Maia realizado em parceria com a docente Dra. Luiza Olivia Lacerda Ramos em que discutem Interdisciplinaridade como integração, interação, modismo ou necessidade.

Para 2019, o grupo pretende avançar em seus estudos desenvolvendo pesquisa intitulada “Sequências didáticas interdisciplinares: a biologia como eixo mobilizador”, sob a coordenação das professo-ras Rosilda Arruda e Luiza Ramos e contando com a participação de seus membros efetivos.

Espera-se, nos próximos anos, consolidar ainda mais o GEInter para que o mesmo possa contribuir para a formação de sujeitos mais autônomos e críticos seja nos espaços da educação básica e/ou da educa-ção superior, com o intuito de promover uma atuação da Universidade com pertinência e qualidade social

Fig. 4 Fig. 5 Fig. 6

Page 6: CABALLUS Grupo Interdisciplinar de Estudos em Equídeos · 2019-05-03 · Figuras 5 e 6 – Discentes integrantes do grupo em visita técnica ao Haras Pamplona. Os integrantes do

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E

BIOLÓGICAS

Rua Rui Barbosa, nº 710, Centro Campus Universitário Cruz das Almas, BA

CEP: 44380-000 Tel.: (75) 3621-6389

E-mail: [email protected] Home: https://www.ufrb.edu.br/ccaab/

INFORMAÇÕES E

SUGESTÕES:

Home: http://www2.ufrb.edu.br/boletiminformativ

occaab/

E-mails: [email protected] [email protected]

Equipe de Gestão Diretor Elvis Lima Vieira Vice-Diretor Josival Santos Souza Núcleo de Gestão de Atividades de Pesquisa Girlene Santos de Souza Núcleo de Gestão de Atividades de Extensão Gabriela Lucia Pinheiro Expediente Núcleo de Gestão de Atividades de Pesquisa: Girlene Santos de Souza

Projeto Gráfico: Tatiana Pacheco Rodrigues